PDA

Ver Versão Completa : Motor + Câmbio



Pedro Candido
15/12/2003, 00:18
Senhores pretendo instalar um motor a diesel no engesa de um amigo.
Queria saber se o cambio 260f 4velocidades (d10 com q20b) aguentaria um s4 ou s4t.
Quais motores eram originais ao cambio clark 240v original do engesa e de algumas d20 e de alguns d40 ( q20b, s4, s4t, s4tplus).
O clark 2615 5overdrive aceita caixa de transferencia toyota (reduzida), esse cambio 2615 e original de que motor nas d20.
Caso eu parta para cambio e reduzida band. queria saber se o conjunto aguentaria o s4tplus e o que eu tenho que fazer para casa-los.
Alguem sabe as fichas tecnicas do q20b, do s4, s4t, s4tplus.
Aquela ficha do q20b no meu pc so abre em linguagem de computador, nao sei como passar para o portugues. :twisted: :twisted:
No mais obrigado.

Eduardo Chaves
15/12/2003, 15:59
Pedro e ALL,

Neste link há catálogos de vários motores Perkins, Maxion e International:
http://www.nav-international.com.br/Catalogo.asp?Idioma=1

[]'s abrindo a agenda... :wink:

Pedro Candido
16/12/2003, 06:06
Eduardo se nao me engano vc usa o q20b no seu engesa, ne.
E bom???
O engesa ta sem cambio e em um leilao da porto vi uma d10 perca total, mas com motor e cambio sem um risco (q20b+260f), essa conjunto e 4 velocidades e aceita reduzida (na 4x4 e cia tem um cara que tem esse conjunto no javali).
Eu queria saber as fichas tecnicas do motores??
E se esse conjunto ficaria forte?? Resistente, forte, confiavel e barato. :P :P

Eduardo Chaves
16/12/2003, 14:54
Pedro,

Eu e o Xará (EduVelo) temos o Q20B4, fica um tratorzinho, não vibra muito e tem um ronco gostoso. Estou bastante satisfeito... 8)

O seu Engesa está sem câmbio e transferência ou apenas sem câmbio ?

[]'s...

Pedro Candido
16/12/2003, 17:47
Eduardo ta sem cambio e reduzida.
Aqui em piracanjuba eu nao to conseguindo achar o cambio da d20 5 marchas do q20b, so achei o cambio da d10 4marchas tambem original do q20b ( esse cambio saiu tambem no javali), por isso eu sei que serve reduzida.
Ja o cambio 5marchas que saiu na d20 com o q20b e em alguns engesas, eu nao sei se aceita caixa de reduzida ( tipo do willys ou mesmo da toyota), alem de que tambem saiu um cambio d20 com overdrive.
Eu queria saber se esse tres cambios d10, primeiras d20, d20 com overdrive, todos aceitam adaptacao a t case, pode ser willys ou toyota (acho que depende da forca do motor, da toyota seria se fosse o s4t, s4tplus, e willys caso fosse o s4 ou q20b) e se todos esse cambios aguentam o q20b, s4, s4t, s4tplus, pois ainda nao decidimos qual o motor usar.
Obrigado pelo interesse e ajuda.

Eduardo Chaves
16/12/2003, 19:41
Pedro,

Na IMHO, e de acordo com o que vc tem em mãos, manteria então o motor e câmbio D-10 + transferência toyota.

Até onde sei sim, é possível adaptar aos câmbios 260F(D-10), 240V(D-20/D-40) e 2615(D-20 c/ 5a over) as transferências toyota e willys. Sendo a toyota a mais indicada.

Com certeza os câmbios 240V e 2615 aceitam todos os motores citados sem problemas, provavelmente o 260F também.

O Q20B apesar de ser o menos potente, esbanja torque em baixa, não sendo recomendável o uso da T-Case Willys.

O câmbio 240V é original de todos os Engesas.

[]'s e espero ter ajudado um pouco... :wink:

Pedro Candido
18/12/2003, 09:32
Eduardo, valeu demais as dicas.
So recapitulando, vc acha que com esse conjunto d10+tcase toyota, vou ter forca e no asfalto vai andar em uns 100, 110km/h??
Qual a configuracao do seu engesa(cambio, reducao, diferencial, motor)??? A que velocidade chega???
Eu sei que correr em jipes e perigoso, mais o dono so tem esse automovel, tendo que viajar com ele (asfalto).
AA. Vc postou uma ficha tecnica sobre o q20b no forum.
Essa ficha nao abre no meu pc. Procurei na internet algo sobre o q20b, no mesmo site encontrei que na d10 esse motor tinha 77cv e 30kgfm, na d20 tava que ele rendia 79 cv e 26,1kgmf tudo em 2200 rpm e 1400 rpm respectivamente, porem na 4x4 e cia deste mes onde aparece um javali com esse motor ta que ele possui 90cv e nao diz seu torque.
Vc sabe quem ta certo nesta historia??? Se vc souber me passa a cavalaria e o torque dele no topico.

Eduardo Chaves
18/12/2003, 15:07
Pedro,

Em relação à força, pode ficar tranquilo, ainda não topei obstáculo em que faltasse motor. Sobre a velocidade, chegará sim a 110/120, mas o ideal é manter no máximo 100, poupando assim todo o conjunto mecânico.

O Jericó está com o Q20B4 + turbina + câmbio 240V + T-Case Engesa + diferenciais originais D44 tras. e D30 diant. ( Não tenho as relações ). Ou seja, apenas o motor foi substituído o restante do conjunto permanece o original, porém, a configuração com o Q20 tb é original de alguns modelos.

Ahh, eu tb uso o Jericó diariamente e em viagens... :wink: Em agosto passado fui até Porto de Galinhas-PE, totalizando 5.510 km :!: :lol: :lol: :lol:

Este é o link para o manual do Q20B4, completíssimo: http://www.nav-international.com.br/catalogo/Q20B4_final.pdf

Realmente, sobre os CV há divergências, desculpe mas não sei o correto, talvez o Xará possa nos ajudar nesta... :oops:

[]'s...