PDA

Ver Versão Completa : Tutorial: Como silenciar a campainha do Wrangler JK 07 a 11

Paulo Fragoso
20/10/2013, 16:40
Pra quem também odeia a campainha de alerta de cinto de segurança e de farol aceso no Wrangler, bolei um tutorial de como dar um jeito nela.

Não demora mais que 30 minutos e só precisa de uma chave soquete de 7mm e uma chave de fenda pra usar como alavanca.
Lembrando que o procedimento é por conta e risco de cada um e que não me responsabilizo se alguma coisa der errado, etc etc etc bla bla bla...

Primeiro passo, basta puxar o acabamento que fica abaixo do volante na altura dos joelhos

435721

Segundo, usando uma chave de fenda como alavanca, desencaixe a parte superior do acabamento que fica em volta da coluna de direção. Primeiro um lado e depois o outro. Depois é só ir puxando e desencaixando de cima para baixo até soltar completamente. É bem fácil.

435724

Terceiro passo. Soltar os dois parafusos 7mm que seguram a carenagem do painel de instrumentos, eles ficam perto da parte superior da coluna de direção. Fica mais fácil se inclinar a coluna para baixo. Depois de soltos, basta puxar a capa do painel em direção ao volante que ela desencaixa.

435725

Quarto: Soltar os quatro parafusos 7mm que seguram o painel de instrumentos. Fica um em cada canto.

435726

Quinto passo: Após o painel solto, inclinando ele em direção a você, poderá ver três plugues. Basta solta-los para remover o painel. Tome cuidado de marcar ou memorizar a posição deles. Acho que eles não encaixam na posição um do outro, mas não confirmei.

435727

Sexto: Agora com o painel removido, pode-se perceber que a parte de trás branca desencaixa, dando acesso a placa lógica do painel. Com cuidado para não quebrar as travas, levantando uma por uma com os dedos ou com uma chave de fenda, consegue-se tirar a tampa. São 9 travas no total, 7 nas laterais e 2 na frontal.

435728

Setimo: Com a tampa removida podemos ver a placa, tome cuidado pois a única coisa que segura a placa no lugar agora são os ponteiros dos instrumentos. Com o painel na posição da foto, pode-se ver a buzina do lado esquerdo com a marcação TMX-12S.
Pode-se remover totalmente a buzina torcendo com um alicate (o que não recomendo), ou como eu fiz, coloquei uma fita isolante tampando o furo da buzina pra diminuir o volume dela.

435729

Descobri que se o furo da buzina for totalmente tampado, ela acaba ficando com um som esquisito que não gostei muito. Uma especie de reverberação. Então no meu painel, eu deixei uma brexa para diminuir o volume sem tampar totalmente o furo. Fui testando colocando os plugues do painel sem fechar a tampa traseira até chegar num resultado satisfatório.

435730

Pra montar o painel, basta seguir os passos de forma inversa, com cuidado pra não apertar de mais os parafusos pra não trincar as orelhas que seguram tudo.