PDA

Ver Versão Completa : Cambio C10 adaptado no JEEP



monge
13/12/2003, 22:08
Fala gente... :D

Bão... vamo lá de novo.... :D :D

Minha caixa mais uma vez moeu a ré (normal) :shock:

Æ fui trocar, ao descer a caixa pela quinta vez no ano, vi toda a merda feita... :? :cry:

Moeu os sincronizadores, os aneis sincronizados, a ré, a luva da primeira, alguns roletes quebrados e etc etc etc.... :shock: :shock:

Æ fiquei doido, então um amigo me disse que tinha uma caixa de 4 marchas do jeep, mas não tinha o trambulhador nem o eixo piloto... blz... eu pego as engrenagens que preciso e monto a minha... :D :cry:

Nada... depois de fazer todas as correrias pra montar, nenhum torneiro daqui da minha cidade se prontificou em tornear o entalhado pra mim.... :cry: Porque ja era meio dia.... :cry: tinham que fechar... todos mandaram eu voltar na segunda... :?

Depois de ganhar muitos nãos, :( desisti da idéia, visto que pra botar minha caixa funcionando eu ia gastar uns 250 contos :? :shock: :(

Então torrei e sai a procura da tão famosa caixa de C10 :D

Achei uma, e até em "boas condições", montada :D Não vi por dentro ainda. :roll:

Só que o que estranhei, é que o trabulhador dela está do lado esquerdo, ela não solta a tampa em cima como nos jeeps. :? E tem uma especie de "rabicho" onde vai o cardãn...

Como olhei muito rapidamente, não vi possíveis adaptações, pois não sei se este rabicho sai. :oops: Ou se sair, todo o entalhado vai sair junto, como nos cambios dos mavericks. :oops:

Tentei achar fotos nos albuns da galera mas só o walter que tem algumas, mas mesmo assim não tive como identificar muita coisa semelhante nos câmbios. :oops:

Minha dúvida é se É esta caixa que o povo usa pra adaptar, e como fazer a adaptação. Pois segunda feira já estou querendo montar tudo e já com a caixa da C10. :D

E como adaptar, como fazer os flanges, se gasta flanges, se eu cortar o entalhado dela e fizer a rosca pra prender na transferência do jeep vai funcionar? É assim que vou conseguir adaptar esta caixa? :?: :?: :?: :?:

Allguém pode me dar uma luz até segunda feira, pra mim saber se a caixa serve ou não?

[]'s na dúvida e no desespero

Eugênio

Thiago Rodeghel
13/12/2003, 23:09
E aí Monge :D

Dá sim pra adaptar 8)

Só dá uma olhada nesses links da Piradiesel :shock: Eles adaptam a maioria dos câmbios GM 3m,4m e 5m na reduzida do Jeep :lol:
Esse rabicho :roll: se for o q eu estou pensando :roll: , é igual era o meu Clark 5m, só foi retirar tudo aquela parte, desparafusando :D e colocar a flange da Deep Tec :D Agora não sei se no 3m é igual ao 5m :?

http://www.piradiesel.com.br/produtos.htm
http://www.piradiesel.com.br/promo/promo1.htm

Não sei se a Deep Tec tem para modelos 3m :roll:

Espero ter ajudado :wink:

[s]

monge
14/12/2003, 08:45
E æ Eduardo, blz :D :D

Ajudou sim... :D

O cambio que achei é parecido com este, só que a alavanca está do lado esquerdo e não em cima como aparece na figura. :D

Mexi na figura, acho que vai ficar melhor pra endenter... :D


[]'s ainda na duvida

Eugênio

Thiago Rodeghel
14/12/2003, 10:17
E aí Monge :lol:

Só corrigindo é o Thiago :D

Então, não tem problema :wink: , pode ser na lateral mesmo, esse modelo é como se fosse opcional desse câmbio, alavanca com controle direto :shock:

Segundo a Piradiesel informa no seu site: " Extremamente resistente e uma opção de compra mais acessível, a transmissão 260 T (GM C-10) proporciona marchas mais escalonadas que a oferecida pela transmissão original. Pode-se adapta-la também no motor 4cc ou 6cc do próprio Jeep. Tem como opcional a alavanca com controle direto (câmbio embaixo)" Q seria o seu caso :roll:

O q interessa mesmo é a adaptação da T-Case do Willys, atrás dele :wink:

[s]

Pedro Bachir
14/12/2003, 10:19
e ae monge? :)

O cambio que vc quer adaptar é o 3 ou 4 marchas?

O 3 marchas da C- 10 da minha F-75, o mecanico tirou aquele rabo(opa).

flw :)

Pedro Bachir
14/12/2003, 10:33
e ae monge? :)

Outra coisa que eu esqueci, a alavanca é de lado, pq originalmente essa caixa tem a alavanca na coluna de direção e as alavanquinhas saem do lado da cx.

flw cara :lol:

monge
14/12/2003, 11:53
Nó.. foi mal Tiago :oops: :oops: :oops:

eduardo... nem sei de onde tirei isso.. heheehehehe :oops: :oops: :oops:

É o 3 marchas da C10... ou 4 se achar... :roll:

É que um cara aqui tem, eu vi o cambio assim de relance...... segunda vou dar uma olhada meticulosa.... :D

Eu estranhei só o rabicho... pois como a intenção e colocar a T-case lá... este rabicho tem que sair, mas se o entalhado for inteiriço como nos mavericks, como vou proceder? :shock:

Usar o entalhado do jeep pra fazer a ligação da caixa com a T-case? Cortar o entalhado e fazer rosca na altura da t-case? :shock:

Ou o entalhado da C10 é seccionado e unido por meio de roletes como no jeep?

São estas dúvidas que estão me remoendo....

[]'s

Eugênio

fugger
14/12/2003, 21:22
:) Monge

:) Esta caixa é forte pra K7, aguenta até motor V8.

:) Mas, pra adaptar-la tem que trocar o entalhado, por um que a engernagem da reduzida possa ser encaixada. A flange um torneiro faz sem problemas. Quanto ao rabicho, é só soltar os parafusos e substituir o entalhado. :wink:

:) Se quiser tem uma pronta pra vender na seção de peças e acessórios. :)

[]'s

Carvalho
14/12/2003, 21:56
Tudo que foi dito é verdade. Na minha uso a própria cx do jeep com as engrnagem do Landau(que é preaticamente igual a da C10).Nós chamamos esta adaptação desemprega mecânico. Não quebra nunca.
Carvalho

Luis Assis
15/12/2003, 00:30
Só para constar, eu comprei a Flange + Eixo para a adaptação na TCase willys por R$270.00. Foi meio que Prugue andi Prai ( pelo menos encaixou! ) :D
[]'s
Gustavo

Carlos
15/12/2003, 00:39
Ontem vi uma Veraneio sendo desmanchada em um ferro velho aqui de perto, acho que era a gasolina. Pergunta: A caixa de marchas dela é igal a da C 10?

monge
15/12/2003, 07:57
:) Monge


:) Mas, pra adaptar-la tem que trocar o entalhado, por um que a engernagem da reduzida possa ser encaixada. A flange um torneiro faz sem problemas. Quanto ao rabicho, é só soltar os parafusos e substituir o entalhado. :wink:

[]'s

Fala Gente... :D :D

Fugger entendi sobre o rabicho. :D

Agora qual entalhado que vai servir???? :shock: :roll:

Outra dúvida, estas caixas com a alavanca do lado, não correspondem as C10 que tinha a alavanca de marchas na coluna de direção??? :o

Se for? como vou passar ela para o assoalho? O cambio vai virar do tipo subaqueira? :shock:

E acabei de lembrar de uma coisa... e a embreagem? Tem que mudar também? :roll:

[]'s ainda perdido.... mais ainda agora....

Eugênio

monge
15/12/2003, 10:07
Fala Gente.... :D

Estou aqui nos meus devaneios, e imaginei a seguinte "solução". :D

Se eu pegar o entalhado da C10, cortar fora a parte que está o rabicho, pegar o entalhado do jeep, cortar a parte que fica na T-Case, soldar no entalhado da C10 funciona? :?:

Seria este o esquema do entalhado preparado? :D

Se for tá mais fácil que imaginei. :D

Vou cortar o entalhado da C10 até na altura da caixa mesmo, vou aproveitar só o "miolo" e o eixo piloto também será cortado e virá com a ponta do eixo piloto do jeep, assim não preciso trocar a embreagem. :?: :D

[]'s començando a me encontrar

Eugênio

monge
15/12/2003, 13:06
Seguindo a sequencia de dúvidas... :?

O baraiado tá sendo o seguinte: :D

:arrow: Arrumei a caixa de 3 marchas da C10... até aqui OK :D
:arrow: Acho que já entendi como mexer no entalhado. :D

Só que a caixa de 3 marchas é alavanca na coluna de direção. :cry:

Onde vou achar um trambulhador pra colocar na caixa para que a alavanca desça? E quanto custa isso marron meno? :( :D

Não tem como eu colocar a alavanca no assoalho sem trocar o trambulhador de coluna não??? :roll:

[]'s ainda sem todas as respostas....

KD o povo hoje? Quando se precisa todo mundo some.. :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:

Eugênio

ramiro_eli
15/12/2003, 13:12
Não sei ao certo, mas eu acho que vc vai ter que trocar o trambulador...

fugger
16/12/2003, 00:47
Seguindo a sequencia de dúvidas... :?

O baraiado tá sendo o seguinte: :D

:arrow: Arrumei a caixa de 3 marchas da C10... até aqui OK :D
:arrow: Acho que já entendi como mexer no entalhado. :D

Só que a caixa de 3 marchas é alavanca na coluna de direção. :cry:

Onde vou achar um trambulhador pra colocar na caixa para que a alavanca desça? E quanto custa isso marron meno? :( :D

Não tem como eu colocar a alavanca no assoalho sem trocar o trambulhador de coluna não??? :roll:

[]'s ainda sem todas as respostas....

KD o povo hoje? Quando se precisa todo mundo some.. :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:

Eugênio


:) Monge

:) A C10 usava alavanca na coluna de direção e não no assoalho, portando nõa tem "saída para trambulador" como no CJ na parte de cima. O que é feito é um trambulador com alavanca imbutido que parte da lateral da caixa, onde antes apenas uma tampa com saída para coluna de direção era fixada. :wink:

:) Preço? Aqui é mais ou menos L$150$, a caixa L$150, kit de adaptação l$300$. :wink:

:) Quanto a sua idéia de entelhado e piloto é mais ou menos isso, mas tem que ser um torneiro muito bom, se não é melhor compra o kit. :?

[]'s

Paulo Eduardo
16/12/2003, 01:14
Olá pessoal...
vou dar uma de metido... :D
por acaso eu estou trocando a mecânica do meu jeep e tirei uma caixa de c-10 3 marchas que eu usava... ela ja está com a alavanca na parte de cima, suporte p/ por na travessa e com a flange prontinha para por a reduzida.
se alguém tiver interesse, a caixa está realmente impecável, sincronizados, engranagens, tudo, tá até com a capa seca e garfo da embreagem. Tenho a nota fiscal tb.

[]` pegando carona no bonde.... :D :D

monge
16/12/2003, 16:42
E æ gente... :D

Tirei as fotos do cambio, vou postar as melhoras aqui para vcs terem uma idéia do que estou falando, e conhecerem o cambio também... :D

[]'s

Eugênio

fugger
17/12/2003, 00:51
:D Olá Monge

:) A tampa tem pra vender, bem como o entalhado. segue 3 fotos pra ilustrar. 8)

[]'s

monge
17/12/2003, 02:06
Fala Gente... :D :D :D

Fugger, quanto é a tampa mais ou menos... eu to mandando emails para a piradiesel... eles não retornam..... :cry:

O cambio que coloquei nas fotos é o da C10 mesmo né? Pois só sei da palavra do cara que está me vendendo... eu não conhecia o cambio. :roll:

É o clark??? :oops: Qual? :oops:

Posso fechar negocio que o resto depois se ajeita? :?

[]'s quase trasendo o cambio pra casa...

Eugênio

fugger
17/12/2003, 02:12
:) Monge

:) O cambio é Clarck 260T. Mas pessoalmente acho mais vantagem já comprar um pronto, tem tantos à venda que nem compensa o esforco de adaptar mais um.. :?

:? A tampa estava sendo vendida por aqui por L$150 algum tempo atrás, se vc quiser posso ver pra vc, mais não sei se o frete compensaria.

[]'s

monge
17/12/2003, 02:24
Fala Gente... :D

Eu de novo mandando mais coisas.... :D

agora é pra admirar... olhem só a diferênças dos câmbios... :shock: :D

monge
17/12/2003, 02:39
Nas minhas contas compensa Fugger.... :D

Veja só:

:arrow: A caixa valeu R$ 100,00
:arrow: A tampa vale R$ 150,00
:arrow: O torneiro cobrou 50,00 pra fazer o entalhado.

Até aqui está por 300 reais sem o frete da tampa, que pra ser muito caro deve ficar nuns 50 reais... :?

Então estou gastando 350 por tudo.... os preços que já vi destes cambios já preparados estão na faixa de 500 reais... uma economia de 150 conto.... :D Que eu posso convertar em latinhas cheias e gasolina pra testar o cambio.... :D :D :D

[]'s

Eugênio

fugger
17/12/2003, 16:47
:) Monge

:) mais ainda falta flange, o eixo piloto, a furação pro Bf, etc...

[]'s

Thiago Rodeghel
18/12/2003, 20:08
E aí Monge :D

Tava pensando :roll: só uma idéia :P

Seu motor é o do maveko 6c, tô certo :shock: , então não seria melhor colocar logo um 4m ou 5m :D Clark mesmo :wink:

Se vc não conseguiu resposta da Piradiesel é melhor ligar mesmo :roll:

Esse 3m um cara me falou q essa alavanca era assim tbm por causa das empilhadeiras CLARK, q usavam esse tipo de câmbio, só q um pouco diferente por serem a diesel :)

E foi a galera já respondeu sobre o "rabixo" desse câmbio, não tinha certeza se era igual o meu Clark 5m, comprei o kit da Deep Tec, foi tirar um e colocar o outro :wink:

[s]

Carvalho
18/12/2003, 20:39
No meu aproveitei o encaixe da alavanca da cx do jeep 3m, cortei e soldei na cx da c10.
ficou beleza.
Carvalho - Cj3b

monge
18/12/2003, 22:24
Fala Gente.... :D

Pois é... eu to num chove num móia danado... :D :cry: :oops:

Já to achando complicado e caro pra adaptar :roll:
Ja to achando caro de mais pra comprar pronto... :roll:
Ja to achando que o melhor é queimar o jeep... :oops: :roll:
Ja to nem sabendo mais o que faço... :roll:

Só sei que arrumei a gaiola, e agora vou deixar o jeep sem a caixa até um dia que resolver.... :shock: :roll:

Montar com a minha caixa eu nào quero mesmo. Em um ano quebrar a caixa 5 vezes??? :roll: E ainda montá-la novamente... é pedir pra quebrar mais uma vez. :? :x :roll:

Agora até eu arrecadar as latinhas necessárias pra fazer um serviço bom. :roll: isso que vai ser brabo.... :roll: :roll:

Mas vou manter o tópico vivo... quando eu resolver alguma coisa... posto aqui...

[]'s ainda cheio de dúvidas...

Eugênio

Eduardo Chaves
19/12/2003, 16:47
Monge...

Já verificou o preço da caixa do nosso amigo Paulo Eduardo, ele postou a mensagem algumas aí pra cima... :roll:

De repente, seria sua solução, parece que está completa, pronta para uso... :wink:

[]'s tentando ajudar...

20/12/2003, 07:15
Ola monge

So mais uma coisa pra vc ficar informado, essa caixa que vc fotografou(aquela suja) nao é de c 10 e sim de landau 3m, apesar da semelhança mecanica, ela apresenta basicamente duas diferenças: o conjunto de engrenagem apresenta diferenças importantes no que diz respeito a relação das marchas ( aqui na minha regiao existe uma pessoa que vende esses cambios prontos e nao instala a de landau em f 75 de serviço porque diz que ela carregada so sai do lugar se for reduzida, pois o piloto do cambio 3 m do landau tem 18 dentes na primeira, enquanto o da c 10 tem 16 ou 17 se nao me engano),
; outra coisa é que a propria fixação da caixa e diferente(a da c 10 apresenta umas orelhas enquanto a do landau nao apresenta, e mais a da c 10 nao apresenta aquele canudo la na parte de tras do cambio, a da c 10 apresenta uma especie de flange e uma luva aonde vai colocada a cruzeta.)

Outra coisa a alavanca é vendida por aqui a 150 latinhas na troca(vc tem de fornecer aquela tampa original pro cara)e 200 se nao tiver a troca.

Ate breve

Carlos alexandre

leopoldo
20/12/2003, 09:50
Eu confirmo a informação do colega a respeito do desenho da flange do cambio clark da foto.

É mesmo a do landau e não dá para colocar na caixa seca da rural na forma plug and play. Mas dá para colocar.

quanto as relações de marcha, são:

cambio de 3 marchas : 2,92 1,75 1:1 ré 3,76

cambio de 4 marchas : 2,92 2,03 1,42 1:1 ré 3,43

COMPARE:

Para a rural e o jeep com 6 cilindros :

cambio de 3 marchas : 2,78 1,55 1:1 ré 3,79

cambio de 4 marchas : 2,99 1,99 1,39 1:1 ré 3,54

para a rural, jeep e maverick 4 cilindros OHC, cambio Ford de 4 marchas:

3,57 2,38 1,53 1:1 e ré 4,23


AGORA

a história do mecanico é folclore, pois pode-se mudar a relação de coroa-pinhão

Jeep tem 5,38:1 (6 cilindro) e 4,89:1 (4 cilindros OHC)
F-75 tem 5,88:1 (6 cilindros)

Dá para fazer uma festa com tudo isso.

20/12/2003, 16:07
Caro leopoldo

E claro que existem diversas opçoes de troca de relação de diferencial, desde 9x53 ate 15x43, mas o que eu quis dizer e que quem utiliza uma f 75 para o serviço com um cambio de 3 marchas onde a primeira fica mais longa que o original passa a ter mais dificuldade em locais onde se exige força, segundo , o nosso amigo monge ja ta dizendo que a grana ta curta, logo deve ser prevenido para nao ter que gastar mais ainda com dois conjuntos de relaçao para resolver seus problemas, terceiro o cambio clark 3 marchas apresenta tres diferentes tipos de conjuntos(landau 3m 18 dentes, c 10 3m 17 dentes, e dodge 3 m 18 dentes)
E o clark 4 marchas tambem (c 10/a 10/a 20 4m, f 1000 4m, e charger rt 4m)logo as relaçoes que vc passou tem de ser revistas pois as mesmas nao sao unicas.

Ate breve

Carlos alexandre

Thiago Rodeghel
20/12/2003, 19:25
E aí Monge :D

Coloca logo um Clark 5m ou 4m, comprei um da C20 5m 1996 por 500,00, aí troquei rolamentos, sincronizados, calços, anéis, original da GM por mais 260,00 :roll: , meio caro essas peças, mas tbm foi q vc disse, não quero descer o câmbio daqui 3meses :roll:

Mais kit da Deep Tec, flange... esse q foi caro 640,00 :shock: mas fica perfeito e é pra ser feito em casa :wink:

[s]

monge
20/12/2003, 20:41
Fala gente.... :D

Eita.... este forum é bão dimais... heheheh é cada aula que temos... hehehehehe :D :D :D :D

Bom, eu já desisti daquele cambio que fotografei. :cry:

Acho que não vai valer a pena mexer com aquilo.... :?

Eu vou ter que acabar montando meu cambio mesmo, trocando mais uma vez as engrenagens quebradas... pelo menos pra tirar da oficina.... :cry:

Jeep fora de casa é brabo.... da uma dor no coração... :oops: :cry:

Vou juntar as latinhas necessárias e comprar o cambio já pronto... ai sim vou fazer um bom negócio. :D :D

O problema é quando fazer isso... talvez no final de 2004 :roll: :roll:

Hoje eu quebrei a gaiola mais uma vez.... agora dos 2 meios carros que tenho, nenhum tá rodando... :roll: Quebrou o acoplamento da caixa.... :roll: :cry: :cry: :cry: :cry:

Não dá certo andar de gaiola em pista de motocross. :roll:

Apesar de que eu conseguia emendar todas as rampas, os duplos e estava fazendo a pista em menos tempo que as motos... heheehhehee é por isso que quebra.... :x :x :shock: :D

[]'s com 2 meio carros quebrados

Thiago Rodeghel
20/12/2003, 22:07
Fala gente.... :D

Eita.... este forum é bão dimais... heheheh é cada aula que temos... hehehehehe :D :D :D :D

Vou juntar as latinhas necessárias e comprar o cambio já pronto... ai sim vou fazer um bom negócio. :D :D

O problema é quando fazer isso... talvez no final de 2004 :roll: :roll:



[]'s com 2 meio carros quebrados

E aí Monge :D

Tá certo, tem q pesquisar bastante e guardar as LT$$$ :D

Só uma dica pra vc e a galera :D , é procurar esse tipo de câmbio em oficinas q trocam motores de Pick-ups de gasolina para diesel :wink: , foi o q aconteceu com o meu... Eles pegam como forma de pagamento, e jogam essas belezinhas no tempo :cry: :shock: Completamente abandonadas :?

O meu tava em uma ambulância, imagina o q sofreu na mão daqueles Karas :shock: , quando abri as engrenagens ainda completamente novas :lol: Só troquei aqueles itens só por garantia :P

[s]

fugger
21/12/2003, 00:39
:? Apenas tenham cuidado ao comprar o cambio clarck 5m, para que não tenham nem a 5ª nem o piloto quedrados (pontos fracos deste cambio), pois não são nada baratos e não tao fáceis de encontrar. :?

[]'s procurando peças

Thiago Rodeghel
21/12/2003, 14:29
:? Apenas tenham cuidado ao comprar o cambio clarck 5m, para que não tenham nem a 5ª nem o piloto quedrados (pontos fracos deste cambio), pois não são nada baratos e não tao fáceis de encontrar. :?

[]'s procurando peças

E aí Fugger :D

Caramba, nem sabia q esse câmbio quebrava :shock: , quer dizer, q a 5ª quebrava assim tão fácil... O cara me disse q era o câmbio mais moderno da Clark o CL2215A(ré sincro.), só depois eram os da Silverado, mas acho q já eram Eaton :roll:

Pode ser os modelos mais antigos q quebravam, sei lá :roll: . Só sei q o meu tava impecável :D

Eu achei peças desse câmbio foi na Accioly, distribuidor de peças GM, encontrei tudinho lá na hora :D ... Mas q não é baratinho não é mesmo :x

[s]

Paulo Eduardo
21/12/2003, 14:38
Fala Thiago...

a quinta desse cambio quebrava porque os caras usavam ele nas camionetes mwm diesel, normalmente entupetadas de carga e forçando a turbina na estrada, em 5ª! aí não aguenta mesmo, sendo que essa marcha não é p/ força, mas p/ alívio de rotação. :wink: no jeep vai ser difícil de dar problema.
[]´s

Thiago Rodeghel
21/12/2003, 22:09
AAAAhhhh bom :D

Pensei q tinha essa desse câmbio tbm :roll: ... Mas tbm os caras nem tem noção, motor diesel com câmbio gasolina e carregando peso :roll: , poderia até dar certo, mas entupir a caminhonete de carga, aí tbm não dá :shock:

[s]

fugger
21/12/2003, 22:15
Fala Thiago...

a quinta desse cambio quebrava porque os caras usavam ele nas camionetes mwm diesel, normalmente entupetadas de carga e forçando a turbina na estrada, em 5ª! aí não aguenta mesmo, sendo que essa marcha não é p/ força, mas p/ alívio de rotação. :wink: no jeep vai ser difícil de dar problema.
[]´s

:? Quanto a 5ª concordo, mas tenho dúvidas quanto ao eixo piloto, se bem que é mais fácil quebrar a cx de transferencia do que ele. :?

:? Aproveitando, eu tô procurando uma 5ª destas "num brecinho camarada né", se alguém tiver uma, ou souber onde conseguir uma me avise, ok? :D

[]'s

Thiago Rodeghel
21/12/2003, 22:22
E aí Fugger :D

Num precinho camarada :shock: :roll: Nesse câmbio é f*da :roll: ... Não q vc não encontre, mas já é difícil achar esse câmbio em preço camarada, sempre me passavam preços de 1200,00 a 2500,00 um na caixa zerado :shock: ... Mas achei por 500,00 :lol: 8)

Mas o q aconteceu com a 5ª do seu :?: E qual o modelo do seu câmbio :?: É o CL2205 ou CL2215A...

[s]

fugger
21/12/2003, 22:27
E aí Fugger :D

Mas o q aconteceu com a 5ª do seu :?: E qual o modelo do seu câmbio :?: É o CL2205 ou CL2215A...

[s]

:cry: Quebrou, a 5ª e o piloto :cry: O o modelo é o CL2215A.
:P Motivo?
:P GM 4.4 Biturbo! :roll: :shock: :roll:

[]'s

Pedro Bachir
21/12/2003, 22:40
putz :shock: :shock: :shock:

esse mtr é o V6 da S-10???

flw kara :)

fugger
21/12/2003, 23:01
:D Pedrão

:) Não o da S10 é 4.3 e é em V. :)
:) Este é um 250S com pistões de 4pol, muito bem trabalhado,e que normalmente é usado em arrancadões. :oops: Mas tava disponível, ninguém ia usar, resovemos brincar um pouco... :oops:

:oops: O resultado vc já sabe, e adicione um diferencial de "positracion" que ficou como um normal depois. :wink:

[]'s

Thiago Rodeghel
22/12/2003, 13:43
:cry: Quebrou, a 5ª e o piloto :cry: O o modelo é o CL2215A.
:P Motivo?
:P GM 4.4 Biturbo! :roll: :shock: :roll:

[]'s

Caramba :shock:

Acho q na sua configuração, melhor arranjar um Eaton, da Silverado :shock: , pq esse da C20... pra vc acho q nem dá :shock:

O mais estranho foi quebrar a 5ª, já q esse câmbio é overdrive :roll: O eixo piloto nem tanto, já q é muuuita pressão...

Mas deixa eu perguntar, não tem problema de entrar barro na turbina, ou vc protegeu :?:

[s]

fugger
23/12/2003, 00:15
:) Tiago

:) O motor não é meu, nem tenho L$ pra uma turbina dequelas :cry: . Foi apenas emprestado para uma brincadeirinha num fds passado. :oops:

:oops: Não foi no barro... :oops: foi no asfalto.... :oops: com pneus 6.00R16 candango... :oops: brincando de arrancada... :oops: :P :oops: :P

:) Quanto ao Eaton, não sei se vale a pena, pois adiferença de preço é enorme, e usa a mesma reduzida, que vai acabar f#$%^d@. :P

[]'s com sem motor, sem caixa e sem blocante por enquanto :cry:

Pedro Bachir
23/12/2003, 00:46
:D Pedrão

:) Não o da S10 é 4.3 e é em V. :)
:) Este é um 250S com pistões de 4pol, muito bem trabalhado,e que normalmente é usado em arrancadões. :oops: Mas tava disponível, ninguém ia usar, resovemos brincar um pouco... :oops:

:oops: O resultado vc já sabe, e adicione um diferencial de "positracion" que ficou como um normal depois. :wink:

[]'s

e ae fugger? :)

a é, eu me confundi todo.

Eu com um jeep com um mtr desse não viveria muito. :lol:

flw kara :)

monge
23/12/2003, 00:49
Fala Gente.... :D

:shock: Caramba..... vai gostar de trabalho assim... heehehehe

colocar um motor só pra rodar um final de semana... eita... :D

Se fosse eu acho que não teria coragem de fazer isso não, uma porque depois não ia conseguir devolver o motor.... heheehehe :D :D :D

Ia pedir uso capião dele.... hehehehehehe :D :D :D

[]'s natalícios...

Eugênio

fugger
23/12/2003, 01:04
Fala Gente.... :D

:shock: Caramba..... vai gostar de trabalho assim... heehehehe

colocar um motor só pra rodar um final de semana... eita... :D

Se fosse eu acho que não teria coragem de fazer isso não, uma porque depois não ia conseguir devolver o motor.... heheehehe :D :D :D

Ia pedir uso capião dele.... hehehehehehe :D :D :D

[]'s natalícios...

Eugênio

:) Grande Monge

:P Mas vc tem um a gaiola, né? :P Quando o CJ tá debilitado vc usa ela e pronto, a diversão tá garantida.

:? Eu não, tenho só o Cj... :oops: E como já tava sem motor pois tô trocando pelo mpfi que ainda não veio... :P Foi só apertar alguns parafusos, ligar algumas mangueiras, fios etc...

[]'s

monge
23/12/2003, 01:43
ahhhh bão.... :D :D

Eu falei que era trabalheira porque achei que fez toda uma preparação temporária pra colocar o motor. :D

Se já estava plug and play, até eu animaria :D :D :D

Ainda mais com um motor desse... o problema maior é só devolver o motor... isso que acho complicado.... :D

Quanto a gaiola, olha só a foto dela... a verde é a do meu amigo que tem motor do golf 2.0 nela... a vermelha que aparece no cantinho é a minha... ah o cara de boné vermelho dentro sou eu.... o boné pra combinar com a gaiola.... :D :D :D

[]'s

Eugênio

Ian Moreira
29/12/2003, 13:04
Galera até que enfim já consegui um motor 4.1 da C-20 95 completo para colocar no meu Jeep (para quem não lembra o que eu comprei tava bichado) e desisti de colocar o câmbio original de 3 marchas, comprei o câmbio da C-10 3 Marchas com alavanca lateral(vou buscar hoje as 05:00 PM), minha dúvida é a seguinte, sendo a caixa seca mais plato de disco de embreagem da C-20 não vou precisar mudar a freza do eixo piloto não é :?: alguém tem foto ou desenho da flange p/acolplar na reduzida:?: o que mais eu preciso mudar ou adaptar para instalar esta caixa:?: já procurei no menu pesquisa e não achei algo assim tão consistente, e a propósito não quero comprar o KIT da DEEP TEEC, pois estou sem $$ latinhas, e depois de um mês com o Jeep no estaleiro(oficina) e na minha região Chovendo forte todos os dias estou louco para andar nele este final de semana.


Ajundem-me por favor :(


Abraços :D :!:

Thiago Rodeghel
29/12/2003, 14:08
E aí Ian :D

Não tenho certeza, foi um colega meu q falou :roll: , mas não precisa mudar nada do eixo piloto, dificilmente a GM faria um eixo piloto diferente para suas caminhonetes a gasolina :roll: , e outra muita gente q tem esse 3 marchas nas pickups, muitos trocam pela 5m, pq usam muito para viajar coisa e tal :D , é só tirar um e colocar o outro eles dizem :wink:
Se o motor é GM e o câmbio é GM Clark, bom nem tem pq não dar certo :D

Acho q a Deep Tec nem tem essa flange para clark 3m, eu sei q eles tem para 4m e 5m :P

[s]

Ian Moreira
29/12/2003, 15:43
E aí Ian :D

não precisa mudar nada do eixo piloto, , e outra muita gente q tem esse 3 marchas nas pickups, muitos trocam pela 5m, pq usam muito para viajar coisa e tal :D , é só tirar um e colocar o outro eles dizem :wink:
Se o motor é GM e o câmbio é GM Clark, bom nem tem pq não dar certo :D
[s]

Beleza Thiago :D


Chefe valeu pela informação, mas agora ô precisando mais ainda do modelo do Flange da reduzida, e saber qual a adaptação que tem que fazer se é no entalhado ou ...... etc.

Tô até pensando em abrir outro Tópico, pois muitos como vê-em que játem umas quarenta respostas neste tópico nem entram mais, e é foda :( , porquê só tive esta dúvida agora pois vou colocar o câmbio da C-10 depois de ouvir vários relatos aqui dizendo que não aguenta, por isso valeu Galera pela ajuda :D

Thiago Rodeghel
29/12/2003, 18:40
Beleza Thiago :D

Chefe valeu pela informação, mas agora ô precisando mais ainda do modelo do Flange da reduzida, e saber qual a adaptação que tem que fazer se é no entalhado ou ...... etc.

Tô até pensando em abrir outro Tópico, pois muitos como vê-em que játem umas quarenta respostas neste tópico nem entram mais, e é foda :( , porquê só tive esta dúvida agora pois vou colocar o câmbio da C-10 depois de ouvir vários relatos aqui dizendo que não aguenta, por isso valeu Galera pela ajuda :D

Grande Ian :D
Chefe :oops: Nem precisa tanto assim, :wink:

Mas se vc acha necessário abrir outro tópico nem vejo pq não :D . Bom aguentar, esse câmbio com certeza vai :D , a única coisa q faria seria abrir ele trocar rolamentos, sincronizados, calços do garfo, roletes :D , e verificaria se as engrenagens estão OK :wink: Foi o q fiz no meu Clark 5m da C20 :D

Não posso dizer pra vc q tem q fazer outro entalhado, pq não sei como é esse câmbio :roll: no meu, veio no kit da Deep Tec, uma nova engrenagem para engatar na reduzida Willys :wink: , quer dizer, removi o rabicho e coloquei a flange :D

[s]

29/12/2003, 22:54
Ola ian

Para vc acoplar a reduzida vc vai ter de emendar o eixo do conjunto do cambio c 10 com a ponta do eixo do conjunto do cambio do willys que faz a acoplagem com a reduzida, alem disso vc vai ter de providenciar a flange(existe um meio de colocar a reduzida direto no cambio, mas vc tem de refurar a caixa da reduzida e a caixa de cambio da c 10, acho que da mais trabalho), a minha eu e um torneiro aqui da cidade é que fizemos, na base do olhometro(levei o cambio e a reduzida ate a oficina e perdemos um sabado para fazer as duas peças)
, entao nao tenho o desenho para fornecer, mas qualquer bom torneiro consegue fazer sem problemas maiores.

Ate breve

Carlos alexandre

monge
30/12/2003, 00:29
Fala Gente... :D

Ian, pelo que eu descobri quando estava com a idéia, eu teria que cortar o final do entalhado da c10, com o final do entalhado do jeep. :D

Soldar os finais para que o entalhado se encaixe nas engrenagens da caixa de transferência. :D

Problema do entalhado resolvido. :D

Quando ao acoplamento das duas caixas, eu pensei em usar uma chapa de ferro, onde de um lado sairia as furações da caixa da c10 e do outro lado sairia as furações da caixa de transferência. :D

Já vi esta chapa nas adaptações da caixa do jeep para o motor de opala. :)

Eu usaria o mesmo esquema, faria as caixas isoladas. Já li em algum lugar que a mistura dos óleos da caixa de marchas com a t-case não é bom... não sei porque.... mas no sistema original se misturam. :D :shock:

Com esta chapa no meio, daria para bolar algum tipo de vedação para os óleos não misturarem. :D

Quando a esta história da mistura dos óleos não sei se procede... apenas estou revendendo o peixe que me passaram há muito tempo atrás... :D :D

[]'s sem caixa no jeep ainda... e desejando feliz ano novo...

Eugênio

Luciano de Castro
19/09/2005, 23:18
Pessoal, esse assunto não morreu. Estou terminando de instalar esse câmbio de C10 3m no meu jipe Kaiser M606, com motor de opala 4cil.
Estou curioso para ver o resultado. Amanhã deve estar pronta a alavanca de marchas, receio que ela fique muito à esquerda, atrapalhando o exíguo espaço que o jipe tem.
O câmbio foi baratinho, 250 reais, mas teve que trocar o eixo piloto 40,00; trocar rolamento 42,00; trocar roletes 28,00; emendar e tornear eixo entalhado 80,00; fazer flange de adaptação cx transf. 120,00; charuto p/ conectar alavanca C20 30,00; capa seca de C20 já adaptada p/ opala 80,00; fazer cardãs de tamanho adequado 120,00; cabo embreagem F100 18,00; bucha do virabrequim de opala 10,00; disco embreagem S10 (não sei o preço); platô embreagem (tá em aberto conta na induspina); colar opala +- 30,00;mão de obra montagem câmbio 80,00; e nem sei mais o quê que já gastei. Mão-de-obra da adaptação não conta por que o mecânico não está cobrando.
Talvez se comprasse um câmbio de 4m por R$900,00 mais o kit DEEP TEC ficasse mais confiável, mas o dinheiro está apertado...
Por favor, reativem esse tópico.
Em breve, espero dar mais notícias da adaptação.

Lula

Luciano de Castro
26/09/2005, 19:52
André,
Acabo de adaptar o câmbio C10 3m e me arrependi. A tampa adaptada fica com uma bolota bem próximo do calcanhar, e se vc tiver um pezinho como o meu (46), vai dar problema...
Achei uma alavanca com trambulador para esse câmbio, parece que vem do Espírito Santo, e o resultado ficou melhor, deu mais espaço para o calcanhar.
Meu jipe também é cara-de-cavalo, que é mais apertado que o CJ5, e pela minha experiência, não recomendo essa opção de câmbio, a menos que vc seja baixinho.
Quanto ao freio, instalei o SBD na frente, e os burrinhos dianteiros instalei na traseira. Freia horrores, mas empenou um disco não sei como.
Boa sorte!
Lula

andre veiga
26/09/2005, 20:28
Oi Luciano

Valew pelas dicas, mas acho que agora não tem volta, "ganhei" o CJ sem mecanica (nem docs!!), meu pai + 1 irmão já tinham motor opla 4cil+cambioC10 3m + CT CJ já "ligados"

Tentei vender tudo junto, em partes d qq maneira e nada.

Resolvemos montar e ver no que dá... já foi mtotalmente jateado, pedaleiras + hidrovacuo de opala, bancos de vitara (!), dir hidraulica completa da S10, mas a caixa de marchas e a de transferencia estão sem alavancas, interessei pela caixa do ACR por ser zero e num valor que se comparado com o que encontro aqui vale a penas ter 2 cxs.

Quanto ao nosso tamanho dos pés.. Será que 38/39 vai dar problemas? :lol: :lol:

+ 1 pergunta onde comprar ?

De qq maneira agradeço muito o alerta, Estou entrendo no mundo dos CJs e ja vi que vou gostar!

[s] André

Luciano de Castro
26/09/2005, 22:45
André,
Se já tem cx, motor e cx de transferência montados, beleza.
Sempre ouvi maravilhas dessa caixa C10 3m, por isso, instalei no meu jipe. Só que tive azar, as marchas estão ruins de passar, mas já estou até acostumando...
Quanto a adaptação da tampa com a alavanca, um amigo mecânico fez a emenda com o charuto da C20, mas achei muito gambiarra, além da bolota que ficava no calcanhar.
A alternativa da alavanca com trambulador, achei melhor. O sujeito que a vendeu, disse ter trazido 12 e a minha foi a última a ser vendida.Posso procurar mais informações. E se ele vendeu por R230,00 é por que deve ter comprado do fabricante bem mais em conta.
Já que seu pezinho é beeeeeem menor que o meu, acho que dá para contornar esse detalhe.
Montei meu jipe para uso no dia-a-dia, por isso, freio a disco na dianteira, servo-freio de opala, pinças de kombi, cx de direção de maverick, barras de direção munhão a munhão, motor de opala 4 cil. câmbio de C10, bloqueio de diferencial etc.etc.etc.
Mas estou me convencendo que meu 1.90m não cabem nesse jipinho, e as câimbras que sinto na batata da perna direita, estão terríveis, após um dia de andança. Estou negociando uma C15 4x4 que faz 5km/l de gasolina, 3 tanques totalizando 160 l mais 20 do galão, e o principal, me cabe...
Boa sorte!
Lula

Luciano de Castro
27/09/2005, 20:10
Andre,
Retiro o que disse de ruim do câmbio da C10 3m. Acabo de passar o dia no mecânico, que deu uma regulada na embreagem, e acabaram-se os problemas de marcha arranhando e difíceis de engatar. Deu também uma regulada no trambulador, e não escapa mais a 2ª. Quanto a alavanca, já estou acostumando e até achando legal.
De quebra, tirei o maldito bloqueio do diferencial, que dificultava andar reto, fazer curvas, e dava cada estalo que assustava os transeuntes, achando que o jipe ia desmontar. Só recomendo p/ quem só usa em trilha, no dia-a-dia é terrível. E ainda aplainei um disco de freio que estava empenado.
Desisti de vender meu jipe.
Boa sorte com o seu!
Lula

andre veiga
27/09/2005, 21:42
Oi Luciano

Legal oq fez no jipe... Em um dia? acho que vou trazer seu mecanico para ca...
Ainda bem que mudou de ideia a respeito, eu já estava com um gde. pesar...

quanto ao bloqueio, oq vai fazer com ele? me interessa!! meu jipe vai mesmo andar so em trilhas e "quanto pior melhor" hehehe
Vou esperar contato pois gostei da ideia de compra-lo, sera´que serve nos eixos da rural? tenh um par encostado e com bloqueio me anima colocar no jipe... + largo + reduzido e quem sabe bloqueado
:) :)

[s] André

Vinicius_4x4
28/09/2005, 09:51
Daí pessoal! Me digam uma coisa:
Para adaptar o câmbio da C10 3 marcha com a t-case o que que vocês acham desta adaptação?
:arrow: A flange aquela com uma chapa com as furações para conectar uma caixa a outra, isto aí é padrão e todo mundo utiliza, pelo menos é o que eu tenho visto. :pensativo:
:arrow: já para conectar a engrenagem que liga a caixa da C10 à t-case, ao invés de cortar o entalhado da caixa do willys eu utilizo somente o entalhado da caixa da C10 e neste eu soldo a engrenagem que liga a caixa à t-case. Alguém já viu este tipo de adaptação? Será que fica bom? Eu tava com dúvida no caso de quebrar a tal engrenagem, eu teria que trocar além dela o entalhado da caixa da C10 neh :? !?

[]´s

28/09/2005, 18:47
Se precisar desmontar pra revisar, tirar um vazamento, etc etc etc...., vai ser uma beleza né

Luciano de Castro
28/09/2005, 22:14
André, Se for usar o jipe só em trilhas, recomendo esse bloqueio. Mas se usa na cidade, no asfalto, aí é encrenca.
Quanto aos eixos da Rural, se não me engano, são 18 cm mais largos, dizem que dá mais estabilidade, e aumenta o curso da suspensão (não no fx de molas, mas na roda mais distante do fx.)
Quanto ao super-mecânico, o cara ainda desmontou o diferencial de novo e montou de novo em menos de 1 hora, pq ficou de fora uma pecinha.
A vantagem de trabalhar com oficina de caminhão, é que eles trabalham com rapidez, pois caminhão parado cliente não tem dinheiro p/ pagar mecânico. É normal o caminhão parar na oficina, desmontar o motor, vai p/ retífica, volta no dia seguinte, é montado, e tudo isso em 32 horas.
Mas se eu vendesse o jipe, ia comprar uma C15, 4x4 conversível, faz 5km/l, tem 3 tanques de combustível, mais um galão, totalizando 186 litros. A vantagem é que cabe meu corpinho de 1.90 m e meus 117 kg, coisa que está difícil de acomodar dentro do jipinho. Mas seria sacanagem, depois de ano e meio investindo nesse cara-de-cavalo (freio a disco, servo-freio de opala, motor GM 151 trocado anéis, pedaleira suspensa, rolamentos novos, cx direção maverick, câmbio de C10 3m...) depois que o bicho está quase pronto, desistir do bichinho...
Quanto ao bloqueio, leva o 1º que vier buscar, mas não me peça para embrulhar, empacotar, endereçar e levar ao correio, que não tenho paciência p/ isso.
Tenho alguns amigos, que trocamos/doamos peças, geralmente entre colecionadores (não é o meu caso), que não quantificam o valor das peças. Quem precisa, leva. O que é traste p/ um, é ouro p/ outro.
Quanto ao bloqueio caber no eixo da rural, vai depender do nº de estrias no eixo. Depois eu conto e te digo.
Se tiver traste de jipe sobrando, me diga o que tem.
Lula

andre veiga
30/09/2005, 22:42
oi Luciano

Só vi sua resposta hoje...
Na verdade os meus "trastes", resolvi usar e montar o cj... e só ta me dando dor de cabeça.
O par de dana 44 (rural) que tenho ja tem endereço certo. Vou (um dia) montar uma "casca" de vitara canvas que tenho nesses eixos, pneus 33 ou maior mecanica... não sei ainda s10 talvez, a ideia é um prototipo para trial. ose pegasse o bloqueio com vc seria usado nesse eixo, no cj até, ter a in$piração para o outro...

Agora me surgiu um problema, Minha caixa de c10... cambio na coluna, 1a seca, passei parte do dia em BHz tentando um acoplamento para colocar a alavanca no chão.
Ou só tive dicas erradas ou nâo existe isso em BHz...

ALLguém poderia me ajudar?
Ei Fugger será que ainda encontra por ai?
HELP pessoal...

Custei para querer montar meu cj 54... sei que nada é uma maravilha, mas so tou tendo dor de cabeça

abraços e obrigado a todos

Luciano de Castro
01/10/2005, 22:20
Salve, André,
Quanto a tampa com alavanca p/ câmbio de C10 3m, tive duas experiências.
A 1ª, o mecânico cortou uma parte da tampa original, e soldou a bolota onde vai a alavanca de marcha, sendo essa bolota, da tampa de C20 (chamam de charuto). É o mesmo que vários fazem, mas achei o acabamento meio ruim, e como as marchas ficaram ruins de passar, achei que fosse devido à essa adaptação.
Em seguida, a 2ª experiência foi adaptar um trambulador, alavanca e tirantes feitos específicamente para adaptar em câmbio de C10. Só que a fixação dessa peça, teve que ser modificada, pois era incompatível com a fixação do câmbio de C10 com cx de transferência. Foi soldado nova fixação. As marchas continuaram ruins de passar, e foi constatado que o problema era só regulagem de embreagem. Aí, as marchas ficaram justinhas e precisas.O caminhoneiro que vendeu o trambulador, disse que essa era a última peça das 12 que ele trouxe, parece que é feita no Espírito Santo.
Por tanto, as duas experiências foram válidas. Meu super-mecânico ficou meio cabreiro com esse trambulador, mas eu estou gostando.
Tem uma 3ª opção, que eu vi um C10 3m adaptado, onde é soldado essa bolota da alavanca na parte de cima do câmbio, e a tampa original é retirado os garfos. Não sei se é funcional, mas o câmbio estava à venda num fv.
E a embreagem tem o platô e colar de opala, com disco de S10, cabo de embreagem de F100, e a carcaça de embreagem (capa-sêca), é de C20. Essa capa-sêca de C20 é usada por que C20 e A20 já vinha com o mesmo motor de opala 6 cil, que é diferente do motor de 6 cil das C10 e C60, que é muito mais pesado e com furação diferente.
Essa capa-sêca tem que ser cortada para receber o motor de partida de opala, ou mantém a capa-sêca inteira, mas usa o motor de partida original de C20, que é muito maior. Tem que adaptar o garfo de embreagem do opala, necessitando soldar uma porca onde assenta aquela bolota onde vai articular o garfo.
Ufa, deu um trabalhão...
Boa sorte.
Lula

Furlan
30/10/2005, 17:05
Paulo Eduardo,

Paulo,

Quanto vc quer pelo conjunto?, vou colocar num motor Opala 4 cil,.

Furlan

rhafa
11/11/2005, 19:03
eu tenho uma cx dessa para vender, da c10 já com a tampa adaptada lateralmente , e o eixo trazeiro já esta com entalhado do willys e refurado é só colocar a reduçao do jeep o eixo piloto esta do v8 pois estava em um jeep com motor de maveco se alguem tiver interesse manda um e-mail ou 011 95339532

edwint
11/01/2006, 11:06
alguem que ja fez essa adaptaçào, pode me dizer como ficou o desenvolvimento do jeep, visto que as relações de marchas são um pouco diferentes??? a primeira e segunda não ficaram muito reduzidas?? valeu a pena o investimento? é que estou querendo adaptar uma também em meu jeep cj3b.. obrigado pelas informações. :concordo: :concordo:

Luciano de Castro
12/01/2006, 22:34
Edwint,
No meu cara-de-cavalo, estou com gm151 gasolina, e câmbio de c10 3m. O escalonamento é ótimo, acho a 1ª reduzida o suficiente para o uso normal. Uso pneus 600x16. Com pneus grandes, vai faltar motor se a relação do diferencial for original, que é longa.
Quando abri o câmbio, troquei muita coisa.
Pelo custo total, me arrependi de não ter investido mais, e instalar um 4m com kit deep-tec.
O eixo-piloto ficou original, a capa-seca de c20, o disco de embreagem de S10, o volante do motor original do opala, o platô e o colar também. Usinei o entalhado da c10 com o do jipe, e fiz a flange de adaptação na cx de redução.
Tem que fazer uma adaptação na capa-seca, no apoio do garfo de embreagem, invertendo-o.
Apesar de tudo, a embreagem é muito macia.E na alavanca foi instalada um trambulador, mas acho que a tampa adaptada, vendida pela GARRA 4X4 deve ser melhor.
É uma trabalheira danada.
Mas o resultado final, é um câmbio para muuuuitos anos.
Boa sorte.
Lula

mcoimbra
23/03/2006, 14:43
PessoALL,

to com uma dúvida e gostaria de saber de vcs o seguinte:

tenho um willys 51 com motor de opala 4cc e câmbio de jeep 4 marchas, quanto custaria mais ou menos pra trocar por um câmbio de C-10 3 marchas, isto é, Flange, cambio e adaptação?

quem já fez isso por aqui? será q sai caro demais?

abraços

equipeminas4x4
23/03/2006, 16:49
Coloca o 4 marchas. Eu tenho 1 pra vender..... heheheh

Sério, é muito melhor.

[]´s

Furlan
23/03/2006, 19:13
PessoALL,

to com uma dúvida e gostaria de saber de vcs o seguinte:

tenho um willys 51 com motor de opala 4cc e câmbio de jeep 4 marchas, quanto custaria mais ou menos pra trocar por um câmbio de C-10 3 marchas, isto é, Flange, cambio e adaptação?

quem já fez isso por aqui? será q sai caro demais?

abraços

Cláudio Brasília
23/03/2006, 19:36
Este câmbio, de C10 com 3 marchas, acho que é o Clark 240T, acho que por ter menos marchas e mais espaço interno, saiu com as engrenagens mais grossas e, teoricamente, estas engrenagens aguentam mais torque do que as ouitras dos outros câmbio com mai marchas. Os experts que me corrigam, caso esteja equivocado. Opinião própria é que o único inconveniente deste câmbio é que a alavanca, originalmente, era na coluna de direção e, caso adaptado no Jeep, deverá ser necessário uma alavanca saindo da tampa lateral esquerda, ficando muito em cima do pé do condutor (choffeur), da viatura. Tem um amigo, se não me engano é o Élcio, que tem um adaptado e conhece quem faz esta adpatação com a alavanca do próprio câmbio de Jeep, neste cambio de C10, saindo pela parte de cima da caixa. É uma adaptação arriscada e complexa, mas parece que tem funcionado na viatura dele. Dê uma pesquisada, pois não me lembro mais em qual tópico havíamos conversado sobre isto. Estava pensando em colocar um deste, mas estou pensando, ainda, uma vez que já consegui um para estudos. Arranje um câmbio destes que poderemos tentar fazer dois assim lá no Paraná, para baratear os custos. PS: Se houver algum amigo com o esquema ou manual deste câmbio, por favor, se puder, os passe para que nos outros passamos apreciar, também. Saudações tracionadas.

Furlan
23/03/2006, 22:45
Amigos,

Coloquei no meu Jeep um CJ5 este cambio da C10 3 marchas, o que o colega relata acima é verdade qto a posição da alavanda de marchas, porém no meu caso eu desloquei o acelerador um pouco para a esquerda e os pedais de freio e embreagem do lado esquerdo da coluna de direção.
De inicio achei que iria ficar esquisito mas ao contrário ficou muito bom. qto ao desempenho do cambio não tenho o que reclamar, ficou muito bom, o cambio é robusto, engates macios e tem uma terceira longa que você nem sente que está em terceira.
A mudança compensa em relação ao cambio original

Abraços.

Luciano de Castro
27/03/2006, 17:02
Estou com essa configuração no meu KAISER M-606, mas me arrependi de não instalar o de 4 ou 5 marchas, justamente devido a adaptação da alavanca. Experimentei uma tampa adaptada com a alavanca, e ficava no calcanhar. Hoje uso um trambulador, com varetas ligando na saída da tampa original. Ainda assim faço contorcionismo para freiar em 1ª.
Realmente o câmbio é robusto, mas o custo das adaptações não creio que seja tão menor que o 4 marchas mais kit DEEP TEC. O câmbio é barato, mas tem tanta coisa para fazer, que é um barato que sai caro.
Faz as contas: capa sêca de C-20, adaptação do garfo de embreagem na capa sêca, disco de S10, colar de opala, platô de opala, cabo de embreagem de F1000, pedaleira suspensa de opala, câmbio de C-10, ponta do entalhado do jipe com torneamento do entalhado da C20 (vende pronto acho que na GARRA 4X4), flange câmbio/cx de transferência (também vende pronto, adaptação da alavanca na tampa (vende tampa já pronta a base de troca), redimensionar cardãs, revisão de câmbio, rolamentos novos, adaptação de carter sêco (aquela tampa na carcaça de embreagem) e mais alguma besteirinha.
Se pudesse voltar atrás, colocava DEEP TEC com 4 ou 5m.
Quem gasta rios de dinheiro com gasolina num jipe, não deve fazer economia de migalha.
Mas as melhores vantagens desse câmbio de 3m é a indestrutibilidade, e a facilidade de engatar a ré.Para quem faz trilha, pode ser a diferença entre capotar ou não, numa subida que o jipe não dá conta, e tem que voltar de ré numa fração de segundo.
Cuidado na compra desses câmbios em ferro-velho, que estão parados a anos, jogados no chão. Se as engrenagens ou eixo oxidarem, vai ter que trocar. Mesmo a cx com óleo, a parte da engrenagem que não está mergulhada geralmente oxida, e então só uma nova.
Mas se conselho fosse bom, ninguém comprava jipe.
Boa sorte.
Lula

Thiago Rodeghel
27/03/2006, 19:00
mcoimbra

Instala um 4 marchas logo, é muito melhor, escalonado... fica muito melhor q o 3 marchas. Ainda melhor com esse motor do Opala. Vc não precisa ficar trocando marchas direto.

Isso é minha humilde opnião...

[s]de 5m 8)

Sérgio Góz
28/03/2006, 09:43
mcoimbra,

Caso vc faça esta modificação no seu jeep. vc pretende vender a sua caixa???
Estou com a minha quebrada e procuro uma caixa do jeep.

Valeu!!!

abel
28/03/2006, 10:16
mcoimbra
se você tiver a opção de adiquiri o cambio de 4 marchas 260F é melhor, uza o kit deep-tec que deva ta saindo em media de R$600 à 700
[/b]

rural4x4
28/03/2006, 10:17
Bom dia

Tenho um cambio 3 marchas de C10 ja adaptado para capa seca de opala, e reduzida de willys , quero dele pronto R$ 1000,00 sem trocas.

E tenho tambem um 4 marchas da F1000 original, revisado, sem adaptações quero R$1350,00(ainda vai ter de gastar com as adaptações)

Se tiver interesse entre em contato.

jonvas
30/03/2006, 15:32
mcoimbra,

Caso vc faça esta modificação no seu jeep. vc pretende vender a sua caixa???
Estou com a minha quebrada e procuro uma caixa do jeep.

Valeu!!!

Eu estou querendo colocar uma de C10 na minha viatura, e consequentemente irei vender a minha original de 3 marchas. Quanto vc paga?

nado2
15/09/2008, 08:30
Edwint,
O eixo-piloto ficou original, a capa-seca de c20, o disco de embreagem de S10, o volante do motor original do opala, o platô e o colar também. Usinei o entalhado da c10 com o do jipe, e fiz a flange de adaptação na cx de redução.
Tem que fazer uma adaptação na capa-seca, no apoio do garfo de embreagem, invertendo-o.


Lula

Pessoal,

Estou terminando a adaptação de um cambio Clark 3m com motor de Opala, ontem quando fomos montar o motor de arranque percebemos que ele não cabe na capa-seca da C-10.
Gostaria de saber se devo utilizar também o arranque da C-10 ou da pra fazer um "Corte" na capa-seca pra ele caber.
E quanto ao garfo de embreagem como e essa adaptação na capa-seca.

Leonardo.

Treme Terra
17/09/2008, 21:10
Quanto ao arranque e só comprar o "focinho" da c-10, o arranque é o mesmo tanto para Opala como para c-10, mas atenção existe 2 modelos de "focinho" com 3 e 2 furos, é só conferir na capa seca, custa cerca de R$ 100,00. Ah... o suporte que vai no motor proximo a vareta de oleo tambem é diferente.

Skull Crusher
28/11/2008, 17:39
Turma, Rs, Estou Nessa Novela Do Sbt Tipo " A Usurpadora" Só Que Se Chama "o Clark 3 Marchas"...ô Novela Comprida! Bom, Estou Em Vias De Desmontar, de Novo o Bendito Para Cortar E Soldar O Entalhado Do Eixo De Saída E Fazer A Flange De Conexão Entre O Câmbio E A Reduzida. Qualquer Novidade, Posto Fotos Aqui...

Boa Sorte Para Que Está Na Mesma Novela Que Eu....

Milton Quindim
30/11/2008, 02:04
Interessante ...quando muitos falam em adaptar cx com cinco ou seis marchas encontro aqui simpatizantes da cx de 3 marchas, assim como eu.
Li todo este tópico e como eu já tinha ideia formada sobre colocar o c-10 3 marchas no mue jipe somente serviu para reforçar a vontade.
O que pega que to achando caros os preços de cx assim e dos kits de adaptação.
Alguem ai tah conseguindo bons preços no conjunto?
Quero poder fazer em casa tbm.

fugger
30/11/2008, 11:57
Qundim

Seus pobremas acabaram!!!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48103

Cambo 260T prontinho..

[]´s

Claudio Almeida Machado
23/05/2010, 16:10
Amigos,
Meu Jeep esta com a seguinte configuração; motor bf 161, caixa c-10 3 M, relação 9/44 e pneus 255/75/15. Estou querendo passar os pneus para 255/75/16" sem fronteira geninho. Com esta relação não vai ficar muito longo? vou conseguir arrancar bem com a primeira? ou volto com o diferencial 8/43? ou coloco um cambio de 4M? minha intenção é fazer trilhas leves e dar uma passeio no domingo a tarde. o que faço?
Abraço a todos.

André Luiz Rossetim
23/05/2010, 19:21
Amigos,
Meu Jeep esta com a seguinte configuração; motor bf 161, caixa c-10 3 M, relação 9/44 e pneus 255/75/15. Estou querendo passar os pneus para 255/75/16" sem fronteira geninho. Com esta relação não vai ficar muito longo? vou conseguir arrancar bem com a primeira? ou volto com o diferencial 8/43? ou coloco um cambio de 4M? minha intenção é fazer trilhas leves e dar uma passeio no domingo a tarde. o que faço?
Abraço a todos.

Não entendi a duvida....vc não vai mudar pratiacamente nd!!!!!
Vai alongar em 3% sua relação com a pequena alteração no diametro dos pneus, se trocar de 9/44 para 8/43 vai encurtar 10%.

Agora vc tem q avaliar, conforme as condições do seu motor, se vai ter problemas ou não, eu trocaria primeiro os pneus, e c não ficar bom, reduz a relaçao de transmissão (diferencial ou cx de marcha)

Claudio Almeida Machado
14/01/2011, 00:58
Galera, estava lendo no forum e descobri que existe muitas semalhanças fisícas entre o cambio da C-10 3 M e do Landau. Agora estou com dúvida qual cambio é o meu, pois ja comprei ele como sendo de C-10. E a relação das marchas é o que esta descrito abaixo?1: 3,1702: 1,7503: 1,000--R:3,760

Segue a foto dela em anexo.

Valeu

alexandre.jeronimo
15/01/2011, 08:18
Galera, estava lendo no forum e descobri que existe muitas semalhanças fisícas entre o cambio da C-10 3 M e do Landau. Agora estou com dúvida qual cambio é o meu, pois ja comprei ele como sendo de C-10. E a relação das marchas é o que esta descrito abaixo?1: 3,1702: 1,7503: 1,000--R:3,760

Segue a foto dela em anexo.

Valeu

Claudio,

Eu acredito que a sua é a da C10 mesmo. Segue abaixo a foto da caixa do landau.



Abraço!

Diego Guilhen
15/01/2011, 10:47
ja que estão falando em cambio ... só pra comenta mesmo
Meu jeep tem motor do opalla 4c e cambio do maverick 4marchas ...
meu amigo, o trosso é um capetinha, deixa muito carro pra trais ... =D

alexandre.jeronimo
15/01/2011, 11:09
ja que estão falando em cambio ... só pra comenta mesmo
Meu jeep tem motor do opalla 4c e cambio do maverick 4marchas ...
meu amigo, o trosso é um capetinha, deixa muito carro pra trais ... =D

Realmente tem mais arrancada pois a 3M é muito longa e demora a levanta o giro.

Tenho um motor de opala com a caixa da c10 e na minha opnião não tem caixa melhor para este motor pois não quebra. Já a caixa do maverick abre as pernas num pegão forte no barro. :cool:

Diego Guilhen
15/01/2011, 13:30
sim sim
ja fiz o cambio dele interinho uma vez ...

Claudio Almeida Machado
15/01/2011, 19:56
Pois eh, esta parcendo ser da C-10 msm. Valeu pelas fotos, por acaso vc não tem algumas fotos da caixa da C-10 para acabar de tirar as dúvidas? Grande abraço.

lucciano amaral
05/04/2011, 22:15
Amigos atualmente quanto esta valendo um cambio de c10 no mercado, valeuwwww

Willão64
20/05/2011, 12:59
Amigos do forum, boa tarde.

Eu estou querendo fazer uma flange para acoplar a reduzida do Willys no cambio 3 marchas da c10. Mas preciso de algumas dicas dos mais experintes.
Qual a espessura da chapa que preciso usar? Para fixar o flange no cambio, usa parafusos allen?
O óleo do cambio comunica com o óleo da reduzida?
E pra ajudar mais um pouquinho, alguem teria o desenho da chapa para eu mandar cortar?

Agradeço a colaboração de todos!!

Abraço.

Marcel

Bercan
20/05/2011, 13:08
acho que estes topicos servem pra dar uma luz!!!!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys-cjs/1292-cambio-c10-adaptado-no-jeep.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys-cjs/16142-cambio-3-marchas-da-c-10-no-willys.html

abraço, boa sorte!!

Alcione
20/05/2011, 13:43
Amigos do forum, boa tarde.

Eu estou querendo fazer uma flange para acoplar a reduzida do Willys no cambio 3 marchas da c10. Mas preciso de algumas dicas dos mais experintes.
Qual a espessura da chapa que preciso usar? Para fixar o flange no cambio, usa parafusos allen?
O óleo do cambio comunica com o óleo da reduzida?
E pra ajudar mais um pouquinho, alguem teria o desenho da chapa para eu mandar cortar?

Agradeço a colaboração de todos!!

Abraço.

Marcel

Boa tarde Marcel;

Acredito ser mais fácil e óbvio você comprar esta flange pronta no mercado.

Pode ter a certeza que fazer não é tão fácil, acho não ser nem muito compnesatório financeiramente.

Abraços e boa sorte,
Alcione

Marcio Rossetto
20/05/2011, 17:29
293425
293424Caro colega
Opção 1 : Compra a flange na Recuperg , pronta . Necessário também a engrenagem de redução para casar na Tcase do Jipe , com o estriado para casar com o entalhado da C10 .
Ao montar o conjunto , vc usa o rolamento da traseira do cambio da c10 e um outro na Interface da flange com o alojamento próprio da Tcase. Use os Ambos rolamentos blindados e ai não há comunicação de óleo entre o cambio e aTcase do jipe .
Opção 2 : solda a ponta do eixo entalhado do jipe na ponta do eixo entalhado da rural , segundo relatos agüenta, mais eu acho que pelo custo –benefício compensa comprar a engrenagem feita sob medida na Recuperg , até porque tem que desmontar todo o cambio para tirar fora o entalhado e soldar .

Opção 2 : VC pode casar a Tcase do jipe na carcaça do cambio da C10 sem flange nehuma flange.O rolamento que apóia o eixo entalhado motriz do cambio da c10( parte de traz) é o mesmo da Tcase do jipe , então vc põe o eixo que vem do cambio c10 nesse rolamento, apoiado no alojamento da Tcase Willis.
Após centralizar , faz a furação e rosca ( fixar a Tcase) na carcaça do cambio da c10 .

Feito isso , vc precisa bolar um suporte para prender o cambio da c10 no coxim do jipe .
Eu fiz um suporte fixado na própria flange.

Willão64
21/05/2011, 04:15
Carao amigo Marcio.
Eu estou pensando em fazer sua segunda opção 2...

"VC pode casar a Tcase do jipe na carcaça do cambio da C10 sem flange nehuma flange.O rolamento que apóia o eixo entalhado motriz do cambio da c10( parte de traz) é o mesmo da Tcase do jipe , então vc põe o eixo que vem do cambio c10 nesse rolamento, apoiado no alojamento da Tcase Willis.
Após centralizar , faz a furação e rosca ( fixar a Tcase) na carcaça do cambio da c10 ."

Eu só não quero fazer nesse modelo que vc indicou, poruqe não quero abrir furos na carcaça do cambio da C10. preifro usar uma flange.


Mas eu tive pesquisando em vários sites de peças de Jeep, como a Gama4x4, Garra, entre outras, eu vi que o flange que eles vendem é apenas uma chapa, que pelo visto tem a furação da carcaça da c10 e da carcaça da reduzida do jeep.
Olha a foto em anexo.

293509

Essa flange é fabricado pela Enfer, no RS, e revendida pelas lojas 4x4.
Eu queria saber se alguém tem experiencia na adaptação usando essa flange.
Eu quero fazer uma desse tipo, onde eu corto o entalhado da C10, soldo a ponta do entalhado do jeep.
Ai pelo que se pode ver nas fotos, prende-se a flange na traseira do cambio da c10 usando parafusos allen nos furos com rebaixo, e nos furos roscados, vão os parafusos para fixar a caixa de redução.
Alguém sabe a espessura dessa chapa??

Obrigado pelas dicas e atenção.

Marcio Rossetto
21/05/2011, 11:40
Pois é eu usei essa flange
A flange tem 20 a 22 mm de espessura .
Oque acontece é o seguinte :
Quando vc tira a flange traseira do cambio original da c10, o eixo de carretel dos sincronizados , fica solto no seu sentido longitudinal . Isso porque é necessário um rolamento para apoiá-lo, o rolamento serve de SUSTENTAÇÃO DO EIXO E ENCOSTO .
Se vc furar a caixa da c10 da certo e, porque ? Devido o próprio rolamento da Tcase Willis apoiar encostar na ultima luva de engate.
Esse rolamento , além de apoiar o eixo entalhado , ele também elimina folga axial , ou grau de liberdade logitudinal do eixo, inclusive a folga fica algo em torno de 1mm apenas .

Se vc por uma flange , necessáriamente vc tem que usar 2 rolamentos , um justamente para apoiar o eixo entalhado e encostar , para eleiminar a folga do cambio .

O outro vai do lado oposto da flange , e ai nesse caso só vai servir para apoiar e centralizar a tcase .

Marcio Rossetto
21/05/2011, 11:42
Segue um esquema da flange

Marcio Rossetto
21/05/2011, 11:48
segue o esquema da flange

antonio umino
21/05/2011, 14:22
Marcio Rosseto. o esquema da frange não chegou...... Poste de novo..... Ok. abraços.

Marcio Rossetto
21/05/2011, 18:51
Vou tentar de novo

Willão64
21/05/2011, 20:50
Marcio não está aparecendo. o que voce vai postar? fotos??

Marcio Rossetto
22/05/2011, 18:18
pois é amigo , tentei postar um desenho que eu fiz no computardor , arquivo png , Paint , mais não anexa . Passa seu e:mail que eu envio .

Willão64
23/05/2011, 00:53
Marcio meu e-mail é marcel2506@ig.com.br

Obrigado pela atenção!!!:)

Bado
24/05/2011, 20:09
Caro amigo! Não sei qual é seu motor, mas se for um BF 161 não aconselho a instalar essa caixa pois eu tinha essa configuração no meu jeep e acabei de tirar pois não gostei da relação de marcha, ou seja a 1º da C10 é + ou - igual a 2º do cambio do Jeep, isso significa que eu vivia tendo que usar a reduzida para arrancar em subidas, e pelo fato do motor BF 161 ter 4750 rpm de giro máximo ele não conseguia alimentar a 3º marcha para fazer o jeep andar, resumindo, sem forca para arrancar e sem velocidade final.
Optei pela do maverick e estou muito satisfeito.
espero ter ajudado
Abraço

4X4GARAGE
25/05/2011, 07:38
Caro amigo! Não sei qual é seu motor, mas se for um BF 161 não aconselho a instalar essa caixa pois eu tinha essa configuração no meu jeep e acabei de tirar pois não gostei da relação de marcha, ou seja a 1º da C10 é + ou - igual a 2º do cambio do Jeep, isso significa que eu vivia tendo que usar a reduzida para arrancar em subidas, e pelo fato do motor BF 161 ter 4750 rpm de giro máximo ele não conseguia alimentar a 3º marcha para fazer o jeep andar, resumindo, sem forca para arrancar e sem velocidade final.
Optei pela do maverick e estou muito satisfeito.
espero ter ajudado
Abraço
sera que voce nao colocaou a de landau?o piloto é maior que o da c10!!!!
[]s

Marcio Rossetto
25/05/2011, 08:25
Bado , no meu Willis com motor BF161 esta com a caixa c10 + relação 9:44 e anda perfeito .
A primeira da c10 se não me engano é 2,89 ou 2,90 , algo assim , muito próxima da relação do cambio tres marchas do jipe willis .
O Cambio Ford do jipe e do Maverick 4 marchas tem a primeira 3,5 ou 3,6 algo assim ...
No meu caso ficou 100%, toca tranquilo o willis . Vc deve ter usado a caixa do landau .

Willão64
26/05/2011, 00:35
Caro amigo! Não sei qual é seu motor, mas se for um BF 161 não aconselho a instalar essa caixa pois eu tinha essa configuração no meu jeep e acabei de tirar pois não gostei da relação de marcha, ou seja a 1º da C10 é + ou - igual a 2º do cambio do Jeep, isso significa que eu vivia tendo que usar a reduzida para arrancar em subidas, e pelo fato do motor BF 161 ter 4750 rpm de giro máximo ele não conseguia alimentar a 3º marcha para fazer o jeep andar, resumindo, sem forca para arrancar e sem velocidade final.
Optei pela do maverick e estou muito satisfeito.
espero ter ajudado
Abraço

Bado, obrigado pela dica, ma suma coisa eu seu relato eu não concordo muito.
Tanto a terceira marcha do jeep, quanto do cambio da c10 e a quarta marcha do cambio do maverick, são 1:1. Será que seus diferencias não são muito longos??

Willão64
26/05/2011, 18:56
Hoje eu consegui um eixo entalhado de Jeep ruim, mas com a ponta boa para contar e emendar no entalhado da C10.
Assim que tiver mais novidades, vou postando aqui.

Willão64
02/06/2011, 22:04
Bem, agora eu já arrumei o eixo do Jeep pra cortar a ponta. Já fui no torneiro, já já mandei fazer a aruela que faltava e mandei abrir rosca numa porca que comprei na casa de parafusos, já que a porca 7/8 comum é passo 14 fios, e a rosca do entalhado do Jeep é 7/8, mas passo 16 fios.
Bem, agora é desmontar tudo, começar a tirar medidas, cortar, soldar, usinar...
Entre as faces do flange, é melhor por junta, ou usar aquelas colas de silicone que eliminam juntas?
Pois tenho que considerar no caso de usar juntas, a espessura das mesmas para que as engrenagens fiquem alinhadas.




295765

Willão64
02/06/2011, 22:07
Agora uma foto para descontrair um pouco.:euforico::euforico::euforico:

Foto do meu assistente de montagem verificando se está tudo certo.

Sem a aprovação dele, eu não monto!!! rsrsrsrsrs

Fernando Massad
02/06/2011, 22:53
Agora uma foto para descontrair um pouco.:euforico::euforico::euforico:

Foto do meu assistente de montagem verificando se está tudo certo.

Sem a aprovação dele, eu não monto!!! rsrsrsrsrs

ahahahahaha
muito bom!!!!
Tá olhando atentamente...hahahahahha

Tb tenho uma calopsyta mansinha...são animais muito inteligentes...
Abç!!!:concordo:

Vlady
13/07/2011, 20:26
eu tenho essa configuraçao, mas as pedaleiras foram trocadas pela do opala e colocado um pouco mais para esquerda, por causa da alavanca do cambio que sai da lateral esquerda da caixa, tive que cortar a tampa do assoalho tambem, soh acho um pouco beberrao na cidade, mas na trilha nao tem melhor.... vlw

Edemar
14/07/2011, 19:24
Tenho esta configuração . é muito boa. Porém, acho a terceira curta e pelomenos uma 4º seria de bom tamanho...

Dodger
15/07/2011, 08:28
Tenho esta configuração . é muito boa. Porém, acho a terceira curta e pelomenos uma 4º seria de bom tamanho...

Estranho, a relação da 3ª do 3 marchas é a mesma da 4ª do 4 marchas. O que fica faltando é alguma marcha entre a 1ª e a segunda

Marcio Rossetto
15/07/2011, 10:04
Na minha opinião o cambio da C10 no jipe, fica muito bom, porém tem que tomar alguns cuidados para não ter decepção .
A primeira por exemplo é longa , relação ~2,8 , então se o motor for BF 161 ou GM 4cc, e usar um diferencial 9:44 , fica no limite , no que tange a questão da força em subidas. Mesmo em reduzida, por exemplo , quando o morro é muito ingrime , tem que subir meio acelerado.
O meu jipe tem essa configuração , motor BF161 e diferencial 9:44, anda maravilhosamente bem no asfalto, porém gostaria de mais redução para subir os morros bem devagar aqui em Minas, num estágio de preparação do jipe , onde ja usamos bloqueio na frente e atrás.

Agora imagino um motor GM 6cc 4.1, deve ser o casamento perfeito para esse cambio 3 marchas .

Irineu Mattos
25/09/2011, 02:48
Amigos do forum.

Tenho uma F75 que quebrou a caixa original. Comprei uma caixa de C10 e não sei como acoplar na reduzida Willys. A flange para a caixa seca ja tenho.


Abraços

lucciano amaral
25/09/2011, 08:32
Amigo use a pesquisa que vc achara muita coisa sobre esse cambio.
ai vai uma pequenina ajuda

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys-cjs/95568-caixa-c10-3-marchas.html

Edemar
25/09/2011, 22:39
É nescessário também uma flânge para a reduzida..... Olhe nos "SITES" das lojas de peças como DONATTI.... GAMA... etc e até no ML tem à venda
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys-cjs/93073-comprei-viatura.html

313266 313267 313268 313269

Entendo seu problema.... esta pesquisa do Forum é no minimo infame...

Grande abraço

georgevalle
26/09/2011, 08:33
Edemar fecha logo esta capa seca ja andei assim até que um dia entrei num atolador e encheu minha embreagem de barro e travou desembreado (encheu de barro o "chapeu chinês" e o jipe não andou mais levei em posto para lavar com alta pressão mas não resolveu tive que tirar a embreagem e lavar tudo, então fecha logo essa embreagem para não ter problemas nas trilhas, se não tiver a chapa la no Daniel da Dr. Jipe vi um montão delas.

Edemar
26/09/2011, 12:31
George Valle - Esta é uma das inúmeras "premências" que urgem imediata solução na viatura. Por enquanto meus deslocamentos com o Jeep resumen-se à idas e vindas de oficína e posto de gasolina.
Onde fica o " Daniel da Dr. Jipe ?"

Grande abraço

juleymar73
05/03/2012, 22:42
Amigos onde cosigo frange pra adaptar o cambio c10 4 m no BF 161, pois achei uma por aqui com preço bom , um senhor aqui da regiao vai trazer pra ue ver na quarta, ele meche com ferro-velho de carros antigos, falou em 700,00 R$.

Dodger
07/03/2012, 07:48
Realmente tem mais arrancada pois a 3M é muito longa e demora a levanta o giro.

Tenho um motor de opala com a caixa da c10 e na minha opnião não tem caixa melhor para este motor pois não quebra. Já a caixa do maverick abre as pernas num pegão forte no barro. :cool:

O cambio do Maverick 4 e 6 cilindros é o mesmissimo cambio willys 4 marchas de jeep/rural, muda só relaçoes.
o do Maverick v8 ai a conversa é outra,é um 260-f Clark.

JeanCP
16/04/2012, 13:06
Amigos,
estou precisando de uma ajuda, estou adaptando este cambio na minha viatura, como faço para mudar a alavanca, inclinação talvez, pois esta invadindo um pouco a frente do banco, atrapalhando a perna???

Dodger
17/04/2012, 06:57
Cambio do Maverick 4 e 6 cil é willys tbém. E é fraco mesmo, tinha num motor OHC e todo ano abria ele pra mexer em alguma coisa.
Arrumei um Clark 260 4 m de f-1000 e instalei no motor Falcon, adaptação quase zero e espero num me encomodar com cambio tão cedo.
Cambio 3 marchas o bom é usar em motores mais torcudos, pq a relação de marchas num ajuda, em motres 4 cil fica meio capenga, só se usar diferencial curtinho.

Dodger
17/04/2012, 06:58
Amigos onde cosigo frange pra adaptar o cambio c10 4 m no BF 161, pois achei uma por aqui com preço bom , um senhor aqui da regiao vai trazer pra ue ver na quarta, ele meche com ferro-velho de carros antigos, falou em 700,00 R$.

esquenta ela no maçarico e dá o formato que quiser, se num tiver jeito pode cortar a soldar outra alavanca

JeanCP
17/04/2012, 12:49
esquenta ela no maçarico e dá o formato que quiser, se num tiver jeito pode cortar a soldar outra alavanca
Obrigado Dodger,
Vou fazer isto.

Samuel Junior
19/10/2012, 16:08
Muito bom tópico pessoal.

Mas ainda sim fiquei em dúvida, colocar um câmbio clark da C10 4m ou 5m no CJ5 no lugar do câmbio original é plugar e ligar ou precisa de algumas adaptações?

Sou leigo em mecânica, não me xinguem. rsrs

Obrigado

andrezeppelim
22/07/2013, 16:18
pois é amigo , tentei postar um desenho que eu fiz no computardor , arquivo png , Paint , mais não anexa . Passa seu e:mail que eu envio .
ola irmao desculp incomodar vc poderia mandar o esquema da flange cambio c10 p o meu email ladiesmann217@msn.com fico muico muito agradescido

Thiagopr2
25/09/2014, 11:12
bom dia
eu coloquei o cambio da c10 na minha F75 mas sempre pinga oleo, e o mecanico falou que e normal como foi feito uma adaptacao sempre vai vazar. isso e verdade? ou tem como sanar o vazamento?

Viniciusaol
12/10/2014, 21:01
Pessoal, reativando o tópico, cansei de mexer no cambio original e comprei uma caixa de c10 3m... ja veio acoplada a capa seca do BF161, e a furaçao pra reduzida. Mas vou deixar guardada uns dias e vou rodando com o cambio original até o fim do ano ou se ele abrir o bico... ja li todos o tópicos que encontrei sobre caixa de c10 e nao vi nada sobre a embreagem... a pergunta é: usa-se a embreagem original? Chapéu chinês? alguma adaptaçao mais em conta? a minha embreagem é aquele platô original com tres garras de regulagem... tinha chapéu chinês mas quando fui trocar o disco que ja tava ruim ano passado o meca aqui falou que era melhor trocar o chapeu por esse...
o q me dizem???
Grato
Vinicius

Viniciusaol
13/10/2014, 19:41
só corrigindo, o q eu encontrei sobre embreagem foi com motor opala e nao bf

Marcio Rossetto
17/10/2014, 20:13
Vamos la camarada , velhos tempos que adaptei essa caixa no meu jipe ....
Tudo depende primeiramente do eixo piloto , se a extria do disco de embreagem do jipe casar no eixo piloto é porque ele ja foi modificado, então vc usa toda a embreagem do jipe , sistema de garfo , rolamento, porém tem que dar um passe no diametro interno do suporte do rolamento da embreagem, para correr na luva guia que chamam de moringa . Se a extria da caixa for GM , ai vc vai ter que comprar no Josewal de São Paulo um disco do jipe com a extria do GM , isso eles tem de praxe.

Bianeck
13/08/2021, 10:37
Olá pessoal,

tenho um willys com motor de opala 6cc, caixa da c10 3 marchas e reduzida willys.

Troquei as relações por 9/44 e o jipe ficou muito curto. Na trilha ficou muito bom mas para deslocamento ficou muito ruim.

Para melhorar um pouco isso, queria trocar a caixa por uma de 4 marchas. Queria uma que se encaixe no lugar da c10 que eu tenho hoje, sem fazer adaptações. Será que eu encontro? Alguém saberia me indicar uma?

Valeu

Sydney66
13/08/2021, 19:53
Bianeck, boa noite;

Não vai melhorar, pois tanto o seu câmbio de 3m da C10 como outro câmbio de 4m da GM, como da C20, tem a mesma relação de 1:1 na ultima marcha (chamada de prize).

Como você tem motor sobrando (6cc do opala, 4.1 ou 3.8) melhor trocar a relação do diferencial. A Rural luxo tinha uma relação de diferencial mais longa, mas não lembro aqui a relação.

Abs

xibiu!!!
13/08/2021, 21:05
Bianeck, boa noite;

Não vai melhorar, pois tanto o seu câmbio de 3m da C10 como outro câmbio de 4m da GM, como da C20, tem a mesma relação de 1:1 na ultima marcha (chamada de prize).

Como você tem motor sobrando (6cc do opala, 4.1 ou 3.8) melhor trocar a relação do diferencial. A Rural luxo tinha uma relação de diferencial mais longa, mas não lembro aqui a relação.

Abs

A Rural 4x2 usava dois modelos de relação de diferencial mais longa:

Motor BF 161 - 2.600
Relação do diferencial: 4,27:1
Dentes coroa/pinhão: 47/11

Motor Série Especial - 3.000
Relação do diferencial: 4,09:1
Dentes coroa/pinhão: 45/11

Acredito que trocando as engrenagens do diferencial irá ter melhora no deslocamento pois o motor irá trabalhar menos acelerado, "mas"... com potência de motor sobrando e diferencial mais longo, não sei se o diferencial irá aguentar bem em trilhas.
Na minha opinião, melhor seria se o câmbio tivesse um escalonamento melhor entre as marchas, podendo usar uma marcha leve quando precisar de força, e uma marcha longa (over drive) para deslocamentos em rodovia.