Ver Versão Completa : suporte p/bomba hidraulica
kiko ribeiro
10/11/2005, 15:31
boa tarde galera seguinte... eu estou colocando direção hidraulica do opala e gostaria que alguem que ja tenha em seu jepp me desse algumas dicas como eu posso fixar a bomba hidraulica no lugar logo em baixo do alternador o meu jipp esta usando motor de opala 4c antigão e ta meio dificil de imaginar uma peça " suporte" para fixar a tal bomba :parede: se alguem tiver o jeito certo poderia me enviar algumas fotos ou dezenhos para clariar as ideia :pensativo: obrigadão.
nao existe receita pronta para fixaçao de bomba de DH, a nao ser que seje tudo original - ai eh mamao com açucar.
- depende do espaço livre que vc tem disponivel;(no meu caso por exemplo, devido a falta de espaço e outros fatores, nao coloquei bomba hidraulica mecanica e sim eletrica)
- depende do modelo de bomba que vc quer instalar;
evidente que vc tera que "fabricar" o suporte, entao cuidado na escolha dos materiais.
para cada bomba que vc tenta instalar muda todo o layout do suporte, dimensao da correia, etc.
alem do mais nao tem segredo; escolha a bomba, alinhe rigorosamente de acordo com as demais polias do motor,faça o suporte ou reaproveite de algum carro, entorte, solde, rebata.
o negocio eh por a mao na massa, nao tem desenho, nem diagrama , nada.
abra o capo de alguns jeeps, utilitarios, etc e veja como eh fixado junto ao bloco do motor.
se vc nao tem habilidade, utilize um material mais flexivel como "molde' de seu suporte e faça um definitivo a partir dai, assim vc nao precisa soldar, resoldar, cortar, recortar, fixar, refixar...
o suporte nao precisa ficar bonito, tem que ficar decente, bem fixo e alinhado, mais ou menos como um suporte de alternador.
B.S
[]'s
Polia dupla no alternador e muito saco pra acertar o lugar pq a bomba é grande pra caramba :mrgreen:
nao existe receita pronta para fixaçao de bomba de DH, a nao ser que seje tudo original - ai eh mamao com açucar.
- depende do espaço livre que vc tem disponivel;(no meu caso por exemplo, devido a falta de espaço e outros fatores, nao coloquei bomba hidraulica mecanica e sim eletrica)
Como é esta bomba hidraulica eletrica ???marca? $ ?
Serve pra qualquer direção hidraulica ? Tem fotos dela ?
Obrigado e []´s
Valmor
Pessoal,
Tô nessa também quero instalar DH no meu CJ3, que tem motor 4.1 e setor de Maverick.
Pensei em instalar DH de Opala ou Santana, alguém tem experiência nisso?
Instalei recentemente a DH do opala num motor opala 4cc.
Os suportes da bomba foram "fabricados " por meu mecanico. Nada complicado.
Como ja citaram , polia DUPLA tbem é necessaria !!!
boa sorte :concordo:
Caro Senhor!!
É até dificil mas em algumas autopeças ainda existe suporte original. Quanto ao Motor do Opala na parte de baixo do lado do motorista tem o alternador, vc remove ele, coloca polia dupla no virebrequim (se a bomba nao for original do opala, que vem com polia dupla) instala a bomba no local do alternador, usando o mesmo suporte e em cima do bloco vai um outro suporte para o alternador, que é uma chapa dobrada, nao muito dificil de achar em desmanches, que é fixada na frente e em cima do cabeçote. No caso de usar bomba ZF original do opala a correia pega a polia do Virabrequim, da hélice e da bomba, e da bomba ao alternador vai outra correia.
Se o motor é Opala e a bomba é Opala, não tem adaptação, é só procurar em desmanche as peças originais, que são faceis de encontrar e baratas, não precisa perder tempo fabricando suporte e adaptando polias,correias, meu CJ3a Tem esta configuração a mais de oito anos, nem mangueira troquei ainda...........
AE !!!
ME adicionana no MSN que te envio as fotos da bomba do santana no BF empurrando uma caixa de opala...
Ficou muito boa a adaptação..
pagani@hotmail.com
[]´s hidraulicos
espero que ajude ....
prometo melhores fotos :concordo:
Motor OPALA , bomba OPALA .
[]´s
Paulo Eduardo
20/12/2006, 00:18
opa...
mais umas fotos pra ajudar. Como foi feito: chapa 8mm, serra copo, serra (cegueta), a dobra do suporte que vai no bloco a quente na morsa e na marreta, furadeira, esquadro. O motor é um 4.1, mas não muda pro 4cc, a bomba é de um caminhão da WV 130bar. Vai numa cx de landau com hidro assist.
uma coisa que eu acho interessante e estou fazendo no meu, é trocar as correias V por uma única poli-V com tensionador, vai de ter saco pra fazer as polias ou achar umas que sirvam.
[]´s
alguem sabe como fazer o suporte para os bf161
????
AE !!!
Vão algumas fotos do suporte da bomba hidraulica do Santana para o Bf...
Utilizei o suporte original da bomba adaptado..
Asua polia da bombadgua é de opala dupla?????
AE !!!
A polia eu usei a do opala mesmo, coloquei a dupla na bomba d'agua...
Alguns dizem que não eh legal utilizar desta forma, pois a bomba do BF tende a dar problema, mas eu usei um bom temo e nada aconteceu...
T+
obrigado caro amigo pagani agora so vou sesolver como fazer com as ligaçoes das rodas ja que eu tenho um rural 4x2 é bem diferente do jeep e das rurais 4x4