PDA

Ver Versão Completa : Luz da reduzida do Jimny piscando no painel



GJMRSL
18/10/2013, 14:59
Olá pessoal, ja andei procurando bastante no google e com a ferramenta de pesquisa avancada do forum e nao encontrei muita coisa. Entao venho perguntar se alguem sabe que tipo de problema pode ter acontecido com a reduzida do meu jimny.
O negocio é que a 4x4 engata normal mas a reduzida fica piscando 4 L e apitando mas ela nao engata. O carro fica tipo tentando engantar ate que para e acaba nao engatando. Fiz o procedimentos do manual porem nao resolveu em nada.
Valeu e abracos a todos!

#Ricardo
18/10/2013, 22:55
Oi GJMRSL, eu também tive alguma dificuldade com a reduzida...
O manual pode gerar dúvida, pois fala para colocar em neutro OU pisar na embreagem. Mas isto seria para o carro automático. Para o Jimny manual, é necessário MANTER pressionado o pedal da embreagem.
Tente com:
- Motor ligado
- Câmbio em N
- Carro completamente parado
- Manter pressionado o pedal da embreagem + botão 4WD-L (ao mesmo tempo) até parar de apitar.

GJMRSL
19/10/2013, 20:32
Olá #Ricardo, então cara ja tentei fazer isso e nao tem jeito. Vou levar na ccs pra dar uma averiguada mesmo. Valeu pela forca. Boas curtidas com seu Jimny, OH carrinho bom hein? abracos

afonso85
20/10/2013, 21:33
Verifique se você está completando o curso do pedal de embreagem, já notei que algumas vezes acontecia isso comigo, tentava engatar a reduzida sem estar com o "pé embaixo", a luz piscava, apitava e não engatava.

Com o tempo notei que quando você aciona todo o curso da embreagem aciona algum tipo de interruptor, dá até para sentir e ouvir o "click", acho que este interruptor está intrinsecamente ligado ao acionamento da reduzida.

Será que não seria o seu caso?

Abraços!

GJMRSL
21/10/2013, 22:13
435898435899
Olá afonso85, eu também ouço este "click'' e piso a embreagem até o final. No entanto fui dar uma olhada por baixo do veiculo, em uma rampa no posto de gasolina, e observei dois fios pretos cortados. Que podem ter sido cortados por algum galho ou outra coisa. Tirei umas fotos para postar aqui no forum. Abraços!

rjmatheus
21/10/2013, 22:53
A tração fica muito exposta no Jimny. Não consegui entender pq fizeram dessa forma (e não colocam o protetor de série).
Recomendo a todos comprar o protetor da caixa. Vende na internet e tá na faixa de R$ 300-R$400. Vale o investimento.

ps: não precisa nenhum tipo de adaptação.

edusao
26/10/2015, 15:45
Amigos, ressuscitando o tópico!!!

Já tive um jimny HR e agora comprei um jimny 4ALL 2013, já brasileiro, com 20 mkm, bem novinho, carro de cidade que acho que nunca andou no barro.

A tração e a reduzida engatam e desengatam normalmente, mas depois que desengata fica piscando a luz da 4x4 e da reduzida no painel. Se desligar o carro e ligar de novo não pisca mais. Pode engatar e desengatar tudo novamente que volta a piscar. Se ligar o carro e não mexer na tração não acende/pisca nenhuma luz. Alguém sabe como resolver isso? Falta de uso não é né porque mecanicamente engata e desengata normal, é só a luz mesmo que fica piscando.

Valeu!!!

Sassagudo
27/10/2015, 15:16
Olá.

Existem sensores específicos para o 4WD e outros para o 4WD-L. Algumas dúvidas mais específicas:

1 - Quando vc engata 4WD e desengata aparece o problema?
2- Quando faz o mesmo para 4WD-L aparece também o problema?
3 - Quando vc engata esses modos, DESLIGA o carro e volta a ligar engatado, dai desengata, aparece o problema?

De uma olhada por baixo na caixa de transferência. Tem fiação/chicote chegando, se não me engano, em quatro pontos. Sensor de velocidade, comando do motor/sensor do motor (estes dois atrás), sensor 4WD e sensor 4WD-L na lateral interna. Verifique o estado da fiação.

Se vc tiver a mão um multímetro para testar a continuidade posso orientá-lo para testar os sensores individualmente.

Boa sorte!

luciomonteiro
27/10/2015, 18:01
O seu problema são os sensores de posição (os fiozinhos cortados que VC achou) custam R$250,00 em média (cada) no jimny tem 2... e é a primeira dor de cabeça da redução. Depois vai ser, não necessariamente nessa ordem, a tomada do motor de acionamento da tração, (acho que só vende o chicote completo) o próprio motor da tração (cerca de R$1200,00), depois as mangueiras do vácuo da roda livre (de R$200,00 a R$800,00 dependendo de onde for o problema), o solenóide do acionamento da roda livre (mais de R$600,00), a roda livre em si (R$900,00 cada uma) os botões de acionamento no painel (R$350,00) e a placa de circuito de controle da tração (não cotei preço).... São esses os problemas mais pertinentes e persistentes do sistema de tração do Jimny...
Quer a solução? Chama-se roda livre manual (R$550) e kit easy traction ... http://www.easytraction.com.br/ é um acionamento mecânico da tração através de alavanca de posição, chega de motorzinho ou fios e mangueiras rompendo e dando prejuízos... Instalei no meu Jimny e estou super satisfeito... Esse produto existia para troller e outras pick ups, e assim que soube que tinha para Jimny comprei. Faço trilhas pesadas com muita água e era comum em cada trilha dar um dos problemas citados.... Não sou vendedor nem ganho um centavo divulgando o easy traction, mas sei a dor de cabeça e decepção de sempre esperar qual vai ser o próximo problema da tração... E de quebra o kit tem uma posição de neutro!! Isso mesmo, com ele o Jimny pode ser rebocado ou puxado sem riscos de danos à caixa de marcha. Vale cada centavo dos cerca de R$2mil do kit....

edusao
27/10/2015, 20:47
Olá.

Existem sensores específicos para o 4WD e outros para o 4WD-L. Algumas dúvidas mais específicas:

1 - Quando vc engata 4WD e desengata aparece o problema?
2- Quando faz o mesmo para 4WD-L aparece também o problema?
3 - Quando vc engata esses modos, DESLIGA o carro e volta a ligar engatado, dai desengata, aparece o problema?

De uma olhada por baixo na caixa de transferência. Tem fiação/chicote chegando, se não me engano, em quatro pontos. Sensor de velocidade, comando do motor/sensor do motor (estes dois atrás), sensor 4WD e sensor 4WD-L na lateral interna. Verifique o estado da fiação.

Se vc tiver a mão um multímetro para testar a continuidade posso orientá-lo para testar os sensores individualmente.

Boa sorte!


Sassagudo e Lucio!

Obrigado pelas respostas!

O problema aparece sim tanto de 4x4 para 4x2 quanto de 4L para 4x4 e depois para 4x2. Quanto a desligar o carro com a traçao engatada ou a reduzida engatada e depois ligar o carro e desligar a traçao nao testei, mas amanha vou fazer isso para ver.

Já fiz uma verificação visual por baixo e está tudo ok!

Vou tentar uma limpeza nos conectores para ver se sana o problema.

Lucio, aquela foto dos fios cortados não é minha, mas aproveitarei para ver esses sensores também. Estou acreditando que seja eles o problema, pois mecanicamente ele está engatando e desengatando normal, já testei isso.

Quanto a dica da RL manual eu agradeço também, mas não pretendo alterar o carro, pelo menos por enquanto. Não farei trilhas pesadas com o jimny.

Tive uma L200 outdoor que ficava com a luz piscando também e o conserto era apenas tirar o sensor que fica no diferencial dianteiro e colocar uma arroela nele, afastando um pouquinho. Então ingenuamente acreditei que talvez no jimny isso também pudesse ser meio comum.

Valeu moçada! Vou tentar resolver e depois posto aqui o resultado.

Fora este detalhe (que não chega a atrapalhar em nada) o carrinho é show!

Vermelho
09/05/2017, 13:31
O seu problema são os sensores de posição (os fiozinhos cortados que VC achou) custam R$250,00 em média (cada) no jimny tem 2... e é a primeira dor de cabeça da redução. Depois vai ser, não necessariamente nessa ordem, a tomada do motor de acionamento da tração, (acho que só vende o chicote completo) o próprio motor da tração (cerca de R$1200,00), depois as mangueiras do vácuo da roda livre (de R$200,00 a R$800,00 dependendo de onde for o problema), o solenóide do acionamento da roda livre (mais de R$600,00), a roda livre em si (R$900,00 cada uma) os botões de acionamento no painel (R$350,00) e a placa de circuito de controle da tração (não cotei preço).... São esses os problemas mais pertinentes e persistentes do sistema de tração do Jimny...
Quer a solução? Chama-se roda livre manual (R$550) e kit easy traction ... Easy Traction e Easy Lock - Solucao em tracao 4x4 (http://www.easytraction.com.br/) é um acionamento mecânico da tração através de alavanca de posição, chega de motorzinho ou fios e mangueiras rompendo e dando prejuízos... Instalei no meu Jimny e estou super satisfeito... Esse produto existia para troller e outras pick ups, e assim que soube que tinha para Jimny comprei. Faço trilhas pesadas com muita água e era comum em cada trilha dar um dos problemas citados.... Não sou vendedor nem ganho um centavo divulgando o easy traction, mas sei a dor de cabeça e decepção de sempre esperar qual vai ser o próximo problema da tração... E de quebra o kit tem uma posição de neutro!! Isso mesmo, com ele o Jimny pode ser rebocado ou puxado sem riscos de danos à caixa de marcha. Vale cada centavo dos cerca de R$2mil do kit....

Mas tu tens que instalar uma alavanca no carro? E tu colocou o easy traction e o easy lock? É tanto para a 4x4H e 4x4L? Ou a 4x4L continua sendo no botão?

Abs

MatheusMaia
03/06/2020, 18:13
Boa noite,
Tenho um jimny 2013 e ele travou na reduzida e as luzes no painel travaram então levei na autorizada, eles me informaram q era a parte elétrica e o interruptor do botão do 4x4. O orçamento deu 924,00 mas alguém sabe me informar se acha mais barato na internet e se é fácil de trocar???

Leo BA
04/06/2020, 20:56
Sugiro dar uma espiada nos fios que entram na t-case, junto à caixa de redução, podem estar partidos ou com mau contato.
Jamais soube do botão 4x4 dar defeito.
Depois posta o resultado.
Boa sorte!

rjmatheus
07/06/2020, 11:39
Boa noite,
Tenho um jimny 2013 e ele travou na reduzida e as luzes no painel travaram então levei na autorizada, eles me informaram q era a parte elétrica e o interruptor do botão do 4x4. O orçamento deu 924,00 mas alguém sabe me informar se acha mais barato na internet e se é fácil de trocar???

Ontem mesmo cotei em uma CCS a peça com os botões da 4x4 do Jimny (com os três botões) e está custando R$ 950 (só a peça sem mão de obra nem nada). Disponível por encomenda. Tem um video no youtube que ensina a trocar a lampada dos botões, mas serve para quem deseja trocar os botões. Só buscar "TUTORIAL - Troca da Lâmpada do Botñao 4x4 Jimny"

Queria aproveitar pra perguntar aos demais se vocês têm problemas com os comandos que acionam a tração. Os meus funcionam normalmente, mas vejo que estão "emperrados". Quando aperto eles não voltam para posição original e noto que cada vez tenho que apertar com mais força. Está na hora de substituir ou fica assim mesmo e seguirá funcionando?

abs

adryanmarcel
02/07/2020, 22:26
Boa noite pessoal! Comprei um Jimny 4all 2015, notei a que a noite fica piscando bem fraquinho as duas luzinhas do 4x4 ..... parece ser alguma forma de mau contato ..... alguem já teve esse problema?
Ele engata igual, porem quando desengatado fica piscando as duas luzinhas sem parar quase apagadas!

Leo BA
09/07/2020, 20:47
O seu problema são os sensores de posição (os fiozinhos cortados que VC achou) custam R$250,00 em média (cada) no jimny tem 2... e é a primeira dor de cabeça da redução. Depois vai ser, não necessariamente nessa ordem, a tomada do motor de acionamento da tração, (acho que só vende o chicote completo) o próprio motor da tração (cerca de R$1200,00), depois as mangueiras do vácuo da roda livre (de R$200,00 a R$800,00 dependendo de onde for o problema), o solenóide do acionamento da roda livre (mais de R$600,00), a roda livre em si (R$900,00 cada uma) os botões de acionamento no painel (R$350,00) e a placa de circuito de controle da tração (não cotei preço).... São esses os problemas mais pertinentes e persistentes do sistema de tração do Jimny...
Quer a solução? Chama-se roda livre manual (R$550) e kit easy traction ... Easy Traction e Easy Lock - Solucao em tracao manual 4x4 (http://www.easytraction.com.br/) é um acionamento mecânico da tração através de alavanca de posição, chega de motorzinho ou fios e mangueiras rompendo e dando prejuízos... Instalei no meu Jimny e estou super satisfeito... Esse produto existia para troller e outras pick ups, e assim que soube que tinha para Jimny comprei. Faço trilhas pesadas com muita água e era comum em cada trilha dar um dos problemas citados.... Não sou vendedor nem ganho um centavo divulgando o easy traction, mas sei a dor de cabeça e decepção de sempre esperar qual vai ser o próximo problema da tração... E de quebra o kit tem uma posição de neutro!! Isso mesmo, com ele o Jimny pode ser rebocado ou puxado sem riscos de danos à caixa de marcha. Vale cada centavo dos cerca de R$2mil do kit....

Prezado Lúcio;

Você definiu muito bem a sequência de defeitos desse sistema infeliz, que a SZK instalou nos carros de 3ª geração.
Meu carro é um 2012 japa, com 200.000 km.
Acabei de adquirir o kit da EasyTraction. Deve chegar em uma semana. As rodas livres, já uso AISIN adaptadas do antigo Samurai.

Como você já tem pelo menos quatro anos do seu post sobre o assunto, bem pode opinar sobre isso.

1- continua funcionando bem?
2- de onde sai a alimentação para o display que acompanha o kit, indicando as posições?
3- o que fazer com as luzes indicadoras, originais no painel?

Grato pelo feedback!

Abs