Ver Versão Completa : Duvida "idiota" - Pneus 33 AT + estepe original
Martin427
21/10/2013, 19:09
Caros,
Procurei essa informação no forum mas não achei nada específico.
Estou quase fechando a compra de um Troller 2011/12, e ele está com pneus BF 33' A/T, mas o estepe é o original (255/70 acho). Pelos meus cálculos, ele é quase 7 cm menor em diâmetro do que o 33.
Eu sei que não é o ideal, mas há algum problema MUITO sério em usar o estepe original no eixo dianteiro com o pneu 33 do outro lado, caso precise? No traseiro eu sei que nem pensar, vai fod*er o diferencial. Mas no dianteiro, com a roda livre desengatada, há algum problema mais sério?
É obvio que em uma trilha pesada isso seria um problema e tanto. Mas não vou encarar nenhuma lameira pesada antes de colocar um estepe 33.
Abraços a todos!!
Martin
Com cuidado, andando devagar até o borracheiro mais próximo dá. O diferencial compensa isso se usar no traseiro tb, mas é claro, a dirigibilidade fica seriamente comprometida. Muitos off road ( inclusive o meu :oops: ) estão assim há muito tempo.
Abs
homerohermida
21/10/2013, 19:49
Como já disseram, na frente, problema nenhum. Na traseira, não diria pho...er, mas o desgaste dos discos do Trac Lock aumentaria consideravelmente. Não saberia estimar quanto, mas acho que sofreria bastante... Eu sofro do mesmo problema e, caso fure um pneu traseiro, colocarei meu estepe na frente por via das dúvidas, salvo se o borracheiro for na esquina!!!
jipeiroMT
21/10/2013, 20:54
Como já disseram, na frente, problema nenhum. Na traseira, não diria pho...er, mas o desgaste dos discos do Trac Lock aumentaria consideravelmente. Não saberia estimar quanto, mas acho que sofreria bastante... Eu sofro do mesmo problema e, caso fure um pneu traseiro, colocarei meu estepe na frente por via das dúvidas, salvo se o borracheiro for na esquina!!!
Como já disse o homerohermida e o dimasi, dá pra usar dá. Mas, podendo evitar é melhor. Eu me apertaria e compraria um estepe 33" logo, dando o atual na troca.
Ah! Se resolver comprar não esqueça que o ideal é que seja da mesma marca. Tem pneu 33" que tem bem menos que 33" de medida real. Outros tem quase 33" mesmo, enfim, acaba variando com a marca. E essa diferença fica ainda maior considerando que o pneu será estepe e provavelmente quando for ao chão estarás com os outros pneus desgastados.
homerohermida
21/10/2013, 21:47
Como já disse o homerohermida e o dimasi, dá pra usar dá. Mas, podendo evitar é melhor. Eu me apertaria e compraria um estepe 33" logo, dando o atual na troca.
Ah! Se resolver comprar não esqueça que o ideal é que seja da mesma marca. Tem pneu 33" que tem bem menos que 33" de medida real. Outros tem quase 33" mesmo, enfim, acaba variando com a marca. E essa diferença fica ainda maior considerando que o pneu será estepe e provavelmente quando for ao chão estarás com os outros pneus desgastados.
No fundo, o mais correto é isto mesmo.
Martin427
22/10/2013, 00:21
Opa, obrigado a todos que responderam !!
Vou deixar assim por um tempo então.
A propósito, a dirigibilidade do carro no asfalto piora muito com os 33 ? No test drive notei o freio mais pesado, mas aparentemente, ainda tinha força o bastante pra parar o carro com segurança.
Com cuidado, andando devagar até o borracheiro mais próximo dá. O diferencial compensa isso se usar no traseiro tb, mas é claro, a dirigibilidade fica seriamente comprometida. Muitos off road ( inclusive o meu :oops: ) estão assim há muito tempo.
Abs
O diferencial só compensa se uma das rodas estiver com menos atrito, como por exemplo andando em chão de terra ou cascalho. Portanto se usar pneus com diâmetros muito diferentes (no caso um 33 e um original) no eixo traseiro em estrada de piso aderente como asfalto, vai sim estragar o conjunto diferencial/caixa satélite pois os semi-eixos giram em rotações diferentes. Teve um amigo que rodou com pneu tork 33 de um lado e um 245 do outro e não conseguiu nem chegar no borracheiro: moeu a caixa satélite.
TCHEIGOR
22/10/2013, 18:33
O diferencial só compensa se uma das rodas estiver com menos atrito, como por exemplo andando em chão de terra ou cascalho. Portanto se usar pneus com diâmetros muito diferentes (no caso um 33 e um original) no eixo traseiro em estrada de piso aderente como asfalto, vai sim estragar o conjunto diferencial/caixa satélite pois os semi-eixos giram em rotações diferentes. Teve um amigo que rodou com pneu tork 33 de um lado e um 245 do outro e não conseguiu nem chegar no borracheiro: moeu a caixa satélite.
Mas quando fazemos curvas os semi-eixos também giram em velocidades diferentes, é pra isso que serve o diferencial. Usando pneus com medidas diferentes vai fazer o diferencial funcionar como se a viatura estivesse fazendo uma curva eterna!
abraço!
homerohermida
22/10/2013, 18:39
Opa, obrigado a todos que responderam !!
Vou deixar assim por um tempo então.
A propósito, a dirigibilidade do carro no asfalto piora muito com os 33 ? No test drive notei o freio mais pesado, mas aparentemente, ainda tinha força o bastante pra parar o carro com segurança.
Quanto maior o diâmetro do pneu, pior o freio fica. Se esta perda é relevante ou não, só as condições da frenagem dirão. O mais perigoso será freiar com os pneus diferentes pois o menor "freiará" mais, pelo fato de não ter aquela compensação oferecida pelo diferencial.
homerohermida
22/10/2013, 18:42
Mas quando fazemos curvas os semi-eixos também giram em velocidades diferentes, é pra isso que serve o diferencial. Usando pneus com medidas diferentes vai fazer o diferencial funcionar como se a viatura estivesse fazendo uma curva eterna!
abraço!
Curva eterna! Correto! Gostei do exemplo!:curtir:
Worst case cenario o diferencial pode pegar fogo.
As planetárias da caixa satelite giram sem rolamento (metal no metal) no pino central da caixa satelite. Esse movimento gera calor, o que não é problema em utilização normal do diferencial. Fazendo curva.
No caso extremo, usando pneus de tamanho diferente em alta velocidade super aquecerá o diferencial podendo até incendia-lo.
Já aconteceu aqui na Bahia. Mas não lembro com quem foi.
O certo é fazer justamente o que já foi dito acima.
jipeiroMT
22/10/2013, 19:44
Worst case cenario o diferencial pode pegar fogo.
As planetárias da caixa satelite giram sem rolamento (metal no metal) no pino central da caixa satelite. Esse movimento gera calor, o que não é problema em utilização normal do diferencial. Fazendo curva.
No caso extremo, usando pneus de tamanho diferente em alta velocidade super aquecerá o diferencial podendo até incendia-lo.
Já aconteceu aqui na Bahia. Mas não lembro com quem foi.
O certo é fazer justamente o que já foi dito acima.
O caso da Bahia, o dono deveria estar usando peças reforçadas correto? No caso de peças "normais", antes de pegar fogo a peça quebra não?
GPBarbosa
23/10/2013, 02:08
Martin,
Troquei recentemente os originais pelo 33'' e optei por trocar os 5 por um motivo simples em caso de emergência não quero ficar na mão procurando borracharia...
Na minha decisão eu fiquei imaginando, por exemplo, em um pneu rasgado em meio a uma serra durante uma expedição?
Nas férias fiquei 8 dias na canastra, onde é comum rasgar um pneu nas pedras, fiquei imaginando "já pensou a dor de cabeça para sair da trilha e etc, fora a perda de tempo" portanto, pra mim, optei trocar os 5.
Minha dica:
considere seu uso, suas próximas viagens e tome a decisão...
Eu conheço pelo menos 3 pessoas com step menor...
Mas tmb conheço um cidadão que sai um 2 steps para expedições nacionais.
Opa, obrigado a todos que responderam !!
Vou deixar assim por um tempo então.
A propósito, a dirigibilidade do carro no asfalto piora muito com os 33 ? No test drive notei o freio mais pesado, mas aparentemente, ainda tinha força o bastante pra parar o carro com segurança.
Sim meu amigo com certeza o conjunto é forçado, principalmente os freios, além do que a VTR tende a ficar mais lenta nas arrancadas, minha XT está com BF 33x12,5x15 AT, mais BL e SL, sinceramente se você vai rodar com a VTR no On Road, uma dica calibre os pneus semanalmente, não coloque menos de 32 libras, ok!
O caso da Bahia, o dono deveria estar usando peças reforçadas correto? No caso de peças "normais", antes de pegar fogo a peça quebra não?
Não entendo como quebraria... pois uma peça trabalha deslizando sobre a outra, gerando atrito e aquecimento.
Inves de quebrar, gastará.
Mas como disse, isso é worst case cenario. Pelo que me lembro o cara foi tava vindo de Feira de Santana pra Salvador (aprox 100km) em velocidade.
jipeiroMT
23/10/2013, 15:53
Não entendo como quebraria... pois uma peça trabalha deslizando sobre a outra, gerando atrito e aquecimento.
Inves de quebrar, gastará.
Mas como disse, isso é worst case cenario. Pelo que me lembro o cara foi tava vindo de Feira de Santana pra Salvador (aprox 100km) em velocidade.
Entendi. Assustador! Mas, também, andar em velocidade nessas situações é pedir pra ter problema.
homerohermida
23/10/2013, 18:12
Entendi. Assustador! Mas, também, andar em velocidade nessas situações é pedir pra ter problema.
Exatamente. Eu tive um Picanto e atualmente tenho um Palio Sporting e os dois vem com o estepe com medidas diferentes. A única recomendação é não ultrapassar os 80km/h.
Sandrãobh
23/10/2013, 19:57
Exatamente. Eu tive um Picanto e atualmente tenho um Palio Sporting e os dois vem com o estepe com medidas diferentes. A única recomendação é não ultrapassar os 80km/h.
Nunca vi um estepe desses de perto e tenho esta dúvida: A medida é diferente no diâmetro do pneu, ou somente na largura? Só reparei que são mais finos!!
abç.
homerohermida
23/10/2013, 21:29
Nunca vi um estepe desses de perto e tenho esta dúvida: A medida é diferente no diâmetro do pneu, ou somente na largura? Só reparei que são mais finos!!
abç.
Do Picanto, que é extra fino, eu não lembro pois já vendi e do Palio, além de mais fino, é menor. Pouca coisa, mais é.
jipeiroMT
23/10/2013, 23:41
Exatamente. Eu tive um Picanto e atualmente tenho um Palio Sporting e os dois vem com o estepe com medidas diferentes. A única recomendação é não ultrapassar os 80km/h.
Pica-o que? Que merda é essa? Nunca vi! Vou pesquisar aqui.
Mas, interessante o fato de as próprias fábricas lançarem um estepe menor e fazer a recomendação. Fico mais tranquilo caso eu precise algum dia usar pneus de diâmetros diferentes no mesmo eixo.
homerohermida
24/10/2013, 00:42
Pica-o que? Que merda é essa? Nunca vi! Vou pesquisar aqui.
Mas, interessante o fato de as próprias fábricas lançarem um estepe menor e fazer a recomendação. Fico mais tranquilo caso eu precise algum dia usar pneus de diâmetros diferentes no mesmo eixo.
PICAnto, da Kia. Excelente carro. Rodou 80.000 km em três anos. Nem troquei os pneus. Vendi ainda com 1 mm acima do TWI. O único problema é o preço das revisões...
"o Código de Trânsito Brasileiro ordena que a roda reserva tenha mesmo tamanho, formato e aro das demais rodas presentes no veículo"
"Com perfil mais baixo e borracha bem mais fina, o pneu sobressalente europeu tem uso restrito a situações de emergência e ocupa bem menos espaço que os pneus de reposição presentes nos veículos brasileiros. Lá, exige-se apenas que o conjunto roda/pneu tenha o mesmo diâmetro dos demais, para evitar problemas dinâmicos."
" A resolução nº 14 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), de fevereiro de 1998, que obriga o uso do estepe, abre uma exceção no artigo 2: podem circular sem a roda reserva os modelos equipados com pneus capazes de rodar vazios (caso dos "runflat") ou com dispositivos automáticos de enchimento emergencial."
A reportagem completa não é nova, mas até onde sei a legislação não mudou neste quesito.
Lei do estepe obriga montadoras a adaptar carros - 31/08/2007 - UOL Carros (http://noticias.uol.com.br/carros/ultnot/2007/08/31/ult634u2638.jhtm)
Willian Del Piero Rocha
24/10/2013, 11:14
Zeca_cj, me desculpa, mas onde que o CTB diz que o a roda reserva tem que ser igual aos usados no veiculo !!! A resolução 14 diz que o veiculo deve possuir " roda reserva e pneu com câmara ou sem,de acordo com o caso." Não fala nada sobre o tamanho.
M-Beltrame
24/10/2013, 14:28
Muito bom!
Se os puliça pararem por causa da ausência do stepe (muitos andam sem quando usam pneu > 35") é só falar que os pneus são runflat e ja era?
Abraços
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