Ver Versão Completa : Pressão da turbina TGV
Olá.
Instalei uma turbina TGV Garret no meu Defender e meu manometro está marcando a pressão máxima de 1,5 kg. Muito! Fiz isso ao mesmo tempo que um amigo instalou no dele. Só que no dele a pressão vai a 1,5kg e baixa imediatamente para 1,1kg. A minha permanece no pico se mantenho o pé no acelerador. Alguém que tenha TGV pode me informar a pressão máxima de trabalho? Alguém sabe dizer o que está acontecendo?
Abs
Sergio
Marcos_sc
21/10/2013, 07:44
Vc tem o mapa desta turbina?
Vou olhar no manual.
Abs
Sergio
qual o modelo da turbina? também estou interessado em colocar uma tgv, tem como postar fotos? sentiu diferença no carro?
A tarde levei o carro para verificar se o problema era de leitura no manômetro. Pois bem, colocamos outro manometro paralelo ao meu e fomos testar e incrivelmente tanto o manômetro de teste quanto meu manômetro começaram a mostrar o pico de 1,4- 1,5 e imediatamente voltar a pressão de trabalho 1,1 - 1,2. OU seja normal. Não entendemos nada. Parece que o problema pode estar no meu manômetro. Vou fazer mais alguns testes amanhã.
Abs
Sergio
qual o modelo da turbina? também estou interessado em colocar uma tgv, tem como postar fotos? sentiu diferença no carro?
Olá. É o modelo usado na Ranger 2.8 Power Stroke marca Garret. VOu tirar umas fotos amanhã e coloco aqui.
Instalei a TGV e não mexi na bomba. Resultado, o carro ficou mais "liso", mais esperto em baixa, sem aquele buraco até o turbo entrar, bem menos fumaça ao sair. Em alta não notei muita diferença, apenas que ele segura mais na subida. Mas ainda não pude testar direito porque fiquei com medo por causa da indicação da pressão pelo manômetro.
Meu amigo que instalou junto comigo no dele, tem maior débito na bomba e ai sentiu mais diferença.
Por enquanto não pretendo alterar os parâmetros da bomba pois instalei a TGV para ter maior elasticidade no motor e menos fumaça, e isso eu consegui.
Abs
Sergio
isaianet
21/10/2013, 20:50
A tarde levei o carro para verificar se o problema era de leitura no manômetro. Pois bem, colocamos outro manometro paralelo ao meu e fomos testar e incrivelmente tanto o manômetro de teste quanto meu manômetro começaram a mostrar o pico de 1,4- 1,5 e imediatamente voltar a pressão de trabalho 1,1 - 1,2. OU seja normal. Não entendemos nada. Parece que o problema pode estar no meu manômetro. Vou fazer mais alguns testes amanhã.
Abs
Sergio
Sergio,
Verifique se não tinha nenhuma obstrução e/ou vazamento na mangueira de pressão que faz abertura da wastegate.
É aquela mangueira que liga a carcaça fria da turbina até a valvula e aonde normalmente o pessoal tira uma derivação para o manometro.
Se tiver vazamento de ar nesta mangueira, pode causar exatamente o sintoma que você relatou.
A wastegate não abre e o pico de pressão se mantém.
ary nunes
21/10/2013, 21:38
Boa noite Sergio,
Eu também comprei uma turbina TGV da Ranger 2.8 para colocar no Defender mas estou com dificuldade em relação as modificações necessárias para tal.
Se fosse possível gostaria de uma descrição das alterações que fizeste bem como uma relação da peças necessárias além da turbina.
Muitas fotos também seriam bem vindas.
Desde já obrigado.
Abraço,
Ary
Defender 110 2004
Sergio,
Verifique se não tinha nenhuma obstrução e/ou vazamento na mangueira de pressão que faz abertura da wastegate.
É aquela mangueira que liga a carcaça fria da turbina até a valvula e aonde normalmente o pessoal tira uma derivação para o manometro.
Se tiver vazamento de ar nesta mangueira, pode causar exatamente o sintoma que você relatou.
A wastegate não abre e o pico de pressão se mantém.
OK Carlo. Vou verificr. A noite testei o Defender na estrada e tudo normal. Provavelmente foi isso mesmo, vou verificar melhor até o final da semana. Obrigado
Abs
Sergio
Boa noite Sergio,
Eu também comprei uma turbina TGV da Ranger 2.8 para colocar no Defender mas estou com dificuldade em relação as modificações necessárias para tal.
Se fosse possível gostaria de uma descrição das alterações que fizeste bem como uma relação da peças necessárias além da turbina.
Muitas fotos também seriam bem vindas.
Desde já obrigado.
Abraço,
Ary
Defender 110 2004
Ary, a instalação é bem simples. Porém é necessário algumas peças; Eu comprei um Kit do Eduardo da Perin Peças (era o último que ele tinha) que a Autostar vendia a uns anos atrás.
Um amigo copiou meu KIT e instalou no dele também.
Basicamente é o coletor de saída da ranger 2.8, um parte do escapamento, algumas mangueiras , o tubo de alimentação de óleo da turbina e uma flange que conecta a saída da turbina do escapamento. Com isso na mão a instalação é simples.
Acho que a maior dificuldade é uma mangueira grande em formato de U.
O kit instalado fica muito legal. Profissional.
Estamos tentando entrar em contato com a pessoa que fazia o KIT para a Autostar para ver se conseguimos mais KITs.
Vou tirar umas fotos amanhã.
Abs
Sergio
Ola!
faz 2 anos coloquei TGV , no mês passada fiz a alteração na saída da turbina virou para cima, pois anteriormente estava pegando interna da para-lama causando a pequena vibração.
Fotos da TGV instalada.
Show de bola ... :palmas:
Daqui a pouco será minha vez de testar um brinquedo desses no 90tinha!
Abraço!
mouramares
23/10/2013, 01:05
Show de bola ... :palmas:
Daqui a pouco será minha vez de testar um brinquedo desses no 90tinha!
Abraço!
:cool:
vamos que vamos......rsss
ary nunes
23/10/2013, 09:59
Olá Sergio,
Beleza de serviço.Agora com as explicações e as fotos ficou tudo fácil e já se pode começar a inventar e substituir a mangueira "U" por uma curva de 180º em tubo de alumínio.
A turbina que comprei é uma Garrett nº724652-0001 e estou em dúvida pois verifiquei posteriormente que existe a referência 724652-5001S para a mesma aplicação.Qual destas duas usaste.
Abraço,
Ary
Defender 110 2004
Sandro Minduri
24/10/2013, 09:58
Minha land estourou a turbina e principalmente o coletor de escape, e aproveitando para dar um grau a mais , estamos acabando de adaptar uma turbina k16 BORG WARNER , do caminhão cargo 815, mercedes 710, mercedes acello 915 etc, juntamente com o coletor de escape da ranger. Depois da instalação posto comentários . Detalhe, esta turbina trabalha em motores de 100cv á 200cv conforme regulagem !
436185436186
Olá Sergio,
Beleza de serviço.Agora com as explicações e as fotos ficou tudo fácil e já se pode começar a inventar e substituir a mangueira "U" por uma curva de 180º em tubo de alumínio.
A turbina que comprei é uma Garrett nº724652-0001 e estou em dúvida pois verifiquei posteriormente que existe a referência 724652-5001S para a mesma aplicação.Qual destas duas usaste.
Abraço,
Ary
Defender 110 2004
Olá Ary. Eu usei a numeração: 724652-5001 .
Quanto ao U de metal, não sei se dá porque as uniões da duas pontas tem que ser de mangueira. AI o U de metal teria que ter as duas extremidades retas para acomodar a braçadeira da mangueira. Não sei se teria espaço pois o U já fica quase encostando no alternador.
Abs
Sergio
Minha land estourou a turbina e principalmente o coletor de escape, e aproveitando para dar um grau a mais , estamos acabando de adaptar uma turbina k16 BORG WARNER , do caminhão cargo 815, mercedes 710, mercedes acello 915 etc, juntamente com o coletor de escape da ranger. Depois da instalação posto comentários . Detalhe, esta turbina trabalha em motores de 100cv á 200cv conforme regulagem !
436185436186
O coletor de escape da Ranger não tem o apoio da turbina triangular com 3 parafusos?
Abs
Sergio
Sandro Minduri
24/10/2013, 18:52
Bello, esta foto eu tirei na internet somente para ilustrar, amanhã eu coloco a foto verdadeira, pois o conjunto acabou de chegar e está na oficina .
Sandro Minduri
15/11/2013, 11:09
439426439427439428439429
Acabando de adaptar uma turbina TDO4 de resposta rápida !
436185436186
Sandro, blz?
Sabe dizer se essa Turbina é de Geometria Variável? (TGV)??
Abraço!
Sandro Minduri
18/11/2013, 05:51
Hailton essa é valvulada .
Sandro Minduri
19/11/2013, 23:26
Abandonando esse projeto, pois motor super aqueceu com a quebra da turbina original. Novo projeto: repotenciamento do motor 2.5 / 2.8 .
Apesar dessa turbina Tdo4 estar adaptada , não dá para ter um parâmetro crítico sobre a reação da viatura pois motor está perdendo muita compressão !
Mas vai instalar o Kit 2.8 e continuar com a Tdo4?
Sandro Minduri
20/11/2013, 14:17
Mas vai instalar o Kit 2.8 e continuar com a Tdo4?
Não Vwinit ,ontem levei o viatura pra uma retífica de confiança em varginha Mg e o próprio dono da retífica indicou o uso de uma turbina de geometria variável , que logo acatei seu conselho pois todo o serviço vai ser feito por eles , desmontagem do motor , o repotenciamento para 2.8, instalação da tgv , regulagens etc, assim também como sua garantia . Segundo Abel dono da retifica , já fizeram várias conversões desse motor 2.5 /2.8 ! A unica lamentação é ter feito essa adaptação da TDO4 ,e não saber o resultado real , pois se ficasse bom seria mais uma opção para nossas viaturas .
Eduardo Soft Top
21/11/2013, 21:27
Não Vwinit ,ontem levei o viatura pra uma retífica de confiança em varginha Mg e o próprio dono da retífica indicou o uso de uma turbina de geometria variável , que logo acatei seu conselho pois todo o serviço vai ser feito por eles , desmontagem do motor , o repotenciamento para 2.8, instalação da tgv , regulagens etc, assim também como sua garantia . Segundo Abel dono da retifica , já fizeram várias conversões desse motor 2.5 /2.8 ! A unica lamentação é ter feito essa adaptação da TDO4 ,e não saber o resultado real , pois se ficasse bom seria mais uma opção para nossas viaturas .
Boa noite, desculpe a indescrição, mas qual o custo para passar de 2.5 para 2.8? Obrigado.
Sandro Minduri
22/11/2013, 08:20
Boa noite, desculpe a indescrição, mas qual o custo para passar de 2.5 para 2.8? Obrigado.
Bom dia Eduardo, no começo da semana vou ter esse orçamento em mãos e ai te repasso ok.
Abraços
Eduardo Soft Top
22/11/2013, 11:17
Bom dia Eduardo, no começo da semana vou ter esse orçamento em mãos e ai te repasso ok.
Abraços
Legal Sandro, obrigado.
Adrian Rueckl
24/11/2013, 23:06
Opa.
também fiquei curioso quanto ao custo da conversão para 2.8.
abraços
Sandro Minduri
02/12/2013, 10:32
Opa.
também fiquei curioso quanto ao custo da conversão para 2.8.
abraços
Cassetada !
Segue relação de serviços e peças para repotenciamento do motor 2.5 / 2.8 !
VARGINHA,27 DE NOVEMBRO DE 2013
LAND ROWER
HSD 2.5 PARA 2.8
01-BRUNIR BLOCO
01-EMBUCHAR COMANDO
01-MANDRILHAR MANCAL
01-RETIFICAR BLOCO
01-ESMERILAR CABEÇOTE
01-MONTAR CABEÇOTE
01-PLAINAR CABEÇOTE
08-RETIFICAR SEDES
01-TESTAR CABEÇOTE
08-TROCAR GUIAS
01-POLIR COMANDO
01-BALANCEAR VIRA
01-BALANCEAR PLATO
01-BALANCEAR POLIA
01-BALANCEAR VOLANTE
01-DESM.BANHO QUIMICO
01-MAO DE OBRA
01-RETIFICAR VOLANTE
01-SERVIÇO EM RADIADOR
PEÇAS
01-JG.ARRUELA ENCOSTO
04-BIELA MOTOR
01-BRONZINA BIELA
01-BRONZINA MANCAL
01-BUCHA COMANDO
01-BULBO DE OLEO
02-CORREIA MOTOR
01-CORREIA DENTADA
02-ESTICADOR CORREIA
01-FILTRO DE AR
01-FILTRO DIESEL
01-FILTRO LUB.
08-GUIA DE VALVULA
01-JUNTA MOTOR
01-JUNTA CABEÇOTE
07-LT.OLEO
01-JG.PISTAO MOTOR
01-RETENTOR POLIA
08-RETENTOR VALVULA
01-RETENTOR VOLANTE
04-SELO DAGUA
01-SILICONI
04-VALVULA ADMISSAO
01-VALVULA ALIVIO
04-VALVULA ESCAPE
01-VALVULA TERMOSTATICA
01-JG.VELA
01-VIRABREQUIM
01-BOMBA ALIMENTADORA
02-CALÇO MOTOR
02-MANGUEIRA
04-TAMPAO V.AQUECEDORA
TOTAL MOTOR
BOMBA E BICOS
MAO DE OBRA
TESTE REG.BOMBA
PEÇAS
01-RETENTOR
01-BOMBA ALIMENTADORA
01-REPARO
04-VALVULA PRES.
01-VALVULA DOSIFICADORA
01-BUCHA GUIA
01-BUJAO ROSCADO
TOTAL DO MOTOR C/BOMBA
RETIFICA LIDER
AERCIO
Waldmartins
02/12/2013, 10:38
E os preços?
Sandro Minduri
02/12/2013, 12:27
Motor , bomba Injetora e mão de obra (Viatura está na retífica ) .... R$ 14 pilas com parcelamento !
Waldmartins
02/12/2013, 13:55
Motor , bomba Injetora e mão de obra (Viatura está na retífica ) .... R$ 14 pilas com parcelamento !
:shock::shock::shock::shock::shock::shock::shock:: shock::shock:
Caro!
Ano passando comprei um PowerStroke 2.8 TGV novo, completo, no pallet por R$ 18k... Com BI, injetores, alternador, arranque, filtros, etc... Tudo zero.
Está "congelado" para um dia equipar o 110 ou outro projeto qualquer. PS: não vendo.
comprei na J.C.LUI - DIESEL SERVICE - J.C.LUI (http://www.jclui.com.br)
Abs
Clemente
Sandro Minduri
02/12/2013, 16:28
O grande problema da retífica é que se não trocar todos os itens descritos acima eles não dão garantia, assim mesmo estou na briga com os preços pois achei muito salgado !
Sandro Minduri
02/12/2013, 16:48
Também achei uns motores powerStroke 2.8 TGV usado , de R$10.000 a R$ 14,000 com o meu na troca, porem fiquei receoso , mesmo com garantia é usado, e a sorte nesses últimos tempos não está andando do meu lado rsssss então minha opção ainda está nessa retifica ,que já fez vários trabalhos para mim !
Sandro Minduri
20/12/2013, 16:00
Também achei uns motores powerStroke 2.8 TGV usado , de R$10.000 a R$ 14,000 com o meu na troca, porem fiquei receoso , mesmo com garantia é usado, e a sorte nesses últimos tempos não está andando do meu lado rsssss então minha opção ainda está nessa retifica ,que já fez vários trabalhos para mim !
Ficou pronta a viatura e realmente fiquei surpreso com a retomada da viatura com motor 2.8 e turbo tgv, ficou o bicho ! Como essa Tgv enche rápido o motor ......muito satisfeito.
qual turbina foi usada? a mesma das powerstroke 2.8 ?
Sandro Minduri
20/12/2013, 17:49
qual turbina foi usada? a mesma das powerstroke 2.8 ?
Justamente a mesma, dá um tork indecente ! Olha que o motor tá preso ...
Ficou pronta a viatura e realmente fiquei surpreso com a retomada da viatura com motor 2.8 e turbo tgv, ficou o bicho ! Como essa Tgv enche rápido o motor ......muito satisfeito.
:concordo: