Conectar

Ver Versão Completa : caninho do coletor

tonyclau
08/11/2005, 19:14
Boa tarde!
Lendo algumas mensagens anteriormente, no objetivo de encontrar uma falha e as vezes até corte de combustível, estou revendo alguns ítens por conta própria, já que os mecânicos não encontraram tal defeito. Sendo assim, gostaria de saber a respeito de um "caninho" que sai de cima do coletor e é conecitado a uma solenóide marrom. Retirei a mangueirinha, e com uma agulha dessas de desentupir fogão, fui verificar se estava obstruido. Bom, tal agulha entrou até um determinado ponto talvez uns 2 centímetros até chegar ao fundo (se é que existe). Não percebi que estava obstruida. O que percebo é o seguinte. Com o motor ligado e sem a mangueirinha, daquele caninho não sai absolutamente nada. Nenhum ventinho sequer. É normal? Outra coisa. Tirei a sonda lambda ontem e dei uma limpada nela. Acabei não ligando-a novamente, e o carro andou com o mesmo tipo de falha que havia antes, não alterando absolutamente nada. O código no check engine é o 44, que inclusive já foi trocado o sensor da borboleta e a bomba de gasolina. :?: :pensativo:
Alguém pode dar uma luz :?:
Abraços
Toninho

mandiares
09/11/2005, 09:36
Eita... que este caninho tá virando lenda no forum.

Isso não é solução para todos problemas não amigão.

Ele deve ser desentupido sim, mas o fato de estar entupido somente causará a aceleração do seu motor na marcha lenta por causa da falta de vácuo no trottle opener.

Com o motor ligado e sem a mangueirinha, daquele caninho não sai absolutamente nada.

Ai que está o "caninho" faz pressão negativa ele "chupa" e não "sopra".

Faça um teste simples. Se seu carro fica acelerado muito tempo após ligado.
Retire a mangueira do caninho e se a aceleração [/b]não subir para 2000 rpm, faça o que recomenda os tópicos anteriores.

Boa sorte.

aavr1010
09/11/2005, 19:46
Apanhei bastante para desentupir o referido "caninho". Consegui após utilizar thinner e constatei que o fio de aço progride bem mais do que 2 cm (cercade 4 - 5 cm). Se a profundidade é de apenas 2 cm, certamente existe obstrução na entrada no coletor. Retire a extremidade conectada no solenoide e faça vácuo ou sopre com a boca, para constatar que o pertuito está desobstruído. É facil. Também estou sofrendo com problemas deste tipo, com código 45 no check engine. Após 2 semanas de normalidade, a luz voltou a acender. Assim que for possível o veículo será levado para um escaneamento, quando acredito que será esclarecido o problema.

mak (SP/ZN)
09/11/2005, 23:40
uma broquinha de 1mm e 5 minutos... foi o que gastei... e ainda fiquei com ela na mala de ferramntentas para a proxima... mas esse caninho só deixa o carro acelerado... nada mais!

tonyclau
10/11/2005, 00:13
Boa noite, pessoal!
Muito obrigado pelas informações. Amanhã estarei testando o módulo para ver se há problema, e daí fazer algumas novas tentativas. Não é possível que não vou conseguir me desfazer deste código 44!!! Penso que o caminho será: módulo, nova regulagem no TPS, algum fio com mau contato, verificar filtro de combustível, sonda lambda, sensor de temperatura (acho que não esqueci nada). Cabo de vela foi trocado :pensativo: , velas foram trocadas :pensativo: , bomba de gasolina foi trocada :pensativo: , TPS foi trocado. Depois disso, é pular e sorrir ou..... sentar e chorar.... :?
Conto com qualquer informação de vocês!!!
Abraços,
Toninho

aavr1010
10/11/2005, 09:57
Com relação ao sensor TPS, gostaria de saber quanto custou e se foi difícil conseguir. E o sensor antigo, o que foi feito, você jogou fora?. Algumas peças, como esta, são caras e é interessante termos acessos às peças para teste, pois o que me parece é que a troca era desnecessária, já que o problema persiste. Realmente, a dúvida com relação ao módulo é crucial, pois um módulo novo custa muito caro. Esta possibilidade foi aventada no meu caso (código 45) por um mecânico que mexe em suzukis e ainda não tive a oportunidade de checar todo o sistema com o equipamento específico para um diagnóstico mais preciso. Devemos ter cuidado, pois no fim das contas acabamos gastando muito e desnecessariamente. Tendo resolvido este problema, divulgue no forum qual foi a solução.

Felipe Marx
10/11/2005, 11:33
Toninho ... o "histórico" do seu carro é maior que só esse caninho entupido ...

Manda as outras falhas de aceleração e o que mais vc ja fez no seu carro que talvez possamos ajudar melhor ...

Eu continuo achando que é uma coisa bem simples :pensativo: que ninguem percebeu ainda.

Mas pra resolver de vez essa encheção que ta rolando a mais de ano, eu ja teria comprado um carburador ... :parede:

tonyclau
10/11/2005, 21:41
boa noite a todos!

Bom Felipe, como você percebe, continuo aqui com o meu samuka gripado, ou, engripado :) . Enfim, cá estamos novamente.
Como dizia o esquartejador, "vamos por partes"!
Meu amigo 1010, este TPS foi adquirido com o pessoal da Suzukar. Foi uma peça usada, mas em bom estado.
Gostaria de agradecer ao Mandiares pela informação simples e objetiva, pois eu estava na contramão, e não sabia! :lol:
Mak! Literalmente, acho que vou desencanar deste caninho. Mesmo assim, acho que o sistema não está funcionando.
Felipe, as trocas foram: cabo de vela, bomba de gasolina, TPS, velas e filtro de combustível a uns 10.000 kms atrás, devo dizer que já existia o problema antes da troca. O que percebo, é que, se ele está em marcha lenta, e dou uma pequena acelerada, com o pé bem leve algumas vezes, ele dá um vazio na aceleração(um buraco). Imagino que em movimento contínuo, isto seja o problema. Será? :?:
Boa noite, e obrigado!
Toninho

Felipe Marx
11/11/2005, 00:09
Pode parecer cretino, mas vc verificou os cabos e as molas do sistema ??

tonyclau
11/11/2005, 00:22
Fala Felipe!!!
Boa noite!
Quais cabos e molas????

aavr1010
11/11/2005, 08:06
Caro Tonyclau, a partir do momento em que surgiu o código 45 no check engine do meu Vitara, o comportamento da aceleração era semelhante ao que voce descreveu. Se acelerar lentamente não há problema, porém, se der uma acelerada brusca, simplesmente o giro não sobe de forma imediata, como se hovesse um "buraco" na aceleração. Vem dái o meu interesse pelo solução do seu problema já que parece que é mesmo circuito danificado (códigos 44 e 45 se referem ao mesmo circuito, porém, com tipo de pane diversa). O mais interessante, no meu caso, é a intermitencia do problema, voltando a luz a acender após 15 dias de normalidade.

tonyclau
11/11/2005, 08:38
Bom dia 1010!

Você por acaso já testou o módulo? O meu ainda não foi testado.

Toninho

Felipe Marx
11/11/2005, 10:47
Do sistema de aceleração (cabo e molas) ... sera que nao estao quebrados ou escapando ...

Vc ja viu tanta coisa que as vezes podemos partir pro mais simples ... já que uma olhadinha nao faria mal. :pensativo:

aavr1010
12/11/2005, 14:15
No meu caso, as molas e cabos estão bons. O módulo ainda não foi testado e não sei se isto é possível. Tenho a impressão de que o teste de verdade é a substituicão do mesmo para ver se o problema desaparece. O difícil é conseguir um módulo para o teste. Já imaginou trocar a peça e depois constatar que o problema não era este? Segundo o manual Haynes, é possível que o problema esteja no sensor TPS ou na fiação. Antes de partir para retirar o módulo, vou levar a uma pessoa que dizem ser séria e expereinte, que me indicaram (um tal Ramiro, na Ilha do Governador). Assim que tiver solucionado o problema, divulgo no forum.

tonyclau
13/11/2005, 00:35
bom dia!

1010, de fato comprar um módulo de fato sai muito caro. O ideal seria procurar de um amigo para teste, visto que andei vendo no meu e a instalação para teste é muito simples. Na realidade é uma caixa com uma entrada serial, igual de computador.
Apesar de estar em Sampa, um dia desses conversei por telefone com o Ramiro na Ilha do Governador (RJ). Não o conheço pessoalmente, mas já adiantei-lhe que passando pelo Rio irei tomar um café na sua oficina.
Diga-me uma coisa, o histórico caninho quando você desentupiu com a agulha de limpar fogão, a mesma avançou quantos centímetros para dentro? Pergunto-lhe pois a minha avançou no máximo 2.5cms e sofreu resistência como que chegasse a um fundo. Será isso mesmo?
Hoje andei limpando algumas conexões ou terminais elétricos que estavam muito sujos. Irei testar hoje ainda. Alguem me disse que esse tipo de defeito certamente não é troca de peça. Espero!
Abraço a todos.
Toninho

aavr1010
13/11/2005, 20:30
Durante algum tempo achei que o fundo era a cerca de 2 a 2,5 cm de distância, com voce diz, resistindo a forçar a entrada do fio de aço no tubinho. A sensação era de que o fundo era ali, já que havia um stop com resistência de metal. O que acontece é que não era possível soprar ou fazer vácuo através do orifício, sendo assim o raciocínio foi simples: para que o tubo se não havia qualquer função. Resolvi forçar a barra e empurar com força o desentupidor de fogão com thinner e girando como se fosse uma broca. Após algum esforço o tubo progrediu até cerca de 4 a 5 cm. Conectando-se a mangueirinha se consegui demonstrar a permeabilidade do orifício, modificando o comportamento da lenta. Portanto, não fique preocupado. Se o fundo é muito perto como você descreve e não é possível soprar através do caninho, com certeza está entupido e parece que há um fundo rígido. Acredito tratar-se de carbonização, na forma de uma crosta dura, difícil de vencer. Outra observação é de que não foi possível desentupir com um fio muito fino. Tive que utilizar um limpador de fogão com fio de aço bem rígido, pois o mais fino dobrava ao enfrentar a obstrução.

tonyclau
14/11/2005, 21:12
Boa noite!

1010 valeu pela dica. Amanhã tentarei fazer o que me disse, e vou lhe dizer, não irei ficar contente enquanto não olhar pelo tal caninho e ver o chão!!
Não sei se é sugestionamento ou não, mas ontem limpei um terminal ou conexão de um fio que vai para o positivo da bateria e também localizei um peça que parece um rele conectado a um determinado fio bem no meio da anti-chama perto do distribuidor que estava balançando de acordo com o movimento do carro. Me parece que é peça importante do carro. Em algum lugar (internet) li que ela tem que ficar presa (prendi mais ou menos) e o tal fio limpei-o parcialmente, pois acho que o ideal seria um limpa-contatos, mas o carro parece que mudou seu comportamento, ou melhor, falhou muito menos. Entendo mesmo é de fazer ovo cozido, mas chego lá! :dance:
Toninho

Eduardo Alemão
27/05/2014, 12:55
Eta forum bagual esse!

Tava com o jipe acelerado e ninguém dava jeito. Nem o meca, muito menos eu. Procurei aqui e achei esse tópico. O resultado é que o tal caninho de borracha do coletor havia saido do lugar. Foi só recolocar e a aceleração voltou ao normal :euforico:

TiagoTM
30/09/2014, 00:17
E ai Alemão (tu por acaso morava em BSB?), eu achei o tópico agora também! ja estou deduzindo que é este tal caninho, mas no meu caso preciso descobrir qual é o bendito cano kkkkkkk amanha se der tempo eu vou fuçar pra ver se descubro o q é!
FLW!!