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Ver Versão Completa : Qual eixo mais forte, e que pode ser colocado na Bandeirante?



OliveiraDf
14/10/2013, 22:13
Vejo que a maioria dos jipes tem alguma coisa das nossas bandeirantes, cambio, caixa de tração, eixos, e outras.Gostaria de saber qual eixo é mais forte e pode ser adaptado na bandeirante para trilhas pesadas com pneus grandes. (não pretendo fazer isso)?


Eixo de Bandeirante antiga

Eixo de Bandeirante moderna

Eixo de Rural canela grossa

Eixo de Troller antigo (gasolina 5 furos)

Eixo de Troller moderno (diesel 6 furos)

Eixo de willysEixo de alguma caminhonete.


Abraço

junior888
14/10/2013, 22:42
Dana 60 pra cima... menos que isso é regressão.

OliveiraDf
14/10/2013, 23:08
Junior, não tenho nem ideia do que seria um dana 60, meu conhecimento é muito pequeno, da uma clariada ai.

jipeirodesdepequeno
15/10/2013, 00:11
60 é um modelo da fabricante de eixos dana, assim como 44 que vieram nos jeep, rural, galaxy etc.
aqui tem alguma coisa: SPICER CATÁLOGO DE EIXOS DIFERENCIAL E COMPONENTES (http://pt.scribd.com/doc/92388316/SPICER-CATALOGO-DE-EIXOS-DIFERENCIAL-E-COMPONENTES)
os dana 60, 70, 70hd, 80, além do 14bolt sao famosos nas trilhas hardcore pela resistencia, em compensação nao sao baratos (aqui no brasil) e o principal problema (ao meu ver) é a largura, tornando assim um veiculo quase que exclusivo pra trilhas...dependendo do tamanho do pneu e motorização eu daria um bom upgrade com peças importadas pros eixos de toy..fazendo assim com que fique na resistencia de um dana 60 (ou perto disso)
tem tb os da dodge ram, f600 militar, unimog, rockwell 2.5T, rockwell 5T, eaton...

o forum tem muuuita coisa interessante sobre isso, com isso aqui ja da pra se divertir (ou enjoar) um pouco: :mrgreen:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/19128-preparacao-bruta-dana-70-e-solucoes-interessantes.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/1937-bitola-de-eixos-furacao-de-rodas-banco-de-dados-2.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/111238-eixos-de-f250-d60-dianteiro-e-d70-traseiro.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/69440-que-eixo-e-esse.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/6007-ponto-fraco-dana44-willys-dianteiro-cruzetas-e-semi-eixos.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/43807-manuais-de-manutencao-dana-eixos-30-44-60-e-70-a.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/97532-d60-ou-t-rock-bone.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/85133-homocineticas-trail-gear-para-troller-nao-melhoram-nada.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/102688-dana-60-troller-pantanal-no-jeep-willys.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/8308-dana-60-a.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/53389-r-p-p-dana-60-e-70-a.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/112120-eixos-dodge-ram.html

Techniek - DANA assen - ChaosBoyz 4x4 (http://www.chaosboyz.nl/rubriek/techniek/techdanavergelijk.htm)

algumas marcas de peças importadas para um upgrade pros eixos de toy:
Longfield Super Axles - Longfield Super Axles (http://www.longfieldsuperaxles.com/)
Yukon Gear & Axle. Axles. (http://www.yukongear.com/Axles.aspx)
Welcome to Motive Gear. High Quality Drivetrain Solutions (http://www.motivegear.com/)
Trail-Gear | Toyota, Suzuki Samurai, and Jeep Off Road Parts (http://www.trail-gear.com/)

comparação da caixa satelite e diferencial do dana 44 x dana 60:

cristiano
15/10/2013, 08:38
Depende do tamanho do pneu, porque até 35 com flutuante original na traseira vai tranquilo.

Para pneus 37 tem que reforçar o eixo dianteiro, e a TrailGear já vende um kit para a Toyota. :cool:

Acima de 37 tem que podar a carroceria inteira para caber. :fight:

Dendrobates
15/10/2013, 10:00
que pneus vc vai usar? Pois dependendo disso é melhor reforçar os eixos band, pois a bola dos dana 60 é bem maior.

alterando pra 30/30 estrias no eixo dianteiro já fica duca!

OliveiraDf
16/10/2013, 13:32
Minha bandeirante é antiga, eixos antigos, com pneu 31, pretendo no futuro no máximo um 33.Não pretendo trocar os eixos, pelo menos agora.
Minha duvida é em relação aos 4x4 que falei, se oseixos da bandeirante são os mais fortes. O troller tem eixo dana 60?

junior888
16/10/2013, 18:37
Minha bandeirante é antiga, eixos antigos, com pneu 31, pretendo no futuro no máximo um 33.Não pretendo trocar os eixos, pelo menos agora.
Minha duvida é em relação aos 4x4 que falei, se oseixos da bandeirante são os mais fortes. O troller tem eixo dana 60?
O troller usa eixos dana 44... um pouco menos resistentes que o da band, mas com muito mais opções de relações de diferencial...

cristiano
17/10/2013, 06:47
Oliveira, a 81 tem pontas de eixo com estrias grossas, portanto mais fracas que as novas. Cuidado com pneus grandes!

E T
17/10/2013, 11:48
A minha Band é 93, bloqueada 100% na traseira (Ensimec) com eixos originais e pneu 35" recapado VJ910 (quase 37'').

Uso no dia a dia e em trilhas, funciona que é uma beleza e até hoje só quebrei uma homocinética dianteira.

Abraço,
Eder.

marciorank@gmail.com
17/10/2013, 12:43
O troller usa eixos dana 44... um pouco menos resistentes que o da band, mas com muito mais opções de relações de diferencial...
blz Junior

voce dise que os eixos do troller são menos rezistentes que os da band?
e o troller é flutuante na traseira?

junior888
17/10/2013, 13:41
blz Junior

voce dise que os eixos do troller são menos rezistentes que os da band?
e o troller é flutuante na traseira?
Sim, os eixos da band são um pouco mais resistentes que os de troller... eu diria que ficam entre o dana 44 e o dana 60... sim, é flutuante.

maxdelta
17/10/2013, 13:48
Troller e band na realidade resistência são semelhantes. Pq ao invés de trocar o diferencial, reforce o atual? Acho q do troller é superior (a band foi projetada para pneus no máximo 225/70 r16 o troller para 255/75 r15) Quebra em troller eu já vi com pneus acima de 35", na band é o mesmo pneu q geralmente há quebra.

Se for pra trocar, pense na da dodge ram, ou f350, entre os veículos nacionais são os mais forte.

Pense em alguma empresa q faça as bengalas cromo-niquel-molibidênio. Coloque eixo flutuante na traseira, e pense em um munhão aberto para dianteira.

Não pense q um dana 70 poderia te dar alguma resistencia, pois esses eixos foram feitos para carregar peso, porém vejo algumas pickups iveco com este eixo quebrados por aqui, pergunto ao dono o peso, na tara eles carregaram o limite de peso do veículo, ao meu ver, era pra aguentar mais.

Boa sorte!

Dendrobates
17/10/2013, 15:56
Problema dos eixos da ram é que não reduzem nada.



Se for pra trocar, pense na da dodge ram, ou f350, entre os veículos nacionais são os mais forte.


Aqui tem mais info...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/75596-como-reforcar-os-eixos-das-bands.html

hugocsl
17/10/2013, 16:09
Só pra constar que os eixos da Dodge Ram são os AMC se não me engano 12bolts.

Eu não mexeria com os eixos, apnas colocaria kit de pontas cromo molibdênio , relações e homocinética forjadas. Assim o ponto de quebra seriam as rodas livres, ou cruzetas, peças baratas e fáceis de arrumar.

[]´s

cristiano
17/10/2013, 17:27
O
Troller e band na realidade resistência são semelhantes. Pq ao invés de trocar o diferencial, reforce o atual? Acho q do troller é superior (a band foi projetada para pneus no máximo 225/70 r16 o troller para 255/75 r15) Quebra em troller eu já vi com pneus acima de 35", na band é o mesmo pneu q geralmente há quebra.

Se for pra trocar, pense na da dodge ram, ou f350, entre os veículos nacionais são os mais forte.

Pense em alguma empresa q faça as bengalas cromo-niquel-molibidênio. Coloque eixo flutuante na traseira, e pense em um munhão aberto para dianteira.

Não pense q um dana 70 poderia te dar alguma resistencia, pois esses eixos foram feitos para carregar peso, porém vejo algumas pickups iveco com este eixo quebrados por aqui, pergunto ao dono o peso, na tara eles carregaram o limite de peso do veículo, ao meu ver, era pra aguentar mais.

Boa sorte!

X2

Lembrando que estamos falando do Troller com eixo de 6 furos.

Fora que nossas Band foram fabricadas até 2001 e o material usados nos semi eixos atuais são mais resistentes que da época, somado ao tempo e condições de uso.

Acontece que para offroad pesado está valendo mais a pena os eixos da F250.

Agora se a mecânica atual tem as saídas diferentes eu colocaria os eixos do Troller numa boa. Não gosto muito da idéia de deslocar o focinho de lugar, corta e solda, mesmo bem feito, é melhor partir para algo pronto.

Mas tem o fator bol$o que atrapalha.

junior888
17/10/2013, 17:51
O troller usa a mesma homocinética da band, então ali a resistência é a mesma, mas já o diferencial da bandeirante é mais parrudo que o do troller (dana 44)... claro que estou falando dos eixos das bands mais novas (82+).

Dendrobates
18/10/2013, 08:32
Eixos da RAM são AAM. Bitola enorme, bola enorme...

Colocar eixo de Ram ou f250 e continuar com pneu 37 é bobiça!

Reforçando os eixos band, pode se colocar os 37 e a altura do solo fica maior pois a bola é menor. Sem contar que a bitola te tiraria da maioria das trilhas...

junior888
18/10/2013, 11:20
Eixos da RAM são AAM. Bitola enorme, bola enorme...

Colocar eixo de Ram ou f250 e continuar com pneu 37 é bobiça!

Reforçando os eixos band, pode se colocar os 37 e a altura do solo fica maior pois a bola é menor. Sem contar que a bitola te tiraria da maioria das trilhas...
Aqui o pessoal usa pneu 37 em eixos de rural e não quebram, e olha que as trilhas aqui não são fáceis também (e os cara não tem dó)... na minha opinião, e pelo o que vi nas trilhas, da para usar pneus 37 nos eixos band "tranquilamente"... que vai forçar mais do que com pneus menores isso é certo, mas acredito que sabendo levar os eixos originais aguentam bem... Também acho que se usar eixos de ram ou 250 e continuar com pneus "pequenos" não valem a pena... no mínimo um 40"... também não so muito fã de eixos muito largos, no máximo uns de rural/f75...

marciorank@gmail.com
18/10/2013, 12:18
Aqui o pessoal usa pneu 37 em eixos de rural e não quebram, e olha que as trilhas aqui não são fáceis também (e os cara não tem dó)... na minha opinião, e pelo o que vi nas trilhas, da para usar pneus 37 nos eixos band "tranquilamente"... que vai forçar mais do que com pneus menores isso é certo, mas acredito que sabendo levar os eixos originais aguentam bem... Também acho que se usar eixos de ram ou 250 e continuar com pneus "pequenos" não valem a pena... no mínimo um 40"... também não so muito fã de eixos muito largos, no máximo uns de rural/f75...
bom; se usam pneus 37 em eixos de rural em trilha e não quebram,acho que não terei problemas usando em minha band 82 sem flutuante os pneus 35, sendo que so ando em asfalto as vezes pego uma estrada de terra.

junior888
18/10/2013, 12:55
bom; se usam pneus 37 em eixos de rural em trilha e não quebram,acho que não terei problemas usando em minha band 82 sem flutuante os pneus 35, sendo que so ando em asfalto as vezes pego uma estrada de terra.
Também acredito que na terá problema... já vi band com mwm 6cc e pneus 38 nos eixos igual ao seus...

marciorank@gmail.com
18/10/2013, 20:46
Também acredito que na terá problema... já vi band com mwm 6cc e pneus 38 nos eixos igual ao seus...
valeu cara!
agora voce me deixou animado novamente, acho que fim de semana vou por os sapatinhos novos pra dar uma voltinha novamente. hehehehhe.................

Thomasvella
18/10/2013, 23:17
qual ano dos seus eixos

OliveiraDf
18/10/2013, 23:21
Eixo 82 ainda é como diferencial no meio?

marciorank@gmail.com
19/10/2013, 22:35
Eixo 82 ainda é como diferencial no meio?


minha band é uma 82, e o diferencial é deslocado para o lado pelo fato de éla ter reduzida.

hercilio.neto
20/10/2013, 12:35
minha band é uma 82, e o diferencial é deslocado para o lado pelo fato de éla ter reduzida.
Reduzida na Band a partir de 1982.

J. Paulo
21/10/2013, 11:37
O eixo das Bands pick up e cabine dupla seriam mais reforçados? A carga projetada para elas transportarem é maior que a dos curtos, imagino que poderiam ser mais reforçados.

Glauco mendes
21/10/2013, 12:04
O eixo das Bands pick up e cabine dupla seriam mais reforçados? A carga projetada para elas transportarem é maior que a dos curtos, imagino que poderiam ser mais reforçados.

JP os eixos da CD são os mesmos a unica coisa que muda são as relações.

Dimasi
21/10/2013, 18:52
A única diferença é que o trazeiro é flutuante. Além da relação que é mais curta.

junior888
21/10/2013, 21:39
todas as cabines duplas tem a relação mais curta? inclusive as com motor MB?

Ronaldo Petri
21/10/2013, 23:56
Eixo de Band é uma put@ eixo. Se for para preparar um band para trilha com pneus grandes, vale a pena fazer um upgrade como uns bloqueios e flutuante na traseira (este obrigatório), trocar não vale a pena.

Para ter uma idéia (me corrijam se eu estiver errado) os eixos de rural equiparam os Envesas fabricados com motor S4T depois da falência da Engesa, sendo assim dá para concluir que os dana44 também são muito parrudos. Como já tive rural e band já observei bem os dois eixos e o de band pode ter certeza, é bem mais parrudo. Talvez um dana44 seria o suficiente na band, mas a band tem uma eixo ainda mais reforçado.

dudu83
22/10/2013, 00:28
O que vejo de band com mais de 2000 kgs na carcunda é impresionante..

as band 14b picape e cd tem relaçao 3,7x1 e os jipes e perua 4,1x1 as mb nao sei

Fband
22/10/2013, 08:19
Uma prova de que o eixo das band`s aguentam o trabalho pesado...

435925

Abs

junior888
22/10/2013, 11:51
O que vejo de band com mais de 2000 kgs na carcunda é impresionante..

as band 14b picape e cd tem relaçao 3,7x1 e os jipes e perua 4,1x1 as mb nao sei
Até onde eu sei as bands MB tem relação 10x37 e as picapes 14b 9x37... mas com vc eu não discuto, hehehe.

dudu83
22/10/2013, 15:50
Até onde eu sei as bands MB tem relação 10x37 e as picapes 14b 9x37... mas com vc eu não discuto, hehehe.

9x37 e 10x37 deve ser o numero de dentes

o correto é reduçao de 3,7:1 nos jipes e 4,1:1 nas picapes essa diferença é por que os pneus originais do jipe sao 650R16 e das picapes 750R16.....

reslima
26/01/2015, 10:13
Amigos, recentemente pintou dois eixos de toyota bandeirantes (dianteiro e traseiro), por R$ 1000,00. Os eixos são de uma picape, das antigas, anterior a 1982. Gostaria de saber se vale a pena, se as peças são intercambiáveis com dos eixos das mais modernas e qual o seu ponto fraco. A relação, salvo engano, é 10x37. Estou com uma ideia de colocar na minha Chevrolet A10.
Aguardo.
Abs.

Sergio c
26/01/2015, 12:57
Amigos, recentemente pintou dois eixos de toyota bandeirantes (dianteiro e traseiro), por R$ 1000,00. Os eixos são de uma picape, das antigas, anterior a 1982. Gostaria de saber se vale a pena, se as peças são intercambiáveis com dos eixos das mais modernas e qual o seu ponto fraco. A relação, salvo engano, é 10x37. Estou com uma ideia de colocar na minha Chevrolet A10.
Aguardo.
Abs.
Se os eixos forem bons, o preço é de banana hehehehe
Esses eixos, montados até o ano de 1982, são de seis estrias, e, a partir de 1982, são trinta estrias. Dizem que esses de seis estrias gastam mais que os de trinta, as ranhuras correm o risco de "alisarem" é maior e o eixo ficar sem tração.
Outro problema são os semi-eixos dianteiros, que no seis estrias são do tipo "dedos entrelaçados", e nos de trinta estrias, são do tipo que usam esferas, iguais aos de automóveis, beeeeeem melhores.

Um outro problema, de menor importância, é que o a "bola" do diferencial traseiro é no centro do eixo, o que, em trilhas pesadas, pode enroscar mais no trilhos deixados por outros jeeps. Nos eixos acima de 1982, a "bola" é deslocada mais para a direita. Esse problema não é dos piores heheheheh