Conectar

Ver Versão Completa : Sujestões para um iniciante.

luisbarcellos
18/10/2013, 10:49
Ola a todos,

Eu sou de Brasília e adquiri recentemente um Willys 77 com mecânica original, estou pensando em trocar cambio e motor, já pensei em um AP + cambio do Chevette 5 marchas, mas me falaram para colocar o motor de opala 4cc + cambio do Chevette 4 marchas, gostaria da opinião de quem já tem experiência no assunto de qual relação custo benefício, lembrando que quase não utilizo mais meu carro de passeio, ando neste jeep todos os dias pois trabalho a 10 km de casa, também pretendo fazer umas trilhas leves, pois devo levar minha esposa e filha em todas.

435523

Willian Del Piero Rocha
18/10/2013, 11:35
luis, seu Jeep é motor OHC 4 cil. câmbio 4 marchas. Esse conjunto,se o motor estiver bom e bem acertado, não vejo o porque de trocar. Econômia ?! não sei se vai conseguir recuperar a grana gasta com a troca do motor e da caixa , mais a troca do documento. Trocar esse motor, só se estiver com problema ,sinceramente não vejo grande vantagem.

luisbarcellos
18/10/2013, 12:33
Willian, não fui muito preciso quanto a mecânica do meu jeep, pois bem, ele está com motor willys 6cc e cambio willys 3 marchas, estou querendo colocar ou um motor de opala 4cc ou AP, com cambio do chevette 4 ou 5 marchas, isto é o que estou pensando, mas como não tenho experiência, estou procurando algumas sugestões.

POPEYE MIT
18/10/2013, 12:39
Ola a todos,

Eu sou de Brasília e adquiri recentemente um Willys 77 com mecânica original, estou pensando em trocar cambio e motor, já pensei em um AP + cambio do Chevette 5 marchas, mas me falaram para colocar o motor de opala 4cc + cambio do Chevette 4 marchas, gostaria da opinião de quem já tem experiência no assunto de qual relação custo benefício, lembrando que quase não utilizo mais meu carro de passeio, ando neste jeep todos os dias pois trabalho a 10 km de casa, também pretendo fazer umas trilhas leves, pois devo levar minha esposa e filha em todas.

435523
eu também nao trocaria o motor e nem a caixa. Se é quer usa-lo para o trabalho e passeios leves, eu manteria a mesma relação 44x9 e com pneu no maximo 31"

calhiandro
18/10/2013, 13:40
Parabéns pela viatura amigo, quanto custou$$$$$???. Olha antes de fazer a mudança pense na documentação, que é uma dor de cabeça legalizá-lo.

Esta show a viatura boa sorte e sucesso na empreitada.

GBarros
18/10/2013, 15:15
Parabéns pela viatura amigo, quanto custou$$$$$???. Olha antes de fazer a mudança pense na documentação, que é uma dor de cabeça legalizá-lo.
Esta show a viatura boa sorte e sucesso na empreitada.

Legalizar é realmente muito importante. Ainda mais aqui em Brasilia, pois tudo é motivo de multa e guincho. Caro Luis, se rodar só de vez em quando na viatura, e o conjunto motor+cambio não estiver dando problema, não mexa com isso. A mudança pra GM 4cc+ caixa chevette ajuda no desenvolvimento do jeep, mas sai um pouquinho caro mexer, sem contar que o detran daqui da nossa cidade é chato pra burro na mudança de motor. Se for tirar um 6cc, coloque outro 6cc, pois se for querer colocar um 6cc no futuro, e tiver um 4cc no jeep, a legislação não permitirá, pois constará como alteração de cilindrada. Se o meu estivesse rodando, poderia vir ver como fica o jeep com este conjunto, pois tenho ele na minha viatura. Se precisar, só chamar.

Viniciusaol
18/10/2013, 15:21
Na minha modesta opinião, concordando com o pessoal, tem que avaliar o custo benefício... se o motor e a caixa estão em boas condições vai rodando e ajustando pra você ver se compensa trocar. No meu jiponga tenho o Bf161 6cc e caixa 3 marchas originais e tá muito legal depois de alguns ajustes que um bom mecânico pode fazer. Sua viatura tá em bom estado (pela Foto) então vai curtindo e mexendo de acordo com sua necessidade.
abç

moocashow
18/10/2013, 17:11
eu também nao trocaria o motor e nem a caixa. Se é quer usa-lo para o trabalho e passeios leves, eu manteria a mesma relação 44x9 e com pneu no maximo 31"

Popeye camarada,

Me permite fazer 2 perguntas de leigo?

1 - a relação que citou é a quem já vem originalmente?

2 - Qual o ganho do pneu no máximo 31"?

Grato,

Willian Del Piero Rocha
18/10/2013, 19:05
Luis, só para ser chato, se o seu jeep é 6 cil(bf 161) e 3 marchas, ele não é original ou não é 77. O jeep à partir de outubro de 75 passou a usar o motor OHC 4 cil e câmbio 4 marchas. Como eu já falei e a galera toda também, se está funcionando bem, não troque.

ortiz
18/10/2013, 19:13
Eu tenho BF com cambio 5 marchas chevette. Ja tive com 4 e 3 marchas originais. A diferença do cambio é enorme (para melhor), e logico o desempenho tb.
Caso seu BF esteja bom, (como o meu está) vale a pena trocar so o cambio, mas antes tem outras coisas mais importantes....... freio e direção principalmente.
lembrando que nao fica barata a brincadeira....... caixa seca bf x chevette (400,00), flange chevete x reduzida jeep (400,00), cambio do chevette (200,00), cardans (alongar e diminuir 250,00) e mao de obra (refurar chassi para realocar a travessa do cambio, adaptar suporte do cambio chevete com coxim, adapatar embreagem e outras coisinhas......o valor vai depender do seu mecanico/regiao).......

POPEYE MIT
18/10/2013, 22:38
Popeye camarada,

Me permite fazer 2 perguntas de leigo?

1 - a relação que citou é a quem já vem originalmente?

2 - Qual o ganho do pneu no máximo 31"?

Grato,
relações :Se nao me engano , a partir de 67 os Jeeps CJ5 e cj6 vieram com relação 44x9

O 31" teoricamente seria um tamanho maximo que vc poderia por no CJ, sem ter de mexer em quase nada do seu Jeep, sem força-lo muito, aproveitando a boa relaçao existente, sem ficar xoxo.

moocashow
19/10/2013, 12:49
relações :Se nao me engano , a partir de 67 os Jeeps CJ5 e cj6 vieram com relação 44x9

O 31" teoricamente seria um tamanho maximo que vc poderia por no CJ, sem ter de mexer em quase nada do seu Jeep, sem força-lo muito, aproveitando a boa relaçao existente, sem ficar xoxo.

Obrigado pela informação.

Vou ler mais sobre o assunto pra ir pro 31" por enquanto.

luisbarcellos
27/10/2013, 19:54
Agradeço a todos pelas dicas.