PDA

Ver Versão Completa : Troca de fusível - Não solta de jeito nenhum

jipinhotoyota
21/10/2013, 08:45
435761Bom dia, pessoal!

Passei um aperto anteontem quando subi a serra de Teresópolis e o painel da minha SW4 93 2.8D simplesmente apagou.
Só aparecia o desenho da bateria e nada mais. Seta, vidro, trava, luzes traseiras... Nada funcionava.

Após parar o carro, como já esperava, a viatura não ligou.

Enfim, após verificar algumas coisas, encontrei o fusível AM1 60 A (Diesel) queimado.
Como não tinha nenhum reserva e já era madrugada de sávado para domingo, consegui fazer uma gambiarra pra poder chegar em casa, encostando um alicate pra fechar o circuito e fazer o sistema de partida funcionar.

Enfim, estou dando esse relato pro caso de acontecer com algum amigo do fórum novato como eu. Já tem um possível diagnóstico.

Mas acontece que no meu carro os dois fusíveis responsáveis pelo sistema de partida GLOW80A e AM1 60 A, parecem estar emperrados na caixa.
Percebi que tem uma trava ao lado, mas não sei se é pra eles. Tentei e não consegui tirar nenhum dos dois fusíveis. Puxei com alicate até, mas parei antes de quebrar a caixa toda.

Algum amigo pode me dizer se acontece isso no seu carro também?
Existe uma trava pra eles mesmo ou tem algo de errado aqui? Talvez tenha derretido por baixo e grudado?

Como retiro esses benditos?

Vou tentar colocar uma foto pra ilustrar.

Fica aí o alerta aos amigos foristas pra andarem sempre com fusíveis reservas. Como minha viatura é nnova, ainda não tinha me atentado pra isso.

Um abraço
435759

Rafael Kuzma
21/10/2013, 11:53
435761Bom dia, pessoal!

Passei um aperto anteontem quando subi a serra de Teresópolis e o painel da minha SW4 93 2.8D simplesmente apagou.
Só aparecia o desenho da bateria e nada mais. Seta, vidro, trava, luzes traseiras... Nada funcionava.

Após parar o carro, como já esperava, a viatura não ligou.

Enfim, após verificar algumas coisas, encontrei o fusível AM1 60 A (Diesel) queimado.
Como não tinha nenhum reserva e já era madrugada de sávado para domingo, consegui fazer uma gambiarra pra poder chegar em casa, encostando um alicate pra fechar o circuito e fazer o sistema de partida funcionar.

Enfim, estou dando esse relato pro caso de acontecer com algum amigo do fórum novato como eu. Já tem um possível diagnóstico.

Mas acontece que no meu carro os dois fusíveis responsáveis pelo sistema de partida GLOW80A e AM1 60 A, parecem estar emperrados na caixa.
Percebi que tem uma trava ao lado, mas não sei se é pra eles. Tentei e não consegui tirar nenhum dos dois fusíveis. Puxei com alicate até, mas parei antes de quebrar a caixa toda.

Algum amigo pode me dizer se acontece isso no seu carro também?
Existe uma trava pra eles mesmo ou tem algo de errado aqui? Talvez tenha derretido por baixo e grudado?

Como retiro esses benditos?

Vou tentar colocar uma foto pra ilustrar.

Fica aí o alerta aos amigos foristas pra andarem sempre com fusíveis reservas. Como minha viatura é nnova, ainda não tinha me atentado pra isso.

Um abraço
435759

Eles são parafusados nos fios por dentro. tem que retirar a caixa de fusivel puxar o a ser substituido para baixo e soltar os parafusos nas "perninhas" deles!

abraço!

jipinhotoyota
22/10/2013, 13:19
Eles são parafusados nos fios por dentro. tem que retirar a caixa de fusivel puxar o a ser substituido para baixo e soltar os parafusos nas "perninhas" deles!

abraço!

Valeu, Rafael! Você salvou minha caixa de fusíveis! rs
Só que ainda não achei o tal fusível. Já rodei em várias lojas. Vou rodar hoje por Niterói pra ver se encontro.
Na concessionária está R$55,00 e ainda tem que encomendar. Facada total!

Abraço

dorderf
22/10/2013, 13:50
Valeu, Rafael! Você salvou minha caixa de fusíveis! rs
Só que ainda não achei o tal fusível. Já rodei em várias lojas. Vou rodar hoje por Niterói pra ver se encontro.
Na concessionária está R$55,00 e ainda tem que encomendar. Facada total!

Abraço

Rapaz. eu acho que sou doido. Sua Toyota é de 1995 e o fusível MUITO possivelmente é original. Divide aí esse valor por 16 anos pra ver se não compensa...

sandro_ventania
23/10/2013, 00:12
Eu deixei o farol acesso e descarregou a bateria...fui dar uma "chupeta" e invertido os fios...conclusão queimei esses fusiveis...#@$%$#@!!
Não encontrei esses fusiveis em lugar nenhum...conclusão...adaptei um porta fusivel nesses fios e comprei um fusivel padrão...um não vários!
Ahhh, mas aí tirou a originalidade do carro....
Nesse quesito, eu quero que a originalidade se lasque! E quem discordar eu quero que fique enguiçado lá no meio do Jalapão e reflita sobre isso...KKKKK!!!

HERICK
23/10/2013, 05:33
Eu deixei o farol acesso e descarregou a bateria...fui dar uma "chupeta" e invertido os fios...conclusão queimei esses fusiveis...#@$%$#@!!
Não encontrei esses fusiveis em lugar nenhum...conclusão...adaptei um porta fusivel nesses fios e comprei um fusivel padrão...um não vários!
Nesse quesito, eu quero que a originalidade se lasque! E quem discordar eu quero que fique enguiçado lá no meio do Jalapão e reflita sobre isso...KKKKK!!!

Grande Sandro! Posta pros amigos essa adaptação e se possível com fotos! Um forte abraço!

dorderf
23/10/2013, 09:35

Sandro, só queimou pq vc inverteu a polaridade... Aí eu concordo com sua solução, mas depois voltaria à originalidade. Falando nisso, vou comprar esses danados na Toyota e ver como troca. Pela idade do meu carro, eles estão perto de pifar! Depois de pifar, só vou trocar mais uma vez!

jipinhotoyota
23/10/2013, 19:14
Rapaz. eu acho que sou doido. Sua Toyota é de 1995 e o fusível MUITO possivelmente é original. Divide aí esse valor por 16 anos pra ver se não compensa...

Fala, dorderf!
Minha Toyota é de 93. Não sei se o fusível é original. Concordo que as peças da Toyota são resistentes, mas não é por isso que precisamos pagar mais na concessionária por algo que não vale o preço.
Consegui comprar ontem por R$10. Agora, imagine comprar dois fusíveis diferentes, como eu queria, e ainda um reserva para cada. Sairia mais de R$230. O de 80A tá 65 reais e comprei pelos mesmos R$10. Já pensou?

jipinhotoyota
23/10/2013, 19:17
Sandro,

realmente, esse fusível é ruim de achar. Consegui encontrar ontem depois de bater em vários lugares.
Alguns disseram: "Nunca vi um fusível deste." Isso em auto peças e oficinas.
Mas que bom que deu uma solução pro seu problema.

jipinhotoyota
23/10/2013, 19:18
Grande Sandro! Posta pros amigos essa adaptação e se possível com fotos! Um forte abraço!

Também fiquei curioso. hehehehe

dorderf
23/10/2013, 19:43
Fala, dorderf!
Minha Toyota é de 93. Não sei se o fusível é original. Concordo que as peças da Toyota são resistentes, mas não é por isso que precisamos pagar mais na concessionária por algo que não vale o preço.
Consegui comprar ontem por R$10. Agora, imagine comprar dois fusíveis diferentes, como eu queria, e ainda um reserva para cada. Sairia mais de R$230. O de 80A tá 65 reais e comprei pelos mesmos R$10. Já pensou?

Acho que vou aproveitar compras fora do Brasil e colocar esses danados na sacola! Devem custar menos de R$ 10,00 originais!

TCHEIGOR
23/10/2013, 19:54
O fusível nada mais é que um dispositivo (dos mais toscos) pra interromper o circuito em caso de defeito pra salvar o equipamento de algum dano elétrico ou até mesmo de incêndio na viatura.
Se botar um arame direto (que aguente os 80A) vai funcionar, só que não vai estar devidamente protegido contra surtos na elétrica porque não sabemos quanto a mais além dos 80A o arame aguenta. Se botar um Disjuntor de CC para 80A vai funcionar tbem, com a vantagem que é só religar em caso de desarme. Mas daí fica caro... O negócio é ligar um outro porta fusível mesmo (que suporte fusíveis de 80A) na fiação que chega na caixa. A parte elétrica é fácil, só não sei como ficaria a fixação deste novo porta fusível, aí só vendo 'in loco' mesmo.
Eu acho que neste caso nem seria gambiarra, mas sim uma adaptação e até uma melhoria, pois dá mais opção de substituição em caso de falha. Fusível não tem meio termo, ele conduz ou não. Basta a amperagem ser compatível (e o fabricante honesto hehehehe)
abraço!

jipinhotoyota
23/10/2013, 20:08
Pois é, TCHEIGOR.

Por isso, acho absurdo o valor cobrado na css. R$ 66,00 por um dispositivo tão simples! Pra eu comprar reservas, gastaria mais de 200 pratas. Olha que loucura!

A adaptação que o Sandro fez acho interessante, mas, como não entendo muito de elétrica, prefiro manter na originalidade e um fusível desses de reserva.
Ouvi sugestões de substituir esses fusíveis e ligar fios diretamente, mas, como já disse, isso parece uma lambança, pois não cortaria o circuito quando necessário - função do fusível.

Abraço

sandro_ventania
24/10/2013, 22:45

Pessoal, não tem dificuldade nenhuma...o fusivel original é aparafusado a uns dois fios de cada lado dele...eu comprei o porta-fusivel e soldei nesses fios...pronto! Comprei o fusivel de 80A por 5 reais e coloquei no novo porta-fusivel.
Ele fica alojado na caixa, mais deitado, pois o slot do original tem tamanho diferente.
Pra mim, não foi gambiarra...foi evolução...he he he!

HERICK
25/10/2013, 06:32
Pessoal, não tem dificuldade nenhuma...o fusivel original é aparafusado a uns dois fios de cada lado dele...eu comprei o porta-fusivel e soldei nesses fios...pronto! Comprei o fusivel de 80A por 5 reais e coloquei no novo porta-fusivel.
Ele fica alojado na caixa, mais deitado, pois o slot do original tem tamanho diferente.
Pra mim, não foi gambiarra...foi evolução...he he he!

Concordo Plenamente Sandro! De maneira nenhuma é gambiarra, é uma solução simples e barata! Valeu pela explicação. Um forte abraço.

Ezahn
25/10/2013, 21:50
Caraca, a minha queimou uma vez o de 80 das velas. Fui no auto elétrico que costumo ir aqui em Registro e o cara tinha o fusível!!!! E sabia trocar, o lance dos parafusos por baixo!!!

jipinhotoyota
20/02/2014, 23:01
Amigos, boa noite!

Passados alguns meses, ainda continuo com problemas nos fusíveis. Pensei que tinha sido resolvido.
A partir da data que criei este tópico, reparei que a bateria do carro não estava sendo carregada 100%.
Pensei que era problema na bateria, uma Heliar 75A, comprada em agosto de 2013. Levei para a garantia e viram que estava OK.
Lá, descobrimos que não estava carregando a bateria em rotação baixa. Mas, se pisasse um pouco no acelerador, já carregava normalmente (instalei voltímetro Racetronix).
Nessa situação, se eu deixasse o carro ligado, parado, em pouco tempo a bateria era descarregada.
Enfim, troquei as velas, pois as que vieram com ele eram chinesas, por precaução. E nessa notei que o cabo da bateria estava frouxo no pólo negativo. Coloquei um pedaço de metal junto pra ficar mais justo e percebi que tinha corroído um pouco do pólo.
Melhorou na condução da corrente. Notei que a voltagem se mantém melhor.

Anteontem troquei o fusível de 80A que havia queimado. No dia seguinte, notei que havia se rompido. Vi um tópico aqui que diz que pode ser curto nas velas.

Alguém pode me dar algumas pistas?
Não entendo muito de elétrica, mas seria bom ter mais informação pra poder levar o carro num eletricista já munido, pois sabemos que eletricista bom hoje em dia tá complicado.

Grande abraço

sandro_ventania
22/02/2014, 20:32
Se o fusível está abrindo é sinal de curto mesmo, provavelmente nas velas, aí a solução é trocar as velas. Mas pode ser que o relê não esteja abrindo e as velas ficam energizadas direto, até queimar as velas ou abrir o fusível.

jipinhotoyota
25/02/2014, 16:34
Valeu pela resposta, Sandro!
Não tinha visto ainda.

Será que esse provável curto é que está impedindo a bateria de carregar normalmente?
As velas troquei mês passado, por precaução, pois o dono anterior me avisou que trocou, mas por xing lings.

Reparei que tem uma bucha aparentemente quebrada naquele parafuso que liga na barra metálica que conduz às velas. Parece uma arruela de plástico azul, entre uns terminais que energizam as velas. Será que o problema está por ali?

Obrigado pela ajuda.

* Esta semana ri pra caramba quando confundiram o seu nome com o da viatura. kkkkkkkk

Abraço

sandro_ventania
25/02/2014, 20:32
Certamente tem alguma coisa roubando carga da bateria... esses carros praticamente não consomem energia da bateria depois da partida (a não ser a noite por causas dos farois e luzes do painel)...e como vc está tendo problemas com as velas, elas se tornam suspeitas nº1...rrsrsr!!
Com um multimetro xing ling dá pra testar...mas se vc não sabe como usar, melhor levar no eletricista e pedir pra checar.

jipinhotoyota
26/02/2014, 13:36
Certamente tem alguma coisa roubando carga da bateria... esses carros praticamente não consomem energia da bateria depois da partida (a não ser a noite por causas dos farois e luzes do painel)...e como vc está tendo problemas com as velas, elas se tornam suspeitas nº1...rrsrsr!!
Com um multimetro xing ling dá pra testar...mas se vc não sabe como usar, melhor levar no eletricista e pedir pra checar.

Entendi, Sandro.
Você pode me dizer em quanto fica a voltagem com o carro ligado?
Pois antes estava ruim de ficar acima de 12,5V. Hoje, já mantém nesta faixa. Mas, se ligar o ar condicionado, já fica abaixo de 12V. E a bateria vai descarregando.
Com o carro em movimento (pé no acelerador, maior giro), chega aos 13,9, 14V. O normal seria estar sempre perto disso, não é?

Eu levei o carro em vários eletricistas pra verem esta questão. Mas cada um dava um "diagnóstico" diferente. Parece que todos erraram. Um falou que era alternador, outro falou que tinha que regular a rotação do motor e outro falou que não tinha problema nenhum. Por isso, recorri a vocês.

As velas eu já troquei. Coloquei da Delphi, pois, pelas pesquisas que fiz, vi que são as melhores, junto com Bosch, NGK e originais.

Ah, o carro era pra ligar com este fusível rompido? Ele está ligando normalmente, apesar de estar queimado.

Valeu pela dica, camarada!

TCHEIGOR
28/02/2014, 02:00
Valeu pela resposta, Sandro!
Não tinha visto ainda.

Será que esse provável curto é que está impedindo a bateria de carregar normalmente?
As velas troquei mês passado, por precaução, pois o dono anterior me avisou que trocou, mas por xing lings.

Reparei que tem uma bucha aparentemente quebrada naquele parafuso que liga na barra metálica que conduz às velas. Parece uma arruela de plástico azul, entre uns terminais que energizam as velas. Será que o problema está por ali?

Obrigado pela ajuda.

* Esta semana ri pra caramba quando confundiram o seu nome com o da viatura. kkkkkkkk

Abraço

Dei uma olhada no meu motor e com certeza essa bucha azul que vc viu que está quebrada está causando a queima do relé ou das velas, pois essa bucha azul na verdade é um suporte isolador, que fixa a barra que alimenta as velas e isola ela do motor (o motor é aterrado, ligado no (-) da bateria e por isso quando dá fuga por essa bucha, queima as velas).
Boa sorte!

jipinhotoyota
02/03/2014, 10:43
Dei uma olhada no meu motor e com certeza essa bucha azul que vc viu que está quebrada está causando a queima do relé ou das velas, pois essa bucha azul na verdade é um suporte isolador, que fixa a barra que alimenta as velas e isola ela do motor (o motor é aterrado, ligado no (-) da bateria e por isso quando dá fuga por essa bucha, queima as velas).
Boa sorte!

Valeu, TCHEIGOR!

Levei a viatura no eletricista. Já fui com essa suspeita pra lá. Ele retirou a bucha e viu que já estava desgastada. Já tinha sido adaptado um botão lá. Ele colocou umas buchas que tinga na loja pra poder isolar e até agora o fusível não queimou.

Quanto ao carregamento da bateria, ele me disse que era desse alternador mesmo, que carrega pouco, pela rotação do motor ser lebta demaus. Ele aumebtaria a capacidade de 55 pra 100A. Mas andwi pesquisando por aqui e vi vários amigos com o mesmo problema. A solução foi trocar o regulador de voltagem. Já estou esperando passar o carnaval pra adaptar o regulador Gauss057, que disseram ser muito bom.

TCHEIGOR
02/03/2014, 12:20
Valeu, TCHEIGOR!

Levei a viatura no eletricista. Já fui com essa suspeita pra lá. Ele retirou a bucha e viu que já estava desgastada. Já tinha sido adaptado um botão lá. Ele colocou umas buchas que tinga na loja pra poder isolar e até agora o fusível não queimou.

Quanto ao carregamento da bateria, ele me disse que era desse alternador mesmo, que carrega pouco, pela rotação do motor ser lebta demaus. Ele aumebtaria a capacidade de 55 pra 100A. Mas andwi pesquisando por aqui e vi vários amigos com o mesmo problema. A solução foi trocar o regulador de voltagem. Já estou esperando passar o carnaval pra adaptar o regulador Gauss057, que disseram ser muito bom.

Deve ser por aí mesmo, pois o alternador original dá conta mesmo nos 700 rpm, eu troquei a bateria recentemente e foi testado o alternador e tava dando 14,3V na lenta.
boa sorte e um abraço!

jipinhotoyota
02/03/2014, 15:21
Deve ser por aí mesmo, pois o alternador original dá conta mesmo nos 700 rpm, eu troquei a bateria recentemente e foi testado o alternador e tava dando 14,3V na lenta.
boa sorte e um abraço!

Rapaz, você me ajudou pra caramba!

Provavelmente, é por isso mesmo. Já estou há uns 3 meses correndo atrás disso, mas não tinha encontrado um diagnóstico confiável. Então, não mexi. Foi bom, pois gastaria dinheiro a toa.
Assim que fizer este teste, posto aqui, pra quem mais vier a enfrentar este problema.

Um abraço

sandro_ventania
02/03/2014, 19:55
O meu dá 13,5v na lenta. Minha bateria já tem 3 anos.
Tensão de 12,5v não carrega a bateria...essa tem que ser a tensão da bateria carregada...a tensão ideal pra carregar é de 13,8v.

jipinhotoyota
02/03/2014, 20:46
O meu dá 13,5v na lenta. Minha bateria já tem 3 anos.
Tensão de 12,5v não carrega a bateria...essa tem que ser a tensão da bateria carregada...a tensão ideal pra carregar é de 13,8v.

Pois é, Sandro.
Bom ver o relato de vocês, pois muita gente me falou que era normal isso. Mas sei que não é, pois já passei por vários apuros por conta disso. Instalei um voltímetro Racetronix e é o que me ajuda a controlar isto pra não ficar a pé.
Com o carro em movimento, ele marca, no máximo, 13,9V. Isso se estiver acelerando constantemente, que não é meu estilo de dirigir. Gosto de acelerar pouco, respeitando o motor da máquina que temos, que não foi feito pra correr.

Meu cabo de chupeta se tornou meu melhor investimento dos últimos anos. rs

Estou em Angra agora. Vou tentar encontrar o regulador de voltagem em alguma oficina por aqui amanhã e ver se resolvo a situação.

Obrigado a todos.

Osmar Junior
17/11/2014, 13:49
Pessoal alguem sabe qual dos modelos de Fusivel 60A serve para nossas Toyotas?

Qual desses modelos? O macho tem 2 modelos !!!

Obrigado,

Osmar Junior

mbsouza
31/12/2014, 17:39
Pessoal, alguém já passou por este problema e poderia me ajudar: queima do fusível das luzes do painel e ar-condicionado de uma SW4 TB 2000?

jipinhotoyota
04/01/2015, 14:32
Pessoal alguem sabe qual dos modelos de Fusivel 60A serve para nossas Toyotas?

Qual desses modelos? O macho tem 2 modelos !!!

Obrigado,

Osmar Junior

Osmar Junior,

o modelo utilizado na Toyota 2.8D é o da segunda foto.
Desculpe pela demora na resposta. Caso alguém veja o tópico depois, poderá tirar a dúvida.
O nome do modelo é mega macho. São dois, um ao lado do outro. O de 60A e o de 80A (velas aquecedoras).

jipinhotoyota
04/01/2015, 14:34
Pessoal, alguém já passou por este problema e poderia me ajudar: queima do fusível das luzes do painel e ar-condicionado de uma SW4 TB 2000?

mbsouza,

não entendi sua dúvida.
Você já identificou os fusíveis? Já efetuou a troca?
Na SW4 2.8D eles ficam no cofre do motor e tbm perto dos pedais.
Salvo engano, no seu tbm fica por ali. Deve ter uma ilustração na própria capa da caixa de fusíveis, que te ajudará a identificar o defeituoso.

mbsouza
09/01/2015, 18:56
mbsouza,

não entendi sua dúvida.
Você já identificou os fusíveis? Já efetuou a troca?
Na SW4 2.8D eles ficam no cofre do motor e tbm perto dos pedais.
Salvo engano, no seu tbm fica por ali. Deve ter uma ilustração na própria capa da caixa de fusíveis, que te ajudará a identificar o defeituoso.

Olá, desculpe a demora em responder, estava viajando. Os fusíveis ficam no lado esquerdo, abaixo do volante, são três filas na vertical, o que queima é o segundo de cima para baixo, na fila do meio: o das luzes do painel, hodômetro e ar-condicionado. Viajei nesta semana 1600 km, gastei 10, as vezes troco e na hora em que viro a chave já queima, outras vezes queima com o carro em movimento. Se trocar em seguida, queima na hora, tem que deixar o motor esfriar um pouco, aí troco e dura alguns km. Próxima semana vou procurar um eletricista, posto o resultado. Um abraço.

jipinhotoyota
11/01/2015, 20:22
Olá, desculpe a demora em responder, estava viajando. Os fusíveis ficam no lado esquerdo, abaixo do volante, são três filas na vertical, o que queima é o segundo de cima para baixo, na fila do meio: o das luzes do painel, hodômetro e ar-condicionado. Viajei nesta semana 1600 km, gastei 10, as vezes troco e na hora em que viro a chave já queima, outras vezes queima com o carro em movimento. Se trocar em seguida, queima na hora, tem que deixar o motor esfriar um pouco, aí troco e dura alguns km. Próxima semana vou procurar um eletricista, posto o resultado. Um abraço.

Faça isso, amigo.

Infelizmente, não sei como lhe ajudar.
Tomara que seja resolvido rápido.

Um abraço

mbsouza
17/01/2015, 22:35
Problema de queima de fusível foi resolvido. Era uma espécie de roteador para localização de sinal de TV ( não sei se é esse o nome) que estava consumindo 2 amperes a mais, daí passava do limite e queimava. Um ótimo trabalho de um excepcional técnico aqui de Camaquã-RS, o Pank, que descobriu o defeito.

sandro_ventania
18/01/2015, 15:42
"espécie de roteador para localização de sinal de TV "

Vixe...é cada coisa que o pessoal instala nas toyotas...he he he he !!:confused: