Conectar

Ver Versão Completa : Passando motor opala para alcool

engesa
10/11/2005, 16:19
Boa Tarde Pessoal

Estou adiquirindo um motor opala 4cc a gasolina e gostaria de saber o que e recomendado fazer para passa-lo a alcool

Grato
Wel.

Vinicius_4x4
10/11/2005, 17:33
Pergunta: Já que tah comprando, porque não compra já à álcool? :pensativo:

No caso de já ter comprado :mrgreen: . O que eu sei que tu vai ter que trocar é o carburador, que parece que para álcool ele tem uma preparação melhor, e tem o giclê (ou sei lá com o se escreve diferente), o carburador tem também um esquema de "esquentamento" ( :mrgreen: que português hein) do combustível. Tem que aumentar a taxa de compressão (provavelmente rebaixar o cabeçote), só que, aí é que vem a parte que se eu estiver certo vai ser ruim pra ti :arrow: me parece que o pistão dos motores de opala à álcool é o chamado bolhado, ou seja, em cima dele tem uma espécie de bolha que faz com que aumente a taxa de compressão. Pelo menos eu que tava procurando motores vi um opala 6 cilindro à álcool (na cor amarela) com os pistão "bolhado" :mrgreen: .

Mas vamos esperar para ver o que os mais entedidos vão nos dizer. Porque eu além de estar "achando" ainda estou sem sorte :mrgreen: !!

[]´s

Sergio Willys
10/11/2005, 22:28
Vai ter que colocar também um sistema de partida a frio, como aquele de antigamente, que injetam gasolina quando o motor tá frio. O carburadosr, recomendo trocar inteiro, pois além dos "gicleurs", tem um revestimento especial para resistir ao alcool. Trocar também a bomba de combustível, e tomar cuidado com o tanque de combustível do Jeep, que pode começar a apresentar corrosão.

Sem querer azedar a caipirinha, faz umas contas antes de começar a transformação, pois com o preço atual do alcool, vai ser difícil pagar o investimento. E adaptação já viu né, sempre tem alguma coisa que agente esquece que lá na frente dá m...

Abraço

Furlan
10/11/2005, 23:07
Se você optar por esta transformação, e seu motor for de 4 Cil, tenho o coletor de admissão e carburador para alcool em perfeito estado e estou vendendo. podemos chegar a um bom acordo em termos de preço.

Abraços.

Furlan

ferraz
11/11/2005, 09:52
Bom dia Furlan qual é seu carburador, o colotor possui aquecimento do alcool, os dois são compativeis e quanto esta pedindo.
Caso prefira pode mandar para carlaoferraz@yahoo.com.br

Gomes Neto
12/11/2005, 00:12
Estou fazendo o mesmo, comprei um motor a gasolina (porque tava na mão e barato :roll: ) e estou passando para o álcool, mais potente e mais limpo.
Carburador h-34 (Solex) corpo duplo niquelado (para o álcool) que equipou os Opalas 4 e 6 cil. com maior potencia.
Além do carburador e do coletor aquecido tem que aumentar a taxa de compressão, ou coloca-se o pistão cabeçudo e mantêm o cabeçote como está ou utiliza-se o pistão moderno (mesmo para álcool e gasolina cabeça lisa), só que tem que rebaixar o cabeçote (em torno de 1,5 mm).
Obs.: Para se conseguir taxas maiores que 11,0:1 só com junta de lata e rebaixado no toco (bloco e cabeçote).
Comando de válvulas muda muito pouco mas se quiser mais torque em baixas rotações usa o do álcool. Se trocar o comando lembre-se de trocar também os tuchos, comando novo e tucho velho vai pro saco logo.
[]s

Eduardo Coelho
12/11/2005, 01:52
Oi,
Sou Eduardo de Natal e estou montando o meu e também optei pelo motor de opala. Quanto gataria pra fazer esse serviço ; Onde encontro uma ignição eletronica pra ele :?:

Gomes Neto
12/11/2005, 02:22
Carburador h-34 (álcool) = R$ 250,00 revisado.
Cabeçote revisado e rebaixado = R$ 250 a R$ 300,00 (só para baixar uns R$ 80,00).
Jogo de juntas (só vende o jogo) = Não lembro + naum eh caro.
Coletor aquecido = R$ 150 a R$ 200,00
Comando (se for trocar) do álcool e do gás encontrei pelo mesmo preço qualquer um, (no meu caso troquei pro álcool) = R$ 92,00 em Sampa.
Tuchos hidráulicos novos (pra acompanhar o comando novo) = R$ 40,00 cada tbm em Sampa.
A ignição usada encontra-se em qquer desmanche que se preze, nova em qualquer auto-elétrica que se preste. (lembrando que bobina, bateria e velas também mudam)

Ronaldo B.
12/11/2005, 13:44
Boa Tarde Pessoal

Estou adiquirindo um motor opala 4cc a gasolina e gostaria de saber o que e recomendado fazer para passa-lo a alcool

Grato
Wel.

Wel,

Mesmo o motor à gasolina fosse de graça, o que você vai gastar prá transfomar ele de forma correta para álcool não vai valer a pena, só o preço do carburador, pistões e coletor já dá o preço de um motor GM151 a álcool, fora a mão de obra e o restante das peças que voc vai ter que gastar. Se o motor que você está comprando estiver bom, deixa na gasolina mesmo, e de jeito nenhum cai nessa de que prá rodar com álccol é so trocar o gilcê do carburador e no máximo as velas, que dá certo, por que isso é papo furado, fica uma merda.

[]´s

Gomes Neto
14/11/2005, 15:19
Mesmo o motor à gasolina fosse de graça, o que você vai gastar prá transfomar ele de forma correta para álcool não vai valer a pena, só o preço do carburador, pistões e coletor já dá o preço de um motor GM151 a álcool, fora a mão de obra e o restante das peças que voc vai ter que gastar. Se o motor que você está comprando estiver bom, deixa na gasolina mesmo, e de jeito nenhum cai nessa de que prá rodar com álccol é so trocar o gilcê do carburador e no máximo as velas, que dá certo, por que isso é papo furado, fica uma merda.

Deve-se levar em consideração q no meu caso o motor precisava ser feito de qualquer forma :cry: , nesse caso as peças são na maioria à base de troca e têm o mesmo preço que se fossem a gasolina.
Agora, entre mandar refazer o motor passando pro álcool e comprar um a álcool retificado "porraí", sem saber como foi feito o serviço, eu prefiro gastar um pouco mais e mandar fazer o motor. :roll:
Dessa forma pelo menos eu sei que o motor tá zero.

Ronaldo B.
14/11/2005, 21:14
Agora, entre mandar refazer o motor passando pro álcool e comprar um a álcool retificado "porraí", sem saber como foi feito o serviço, eu prefiro gastar um pouco mais e mandar fazer o motor.
Dessa forma pelo menos eu sei que o motor tá zero.

Concordo, mas se estiver comprando o motor, sai mais barato pegar um original a álcool em bom estado que sai por volta de R$ 800,00 a R$ 1.000,00 completo e se for a gasolina no máximo R$ 500,00 a R$ 600,00 completo também, além do mais, a grande vantagem do GM151 é o custoxbenefício e a facilidade de encontrar peças. :concordo:

Agora, se for prá converte OHC de gasolina prá álcool trocando tudo que precisa ou se for fazer retífica de BF161 mesmo a gasolina, prepara o bolso porque o custo é bem alto !!! :putz:

[]´s

b_gomes2001
16/11/2005, 18:24
Gente, para passar o motor do opala gas. para álcool deve-se fazer o seguinte:

1º - Rebaixar cabeçote (o motor gas. tem 79mm de altura quando original e o álcool 77mm), então se o cabeçote gasolina estiver original e quiser deixar álcool original é só rebaixar 2mm.]

2º - Trocar os pistões, pois o motor 151 gas. tem uma cavidade na cabeça do pistão para que a taxa de compressão seja ainda inferior. O pistão do motor 151 álcool possui a cabeça quase plana e ajuda a almentar a taxa de compressão, que em conjunto com o cabeçote mais baixo, fornecem a taxa de compressão ideal para o álcool. Claro que se rebaixar mais 1mm (deixar com 76mm) a taxa de compressão se aproxima um pouco mais do que se permite para tal combustível atualmente.

3º - Trocar o carburador por um duplo com revestimento para álcool. Se o seu carburador for simples, também deve-se trocar o coletor de admissão c/ aquecimento para que receba um carb. duplo. >>>OBS.: Tenho um coletor duplo (para carburador Weber 446) c/ aquecimento para vender, se interessar, entre em contato<<<

>>>OBS.: É uma besteira muito grande trocar o comando de válvulas do motor a gas. pelo do álcool original. Para justiicar vou contar uma historinha:

Quando lançou-se o Opala com motor 151 álcool, utilizou-se o comando do antigo motor 153, gerando uma potência de 92hp. Caso fosse utilizado o comando do novo motor 151 (gas.) a potência seria de 102hp (cabeçote 77mm + pistão álcool +comando 151 gas.), portanto superior aos 99hp. Com isso o imposto sobre o carro almentaria, pois seria enquadrado em uma nova categoria, tornando o preço bem mais elevado, deixando de vencer a concorrência. Principalmente para venda para o poder público.

Se melhorássemos a taxa de compressão, adequando o motor para os atuais padrões do combustível, rebaixando 1mm (76mm), colocando carburador 446 e distribuição eletrônica, a potência atingiria um considerável valor de 130hp.

Para não dizer que é só conversa, estou apostando nisso e terminando meu motor daqui a alguns dias, ainda não vou colocar distribuição eletrônica pq a grana está curta, já comecei a fuçar no motor, estou o refazendo com tudo zerado. Ainda insisto que tenho mais um coletor mosca branca desses aquecidos para Carb. Weber 446. Qualquer dúvida é só me perguntar.

Bruno Gomes Rodrigues

Gomes Neto
16/11/2005, 20:25
1º - Rebaixar cabeçote (o motor gas. tem 79mm de altura quando original e o álcool 77mm), então se o cabeçote gasolina estiver original e quiser deixar álcool original é só rebaixar 2mm.]

Porém se vc quiser deixá-lo com potencia maior (compressão 12:1) vai ter que comprar o cabeçote do álcool, o do gas não chega até essa compressão nem com reza, no Maximo 10:1. :roll:

2º - Trocar os pistões, pois o motor 151 gas. tem uma cavidade na cabeça do pistão para que a taxa de compressão seja ainda inferior. O pistão do motor 151 álcool possui a cabeça quase plana e ajuda a almentar a taxa de compressão, que em conjunto com o cabeçote mais baixo, fornecem a taxa de compressão ideal para o álcool. Claro que se rebaixar mais 1mm (deixar com 76mm) a taxa de compressão se aproxima um pouco mais do que se permite para tal combustível atualmente.

Pistões côncavos ou cabeçudos são mais difíceis de encontrar, agora são padronizados (absolutamente planos) para álcool e gas.

3º - Trocar o carburador por um duplo com revestimento para álcool. Se o seu carburador for simples, também deve-se trocar o coletor de admissão c/ aquecimento para que receba um carb. duplo. >>>OBS.: Tenho um coletor duplo (para carburador Weber 446) c/ aquecimento para vender, se interessar, entre em contato<<<

Diiiiiiizem as más línguas q o 446 afoga quando submetido a inclinações muito acentuadas, :roll:
Recomendo o solex H-34, que apesar de mais fraco que o 446 é pelo menos mais econômico e não falha ao inclinar :concordo: .

Quando lançou-se o Opala com motor 151 álcool, utilizou-se o comando do antigo motor 153, gerando uma potência de 92hp. Caso fosse utilizado o comando do novo motor 151 (gas.) a potência seria de 102hp (cabeçote 77mm + pistão álcool +comando 151 gas.), portanto superior aos 99hp. Com isso o imposto sobre o carro almentaria, pois seria enquadrado em uma nova categoria, tornando o preço bem mais elevado, deixando de vencer a concorrência. Principalmente para venda para o poder público.

Quando o opala foi lançado substituindo o saudoso Rekord vinha com o motor 153" inteiro, e não só o comando.
Depois substituíram o antigo 153" "toyotinha" pelo 151" com pistões maiores e curso menor. http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/opala-1.htm
Realmente o comando do 153" daria maior cavalaria ao 151" porém, somente graças ao maior torque em baixas rotações fornecido por esse comando "manso" que se fazia necessário no 153" e que se tornaria fraco no 151" (carente e capaz de maior giro).
O comando de válvula do motor a álcool usa o mesmo princípio, dando mais torque em baixa (extremamente necessário no Jeep). Ele foi desenhado dessa forma justamente para reduzir a potencia dos motores a álcool, que ficaria muito maior com o comando do gas.
Isso só vem a provar que existem muitas diferenças entre comandos, a minha proposta é um motor com bom torque em baixas rotações, por isso opto pelo comando a álcool. Se quisesse autos HP colocaria comando bravo, mas perderia em torque.
[]s

Felipe
14/02/2006, 13:44
Diiiiiiizem as más línguas q o 446 afoga quando submetido a inclinações muito acentuadas

No meu caso é verdade, e nem precisa estar muito inclinado. Se morrer numa rampa, pra fazer pegar ...

SJKCaio
14/02/2006, 15:11
Se não quiser ter dor de cabeça com a a viatura falhando e rodando áspera ponha o coletor aquecido.
Do lado da termostatica ponha um espigão de 3/8" que entra no coletor com galerias para passar a água quente retornando para o pé do radiador (tem uma emenda com entrada 3/8")