PDA

Ver Versão Completa : suporte p/bomba hidraulica

kiko ribeiro
10/11/2005, 15:31
boa tarde galera seguinte... eu estou colocando direção hidraulica do opala e gostaria que alguem que ja tenha em seu jepp me desse algumas dicas como eu posso fixar a bomba hidraulica no lugar logo em baixo do alternador o meu jipp esta usando motor de opala 4c antigão e ta meio dificil de imaginar uma peça " suporte" para fixar a tal bomba :parede: se alguem tiver o jeito certo poderia me enviar algumas fotos ou dezenhos para clariar as ideia :pensativo: obrigadão.

elcio
14/11/2005, 13:51
nao existe receita pronta para fixaçao de bomba de DH, a nao ser que seje tudo original - ai eh mamao com açucar.
- depende do espaço livre que vc tem disponivel;(no meu caso por exemplo, devido a falta de espaço e outros fatores, nao coloquei bomba hidraulica mecanica e sim eletrica)
- depende do modelo de bomba que vc quer instalar;
evidente que vc tera que "fabricar" o suporte, entao cuidado na escolha dos materiais.
para cada bomba que vc tenta instalar muda todo o layout do suporte, dimensao da correia, etc.
alem do mais nao tem segredo; escolha a bomba, alinhe rigorosamente de acordo com as demais polias do motor,faça o suporte ou reaproveite de algum carro, entorte, solde, rebata.
o negocio eh por a mao na massa, nao tem desenho, nem diagrama , nada.
abra o capo de alguns jeeps, utilitarios, etc e veja como eh fixado junto ao bloco do motor.
se vc nao tem habilidade, utilize um material mais flexivel como "molde' de seu suporte e faça um definitivo a partir dai, assim vc nao precisa soldar, resoldar, cortar, recortar, fixar, refixar...
o suporte nao precisa ficar bonito, tem que ficar decente, bem fixo e alinhado, mais ou menos como um suporte de alternador.

B.S
[]'s

ronairy
14/11/2005, 15:41
Polia dupla no alternador e muito saco pra acertar o lugar pq a bomba é grande pra caramba :mrgreen:

valmor
19/11/2005, 21:15
nao existe receita pronta para fixaçao de bomba de DH, a nao ser que seje tudo original - ai eh mamao com açucar.
- depende do espaço livre que vc tem disponivel;(no meu caso por exemplo, devido a falta de espaço e outros fatores, nao coloquei bomba hidraulica mecanica e sim eletrica)

Como é esta bomba hidraulica eletrica ???marca? $ ?
Serve pra qualquer direção hidraulica ? Tem fotos dela ?

Obrigado e []´s

Valmor

GH
20/11/2005, 15:04
Pessoal,

Tô nessa também quero instalar DH no meu CJ3, que tem motor 4.1 e setor de Maverick.
Pensei em instalar DH de Opala ou Santana, alguém tem experiência nisso?

valmor
13/08/2006, 17:25
Instalei recentemente a DH do opala num motor opala 4cc.
Os suportes da bomba foram "fabricados " por meu mecanico. Nada complicado.
Como ja citaram , polia DUPLA tbem é necessaria !!!

boa sorte :concordo:

stai
23/11/2006, 00:04
Caro Senhor!!

É até dificil mas em algumas autopeças ainda existe suporte original. Quanto ao Motor do Opala na parte de baixo do lado do motorista tem o alternador, vc remove ele, coloca polia dupla no virebrequim (se a bomba nao for original do opala, que vem com polia dupla) instala a bomba no local do alternador, usando o mesmo suporte e em cima do bloco vai um outro suporte para o alternador, que é uma chapa dobrada, nao muito dificil de achar em desmanches, que é fixada na frente e em cima do cabeçote. No caso de usar bomba ZF original do opala a correia pega a polia do Virabrequim, da hélice e da bomba, e da bomba ao alternador vai outra correia.

ldurval
23/11/2006, 09:27
Se o motor é Opala e a bomba é Opala, não tem adaptação, é só procurar em desmanche as peças originais, que são faceis de encontrar e baratas, não precisa perder tempo fabricando suporte e adaptando polias,correias, meu CJ3a Tem esta configuração a mais de oito anos, nem mangueira troquei ainda...........

cangu
18/12/2006, 12:14
e np motor bf 161??

Pagani
18/12/2006, 15:04
AE !!!

ME adicionana no MSN que te envio as fotos da bomba do santana no BF empurrando uma caixa de opala...
Ficou muito boa a adaptação..

pagani@hotmail.com

[]´s hidraulicos

valmor
19/12/2006, 17:19
espero que ajude ....

prometo melhores fotos :concordo:

Motor OPALA , bomba OPALA .

[]´s

Paulo Eduardo
20/12/2006, 00:18
opa...

mais umas fotos pra ajudar. Como foi feito: chapa 8mm, serra copo, serra (cegueta), a dobra do suporte que vai no bloco a quente na morsa e na marreta, furadeira, esquadro. O motor é um 4.1, mas não muda pro 4cc, a bomba é de um caminhão da WV 130bar. Vai numa cx de landau com hidro assist.
uma coisa que eu acho interessante e estou fazendo no meu, é trocar as correias V por uma única poli-V com tensionador, vai de ter saco pra fazer as polias ou achar umas que sirvam.

[]´s

cangu
01/01/2007, 23:59
alguem sabe como fazer o suporte para os bf161
????

Pagani
02/01/2007, 08:47
AE !!!

Vão algumas fotos do suporte da bomba hidraulica do Santana para o Bf...

Utilizei o suporte original da bomba adaptado..

cangu
02/01/2007, 10:17
e a correia fez como??

cangu
02/01/2007, 10:20
Asua polia da bombadgua é de opala dupla?????

Pagani
02/01/2007, 10:27
AE !!!

A polia eu usei a do opala mesmo, coloquei a dupla na bomba d'agua...

Alguns dizem que não eh legal utilizar desta forma, pois a bomba do BF tende a dar problema, mas eu usei um bom temo e nada aconteceu...

T+

cangu
03/01/2007, 09:29
obrigado caro amigo pagani agora so vou sesolver como fazer com as ligaçoes das rodas ja que eu tenho um rural 4x2 é bem diferente do jeep e das rurais 4x4