Ver Versão Completa : Eixos para carretas
Marcos Ojeda
10/11/2005, 08:51
Qual a carga que esse eixo aquenta, sei que a F2000 usou, será que é de 2 ton.
É o seguinte eu tenho uma carreta para carregar o Coyote, ela é um eixo só, apesar do pessoal falar que tem que ser 2 eixos, um é bem melhor para fazer manobras, mas eu quero um eixo que aguente pelo menos 2ton, e tenho o Eixo flutuante guardado e queria ter certeza que ele não vai quebrar.
Marcos,
O problema de um só pelo que vejo é se estourar um pneu vc esta no mato...
Abraço.
Muroquinhos...
www.famit.com.br
num bobeia..gasta uns 600 contos e faz direito...
marquinhos , para fazer manobras realmente eh ruim, mas eu não abriria mão de dois eixos devido a segurança.
abs
edvaldo
Marcos Ojeda
10/11/2005, 10:05
ADI tenho 2 eixos flutuantes, e sei que é mais forte do que esse me indicou, se a questão é segurança e não peso, posso colocar e ficar sussegado, então tá
Mas a pergunta é outra , o eixo flutuante aguenta ou não 2t.
Preciso procurar, mas pelo que me lembro o 44 mais forte que tem é o de 1,5 toneladas, mas acho que o limite é a estrutura do proprio eixo (carcaça), por isso que existe o Dana 50, que não é muito mais forte, mas aceita mais peso.
Marcos Ojeda
10/11/2005, 12:50
:concordo: então 2 daria 3 ton de limite certo.
Marcos,
Já tentou o site da Dana? Não tem esta informação lá?
E põe dois logo...
Abraço.
equipeminas4x4
10/11/2005, 14:22
Muroquinhos...
www.famit.com.br
num bobeia..gasta uns 600 contos e faz direito...
Essa Famit num sei não.....
Vê se isso é especificação que se preze:
" Linha R5
Utilizando os mesmos rolamentos da linha Kombi, possui capacidade de carga compatível com suas dimensões . Os cubos de roda podem ter furação 5x112, 5x114,6, possibilitando a utilização de rodas da linha Kombi, Opala e Ranger."
Fala sério.
[]´s
Hj vc tá fod......O que a Anta não entendeu? Vc já viu a peça? vc sabe o que um cubo de kombi suporta? não? Oh!
VAM Minerim, num me enche hoje..
proce ter uma idéia o "eixo"desse negócio é de 2"em aço. 4 cubos de kombi suportam fácil 3000 kg c/ segurança...
equipeminas4x4
10/11/2005, 14:55
Se o cubo de Kombi é bão, pra que comprar o da Famit??? Não entendi. Num é mais barato comprar da Kombi???
Agora que essa descrição de capacidade de carga é ridícula é. Melhor falar q não sabe do que colocar uma mérdi@ dessa.
[]´s
Sandro Tannuri
10/11/2005, 20:39
Marquinhos,
Em carretas sempre exagere e nunca vai se arrepender. Eu uso os cubos mais fortes da Famit (R6), o Jorge usa o R4 e ja perdeu uma roda na estrada. Como tem 2 eixos não perdeu a viatura.
Outra coisa importante e o indice de carga dos pneus, não vejo ninguem preocupado com isso, ja usei os pneus originais do Wrangler na carreta e mesmo tendo 875 kg cada de capacidade de carga os traseiros racharam no talão devido as manobras. Hoje uso pneus para 1120 kg cada e estou tranquilo.
Nem pense em pneus aro 13 ou 14.
Abraços,
Eu falei que aqueles seus pneus antigos estavam muito perigosos...
Marcos
Tem outra. Dependendo do veículo rebocador vale a pena igualar os cubos da carretinha em termos de prisioneiro de roda. Tipo, se voce reboca com uma Toyota Banban ou uma D20 ou uma S10 antiga, vai bem um cubo de Toyota Bandeirante, tem seis prisioneiros, o aro da camioneta serve na carretinha, dispensando um estepe extra e ainda trabalha em regime seguro de carga. Se rebocar com uma LR, ai ja complica um pouco por causa do custo do aro e cubo, mas é sempre bom usar um cubo grande de um eixo dianteiro com um conjunto aro/pneu do mesmo tamanho do veículo rebocador. ( Alem de esteticamente mais bonito resolve o problema do stepe).
Estes tempos recuperei uma carretinha de barco e modifiquei-a para carregar as tralhas de feira da Ensimec. O eixo acabei fazendo de um tubo 2" SCH 80 com dois pratos nas pontas onde simplesmente foram parafusados as mangas dianteiras da Toyota Bandeirante. Hoje não tem freio, mas até isto é simples de resolver, instalando uma panela original, que é barata e funciona bem.
:concordo: