PDA

Ver Versão Completa : S10 Executive eletrônica X L200 Sport - Opinião



Péricles
09/11/2005, 11:20
Aqui em casa estamos trocando nossa ranger (XL CD Turbo Intercooler 2001) por outra pick-up. Estamos indecisos e chegamos ao um confronto final entre S10 Executive (com novo motor 140cv) e L200 Sport (gls ou hpe), as duas 0km.
Gostaria de opinões sobre o uso dessas pick-ups no geral, mas principalmente sobre manutenção, defeitos apresentados, o que mais incomoda em cada uma, mercado de revenda etc.
Concluindo, pra ser mais direito, queria saber os pontos fracos e pontos fortes das duas.

Agradeço antecipadamente a todos.

murilloaquino
09/11/2005, 12:49
Pericles...
ja tem ai varios topicos falando sobre a l200...tabem estou querendu trocar a minha, e estou mais recaidu sobre ela...ja andei em uma s-0 executiva...ela e muito molenga e tem a vantagem de ser mais macia...Vai de l200 e seja feliz..
:P

ferramenteiro
09/11/2005, 13:28
L 200 com certeza!!!

Cizinho
09/11/2005, 13:29
Péricles,

Acho que depende de qual uso você fará. A L200 me parece mais robusta, no entanto, a manutenção e o consumo são seus pontos fracos.

Já a S10 me parece uma picape mais para asfalto do que para terra. A manutenção é uma das mais baratas, o consumo é um dos melhores e o valor de regenda é muito bom.

O único problema que vejo com a S10 é a possibilidade da mudança do modelo em 2007. Algumas publicações anunciaram a mudança, outras anunciaram que a mudança estaria suspensa.

Eu também estou interessado em comprar uma picape, e estou tendendo para a S10, mas só um porém, eu vou usá-la no asfalto e como carro de passeio. Estou a querendo pelos fatores citados acima.

Abraço.

Péricles
09/11/2005, 13:34
murilloaquino,
Fiz um pequeno teste drive na S10 Executive e realmente achei a suspensão macia. Também prefiro a L200 pelo que já ouví falar dela por aqui no fórum, mas como há poucos comentários sobre a nova S10, gostaria de mais informações para evitar o arrependimento.

Alguém poderia descrever como é viajar em uma L200, em termos de conforto? E na S10? Alguém já teve esse tipo de experiência?

Péricles
09/11/2005, 14:20
Só pra complementar, já viajei numa Blazer 2.2 (a gasolina) 2000 e fiquei um pouco apreensivo com a moleza da suspensão, principalmente nas curvas, coisa que nunca senti em carro algum, o que tornou a viagem muito cansativa devido à tensão que aquilo causou. A nova S10 é assim também, isto é, com pouca estabilidade?

Sa_Mourao
09/11/2005, 15:23
Olha, te digo q GM nunca + na minha vida !

Vai d L200.

GM é um lixo !

Péricles
09/11/2005, 15:34
Sa_Mourao,

Pelo visto deves ter tido alguma experiência negativa com a GM. Qual foi?

Obrigado pela informação.

Sa_Mourao
09/11/2005, 15:39
Comprei uma Blazer 2.4 em 2001, demorou 3 meses pra chegar.

Deu problema de correia ou polia, não sei ao certo. Ela comia correia valendo demoraram quase 2 anos pra resolver o problema.

Tb deu pau na caixa dela. Não engatava as marchas. O ré até hj é um inferno pra engatar, mesmo fazendo o esqueminha 1ª e ré.

Detalhe, isso tudo apresentou já na retirada do veículo da consecionária.

Outro caso

Compramos pra empresa uma pick-up corsa.
A entrega foi de 20 dias (normal), mas a consecionária segurou o carro por 3 semanas, alegando besterira (não lembro o q é).
Esse carro apresentou problemas de embreagem tb ..... e adivinha até agora não foi solucionado.
Quando arranca o carro "trepida". Solução, vou trocar todo sistema de embreagem em outro lugar.

Fora isso tirando o atendimento podre das consecionárias da região.

Brevemente estará chegando uma L200 Sport HPE zerinho...... :mrgreen:

[ ]s

Péricles
09/11/2005, 16:04
ferramenteiro,

Qual o consumo da sua L200 na estrada? Já fez algum conserto e/ou manutenção nela? Qual foi o custo disso?

Pequeno jr
09/11/2005, 17:32
murilloaquino,
Fiz um pequeno teste drive na S10 Executive e realmente achei a suspensão macia. Também prefiro a L200 pelo que já ouví falar dela por aqui no fórum, mas como há poucos comentários sobre a nova S10, gostaria de mais informações para evitar o arrependimento.

Alguém poderia descrever como é viajar em uma L200, em termos de conforto? E na S10? Alguém já teve esse tipo de experiência?


Pericles,

Sera uma nova experiencia para vc, se formos comparar com o seu carro atual.

S-10 Molenga d++ vc chega a se assustar em certos momentos com ela. Manutenção da eletronica não deverá ser tão barato qto ao antigo motor. E ainda há aquela historia de mudar o modelo daqui a pouco tempo, ou seja vc tera uma desvalorização no que vc for pagar no carro.

L-200, Consumo alto e falta de espaço atrás(se vc tiver na familia pessoas com a estatura acima dos 1,70 e que for andar atras vai sofrer com certeza). Agora não tem como comprar o conjuto motor e suspensção entre as duas. L-200 da show em cima da s-10.

Faça o teste das duas e veja a melhor opção.

Edintruder
09/11/2005, 21:12
Em relação à suspenção é mais questão adaptação que problema da linha S-10. Se pretendes usar no dia a dia e muito eventualmente colocar numa trilha leve, a S-10 vai bem melhor que a L-200 em custoxbenefício, fora que é muito melhor de mercado e mais ainda na manutenção e seguro.
Se pretendes andar muito em estradas de chão batido, aí pega a L-200 que é mais robusta, porém gasta mais e tem uma manutenção mais cara. A durabilidade dos componentes das duas é idêntica a longo prazo se bem cuidados, então vai pelo teu gosto mesmo.
A S-10 não decepciona em nada no conforto e não vai mal em areia, porém para barro tem que usar pneus melhores.

Everton Júnior
09/11/2005, 21:51
....A durabilidade dos componentes das duas é idêntica a longo prazo se bem cuidados, então vai pelo teu gosto mesmo.
A S-10 não decepciona em nada no conforto e não vai mal em areia, porém para barro tem que usar pneus melhores.

Quem ja teve S10 e tem L200 sabe que nao é bem assim, o desgaste da S10 é bem mais cedo. A manutençao da L200 pode ate ser mais cara mais vai demorar um tempim pra dar defeito. Se nao tivesse suspensao de barco talvez a S10 foce mais confortavel mesmo. A se foce so a troca de pneus pra ela ficar melhor no barro....

Octavio
09/11/2005, 22:05
Pessoal,

Acabei de pegar uma S-10 com os novos amortecedores e posso dizer que ficou bem melhor, realmente as anteriores eram bem molengas, mas agora ficou muito bom................a S10 é mutio bem vendida e tem um ótimo valor de revenda há tempos, e isso é um ponto muito importante a considerar...................se mudar, com certeza virá um modelo mais caro, mas agora , a relaçao custo x benefício é imbatível......................

Abraços,

Bianor
09/11/2005, 22:11
Bom eu já tive S-10 e posso dizer que se voce acha ela molenga é só trocar os amortecedores por Rancho ou Bilstein que fica muito booom parece outro carro mesmo. Quanto aos pneus BFGoodrich All-Terrain é o melhor que posso indicar. Feito isso acho que ainda fico com a S-10 em relação a L200.
Agora se me permite sugerir a Ranger XLT CD 4x4 é a melhor opção na minha modesta opinião.
Sds

ferramenteiro
09/11/2005, 22:35
Tinha uma s-10 e troquei por uma l200, o único senão fica realmente por conta do consumo, na estrada faz aprox. 9,5 10Km/l a 130, 140Km/h, com a s-10 com 31x10.5 fazia no máximo 11km/l. A minha é automática, a mecânica é mais econômica.
Como já disseram o conjunto suspensão, freio, motor e transmissão é muito superior ao da s-10, é uma caminhonete muito mais equilibrada que a s-10, nas estradas passa uma segurança muito maior. Em trilhas nem se compara, é muito valente.
Até agora só troquei óleo e filtros (está com 39.000km), em uma viagem ela esquentou, mas fui descobrir que era acumulo de barro no radiador que não deixava passsar o ar.( pela grade olhava só o radiador do ar condicionado e estava limpinho, mas o do motor que fica logo atrás estava entupido com barro)
Em viagens os passageiros de trás dizem que é melhor que a s-10 que tinha espuma muito macia no banco e assento muito estreito sem apoio para as pernas.
Não me arrependo e só trocaria por outra l200
Abraços

murilloaquino
09/11/2005, 22:56
Ferramenteiro...
a sua s-10 era 2,8?tenho uma frontier com esse motor e estou disposto a trocar por uma l-200 igualzinho a sua...nunca andei em uma l200 por issu estou cum essa duvida.Em relaçao ao torque, voce naum sentiu muita diferença nao?em velocidades de cruzeiro, sou apaixonado pelo meu carro pela estabilidade proporcionada pela suspensao, no asfalto e em curvas ela e muito acertada, acho q devidu a barra estabilisadora traseira.Como é o comportamento da L-200 em estradas de asfalto?em terra e trilhas é inconfundivel né?

pericles, nao gostei da s-10 porque um dia precisei fazer uma viajemzinha de uns 40 km cum uma s-10 de um tio meu.Estou acostumado com a frontier e assustei na 1 curva.Ela é muito mole e nao mostra confiança nenhuma...Os freios sofrem devido ao balanço excessivo.Como vantagens tem o espaço traseiro melhor, mais os bancos nao sao apropriadus(banco muito baixo,xom o encosto muito curto reto, alem da espuma muito molenga)Estou tendencioso para a l-200...
as peças da s-10 ao meu ver sao mais frageis q as da l-200, principalmente as dianteiras, com suas coifas a mostra,das homocineticas q de vez em quandu estouram e vaza o olho todo...é issu
vai de l-200 e seja feliz
abraço :x :lol:

ferramenteiro
10/11/2005, 13:34
Murillo

Era uma cab dupla 2.8 2002 dlx, na estrada a l200 é muito melhor, faz curva e freia a hora que vc quiser ao contraria da s-10 que era um barco. Já andei de frontier e acho a l200 mais acertada em suspensão, principalmente em altas velocidades e na terra, quanto ao torque senti um pouco a diferença mas acho que principalmente por causa do cambio automático que mais suave em acelerações do que a mecânica.
Eu ficaria com uma mecânica hpe com abs e air bag.

Cizinho
10/11/2005, 17:57
Senhores,

Essa é para quem se liga no mercado.

O ano deve terminar com a Hilux em primeiro e a S10 em segundo, ou seja, com a pequena restilização a S10 deverá ultrapassar a L200 no apagar do ano.

Curioso é o caso da Ranger que mesmo restilizada e com novo motor não consegue emplacar no mercado ganhando somente da fraquíssima Frontier.

Abraços.

Turtle
11/11/2005, 14:50
Ilustre Péricles:
Acho que perguntar uma coisa dessas aqui neste fórum só vai deixá-lo com mais duvidas, tal a expertise da galera no assunto :concordo:

Mas posso dar minha humilde opiniao... É vc que vai dirigir full time? Se for dirigir 70% do tempo ja vale..
Senta no carro, acelera, sente o carro ve como ele se comporta, dirige de amigo, dirige umas IGUAIS aos modelos que vc vai comprar, nao vale comparar s-10 2000 com uma S-10 2005 nem l200 95 com 2005..

Acho que vale muito mais a pena vc estar no carro que sempre sonhou e que gosta, mesmo que de uns probleminhas vc nao vai ficar com a eterna culpa:
" Eu poderia ter comprado a outra picape.."

Abrsssss :concordo:

Homero
11/11/2005, 16:22
Péricles,

Veja o tópico:http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=14500&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=
onde da para sentir o "desespero" de quem tem uma frota e depende dela e talves tenha que engolir S10.
Mais adiante no tópico ele mostra a estatistica de gastos .
Tudo isso me diz que a opinião dele tem muito valor.(muito mais que a minha pelo menos).

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=14500&sid=7895c7b399e924962496b28723cf6937
Esse é o link correto(acabei de aprender a postar)


Por exemplo a decisão do Octavio que comprou a S10 Advantage me parece adequada pois 4x2 a gasolina não existe melhor custo benefício.

A S10 está vendendo bastante e creio que quem está puxando as vendas deve ser a Advantage.As Hilux, L200 só tem diesel. A L200 nem tem CS .

è provável que no final do ano a GM repita o que fez em 2004 de licenciar veiculos , mesmo sem ter vendido só para ficar em primeiro no ranking.


Turtle,

Pega leve ... a GM não é essa maravilha que voce acha...

O SAC só existe devido ao codigo de defesa do consumidor , ele não foi criado para atender ao consumidor , ele foi criado para proteger a empresa.
Ou seja :-Se voce comprou um carro e este apresentou problema e o revendedor não resolveu em pouquissemos casos s SAC faz alguma coisa.Somente quando o cliente claramente iria à justiça com totais chanches de ganhar.Mesmo assim eles levam quase até as últimas consequencias pois a maioria desiste.

Concordo que é o mesmo com as demais empresas.

João Pedro
11/11/2005, 17:24
Qualquer que seja o carro 0Km pode vir com defeitos simples, insanáveis, ou aqueles "aporrinhentos" que vão acompanhá-los por toda sua vida útil. Com o controle de qualidade de nossas montadoras tudo é possível, e aí quase muito pouco importando a marca. Vide o caso da afamada qualidade Toyota sendo maculada por problemas bestas (relativamente) nas novas Hilux.
Portanto, perguntar qual pik-up aqui no forum é acirrar velas disputas e convicções :D

Tenho uma S10, CDTDI 2.8l, 2003, Executive, 4x4. Já cansei de dizer aqui que minha mulher e filha não querem nem pensar em cogitar que eu a troque. Ela tem uma porção de penduricalhos que, realmente, elevam seu conforto. Espelhinhos iluminados nos dois "quebra-sol", bancos elétricos, forração de couro, porta isso e aquilo, air-bag para motorista e passageiro, freios ABS EBD nas quatro rodas, e foi, na época (2003) a mais confortável que elas acharam. Isto elas mesmo testando cada pik-up.

O caso é que nas ruas da cidade ela é bem macia (creio que com este novo motor deve ter ficado muito melhor para às ruas da cidade). E esta "maciez" paga o preço da instabilidade, que espero tenha diminuido com os novos amortecedores, os quais, em breve, estarei instalando (os pneus diferentes dos originais já instalei).
Porém, eu não compraria ela de novo porque acho que já um projeto antigo e que já deu o que tinha de dar.

Gosto da L200, mas tenho receio do seu consumo e manuetnção. Po routro lado a Toyota tem um seguro de navio e preço idem.
Concordo com o colega que disse que se vc tem família pequena deva ir de L200.
Mas, mesmo assim, eu ainda amo minha S10 :mrgreen:

Edintruder
11/11/2005, 18:52
Mas posso dar minha humilde opiniao... É vc que vai dirigir full time? Se for dirigir 70% do tempo ja vale..
Senta no carro, acelera, sente o carro ve como ele se comporta, dirige de amigo, dirige umas IGUAIS aos modelos que vc vai comprar, nao vale comparar s-10 2000 com uma S-10 2005 nem l200 95 com 2005..

Acho que vale muito mais a pena vc estar no carro que sempre sonhou e que gosta, mesmo que de uns probleminhas vc nao vai ficar com a eterna culpa:
" Eu poderia ter comprado a outra picape


Melhor dica não tem! Quando comprei a Ranger no ano passado eu andei e vasculhei todos os modelos 4x4 da categoria, e o que tinha o melhor desempenho era a Pajero full 3.0, mas era muito antiga, e depois vinha a Ranger com inúmeras virtudes quando comparada às outras pela minha necessidade. Rodei com todas elas e não tive nenhuma dúvida ao investir R$ 45.000,00. Hoje ainda digo que melhor escolha não poderia ter feito.

Everton Júnior
11/11/2005, 19:05
João Pedro, já que voce "ama" a S10, deveria comprar outra....

csirani
11/11/2005, 20:32
Péricles,

quando você refere-se a mercado de revenda, convém salientar que carro não é investimento, então não pode-se esperar que se venham a reaver-se grande parte do valor investido quando da revenda. Atualmente a S10 tem mais facilidade de revenda que as demais, contudo não pode-se afirmar que esse cenário mantenha-se nos próximos anos. Sinceramente, não creio que agora seja um bom momento para aquisição de camionetes se está se pensando no aspecto econômico. A nova Toyota provavelmente vai continuar esquentando o mercado de pick ups e as demais empresas vão correr atrás do prejuízo e, como sabe-se que as montadoras sempre tem carta na manga(todas elas tem modelo superiores lançados no exterior), não sabe-se quando elas vão baixar com modelo novos por aqui.

Quanto a questão de revenda, cada caso é um caso, aqui na região oeste de Santa Catarina, L200 é de díficil revenda, (meu primo perdeu mais de 7k na venda de uma) muito provável pelos resquícios deixados pelas antigas que, em virtude ser uma região extremamente montanhosa( e a turma sentava o pé), ouvia-se muita reclamação por problemas de motores (antigamente via-se muitas pajeros e L200, hoje diminuiu bastante).

Homero
11/11/2005, 20:45
Péricles,

Conta pra gente porque voce desistiu da Ranger?



Homero

murilloaquino
11/11/2005, 21:11
falando no assunto,

acabei de comprar uma ranger limited...meu uso será mais no asfalto e todo final de semana vou ao sitio, coisa de uns 10 km de terra...Nossa ja sofri d mais com a minha frontier,4x2 se sem bloqueio nenhum!!! :) uffa, finalmente troquei ela....semana q vem devo ta pegandu.Caros colegas, alguem ai tem alguma observaçao sobre a nova ranger com motor eletronico?vi em um site aqui mesmo no forum sobre um chip q faz aumentar a potencia do motor sem nenhuma alteraçao, nem mesmo no nivel de emissoes..será possivel? e a garantia?perco se fizer essa alteraçao?espero comentarios de meus colegas, q entedem um pouco mais q eu...

haa vo passa o site aki...
http://www.portal-automotivos.com/client_files/site/nav.aspx?pagina_id=2&toifrm=nav.aspx?pagina_id=4&noticia_id=2662&capa_id=1&grupo_id=9

abraços :lol:

csirani
11/11/2005, 21:30
Falando em L200, será que está é apenas um conceito ou é carta na manga da mit

Everton Júnior
11/11/2005, 21:32
É a carta na manga da mit....

csirani
11/11/2005, 21:36
Se ela entra com essa ai, vai dar uma chacoalhada nas outras

Homero
11/11/2005, 22:10
murilloaquino,

Qu eu saiba, na Europa existe bastante oferta de um dispositivo que altera a pressão de injeção.Não é um chip mas sim um circuito que vai ligado no controlador de pressão atraves de conectores de tal maneira que voce desconecta a ligação original e insere o circuito que possui os conectores macho e femea compatíveis .Existe uma solução para cada motor.

Não mexe no tempo de injeção pois nesses motores novos , os bicos trabalham com multiplas injeções com bicos piesoeletricos e como a estratégia varia de acordo com a carga, rotação etc , aliado ao fato de a injeção ter de ser rápida , então o controle de potencia é feito em grande parte pela variação de pressão.

O artigo diz umas bobagens pois fala de TGV que a Ranger não tem.Deve ter feito confusão com potencia na roda e no motor.Não acredito em nenhuma medida de potencia com dinamômetro de rolo pois ele projeta a potencia fazendo calculos com paramentros que se o operador entrou errado sem querer ou propositalmente o resultado pode ser qualquer um.A pressão dos pneus influi.

Mas de fato existe equipamento para aumentar a potencia mas que geralmente fica perto de 20cv para não comprometer a vida do motor.As emissóes pioram mas não acredito que os equipamentos de inspeção veicular possam detectar .


Homero

Walter L. L. Casitta
11/11/2005, 23:07
Esses dispositivos (diga-se unichip, power plug que são vendidos nas concessionárias Toyota aqui em BH) são na verdade um meio prático porem caro de modificar a leitura de sensores de motores com o objetivo de enganar o módulo de controle que assim sobrealimentam o motor.
Na verdade são vários sensores num motor que podem ser alterados com a simples adição resistores para enganar o módulo de controle e já existem pessoas fazendo isso ao custo centavos.
Só para dar um exemplo, a rapaziada por aqui coloca alguns resistores ligados no sensor de massa de ar das Ranger V6. O módulo ingenuamente passa a acreditar que esta entrando mais ar que realmente entra e enriquece a mistura ar/combustível. Assim eles fazem pra Ranger andar com álcool.

murilloaquino
12/11/2005, 22:20
huum...mais uma pergunta...
a pressao de injeçao da turbina nela e controlada eletronicamente pelo modulo?pelo q eu li? o marea turbo naum tem tgv mais a pressao do turbo e controlada pelo ECU...podi ser q num tenha nada haver meu comentario, mais vale né...e quandu acelara ela, a pressao so dar 1,5 bar cum uns 2500 rpa, bem acima da faixa de torque maximo... :o
sobre o comentario dos chips, axo ingraçado sobre o q eles falaram e como eles mediram a potencia....mais como podi eles falarem q a ranger fiko muito mais esperta?Qual equipamento eu poderia instalar pra aumentar um pouco mais a potencia?perde a garantia?
desculpa pelo tantu de perguntas...mais é q estou curioso...


mais uma pergunta...to querendu trocar os pneus dela por uns maiores..nada exageradu, mais uns 265/75 ou uns 275/75...gostaria uns bf, pelo q vejo nu forum sao os melhores....na minha frntier, tinha uns toyo A/t mais pelo q vi, elis naum durariam muito mais que 50000 km(na epoca o vendedor da loja disse q duraria 80000!!) a durabilidade dos bf, em condiçoes normais de uso em alfalto e boua?
abraços e agradeço desde já...

freitasjr
13/11/2005, 23:52
sobre o comentario dos chips, axo ingraçado sobre o q eles falaram e como eles mediram a potencia....mais como podi eles falarem q a ranger fiko muito mais esperta?

Eles medem a potência e o torque com um dinamômetro de rolo.

Bem, eu instalei esse Unichip aqui em minha TR4, aqui em Natal/RN não tem oficina(pelo menos q eu conheça) que possua esse tipo de dinamômetro(é bem caro custa em torno de 55 mil dólares), porém da pra sentir sensívelmente a diferença de Pot após a instalação do Unichip.



Qual equipamento eu poderia instalar pra aumentar um pouco mais a potencia?perde a garantia?


Bem, com o Unichip é a forma menos radical(uma vez q não tira a originalidade do carro), o chip vem em branco e eles baixam do laptop um programa pré-calibrado p/ seu carro. Ou se preferir(como nenhum motor é igual ao outro) e tiverem dinamômetro de rolo, calibram especificamente p/ seu motor, caso não tenha, sai com o carro na estrada(como fizeram no meu) e através de um "Lambda Meter" conectado no escapamento do seu carro, no Unichip e no laptop, calibram p/ seu motor.

O ganho de potência e torque, varia de motor p/ motor. Em uns são mais em outros são menos, pois isso depende tb do grau de variação de segurança que cada montadora trabalha em seus motores, logo, se essa variação for pequena, o ganho de Pot e torque trabalhado pelo Unichip poderá não ser grande. Quanto a garantia não precisa se preocupar, pois a qualquer momento, vc poderá desconecta-lo e voltar a originalidade do seu carro.

Uma outra maneira que me falaram(e vou procurar saber a respeito) seria modificar o silenciador do carro(o mecânico me disse que o da TR4 é muito grande) e isso robaria um pouco de potência dele.

Mas como a sua Ranger é a Diesel, existem, mais opções ainda de se aumentar a pot, porém na minha opinião acho que esse novo motor 3.0 dela já vem com torque e Pot sufucientes. Se a sua for zero bala das novas acho que não precisa mecher nela... porém a minha opinião(sobre o novo motor da Ranger) é baseada no que li, nunca andei na nova p/ saber se realmente é potente como dizem ou não.

Se a sua é uma dessas e vc mesmo assim, sente necessidade de mais, então vai em frente.

Cordialmente, Francisco de Freitas...

Homero
14/11/2005, 13:12
Existem de fato chips fajutos como o Walter falou, o Unichip original é realmente oque o freitasjr falou.
Tanto quanto sei ele é indicado para motor do ciclo Otto(gas/alccol) e não diesel.
O que ele faz é o seguinte:-Ele intercepta 2 sinais de sensores do motor e os modifica.O sinal da polia fônica que fornece a rotação e o ponto e o sinal de carga que pode ser do sensor de pressão absoluta(vácuo) ou sensor de vazão de ar(MAF).
Um mapa de injeção num motor nada mais é do que uma tabela que para cada rotação e carga determina a quantidade de combustível a ser injetada (mapa de injeção) ou o ponto de ignição(mapa de ignição).
Então o Unichip em branco , nada mais é do que um repetidor dos sinais não alterando nada.Voce pode então carrega-lo com um programa pré desenvolvido , ou então ele permite que voce altere manualmente todo o seu mapa ponto por ponto.Ou seja , voce coloca o veiculo em um dinamometro de rolo e determina uma rotação no dinamometro e para cada posições do acelerador atraves de um dispositivo ligado ao Unichip , atraves de um potenciometro , voce aumenta ou diminui a quantidade de combustivel naquele ponto(é também instalado uma sonda lambda no escape provisoriamente para essa leitura), e também o ponto de ignição para mais ou menos.

A grande vantagem é poder otimizar seu motor.
A potencia maxima se voce não altera comando , escapamento ,dutos de admissão etc ela deve talves aumentar uns 3% no máximo pois a potencia está diretamente ligada a quantidade de ar que o veiculo admite e sem alterar isso , a potencia cresce pouco somente devido a otimização!!! Mas acurva da potencia pode mudar e aí a dirigibilidade .Pode aumentar o torque em rotações intermediárias devido principalmente ao ponto pois as montadoras devido aos requisitos de poluição , variação nos combustíveis etc deixam uma margem que se otimizada da um resultado sensível.
O problema é o preço mais de R$2000,00.

Toda injeção trabalha com os mapas básicos(combustível e ponto em função da carga e rotação) ,e outras informações como por exemplo temperatura da água e do ar entram geralmente como um fator de correção sobre os valores dos mapas.

Os chips fajutos . na realidade alteram a resistencia do sensor de temperatura do ar de modo que a central acredite que está entrando um ar muito mais frio e então este sendo muito mais denso requer mais combust´vel , aliado ao fato de todas as injeções que utilizam sonda lambda serem "flexiveis "dentro de certos limites, esses 2 efeitos fazem com que o veiculo funcione a alcool meio que porcamente.(não corrige adequadamente).

Os motores Otto necssitam de uma proporção ar/combustivel dentro de limites estreitos para funcionar corretamente.
Já nos motores diesel ele trabalha com excesso de ar principalmente nos Turbos.A proporção estequiométrica para o diesel seria de uns 15 para 1 e os motores diesel trabalham com aproximadamente 30 para 1.Por isso é só aumentar um pouco o debito máximo da bomba que aumenta o torque e a potencia.

No motores eletronicos pode ser que se possa usar o Unichip , mas ponto no motor diesel é mais critico que nos Otto mas talves a informação do MAF possa ser alterada.Um chip fajuto pode funcionar .
Mas o que vi que existe é sistema que altera a pressão do COMBUSTIVEL pois não se tem flexibilidade de grande variação na injeção de diesel por tempo de acionamento dos bicos então a central varia um pouco o tempo de injeção e bastante a pressão de injeção.( de 300 a 1600 bar nas hilux)
Então aumentando-se a quantidade injetada , aumenta-se a potencia devido ao excesso de ar já existente.


Homero

freitasjr
14/11/2005, 13:52
O que ele faz é o seguinte:-Ele intercepta 2 sinais de sensores do motor e os modifica.O sinal da polia fônica que fornece a rotação e o ponto e o sinal de carga que pode ser do sensor de pressão absoluta(vácuo) ou sensor de vazão de ar(MAF).
Um mapa de injeção num motor nada mais é do que uma tabela que para cada rotação e carga determina a quantidade de combustível a ser injetada (mapa de injeção) ou o ponto de ignição(mapa de ignição).
Então o Unichip em branco , nada mais é do que um repetidor dos sinais não alterando nada.Voce pode então carrega-lo com um programa pré desenvolvido , ou então ele permite que voce altere manualmente todo o seu mapa ponto por ponto.


É isso mesmo.



Ou seja , voce coloca o veiculo em um dinamometro de rolo e determina uma rotação no dinamometro e para cada posições do acelerador atraves de um dispositivo ligado ao Unichip, atraves de um potenciometro , voce aumenta ou diminui a quantidade de combustivel naquele ponto


Aqui tinhamos tudo isso, menos o dinamômetro de rolo, então o teste foi feito na estrada mesmo entre 80 a 160 Km/h



(é também instalado uma sonda lambda no escape provisoriamente para essa leitura), e também o ponto de ignição para mais ou menos.


Isso, é utilizada p/ fazer a leitura dos gases na saída do escapamento como vc relatou... o equipamento chama-se "Lambda Meter".



O problema é o preço mais de R$2000,00.


Pra ser mais exato custou R$2.500,00



No motores eletronicos pode ser que se possa usar o Unichip , mas ponto no motor diesel é mais critico que nos Otto mas talves a informação do MAF possa ser alterada.Um chip fajuto pode funcionar .


Pode sim, vi instalar o Unichip no motor do novo Troller 3.0(q é o mesmo da Ranger), ficou até melhor que na minha TR4(q é hidramática). E lá tinha um Kia Sorento a Diesel p/ ser instalado tb.

Ah, uma dúvida, o engenheiro que instalou o Unichip em minha TR4, disse-me que se eu modificasse o silenciador do meu carro(que parece um bujão de tão grande que é), melhoraria ainda mais o desempenho...
Confere essa informção Homero ?

[]s atenciosamente, Francisco de Freitas...

Homero
14/11/2005, 14:37
freitasjr,


Ah, uma dúvida, o engenheiro que instalou o Unichip em minha TR4, disse-me que se eu modificasse o silenciador do meu carro(que parece um bujão de tão grande que é), melhoraria ainda mais o desempenho...
Confere essa informção Homero ?

A princípio sim.Uma maneira de de aumentar o ar admitido é facilitar a limpeza da camara de combustão para que caiba mair ar no ciclo seguinte.Então colocando-se um silenciador com menor restrição (menor poder de silenciar também) voce favorece a limpeza da camara.

Se bem que a maior restrição geralmente é o catalizador que é proibido retirar , então sem retirar o catalizador,somente trocar o silencioso não acho que vale a pena.
O correto seria trocar todo o escapamento desde o coletor com diametro adequado(existe calculo para dimensionar em função da potencia e cilindrada) e abafador conveniente e aí pode-se ter um aumento de potencia (torque de uma maneira geral , mas mais em alta).

A rigor qualquer modificação deve ser acompanhada de novo acerto do unichip(para aproveitar todo o potencial)

Para se ter uma ideia , tem carros (original , sem unuchip etc) que se voce retirar o catalizador , voce piora a dirirgibilidade mesmo que ganhe alguns cv no final(nem sempre).

Homero

Homero
14/11/2005, 14:44
freitasjr,

Voce disse:Pode sim, vi instalar o Unichip no motor do novo Troller 3.0(q é o mesmo da Ranger), ficou até melhor que na minha TR4(q é hidramática). E lá tinha um Kia Sorento a Diesel p/ ser instalado tb.

`´E muito mais facil aumentar a potencia em um diesel do que em um Otto devido ao excesso de ar com que trabalham


Homero

freitasjr
14/11/2005, 20:04
A princípio sim.Uma maneira de de aumentar o ar admitido é facilitar a limpeza da camara de combustão para que caiba mair ar no ciclo seguinte.Então colocando-se um silenciador com menor restrição (menor poder de silenciar também) voce favorece a limpeza da camara.


Era nisso que eu estava pensando.



Se bem que a maior restrição geralmente é o catalizador que é proibido retirar , então sem retirar o catalizador,somente trocar o silencioso não acho que vale a pena.
O correto seria trocar todo o escapamento desde o coletor com diametro adequado(existe calculo para dimensionar em função da potencia e cilindrada) e abafador conveniente e aí pode-se ter um aumento de potencia (torque de uma maneira geral , mas mais em alta)...


Vou ver com o mecânico daqui a melhor opção p/ minha TR4



Para se ter uma ideia , tem carros (original , sem unuchip etc) que se voce retirar o catalizador , voce piora a dirirgibilidade mesmo que ganhe alguns cv no final(nem sempre).


Bem, tem um mecânico aqui onde eu moro que já fez isso(de se trocar silenciador, escapamento) em um Troller a gasolina e, segundo o proprietário, o rendimento melhorou bastante. Logo, como ele(o mecânico) já tem um pouco de experiência por já ter feito isso em outros carros, acho que ele deve ter uma boa noção como melhor fazer na minha TR4.

De qualquer forma vou estudar essa opção ainda com ele e outros mecânicos.

Obrigado pelos esclarecimentos, Francisco de Freitas...

Turtle
14/11/2005, 23:07
Péricles,


Turtle,

Pega leve ... a GM não é essa maravilha que voce acha...

O SAC só existe devido ao codigo de defesa do consumidor , ele não foi criado para atender ao consumidor , ele foi criado para proteger a empresa.
Ou seja :-Se voce comprou um carro e este apresentou problema e o revendedor não resolveu em pouquissemos casos s SAC faz alguma coisa.Somente quando o cliente claramente iria à justiça com totais chanches de ganhar.Mesmo assim eles levam quase até as últimas consequencias pois a maioria desiste.

Concordo que é o mesmo com as demais empresas.

Po Homero, assim c me quebra as pernas :roll:
Mas enfim, o nosso camarada é que vai ter que decidir mesmo... E eu que cada hora fico em duvida entre S-10, Hilux, Ranger, Bandeirante, até Niva... :mrgreen: abss

Homero
14/11/2005, 23:37
Turtle,


Não é para te quebrar as pernas .É para voce ficar esperto...

Se algum dia voce tivesse tido um veiculo GM com algum probleminha e tivesse ligado para o SAC tenho certeza que ia concordar comigo.

Eu confundi os tópicos e postei meu comenta´rio nesse aqui . Tem outro tópico que acho que meu comentário seria mais pertinente , mas todos lêm todos os tópicos.

Homero

Péricles
15/11/2005, 14:10
Péricles,

Conta pra gente porque voce desistiu da Ranger?



Homero


Desistí da Ranger porque, primeiro, estou querendo mudar, pois temos essa ranger desde 2001 e antes dela tinhamos outra, só que a gasolina e cabine simples, então acho que já tá na hora de diversificar.
Outro fator é a manutenção da ranger que possui peças caras e muitas blindadas, o que faz com que em vez de trocar apenas uma pequena peça gasta, como acontece com as outras pick-ups, tenhamos que substituir todas as outras que se relacionem com ela, como é o caso dos pivôs das suspensão, que na L200 e S10 troca-se apenas os dito cujos, enquanto que na ranger troca-se toda a bandeja, o que é um absurdo de caro. Assim, tendo em vista que, como viajamos muito, gostamos de sempre colocar peças originais, que são mais resistentes, essas substituições tornam-se verdadeiros rombos no orçamento.
Outra justificativa é que na hora de vender a procura por ranger não é muito boa, pelo menos aqui na Paraíba, então a desvalorização é um pouco maior que das outras pick-ups.
No mais, o carro é muito bom, a nossa, mesmo sendo 2.5, tem um bom desempenho na estrada, além de ter um espaço interno bem razoável, embora não muito confortável pra quem vai atrás por deficiência do banco, que não proporciona uma posição muito boa de sentar. O motorista não cansa mesmo em viajens longas, agora mesmo fui e voltei a Fortaleza dirigindo (+ou-700km de João Pessoa pra lá), paramos apenas para almoçar e não tive problemas nem com o carro nem de cansaço.
É isso, o carro é satisfatório, e mesmo com a quilometragem atual não bate nada, parece novo, mesmo já tendo andado em estradas bastante esburacadas e estar com 212.000km rodados, mas acho que mudança é bem vinda.

murilloaquino
15/11/2005, 14:11
opa galera...

huum...foto ta quente hein? nem preciso fazer mais curso de mecanica com essa aula aqui....
Sobre a minha ranger...realmente ela tem um torque e potencia bem avantajados né...mais como eu tava falando, esses chips saum uma boua maneira de aumentar a potencia sem mudar nenhuma caracteristica do carro...Cv e Kfm, quanto mais melhor...hahaha
vo passar a procurar mais informaçoes sobre esses chip´s.Viajo muito e na estrada, em uma ultrapassagem e um alivio o carro potente...

homero, vi em algum lugar q a pressao maxima d injeçao de diesel nas ranger vai ate 1600 bar tb...igual na hilux.Vc sabe me informar, so por curiosidade se a minima das ranger e 300 bar?
mais sobre a ranger...aqui na minha cidade, ja vi algumas, ate novas (2002) com as rodas dianteras meio q abertas.Como disse o everton usar calcinha...haha. Voces sabem me informar se com essa alteraçao da suspensao dela em agosto do ano passado a ford corrigiu esses defeitos?

tava dando uma olhada em baixo da minha frontier hj(pego a ranger na quinta) e percebi q os diferencias e o eixo cardan dela é bem mais fino q as da ranger...será q é mais fragil tambem?

abraços galera...

Homero
15/11/2005, 19:18
murilloaquino,

Não tenho essa informação(pressão da ranger)mas acredito que deve ser a mesma pois a tecnologia é muito semelhante e os motores também(clindrada ,potencia etc , portanto mesma nrcessidade de combustível)
Uma diferença é que nas Hilux existe uma borboleta na admissão como nos motores a gasolina e o acelerador controla a abertura dessa borboleta e aí a injeção de combustível acompanha essa abertura , muito semelhante ao que ocorre na gasolina.
Na Ranger o ecelerador controla diretamente a injeção de combustível.
Outra diferença é a existencia do TGV que diferentemente dos TGVs da Ranger anterior e das L200 onde a parte vareável esta no caracol quente atraves de um diafrgma, nas Hilux a parte vareável esta no caracol frio controlado por um controlador eletronico pareciso com um step motor.A vantagem seria que na parte quente possível carbonisação pode emperrar o mecanismo ao passo que na parte fria isso não ocorreria.

Quanto a suspensão da Ranger , se caso a altura na dianteira estiver diferente do especificado , a cambagem se torna negativa.Então se o carro arriou , ela fica mais negativa.Então tentando reestabelecer a altura especificada atraves do ajuste das barras de torsão deve melhorar.Se não for suficiente , a bandeija superior permite ajuste de cambagem e caster .Não é muito simples pois não sei se a Ford tem umas arruelas especiais para esses ajustes .

Tudo indica que as novas são exatamente iguais as anteriores , somente recalibrada e foi adicionada uma "mola auxiliar" que nada mais é do que a substituição de um batente de fim de curso que era de borracha por um maior e de material mais elãstico e absorvedor(amarelo) que por ser maior entra em ação antes do fim do curso e deve ficar mais suave.


Homero

Péricles
16/11/2005, 12:26
IMPRESSÕES:

Finalmente fiz um teste drive nas duas pick-ups (S10 Executive eletrônica e L200 Sport HPE).
Primeiro fui na S10, que achei realmente de direção agradável e de acabamento de 1ª, até revestimento em madeira ela tinha, sem falar no console do teto, bem interessante, fiquei bem satisfeito com a S10.
No outro dia, fui dirigir a L200, o que era de mito que haviam me falado eu quebrei. A direição enrola bem, o freio é bom, a suspensão é na medida exata do conforto e na arrancada é melhor que a S10.
Agora não sei se há mais algum itém no qual a S10 possa ser melhor que a L200, mas no conforto com certeza não é. Que ela é mais macia, isso é, mas, no meu ponto de vista, gera é disconforto, pois tem-se a impressão de não puder controlar o carro. Pra quem é acostumado com Opala, isso é irrelevante.
Achei, inclusive, o banco de trás da L200 mais confortável. Embora o espaço pra as pernas seja insignificantemente menor, o assento é muito mais acolhedor, além do mais possui encosto de braço, inexistente na S10, que faz uma falta danada numa viajem longa, possibilitando melhor apoio para o passageiro.
Uma vantagem ou desvantagem, dependendo do ponto de vista, da s10 pra L200 é a pequena altura do solo, facilitando a entrada e saída, enquanto na L200, principalmente pra quem vai atrás, é um pouco trabalhosa para entrar e sair, não pode faltar estribos. Quando fui sair do banco de trás me deparei com essa situação de ter praticamente que pular pra fora do carro de tão alta.
Outro fator que considero importante é o barulho do motor, pois a L200 praticamente não tem esse barulho, enquanto que a S10, embora eletrônica, mudou pouca coisa do som de trator, o que gera um descoforto danado ao trafegar em baixa velocidade, sinto esse incômodo na Ranger.

Em fim, estou decidido pela L200, alguém aí tem mais alguma coisa pra dizer sobre elas? Pra completar fui a Fortaleza no feriadão e fiquei impressionado com a imensa quantidade de L200 que tem por lá, principalmente a Sport, as vezes dá a impressão que é a única pick-up existente na região. A Mitsubishi lá é forte mesmo.

A única coisa que ainda me deixa na dúvida é o desconto de 12% que a S10 tem para produtor rural que a L200 não tem, o que deixa a S10 Executive com o mesmo preço da L200 sport gls.
O que acham?
Obrigado pelas opiniões e dicas dadas.

Everton Júnior
16/11/2005, 13:52
Péricles, compre a L200 e seja feliz! Mais pega a HPE que o desempenho é bem melhor e mais completa. Li em uma mensagem sua que sua ranger, apesar da idade, nao tem grilo nenhum, foi isso mesmo que voce disse? Se for, as picapes de hoje nao sao mais iguais as de antigamente, agora levam mais plasticos e tendem a ter mais ruidos.

Péricles
16/11/2005, 16:52
Everton Júnior,

Foi isso mesmo que eu falei. A nossa ranger não tem praticamente nenhum ruído. O único que apareceu agora foi na prisília das pastilhas de freio do lado do motorista, mas só isso.

Quando você diz que
"as picapes de hoje não são mais iguais as de antigamente, agora levam mais plasticos e tendem a ter mais ruidos", você quer dizer que a L200 Sport dá chiado? Ou eu entendí mal? Aparece muito barulho nela?

Everton Júnior
16/11/2005, 17:06
Vou ta mentindo se eu disser que a L200 nao tem ruido no interior, ela tem sim, mais nada que incomode e as outras picapes tambem tem ruidos. Por exemplo: sua ranger nao tem grilos, mas se voce foce pegar uma 0km a qualidade nao é a mesma da sua ranger antiga.

gedeon
04/12/2005, 20:28
pericles ,eu tambem to na mesma duvida que vc.Tambem sou produtor rural e tenho 12 % de desconto,e acho que vou ficar com a executive...veja bem alem de ela ta vendendo bem a diferença e significante,uma l200 hpe com 141 cv completas vai sair por 99000 ...e a executive pra produtor rural sai por 88000 ,sao 11000 de diferença vc acha que isso nao conta???e o consumo?

Péricles
05/12/2005, 10:29
gedeon,

Já analisei um bocado. Desde de outubro que estamos decidindo isto e, hoje, chegamos, meu pai e eu, à decisão que o melhor é mesmo a L200 Sport. Estamos pegando uma GLS por R$87.000,00, pois tem menor desvalorização que a hpe. A diferença de motor é muito pequena e o consumo é menor.
Tomamos essa decisão por achar que a L200 é mais resistente, não que vamos colocá-la a prova, usamos em condições muito leves, mas a L200 nos passa mais segurança e basta colocar lado a lado uma L200 e uma S10 usadas, a S10 aparenta sofrer mais com o passar do tempo que a L200. É relativamente fácil encontrar uma L200 antiga em bom estado, enquanto que S10...
Além do mais em termos de prazer de dirigir, não tem comparação, pelo menos no meu gosto e no do meu pai, que também estava tentado pela S10, muito tentado, diga-se de passagem. Não é raro bater com o papo de uma S10 no chão ao passar por buracos em marha lenta ou até mesmo por estradinhas de barro em que o centro é mais alto que o lugar das rodas passarem, coisa que nunca aconteceu com a ranger, e com a L200 Sport acho impossível, pois quase não tem frente depois das rodas dianteiras.
Nossa ranger tá com 212.000km e a única coisa que trocamos na suspensão foram os pivôs, mesmo assim só uma vez, o resto, pode testar que está em ordem. Já na S10 tenho notícias que manutenção na suspensão é coisa constante (me corrijam se estiver errado), acho até lógico pra um carro que já sai de fábrica com as rodas da frente quase dentro dos paralamas. A impresão que tive ao dirigir a S10 foi a mesma quando dirigí uma parati que nós tínhamos e estava com os amortecedores traseiros inutilizados pelo tempo, o carro balança que é uma coisa séria.
Mas é isso, gosto é gosto e eu respeito o de cada um. Achamos que o melhor negócio é este que estamos fazendo, pois a potência do motor não é tão relevante para nós, mas sim a menor incidência de defeitos, a 4x4 da L200 por exemplo, é bem mais resistente e confiável, sem falar na suspensão e no silêncio do motor.
Em fim, a L200 é um carro mais rústico que a S10, e, assim como em raças de animas, rusticidade é sinônimo de menos despesas, menos preocupação e produtividade equiparada às mais sensiveis.

Cizinho
07/12/2005, 18:55
Pessoal,

Vejam os novos dados do mercado. Como era de se esperar, a S10 ultrapassou a L200 e terminará o ano em 2º lugar atrás da Hilux.

Abraço.

Péricles
07/12/2005, 21:13
No meu ponto de vista, como o país é muito grande, essa lista não é muito eficienta para falar do mercado local, devendo ser observada, como já falei em outro tópico, o rancking por Estado, ou pelo menos por região. No nordeste a S10 tá em 4º lugar. Veja o exemplo do Rio Grande Norte que a pick-up que vende mais é a ranger e a S10 fica lá no final da lista.
Só por exemplo, o gol é o carro mais vendido do Brasil, mas na Paraíba é o 4º e o uno vende o dobro, estando em 1º lugar. Aqui a L200 também está em 1º, com Hillux em 2º e S10 em 3º.

Everton Júnior
07/12/2005, 21:47
Aqui em Fortaleza a L200 comanda tambem, ja que a hilux nao tem pronta entrega e o pessoal explora no preço. Nao é todo mundo que ta afim de pagar caro por uma coisa so pq é novidade.

Cizinho
16/12/2005, 17:40
:D Pessoal,

A dúvida acabou. Ontem fechei negócio em uma S10 Rodeio. Quarta-feira vou pegá-la e depois conto para vocês as minhas próprias impressões de dirigí-la.

Abraço.

Péricles
16/12/2005, 18:37
:lol:

A minha dúvida tambem acabou! Fizemos o pedido de uma L200 Sport Gls preta que fomos buscar terça-feira (13/12), já fiz uma viagem de pouco mais de 200km nela e estou achando o carro simplesmente fantástico. Macia exatamente na medida. Excelente desempenho e ultrapassagens e em subidas, além de de uma estabilidade indiscutivel. Estamos satisfeitíssimos, sem falar que vem bem completa, além do som já com mp3 e uma qualidade de 1ª. :palmas: Parabéns para a Mitsubishi!
A impressão ao dirigir é imcomparavelmente melhor que o da nossa ranger 2001 em todos os sentidos. Embora o espaço traseiro seja menor que o da ranger, é unânime a opinião de todos que o banco traseiro é muito mais confortável. Quando passa em estradas esburacadas não tem a tendência de sair de traseira como a ranger tinha, o que a torna ainda mais estável, em fim, você se sente totalmente no controle do carro, logo por que a posição de dirigir lhe proporciona uma ótima visibilidade.

João Pedro
18/12/2005, 05:33
Péricles.

No que vc assinala sua L200 ñ é HPE, ainda assim vc está satisfeito com o desempenho?
E o consumo?

Cizinho, ñ esqueça de comentários sobre a Rodeio.

Péricles
19/12/2005, 11:08
João Pedro,

O consumo eu ainda não sei, pois ainda não fiz essa medida, mas o desempenho está excelente, tanto na estrada como dentro da cidade. Ela arranca bem e é muito boa nas ultrapassagens, inclusive em subidas. Sinceramente, não preciso mais que isso, pois não sentí falta de potência em hora nenhuma e veja que não andei em nenhuma estrada duplicada, tendo assim que fazer algumas ultrapassagens, inclusive em subidas.
Basta dizer que é incomparável à nossa antiga ranger 2001, mesmo tendo apenas 6 cv a mais. Já andei em muito carro e vejo que essa diferença numérica nas fichas técnicas não querem dizer muita coisa na prática, existem outros fatores que fazem essa dirença, um exemplo disso, saindo um pouco do 4x4 é o caso do Uno Mille e do Celta, o primeiro com 55cv e o segundo com 70, o uno anda muito melhor, principalmente dentro da cidade, além de ser bem mais econômico. Aqui mesmo no forum já vi usuários de ranger dizer que a 2.8 praticamente não diferença para a 3.0, inclusive alguns disseram até que a 2.8 e melhor.
Então é isso, mas continuando a falar da L200, a saída dela de primeira é muito boa, comparando-se a um carro a gasolina, deve ser devido ao TGV, que proporciona uma aceleração bem homogênea, sem aquelas diferenças ao chegar a rotação x ou z.

Abraços

murilloaquino
21/12/2005, 16:20
pericles, sobre numeros, naum discutimos, mais para o desemepnho final, outros fatores estao relacionados...Em relaçao a l-200 gls, ela tem 121 cv d potencia e 26.5 kgfm de torque, mais o q torna rela ´´agil`` e as suas relaçoes de marcha,q ´privilegia a aceleraçao e o torque,e troca de consumo e conforto ao rodar com velocidade cruzeiro(ranger 1700 rpm 100 km/h l200 2800 rpm)A mesma coisa no uno e no celta....tem grande diferença de potencia, mais o torque do uno vem muito mais cedu(2500 rpm) 8.5 kgfm e ainda é mais leve q o celta(8.8 a 4500) essa é a diferença perceptivel, apesar d que nas provas de ´´fundo`` (ACELERAÇAO E VELOCIDADE MAXIMA)ondi a potencia é mais importante, o celta da de goleada, favorecido tambem pela aerodinamica...
abraços...

João Pedro
21/12/2005, 16:32
Em suma.
As picapes japas são pensadas para o trabalho e uso bem urbano, no que elas se moldam melhor. Entregam potência e torque (força) logo nos primeiros giros. Isto é bem relevante quando se usa em off-road, pois não se precisa "queimar" embreagem sustentando um giro alto para se obter torque neceessário. Eu acho a L200 bonita e muito bem equilibrada. Um amigo que andou dirigindo ela em estradas a elogiava sem parar pela sua suspensão e estabilidade. Deveraim ter mudado o painel, ia ficar show.
Parabéns mais uma vez pela sua aquisição, depois nos informe o consumo e outras dicas.
Um abraço.

Péricles
11/07/2010, 20:18
Depois de ter comprado e usado a L200 volto aqui para colocar minhas impressões sobre a pickup.
Meu uso era mixto, entre cidade, viagens e idas à fazenda com estrada relativamente leve.
O maior uso foi indiscutivelmente em viagens e os trechos na fazenda tinham em torno de 15km de estrada com alguns buracos e pedras e pouca lama que só as vezes necessita do uso de 4x4.
Utilizei também essa L200 para puchar uma pequena carreta de dois eixos para transporte de animais.
Tentarei enumerar aqui alguns pontos fortes e fracos da pickup, de acordo com o que eu for lembrando vou acrescentando aqui no fórum.

Pontos fortes:
-Altura do solo;
-Sistema de acionamento 4x4 mecânico, que é mais resistente;
-Bons retrovisores externos;
-Bons faróis;
-Pneus aro 16;
-Beleza externa;
-Boa desenvoltura 4x4, pois nas poucas vezes que precisei do sistema ele mostrou-se bem eficiente;
-Bom angulo de ataque, pois nunca bateu o "papo" em lugar nenhum;

Pontos fracos:
-Consumo muito variavel e bastante alto, já fizemos 5km/l na estrada e 10km/l, com o detalhe de que ela não é a álcool e sim a diesel;
-Acabamento interno ridículo, pois além de materiais frágeis ainda arranham com facilidade;
-Muitos "grilos" internos;
-Espaço interno insatisfatório, inclusive para o motorista (tenho 1,87m);
-Sistema de som de baixa qualidade, pois praticamente só tem agudos, o que faz ficar insuportável ouvir certas músicas, quase sem agudos e médios inesistentes;
-O volante, que é fino, está mudando de cor no seu ponto mais alto e despelando;
Ainda sobre o volante, o ajuste de altura é só pra dizer que tem, pois praticamente não sai do canto;
-A altura de solo que pode ser uma vantagem torna a caçamba de difícil acesso e coloca o engate do reboque a uma altura que impede engatar sem ajuda de outra pessoa que tenha força, mesmo estando vazio;
-Todos os parachoques de plástico, ou seja, qualquer pancadinha trinca ou quebra de uma vez;
-O parachoque dianteiro é todo de enfeite, inclusive as telas enferrujam logo logo, mesmo sem uso na beira mar, que é o meu caso. A tela inferior não pode ver nada que começa a se soltar e vai soltando até ficar pendurada;
-A direção é uma piada, fazer curva nela é um exercício de paciência. Em alguns retornos se faz necessário subir nas calçacas ou então parar o trânsito para que possa dar ré e manobrar;
-Ainda sobre a direção, segurando ela, dá pra sentir todas as irregularidades da pista, inclusive no asfalto;
-Manutenção absurdamnte cara;
-Seguro caríssimo.

Por enquanto, o que lembro é isso, como falei no começo, meu uso é relativamente leve para uma pickup, o que fez com o que o carro resistisse bem sem maiores problemas.
Trocamos a embreagem e, pasmem, a direção que pensei que fosse muito rústica fui avisado que necessitará em breve da troca da barra.
Agora comprarei uma S10 Executive 4x4 2011 em busca de mais conforto e manutenção mais barata.

Marcelo-HPE
11/07/2010, 22:02
Para o pouco jogo existe solução , pena que tenha sofrido todo esse tempo . se ainda interessar dá uma pesquizada no forum .

DiEgOsEiChIrLz
12/07/2010, 12:11
Depois de ter comprado e usado a L200 volto aqui para colocar minhas impressões sobre a pickup.
Meu uso era mixto, entre cidade, viagens e idas à fazenda com estrada relativamente leve.
O maior uso foi indiscutivelmente em viagens e os trechos na fazenda tinham em torno de 15km de estrada com alguns buracos e pedras e pouca lama que só as vezes necessita do uso de 4x4.
Utilizei também essa L200 para puchar uma pequena carreta de dois eixos para transporte de animais.
Tentarei enumerar aqui alguns pontos fortes e fracos da pickup, de acordo com o que eu for lembrando vou acrescentando aqui no fórum.

Pontos fortes:
-Altura do solo;
-Sistema de acionamento 4x4 mecânico, que é mais resistente;
-Bons retrovisores externos;
-Bons faróis;
-Pneus aro 16;
-Beleza externa;
-Boa desenvoltura 4x4, pois nas poucas vezes que precisei do sistema ele mostrou-se bem eficiente;
-Bom angulo de ataque, pois nunca bateu o "papo" em lugar nenhum;

Pontos fracos:
-Consumo muito variavel e bastante alto, já fizemos 5km/l na estrada e 10km/l, com o detalhe de que ela não é a álcool e sim a diesel;
-Acabamento interno ridículo, pois além de materiais frágeis ainda arranham com facilidade;
-Muitos "grilos" internos;
-Espaço interno insatisfatório, inclusive para o motorista (tenho 1,87m);
-Sistema de som de baixa qualidade, pois praticamente só tem agudos, o que faz ficar insuportável ouvir certas músicas, quase sem agudos e médios inesistentes;
-O volante, que é fino, está mudando de cor no seu ponto mais alto e despelando;
Ainda sobre o volante, o ajuste de altura é só pra dizer que tem, pois praticamente não sai do canto;
-A altura de solo que pode ser uma vantagem torna a caçamba de difícil acesso e coloca o engate do reboque a uma altura que impede engatar sem ajuda de outra pessoa que tenha força, mesmo estando vazio;
-Todos os parachoques de plástico, ou seja, qualquer pancadinha trinca ou quebra de uma vez;
-O parachoque dianteiro é todo de enfeite, inclusive as telas enferrujam logo logo, mesmo sem uso na beira mar, que é o meu caso. A tela inferior não pode ver nada que começa a se soltar e vai soltando até ficar pendurada;
-A direção é uma piada, fazer curva nela é um exercício de paciência. Em alguns retornos se faz necessário subir nas calçacas ou então parar o trânsito para que possa dar ré e manobrar;
-Ainda sobre a direção, segurando ela, dá pra sentir todas as irregularidades da pista, inclusive no asfalto;
-Manutenção absurdamnte cara;
-Seguro caríssimo.

Por enquanto, o que lembro é isso, como falei no começo, meu uso é relativamente leve para uma pickup, o que fez com o que o carro resistisse bem sem maiores problemas.
Trocamos a embreagem e, pasmem, a direção que pensei que fosse muito rústica fui avisado que necessitará em breve da troca da barra.
Agora comprarei uma S10 Executive 4x4 2011 em busca de mais conforto e manutenção mais barata.

dos pontos fracos, oque eu garanto melhorar:

consumo (s10 diesel)
acabamento (principalmente na executive)
espaço interno
diametro de giro
manutençao mais em conta (pelo menos aqui na minha regiao)

Péricles
12/07/2010, 23:46
Ouvi falar sim da modificação na direção da L200, mas sou meio receioso com essas experiências, gosto de manter a originalidade doa a quem doer.
Agora sobre a manutenção da mitsubishi, ela deveria ter vergonha de cobrar tais valores em simples manutenções. O consumidor é praticamente obrigado a fazer as manutenções/revisões fora das oficinas autorizadas.