PDA

Ver Versão Completa : Cabeçote da SW foi pro saco! Qual utilizar?



Jonnhy Bravo
17/10/2013, 13:56
Amigos,

Adiantando-se para receber a pancada, liguei para o João (Sollo 4WD) para saber se já tinha uma resposta sobre o cabeçote, se havia trincas ou não.

Como esperado, diante das fervuras e mau trato que a Toy sofria, o cabeçote está condenado!

Perguntei para o João qual ele recomendaria. Segundo ele, uma vez pegou na América um cabeçote muito bom de marca NAKAMOTO.

Liguei na Ferraço e não tem. Eu farei a cotação com a Ferraço e ele com a América!

Segundo o Anderson (Ferraço) ele só tem SHAREK.

Não conheço nenhum: nem sharek e nem nakamoto.

A questão é: Qual presta? Ou qual melhor? Ou qual menos pior?

Segundo o Anderson, comentei com ele que o Dorderf havia pegado numa ocasião com ele um cabeçote. Ele me informou que o vendido foi o SHAREK e o Dorderf me diz que o cabeçote é muito bom.

Dorderf: Lembra se é mesmo esta marca do cabeçote que você comprou?

Obrigado aos amigos!

Renato Camargo
17/10/2013, 14:09
Cara você já vai gastar uma grana fazendo o motor, gaste um pouco mais e vá de original.

toyotero sr5
17/10/2013, 14:36
jonnhy bravo

Quando troquei o cabeçote da minha sw4 comprei esse da marca nakamoto estou rodando 2 anos sem problemas na ocasião troquei o radiador e valvula termostatica (original). Paguei na epoca acho que r$ 600,00 valeu abraço

dorderf
17/10/2013, 14:52
Jonnhy, era esse Sharek mesmo, mas até hj tô esperando a Fiona! kkkkkkk

Fiz o motor já faz 1 ano e é só filé! Se é primeira linha japonesa, pra mim vale a pena pôr paralelo! O original na época custava uns 4 mil e eu tava no limite da grana!

Hj eu continuaria colocando paralelo!

Jonnhy Bravo
17/10/2013, 15:19
jonnhy bravo

Quando troquei o cabeçote da minha sw4 comprei esse da marca nakamoto estou rodando 2 anos sem problemas na ocasião troquei o radiador e valvula termostatica (original). Paguei na epoca acho que r$ 600,00 valeu abraço

R$ 600,00 no que? No radiador e válvula, correto?

Se foi no cabeçote, encomende uns 700 aí pra mim! hahahahahah

Onde você comprou?


era esse Sharek mesmo

Dorderf,

ERA ou é?

dorderf
17/10/2013, 15:24
É. Quando colocasse o nome eu lembrei na hora!

dorderf
17/10/2013, 15:27
Com o uso de nossos sensores de água não vejo necessidade de colocar um cabeçote 4x mais caro que um paralelo. É só toda semana olhar se a água tá baixando!

E detalhe, como meu radiador tava imundo, depois que fiz o motor a temperatura da água chegou nos 100ºC! E a mesma começou a vazar pela tampa. Mas até hj o cabeçote mostrou que segurou essa temperatura na boa!

Jonnhy Bravo
17/10/2013, 16:40
Dorderf,

Quando fez o motor da sua, sua turbina tinha ido pro saco também?

Segundo o meca, que ele já desmontou, a turbina internamente tá tudo F%$*&4! O antigo "propriotário" era tão lazarento que tinha TERRA dentro das pás!

O meca falou que uma vez tinha conseguido um importador que tinha todos os reparos dela e vendia baratinho.. cerca de R$ 400,00 tudo completo! Todo o interior da turba! Ou seja: TURBINA NOVA por R$ 400,00. Entretanto, como ele falou que era raro trocar isso, ele perdeu o contato... na verdade indicou para a Turbo Anhanguera aqui de SP.

Diz ele que vai levar ela lá agora para verificar e possivelmente retificar.

Acha que vale a pena retificar ou colocar uma Garret, uma KKK, uma variável como tem as Holset, enfim, qualquer uma, mas nova??

dorderf
17/10/2013, 16:43
Dorderf,

Quando fez o motor da sua, sua turbina tinha ido pro saco também?

Segundo o meca, que ele já desmontou, a turbina internamente tá tudo F%$*&4! O antigo "propriotário" era tão lazarento que tinha TERRA dentro das pás!

O meca falou que uma vez tinha conseguido um importador que tinha todos os reparos dela e vendia baratinho.. cerca de R$ 400,00 tudo completo! Todo o interior da turba! Ou seja: TURBINA NOVA por R$ 400,00. Entretanto, como ele falou que era raro trocar isso, ele perdeu o contato... na verdade indicou para a Turbo Anhanguera aqui de SP.

Diz ele que vai levar ela lá agora para verificar e possivelmente retificar.

Acha que vale a pena retificar ou colocar uma Garret, uma KKK, uma variável como tem as Holset, enfim, qualquer uma, mas nova??

Jonnhy, tava ferrada sim. E tinnha uma meleca misturada com terra fila da mãe! Eu mandei arrumar e tá ótima até hj. Eu mandaria para uma empresa especializada. Prefiro uma original reparada que uma paralela que ninguém conhece (já falei bastante isso aqui no fórum). Só arriscaria uma paralela se a minha não tivesse mais jeito nenhum!

Parece que o antigo dono do teu carro foi o antigo dono do meu tb! Problemas idênticos!

Jonnhy Bravo
17/10/2013, 16:47
Jonnhy, tava ferrada sim. E tinnha uma meleca misturada com terra fila da mãe! Eu mandei arrumar e tá ótima até hj. Eu mandaria para uma empresa especializada. Prefiro uma original reparada que uma paralela que ninguém conhece (já falei bastante isso aqui no fórum). Só arriscaria uma paralela se a minha não tivesse mais jeito nenhum!

Parece que o antigo dono do teu carro foi o antigo dono do meu tb! Problemas idênticos!

Nem me fale... bicho lazarento, cara... Porque acham que é uma toyota e tem fama de inquebrável pode fazer o que quiser...

Vou deixar na mão do meca pra decidir! Se ele falar que retífica é a melhor coisa, assim farei!

dorderf
17/10/2013, 17:06
Bom é pôr uma original! Mas custa SÓ 9 balas!

F. Oliveira
17/10/2013, 22:33
Nada que o eike johnny não suporte...heheheheheh

toyotero sr5
17/10/2013, 23:08
R$ 600,00 no que? No radiador e válvula, correto?

Se foi no cabeçote, encomende uns 700 aí pra mim! hahahahahah

Onde você comprou?



Dorderf,

ERA ou é?

Jonnhy bravo

Cara me desculpa olhei errado aqui na nota 600,00 pratas foi o jogo de juntas ahahahah :screwy: O valor do cabeçote foi de R$ 1,300,00 , o radiador R$ 900,00 e a valvula original 250,00 com frete. O cabeçote foi comprado na catarina auto peças bairro estreito em florianópolis. valeu cara abraço

Glaicon
18/10/2013, 06:34
Tirem essa mensagem de reparar turbina, senão o Guilherme chega daqui à pouco e vai dar tapa pra tudo que é lado!
Não vai sobrar orelha pra contar a história!:mrgreen:

Clandio
18/10/2013, 07:33
Tirem essa mensagem de reparar turbina, senão o Guilherme chega daqui à pouco e vai dar tapa pra tudo que é lado!
Não vai sobrar orelha pra contar a história!:mrgreen:


Pensei a mesma coisa.

Jonnhy Bravo
18/10/2013, 11:14
Amigos,

Fuçando mais um pouco, obtive agora uma nova informação de um vendedor do MERCADO LIVRE, ao qual liguei e conversei, e disse que o fabricante original põe a peça no mercado como sendo original com a marca TOYO DIESEL.

Sabem dizer se procede?

Se proceder, achei o cabeçote ORIGINAL do 1KZT por R$ 1890,00 contra R$ 1500 do SHAREK!

Neste caso, inviável investir no genérico e não no original!

O que vocês têm a me informar?

guilhermeabreu
18/10/2013, 12:39
Tirem essa mensagem de reparar turbina, senão o Guilherme chega daqui à pouco e vai dar tapa pra tudo que é lado!
Não vai sobrar orelha pra contar a história!:mrgreen:




kkkkkkkkkkkkkkkkkrsrsrsrsrsrsrsrsrsrssrrsHAHAHAHAH AHAHAHAHAHAHAHA ESTOU COM A BARRIGA DOENDO DE TANTO RIR .

Estou aqui fazendo um equeno descanso do meu plantão que chegeui hoje as 10hs e vou almoçar e ir para Paraty-Rj para a comemoração com minha turma da faculdade de 35 anos de formado e vejo esta PEROLA antes de viajar .

Por este momento que me espera ía bater devagar , COM TODO O RESPEITO AO DORDERF que retificou a dele , MAS COMO ELE DIZ A DELE FOI O RECONDICIONAMENTO DA TURBINA ORIGINAL NUMA OFICINA ESPECIALIZADA , aí pode mudar sim , PQ NA MINHA EXPERIÊNCIA , " NÃO VOU REPETIR TUDO DE NOVO , ainda mais para o JONNHY BRAVO olha só o nome do HOMI .

Mas Jonnhy , falando sério ficaria balançado em RECONDICIONAR UMA TURBINA pois este ato me fez perder o motor da BONEQUINHA da última vez .

Qto ao cabeçote ORIGINAL por este preço NÃO ACREDITO que seja ORIGINAL , qdo fiz o motor da BONEUINHA comprei um cabeçote na AMÉRICA por R$1.200,00 e não me lembra a marca , mas estas citadas acima já foi comprobvada quye é boa marca pelos amigos aqui .

Mas se realmente for original este de R$1.890,00 compraria ele , MAS COMO DISSE , NÃO ACREDITO QUE SEJA ORIGINAL É CONVERSA DE VENDEDOR , ele quase consegue pegar mais 300 pratas sua com esta conversa .

dorderf
18/10/2013, 13:05
Concordo com o Dr. Guilherme quanto ao cabeçote. Esse bicho tem o seguinte número de peça:

11101-69126





Entrei no site Amayama e ele está por 1075,00 dólares, se vc somar frete e o escambal, chega no preço oferecido pela Ferraço (com o lucro deles).

Esqueça essa história. original é original e só acredito se tiver numa embalagem TOYOTA lacrada!

Quanto á turbina, pega aí 9 mil e compra uma original zerada! kkkkkkkkkk

Como já disse, prefiro uma original com peças paralelas (recondicionada) que uma 100% paralela.

Jonnhy Bravo
18/10/2013, 14:33
Concordo com o Dr. Guilherme quanto ao cabeçote. Esse bicho tem o seguinte número de peça:

11101-69126





Entrei no site Amayama e ele está por 1075,00 dólares, se vc somar frete e o escambal, chega no preço oferecido pela Ferraço (com o lucro deles).

Esqueça essa história. original é original e só acredito se tiver numa embalagem TOYOTA lacrada!

Quanto á turbina, pega aí 9 mil e compra uma original zerada! kkkkkkkkkk

Como já disse, prefiro uma original com peças paralelas (recondicionada) que uma 100% paralela.

Dorderf,

To caçando informação brow, posso te antecipar que tá bem f()d4! Cada vendedor fala uma coisa!

O que achei de melhor agora foi um vendedor que me apresentou uma nova marca: MANDO (Mando Machinery - Peças para reposição, Mando é a solução - Autopeças (http://www.mando.com.br))

Diz ser o maior importador de cabeçotes do Brasil, inclusive fabricação própria e é "coleano".

O que me interessou: 10 meses de garantia! TODOS OS OUTROS ME DERAM 3 meses!

E ai.. e esse MANDO... já ouviram falar?

dorderf
18/10/2013, 15:31
nunca ouvi falar, mas tb nunca ouvi falar de nenhuma marca (a não ser NAKAMOTO).

Pela garantia eu ia nesse aí!

Jonnhy Bravo
18/10/2013, 16:42
nunca ouvi falar, mas tb nunca ouvi falar de nenhuma marca (a não ser NAKAMOTO).

Pela garantia eu ia nesse aí!

Exatamente!

Porém, esse mesmo camarada falou que NAKAMOTO nunca fabricou cabeçote. Que há muito ele vende cabeçote e nunca ouviu esta informação.

dorderf
18/10/2013, 17:20
Exatamente!

Porém, esse mesmo camarada falou que NAKAMOTO nunca fabricou cabeçote. Que há muito ele vende cabeçote e nunca ouviu esta informação.

Que bom então que meu cabeçote não é nakamoto, pois seria falso! Agora se ligue que esse povo pra vender fala tudo, até o que não sabe!

Mas não duvido que seja verdade!

Jonnhy Bravo
18/10/2013, 19:13
Que bom então que meu cabeçote não é nakamoto, pois seria falso! Agora se ligue que esse povo pra vender fala tudo, até o que não sabe!

Mas não duvido que seja verdade!

Bom....

Acho que vou acabar partindo pro dele também, pois 10 meses de garantia não foram todos que deram!

Detalhe: GARANTIA DELE VAI COBRIR CABEÇOTE E MÃO DE OBRA SE VIR A DAR PAU!

Achei beeeeeem interessante!

guilhermeabreu
20/10/2013, 19:40
Dorderf,

To caçando informação brow, posso te antecipar que tá bem f()d4! Cada vendedor fala uma coisa!

O que achei de melhor agora foi um vendedor que me apresentou uma nova marca: MANDO (Mando Machinery - Peças para reposição, Mando é a solução - Autopeças (http://www.mando.com.br))

Diz ser o maior importador de cabeçotes do Brasil, inclusive fabricação própria e é "coleano".

O que me interessou: 10 meses de garantia! TODOS OS OUTROS ME DERAM 3 meses!

E ai.. e esse MANDO... já ouviram falar?



JONNHY

Como falei não lembrava da marca do cabeçote que comprei pra BONEQUYINHA e agora vc colocando o nome MANDO , lembrei , foi este que comprei pra BONEQUINHA ano passado , mas eu vendí a bonequinha pro DIEGO e após 10 meses com ela ele vendeu a BONEQUINHA e 15 dias após o novo dono comprar e não ter rodado nem 500km om ela , ela bateu o motor de novo , ficou sendo falado este assunto aqui e o novo dono pediu para não falar mais no assunto para ele ver o que resolvia com o DIEGO e não sei mais o que houve , o pq dela ter batido o motor , pode ter sido o cabeçote MANDO , sei lá , não tivemos mais notícias do que aconteceu no motor da BONEQUINHA .

Acho melhor vc comprar este cabeçote que o DODERF comprou pra dele que já esta aprovado por ele .

Engels Kbça
15/11/2013, 18:30
Galera

Depois de 324 mil km bem rodados, chegou minha vez de trocar o cabeçote da "Pretinha". Encontrei um da Marca AMC (Espanhol) com dois anos de garantia por R$4.290 dilmas. Alguém conhece ?
Cabeçote Hilux 3.0 1kzte E 1kzt - Novo - R$ 4.290,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-514027056-cabecote-hilux-30-1kzte-e-1kzt-novo-_JM)

Engels

dpab
15/11/2013, 19:11
Engels,
Não tenho referências dessa marca, mas sei que a Império Auto Peças, de Santo André-SP, a comercializa.
Faça uma cotação com eles pq estou achando esse preço muito salgado.
O site deles é Império Autopeças especializada em Pickups, Vans, Utilitarios, SUVs (http://www.imperioautopecas.com.br)
Um abraço, Delfim

Clandio
15/11/2013, 21:05
Engels,
Não tenho referências dessa marca, mas sei que a Império Auto Peças, de Santo André-SP, a comercializa.
Faça uma cotação com eles pq estou achando esse preço muito salgado.
O site deles é Império Autopeças especializada em Pickups, Vans, Utilitarios, SUVs (http://www.imperioautopecas.com.br)
Um abraço, Delfim


Não lembro exatamente onde, mas li numa pagina de um fórum americano que esta marca fabricava cabeçotes de altíssima qualidade, sendo inclusive mais recomendado que o original. Segundo eles esta empresa espanhola (AMC) utiliza matéria prima "pura" (não usa material reciclável), residindo aí uma das variáveis de qualidade do produto.

Lembro que me chamou muito a atenção por preferir este cabeçote (AMC) ao original Toyota.

Vejam bem. Isso estava no fórum gringo. Se realmente é melhor ou não, carece de mais investigação.

Abraços

Clandio

dorderf
15/11/2013, 21:53
Engels, por esse preço tu não compra um original não? Rapaz, paguei num paralelo mil e uns quebrados e felizmente tá bom até hj.

Mas essas informações do Clandio são bem interessantes!

F. Oliveira
16/11/2013, 00:09
Engels soube aproveitar bem essa máquina dele...tomara que ele a retribua com um belíssimo cabeçote e volte a andar com a viatura logo.

Mantiqueira
16/11/2013, 00:46
Galera

Depois de 324 mil km bem rodados, chegou minha vez de trocar o cabeçote da "Pretinha". Encontrei um da Marca AMC (Espanhol) com dois anos de garantia por R$4.290 dilmas. Alguém conhece ?
Cabeçote Hilux 3.0 1kzte E 1kzt - Novo - R$ 4.290,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-514027056-cabecote-hilux-30-1kzte-e-1kzt-novo-_JM)

Engels
Amigo, usei esse AMC na minha antiga L 200. É bom pode confiar:concordo:. Apenas pesquise mais pois o preço tá salgado.

Glaicon
16/11/2013, 08:45
Galera

Depois de 324 mil km bem rodados, chegou minha vez de trocar o cabeçote da "Pretinha". Encontrei um da Marca AMC (Espanhol) com dois anos de garantia por R$4.290 dilmas. Alguém conhece ?
Cabeçote Hilux 3.0 1kzte E 1kzt - Novo - R$ 4.290,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-514027056-cabecote-hilux-30-1kzte-e-1kzt-novo-_JM)

Engels
Lamento pelo fato de necessitar trocar o cabeçote.
Todavia, fico feliz ao mesmo tempo, ao ver o motor chegar nessa Km.
Vida longa aos 1KZT´s!:palmas:

Engels Kbça
16/11/2013, 09:08
Engels,
Não tenho referências dessa marca, mas sei que a Império Auto Peças, de Santo André-SP, a comercializa.
Faça uma cotação com eles pq estou achando esse preço muito salgado.
O site deles é Império Autopeças especializada em Pickups, Vans, Utilitarios, SUVs (http://www.imperioautopecas.com.br)
Um abraço, Delfim

Newton

Pesquisei na Império, o cabeçote deles é MANDO, caí fora.

Engels Kbça
16/11/2013, 09:20
Amigo, usei esse AMC na minha antiga L 200. É bom pode confiar:concordo:. Apenas pesquise mais pois o preço tá salgado.

Encontrei esse no ML, perguntei qual o fabricante e eles informaram que é AMC, bem mais em conta, mais achei estranho a diferença de preço (R$1780,00) e garantia (3 meses) 11101-69128 Cabecote Hilux 3.0 Motor 1kzt / 1kzte - R$ 1.780,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-518850952-11101-69128-cabecote-hilux-30-motor-1kzt-1kzte-_JM) será isso mesmo?

Engels

Engels Kbça
16/11/2013, 09:25
Não lembro exatamente onde, mas li numa pagina de um fórum americano que esta marca fabricava cabeçotes de altíssima qualidade, sendo inclusive mais recomendado que o original. Segundo eles esta empresa espanhola (AMC) utiliza matéria prima "pura" (não usa material reciclável), residindo aí uma das variáveis de qualidade do produto.

Lembro que me chamou muito a atenção por preferir este cabeçote (AMC) ao original Toyota.




Vejam bem. Isso estava no fórum gringo. Se realmente é melhor ou não, carece de mais investigação.

Abraços

Clandio

Obrigado pela informação Clandio, vou comprar esse AMC, encontrei no ML por 1.780 dilmas, mas mesmo aquele de 4.290 dilmas seria uma boa opção ao original, na Ferraço está custando 6.400 (1KZT) e 5.162 (1KZTE), e eles só tem do 1KZT. Alguém sabe a diferença entre eles?

Engels

Engels Kbça
16/11/2013, 09:34
Encontrei dois cabeçotes AMC, um custando 1.780 com três meses de garantia e outro custando 4.290 (pagando a vista 10% desconto) com dois ANOS de garantia, como a diferença ser tão grande, no mesmo produto??

Engels

Mantiqueira
16/11/2013, 10:36
Encontrei dois cabeçotes AMC, um custando 1.780 com três meses de garantia e outro custando 4.290 (pagando a vista 10% desconto) com dois ANOS de garantia, como a diferença ser tão grande, no mesmo produto??

Engels
Cara, qdo eu fiz o motor da minha L 200 esse cabeçote custou em torno de R$ 1.600 mais ou menos. Ele não era caro não, custava um pouco mais caro que o Mando.

Clandio
16/11/2013, 11:23
Encontrei dois cabeçotes AMC, um custando 1.780 com três meses de garantia e outro custando 4.290 (pagando a vista 10% desconto) com dois ANOS de garantia, como a diferença ser tão grande, no mesmo produto??

Engels


Engels

Se não me engano, no tal fórum gringo que falei, eles diziam que vem em alto relevo as iniciais "AMC" na parte externa do cabeçote.

Dá uma olhada nesse link Como diferenciar uma cabeça original AMC de uma cabeça de baixa qualidade - www.autoaftermarketnews.com (http://www.autoaftermarketnews.com/artigo.php?id=2846&artcat=16) . Aí tem algumas características pra saber se é original AMC ou não. Nemarca nesse link também fala sobre a marca no cabeçote, além da embalagem.

verifica essas características com o vendedor.

Engels Kbça
16/11/2013, 11:33
Engels

Se não me engano, no tal fórum gringo que falei, eles diziam que vem em alto relevo as iniciais "AMC" na parte externa do cabeçote.

Dá uma olhada nesse link Como diferenciar uma cabeça original AMC de uma cabeça de baixa qualidade - www.autoaftermarketnews.com (http://www.autoaftermarketnews.com/artigo.php?id=2846&artcat=16) . Aí tem algumas características pra saber se é original AMC ou não. Nemarca nesse link também fala sobre a marca no cabeçote, além da embalagem.

verifica essas características com o vendedor.

Preciosas informações Clandio, vou pedir fotos do cabeçote ao vendedor. Muito obrigado !! :concordo:

Engels

Engels Kbça
16/11/2013, 11:59
Engels

Se não me engano, no tal fórum gringo que falei, eles diziam que vem em alto relevo as iniciais "AMC" na parte externa do cabeçote.

Dá uma olhada nesse link Como diferenciar uma cabeça original AMC de uma cabeça de baixa qualidade - www.autoaftermarketnews.com (http://www.autoaftermarketnews.com/artigo.php?id=2846&artcat=16) . Aí tem algumas características pra saber se é original AMC ou não. Nemarca nesse link também fala sobre a marca no cabeçote, além da embalagem.

verifica essas características com o vendedor.

Clandio

Olhando as fotos lá no ML, o cabeçote mais caro tem a logomarca da AMC, em alto relevo, já o outro nem parece que é do 1KZT. Uma opção seria comprar pelo mercado pago e se não for AMC original devolver.

Clandio
16/11/2013, 15:15
Clandio

Olhando as fotos lá no ML, o cabeçote mais caro tem a logomarca da AMC, em alto relevo, já o outro nem parece que é do 1KZT. Uma opção seria comprar pelo mercado pago e se não for AMC original devolver.

Pra falar a verdade nunca comprei nada no ML. Não saberia te dizer sobre essa "garantia de devolução". Se tens experiência nisso e da pra fazer o negócio, beleza.

Vamos ver se mais alguém dá uma contribuição.

Mantiqueira
16/11/2013, 23:19
É verdade. O cabeçote vem com AMC em alto relevo, no caso da L200 dava pra ver mesmo com cabeçote já no motor montado.

Engels Kbça
18/11/2013, 17:45
Newton

Pesquisei na Império, o cabeçote deles é MANDO, caí fora.

Desculpe. Essa mensagem era para o Delfim, obrigado Delfim pela informação.

Engels

Engels Kbça
01/12/2013, 20:19
Engels

Se não me engano, no tal fórum gringo que falei, eles diziam que vem em alto relevo as iniciais "AMC" na parte externa do cabeçote.

Dá uma olhada nesse link Como diferenciar uma cabeça original AMC de uma cabeça de baixa qualidade - www.autoaftermarketnews.com (http://www.autoaftermarketnews.com/artigo.php?id=2846&artcat=16) . Aí tem algumas características pra saber se é original AMC ou não. Nemarca nesse link também fala sobre a marca no cabeçote, além da embalagem.

verifica essas características com o vendedor.

Clandio

Comprei o cabeçote AMC, veio igualzinho ao video que vc mandou. olha as fotos.

Valeu pela informação
441554441555441556441557441558441559441560

dorderf
01/12/2013, 21:00
Clandio

Comprei o cabeçote AMC, veio igualzinho ao video que vc mandou. olha as fotos.

Valeu pela informação
441554441555441556441557441558441559441560

Lindo!

Começo a achar interessante a troca PREVENTIVA do cabeçote...

Clandio
02/12/2013, 06:25
Clandio

Comprei o cabeçote AMC, veio igualzinho ao video que vc mandou. olha as fotos.

Valeu pela informação
441554441555441556441557441558441559441560


Beleza Engels.

Fico feliz que tenha conseguido. Faça o serviço em oficina de qualidade, revisa o sistema de arrefecimento criteriosamente, instala um sensor de temperatura com alarme sonoro e esquece.

Como falei antes, pelos relatos que li, esse é melhor que o original.

Abraços.

Clandio

Newton Guerra
02/12/2013, 17:50
Que beleza de bloco, Engels! Pelo que te conheço tenho certeza que a SW4 vai ficar novinha.

Abração

Engels Kbça
02/12/2013, 22:21
Lindo!

Começo a achar interessante a troca PREVENTIVA do cabeçote...

DORDERF

A troca será preventiva mesmo, ainda estou andando com o cabeçote original. Durante esses longos anos que usei o carro, nunca foi necessário completar o nível da água, numa viagem que fiz para o sertão da Bahia o marcador deu uma ligeira subida ficando um pouco acima do meio, quando verifiquei o nível foi necessário colocar 1,5/L de água, agora tenho que ficar sempre olhando e completando o nível.Já troquei o radiador e as mangueiras, agora vou trocar cabeçote, bomba d'agua e válvula termostática, assim que receber todas as peças.

Engels Kbça
02/12/2013, 22:26
Beleza Engels.

Fico feliz que tenha conseguido. Faça o serviço em oficina de qualidade, revisa o sistema de arrefecimento criteriosamente, instala um sensor de temperatura com alarme sonoro e esquece.

Como falei antes, pelos relatos que li, esse é melhor que o original.



Abraços.

Clandio

Clandio

Aqui tem uma oficina com mecânicos que foram da autorizada, além de um peruano muito bom em Toyotas, que tem uma retífica, quanto ao sensor vou instalar junto com o cabeçote novo.

Abs.
Engels

Engels Kbça
02/12/2013, 22:28
Que beleza de bloco, Engels! Pelo que te conheço tenho certeza que a SW4 vai ficar novinha.

Abração

Newton

O cabeçote é muito bem acabado, pode ver até pelas fotos, a "Pretinha" vai ficar pronta para ir a Ushuaia de novo.

Abs.
Engels

dpab
03/12/2013, 13:45
Engels,
Onde vc comprou e que preço pagou?
Por favor, me passa o contato pq acho que vou precisar.
Um abraço, Delfim

Engels Kbça
03/12/2013, 14:21
Engels,
Onde vc comprou e que preço pagou?
Por favor, me passa o contato pq acho que vou precisar.
Um abraço, Delfim

Delfim

Comprei na MSR MANZONI wmanzoni@msn.com, em Campinas-SP, paguei R$3.861,00, a vista (R$4.290-10%) Telefone:(19) 3276-7506. Contato William Manzoni

Engels

Subject: RE:

guilhermeabreu
03/12/2013, 18:22
ENGELS

Vc não quis arriscar aquele do ML por R$1850,00 por achar que é falsificado ou recondicionado ????

Engels Kbça
03/12/2013, 22:40
ENGELS

Vc não quis arriscar aquele do ML por R$1850,00 por achar que é falsificado ou recondicionado ????

Delfim

Eu até arrisquei, comprei no ML, na JP Import, de Chapecó-SC, alguém perguntou a marca e responderam que era AMC, perguntei se era o AMC espanhol, responderam que sim, comprei e quando recebí era um Xing Ling que nem marca tinha, mau acabado, cheio e restos de usinagem dentro, devolvi no dia seguinte, esse AMC que comprei tem dois anos de garantia.

Abs.
Engels

guilhermeabreu
10/03/2014, 13:30
AMIGOS

Tenho um amigo aqui em Campos que tem uma SW4 98 1KZT e esta sumindo muito pouca água do radiador e como ele é muito exigente , não esta querendo ficar com o carro assim e quer comprar um cabeçote AMC e ele achou num distribuidor em Chapecó-SC a IMPAVE Distribuidora de auto peças , Rua Fernando Machado 1522-D Centro , o cabeçote AMC para o motor 1KZT pelo preço de R$2850,00 , mas ele gostaria de ter a certeza que este cabeçote é o ORIGINAL AMC como tem nas fotos que o ENGELS KBÇA colocou aqui .

Então peço a algum amigo daqui do forum que more em Chapecó-SC que possa dar uma ida lá na loja para confirmar a veracidade desta boa notícia tanto na peça qto no preço .

Grato desde já .

Vou colocar o endereço desta loja lá no alto desta página para facilitar a procura de outras peças se por ventura alguem precisar .

Abraço a todos

Engels Kbça
12/03/2014, 08:05
Delfim

Eu até arrisquei, comprei no ML, na JP Import, de Chapecó-SC, alguém perguntou a marca e responderam que era AMC, perguntei se era o AMC espanhol, responderam que sim, comprei e quando recebí era um Xing Ling que nem marca tinha, mau acabado, cheio e restos de usinagem dentro, devolvi no dia seguinte, esse AMC que comprei tem dois anos de garantia.

Abs.
Engels

Desculpe a resposta seria para Guilherme Abreu.

guilhermeabreu
12/03/2014, 22:46
CARO AMIGO ENGELS


Então , havia lido as suas respostas , mas este amigo achou na IMPAVE tb de Chapecó , por causa do seu relato é que pedi ajuda de alguem de Chapecó para dar uma conferida na IMPAVE para verificar se o cabeçote AMC deles é o autêntico ESPANHOL e ninguem se manifestou até agora . Ele esta com medo de comprar e passar pelo mesmo dissabor que vc passou .

Abraço

Engels Kbça
13/03/2014, 02:45
CARO AMIGO ENGELS


Então , havia lido as suas respostas , mas este amigo achou na IMPAVE tb de Chapecó , por causa do seu relato é que pedi ajuda de alguem de Chapecó para dar uma conferida na IMPAVE para verificar se o cabeçote AMC deles é o autêntico ESPANHOL e ninguem se manifestou até agora . Ele esta com medo de comprar e passar pelo mesmo dissabor que vc passou .

Abraço

Guilherme
Pede para enviar fotos do cabeçote.

Engels

Julmaro
19/03/2014, 16:46
455431455431

455432

Engels, seguem algumas fotos conforme solicitado. Sds!

Julmaro
19/03/2014, 18:40
455448455449455452

Julmaro
19/03/2014, 18:44
455454455455

Glaicon
20/03/2014, 06:46
Amigos,

Adiantando-se para receber a pancada, liguei para o João (Sollo 4WD) para saber se já tinha uma resposta sobre o cabeçote, se havia trincas ou não.

Como esperado, diante das fervuras e mau trato que a Toy sofria, o cabeçote está condenado!

Perguntei para o João qual ele recomendaria. Segundo ele, uma vez pegou na América um cabeçote muito bom de marca NAKAMOTO.

Liguei na Ferraço e não tem. Eu farei a cotação com a Ferraço e ele com a América!

Segundo o Anderson (Ferraço) ele só tem SHAREK.

Não conheço nenhum: nem sharek e nem nakamoto.

A questão é: Qual presta? Ou qual melhor? Ou qual menos pior?

Segundo o Anderson, comentei com ele que o Dorderf havia pegado numa ocasião com ele um cabeçote. Ele me informou que o vendido foi o SHAREK e o Dorderf me diz que o cabeçote é muito bom.

Dorderf: Lembra se é mesmo esta marca do cabeçote que você comprou?

Obrigado aos amigos!
Jonnhy, já estamos quase acabando o mês de março.
Afinal, tua viatura está andando ou continua pendendo de alguns reparos, elevações, alongamentos, alinhamento, retífica, brunimento, desmontagem, remontagem ou abastecimento?:pipoca:

Engels Kbça
20/03/2014, 14:05
455431455431

455432

Engels, seguem algumas fotos conforme solicitado. Sds!

Perfeito, esse é o cabeçote:euforico: Agora é só montar.

Engels

guilhermeabreu
21/03/2014, 13:42
Caro amigo ENGELS KBÇA

VC viu o preço ???? R$2.850,00 , exatso 1000 Dilmas a menos do que vc pagou no seu, TEMOS QUE FUÇAR MESMO , PROCURAR MUITO ANTES DE FECHAR NEGÓCIO , agora tem a IMPAVE como referência de preços bons .

Este nome IMPAVE esta lá em cima no tópico fixo .

Abração

Engels Kbça
24/03/2014, 08:23
Caro amigo ENGELS KBÇA

VC viu o preço ???? R$2.850,00 , exatso 1000 Dilmas a menos do que vc pagou no seu, TEMOS QUE FUÇAR MESMO , PROCURAR MUITO ANTES DE FECHAR NEGÓCIO , agora tem a IMPAVE como referência de preços bons .

Este nome IMPAVE esta lá em cima no tópico fixo .


Abração

Guilherme

O próximo cabeçote eu compro lá, daqui a 14 anos, ou 320 mil km, o que vencer primeiro.:cool::cool::violao::violao::euforico::eu forico:

guilhermeabreu
24/03/2014, 13:32
Guilherme

O próximo cabeçote eu compro lá, daqui a 14 anos, ou 320 mil km, o que vencer primeiro.:cool::cool::violao::violao::euforico::eu forico:



GRANDE ENGELS KBÇA

Esta foi ótima e os bonequinhos mais ainda .

Abração

guilhermeabreu
14/04/2014, 23:12
O meu amigo Julmaro Siqueira que comprou o cabeçote AMC por R$2.850,00 acabou de me ligar dizendo que já montou e andou com o carro e por enquanto esta 100% aprovado , vamos agora aguardar o uso por mais tempo para colocar aqui novamente .

Abraço a todos .

henriquemachado
22/04/2014, 11:33
Bom dia Engels.
Este cabeçote você comprou onde, pode passar o link?
Foi o mais barato ou o mais caro?


Clandio

Comprei o cabeçote AMC, veio igualzinho ao video que vc mandou. olha as fotos.

Valeu pela informação
441554441555441556441557441558441559441560

guilhermeabreu
22/04/2014, 13:46
Bom dia Engels.
Este cabeçote você comprou onde, pode passar o link?
Foi o mais barato ou o mais caro?



HENRIQUEMACHADO

Leia este tópico todo e encontrará os endereços , o ENGELS KBÇA comprou em Campinas e pagou R$1.000,00 mais caro de onde o JULMARO SIQUEIRA comprou o dele que foi em Chapecó , o mesmo cabeçote da mesma marca porem um mais caro R$1.000,00 do que o outro .

Abraço

feitosac
25/04/2014, 01:09
Engels,
Pode me passar a referencia do cabeçote 1KZT da AMC , sabe se é o mesmo do 1KZTE ?????
Abs.
Feitosa.

guilhermeabreu
25/04/2014, 23:12
Engels,
Pode me passar a referencia do cabeçote 1KZT da AMC , sabe se é o mesmo do 1KZTE ?????
Abs.
Feitosa.



Caro amigo FEITOSA

A loja de Chapecó é distribuidor desta marca , se vc ligar para eles , eles vão saber te responder , se for diferente eles devem ter tb para os dois , para o 1KZT e 1KZT-E .

Abraço e bom fim de semana .

feitosac
25/04/2014, 23:24
Obrigado Dr. Guilherme, sim eles são diferentes, as alturas das valvulas são diferentes, mas felizmente acho que meu problema não é o cabeçote, deve ser a embreagem viscosa da hélice que está fraca.
Bom fim de semana.
Abs.
Feitosa.

Engels Kbça
26/04/2014, 07:39
Caro amigo FEITOSA

A loja de Chapecó é distribuidor desta marca , se vc ligar para eles , eles vão saber te responder , se for diferente eles devem ter tb para os dois , para o 1KZT e 1KZT-E .

Abraço e bom fim de semana .

Respondido :concordo:

feitosac
01/05/2014, 00:07
Caro amigo ENGELS KBÇA

VC viu o preço ???? R$2.850,00 , exatso 1000 Dilmas a menos do que vc pagou no seu, TEMOS QUE FUÇAR MESMO , PROCURAR MUITO ANTES DE FECHAR NEGÓCIO , agora tem a IMPAVE como referência de preços bons .

Este nome IMPAVE esta lá em cima no tópico fixo .

Abração

Caro Dr. Guilherme, Engels e amigos ...

Entrei para a estatística, meu cabeçote trincou, fui cotar preço na IMPAVE do cabeçote AMC e pasmem R$ 3.990,00 , não tive outro jeito e comprei um SHAREK (fabricado na espanha) na Ferraco por R$ 1.850,00 após consultar o João da Sollo 4wd que já usou e disse ser bom.
Postei para atualizar os preços.
Abraços.

guilhermeabreu
01/05/2014, 00:31
Caro Dr. Guilherme, Engels e amigos ...

Entrei para a estatística, meu cabeçote trincou, fui cotar preço na IMPAVE do cabeçote AMC e pasmem R$ 3.990,00 , não tive outro jeito e comprei um SHAREK (fabricado na espanha) na Ferraco por R$ 1.850,00 após consultar o João da Sollo 4wd que já usou e disse ser bom.
Postei para atualizar os preços.
Abraços.



Amigo FEITOSA


A pergunta que não quer me calar :

1ª- Vc colocou o TERMÔMETRO extra da RACETRONIX ou o SPIA ELETRÔNICO em seu carro ?????

2ª- Caso positivo , vc deixou a temperatura passar dos 95ºC ?????

3ª- Caso negativo , o ponteiro de temperatura original alguma vez mexeu do lugar normal para cima ???? Chegou a chegar no vermelho ???

4ª- A qto tempo que vc observou a elevação da temperatura , teve inicio com alguma forçada no motor ??? Ou sumiu água e vc não viu ???

5ª- Com qtos km esta o seu carro ???

Desculpe por estar sendo meio chato , é que eu gostaria de entender melhor de como se perde um motor por superaquecimento , e se este aquecimento é pq chegou no vermelho no marcador original ou não .

Pois acho que perde o motor por superaquecimento MESMO COM O TERMÔMETRO ORIGINAL NÃO CHEGANDO NO VEREMLHO , este é o conceito que tenho hoje , por isto fiz a campanha ferrenha para que todos colocassem um TERMÔMETRO EXTRA A MAIS , no caso os RECETRONIX e SPIA ELETRÔNICO para que possamos fazer um controle melhor da temperatura de serviço .

Este meu amigo daqui de Campos o JULMARO SIQUEIRA que trocou o cabeçote dele agora recente , ele colocou o RACETRONIX e o motor dele NUNCA chegou aos 95ºC e teve problema de micro trinca no cabeçote e começou a sumir um pouquinho de água , 200ml a cada 500km rodados , ele ficou intrigado e acabou confirmando a micro trinca no cabeçote e teev que trocar .

Abraço triste com este acontecimento .

feitosac
01/05/2014, 19:04
Caro Dr. Guilherme, eu tinha certeza absoluta que partiria de você esse questionamento, acho muito importante esclarecer e não estou chateado contigo eheheh, voce me conhece desde a Band e sabe como sou criterioso em manutenção, respondendo em ordem :

1ª- Vc colocou o TERMÔMETRO extra da RACETRONIX ou o SPIA ELETRÔNICO em seu carro ????? SIM O SPIA ELETRONICO NO BLOCO

2ª- Caso positivo , vc deixou a temperatura passar dos 95ºC ????? UM UNICA VEZ NO VERÃO PASSADO, ACHO QUE EM DEZEMBRO FOI A 98ºC

3ª- Caso negativo , o ponteiro de temperatura original alguma vez mexeu do lugar normal para cima ???? Chegou a chegar no vermelho ??? NUNCA MEXEU

4ª- A qto tempo que vc observou a elevação da temperatura , teve inicio com alguma forçada no motor ??? Ou sumiu água e vc não viu ??? NÃO ELEVOU E NEM SUMIU AGUA, SIMPLESMENTE FERVEU DEREPENTE AGORA NA PÁSCOA INDO PARA O RIO, NA DUTRA EM RETA, QUANDO PAREI NO POSTO VI A AGUA SAINDO DO RESERVATORIO DE EXPANSÃO E PASME O SPIA ESTAVA A 86ºC

5ª- Com qtos km esta o seu carro ??? 144.000KM

Fiquei muito chateado, comprei o carro a um ano, troquei radiador, mangueiras, valvula termostática e liquido, de forma preventiva, nunca baixou agua e agora acontece isto, segundo o mecanico o dono anterior deveria ter pé pesado, e foi danificando aos poucos ou fadiga do material após 12 anos de uso, embora com KM baixa.

As peças ainda vão chegar, assim que montar, posto o resultado.
Abs.

Clandio
01/05/2014, 20:06
Feitosac.

Chega me dá um frio na espinha esse teu relato. Depois de um tempo sem comentários aqui sobre esse cabeçote a gente vai até esquecendo desse "milindre".

Sinto pelo acontecido. Mesmo com cuidado e manutenção, ainda assim trincou o cabeçote!

Uma dúvida: Tu disse que usou o spia eletrônico com sensor no bloco. Foi no bloco mesmo ou no cabeçote? Eu uso o spia no cabeçote e ele já chegou a 107ºC no verão em subida de serra a 3000 RPM (não mexeu o ponteiro do painel). Até hoje não baixa nada de água. A VTR tá com 298000 km.

feitosac
01/05/2014, 20:25
Feitosac.

Chega me dá um frio na espinha esse teu relato. Depois de um tempo sem comentários aqui sobre esse cabeçote a gente vai até esquecendo desse "milindre".

Sinto pelo acontecido. Mesmo com cuidado e manutenção, ainda assim trincou o cabeçote!

Uma dúvida: Tu disse que usou o spia eletrônico com sensor no bloco. Foi no bloco mesmo ou no cabeçote? Eu uso o spia no cabeçote e ele já chegou a 107ºC no verão em subida de serra a 3000 RPM (não mexeu o ponteiro do painel). Até hoje não baixa nada de água. A VTR tá com 298000 km.

Clandio,
Falei errado, o meu SPIA está no cabeçote mesmo.
Este assunto do cabeçote é complicado, tenho um amigo com uma 2001 com 350.000, outro com uma 98 que dizem ser critica original com radiador menor e 250.000 e nada tudo normal não baixa água e esse da 98 só anda pisado, estive conversando com o Joao da Sollo 4wd e ele acredita em alguns lotes com defeito de fabricação.
Eu acredito tambem em falta de manutenção, o que não foi o meu caso, mas não sei como o dono anterior utilizou o carro.
Com relação a seu carro agradeça a Deus deve ser um cabeçote dos bons ehehehh.
Abs.
Feitosa.

Clandio
01/05/2014, 21:05
Eu já comprei o carro usado e não sei como o dono anterior utilizou ele. Pelo registro das revisões, PARECE que era cuidadoso. Também não sei se o cabeçote já foi trocado ou não.

Tomara que seja um lote dos bons (se isso existir) ou que demore muito pra dar no prego.

Torso pra que o seu seja resolvido da melhor maneira possível e que daí em diante seja só alegria.

Abraços.

AlonsoFausto
01/05/2014, 21:41
Feitosac.

Chega me dá um frio na espinha esse teu relato. Depois de um tempo sem comentários aqui sobre esse cabeçote a gente vai até esquecendo desse "milindre".

Sinto pelo acontecido. Mesmo com cuidado e manutenção, ainda assim trincou o cabeçote!

Uma dúvida: Tu disse que usou o spia eletrônico com sensor no bloco. Foi no bloco mesmo ou no cabeçote? Eu uso o spia no cabeçote e ele já chegou a 107ºC no verão em subida de serra a 3000 RPM (não mexeu o ponteiro do painel). Até hoje não baixa nada de água. A VTR tá com 298000 km.


Peço vênia para, mesmo não sendo o assunto direto do tópico, perguntar que marca e modelo de espia eletrônico você e os demais usam e indicam... Lendo este tópico fico super preocupado, ainda mais que viajo muito em serras (subo a BR 262 sempre).

obrigado e abraços

Clandio
01/05/2014, 22:34
AlonsoFausto

Tem um tópico que foi bastante discutido aqui. Lá aparece pelo menos dois modelos, cada um com suas características e locais de medição próprios.

É muito interessante que leias ele e tome a tua decisão entre qual utilizar. O melhor seria usar os dois. Eu uso um deles, o spia.

Nesses nossos motores, considero indispensável o uso de outro tipo de sensor e com aviso sonoro de alerta.

Segue o link

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/124557-temperatura-de-servico-motor-toyota-2-8-e-3-0-a.html

Abraços

guilhermeabreu
01/05/2014, 23:16
AMIGO FEITOSA

Com isto vamos complementando os conceitos de PROTEÇÃO DO MOTOR POR SUPERAQUECIMENTO .

Minha conclusão com este seu relato :

1- Confirmando o que eu já sabia : O TERMÔMETRO ORIGINAL DO CARRO NÃO SERVE PARA NADA PONTO . Não tem o que se discutir sobre isto . FALHA DE PROJETO DA TOYOTA .

2- O SPIA ELETRÔNICO , mostrou-se ineficiente nesta localização , PORQUE ??? Vai lá saber o pq disto .

3- TALVEZ a localização melhor do SPIA ELETRÔNICO seria no BLOCO DO MOTOR , pois se não alterou muito a temperatura no CABEÇOTE deve ser pq a temperatura mais alta demore mais a chegar lá em cima pois lá em baixo estava muito quente a ponto de ferver a água .

4- Na sua 4ª resposta vc relatou que FERVEU DE REPENTE , e qdo vc parou no posto , e verificar que a água estava saindo pelo reservatório de expansão , nesta hora depois de esfriar o motor a água estava no nível ou estava baixo , ou melhor no radiador aparecia água ? Pq não é possivel ferver sem ter faltado água a não ser que a bomba d'água não estivesse funcionando , ou a válvula termostática não tivesse aberto .

5- Entre estes dois sensores falado e colocado por todos aqui o RACETRONIX com isto tem se mostrado mais eficiente , pois temos vários relatos de motores serem poupados com o aviso do SINAL DE ALERTA deste sensor , comigo mesmo foram duas vezes e duas vezes tb no caminhão da Associação de Pombos Correio daqui de Campos . Pois ele é colocado na saída de água na saída do motor para o radiador , com isto mostra a temperatura da água naquele momento e se a água esta fervendo vai mostrar de imediato . Ponto para o RACETRONIX que eu coloquei em meus carros .

E o que o seu mecanico falou só tem sentido se o dono anterior deixou faltar água e ter dado algum esquente anterior que vc não ficou sabendo , pois a partir de qdo vc comprou vc fez o dever de casa .

Abraço

Glaicon
02/05/2014, 06:54
Clandio,
Falei errado, o meu SPIA está no cabeçote mesmo.
Este assunto do cabeçote é complicado, tenho um amigo com uma 2001 com 350.000, outro com uma 98 que dizem ser critica original com radiador menor e 250.000 e nada tudo normal não baixa água e esse da 98 só anda pisado, estive conversando com o Joao da Sollo 4wd e ele acredita em alguns lotes com defeito de fabricação.
Eu acredito tambem em falta de manutenção, o que não foi o meu caso, mas não sei como o dono anterior utilizou o carro.
Com relação a seu carro agradeça a Deus deve ser um cabeçote dos bons ehehehh.
Abs.
Feitosa.
Essa informação da 98 ter radiador menor não procede.
Assim como as demais, o sistema todo tem capacidade para dez litros.
O que deve ocorrer é o envelhecimento de componentes destas viaturas, acabando por perder água.
Quanto à sua viatura, eu poderia acreditar em problema na válvula termostática, mas tem apenas um ano.
Acho difícil dar defeito, ainda mais tendo aditivo.
Estranho ter fervido.
Eu buscaria algum pequeno vazamento, retirando a pressão do sistema, aí gerando a fervura.
Verifique se não está vazando pelo radiador ou mangueiras do ar quente.

elmestizo
02/05/2014, 12:43
Pergunta do milhão: Fez um teste na termostática???

IMHO o espia, tem que estar fixado no cabeçote ou bloco do motor.. NUNCA na agua...

guilhermeabreu
02/05/2014, 13:29
Pergunta do milhão: Fez um teste na termostática???

IMHO o espia, tem que estar fixado no cabeçote ou bloco do motor.. NUNCA na agua...

ELMESTIZO

Qdo citei o SPIA , falei que provavelmente seria melhor em colocá-lo no bloco e não no cabeçote pois é lá embaixo do motor que é produzido o calor e lá a água esquenta primeiro do que lá em cima , não que eu citasse em colocar o SPIA na água , pois ele foi feito para parafuzá-lo num lugar externo do motor , o RACETRONIX é que foi projetado para instalá-lo dentro da água , acho que não fui claro na minha fala , me desculpe aí .

Abraço

sandro_ventania
02/05/2014, 14:10
Caro Dr. Guilherme, eu tinha certeza absoluta que partiria de você esse questionamento, acho muito importante esclarecer e não estou chateado contigo eheheh, voce me conhece desde a Band e sabe como sou criterioso em manutenção, respondendo em ordem :

1ª- Vc colocou o TERMÔMETRO extra da RACETRONIX ou o SPIA ELETRÔNICO em seu carro ????? SIM O SPIA ELETRONICO NO BLOCO

2ª- Caso positivo , vc deixou a temperatura passar dos 95ºC ????? UM UNICA VEZ NO VERÃO PASSADO, ACHO QUE EM DEZEMBRO FOI A 98ºC

3ª- Caso negativo , o ponteiro de temperatura original alguma vez mexeu do lugar normal para cima ???? Chegou a chegar no vermelho ??? NUNCA MEXEU

4ª- A qto tempo que vc observou a elevação da temperatura , teve inicio com alguma forçada no motor ??? Ou sumiu água e vc não viu ??? NÃO ELEVOU E NEM SUMIU AGUA, SIMPLESMENTE FERVEU DEREPENTE AGORA NA PÁSCOA INDO PARA O RIO, NA DUTRA EM RETA, QUANDO PAREI NO POSTO VI A AGUA SAINDO DO RESERVATORIO DE EXPANSÃO E PASME O SPIA ESTAVA A 86ºC

5ª- Com qtos km esta o seu carro ??? 144.000KM

Fiquei muito chateado, comprei o carro a um ano, troquei radiador, mangueiras, valvula termostática e liquido, de forma preventiva, nunca baixou agua e agora acontece isto, segundo o mecanico o dono anterior deveria ter pé pesado, e foi danificando aos poucos ou fadiga do material após 12 anos de uso, embora com KM baixa.

As peças ainda vão chegar, assim que montar, posto o resultado.
Abs.


A resposta é "fadiga do material" !
O material poderia estar fadigado com 12 anos por vários motivos, entre eles, na fabricação não ficou 100% ou o antigo dono metia o pau nela.
O cabeçote não trincou por superaquecimento, trincou por fadiga em uso normal, passando pressão dos cilindros para o sistema de água, fazendo a água ser expulsa pelo vaso de expansão e fervendo em seguida(reação em cadeia).
Feitosac...lamento pelo acontecido, você apenas foi sorteado...que tudo dê certo na manutenção dela e que seja só alegria daqui por diante!

guilhermeabreu
02/05/2014, 18:16
A resposta é "fadiga do material" !
O material poderia estar fadigado com 12 anos por vários motivos, entre eles, na fabricação não ficou 100% ou o antigo dono metia o pau nela.
O cabeçote não trincou por superaquecimento, trincou por fadiga em uso normal, passando pressão dos cilindros para o sistema de água, fazendo a água ser expulsa pelo vaso de expansão e fervendo em seguida(reação em cadeia).
Feitosac...lamento pelo acontecido, você apenas foi sorteado...que tudo dê certo na manutenção dela e que seja só alegria daqui por diante!

CARO AMIGO SANDRO_VENTANIA

Cada um tem a sua opinião e respito a de todos , mas podemos discordar numa boa , então para mim um carro a díesel e TOYOTA com 114.000 km ter fadiga de material com esta km eu não acredito nisto , a não ser que fizeram mal uso antes de chegar na mão do FEITOSA como terem dado pau no carro e ter deixado faltar água , aí sim pode ser que o motor tenha ocorrido fadiga de material por superaquecimento , tenho realtos de pessoas que conheço que teve uma picape co este motor e rodou 1.000.000 km em mãos de motoristas diversos sem abrir o motor , meu irmão tem uma picaepe que esta a gora com 300.000 km sem nada de nada de motor.

Mesmo um carro com 12 anos de uso como a do FEITOSA mas só tem 114.000km cara o motor deveria estar novo novo novo sem fadiga alguma .

Mas como falei no início rspsito a sua opinião mas não concordo .

Abração e triste pelo amigo FEITOSA sei que ele é muito cuidadoso com os carros dele , andei numa BAND perua dele IMPECÁVEL nunca tinha visto uma de igual conservação e ele procurou muito esta SW4 dele .

feitosac
02/05/2014, 22:43
Amigos,
Esclarecendo um pouco mais, esta é a minha segunda SW4, a outra que tive 2001, fiquei com ela 2 anos e instalei um Racetronix com sensor na agua, na saida da mangueira, nunca tive problema de sumir agua, nem ferver, infelizmente perdi ela num acidente e comprei esta 2002 a 1 ano, lendo o forum e pensando na situação de faltar agua, instalei o SPIA com o sensor aparafusado no cabeçote.
O curioso é que neste caso, o carro NÃO SUMIA AGUA NENHUMA até antes de acontecer o problema, inclusive na manhã que viajei verifiquei o nivel no reservatório e sempre verifico no radiador tambem, a coisa foi instantanea, acredito que foi exatamente como o Sandro descreveu pois era pressão dos cilindros para o sistema de agua, tanto é que só completei 2 litro de agua no Radiador.
Continuei a viagem ao Rio, após ter completado, e segui a 80km não deixando o carro passar de 2000 rpm, e parava em tudo que é posto para verificar o sistema, e não aconteceu mais nada, o sistema funcionou normal a agua expandiu quando quente dentro do normal e retornou ao nivel normal no reservatório e no radiador, mostrando que não tinha nenhum furo de mangueira ou vazamento.
No dia seguinte, fui na Dutra fazer um novo teste, enquanto andei a 80km/2000 rpm tudo bem, depois fui a 100km/2500rpm e outra vez expulsou agua pelo reservatório.
Daí resolvi tirar o cabeçote.
Quando montar, por via de duvida, vou colocar válvula termostática nova, embora a minha no teste está boa.
Desculpem pela extensão do relato.
Obrigado pela preocupação e sentimentos de todos
Abs.

Engels Kbça
04/09/2014, 16:04
Olha aqui a diferença do cabeçote AMC.

Como diferenciar uma cabeça original AMC de uma cabeça de baixa qualidade - www.autoaftermarketnews.com (http://www.autoaftermarketnews.com/artigo.php?id=2846&artcat=16)

Engels Kbça
26/09/2014, 10:31
Amigos
Como os assuntos estão relacionados vejam esse tópico.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/125084-aparelhos-sensores-de-temperatura-do-motor-noticia-importantissima.html#post2192853

Dummar
30/09/2014, 13:33
Liguei a pouco para a Impave falei com o Sr Hermes e pedi a cotação de um cabeote AMC para uma Hilux 2.8
(talvez eu precise trocar o meu)
1.600 reais com 2 anos de garantia
Gostei do atendimento.
abraços!

Dummar
30/09/2014, 15:24
reconsiderando o que escrevi acima o sr hermes me retornou a ligação dizendo que o último cabeçote em estoque foi vendido e a empresa parou com a importação desse moldelo pelo alto custo e estão substituindo por cabeçotes da marca IMPARTS que ele disse que TB é muito boa blá blá blá mas é made in korea e só tem 6meses de garantia. Alguém conhece essa marca? Ps: o valor continua igual ao da AMC 1600 reais.

OliverThies
30/09/2014, 15:33
Neste ponto as diesel são imbatíveis. quando tive problemas com a quebra do comando de válvulas foi difícil achar quem venda o conjunto completo. Só na toyota mesmo a um custo absurdo.

henriquemachado
03/11/2014, 17:39
Boa tarde.
Agora realmente terei que trocar o cabeçote da minha SW4 97/98 1-KZT.
Estou numa dúvida danada de que cabeçote colocar.
Achei um AMC por 3300 e na américa tem um japonês, não sei a marca, por 1980.
Qual a opinião dos colegas?

guilhermeabreu
03/11/2014, 17:49
Boa tarde.
Agora realmente terei que trocar o cabeçote da minha SW4 97/98 1-KZT.
Estou numa dúvida danada de que cabeçote colocar.
Achei um AMC por 3300 e na américa tem um japonês, não sei a marca, por 1980.
Qual a opinião dos colegas?

Coloca o AMC ou o SHAREK que todo mundo tem colocado e ficado bom , o resto é o resto , procure saber a marca deste Japonês se não for o SHAREK sai fora , o AMC é Espanhol .

E aproveita a oportunidade e compra um SENSOR DE TEMPERATURA DE ÁGUA OU DE ÓLEO OU OS DOIS COM SINAL DE ALERTA SONORO para que vc não perca outro cabeçote por superaquecimento , pois o termômetro original qdo começa a mexer para mostrar que a temperatura esta subindo a temperatura JÁ PASSOU DOS 100ºC e o motor já era . NÃO ESQUEÇA DISTO , COLOCAR PELO MENSO MAIS U TERMÔMETRO EXTRA COM SINAL DE ALERTA SONORO para te a visar que a tempeartua esta subindo e se passar dos 95ºC ele toca uma sirene , daí não é possível de vc não perceber que a temperatura esta subindoe parar o carro para fazer as devidas correções .

MANDO não presta .

henriquemachado
03/11/2014, 23:04
Obrigado Guilherme. Eu tenho sensor na água, com sirene de temperatura.
Sabe o que aconteceu? A mangueira de baixo do radiador deixou vazar a água de uma vez, daí o sensor não acusou!!!
agora vou colocar um no bloco também.

rody
27/05/2016, 13:30
sou mais um com cabeçote sw4 td 97 com provavel trinca. 252mil km. O meca so q trocar a junta

sandro_ventania
27/05/2016, 20:04
A meu ver, vai ser perda de tempo e dinheiro da mão de obra.
Normalmente só fica bom, trocando o cabeçote. E tudo novo, juntas e parafusos.

mfdomingues
28/05/2016, 20:36
sou mais um com cabeçote sw4 td 97 com provavel trinca. 252mil km. O meca so q trocar a junta

Rody, não tenho uma toy, mas estou sofrendo com o mesmo problema o meca quis "retificar o cabeçote", dando um passe, e uma "pequenina solda" em uma fissura que apareceu, bom, faz 6 meses e 3 juntas (2 por conta dele) e a viatura não para de cuspir água pelo reservatório, pressurizei o sistema e continua.

Não tem jeito troca, esse cabeçote e por um bom, nada de chines barato e seja feliz por mais uns anos.

Jorlex
28/05/2016, 21:08
sou mais um com cabeçote sw4 td 97 com provavel trinca. 252mil km. O meca so qtrocar a junta
Rody,
Acabei de passar pelo mesmo problema. Fiz meu motor há mais de 2 anos. Como o cabeçote estava ok, somente mandei regular válvulas e trocar juntas e retentores.
Há uma semana começou a aquecer e beber água e a pressão do radiador ficou altíssima, chegando a vazar pela mangueira do expansor. Isso nunca aconteceu. Desde que fiz o motor nunca coloquei nem um copo d'água. Sempre verifico, mas realmente nao precisava.
A solução foi ligar para o Anderson e fazer a encomenda. Comprei o cabeçote Sharek, o Anderson garante. Comprei também válvulas novas, jogo de juntas do motor, paralela de ótima qualidade mais junta do cabeçote original Toyota. Como encontrei vestígios de óleo na admissão e na turbina, vou trocar também o conjunto rotativo. Abs

rody
29/05/2016, 18:03
Galera...valeu pelas dicas. Amanha mesmo estarei providenciando .

rody
12/06/2016, 09:19
comprei sharek 2.500 e as outras peças na status, e tb o radiador [natus] no ML por 650,00 ...levei no meca...agora aguardar. ...

ranzi
01/08/2016, 15:04
Pessoal,
Entrei para o time dos cabeçotes rachados tbm... comprei minha SW4 à 4 meses (bem rodada, com 320.000km), dei um tratamento especial nela, troca de fluidos, filtros, amortecedores, coloquei uma válvula termostática (estava sem :shock:)... agora que chegou em 329.000 Km notei que começou a baixar a água e pressurizar o sistema de refrigeração (adaptado pra sistema fechado). Fiz o teste com o motor frio, em 3 minutos já tinha bastante pressão na água. Meu mecânico só vai poder mexer na semana que vem, mas já estou vendo opções... o cabeçote da MANDO é confiável? Ví que o AMC é o melhor, mas está meio salgado o preço. E o jogo de juntas, há alguma recomendação? Obrigado

mfdomingues
01/08/2016, 15:20
Pessoal,
Entrei para o time dos cabeçotes rachados tbm... comprei minha SW4 à 4 meses (bem rodada, com 320.000km), dei um tratamento especial nela, troca de fluidos, filtros, amortecedores, coloquei uma válvula termostática (estava sem :shock:)... agora que chegou em 329.000 Km notei que começou a baixar a água e pressurizar o sistema de refrigeração (adaptado pra sistema fechado). Fiz o teste com o motor frio, em 3 minutos já tinha bastante pressão na água. Meu mecânico só vai poder mexer na semana que vem, mas já estou vendo opções... o cabeçote da MANDO é confiável? Ví que o AMC é o melhor, mas está meio salgado o preço. E o jogo de juntas, há alguma recomendação? Obrigado

Ranzi, eu coloquei um Mando (não é Toyota diga-se de passagem) li muita algumas pessoas dizendo que "o primo do cunhado do meu genro colocou e deu problema" ai você pergunta, qual foi a junta utilizada? Qual o aperto dos parafusos? E ninguém sabia dizer, vi outros falando bem que colocaram e estão utilizando até hoje, inclusive um que me recomendou colocar foi um ex-mecânico da css da marca em questão, atualmente ele tem uma mecânica em porto alegre que atende Kia e Suzuki e utiliza o Mando com frequência.
Mas, alertou que poderia instalar, mas teria que usar parafusos novos e a junta de amianto da melhor qualidade possível além de obedecer o aperto correto (sequência, tempo e ângulos). Bom, eu mandei fazer uma junta sob medida com liga de amianto e cobre, comprei os parafusos novos e fiz o mecânico obedecer o aperto (fiquei observando ele apertar).

Posso dizer que rodei até agora 7.000 km e sem problemas algum.

Claro, como disse a minha não é Toyota no seu caso o pessoal recomenda muito o AMC e o Sharek, não sei a original destes (acho que o AMC é espanhol).

chbeckel
01/08/2016, 22:07
Pessoal,
Entrei para o time dos cabeçotes rachados tbm... comprei minha SW4 à 4 meses (bem rodada, com 320.000km), dei um tratamento especial nela, troca de fluidos, filtros, amortecedores, coloquei uma válvula termostática (estava sem :shock:)... agora que chegou em 329.000 Km notei que começou a baixar a água e pressurizar o sistema de refrigeração (adaptado pra sistema fechado). Fiz o teste com o motor frio, em 3 minutos já tinha bastante pressão na água. Meu mecânico só vai poder mexer na semana que vem, mas já estou vendo opções... o cabeçote da MANDO é confiável? Ví que o AMC é o melhor, mas está meio salgado o preço. E o jogo de juntas, há alguma recomendação? Obrigado
Boa noite. Esqueça a diferença e vá de AMC sem titubear. Vale cada centavo investido e posso assegurar que em qualidade supera até mesmo o original Toyota. Juntas somente originais com o "pic" específico do seu motor e com uma boa revisada em todo sistema de arrefecimento (radiador e mangueiras) e nao esqueça de água destilada com aditivo 50%. Faça isso e terá motor por muito tempo. Consegui fuçando pela internet o telefone de um engenheiro da AMC em São Paulo que sabia as lojas que tinham estoque no RS. Me indicou e PickupCar em Porto Alegre, fica na Sertório. São bons de negociação. Espero ter ajudado?

Glaicon
02/08/2016, 06:40
Pessoal,
Entrei para o time dos cabeçotes rachados tbm... comprei minha SW4 à 4 meses (bem rodada, com 320.000km), dei um tratamento especial nela, troca de fluidos, filtros, amortecedores, coloquei uma válvula termostática (estava sem :shock:)
A viatura já tinha problema escondido.
Afinal, ninguém tira a termostática sem motivos.
Lamentável a picaretagem do ex-dono.
Siga todas as recomendações que já foram dadas.
E boa sorte.:concordo:

mfdomingues
02/08/2016, 09:11
A viatura já tinha problema escondido.
Afinal, ninguém tira a termostática sem motivos.
Lamentável a picaretagem do ex-dono.
Siga todas as recomendações que já foram dadas.
E boa sorte.:concordo:

Realmente, remover a termostática é tática desleal para esconder o superaquecimento.

Não esquece de instalar um medidor de temperatura, tipo cronomac ou similar, assim poderá acompanhar o comportamento do motor.

ranzi
02/08/2016, 12:01
Pessoal, muito obrigado pelas dicas. Vou esperar o mecânico abrir e ver se tem mais alguma "surpresa". Confesso que gelei a espinha quando fui trocar a válvula termostática, que achei que estava travada aberta, e não encontrei nada lá.
Mas vamos em frente... depois que ajeitar tudo posto aqui os resultados.
Valeu

Engels Kbça
03/08/2016, 11:35
Pessoal,
Entrei para o time dos cabeçotes rachados tbm... comprei minha SW4 à 4 meses (bem rodada, com 320.000km), dei um tratamento especial nela, troca de fluidos, filtros, amortecedores, coloquei uma válvula termostática (estava sem :shock:)... agora que chegou em 329.000 Km notei que começou a baixar a água e pressurizar o sistema de refrigeração (adaptado pra sistema fechado). Fiz o teste com o motor frio, em 3 minutos já tinha bastante pressão na água. Meu mecânico só vai poder mexer na semana que vem, mas já estou vendo opções... o cabeçote da MANDO é confiável? Ví que o AMC é o melhor, mas está meio salgado o preço. E o jogo de juntas, há alguma recomendação? Obrigado

Não esqueça e trocar também a embreagem viscosa da ventoinha do radiador, quando troquei o cabeçote da minha viatura,(troquei também bomba d'agua e valv.termostática), na primeira vez que coloquei na duna o motor aqueceu além do normal, quando verifiquei a tal embreagem, a ventoinha não estava atuando, troquei a embreagem viscosa e nunca mais tive problema de superaquecimento, já rodei mais de 100 mil km depois da troca. Acredito que é a CAUSA do superaquecimento do motor 1KZT, que tem como CONSEQUÊNCIA a trinca do cabeçote.

ranzi
03/08/2016, 14:43
Pois é, na minha ví que a ventuinha está travada, sempre girando... somando isso ao fato de estar sem a válvula termostática, realmente algum antigo dono estava querendo mascarar alguma coisa.... mas obrigado pela dica!

mfdomingues
03/08/2016, 16:04
Não esqueça e trocar também a embreagem viscosa da ventoinha do radiador, quando troquei o cabeçote da minha viatura,(troquei também bomba d'agua e valv.termostática), na primeira vez que coloquei na duna o motor aqueceu além do normal, quando verifiquei a tal embreagem, a ventoinha não estava atuando, troquei a embreagem viscosa e nunca mais tive problema de superaquecimento, já rodei mais de 100 mil km depois da troca. Acredito que é a CAUSA do superaquecimento do motor 1KZT, que tem como CONSEQUÊNCIA a trinca do cabeçote.

100.000 km e ainda não trocou de novo a ventoinha? Nossa mãe as das toyotas são indestrutíveis? A Mazda dura míseros 60.000 km.

mfdomingues
03/08/2016, 16:05
Pois é, na minha ví que a ventuinha está travada, sempre girando... somando isso ao fato de estar sem a válvula termostática, realmente algum antigo dono estava querendo mascarar alguma coisa.... mas obrigado pela dica!

Sempre girando não quer dizer que ela esteja travada, normalmente ela sempre gira a questão é que com o calor do motor o gel faz com que ela gire mais forte apenas.

Verifique a sua, na dúvida troque a embreagem (você encontra apenas a embreagem viscosa sem a hélice).

Abs e boa sorte.

Arildo MT
05/08/2016, 00:28
Alguns desmontam o acoplamento viscoso, limpam e colocam novo óleo de silicone, dizem que fica excelente, a não ser que a peça esteja defeituosa.

Modificacoes e reparos - IvandeAraujo (https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/modificacoes-e-reparos)

calhiandro
05/08/2016, 08:51
Alguns desmontam o acoplamento viscoso, limpam e colocam novo óleo de silicone, dizem que fica excelente, a não ser que a peça esteja defeituosa.

Modificacoes e reparos - IvandeAraujo (https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/modificacoes-e-reparos)

Arildo MT, saberia quantos ml pega o acoplamento viscoso, Será que uma bisnaga de 30 ml seria suficiente?

AlonsoFausto
05/08/2016, 10:40
Eu troquei o óleo da minha... usei 10.000 cst de viscosidade. Bem tranquilo de fazer. Deve-se apenas ter o cuidado de drenar todo o antigo e, para isso, vai precisar aquecer a embreagem viscosa: coloquei no forno do fogão, na temperatura mais baixa, por 20 min. E deixei mais de 4 horas com as metades viradas para baixo para drenar o máximo possível. Depois montei e coloquei o óleo novo com uma seringa, a maior que encontrei na farmácia, sem agulha. Pra mim ficou ótimo e custou apenas R$ 45,00.

AlonsoFausto
05/08/2016, 10:41
Calhiandro, tenho quase certeza que entraram mais do que 30ml... não me recordo a medida exata.

mfdomingues
05/08/2016, 14:59
Arildo MT, saberia quantos ml pega o acoplamento viscoso, Será que uma bisnaga de 30 ml seria suficiente?

Depende do tamanho da embreagem, acho que as toyotas recebem coisa de 50 ou 60 ml.

Nas SPTGs sei que são 50ml.

Eu ia trocar o gel da minha, mas ela resolveu espatifar a hélice em algum momento, ai troquei tudo.


Eu troquei o óleo da minha... usei 10.000 cst de viscosidade. Bem tranquilo de fazer. Deve-se apenas ter o cuidado de drenar todo o antigo e, para isso, vai precisar aquecer a embreagem viscosa: coloquei no forno do fogão, na temperatura mais baixa, por 20 min. E deixei mais de 4 horas com as metades viradas para baixo para drenar o máximo possível. Depois montei e coloquei o óleo novo com uma seringa, a maior que encontrei na farmácia, sem agulha. Pra mim ficou ótimo e custou apenas R$ 45,00.

Vi que tem pessoas que usam gasolina como solvente para remover todo o gel ao invés de aquecer, mas depois tem que lavar e limpar muito bem para não dissolver o gel novo.

calhiandro
05/08/2016, 20:51
Obrigado amigos, pelas ajudas.


Valeu, grande Fausto

Arildo MT
06/08/2016, 18:32
Arildo MT, saberia quantos ml pega o acoplamento viscoso, Será que uma bisnaga de 30 ml seria suficiente?

Não sei, mas as css Toyota vendem original e devem saber.

Engels Kbça
08/08/2016, 10:55
100.000 km e ainda não trocou de novo a ventoinha? Nossa mãe as das toyotas são indestrutíveis? A Mazda dura míseros 60.000 km.

Pois é, a primeira durou mais 250 mil km.

Engels Kbça
08/08/2016, 11:00
Alguns desmontam o acoplamento viscoso, limpam e colocam novo óleo de silicone, dizem que fica excelente, a não ser que a peça esteja defeituosa.

Modificacoes e reparos - IvandeAraujo (https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/modificacoes-e-reparos)

Isso é um paliativo, se o rolamento tiver problema isso não resolve muita coisa, antes de comprar um viscoso novo, vi alguns sites gringos que recuperam, onde eles recomendam verificar/trocar o rolamento também. Resolvi colocar novo.

FLAVIO LUIZ JANUARIO
19/09/2016, 17:04
Amigos , alguem pode indicar uma loja que eu encontre o cabeçote AMC com preço bom ? Esse sharak como reconhecer , tem algum detalhe da marca no cabeçote ?

Igor Oliveira
07/02/2019, 14:47
Boa tarde! esses cabeçotes novos (sem marca, fabricação japonesa) na faixa de 2000 reais são bons? e a marca Frontier alguem conhece? obrigado desde já!

Glaicon
08/02/2019, 11:30
Boa tarde! esses cabeçotes novos (sem marca, fabricação japonesa) na faixa de 2000 reais são bons? e a marca Frontier alguem conhece? obrigado desde já!
Só o cabeçote novo não faz milagre.
Vai trocar também a junta, plainar o bloco, trocar os parafusos de fixação do cabeçote, colocá-los na ordem de posição recomendada, utilizando chave com torquímetro?:pipoca: