PDA

Ver Versão Completa : como saber se o cambio é sincro ou seco

samuelpiva1
22/10/2013, 16:14
Tenho um toy band 81 e gostaria de saber como que faço para saber se o cambio dela é sincro ou seco, alguem tem alguma dica.

Lobo-da-Trilha
22/10/2013, 17:05
Prezado Samuel, é bem simples o sincronizado não arranha e você não tem dificuldade nenhuma de passar as marchas primeira e segunda, no câmbio seco a primeira e a segunda marcha se você não passar bem na linha, bem no trilho acaba por arranhar, mesmo no câmbio seco a terceira e a quarta marcha são sincronizadas, logo se você tiver diferença pra passar a primeira e a segunda da terceira e da quarta saberás que tens um câmbio seco, a outra coisa é que o câmbio seco não tem reduzida, a reduzida é uma alavanca que tem a direita da lavanca de marcha que serve pra dar mais força pro carro, espero ter ajudado abcs (desculpa pois a minha resposta não ficou muito simples na verdade)

Fband
22/10/2013, 17:06
Tenho um toy band 81 e gostaria de saber como que faço para saber se o cambio dela é sincro ou seco, alguem tem alguma dica.

Simples,
Verifica se a saída do cardan traseiro está centralizado no carro.
Se estiver é porque o seu câmbio é seco.
Agora se estiver para o lado direito (carona) alinhado com o cardan dianteiro é câmbio sincro.

Abs

fabiano r
22/10/2013, 17:12
Prezado Samuel, é bem simples o sincronizado não arranha e você não tem dificuldade nenhuma de passar as marchas primeira e segunda, no câmbio seco a primeira e a segunda marcha se você não passar bem na linha, bem no trilho acaba por arranhar, mesmo no câmbio seco a terceira e a quarta marcha são sincronizadas, logo se você tiver diferença pra passar a primeira e a segunda da terceira e da quarta saberás que tens um câmbio seco, a outra coisa é que o câmbio seco não tem reduzida, a reduzida é uma alavanca que tem a direita da lavanca de marcha que serve pra dar mais força pro carro, espero ter ajudado abcs (desculpa pois a minha resposta não ficou muito simples na verdade)

Complementando... Lobo a alavanca que tem a direita da alavanca do cambio serve apenas para engatar o 4X4 se for cambio seco.

Samuel é bem simples se não é sincronizado a alavanca da tração (que fica a direita da alavanca do cambio) vai movimentar somente para frente (4X2) e para trás (4X4) e se for sincronizado essa alavanca após engatar o 4x4 (puxada para trás) ela ainda vai para a direita (posição 4x4 reduzida) outro teste andando em terceira em torno de uns 50km/h pelo menos tenta engatar rápido uma segunda se arranhar e não engatar é seco.

Abraço!

Lobo-da-Trilha
22/10/2013, 17:20
Tens razão Fabiano, é que na minha são trê alavancas uma é das marchas, tenho uma do 4x4 que vai pra frente e pra traz pra tracionar e a da reduzida fica do lado direito :p

fabiano r
22/10/2013, 17:25
Tens razão Fabiano, é que na minha são trê alavancas uma é das marchas, tenho uma do 4x4 que vai pra frente e pra traz pra tracionar e a da reduzida fica do lado direito :p

bah q cambio tens na tua band? Não sabia que tinha essa configuração.

samuelpiva1
22/10/2013, 17:27
Lobo-da-Trilha e fabiano r

Ajudou bastante, agora ja sei que o meu cambio é sincrono

fabiano r
22/10/2013, 17:31
Lobo-da-Trilha e fabiano r

Ajudou bastante, agora ja sei que o meu cambio é sincrono

Que bom Samuel! Pensa que para substituir o cambio seco (que deveria ser o da sua band originalmente se ela é 81/81) vc pagaria pelo menos 5.000,00 somente no cambio fora algumas peças e a adaptação.

samuelpiva1
22/10/2013, 17:34
Que bom Samuel! Pensa que para substituir o cambio seco (que deveria ser o da sua band originalmente se ela é 81/81) vc pagaria pelo menos 5.000,00 somente no cambio fora algumas peças e a adaptação.

Verdade. o bom que é que agora ja da para pensar em turbinar ela

fabiano r
22/10/2013, 17:39
Verdade. o bom que é que agora ja da para pensar em turbinar ela

hahaha tá viciado depois da turbina vem intercooler depois uma turbina mais potente depois alongar e assim vai nunca acaba hahahaha

A turbina vai ser o melhor UP que vc vai fazer e sentir a diferença mesmo.

Lobo-da-Trilha
22/10/2013, 17:40
Então Fabiano, a minha band veio com o câmbio seco então comprei um sincronizado com reduzida, na adaptação fiz três alavancas quando eu preciso de força por exemplo em uma subida basta usar a alavanca da reduzida mesmo sem estar traçada ela fica com muita força então ficou bem útil e funcional.

hercilio.neto
22/10/2013, 20:20
Então Fabiano, a minha band veio com o câmbio seco então comprei um sincronizado com reduzida, na adaptação fiz três alavancas quando eu preciso de força por exemplo em uma subida basta usar a alavanca da reduzida mesmo sem estar traçada ela fica com muita força então ficou bem útil e funcional.

Rapaz, eu nunca vi.
Passa mais informações sobre essa adaptação.

Lobo-da-Trilha
23/10/2013, 17:06
Rapaz, eu nunca vi.
Passa mais informações sobre essa adaptação.

436108 a explicação é o seguinte a maior é a caixa de marcha 4 marchas sincronizadas mais a marcha ré, a alavanca da frente se move pra frente e pra traz, sendo pra frente pra ficar 4x2 e pra traz quatro por quatro e aquela terceira alavanca localizada mais atras é a reduzida que pode ser utilizada tanto no 4x2 como no 4x4, no 4x2 é bem útil em ladeiras íngremes

alan33
08/12/2013, 16:09
436108 a explicação é o seguinte a maior é a caixa de marcha 4 marchas sincronizadas mais a marcha ré, a alavanca da frente se move pra frente e pra traz, sendo pra frente pra ficar 4x2 e pra traz quatro por quatro e aquela terceira alavanca localizada mais atras é a reduzida que pode ser utilizada tanto no 4x2 como no 4x4, no 4x2 é bem útil em ladeiras íngremes

olá lobo da trilha vc pode dizer quanto que ficou esse serviço pra ver se da pra eu pensar em fazer assim,tem q ser um mecanico muito bom pra fazer este serviço hen?

a minha band é 79 é uma caixa seca mas ela ta com uma dificuldade pra engatar a segunda,sempre entra a ré,eu queria saber depois q vc fez este serviço ficou mais macia a sua caixa?