PDA

Ver Versão Completa : Solução para entupimento válvula EGR.



jorge.duarte
19/10/2013, 15:07
Pessoal,
Li vários posts nacionais e estrangeiros sobre o problema de entupimento da válvula EGR, nos motores D4D, onde alguns sugerem colocação de tampa "cega", desligar o vácuo da válvula, colocar o suspiro para a atmosfera, etc...A principal causa do entupimento ou carbonização se dá pelo fato dos gases queimados se misturarem com o vapor de óleo proveniente do suspiro. Depois de compilar tudo, optei que colocar um separador de óleo/vapor. O principio é simples...é um recipiente(cilindro) em alumínio com uma entrada onde ligamos o tubo que vem do suspiro, e uma saída onde ligamos o tubo para o motor. Com os gases passando pelo cilindro, que está mais frio que o vapor do motor, a tendencia é condensar e se acumular no fundo. O recipiente tem um visor de nível externo, onde acompanhamos o nível interno no cilindro, quando cheio temos um dreno em baixo. Seguem as fotos do "OIL CATCH TANK".

Abs

dpab
19/10/2013, 19:29
Pessoal,
Também recomendo !!! Embora a minha viatura não possua válvula EGR,eu também instalei o mesmo "Oil Catch Tank" que o Jorge, pois o vapor de óleo do suspiro sujava o intercooler. Assim, resolvi esse problema. Um abraço, Delfim

HERICK
19/10/2013, 20:02
Grande Jorge! Se me permite coloco aqui o link com a explicação do Sitema EGR, para ajudar aos amigos foristas à entenderem esse Sistema O Sistema EGR @ Clube do Diesel ? Novidades, Curiosidades, Motor, Wallpaper, Screensavers, Links e muito mais (http://www.clubedodiesel.com.br/?p=1393) um forte abraço.:curtir:

GALEGUITO
19/10/2013, 22:17
Pessoal,
Li vários posts nacionais e estrangeiros sobre o problema de entupimento da válvula EGR, nos motores D4D, onde alguns sugerem colocação de tampa "cega", desligar o vácuo da válvula, colocar o suspiro para a atmosfera, etc...A principal causa do entupimento ou carbonização se dá pelo fato dos gases queimados se misturarem com o vapor de óleo proveniente do suspiro. Depois de compilar tudo, optei que colocar um separador de óleo/vapor. O principio é simples...é um recipiente(cilindro) em alumínio com uma entrada onde ligamos o tubo que vem do suspiro, e uma saída onde ligamos o tubo para o motor. Com os gases passando pelo cilindro, que está mais frio que o vapor do motor, a tendencia é condensar e se acumular no fundo. O recipiente tem um visor de nível externo, onde acompanhamos o nível interno no cilindro, quando cheio temos um dreno em baixo. Seguem as fotos do "OIL CATCH TANK".

Abs

Ótima solução. Onde comprou e quanto custou? Para instalar só precisa das mangueiras e braçadeiras?

dpab
20/10/2013, 06:37
Galeguito,
Eu e o Jorge compramos pela internet, no Ebay.
Faça a busca por "Oil Catch Tank" e aparecerão vários modelos.
O modelo que nós compramos foi o do link abaixo:

Universal 10mm D1 Turbo Engine Oil Catch Tank Can Reservoir Performance Black | eBay (http://www.ebay.com/itm/Universal-10mm-D1-Turbo-Engine-Oil-Catch-Tank-Can-Reservoir-Performance-Black-/281028453485?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item416e99e46d&vxp=mtr)

A instalação é simples, vc só precisará fazer um suporte para fixá-lo no cofre do motor e das mangueiras e abraçadeiras.
Um abraço, Delfim

GALEGUITO
20/10/2013, 11:15
Galeguito,
Eu e o Jorge compramos pela internet, no Ebay.
Faça a busca por "Oil Catch Tank" e aparecerão vários modelos.
O modelo que nós compramos foi o do link abaixo:

Universal 10mm D1 Turbo Engine Oil Catch Tank Can Reservoir Performance Black | eBay (http://www.ebay.com/itm/Universal-10mm-D1-Turbo-Engine-Oil-Catch-Tank-Can-Reservoir-Performance-Black-/281028453485?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item416e99e46d&vxp=mtr)

A instalação é simples, vc só precisará fazer um suporte para fixá-lo no cofre do motor e das mangueiras e abraçadeiras.
Um abraço, Delfim

Delfim, tem algum elemento filtrante dentro dele que precise fazer troca periodicamente? Caso positivo, pode passar o tipo/referência?
Obrigado pela atenção.

dpab
20/10/2013, 11:55
Galeguito,
Não tem nada dentro, é oco como a minha cabeça.
O ar entra com o vapor de óleo, que escorre para dentro do "Oil Catch Tank" e se deposita no fundo do mesmo, onde há um dreno. Simples assim. Um abraço, Delfim

Freitag
20/10/2013, 21:21
Delfim, tem algum elemento filtrante dentro dele que precise fazer troca periodicamente? Caso positivo, pode passar o tipo/referência?
Obrigado pela atenção.

Amigo, procure no google por recuperador de óleo. Vai encontrar muita coisa em lojas de performance. Fácil de fazer em casa também, basta criatividade. Já utilizei muitos em motores turbinados, é muito utilizado em pistas inclusive obrigatório. Qualquer loja que venda kit turbo ou peças de performance vai encontrar.

jorge.duarte
21/10/2013, 07:08
Amigo, procure no google por recuperador de óleo. Vai encontrar muita coisa em lojas de performance. Fácil de fazer em casa também, basta criatividade. Já utilizei muitos em motores turbinados, é muito utilizado em pistas inclusive obrigatório. Qualquer loja que venda kit turbo ou peças de performance vai encontrar.

Freitag,
Neste caso é um pouco diferente pois usamos entrada e saída, no caso a que encontramos nas lojas de preparação, o tanque é somente para ligar o respiro, ou seja, não há o ciclo completo pois não volta para o motor(admissão).
Abs

Drauzio.Macedo
21/10/2013, 08:20
Pessoal,
Também recomendo !!! Embora a minha viatura não possua válvula EGR,eu também instalei o mesmo "Oil Catch Tank" que o Jorge, pois o vapor de óleo do suspiro sujava o intercooler. Assim, resolvi esse problema. Um abraço, Delfim

Hoje meu intercooler também fica sujo de óleo, não sei exatamente se é da turbina ou do respiro, existe algum teste para saber se é a turbina, se for respiro o óleo tende a secar no intercooler com a instalação desse reservatório ?

Obrigado de compartilhar essas informações muito útil.

abraço

Drauzio.Macedo
21/10/2013, 11:45
assinando :palmas:

dpab
21/10/2013, 22:58
Drauzio,
É muito importante determinar se o óleo que está sujando o intercooler é proveniente do respiro do motor ou da turbina, pois se o eixo da turbina estiver deixando passar óleo pode atingir uma proporção capaz de disparar o motor, queimando todo o óleo lubrificante como combustível, até travar o motor !!!
Sugiro levar a viatura em uma oficina especializada em turbinas e fazer uma revisão na mesma a fim de descartar vazamento e/ou problemas na mesma. Um abraço, Delfim

Freitag
22/10/2013, 11:39
Freitag,
Neste caso é um pouco diferente pois usamos entrada e saída, no caso a que encontramos nas lojas de preparação, o tanque é somente para ligar o respiro, ou seja, não há o ciclo completo pois não volta para o motor(admissão).
Abs

Jorge, tem razão. Estive analisando as fotos e em verdade existe a recirculação. Nos vulgos AP'S apenas depósito para óleo ....

sandro_ventania
22/10/2013, 23:54
Eu joguei o suspiro para fora...vou colocar deposito, mas por enquanto está para fora.
Motor gosta é de ar fresco e rico em oxigenio...jogar esses gases na admissão vai contra meus instintos...he he he!

dpab
23/10/2013, 08:23
Eu joguei o suspiro para fora...vou colocar deposito, mas por enquanto está para fora.
Motor gosta é de ar fresco e rico em oxigenio...jogar esses gases na admissão vai contra meus instintos...he he he!
Sandro,
E poluir deliberadamente o meio ambiente não fere os seus instintos?
Um abraço, Delfim

GalegoFerrari
24/10/2013, 20:19
Pessoal,
Também recomendo !!! Embora a minha viatura não possua válvula EGR,eu também instalei o mesmo "Oil Catch Tank" que o Jorge, pois o vapor de óleo do suspiro sujava o intercooler. Assim, resolvi esse problema. Um abraço, Delfim

Caro amigo Delfim,
Se não for pedir muito, poderia postar fotos de como fez no seu motor, pois a minha é uma sw4 97 e o antigo dono instalou o kit da maxcooler e o suspiro foi colocado para debaixo do motor onde o excesso de óleo é depositado sobre a descarga e queimado com o calor da mesma, porém nunca gostei muito desta solução e gostaria de fazer da mesma forma que o colega.
Grato, Kléuber Ferrari

sandro_ventania
24/10/2013, 21:48
Sandro,
E poluir deliberadamente o meio ambiente não fere os seus instintos?
Um abraço, Delfim


Poluir deliberadamente? Ô exagero...óleo a minha não pinga e a fumaçinha que sai não representa 0,00001% do que sai pelo cano de descarga. Menos presidente! Ou então vamos partir para o carro életrico...desde que a energia não seja gerada por termelétrica...:mrgreen:!

Emerson Höpner
11/08/2015, 12:26
Pessoal,
Li vários posts nacionais e estrangeiros sobre o problema de entupimento da válvula EGR, nos motores D4D, onde alguns sugerem colocação de tampa "cega", desligar o vácuo da válvula, colocar o suspiro para a atmosfera, etc...A principal causa do entupimento ou carbonização se dá pelo fato dos gases queimados se misturarem com o vapor de óleo proveniente do suspiro. Depois de compilar tudo, optei que colocar um separador de óleo/vapor. O principio é simples...é um recipiente(cilindro) em alumínio com uma entrada onde ligamos o tubo que vem do suspiro, e uma saída onde ligamos o tubo para o motor. Com os gases passando pelo cilindro, que está mais frio que o vapor do motor, a tendencia é condensar e se acumular no fundo. O recipiente tem um visor de nível externo, onde acompanhamos o nível interno no cilindro, quando cheio temos um dreno em baixo. Seguem as fotos do "OIL CATCH TANK".

Abs

Reativando para atualizar as informações...

Jorge e Delfim, ainda estão com as viaturas e usando o "oil catch"? Qual é a experiência de vocês com este dispositivo?

jorge.duarte
14/08/2015, 23:02
Reativando para atualizar as informações...

Jorge e Delfim, ainda estão com as viaturas e usando o "oil catch"? Qual é a experiência de vocês com este dispositivo?

Oi Emerson!
Ainda uso e estou na segunda SW4. O dispositivo funciona, apesar de ter um "visor" nunca chegou até o nivel de marcar, acredito que o carro com o motor em boas condições o correto e acumular pouco oleo no fundo. As vezes que tirei existia oleo em pequena quantidade que talvez se passasse para a admissão, iria acelerar o entupimento da valvula EGR.

Abs

GALEGUITO
17/08/2015, 11:02
Oi Emerson!
Ainda uso e estou na segunda SW4. O dispositivo funciona, apesar de ter um "visor" nunca chegou até o nivel de marcar, acredito que o carro com o motor em boas condições o correto e acumular pouco oleo no fundo. As vezes que tirei existia oleo em pequena quantidade que talvez se passasse para a admissão, iria acelerar o entupimento da valvula EGR.

Abs


Jorge, estou cogitando a compra desse tanquinho.
Você drenava em intervalos de quantos km?
Chegou a medir quantos ml de óleo tirava do tanque?
Já fez limpeza da egr?

Emerson Höpner
17/08/2015, 12:08
Oi Emerson!
Ainda uso e estou na segunda SW4. O dispositivo funciona, apesar de ter um "visor" nunca chegou até o nivel de marcar, acredito que o carro com o motor em boas condições o correto e acumular pouco oleo no fundo. As vezes que tirei existia oleo em pequena quantidade que talvez se passasse para a admissão, iria acelerar o entupimento da valvula EGR.

Abs

Qual o diesel que tu tens usado? Acredito que com o S50 e agora o S10 a sujeira deve diminuir muito em relação aos combustíveis com mais enxofre...

Tenho usado S10 sempre que disponível, mas qualquer hora destas vou abrir a EGR pra ver como está.

jorge.duarte
17/08/2015, 23:45
Galego,
Retirei da antiga e coloquei na que comprei no inicio do ano, mas ando pouquissimo com o carro...para ter uma ideía, a antiga pickup que era mais antiga e o oleo teria que trocar a cada 5mil, nunca conseguia trocar por KM e sim por ano....essa estou andando mais e talvez quando completar 5 mil eu abra e veja quanto tem, mas posso garantir que vai ter. Quanto a EGR, peguei esse carro na CCS e veio com a revisão de 70KM feita e segundo o mecanico foi feita a descarbonização quimica.


Abs

Jorge, estou cogitando a compra desse tanquinho.
Você drenava em intervalos de quantos km?
Chegou a medir quantos ml de óleo tirava do tanque?
Já fez limpeza da egr?

jorge.duarte
17/08/2015, 23:51
Emerson,
Não sou muito chato nesse quesito e geralmente abasteço no posto que vejo que tem movimento ou que tenha aditivado.

Quanto a abrir a EGR
o processo não é tão simples...se tiver alguma habilidade acho que vai conseguir...tem muita coisa na frente para chegar no sistema, digo para olhar a admissão mesmo e não só a valvula.

Abs

Qual o diesel que tu tens usado? Acredito que com o S50 e agora o S10 a sujeira deve diminuir muito em relação aos combustíveis com mais enxofre...

Tenho usado S10 sempre que disponível, mas qualquer hora destas vou abrir a EGR pra ver como está.

RSILVER
30/12/2020, 18:15
Olá amigos,

Minha Hilux 2006 não está "soprando" vapor de óleo pelo respiro, mesmo assim, resolvi preventivamente evitar a carbonização da admissão; sujeira no Intercooler e o entupimento da EGR que no passado me deu dor de cabeça.
Realizei a instalação do "OIL CATCH TANK", seguindo a sugestão do TÓPICO: SOLUÇÃO PARA ENTUPIMENTO VÁLVULA EGR (https://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/129362-solucao-para-entupimento-valvula-egr.html), descrito aqui no fórum.

Buscando a experiência de andar somente com "ar puro", diferente da solução, não retornei com a mangueira para a turbina, mas levei para baixo, isolando a mangueira de retorno para a turbina (poluindo o ar).

Andei por meses na cidade (experiência excelente), porém, ao testar a viatura na estrada (rodei 400Km), apareceu um vazamento na tampa do cárter. Estranho, pois esta junta foi trocada não tem muito tempo.

Para novo teste, retirei o "catch oil" e o vazamento sumiu....
Seguindo os testes, instalei novamente, porém, retornando para a turbina e.... o vazamento apareceu novamente ( menor volume que isolando o retorno, mas vazou).
Retirei novamente o "catch oil". Rodei na estrada (700Km) e cidade e o vazamento sumiu.

Fiquei com a dúvida para a qual gostaria da opinião de todos...
Qual o motivo de elevar a pressão no cárter com a instalação do "catch oil", gerando assim o vazamento?


Abraço para Todos!

Elmer_Jeep
01/02/2021, 19:05
Olá amigos,

Minha Hilux 2006 não está "soprando" vapor de óleo pelo respiro, mesmo assim, resolvi preventivamente evitar a carbonização da admissão; sujeira no Intercooler e o entupimento da EGR que no passado me deu dor de cabeça.
Realizei a instalação do "OIL CATCH TANK", seguindo a sugestão do TÓPICO: SOLUÇÃO PARA ENTUPIMENTO VÁLVULA EGR (https://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/129362-solucao-para-entupimento-valvula-egr.html), descrito aqui no fórum.

Buscando a experiência de andar somente com "ar puro", diferente da solução, não retornei com a mangueira para a turbina, mas levei para baixo, isolando a mangueira de retorno para a turbina (poluindo o ar).

Andei por meses na cidade (experiência excelente), porém, ao testar a viatura na estrada (rodei 400Km), apareceu um vazamento na tampa do cárter. Estranho, pois esta junta foi trocada não tem muito tempo.

Para novo teste, retirei o "catch oil" e o vazamento sumiu....
Seguindo os testes, instalei novamente, porém, retornando para a turbina e.... o vazamento apareceu novamente ( menor volume que isolando o retorno, mas vazou).
Retirei novamente o "catch oil". Rodei na estrada (700Km) e cidade e o vazamento sumiu.

Fiquei com a dúvida para a qual gostaria da opinião de todos...
Qual o motivo de elevar a pressão no cárter com a instalação do "catch oil", gerando assim o vazamento?


Abraço para Todos!

Interessante essa questão, por acaso a hilux tem alguma válvula anti chama (PCV) originalmente entre o respiro e coletor de admissão ?

No meu jipe com motor MWM sprint eu instalei o catch oil, mas removi a pcv original depois de ler que os dois juntos poderiam gerar restrição no respiro do motor, dificultando a saída dos gases e gerando maior pressão interna.

RSILVER
23/02/2021, 13:53
Caro Elmer,
Não há nenhuma válvula entre os elementos.
Suspeito que elevei a pressão no carter nestes testes:
1 - por ter nas mangueiras do tanque um diâmetro um pouco inferior ao da tampa de válvulas;
2 - pressão é aliviada não somente dos gases pelo diâmetro do respiro, mas pela sucção gerada pela saída destes gases com a turbina (função de aspirador).

Se alguém tiver outra suspeita da causa, peço colaborar com suas experiências.
Abraço!