PDA

Ver Versão Completa : Pós Trilha



Eduardo Velo
15/12/2003, 11:04
Galera da lama , apesar de fazer trilhas ha um bom tempo , percebo que sempre tem uma coisa nova pra ver na viatura depois da trilha , mesmo alguns colegas que fazem muitas , esquecem da manutenção pós trilha .

Será que poderíamos fazer um check-list pós trilha pra todos poderem usufruir ???

Vou colocar aqui algumas coisas que faço , após mandar lavar e lubr. :

1 - Desmontagem das rodas para verificação e limpeza do sistema de freio .
2 - Abertura da cx seca para inspeção e limpeza
3 - Verificação e limpeza do filtro de ar
4 - Verificação dos níveis e estado do óleo do câmbio e dos diferenciais
5 - Verificação da carroceria e chassi
6 - Verficação dos níveis de água , óleo hid. e óleo do carter
7 - Verificação do sistema de iluminação (sempre solta um fiozinho)
8 - Verificação das coifas em geral (amort. dir. , cx seca , ...)

Parece que gasta muito tempo , mas é bem rápido acho qeu no máx. leva 3 horas , batendo papo e tomando uma cerva , vc nem sente o trampo .

Como já disse , pode ter coisa que não tô verificando e deve ser verificado , se tiver alguém expert em pós trilha deixa o toque aí pra gente ...

[]s ...

Giovani
18/12/2003, 23:51
Será que poderíamos fazer um check-list pós trilha pra todos poderem usufruir ???
Como já disse , pode ter coisa que não tô verificando e deve ser verificado , se tiver alguém expert em pós trilha deixa o toque aí pra gente ...

:D Grande Eduardo!!!

:D Boa idéia! Eu acrescentaria algumas coisas nessa lista...
:arrow: Verificação do estado e reaperto se necessário, dos grampos de mola (que fixam o feixe no eixo), jumelos e ponto fixo do feixe.
:arrow: Desmontagem e limpeza da roda-livre e reaperto (se necessário) dos cubos de roda dianteiros. Ainda não vi nenhum que não tenha folga depois de 1 ou 2 trilhas...
:arrow: Abertura das vedações de distribuidor, para arejar e limpar. Deixar aberta até a véspera da próxima trilha, só aí vedar. :wink:
:arrow: Na parte elétrica, um dos "criminosos" é o metacil e outros detergentes usados na lavagem, que oxidam todos os terminais. Passar um desingripante nesses locais.
:arrow: Essa é só para alguns... Verificar os parafusos da travessa da caixa! Já vi muitos "bonecos" perdendo esses parafusos nas trilhas, deixando o cj. mecânico pendurado... :roll:
[]'s

Eduardo Velo
19/12/2003, 10:15
Valeu Giovani , tinha esquecido reaperto nos paraf. , faço isso tbm ,mas esqueci de acrescentar na lista .

A gente precisa criar o habito de inspecionar a viatura nesses itens que estamos colocando , tem muita gente pegando lama e esquecendo desse detalhe de manutenção , não evita o dano , mas vc fica mais esperto se algo de anormal acontecer ...

[]s trilheiros ...

Tatão
05/10/2004, 18:18
interessante ver coxins motor e cambio, contaminação dos oleos motor/cambio/t-case/diferenciais com agua(o oleo fica cor café com leite)
firmeza dos calços da carroceria e em jipes com chassis de perfil fechado(Land por ex) dizem q é interessante pulverizar com oleo tipo WD40 por dentro da longarinas :idea: ...
confirma??

Eduardo Velo
05/10/2004, 19:31
WD acho que não , pq a durabilidade oleosa é curta , mas é bom colocar um óleo fino ou antiferrugem como o Power por ex. , uso esse óleo com ferrox .

Tatão
06/10/2004, 11:13
é verdade, o WD comum sairia com a primeira poça dagua....e ja ouvi falar que o wd pode proporcionar uma "soltura" geral de parafusos e porcas... mas mudando um pouco de assunto, vcs ja ficaram sabendo do novo white lub super sintetico??eu uso o comum e o sintetico na oficina o comum parece uma aguinha perto do sintetico, que forma uma espuminha(quanto inha :) ) e não seca igual aocomum

_portela
03/03/2005, 17:02
No lugar do WD...
A Texaco tem a MARFAK (graxa de sabão de lítio NGLI2) em spray. É graxa em spray, não é óleo volátil :wink:

[]s

Tatão
04/03/2005, 15:33
No lugar do WD...
A Texaco tem a MARFAK (graxa de sabão de lítio NGLI2) em spray. É graxa em spray, não é óleo volátil

conheço tambem...
boa pra kacete...
mas é meio carinha ...

Edintruder
05/03/2005, 17:39
Graxa Anti Ruste da Texaco é a mais indicada para esse tipo de aplicação.
Mas acertasses em cheio, Eduardo ou Xará..., é interassante para o pessoal que está começando a fazer trilhas tornar hábito a verificação desses itens após brincar por aí. A idéia de apresentar a lista é ótima e realmente pode ser aperfeiçoada até chegar a um check list completo de faça você mesmo pós trilha.

_portela
05/03/2005, 17:54
Graxa Anti Ruste da Texaco é a mais indicada para esse tipo de aplicação



Diria que é a ideal. O único senão é que ajuda muito a reter todo tipo de sedimento (lama, areia, etc.) no chassi.

Assino embaixo.

ronairy
08/03/2005, 16:05
Um grande vilão é o pneu.
Essa porcaria tem que murchar na trilha, só que entra barro, então...

_portela
09/03/2005, 17:37
Autognv,

Hoje comprei a MARFAK em spray a R$7,00...Fiquei até perplexo...Não sei se o cara errou o preço...

[]s

tecnica
16/03/2005, 00:56
Oi Edu,

Acrescenta ai: graxa nas cruzetas e tudo o mais que tiver bico de engraxadeira. Luvas dos cardans tb.

Murillus
19/09/2007, 16:39
Estou postando um topico que anida não vi por aqui... Como Lavar a Viatura Apos a Trilha... Sei que até soa um pouco besta, mas no meu caso que tb uso a viatura no dia-a-dia, me parece pertinente... até porque nao é só jogar agua e ponto final, pois um 4x4 fica com sugeira até o pensamento e afinal, depois de lama ou praia ou duna, ele bem que merece uma buchinha...

Mas então:

Como se deve lavar uma viatura após uma trilha ?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=460218&posted=1#post460218