Ver Versão Completa : Retifica motor om364
Carlo Pecca
16/10/2013, 19:47
Blz gealera, como prometido vou relatar o porque, o que foi trocado e os custos de peças e serviços.
Tudo começou quando fui a Porto Seguro (BA), em março desse ano. Parti do Rio com o motor fazendo 1Mil Km por litro de óleo, tudo normal. Conheci uma porrada de praias, pequenas cidades, andei em asfalto, areia e terra batida, muito legal.Depois voltei para o Rio e no trecho entre Campos de Goytacazes e Cassemiro de Abreu, tive que pisar firme para ultrapassar uma carreta numa subida, puxando o trailer, lembram? Daí em diante o motor começo a beber óleo, ainda em Junho/Julho fui a Minas, Parati e Cabo Frio, aonde deixei o trailer. A essa altura o motor fazia 700KM e bebia 1,5 Lt de óleo. Parti para a retifica.
Abaixo o motor e o desmanche dentro da Band.
Carlo Pecca
16/10/2013, 19:54
Após a desmontagem do motor e olhando o estado dos pistões, anéis, casquilho, o mêcanico falou que tinha que realmente fazer a retifica completa. Abaixo a lista com a relação das peças e os preços,
435362
Carlo Pecca
16/10/2013, 19:58
Agora to com o motor "zerado", no período de amaciamento e durango kid. :???:
Agora só para o próximo ano que vou colocar Arcond para atender D.Maria.
Abraço a todos
hercilio.neto
16/10/2013, 21:01
Peca,
Já está rodando?
Pois é Carlo! Você gastou uma grana bôa mas o que vale é mesmo o tanto que você aproveitou rapaiz :) Comprei a minha Band à poucos mêses atrás (longa 1980) ela está bebendo pouco óleo mas fico apreensivo pois o antigo dono "o Doutor Gambiarra" havia turbinado a sujeita, acredito que o motor 314 talvêz seja um pouco mais barato para retificar mas já vou guardar uns verdinhos... Abração e "aproveite o amaciamento"! :) Marcelo.
Carlo Pecca
16/10/2013, 21:26
Boa Noite
Hercilio - já estou rodando com ela no transito do Rio, até agora foram 180 Km em cinco dias. Foi dito para rodar Mil e voltar para trocar o óleo fino (15 a 30). Depois tenho que rodar mais 1,5 Km e trocar o óleo fino pelo normal(15 a 40). O som é outro, ta um pouco amarrada, mas como tenho pegado muitos engarrafamentos a velocidade tem sido primeira ponto morto, quando possível uma segunda na Lagoa Rodrigo de Freitas. Amanhã vou pegar o Aterro do Flamengo e vou ver se consigo fazer 50Km em 4marcha.
MRCLV - também acredito que para o OM314 as peças sejam mais baratas. Dependendo do estado do motor é possível só trocar anéis e casquilhos, mas infelizmente no meu caso ficou pelo completo. Também agora, cuidando dele direitinho, retifica só em 1 ou 2 Milhão de Km.
fabiano r
16/10/2013, 21:57
Grande Carlo, tudo bem com vc amigo?????? Que bom que já está com a band rodando!!!!! A minha band sempre consumiu óleo uso óleo 90 agora depois da k16 coloquei um litro de bardal B12 e até agora não baixou óleo, segui a recomendação de um amigo que é caminhoneiro ele disse q o caminhão dele (mercedes) se não usar b12 baixa óleo, vamos ver quando completar 1000km como fica.
Agora coloca uma turbina no bruto..
Grande abraço!
hercilio.neto
16/10/2013, 22:00
Também uso B-12. Quase não baixa óleo.
fabiano r
16/10/2013, 22:11
Também uso B-12. Quase não baixa óleo.
Hercilio depois da k16 coloquei o B-12 e agora a média melhorou muito (lembra que postei certa vez q após a troca dos bicos teve pequena melhora?) hoje está na média cidade estrada 9 e alguma coisa km/l agora vou usar um tempo só na cidade indo para o trabalho levando filha p escola para ver se fica perto dos 8km/l. Se parar de baixar óleo dai sim fica show.
Só tenho medo do dia q cair na minha mão uma listinha igual essa do Carlo, minha nossa!
hercilio.neto
16/10/2013, 23:06
A baixa desvalorização da Band é uma grande vantagem. Assim, quando é necessário algum gasto mais "salgado" (pra não dizer "ardido"), esse acaba sendo inferior ao que se desembolsa para trocar o carro da patroa.
É o argumento que uso em casa para justificar os gastos com a Band.
Em dezembro vai para o funileiro. O orçamento preliminar é de R$ 7.000,00 mais R$ 1.000,00 de peças.
Então o repertório de convencimento já está na ponta da língua.
Carlo Pecca
17/10/2013, 11:08
Oi turma!
Fabiano, obrigado pela dica, mas turbo só daqui um bom tempo, pois tenho que juntar din din para o Arcond da patroa, sabe como é, né?
Hercilio fico imaginado a "baba de quiabo" que vc preparou, pois eu tenho rebolado para fazer as coisas na Band e aguentar a ladainha da patroa. E a luta continua, vamu que vamu!!!!!
Carlo Pecca
25/10/2013, 17:04
Oi turma to com um problema de tremedeira na faixa de 40 a 65 Km com o motor e a transmissão. Antes dos 40 e depois do 70 Km não tem a tal tremedeira. Já coloquei na faixa 40-65 em ponto morto e para a tremedeira, o motor fica em marcha lenta e a Band. vai pendendo velocidade sem tremer. Já coloquei acima de 70 até 85 e não tem a tremedeira. Quem puder ajudar agradeço.
O que já foi feito: Retifica do motor, troca das buchas suspensão dianteira e traseira, rolamentos da rodas,transmissão Dianteiro e Traseiro foram trocadas antes da retifica, menos de três Mil Km. Help!!!!
fabiano r
25/10/2013, 17:41
Grande Carlo td blz? Amigo conforme conversamos os casos que vi de tremedeira em uma certa velocidade eram problemas primeiro de cruzetas segundo cardã desbalanceado e terceiro rolamentos. Dá uma verificada nas cruzetas depois tenta pegar o cardã e sacoalhar para ver se ele não está com folgas e observe a junção dele na parte que é estriada.
Cara uma pena saber que não vai mais fazer a viajem aqui para o sul, vou ter que comer todo o churrasco q tocar algumas caixas de cerveja que estavam te esperando rsrsrs..
Amigo não desanima não que tudo se ajeita, se precisar de alguma coisa prega o grito! Abração!
A minha estava assim e era uma regulagem no diferencial que deixava uma folga. vc conseguia mexer o cardam para cima e p/ baixo. No meu caso só a regulagem resolveu, mas pode ser o rolamento ou outra coisa.
Abs
A minha estava assim e era uma regulagem no diferencial que deixava uma folga. vc conseguia mexer o cardam para cima e p/ baixo. No meu caso só a regulagem resolveu, mas pode ser o rolamento ou outra coisa.
Abs
Pessoal,
Se ele deixa o motor em ponto morto na mesma velocidade e a tremedeira pára, o problema não está nos cardan certo?
Será que não pode ser o coxim do motor ?
Abs
hercilio.neto
25/10/2013, 23:59
Acho que pode ser cardan desbalanceado sim. Em ponto morto ele é movido pelo diferencial, engatado é movido pelo câmbio/T-case.
Carlo Pecca
26/10/2013, 01:10
Fabiano, Dimasi, Fband e Hercilio obrigado pelo apoio mais tarde vou mexer no cardam. Depois coloco o que foi verificado e se conseguido sanar. Valeu!
Carlo Pecca
11/11/2013, 22:03
Bom pessoal finalmente foi sanado o problema de trepidação, foram identificados dois pontos.
O primeiro o disco de Freio de Mão estava empenado e com isso estava forçando o rolamento da caixa de marcha.
O segundo foi uma regulagem na fixação da Bomba Injetora. São três parafusos, sendo um bem dificíl de se apertar.
438917 438918 438919
Carlo Pecca
11/11/2013, 22:06
Amanhã vou tirar outra foto mostrando os tais parafusos.
fabiano r
11/11/2013, 22:15
Boa noite Carlo! Tudo na paz amigo? Ainda bem que está td resolvido... Abraço!
hercilio.neto
11/11/2013, 22:51
Carlo,
O disco empenou depois de colocado ou já estava empenado.
MarcioNatal
12/11/2013, 00:38
Carlo, por favor, daria para aproveitar e tirar mais umas fotos detalhando a adaptação do disco de freio de mão pra nós outros!! Tenho muita curiosidade danada para saber como é o esquema.
Obrigado.
Márcio Humberto
Carlo Pecca
12/11/2013, 06:39
Fabiano r - blz cara, agora to no amaciamento, faltando menos de 250Km para troca de óleo.
Hercilio - o disco empenou com o uso, segundo o mecânico pode ser a espesura do mesmo, tanto que foi feito outro de aço e mais grosso. Agora vamos ver como fica com o uso continuo. O primeiro só durou menos de um ano.
MarcioNatal - tem um topico que mostra em detalhes o disco procure por: - "Instalando Freio a Disco de estacionamento na Bandeirante (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/116959-instalando-freio-disco-de-estacionamento-na-bandeirante.html)" .Á noite cololo as fotos.
Abç a todos e Bom Dia!
Carlo Pecca
17/11/2013, 09:27
439537OI turma, continuando:
abaixo marquei em vermelho os tais parafusos que foram inicialmente afrouxados, foi ligado motor, aquecido, dado acelerada de 600 ate 2800 RPM e logo em seguida desligado o motor e realizado, o aperto dos tais parafusos!
439538
O circulo menor mostra a porca de difícil aperto devido ao espaço para colocar a chave de boca 19.
439539
O conjunto completo marcado da Bomba Injetora, antes da retifica.
Bom agora não tem mais a tremedeira, já troquei o óleo dos 1.000 Km e pequei a estrada ontem e andei 280 KM. Consegui 90Km sem tremedeira, muitolegal.
O motor ainda ta um pouco presso mas o mecânico já avisou que depois dos 2mil KM ficará melhor, vamos ver!
Abraço a todos.
Aí e hora de botar a turbina :twisted:
titanium
17/11/2013, 13:03
Aí e hora de botar a turbina :twisted:
x2!!
heheheh..
Carlo, qual óleo ta usando para o amaciamento?
Acabo de fazer meu 314 e vou instalar turbo.. mas estou em dúvida sobre qual óleo utilizar..
Mecânico pediu pra comprar, mas esqueceu de falar qual seria melhor pra usar..
rsrsrs..
DICAS???
Abraços
Titanium, eu gostaria de fazer o meu motor também! Você fêz o seu em BSB? Quanto ficou? (sou novato em BSB... confesso que ainda não achei um mecanico barato!) além da dificuldade de achar peças na área...
Abraço e boa sorte no amaciamento.
Marcelo.
titanium
17/11/2013, 16:14
Opa Marcelo! Tudo bem meu caro?
Olha só... não nasci em Brasília, mas me criei aqui.
No entanto, morei fora por 2 anos e comprei meu primeiro jipe fora de Brasília.
Assim, agora que voltei, também fiquei muito perdido em relação a mecânico que pudesse dar um grau na minha Toyota Band CD, que chamo carinhosamente de "Lenda".
Bom, seguindo a sugestão/recomendação do parceiro Toyoteiro RFDEX (também daqui do Fórum), levei meu carro num mecânico que fica no Paranoá.
Chama-se Saulo e até agora tem mostrado um bom serviço e um ótimo preço!
Meu carro está lá fazendo Motor, Bomba Injetora, Turbinando, refazendo escapamento, Instalando DH, trocando terminais, Alongando relação (11x35) e revisando os dois eixos, dando um grau na suspensão.......... e por aí vai..
Parece meio arriscado levar o pra um mecânico que não conheço e de primeira mandar fazer esse tanto de serviço...
Sim parece loucura..
Mas gostei do cara e estou pagando pra ver.
Até agora, tudo caminhando muito bem!
Quando a Lenda sair do estaleiro semana que vem é que vamos ver se ficou tudo em ordem.
Mas se quiser o endereço, dá um toque aí que te passo ou te levo lá.
Forte abraço!
Precisando, estamos aí!
Olha ai Titanium, muito legal todos estes upgrades que voce esta realizando na sua band!!!
Ate entao eu ja coloquei freio a disco na frente, pneus novos, e estou para instalar um painel com contagiros e intrumentos para monitorar a turbina, alem de varios anti-furtos pelo fato de ter morado no exterior por tanto tempo e me tornei paranoico quando de volta ao Brasil... :?
E acima de tudo, vou sim aceitar a sua oferta cumpade! (quero conhecer o Saulo sim...)
Estou fora de Brasilia a trabalho e retorno por volta do dia 28, eu tentei adicionar voce e o Oliveiradf como contatos ou amigos aqui no forum... mas "eu nao tenho 12 anos de idade" (kkkkk)
Se voce souber como me enviar uma PM ou coisa parecida, pode mandar bala que agente troca contatos, tenho boa experiencia com parte eletrica, e se precisar de algo e so perguntar!
Grande abraco rapaiz!
Marcelo.
Carlo Pecca
18/11/2013, 07:57
x2!!
heheheh..
Carlo, qual óleo ta usando para o amaciamento?
Acabo de fazer meu 314 e vou instalar turbo.. mas estou em dúvida sobre qual óleo utilizar..
Mecânico pediu pra comprar, mas esqueceu de falar qual seria melhor pra usar..
rsrsrs..
DICAS???
Cara foi o MOBIL 15-40W. Já rodei os 1.000 Km e troquei na semana passada, agora vou rodar mais 2.000 Km, pois o motor ainda ta meio amarrado, o mecânico falou que depois disso o motor fica solto e aí só trocar a cada 5 mil Km. Detalhe a cada troca de óleo trocar também o filtro, OK?
Grd Abraço.
titanium
18/11/2013, 10:10
Cara foi o MOBIL 15-40W. Já rodei os 1.000 Km e troquei na semana passada, agora vou rodar mais 2.000 Km, pois o motor ainda ta meio amarrado, o mecânico falou que depois disso o motor fica solto e aí só trocar a cada 5 mil Km. Detalhe a cada troca de óleo trocar também o filtro, OK?
Grd Abraço.
Opa! Valeu Carlo!
Obrigado pelas dicas!
Mas aproveito para fazer outra pergunta: Como se faz amaciamento de motor????
"Pé no porão" ou "Pé de moça"???
:rally:
titanium
18/11/2013, 10:14
Olha ai Titanium, muito legal todos estes upgrades que voce esta realizando na sua band!!!
Ate entao eu ja coloquei freio a disco na frente, pneus novos, e estou para instalar um painel com contagiros e intrumentos para monitorar a turbina, alem de varios anti-furtos pelo fato de ter morado no exterior por tanto tempo e me tornei paranoico quando de volta ao Brasil... :?
E acima de tudo, vou sim aceitar a sua oferta cumpade! (quero conhecer o Saulo sim...)
Estou fora de Brasilia a trabalho e retorno por volta do dia 28, eu tentei adicionar voce e o Oliveiradf como contatos ou amigos aqui no forum... mas "eu nao tenho 12 anos de idade" (kkkkk)
Se voce souber como me enviar uma PM ou coisa parecida, pode mandar bala que agente troca contatos, tenho boa experiencia com parte eletrica, e se precisar de algo e so perguntar!
Grande abraco rapaiz!
Marcelo.
Olá Marcelo!
Meu caro, tente usar o link abaixo para me enviar uma MP. Ok?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/private.php?do=newpm&u=32126
Se não der certo, me avisa! Abraços!
junior888
18/11/2013, 10:59
Opa! Valeu Carlo!
Obrigado pelas dicas!
Mas aproveito para fazer outra pergunta: Como se faz amaciamento de motor????
"Pé no porão" ou "Pé de moça"???
:rally:
Tem gente que diz que se não amaciar o motor "no pau" o motor vai ficar fraco... mas isso não tem nada a ver, o que vai acontecer é o motor dar desgaste antes... Li em algum lugar que tem que ir variando a velocidade entre 70km/h e 90km/h, mas isso em um carro comum, não sei se se aplica nas nossas bandeirantes, que muitas vezes a 90km/h está quase tudo acelerado...
Sergioporto
18/11/2013, 11:46
Lá vai meu pitaco .Todo motor diesel deve ser amaciado com carga ,ou seja ,fazendo força .Nao andar com ele na rotaçao máxima ,variando rpms.
Muito tempo atrás ,os motores saiam das retificas mais justos necessitando mais cuidados .hoje nao ,voce pega um carro novo e sai de pé embaixo. Eu nao faço isso.
titanium
18/11/2013, 12:27
Pois é... concordando com o que os amigos falaram, e após ler algumas coisinhas, estou achando que o lance é amaciar o motor com carga e com várias oscilações de giro e carga, em especial nos primeiros 40km.
Penso em fazer assim: usando óleo mineral pra 5 mil km (sem nenhum aditivo, tipo Militec)
- de 0km a 5km: band leve (sem peso), andando suave.
- de 5km a 20km: band leve (sem peso), oscilando bem as rotações em todas as marchas - mas sem forçar.
- de 20km a 30km: band com algum peso, oscilando bem as rotações em todas as marchas e forçando um POUCO o Pé no Porão!
- de 30km a 40km: fazer alguma Trilha com subidas, lama, etc. pra fazer o motor trabalhar com mais força.
- de 40 a 500km: andar normalmente, no dia-a-dia.
- trocar óleo e filtros com 500km. óleo mineral para 5 mil km + Militec.
- trocar óleo e filtros com 1.500km. óleo mineral para 5 mil km.
- trocar óleo e filtros com 5.000km + Militec e pronto!
O QUE ACHAM???
Aqui vai um tópico antigo do fórum falando sobre o assunto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/7329-como-amaciar-um-motor.html
E alguns materiais compartilhados pelo Elmer (dono de retífica):
mecamaniaco
18/11/2013, 15:58
Pois é... concordando com o que os amigos falaram, e após ler algumas coisinhas, estou achando que o lance é amaciar o motor com carga e com várias oscilações de giro e carga, em especial nos primeiros 40km.
Penso em fazer assim: usando óleo mineral pra 5 mil km (sem nenhum aditivo, tipo Militec)
- de 0km a 5km: band leve (sem peso), andando suave.
- de 5km a 20km: band leve (sem peso), oscilando bem as rotações em todas as marchas - mas sem forçar.
- de 20km a 30km: band com algum peso, oscilando bem as rotações em todas as marchas e forçando um POUCO o Pé no Porão!
- de 30km a 40km: fazer alguma Trilha com subidas, lama, etc. pra fazer o motor trabalhar com mais força.
- de 40 a 500km: andar normalmente, no dia-a-dia.
- trocar óleo e filtros com 500km. óleo mineral para 5 mil km + Militec.
- trocar óleo e filtros com 1.500km. óleo mineral para 5 mil km.
- trocar óleo e filtros com 5.000km + Militec e pronto!
O QUE ACHAM???
Aqui vai um tópico antigo do fórum falando sobre o assunto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/7329-como-amaciar-um-motor.html
E alguns materiais compartilhados pelo Elmer (dono de retífica):
Boa tarde amigo,
Já faz algum tempo que não entro aqui no fórum, mas vi sua mensagem e decidir vir dar uma ajuda.....
Durante o amaciamento do motor, período imediatamente posterior a retífica, você JAMAIS deve forçar o motor, muito menos subir demais o giro!!!
Isso deve-se ao fato de que após a usinagem as peças moveis ainda não se "casaram", fazendo com que o atrito muitas vezes se concentre num determinado ponto da peça. Este atrito não uniforme vai aos poucos se ajeitando, até chegar ao ponto em que o motor está apto ao uso normal. Forçar o motor, seja com carga ou rotação, faz com que a área de maior atrito sofra desgaste excessivo e irreversível!
Resumindo, antes de uns 2 mil km nem pense em acelerar mais que 50%, resista a tentação, qualquer esforço acima disso pode ser suficiente para gerar desgaste prematuro!
Sergioporto
18/11/2013, 18:33
Jamais ???Entao em 30 anos de profissao diesel de mecanica pesada nao aprendi nada ! heheheeh
mecamaniaco
19/11/2013, 07:46
Jamais ???Entao em 30 anos de profissao diesel de mecanica pesada nao aprendi nada ! heheheeh
Poxa Sérgio, ai vc me sacaneia... Não precisa pegar pesado, é só seguir a ideia, senão os 5 anos de engenharia mecatrônica não serviram de nada para mim também! auehauheuaheuahe
Carlo Pecca
19/11/2013, 07:57
OK pessoal, agradeço aos colegas pelas dicas quanto ao amaciamento.
Eu fiz os 800 Km iniciais no transito amarrado da cidade do Rio de Janeiro. Isto é, levando filha na Faculdade, fazendo compras em supermercado com a esposa, visitando parentes e amigos dentro da cidade, logo marcha maior TERCEIRA e assim mesmo em trechos curtos de 500mt, pois o mais normal era Primeira e Ponto Morto. No final dos Mil Km pequei o Aterro do Flamengo e consegui chegar aos 80Km e logo em seguida deixei cair para os quarenta, repeti umas três vezes e voltei para casa. No dia seguinte fui trocar óleo e filtro do motor e o mecânico deu uma geral para ver se estava tudo bem. Bom agora to no período dos 2 Mil KM e continuo no mesmo esquema acima citado, carona para filha etc, etc,etc.
Grd Abraço a todos.
Sergioporto
19/11/2013, 10:47
Poxa Sérgio, ai vc me sacaneia... Não precisa pegar pesado, é só seguir a ideia, senão os 5 anos de engenharia mecatrônica não serviram de nada para mim também! auehauheuaheuahe
Nao esquenta meu amigo !!trabalhei em mecanica diesel pesada mas sómente de máquinas tipo esteira,carregadeiras etc... nunca de caminhoes.nao sou da era dos eletronicos,admiro tua profissao.
Fui do tempo que os motores saiam da retifica "pesados"motor de partida sofria,ai sim o amaciamento tinha que ser na manha senao travava tudo.
Gostava muito de trabalhar no Detroit,Caterpillar,Cummins,Scania mas parei no tempo,minha profissao hoje é outra mas faço todo serviço na minha toy.
Galera,desculpe o off topic mas é sempre bom trocar idéias com quem entende e poder auxiliar os amigos.
Abs
titanium
19/11/2013, 13:18
Pessoal,
Esse tipo de """"Discussão"""" é MUITO Saudável!
É no ""conflito"" de ideias que crescemos, pois cada um traz sua experiência e o resultado final é melhor!
Eu também agradeço as opiniões!
Hoje o motor está sendo montado pelo mecânico.
Aí vou amaciar ele numa mescla de suave, esforço médio e um pouco mais de esforço. Evitando rotações altas.
Meu OM-314
fabiano r
19/11/2013, 13:23
Titanium tudo bem? Féra depois posta ai o número final dessa conta! $$
junior888
19/11/2013, 13:42
é isso ai, vai ficar forte o bixão, parabéns pela iniciativa
titanium
19/11/2013, 13:54
Lá no tópico da reforma tem mais Fotos e detalhes!
Fabiano, vamos mudar de assunto rapaz!! kkkkk
Só digo o seguinte: o gerente do banco gostou do consignado que fiz..........
:?
Mas era necessário!
Se não fizesse esse tanto de coisa de uma só vez, depois sairia mais caro em Mão de Obra.
Além do que, agora o carro fica 150% confiável! Pronto pra qualquer viagem!
Do jeito que eu gosto!
:)
JÚNIOR, eu espero que apresente algum ganho de desempenho...
Na verdade na verdade não espero nem Tanto desempenho.... mas Robustez!
Sei que o Pulo do Gato seria o JetCooler, mas aí o mecânico não topou!
E em termos de performance, o ideal seria ter trabalhado o cabeçote para acomodar os Pistões (e camisas) do 364LA e ter trocado o Virabrequim pelo do 364-LA também.
Mas aí ficaria puxado ($$$) demais pra mim... não foi o momento.
# Desculpem o offtopic
Abraços!!
MarcioNatal
19/11/2013, 19:22
[QUOTE=Carlo Pecca;2042117]439537OI turma, continuando:
abaixo marquei em vermelho os tais parafusos que foram inicialmente afrouxados, foi ligado motor, aquecido, dado acelerada de 600 ate 2800 RPM e logo em seguida desligado o motor e realizado, o aperto dos tais parafusos!
Fala Carlo. Vou pegar uma carona aqui, se você me permitir.
Esses parafusos ficam em um local que se não me engano, é o "suspiro" do motor. No OM-314 tem um copinho com um tubo. Já no OM-364, como vemos, é tampado.
439923 439922
Pergunto aos entendidos: podemos retirar o que tem no 314 e deixar tampado como o 364?
Um abraço.
Márcio Humberto
fabiano soriano
19/11/2013, 19:56
Márcio, como vai meu amigo?
É o seguinte na minha band, que tem motor mercedes 314/S eu nem cheguei a tampar esse respiro, eu fechei o tubo de dreno e adaptei uma mangueira de 1/2" para direcionar o óleo do respiro para um reservatório de 0,5 litro, para não pingar na garagem de casa e ficar escutando merda da dona da pensão. Mas o que aconteceu é que com isso eu criei uma restrição e o óleo começou a ir para caixa quente da turbina e saia uma fumaçeira pelo escape. Depois que eu tirei essa adaptação de 1/2" e aumentei-a para 3/4", resolvido o problema, não faz mais aquela fumaceira que estava fazendo, agora a fumaça é da band mesmo. rsrsrrsrsrs
Bom na minha opinião, não dá para fechar este suspiro não, principalmente se tiver turbo.
Abrass
Fabiano
O 364 tem suspiro na tampa, o 314 pelo que tou vendo na foto não tem, então esse copo não pode ser tapado.
Na minha Band fiz da seguinte forma:
Liguei nesse respiro uma mangueira que é ligada em baixo de um reservatório ao lado do radiador, e esse reservatório tem uma saída superior que liguei no filtro de ar. Resumindo, quando a Band está trabalhando pesado o vapor de óleo que sai do respiro vai até o reservatório e quando em repouso todo o óleo volta para o cárter ! O reservatório fica ligado ao filtro de ar justamente para não criar pressão ou vácuo no cárter...
Espero que fui claro o suficiente...
Abs
Carlo Pecca
20/11/2013, 12:20
Blz pessoal, é assim mesmo todos dando opinião e engrandecendo esse forum.
MARCIONATAL - Fique a vontade para todos os esclarecimentos com a turma daqui, abaixo foto do respiro do OM364
439999 esta marcado em vermelho.
Depois da retifica a manqueira do respiro foi instalado na saída dos gases de escapamento. Amanha posto a foto, pois hoje estou sem a máquina fotográfica.
titanium
20/11/2013, 13:24
Vamos lá..
Vou fazer uma pergunta boba... mas é que estou com essa dúvida há tempos!
PARA QUE SERVE ESSE SUSPIRO???
Estou turbinando meu om-314 agora (que NÃO tem esses suspiro) e queria saber se é algum problema!?
E o que eu tenho ou não que fazer!?
Alguém me dá uma força aí, please!
rsrs
Abraços
Sergioporto
20/11/2013, 13:55
Teu
motor já tem o suspiro perto da bi. Olha aí atrás, página 45.Mas eu tiraria suspiro perto da BI por causa de águas profundas.
Agora vai ficar bem claro o que tentei explicar antes sobre o respiro...
Segue foto da minha Band minutos antes da reforma...
A seta em azul mostra uma fita branca que é onde liga a mangueira que vai pro filtro....
O sistema fica 100% a prova d`água !
440044
Abs
Titanium,
Todo motor tem que ter suspiro. O movimento dos pistões/bielas/virabequim, o próprio aquecimento do motor, passagem de compressão, vão acabar por provocar pressurização na parte debaixo do motor, o que não pode ocorrer. Esses suspiro tem a mesma função do de diferencial ( manter a pressão neutra ). Nos motores mais antigos esse suspiro fica para atmosfera mesmo. nos mais novos os gases são direcionados para a admissão do ar, sendo queimados no motor. Para motores turbinados, adota-se um coletor intermediário de 500ml com um dreno no fundo. O óleo acumula no coletor, sendo drenado de tempos em tempos ( é pouca coisa ) e os gases voltam para a SUCÇÃO da turbina. Pode se deixar esse coletor para a atmosfera tb. Em lojas de turbo/tuning vende esse coletor Reservatório De Óleo Todo Em Aluminio Para 500ml - R$ 59,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-522142649-reservatorio-de-oleo-todo-em-aluminio-para-500ml-_JM)
Abs
MarcioNatal
20/11/2013, 16:23
Agora vai ficar bem claro o que tentei explicar antes sobre o respiro...
Segue foto da minha Band minutos antes da reforma...
A seta em azul mostra uma fita branca que é onde liga a mangueira que vai pro filtro....
O sistema fica 100% a prova d`água !
440044
Abs
Entendido. Só que o meu problema é que tenho que eliminar o "copinho" para dar espaço para o compressor do ar condicionado. Ai é que está o problema!!:pensativo:
440061
Um abraço.
Márcio Humberto
MarcioNatal
20/11/2013, 16:28
Márcio, como vai meu amigo?
É o seguinte na minha band, que tem motor mercedes 314/S eu nem cheguei a tampar esse respiro, eu fechei o tubo de dreno e adaptei uma mangueira de 1/2" para direcionar o óleo do respiro para um reservatório de 0,5 litro, para não pingar na garagem de casa e ficar escutando merda da dona da pensão. Mas o que aconteceu é que com isso eu criei uma restrição e o óleo começou a ir para caixa quente da turbina e saia uma fumaçeira pelo escape. Depois que eu tirei essa adaptação de 1/2" e aumentei-a para 3/4", resolvido o problema, não faz mais aquela fumaceira que estava fazendo, agora a fumaça é da band mesmo. rsrsrrsrsrs
Bom na minha opinião, não dá para fechar este suspiro não, principalmente se tiver turbo.
Abrass
Fabiano
Fala Fabiano, beleza?
Pois é. Não penso em acabar com o respiro do motor, mas só trocá-lo de lugar. Só não entendo porque esse "copinho" é tão comprido. Será que não bastaria uma ligação direta com o filtro de ar/snorkel mantendo-se as medidas da saída do bendito copinho?
Um abraço.
Márcio Humberto
Entendido. Só que o meu problema é que tenho que eliminar o "copinho" para dar espaço para o compressor do ar condicionado. Ai é que está o problema!!:pensativo:
440061
Um abraço.
Márcio Humberto
Não dá pra colocar o compressor apenas diminuindo o copinho ?
Talvez daria pra fazer um respiro apenas furando o cárter e colocando uma mangueira pra cima que liga nesse reservatório que o Dimasi comentou....
Abs
MarcioNatal
20/11/2013, 16:39
Não dá pra colocar o compressor apenas diminuindo o copinho ?
Talvez daria pra fazer um respiro apenas furando o cárter e colocando uma mangueira pra cima que liga nesse reservatório que o Dimasi comentou....
Abs
É uma ideia. Penso em mandar tornear uma peça com saída lateral, mais baixa que o copinho e colocar no lugar dele. Se for só para equalização de pressões dentro do cárter do motor, acho que dará certo.
Um abraço.
Márcio Humberto
MarcioNatal
20/11/2013, 16:48
Titanium,
Todo motor tem que ter suspiro. O movimento dos pistões/bielas/virabequim, o próprio aquecimento do motor, passagem de compressão, vão acabar por provocar pressurização na parte debaixo do motor, o que não pode ocorrer. Esses suspiro tem a mesma função do de diferencial ( manter a pressão neutra ). Nos motores mais antigos esse suspiro fica para atmosfera mesmo. nos mais novos os gases são direcionados para a admissão do ar, sendo queimados no motor. Para motores turbinados, adota-se um coletor intermediário de 500ml com um dreno no fundo. O óleo acumula no coletor, sendo drenado de tempos em tempos ( é pouca coisa ) e os gases voltam para a SUCÇÃO da turbina. Pode se deixar esse coletor para a atmosfera tb. Em lojas de turbo/tuning vende esse coletor Reservatório De Óleo Todo Em Aluminio Para 500ml - R$ 59,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-522142649-reservatorio-de-oleo-todo-em-aluminio-para-500ml-_JM)
Abs
Dimasi, então caso eu queira ligar o suspiro direto na entrada do filtro/snorkel, daria certo, ou necessariamente teria que ter um local para reter o excesso de vapor de óleo? E se eu fechasse o lugar do copinho(igual ao 364) e utilizasse o furo que já tem no cárter para a entrada da bomba de vácuo para servir de suspiro? A saída da minha bomba de vácuo enche um balão e o furo do cárter está sem uso. O que acha?
Um abraço.
Márcio Humberto
Sergioporto
20/11/2013, 19:10
É uma ideia. Penso em mandar tornear uma peça com saída lateral, mais baixa que o copinho e colocar no lugar dele. Se for só para equalização de pressões dentro do cárter do motor, acho que dará certo.
Um abraço.
Márcio Humberto
Eu faria o suspiro na tampa de válvulas.Se for o 314 observar que entrada de admissao é na propria tampa ,na parte interna tem separaçao.
Carlo Pecca
20/12/2013, 16:35
Oi pessoal, preciso de uma ajuda: o suporte que segura a placa que estão os dois filtros de combustível QUEBROU!!
assim se puderem me informar, a quem possa fornecer essa peça ou lugar a comprar AGRADEÇO muito. detalhes nas fotos abaixo:
444139 444140 444141 444142
Vou benzer a Band, a mim, ao mecânico, oficina e todos proximos a ela.
hercilio.neto
20/12/2013, 21:23
Carlo,
Pelo jeito já tinha sido soldada. Não tem nada a ver com azar, não carece de benzer... hahaha
Essa peça não deve ser difícil de achar. Tem que procurar em lojas de peças para motor de caminhão.
O código dessa peça para o motor OM314 é 3430927040. Não sei se é a mesma peça para o OM364, tem que ver na loja.
Boa sorte
Carlo Pecca
21/12/2013, 04:17
Valeu Hercilio,
Vou aguardar a passagem do Natal para procurar a peça;
Aproveitando
UM FELIZ NATAL e melhor 2014, a todos que participam desse 4X4 .
Carlo Pecca
07/01/2014, 11:25
Oi pessoal
Encontrei o suporte para OM364, original Mercedes Nr 3520921040, anexo fotos abaixo
446004 446005
Custo de R$ 120,00 na Guanper fono (21) 2589-6437.
MarcioNatal
07/01/2014, 14:37
Que beleza Carlo Pecca, nada melhor do que peça original, e nova ai é melhor ainda!:dance:
Um abraço.
Márcio Humberto
hercilio.neto
07/01/2014, 21:48
Ótimo Peca,
Agora ficou tudo legal.
Carlo Pecca
13/01/2014, 19:04
É pessoal, mas deu um susto quando o motor disparou. Bom agora só alegria.
Vamu que vamu!
Rafael garcia
27/07/2017, 18:27
Ressuscitando o topico.
meu om 314 (sem/turbo) apareceu agua no oleo como ando no pantanal do ms e era epoca das cheias achei q a agua tinha entrado pelo suspiro do motor ai fis uma adaptação no suspiro tampei a ponta dele com um tampao de rosca e abri outro furo mais pra cima e engatei uma mangueira de 1" pra cima blz.
passado um tempo oleo preto e de vez enquando aparecia uns pingo de agua no oleo e depois não mas .
comecei a cuidar a agua do radiador pá. começou a baixar agua pouca coisa mais baixa e de uns tempo pra cá ta soutando fumaça branca. oque devo fazer ? por devo começar a checar ? estou pensando que seja ou junta queimada ou cilindro furado oque acham.conhecem algum teste que eu possa estar fasendo antes ?
desde já agradeço. é minha ferramenta de trabalhohttp://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon9.png
Sergio c
28/07/2017, 09:25
Eu acho que é a junta do cabeçote. Se não tiver muito tempo disponível p a band ficar parada, minha ideia seria vc(mecânico) tirar o cabeçote em uma sexta a tarde e confirmar se é realmente a junta e se for, na primeira hora da segunda levar o cabeçote em uma retífica de confiança e pedir p em um tempo curto, dar uma reassentada nas válvulas e plainar. Se der certo, segunda a noite ou terça de manhã já começa a remontagem.
Se não for a junta, aí o problema é pior ainda e talvez tenha que desmontar todo o motor p ver, mas vá em mecâmicos que entendam de motores MB e faça uma avaliação, p não gastar e perder tempo a toa.
Rafael garcia
28/07/2017, 19:23
obrigado sergio.
tem algum segredo p retirar o cabeçote ?
a sua band baixa agua?
notei umas bolhinhas na agua do radiador quando o motor ta ligado, é normal ?
Sergio c
28/07/2017, 22:33
Retirar o cabeçote tem de ser feito por mecânico, até para ver o estado d junta.
obrigado sergio.
tem algum segredo p retirar o cabeçote ?
a sua band baixa agua?
notei umas bolhinhas na agua do radiador quando o motor ta ligado, é normal ?
Sergio c
28/07/2017, 22:34
A minha não baixa água nem óleo hehehehe.
Carlo Pecca
31/07/2017, 06:22
RAFAEL GARCIA,
Se vc não é mecânico peça ajuda pois como oo Sergio c, falou (Retirar o cabeçote tem de ser feito por mecânico, até para ver o estado d junta.
Boa sorte!