PDA

Ver Versão Completa : Gaiola do CHAS

emschas
22/10/2013, 10:49
Pessoal,

após alguns anos lendo e aprendendo neste fórum estou prestes a começar minha gaiola. Já comprei algumas coisas para a montagem dela. Tenho um motor ap 1.6 com caixa, agregado, direção e suspensão do passat antigo. Tenho também uma variant II , uma Kombi com redução de cruzeta e um fusca. A idéia inicial era pegar a suspensão traseira a kombi e adaptar no fusca para fazer um baja, e usar a variant completa para fazer uma gaiola com o motor ap do passat. Neste caso eu usuaria a suspensão traseira e dianteira da variant, acho muito interessante o tanto que ela pode virar. Porém, já próximo de iniciar a construção surgiram algumas novas idéias que me deixaram cheio de dúvidas do que fazer.
No momento estou pensando em abandonar a variant e construir um chassi tubular que seria preparado para receber um agregado na frente e outro atrás (estes seriam parafusados na estrutura igual ficam no gol, santana, passat). Desta forma eu teria a possibilidade de colocar o motor ap na dianteira ou traseira. Além disto, o agregado traseiro poderia ser fixado de duas formas permitindo instalar o motor traseiro ou central. Como vou usar telescópio na dianteira e na traseira, estava pensando em fazer uma direção igual de crawler que vira os dois eixos ao mesmo tempo.
Acho que o agregado é uma forma que dá facilidade para encaixar o motor, a caixa e a suspensão. Ele faz a gaiola ficar modular e fácil de substituir peças quando quebrar. Pretendo fazer com agregado do gol que é muito fácil de encontrar peças no mercado, já a suspensão da variant se quebrar é difícil de repor.
Uma outra coisa que acho interessante é por o motor transversal, isso faz com que a gaiola fique com uma traseira mais curta, evitando crescer além das dimensões dos pneus, assim não pega nos barrancos. Mas esta forma já não usa o agregado.
Pretendo fazer a gaiola 4x4, então se colocar o motor atrás, colocarei o diferencial na frente, ou vice-versa. Agora, se o motor for central não dá pra fazer 4x4.

Gostaria então de ouvir a opinião dos mais experientes quanto a estas configurações. Sei que vocês já experimentaram todas estas formas e podem dizer o que funciona bem.
Eu sou iniciante na área da mecânica e então prefiro fazer tudo usando peças existentes no mercado. Criar peças caseiras é muito complicado, isto é só pra quem é torneiro.

emschas
22/10/2013, 10:53
Vejam as fotos dos fornecedores:

435951435952435953

emschas
22/10/2013, 11:01
O desenho da gaiola eu pretendo fazer o mais próximo possível deste aqui. Lógico que não dá pra fazer com este acabamento mas as linhas gerais serão estas.

435954

uvantuil
22/10/2013, 13:20
Segue aqui um link que pode trocar uma ideia com o dono, pois acho muito parecidos o seu projeto intenção e o que ele montou.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/70110-maquina-blue-gaiola-4x4-tracao-integral.html

emschas
22/10/2013, 13:46
Segue aqui um link que pode trocar uma ideia com o dono, pois acho muito parecidos o seu projeto intenção e o que ele montou.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/70110-maquina-blue-gaiola-4x4-tracao-integral.html

Realmente uvantuil,

o projeto é bem parecido com o que quero fazer. Vou ler todo o tópico dele para retirar algumas dicas.

Valeu!

emschas
22/10/2013, 13:49
Já ouvi dizer que o agregado do santana é mais reforçado que o do gol. Realmente tem diferença ou eles são idênticos?
Mais uma pergunta: o agregado do gol quadrado é o mesmo do gol bola?
E o da saveiro? Será que é mais reforçado?

uvantuil
22/10/2013, 13:58
Realmente uvantuil,

o projeto é bem parecido com o que quero fazer. Vou ler todo o tópico dele para retirar algumas dicas.

Valeu!
Beleza fera! Tamo ae para somar... e doido para ver o projeto que você quer...

fag.online
22/10/2013, 15:12
Até onde meu conhecimento alcança, as balanças do santana são levemente mais reforçadas que as do gol/passat...
Mais, o mecanico que montou a minha tem uma 4x4 também e usa as do gol e segundo ele em 14 anos, nunca quebrou uma sequer... vai depender do conceito da tua gaiola, peso, tipo de trilha etc...

Antes de sair comprando coisas adoidado, defina exatamente o rumo do seu projeto... mecanica que vai usar... estrutura, que tipo de trilha, etc... pra depois no final não sair com uma gaiola que não é do jeito que queria...

Eu fiz a minha (http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/106365-mais-uma-4x4.html) baseado na mecanica da máquina blue, e por incrivel que pareça, nos finalmente consegui até um motor igual ao dele, com fluxo cruzado...

Porém, foi só a mecanica que ficou parecida, pois a estrutura fiz bastante diferente, pois eu queria algo mais confortável...

mali9ski
22/10/2013, 15:44
Pessoal,

após alguns anos lendo e aprendendo neste fórum estou prestes a começar minha gaiola. Já comprei algumas coisas para a montagem dela. Tenho um motor ap 1.6 com caixa, agregado, direção e suspensão do passat antigo. Tenho também uma variant II , uma Kombi com redução de cruzeta e um fusca. A idéia inicial era pegar a suspensão traseira a kombi e adaptar no fusca para fazer um baja, e usar a variant completa para fazer uma gaiola com o motor ap do passat. Neste caso eu usuaria a suspensão traseira e dianteira da variant, acho muito interessante o tanto que ela pode virar. Porém, já próximo de iniciar a construção surgiram algumas novas idéias que me deixaram cheio de dúvidas do que fazer.
No momento estou pensando em abandonar a variant e construir um chassi tubular que seria preparado para receber um agregado na frente e outro atrás (estes seriam parafusados na estrutura igual ficam no gol, santana, passat). Desta forma eu teria a possibilidade de colocar o motor ap na dianteira ou traseira. Além disto, o agregado traseiro poderia ser fixado de duas formas permitindo instalar o motor traseiro ou central. Como vou usar telescópio na dianteira e na traseira, estava pensando em fazer uma direção igual de crawler que vira os dois eixos ao mesmo tempo.
Acho que o agregado é uma forma que dá facilidade para encaixar o motor, a caixa e a suspensão. Ele faz a gaiola ficar modular e fácil de substituir peças quando quebrar. Pretendo fazer com agregado do gol que é muito fácil de encontrar peças no mercado, já a suspensão da variant se quebrar é difícil de repor.
Uma outra coisa que acho interessante é por o motor transversal, isso faz com que a gaiola fique com uma traseira mais curta, evitando crescer além das dimensões dos pneus, assim não pega nos barrancos. Mas esta forma já não usa o agregado.
Pretendo fazer a gaiola 4x4, então se colocar o motor atrás, colocarei o diferencial na frente, ou vice-versa. Agora, se o motor for central não dá pra fazer 4x4.

Gostaria então de ouvir a opinião dos mais experientes quanto a estas configurações. Sei que vocês já experimentaram todas estas formas e podem dizer o que funciona bem.
Eu sou iniciante na área da mecânica e então prefiro fazer tudo usando peças existentes no mercado. Criar peças caseiras é muito complicado, isto é só pra quem é torneiro.

Se vc quer fazer uma 4x4 é melhor fazer de uma vez, a minha era 4x2 e quando nós mudamos para 4x4 deu uma trabalheira que dava pra fazer outra 4x4 e ficar com a 4x2....

sujiro ler os topicos das gaiolas 4x4 do forum

http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/87251-gaiola-mudzilla-4x4-71.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/129352-4x4-do-nito.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/52374-fusca-baja-4x4-com-mecanica-original-1600-a.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/17085-tracao-4x4-com-mecanica-vw-na-gaiola-como-fazer.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/92327-gaiola-off-road-4x4-com-2-caixa.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/104269-buggy-4x4-motor-ap-2-0-mi-mpfi-caixa-do-gol-reducao-kombi-suspensao-multilink.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/97767-buggy-4x4.html

valew

emschas
22/10/2013, 18:13
Até onde meu conhecimento alcança, as balanças do santana são levemente mais reforçadas que as do gol/passat...
Mais, o mecanico que montou a minha tem uma 4x4 também e usa as do gol e segundo ele em 14 anos, nunca quebrou uma sequer... vai depender do conceito da tua gaiola, peso, tipo de trilha etc...

Antes de sair comprando coisas adoidado, defina exatamente o rumo do seu projeto... mecanica que vai usar... estrutura, que tipo de trilha, etc... pra depois no final não sair com uma gaiola que não é do jeito que queria...

Eu fiz a minha (http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/106365-mais-uma-4x4.html) baseado na mecanica da máquina blue, e por incrivel que pareça, nos finalmente consegui até um motor igual ao dele, com fluxo cruzado...

Porém, foi só a mecanica que ficou parecida, pois a estrutura fiz bastante diferente, pois eu queria algo mais confortável...

Bom saber que as balanças do gol aguentam bastante. Realmente eu sai comprando muita coisa e agora mudei completamente o rumo do projeto. Acho que vc concorda que usar a suspensão dianteira do gol na traseira da gaiola é melhor que usar a da variant. Ainda fico com um pouco de dúvida sobre qual mecânica usar, se uso somente duas caixas vw para montar uma 4x4 ou se monto uma mais cara com caixa de marcha, caixa de transferência e diferenciais, mas aí já começa a sair da categoria das gaiolas e passar para jeeps. Uma coisa que acho que seria muito interessante é ter uma reduzida.
O que é um motor com fluxo cruzado?

Flávio Cadore
22/10/2013, 18:22
Fluxo cruzado é o motor que tem a admissão de um lado e o escape do outro lado do cabeçote...isso melhora o desempenho do motor.
O Fusca quase tem fluxo cruzado...hehhehhe

emschas
22/10/2013, 18:22
Se vc quer fazer uma 4x4 é melhor fazer de uma vez, a minha era 4x2 e quando nós mudamos para 4x4 deu uma trabalheira que dava pra fazer outra 4x4 e ficar com a 4x2....

sujiro ler os topicos das gaiolas 4x4 do forum

http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/87251-gaiola-mudzilla-4x4-71.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/129352-4x4-do-nito.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/52374-fusca-baja-4x4-com-mecanica-original-1600-a.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/17085-tracao-4x4-com-mecanica-vw-na-gaiola-como-fazer.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/92327-gaiola-off-road-4x4-com-2-caixa.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/104269-buggy-4x4-motor-ap-2-0-mi-mpfi-caixa-do-gol-reducao-kombi-suspensao-multilink.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/97767-buggy-4x4.html

valew

Blz mali9ski, vou dar uma olhada nos que ainda não li. Muito interessante, tem até um de suspensão multilink. Estava querendo mesmo saber um pouco mais sobre isto.

emschas
22/10/2013, 18:43
Fluxo cruzado é o motor que tem a admissão de um lado e o escape do outro lado do cabeçote...isso melhora o desempenho do motor.
O Fusca quase tem fluxo cruzado...hehhehhe

Então o motor da minha ranger 3.0 é de fluxo cruzado! Correto?

emschas
23/10/2013, 16:44
Alguém já usou o cubo da roda dianteira do gol sem instalar a homocinética? Assim como é na variant (a variant tem suspensao dianteira igual do gol mas não tem tração)?
Pergunto isto porque pretendo ir usando a gaiola 4x2 e posteriormente instalo o segundo diferencial para o 4x4.

vinijost
23/10/2013, 16:50
Alguém já usou o cubo da roda dianteira do gol sem instalar a homocinética? Assim como é na variant (a variant tem suspensao dianteira igual do gol mas não tem tração)?
Pergunto isto porque pretendo ir usando a gaiola 4x2 e posteriormente instalo o segundo diferencial para o 4x4.

Pode usar. só terá que colocar uma carcaça de homocinética de roda porque ela que segura o cubo no rolamento.

Valeu!

emschas
24/10/2013, 15:37
Pode usar. só terá que colocar uma carcaça de homocinética de roda porque ela que segura o cubo no rolamento.

Valeu!

Blz! Mais uma coisa, a homocinética do omega conecta na roda do gol? Esta conexão é padronizada?

Valeu vinijost! Estou estudando seu tópico também. Pelo jeito você é engenheiro ou torneiro, né?!

vinijost
25/10/2013, 09:16
Blz! Mais uma coisa, a homocinética do omega conecta na roda do gol? Esta conexão é padronizada?

Valeu vinijost! Estou estudando seu tópico também. Pelo jeito você é engenheiro ou torneiro, né?!

Futuro engenheiro Mecatrônico (controle e automação) mas no momento um Mer.... kkkkkkkkkkk

não encaixa no cubo do gol não.. terá que usar os eixos do gol.. e no lado do diferencial se usar do omega.. fazer da homocinética uma tulipa igual o gol. da uma olhada no tópico do nosso amigo Fag. se não me engano é o tópico MAIS UMA 4x4. vlw!!

emschas
11/08/2014, 10:26
Pessoal,

até que enfim comecei a fazer minha gaiola. Aproveitei minhas férias em julho para dar uma adiantada nela. Eu estava com muitas dúvidas quanto ao projeto que seguiria. Acabei decidindo por fazer uma gaiola comum agora, com chassi e caixas vw porque ela fica pronta mais rápido e já fico tendo algo pra brincar. Posteriormente pretendo fazer um rocking crawler pra mim, mas com a gaiola pronta depois poderei executar este outro projeto com calma.

A gaiola vou fazer com o chassi, direção e suspensão da variant 2 e também o motor ap do passat. Na transmissão vou usar duas caixas vw com cardan do chevette fazendo a ligação. Quando for instalar a transmissão 4x4 troco os telescópios da variant pelos do gol.

Postarei fotos do que já fiz.

emschas
11/08/2014, 13:49
As fotos do desmanche da variant eu perdi. Deu pau no cartao de memoria do celular.
Desmontei ela na cidade e depois transportei para o sítio. Então vamos começar daí.

As fotos abaixo são do dia que transportei o chassi. Vejam a gambiarra que tive que fazer. Como ainda não tenho towbar tive que prender a carretinha na ranger e amarrar a variant na carretinha.

473776473777

emschas
11/08/2014, 14:35
Aqui ela já está sem a caixa e sem o assoalho. Preparando para ser encurtada.

473786473787

emschas
11/08/2014, 14:53
As fotos a seguir são do esquema que montei para alinhar e nivelar o chassi para o processo de encurtamento. Fiz um banco de peças de madeira com barras roscadas e porcas que permitem elevar e abaixar lateralmente e longitudinalmente. O chassi em cima deste banco seguirá o mesmo nivelamento. Assim posso mexer cada extremidade separadamente.

473789473790473791473792

vinijost
11/08/2014, 15:39
Show!!!!!!!

emschas
11/08/2014, 16:33
Show!!!!!!!

Valeu vinijost!
Tenho acompanhado o seu tópico. Este seu buggy ficou gigante. Cada vez mais incrementado.

emschas
11/08/2014, 16:51
Nestas fotos o processo de corte do túnel. O alinhamento ficou muito bom, o limite da diferença nas medidas cruzadas é de até 3 mm, eu deixei ele com 0mm de diferença.

473808473809473810473811473812473813473814473815

emschas
12/08/2014, 08:34
Aqui o chassi encurtado recebe os primeiros tubos no assoalho.

473860473861

emschas
12/08/2014, 08:43
Agora os tubos do pára-brisa e do santo antônio. Estes deram trabalho. Fiquei uma semana para instalar os dois depois de já curvados. Para curvar estes tubos de duas polegadas também achei bem difícil, eles amassam bastante. Depois destes curvei alguns de uma polegada e meia e foi muito mais fácil e sem amassados.

Abaixo a forja usada para aquecer os tubos e a dobradeira artesanal.
473864473865

473862473866

emschas
12/08/2014, 08:55
Nestas já está com o habitáculo semi pronto.

473867473868473869

emschas
12/08/2014, 09:05
Agora a forma como ela está no momento. Com a parte superior da traseira já pronta. Daqui pra frente vai andar mais devagar porque só trabalharei nela nos finais de semana.

473872473873473874

Pus um pneu grande do lado pra ter noção de como ficaria. Como um pneu faz diferença, hein?!
Com o pneu pequeno fica ridícula.

Gomes Pride
12/08/2014, 10:07
E ai Emschas parabéns pelo trabalho tbm me inspirei no EX da Ford para construir a minha nos tubos do para-brisas da minha soldei curvas mesmo pelo fato de ser tubo d 2" amassar bastante fiz um boa solda nunca tive problemas algum, e o santo antônio com lateral do assoalho usei perfil U enrijecido um dentro do outro.

Boa sorte na empreitada ate mais olha ai o Capitão do Mato KKK473886

emschas
12/08/2014, 10:39
E ai Emschas parabéns pelo trabalho tbm me inspirei no EX da Ford para construir a minha nos tubos do para-brisas da minha soldei curvas mesmo pelo fato de ser tubo d 2" amassar bastante fiz um boa solda nunca tive problemas algum, e o santo antônio com lateral do assoalho usei perfil U enrijecido um dentro do outro.

Boa sorte na empreitada ate mais olha ai o Capitão do Mato KKK473886

Parabéns Gomes! O Capitão do Mato ficou muito bom. Ficou bem bonito. Gostei também do nome, estou precisando arrumar um pro meu também. Tá mais difícil achar o nome do que construir. Mas vou pensar um interessante! Capitão do Mato foi bem criativo.

alecalil
12/08/2014, 20:36
parabéns pelo projeto, estou acompanhando a construção e também estou com um chassi de variant ii e pretendo fazer outra gaiola pra mim, e quero fazer algo diferente também, diferente das gaiolas "convencionais" tipo collela e etc...

abraço!

emschas
13/08/2014, 08:41
parabéns pelo projeto, estou acompanhando a construção e também estou com um chassi de variant ii e pretendo fazer outra gaiola pra mim, e quero fazer algo diferente também, diferente das gaiolas "convencionais" tipo collela e etc...

abraço!

Realmente isto que pensei, mais de 90% das gaiolas são no estilo collela. Até já tinha tirado todas as medidas de uma para fazer a minha. Depois resolvi projetar do zero e bolar um novo desenho. Parti do Ford EX e misturei mais algumas coisas de outras gaiolas que gostei. No final do ano (época da chuva) já quero estar pronto pra pegar um barro. Um pouco antes ela já deve estar rodando.

emschas
13/08/2014, 08:52
Para encurtar o chassi utilizei o procedimento descrito neste artigo do site planetabuggy: Encurtando a plataforma de um Fusca (http://planetabuggy.com.br/carroceria/shorten.htm).

Muito bom o artigo. Foi tranquilo de acompanhar.
Para a gaiola ficar pronta mais rapidamente deixei o túnel do chassi. Assim o local para colocar o freio de mão, a alavanca de marcha e a pedaleira já estão prontos. Desta forma, a coluna da direção da variant pode ser aproveitada também, pois a posição dos comandos continua a mesma.

emschas
13/08/2014, 16:57
Antes de começar a gaiola fiz o desenho no computador para avaliar como ficaria melhor. Gerei um gif animado com alguma imagens dele. Vamos ver se funcionará aqui na mensagem. A idéia é construir a gaiola próxima deste desenho.

474052

PitucoDH
13/08/2014, 17:08
Vai Ficar Show! Espero que o motor fique mais alto, vai ficar melhor!

emschas
13/08/2014, 17:16
Vai Ficar Show! Espero que o motor fique mais alto, vai ficar melhor!

Você diz pra preencher aquele vão né?!
Fica melhor mesmo. Mas como é ap tem algumas coisas pra por neste vão como radiador, ventoinha, reservatório, filtro.

PitucoDH
13/08/2014, 18:48
Verdade, o radiador recomendo colocar bem em cima, pra pegar menos lama, e também faria uma proteção!

emschas
11/09/2014, 14:11
Desde a última mensagem já mexi na gaiola mais três finais de semana. Esta fase está mais agarrada, não rendeu muito. Estou montando a frente da gaiola. Este suporte para o telescópio deu um pouco de trabalho, mas devagar ainda chego lá.
Fiz uma arruela grande para suportar os telescópios e esta será soldada nos tubos para posteriormente eu retirar a lataria restante. Mantive este pedaço da lataria até agora para não perder os posicionamentos originais da suspensão. Gosto do caster da variant porque o pneu deita ao virar e com isto ela esterça muito.

477135477136477138477139

Flávio Cadore
11/09/2014, 18:12
Eu pensei que juntando a frente da Variant com a estrutura fosse ficar um bixo estranho mas não...ficou bem bonita a tua gaiola...

emschas
11/09/2014, 18:24
Eu pensei que juntando a frente da Variant com a estrutura fosse ficar um bixo estranho mas não...ficou bem bonita a tua gaiola...

Valeu Flávio! Até que estou gostando do resultado também.

emschas
15/09/2014, 14:20
Neste final de semana retirei a parte restante da lataria da variant. Vou tentar fazer todo o suporte usando tubos. Esta lataria só serve para criar frestas para acumular barro. Vejam como estava o cabeçote.

477455477456477457

Gomes Pride
16/09/2014, 10:18
Parabéns cara ta ficando muito legal a gaiola so tome cuidado com aquelas curvas do para-brisas coloque uma chapa ou ate mesmo um tubo como mão francesa la ajuda a reforçar e talvez de um visual tbm.

emschas
16/09/2014, 13:52
Parabéns cara ta ficando muito legal a gaiola so tome cuidado com aquelas curvas do para-brisas coloque uma chapa ou ate mesmo um tubo como mão francesa la ajuda a reforçar e talvez de um visual tbm.

Bem observado! Também já tinha me preocupado com isto. Tem pouco coisa pra ajudar no para-brisas. Até já cortei um tubo para fixar uma extremidade no meio do tubo superior do para-brisas e a outra extremidade no centro daquele X do santo antônio. Um amigo meu disse que não precisa, que não tem perigo de entortar, por isto ainda não instalei. Concordo com você, acho melhor instalá-lo mesmo.
O que você acha? Fixando no X vai dar um bom reforço?

Gomes Pride
17/09/2014, 08:37
Uma chapa de 3/8" ou 1/2" de espessura onde pintei de preto bem soldada ajudaria e ñ aumenta o peso da gaiola a unica coisa que eu me arrependo da construção da minha gaiola é o peso acho que ficou pesada, estou pensando em alternativas pra diminuir o peso dela.

Gomes Pride
17/09/2014, 08:38
Esqueci da foto kkk477631

emschas
17/09/2014, 16:02
Esqueci da foto kkk477631

Gomes, é uma boa idéia. Vou ver como ficará o visual.

emschas
18/09/2014, 11:10
Gomes, é uma boa idéia. Vou ver como ficará o visual.

Gomes,

eu acredito que o maior perigo está nestas curvas da parte de baixo do para-brisas. Acho que se a gaiola capotar o para-brisas vai deitar em cima do motorista, pois não tem nada para segurá-lo. Esta mão francesa que penso em colocar no X já ajudaria bastante neste sentido. O que você acha? Porque você acha que as curvas superiores são perigosas?
Colocando a mesma chapa que você sugeriu nas curvas inferiores também reforçará bastante.

emschas
29/09/2014, 10:40
Fiz mais um pequeno trabalho na gaiola. Esta parte da frente da gaiola está rendendo muito pouco. O problema é que fico um pouco indeciso na forma de fazer algumas coisas.

478934478935

alecalil
29/09/2014, 19:32
Parabens, ta ficando muito show a gaiola. Estou com um chassi desse também na espera pra fazer minha segunda gaiola, pretendo fazer algo bem parecido com a sua, pensando talvez num 4x4, só falta o tempo, até o fim do ano já devo ter iniciado a construção...
478972
Abraço, e mais uma vez, parabens pelo projeto!

emschas
30/09/2014, 11:46
Parabens, ta ficando muito show a gaiola. Estou com um chassi desse também na espera pra fazer minha segunda gaiola, pretendo fazer algo bem parecido com a sua, pensando talvez num 4x4, só falta o tempo, até o fim do ano já devo ter iniciado a construção...
478972
Abraço, e mais uma vez, parabens pelo projeto!

Interessante que você deixou a parte da lataria que sustenta a suspensão igual eu fiz. Tivemos a mesma idéia. Você também pretende deixar a gaiola com o caster original da variant?
Também vai encurtar o chassi?
A gaiola virando o tanto que a variant vira e ainda mais curtinha deve ficar muito bom.
Quero ver se termino a minha até o final do ano para poder aproveitar a temporada de chuva e barro.

emschas
15/10/2014, 18:27
Pus mais alguns tubos na gaiola. Como deu trabalho este pedacinho que fiz na frente dela. Espero que o restante renda mais.

480567480568480569480570

emschas
22/10/2014, 16:18
Mais dois tubos na gaiola. Instalei novamente o pedaço de lataria para poder fixar de vez a arruela que vai suportar o telescópio na posição correta. Depois de soldado retiro a lataria. Agora que já decidi como vai ser o suporte da suspensão acredito que vai render mais.

481191481192481193

emschas
04/11/2014, 09:44
Terminei a parte de cima do suporte do telescópio. Agora é só por um reforço por baixo e o suporte da caixa de direção.

482659482660

emschas
11/11/2014, 13:11
Agora com o reforço inferior do telescópio. Próxima semana com a caixa de direção instalada.

483436483437483438

PitucoDH
11/11/2014, 19:04
Ta bem legal!Boa Sorte no projeto!

emschas
12/11/2014, 11:48
Ta bem legal!Boa Sorte no projeto!

Valeu Pituco!
Vi no seu tópico que você está procurando pneus. Depois gostaria de saber qual o melhor e mais em conta que você encontrou. Também estou querendo comprar.

PitucoDH
12/11/2014, 18:19
Vou traser de fora do país, dois traseiros, mas não sei se vou achar lá, juntei o dinheiro para mecher nos freios, e agora surgiu essa oportunidade! =)
To pensando em 195 70 r15 mas não sei se vai pegar, pois não pretendo tirar muito dos paralamas!
Um Abraço!

emschas
24/11/2014, 17:35
Pessoal,

para pintar a minha gaiola estou pensando em comprar o pulverizador do seguinte link: Pulverizador Para Pinturas Pistola Paint Mania 650w +nfe - R$ 118,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-596003520-pulverizador-para-pinturas-pistola-paint-mania-650w-nfe-_JM)

Alguém sabe se este funcionará pra fazer esta pintura?
Ele vai me atender para o que preciso?
Quem puder me ajudar agradeço, pois não entendo nada de pintura automotiva.

PitucoDH
24/11/2014, 18:10
será que você não tem nenhum amigo que te empreste uma pistola?
meu pai é chapeador e pintor, ele saberia te dizer se ela serve, mas não to com ele aqui agora,
Um Abraço!

emschas
25/11/2014, 11:36
Esse negócio de amigo emprestar pistola é complicado né! hehehehehe
Mas falando sério, eu não sei de nenhum amigo meu que tem.

emschas
25/11/2014, 16:12
Encontrei este tópico do Edintruder que ensina e dá dicas de pintura automotiva. Para mim está sendo muito útil.
Valeu Edintruder.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/95863-dicas-de-pintura-automotiva-como-fazer.html

emschas
12/12/2014, 14:39
Agora com a caixa de direção (setor) instalada.

Obs: com duas semanas de chuva, mesmo a gaiola estando na garagem, os tubos encheram de ferrugem. Dei bobeira, devia ter passado zarcão a cada peça instalada. Agora vai dar um pouco mais de trabalho pra lixar tudo.

486780486781486782486783

emschas
16/12/2014, 17:58
Na oficina de um amigo meu apareceu uma gaiola para fazer alguns ajustes no motor. Ela utiliza a redução da kombi com suspensão de fusca (barra de torção e facão). Para controlar os pulos causados pela redução eles instalaram um gancho no facão. Parece que funciona bem mas limita o curso da suspensão para baixo. Andei nela, subindo umas boas ladeiras e não achei desconfortável. Dependendo da situação ela até pula um pouquinho mas não chega a incomodar. Eu tenho uma kombi com redução e os pulos dela são bem mais fortes. Achei que foi uma boa solução. Quanto ao limite de curso não vi nenhum inconveniente nos testes que fiz. Vejam as fotos dela.

487164487165487166

emschas
23/01/2015, 22:18
Atualizando as informações da construção. Dias atrás instalei os tubos do assoalho, os suportes da coluna de direção e dos bancos.

490703

emschas
23/01/2015, 22:34
Depois, fazendo completamente todas as soldas. Graças aos meus amigos Petrus e Ramon, estas foram muito bem feitas. Como eu nunca tinha trabalhado com solda, eles contribuíram com suas experiências fazendo este trabalho e ainda me ensinaram muito. No final, eu mesmo, já consegui fazer várias soldas com alguma qualidade.

490706490708

emschas
23/01/2015, 22:46
No momento estou fazendo a pintura da estrutura para logo após montar os componentes.

Aqui ela toda com zarcão:

490726490727

E agora recebendo a tinta final:

490728490729

PitucoDH
25/01/2015, 09:06
Ta ficando show sua gaiola! parabéns, meu baja infelizmente não estou tendo recursos pra continuar, mas espero um dia terminar ele...
Um Abraço!

emschas
03/02/2015, 21:46
Pituco, obrigado pelo elogio! Espero ver logo as atualizacoes do seu baja.

emschas
06/02/2015, 17:03
Agora estou adicionando os componentes na estrutura. Já instalei as tubulações dos freios, os bancos, e agora estou virando as rodas. Esta parte agora é mais tranquila.

492154492155

emschas
19/02/2015, 14:48
No feriado do carnaval dei uma adiantada na gaiola. Agora ela está com todos os componentes básicos instalados. Vou andando nela assim e devagar arrumando os itens que faltam. Por enquanto ela está com motor de fusca, logo vou por o motor ap. Já tenho o motor e a flange. Próximo passo é por a chapa do assoalho e algumas carenagens. Tô pensando em por o mínimo possível de chapas. Depois das chapas é por a proteção do motor fechando a traseira e junta dela o suporte para o ap.

493193493194493195

emschas
10/03/2015, 20:39
Consegui por a gaiola para funcionar. Fiz um videozinho com o primeiro passeio nela. Dei uma voltinha de leve só para testar. Ela ainda não está totalmente pronta mas já está em funcionamento.

http://youtu.be/bk7Rpi92I9A

emschas
16/03/2015, 16:56
Vou por o nome na minha gaiola de 'Montês'. Dedicado ao grande escalador das montanhas, o cabrito montês.
A definição no dicionário é: 1 Que cresce ou vive nos montes. 2 Bravio, rústico, montanhesco.

Assim que puser a lataria lateral vou comprar uns adesivos para escrever o nome do lado.

495694495695

emschas
16/03/2015, 16:59
Mais umas fotos dela.

495698495699

sadiekus
16/03/2015, 19:13
Boa noite, comprei um fusca hoje, comprei não, troquei em uma dafra speed dque comprei em um leilão do detran a algum tempo atras, ele é 1300, vou começar a desmontar pra montar minha gaiola, uma dúvida, você só virou as rodas e colocou parafusos maiores ou fez no torno e soldou denovo? (gastou quanto no serviço ai na sua região) ela ao contrario não é mais facil de soltar? tive um buggy fyber 92 que espanava os cubos direto... obrigado pela atenção, amanha crio um tópico com as fotos dele

emschas
16/03/2015, 21:53
Boa noite, comprei um fusca hoje, comprei não, troquei em uma dafra speed dque comprei em um leilão do detran a algum tempo atras, ele é 1300, vou começar a desmontar pra montar minha gaiola, uma dúvida, você só virou as rodas e colocou parafusos maiores ou fez no torno e soldou denovo? (gastou quanto no serviço ai na sua região) ela ao contrario não é mais facil de soltar? tive um buggy fyber 92 que espanava os cubos direto... obrigado pela atenção, amanha crio um tópico com as fotos dele

Oi amigo! Eu cortei as soldas originais e retirei o centro da roda, virei e pus novamente no aro. Prendi no cubo do carro, pus uma referència e fui rodando e corrigindo onde precisava até centrar. Depois de centrado soldei novamente. Não usei torno e nem parafusos maiores. Alguns colegas meus ja viraram a roda e nao tiveram problema.

emschas
18/03/2015, 14:17
Gostaria de colocar rodado duplo na minha gaiola. Alguém tem dicas ou fotos de como se faz isto?
Como a roda externa é conectada na roda interna?
Vejam a foto de um fusca com rodado duplo.

http://lh5.ggpht.com/_wkU0aCa0Pag/S4l_8a_CVKI/AAAAAAAAQUg/GRhFmLr0a3Q/s1600/canastraxx6%5B2%5D.jpg

emschas
06/08/2015, 14:07
Atualizando o andamento do projeto: nos últimos dias instalei os tubos de proteção do motor, as chapas do assoalho, o filtro de ar, o estepe e o motor ap.
A gaiola já está andando mas daqui a pouco já dá pra encarar algumas trilhas.

509038509036509037

emschas
12/08/2015, 16:12
Alguém sabe me informa se tem como retirar a ponta da barra de torção?
Minha gaiola é feita com chassi de variant II e no eixo da barra de torção tem uma ponta que fica na frente do pneu. Estou querendo colocar pneu 31 polegadas e acho que esta ponta vai atrapalhar. Então queria saber se tem como retirar esta ponta para ficar igual a barra de torção da kombi. Consigo trocar a ponta da variant pela ponta da kombi sem ter que fazer adaptação?

Ponta da variant
509463

Ponta da Kombi
509464

FUKETEIRO
13/08/2015, 07:58
Alguém sabe me informa se tem como retirar a ponta da barra de torção?
Minha gaiola é feita com chassi de variant II e no eixo da barra de torção tem uma ponta que fica na frente do pneu. Estou querendo colocar pneu 31 polegadas e acho que esta ponta vai atrapalhar. Então queria saber se tem como retirar esta ponta para ficar igual a barra de torção da kombi. Consigo trocar a ponta da variant pela ponta da kombi sem ter que fazer adaptação?

Ponta da variant
509463

Ponta da Kombi
509464
Olá, tem como, mas vai dar um pouco de trabalho, vc precisa utilizar os facões e as barras de torção do Fusca, cortar no mesmo tamanho e fazer duplo, ai vc consegue eliminar essa ponta.

FUKETEIRO
13/08/2015, 07:59
Gostaria de colocar rodado duplo na minha gaiola. Alguém tem dicas ou fotos de como se faz isto?
Como a roda externa é conectada na roda interna?
Vejam a foto de um fusca com rodado duplo.

http://lh5.ggpht.com/_wkU0aCa0Pag/S4l_8a_CVKI/AAAAAAAAQUg/GRhFmLr0a3Q/s1600/canastraxx6%5B2%5D.jpg

Olá, isso aí é pura ilusão, coloca dois pneus bem agressivos tipo o Mutante Vírus que fica muito melhor sem dor de cabeça.

emschas
13/08/2015, 10:59
Olá, tem como, mas vai dar um pouco de trabalho, vc precisa utilizar os facões e as barras de torção do Fusca, cortar no mesmo tamanho e fazer duplo, ai vc consegue eliminar essa ponta.

Fuketeiro,

valeu pelas respostas. Acho que vou deixar como está mesmo. Isso vai dar muito trabalho. Tem que tirar um pedaço nas barras do fusca e depois soldar? E colocar o facão do fusca não vai rolar porque o da variant é diferente.

FUKETEIRO
14/08/2015, 08:18
Fuketeiro,

valeu pelas respostas. Acho que vou deixar como está mesmo. Isso vai dar muito trabalho. Tem que tirar um pedaço nas barras do fusca e depois soldar? E colocar o facão do fusca não vai rolar porque o da variant é diferente.
O facão da variant é diferente sim, mas usando o do Fusca e cortando eles e refurando vc deixa igual e sem a ponta, ja fiz isso é fácil.

emschas
17/08/2015, 21:33
O facão da variant é diferente sim, mas usando o do Fusca e cortando eles e refurando vc deixa igual e sem a ponta, ja fiz isso é fácil.

Beleza! Bom saber disto!
Então dá pra ficar com os tirantes da variant.
Valeu Fuketeiro!

emschas
25/09/2015, 15:02
Terminando de montar o motor ap na gaiola.

512758512759

emschas
15/10/2015, 22:51
Terminada a instalação do motor AP fomos dar uma voltinha para testar o funcionamento.https://www.youtube.com/watch?v=B-hH6GmVupQ&feature=youtu.be

emschas
01/06/2017, 08:11
Fotos atualizadas da gaiola. Não fiz muita coisa, só fechei as laterais, troquei os bancos, pus ignição eletrônica e troquei a coluna da direção por uma do honda civic. Também troquei os pneus e pus os paralamas dianteiros.

548403548404548405

Flávio Cadore
01/06/2017, 10:23
Ficou bonita essa gaiola!!!!