PDA

Ver Versão Completa : Viagem ao Atacama usar PX ou PY????



fsilvaarquiteto
23/10/2013, 18:25
Dae galera....
Estou com uma duvida, irei fazer uma viagem ao deserto do Atacama, saindo de Floripa, depois passaremos pelo salar de Uyuni e Cusco. Acho quem teremos umas três ou quatro viaturas.
Já coloquei vc's no contexto agora vamos lá a duvida...
Para ter uma boa comunicação entre os carros seria melhor usar um radio PX ou PY??? Fixo ou móvel????
Sendo que iremos na maioria em comboio, mas caso alguém se distancie (se perca) ou fique em outra cidade, também funcione...
Li alguns posts aqui no fórum e cheguei a seguinte conclusão, vejam se procede: PX seria o ideal para longas distâncias e o PY para algo mais próximo.
Então, com o PX, eu estando em Floripa consigo falar com alguém na Bahia e não com o meu vizinho a 1000m, já o PY seria o contrario.
Seria isso mesmo???

Grande abraço.

adrianoquatro
23/10/2013, 20:54
Com o PX vc pode até falar à 1000km, mas à 50 ou 100km, as chances são menores. Pra essas distâncias aconselho o uso de VHF (PY).

Roger_RJ
23/10/2013, 22:13
Com o PX vc pode até falar à 1000km, mas à 50 ou 100km, as chances são menores. Pra essas distâncias aconselho o uso de VHF (PY).

Cara, PX com esse alcance depende de propagação, que é algo muito imprevisível, especialmente numa estação móvel.

PY é envolve muitas possibilidades de instalação, mas para o projeto do colega Fábio, eu recomendo uma estação com rádio móvel de VHF (50 watts) em cada viatura (e HTs para backup ou caso desejem realizar explorações fora das viaturas), possibilitando uma comunicação estável entre todos por vários kilometros.

fsilvaarquiteto
24/10/2013, 00:10
PY é envolve muitas possibilidades de instalação, mas para o projeto do colega Fábio, eu recomendo uma estação com rádio móvel de VHF (50 watts) em cada viatura (e HTs para backup ou caso desejem realizar explorações fora das viaturas), possibilitando uma comunicação estável entre todos por vários kilometros.

Roger, sou bem leigo nesse assunto, só para ter certeza: esse VHF móvel é com aquelas antenas pequenas em cima do carro?? Tipo taxi?? E o que é esse backup??

Roger_RJ
24/10/2013, 10:59
Olá Fábio, o VHF móvel a que me referi é isso que você imaginou sim. Por exempo, pode ser um Yaesu FT-1900 ou FT-2900 instalado na viatura, conectado a uma antena externa no carro.

Mencionei a possibilidade de uso de HTs (rádios portáteis de mão) como backup (rádio reserva) das estações móveis ou para uso portátil (quando numa exploração ou passeio fora das viaturas) por serem baratos hoje em dia, mas seu uso seria opcional.

Na realidade se as viaturas do seu comboio não se separarem muito, o uso apenas de HTs seria suficiente para manter contato entre todas. A vantagem dos rádios móveis (como os Yaesu citados) é poder manter contato por distâncias bem maiores, devido à maior potência e ao uso de antenas externas.

fsilvaarquiteto
24/10/2013, 21:57
Olá Fábio, o VHF móvel a que me referi é isso que você imaginou sim. Por exempo, pode ser um Yaesu FT-1900 ou FT-2900 instalado na viatura, conectado a uma antena externa no carro.

Mencionei a possibilidade de uso de HTs (rádios portáteis de mão) como backup (rádio reserva) das estações móveis ou para uso portátil (quando numa exploração ou passeio fora das viaturas) por serem baratos hoje em dia, mas seu uso seria opcional.

Na realidade se as viaturas do seu comboio não se separarem muito, o uso apenas de HTs seria suficiente para manter contato entre todas. A vantagem dos rádios móveis (como os Yaesu citados) é poder manter contato por distâncias bem maiores, devido à maior potência e ao uso de antenas externas.

Roger, saberias me informar mais ou menos a distância que consigo com um Yaesu e um HTs???

Roger_RJ
25/10/2013, 11:25
Fábio, prever o alcance de contato entre duas estações de rádio é algo complexo tendo em vista as várias variáveis envolvidas. Cada frequência tem características próprias de propagação.

A faixa de VHF que está no intervalo de 144 a 148 MHz "normalmente" permite contatos até a linha de visão no horizonte, se não houver obstáculos, algo que, na prática, só é possivel no mar ou num deserto. Coloquei o nomalmente entre áspas pois em condições adequadas, mas raras, pode haver propagação por distâncias bem maiores, mas tratar aqui esse assunto foge do nosso propósito. Temos que considerar também a altitude da antena. Ou seja, se sua antena estiver no 20º andar de um prédio sua linha de visão e, consequêntemente, seu alcançe serão bem maiores do que se antena estiver no teto do seu carro.

Mas, na prática, estamos sujeitos a vários obstáculos (prédios e todo tipo de construções, morros, altitudes diferentes entre as estações, vegetação, outros veículos, etc) e, quando numa estação móvel, os obstáculos "se movem o tempo todo". Esses obstáculos absovem as ondas irradiadas pelo seu rádio e, por isso, utilizar maior potência e melhores antenas, aumenta a capacidade de superar esses obstáculos.

Por exemplo, se você estiver num veleiro em alto mar conseguirá contato até a linha do horizonte (algo em torno de 40Km de raio de alcance) utilizando um Yaesu FT-1900 com 50 watts ou um HT "xing-ling" com 5 watts. Mas se você estiver no interior de um grande prédio de concreto e aço com um HT de 5W talvez não consiga falar nem com a portaria do mesmo. Nesse caso a utilização de um rádio UHF (faixa dos 440 MHz) seria mais adequado, pois nessa faixa de frequência, apesar de ter menor alcance que o VHF, suas ondas penetram melhor na estrutura de um prédio.

Um rádio PX utiliza a faixa dos 27 MHz e tem características diferentes do VHF, tanto nos aspectos ténicos e de propagação quando nas restrições que a legislação impõe e, na minha opinião, é uma opção menos interessante que o VHF para a utilização em comboios. Antigamente o PX era mais utilizado por um simples motivo: era BEM mais barato em relação ao VHF. Hoje o preço pra se montar uma estação VHF diminuiu muito e tornou essa opção mais atraente.

Outra opção é usar rádios FRS (os famosos Talkabout da Motorola são exemplo desse tipo de rádio). São baratos, não é necessária licença e se as viaturas do seu comboio não se distanciarem será suficiente para manter contato entre elas, pois o alcance é bem menor que as outras opções mas, em muitos casos, suficiente.

roliver82
25/10/2013, 17:10
ola fsilva tudo bem? sou do rio de janeiro,vc pretente fazer quando essa viagem ao atacama? abraços.

fsilvaarquiteto
26/10/2013, 18:21
ola fsilva tudo bem? sou do rio de janeiro,vc pretente fazer quando essa viagem ao atacama? abraços.

olá Roliver, pretendemos ir em dezembro deste ano. Ainda não decidimos o dia da partida, 21 ou 26, estamos dependendo da confirmação de uma outra viatura. Mas não vai fugir disso... A idéia é levar, mais ou menos, 25 dias de viagem...

PP5GAS
26/10/2013, 20:54
Fabio

A melhor opção para o comboio é o VHF. Também conhecido por PY.
Porém tem havido algumas apreensões de equipamentos, em barreiras no Paraná e SC, devido ao uso por batedores que vem do Paraguai. Dependendo da rota que que vcs farão seria bom ter a licença da estação fornecida pela ANATEL. Só que isso envolve fazer a prova para radioamador e obter o COER. Creio que não haverá tempo hábil até dezembro.
No mais, boa viagem. Pena não poder ir junto, com vcs.!
Abraço.

fsilvaarquiteto
27/10/2013, 22:02
Fabio

A melhor opção para o comboio é o VHF. Também conhecido por PY.
Porém tem havido algumas apreensões de equipamentos, em barreiras no Paraná e SC, devido ao uso por batedores que vem do Paraguai. Dependendo da rota que que vcs farão seria bom ter a licença da estação fornecida pela ANATEL. Só que isso envolve fazer a prova para radioamador e obter o COER. Creio que não haverá tempo hábil até dezembro.
No mais, boa viagem. Pena não poder ir junto, com vcs.!
Abraço.

Estamos pensando em compra esse modelo "Radio Gp 78 Elite Vhf Temos Motorola Cobra Yaesu Voyager Pt" ok que vc acha???
Está com um preço bem bacana no mercado livre...

Radio Gp 78 Elite Vhf Temos Motorola Cobra Yaesu Voyager Pt - R$ 199,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-514015237-radio-gp-78-elite-vhf-temos-motorola-cobra-yaesu-voyager-pt-_JM#questionText)

DieselPower
27/10/2013, 22:12
O PX funciona bem até uns 10 Km (no máximo), se bem instalados...
A qualidade do sinal e distância, são inferiores ao PY, porém ele possui uma grande vantagem.... Os caminhoneiros o utilizam!
Sei de vários casos, onde os "expedicionários" precisaram de informações e recorreram ao PX, conversando com caminhoneiros brasileiros em estradas argentinas...
Abraço.

fsilvaarquiteto
28/10/2013, 17:02
O PX funciona bem até uns 10 Km (no máximo), se bem instalados...
A qualidade do sinal e distância, são inferiores ao PY, porém ele possui uma grande vantagem.... Os caminhoneiros o utilizam!
Sei de vários casos, onde os "expedicionários" precisaram de informações e recorreram ao PX, conversando com caminhoneiros brasileiros em estradas argentinas...
Abraço.

Tenho um cobrinha, acho que vou instalar no carro e comprar um Radio Gp 78 Elite (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-514015237-radio-gp-78-elite-vhf-temos-motorola-cobra-yaesu-voyager-pt-_JM#questionText). Não sei se tem um HT que pegue PX e PY. Conhece algum???

PP5GAS
28/10/2013, 21:15
Já que tem um cobrinha, instala ele e vai de HT em VHF/UF, que é o caso do Motorola Elite que vc mencionou. Mas o pessoal do comboio tem de ter VHF também.
Tenho manual do Elite em português. Se interessar dar uma olhada antes de comprar o rádio, passa o e-mail que te envio.
Reconheço que não sou fã dele, mas para o uso em comboio é satisfatório.

PP5GAS
28/10/2013, 21:19
Tenho um cobrinha, acho que vou instalar no carro e comprar um Radio Gp 78 Elite (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-514015237-radio-gp-78-elite-vhf-temos-motorola-cobra-yaesu-voyager-pt-_JM#questionText). Não sei se tem um HT que pegue PX e PY. Conhece algum???

Tem HT PX sim. Mas passe longe, é peça de museu. Quanto a HT dual band 2m e 11m (PX e PY), não tem como.

Fernando Camelier
29/12/2013, 21:36
Amigão,

Saiba que o PX utiliza a faixa de 27MHz e a antena é bastante grande (a antena sempre é cortada em submúltiplos do comprimento da onda que nesse caso tem 11 metros).
Já o Radiamador na faixa de VHF 144 a 164MHz utiliza uma antena menor, pois a onda mede em torno de 2 metros.
Você, como radioamador pode utilizar algumas frequências na faixa de HF, VHF ou UHF. Como PX usa apenas os canais destinados para esse serviço.
Antes de instalar seus transceptores procure se informar sobre a legislação dos países que você vai atravessar.
Aqui no Brasil você precisa de licenças. Para a faixa do cidadão (PX) você tira via internet, já para o Radioamador, terá que prestar uma provinha para conseguir a classe C.
É interessante que você procure a Anatel de seu estado e pegue essas informações. Se você falar com um dos fiscais, ele poderá te dar informações valiosas sobre qual rádio pode ser mais interessante pra você e quais equipamentos são homologados para uso aqui no Brasil.
Em Floripa a Anatel fica na Rua Saldanha Marinho, nº 205, Centro
Telefone: (0XX48) 3212-7000

Espero ter te ajudado em algo! Boa viagem!