PDA

Ver Versão Completa : Desmontar painel Jimny HR (10/11)



Loivar Flavio
14/10/2013, 12:08
Bom dia galera, estou com problema no ar-condicionado do meu Jimny, está vazando água no assoalho do carona, e como o Jimny tem aquela "estopa" embaixo do carpete, fica ensopado e começa a odorizar o interior do veículo. Quase todos os fds estão servindo pra deixar o carro aberto pra poder secar a água que o carro acumula com o ar-condicionado durante a semana, mesmo liberando a saída d'água no assoalho a água demora a sair por causa da estopa. (Ainda não tive tempo de trocar o carpete por plástico ou outro material), vi em alguns fóruns e vídeos que pode ser problema na caixa logo após o sistema de condensação, que pode estar rachada, mal encaixada, ou até mesmo com o caninho entupido, mas para alcançar e verificar necessito desmontar o painel.

A dúvida é a seguinte, alguém tem algum manual explicativo ou tutorial para desmontagem do painel do jimny afim de consertar o vazamento do ar-condicionado?

E vou aproveitar e verificar o aquecimento nos comandos do painel do ar-condicionado relatado por alguns aqui no fórum, no meu também aquece com um certo tempo ligado e o ventilador diminui bastante a rotação quando isso acontece.

Moro no interior de MT, então não tem autorizadas a menos de 1000 km, e o meu é o único Suzuki em kilômetros, por este motivo não tem muitos conhecedores da desmontagem, montagem, manutenção, etc, dos SZK por aqui.

Att

ESTEBAN
14/10/2013, 12:25
Da uma olhada dentro grade que tem no capo , se estiver entupida a saida para de agua de chuva ela passa para a cabine

uvantuil
14/10/2013, 12:43
Normalmente é a saida do ar condicionado ou agua chuva que pode ter sido fechada com um balanço, ou mesmo passada de pe, já soube de alguns fiat que a valvula que fechava a tal saida ficava perto do pe do carona.. se ele por acaso ao entrar ou mesmo durante percurso passasse o pe no carpete no tunel a valvula estrangula e entornava agua no carpete... molhando tudo....

#Ricardo
14/10/2013, 23:15
Seu carro nao esta na garantia? 3 anos de fabrica ou 3 meses agencia (vi que sua compra e recente)
Antes de desmontar, vale a pena tentar identificar a fonte do vazamento com uma boa laterna e paciencia.

Baixe o Service Manual do Jimny. E a melhor fonte.
Tambem gosto do google imagens...com o termo certo sempre encontra-se um maluco que ja passou por isso.

Digite no google:
Service manual jimny filetype:pdf
ou
Repair manual jimny filetype:pdf

service manual jimny filetype:pdf - Pesquisa Google (http://www.google.com.br/search?ei=uZ9cUvSqN4i1kQfTuIDYBg&q=service+manual+jimny+filetype%3Apdf&oq=service+manual+jimny+filetype%3Apdf&gs_l=mobile-gws-serp.3...4609.11377.0.13012.13.12.0.0.0.0.541.918. 3-1j0j1.2.0....0...1c.1.28.mobile-gws-serp..13.0.0.Kam4ZEHRDv0)

MATOSWR
14/10/2013, 23:41
Ve direitinho isso... pq se você precisar desmontar para tirar a caixa evaporadora da um trabalhão. Sei pq ja tirei de um jimny que tive, e teve vazamento mas foi de gás no evaporador. Têm que tirar o volante, painel do radio, painel geral, desconectar todos os chicotes..trabalho pra dois dias. Tendo bom conhecimento de mecânica e elétrica. Se o seu problema é só água, nao precisa desmontar nada. basta desentupir saída da água com um araminho. Você faz isso pelo cofre do motor, do lada direito, tem um caninho, basta limpá-lo.

Ogg
15/10/2013, 07:17
Flavio

Complementando a resposta do Matoswr seguem as fotos do cano de esgotamento de água do ar condicionado. O lugar dele está com um círculo vermelho. Basta enfiar algum arame mas grosso e desentupir.

435100435101

Outra causa pode ser o ar congelando por conta de defeito no termistor (n. 4 da imagem de baixo) e aí o tubo não dá conta.

Quanto a a aquecer o painel e o ventilador diminuir a velocidade, eu tive esse problema em outro carro, e um mau contato na chave de velocidades do ar fazia com que a mesma aquecesse até que um dia ela literalmente derreteu.

435102

Loivar Flavio
15/10/2013, 09:20
Bom dia galera, então, já usei o arame no caninho, ainda me certifiquei de que o arame estava com uma ponta que favorecia o desentupimento, mas não adiantou.

Com uma lanterna e contorcionismo verifiquei que quando o ar está ligado o evaporador fica todo cheio de gotículas de água em seu entorno, o que condensa ali mesmo dentro do carro e cai no assoalho, bastante.

A questão da garantia eu já expliquei, estou a mais de 1000 km de qualquer autorizada, e a garagem dá garantia de 3 meses em câmbio, mecânica e motor, só.

Pois é, desmontar o painel não é nada fácil.

Vou ver que faço e posto novidades.

#Ricardo
15/10/2013, 10:54
Todo produto tem garantia de 90 dias. Este negócio de garantia de motor e caixa, acho que não existe legislação especificando isso.

Fundação PROCON SP - Categoria - 21. Qual o prazo de garantia para carro usado? É legal a cobertura somente para motor e câmbio? (http://www.procon.sp.gov.br/texto.asp?id=602)

Vou da um chute aqui...pelo que já foi exposto:
Falha no termistor, provoca formação de gelo, o que explica a condensação de água.
Formação de gelo, pode dificultar a rotação do ventilador o que explica a perda de velocidade e aquecimento.
No manual de serviço tem as medições do termistor (como testá-lo).

Problema: Insufficient velocity of cooled air

Possiveis causas:
A/C evaporator clogged or frosted
Air leaking from cooling unit or air duct
Blower fan motor faulty
Wiring or grounding faulty

Correção:
Check A/C evaporator and A/C evaporator thermistor. Repair as necessary.
Check blower fan motor referring to Section 1A. Repair as necessary.

Loivar Flavio
15/10/2013, 15:37
Obrigado pela ajuda ai pessoal, estou conversando com o pessoal da garagem pra levar em alguma especializada em ar-condicionado.

Loras
16/10/2013, 11:27
Curioso.

Na última viagem que fiz, aconteceu exatamente o mesmo problema.

O ar ligado 100% do tempo. Circulação interna ou externa.

Inesperadamente, diminui a velocidade de rotação do ventilador. Parece que "trava". Desligo, rodo alguns minutos sem ar ligado e tudo volta ao normal por mais algum tempo. Pensei em formação de gelo também, uma vez que a caixa do dreno estava totalmente suada. Pode ser problema no termistor sim.

Aumentei um pouco a temperatura no comando do painel e o problema demorou mais tempo para acontecer.

Percebi que o sistema do Jimny possui local para filtro de cabine!!! Inclusive já tem a tampa. Mas vem SEM o filtro da concessionária.

Logo meu sistema está totalmente sujo. Vou precisar limpar, instalarei um filtro de cabine e aproveitarei para checar os pontos relatados pelos colegas.

Abraços.

PPaulo
16/10/2013, 13:59
Coloquei recentemente um filtro de cabine em meu Jimny, mas foi difícil de encontrar para comprar.
Acabei encontrando um fabricante que eu não conhecia chamado Filtros Brasil.
As marcas mais conhecidas não fabricam filtros de cabine para o Jimny.

Abraços.
Pedro Paulo.

ESTEBAN
17/10/2013, 08:10
Oi Ricardo vc pode indicar onde está essa tampa do filtro?


Obrigado

Curioso.

Na última viagem que fiz, aconteceu exatamente o mesmo problema.

O ar ligado 100% do tempo. Circulação interna ou externa.

Inesperadamente, diminui a velocidade de rotação do ventilador. Parece que "trava". Desligo, rodo alguns minutos sem ar ligado e tudo volta ao normal por mais algum tempo. Pensei em formação de gelo também, uma vez que a caixa do dreno estava totalmente suada. Pode ser problema no termistor sim.

Aumentei um pouco a temperatura no comando do painel e o problema demorou mais tempo para acontecer.

Percebi que o sistema do Jimny possui local para filtro de cabine!!! Inclusive já tem a tampa. Mas vem SEM o filtro da concessionária.

Logo meu sistema está totalmente sujo. Vou precisar limpar, instalarei um filtro de cabine e aproveitarei para checar os pontos relatados pelos colegas.

Abraços.

Loras
17/10/2013, 10:30
Coloquei recentemente um filtro de cabine em meu Jimny, mas foi difícil de encontrar para comprar.
Acabei encontrando um fabricante que eu não conhecia chamado Filtros Brasil.
As marcas mais conhecidas não fabricam filtros de cabine para o Jimny.

Abraços.
Pedro Paulo.

Pedro,

Qual a referencia do filtro que usou? Onde comprou?

Abs.

Loras
17/10/2013, 10:32
Esteban,

Embaixo do painel, próximo ao túnel central, nos pés do carona.

Assim que conseguir o filtro, vou fazer algumas fotos.

Abs.

Ogg
17/10/2013, 11:30
O filtro é este aqui:

http://www.autoconforto.com.br/products/filtro-de-cabine-suzuki-jimny

Nas concessionárias também vende mas é muito mais caro.

Ogg
17/10/2013, 11:40
Respondendo ao comentário do Loras:

Com meu carro acontece a mesma coisa, na cidade o ar funciona perfeitamente porém na estrada, principalmente debaixo do sol do meo dia o fluxo de ar fica mais fraco. Não acho que seja o termistor pois daria problema na cidade também. Nem é a velocidade do ventilador que diminui, é o fluxo de ar que fica menor mesmo. Já saíram inclusive pedrinhas de gelo pelo painel. O ar congela e só acontece na estrada. Um técnico em ar me falou que é sujeira na parte que fica atrás do porta-luvas e que limpando fica bom. Também não acho que precise desmontar o painel, dá para alcançar a caixa do ar, tirando o porta-luvas.

Ogg
17/10/2013, 11:48
O lugar do filtro de cabine está com um círculo vermelho. A tampa sai para baixo e tem duas travas nas extremidades, cuidado essas travas pois quebram fácil.

435406

ESTEBAN
17/10/2013, 13:20
Valeu Ricardo ,é aquela caixa plástica fixada no suporte do extintor? então não é necessario tirar o painel ou porta luvas.?

Obrigado



Esteban,

Embaixo do painel, próximo ao túnel central, nos pés do carona.

Assim que conseguir o filtro, vou fazer algumas fotos.

Abs.

PPaulo
17/10/2013, 13:50
Pedro,

Qual a referencia do filtro que usou? Onde comprou?

Abs.

Filtros Brasil mod. FB1115 no site autoconforto, o mesmo indicado pelo OsmanGioia aí acima.

uvantuil
17/10/2013, 14:01
"Filtros Brasil mod. FB1115 ....."
Essa marca citada vejo sempre no mercadolivre.

J Carlos
17/10/2013, 14:45
Comprei na Auto Conforto citado pelo OsmanGioia em junho e até agora o ar funciona perfeitamente, mas cuidado na retirada da tampa, as travas são mais fracas que chá de espinha de peixe.

J Carlos
18/10/2013, 07:51
O filtro é esse 435508435509

Loivar Flavio
29/10/2013, 17:28
Boa tarde galera, descobri na tentativa e erro que não é necessário desmontar o painel pra tirar a caixa de ar do ar condicionado. Depois de tirar 5 parafusos a caixa sai facilmente, ai retirei o evaporador, segue foto de como estava, por isso congelava e parava de sair ar.

Porém, alguns pontos a se ressaltar:

1 - A água que caia dentro do carro no assoalho do carona continua caindo (a caixa de ar continua a "suar" e gotejar no assoalho);
2 - o painel continua a esquentar depois de um tempo com o ar cond. ligado;
3 - Não tive mais problema com interrupção de fluxo de ar (congelamento);
4 - Completei o gás do ar condicionado que estava 70 gramas a menos, o ar ficou mais eficiente, e troquei o óleo do compressor;
5 - Tem um isopor dentro da caixa de ar do ar cond. que precisa ser substituído, onde encontrar? (é todo trabalhado no molde da caixa de ar, onde acumula a água pra ser despejada pelo tubinho, o que talvez ocasione o problema do condensamento interno);

437165

Loivar Flavio
29/10/2013, 17:35
437167
Ai a foto da caixa de ar onde condensa do lado de fora e goteja no assoalho do lado do carona. Ao lado de onde coloca o filtro de cabine (que 'parece' que teve princípio de derretimento), onde a água é captada pra ser dispensada pelo caninho, ali é onde tem isopor moldado no formato da caixa que não faço ideia de onde comprar, nem sei o nome daquela peça, pensei que talvez possa ser aquele isopor que não está isolando a água fria que cai do evaporador do ar interno do carro, ai condensa e goteja.

Obs.: Aqueles fios ali é do módulo de som, mas não tem problema, pois estão separados, o módulo não interfere no ar-condicionado.

Ogg
30/10/2013, 10:34
Loivar,

1- Em relação a esquentar o painel, meu último carro acontecia isso (Picasso) e era um mau contato na chave comutadora de velocidade do ar, que acabou derretendo a chave toda e, por ser mau contato, quando esquentava, o motor perdia velocidade e no final chegaram a parar algumas velocidades.

2- Em relação à condensação de água na caixa, pode ser em função do lugar onde você mora ser muito úmido, e se, conjugado a isso, você usar o ar no mais frio o tempo todo, pode ser que estas sejam as causas.

3- Obrigado pela dica de desmonte da caixa. Vou desmontar a minha também pois comigo acontece a mesma coisa.

Loras
30/10/2013, 11:03
Loivar,

Você instalou o filtro de cabine? O seu também estava sem?

Vou precisar fazer a mesma limpeza no meu. Infelizmente. Mais um ponto fora da Suzuki. E pela minha desatenção, agora terei trabalho dobrado.

O tubinho é o dreno. Ele não está obstruído?

Enfim, sugiro que você procure essas peças que precisa em desmanches legalizados. Já existem alguns Jimnys oriundos de leilão de seguradoras.

Um abraço,

Loivar Flavio
30/10/2013, 11:55
Boa tarde galera, descobri na tentativa e erro que não é necessário desmontar o painel pra tirar a caixa de ar do ar condicionado. Depois de tirar 5 parafusos a caixa sai facilmente, ai retirei o evaporador, segue foto de como estava, por isso congelava e parava de sair ar.

Porém, alguns pontos a se ressaltar:

1 - A água que caia dentro do carro no assoalho do carona continua caindo (a caixa de ar continua a "suar" e gotejar no assoalho);
2 - o painel continua a esquentar depois de um tempo com o ar cond. ligado;
3 - Não tive mais problema com interrupção de fluxo de ar (congelamento);
4 - Completei o gás do ar condicionado que estava 70 gramas a menos, o ar ficou mais eficiente, e troquei o óleo do compressor;
5 - Tem um isopor dentro da caixa de ar do ar cond. que precisa ser substituído, onde encontrar? (é todo trabalhado no molde da caixa de ar, onde acumula a água pra ser despejada pelo tubinho, o que talvez ocasione o problema do condensamento interno);

437165

Esqueci de um detalhe importante sobre a remoção da caixa de ar, tirei o gás do ar condicionado antes com uma máquina específica que a auto elétrica que levei o carro tem, pois tem que "desplugar" o sistema de ar condicionado do evaporador.

Por ter que tirar o evaporador do sistema de ar condicionado não consegui fazer "em casa".

Att,

Loivar Flávio Marchioro

Ogg
30/10/2013, 16:54
Nenhum jimny vem de fábrica com o filtro de cabine. Coloquei o meu aos 40.000 Kms e por isso acho que a minha caixa de ar deve estar suja pra caramba.

E como o J.Carlos falou, muito cuidado com a tampa do filtro de cabine, ela vem com uma espécie de cola nas travas e a um delas quebrou quando a tampa foi tirada pela primeira vez e tive que comprar outra.

Loivar, obrigado pelo aviso, eu já tinha percebido que, para mexer no evaporador, tem que vazar o gás.

Loivar Flavio
30/10/2013, 18:55
O filtro comprei, está vindo pelos correios, comprei na auto conforto que tem o link aqui neste tópico.

O tubinho tem uns 4 cm só, o resto dentro da caixa de ar não tem tubinho do dreno, só aquela parte que aparece mesmo, então quando se abre a caixa de ar vê-se que é bem simples o sistema de captação de água, difícil entupir.

O isopor fica bem onde a água se acumula antes de sair pelo dreno, por isso pensei que a função dele era isolar o ar interno do carro pra não condensar.

Cleo
30/12/2015, 15:38
Boa tarde pessoal. Ontem efetuei a limpeza da caixa evaporadora sem remover o painel, usando os ensinamentos do Loivar, foi super tranquilo. O evaporador estava super sujo, aproveitei e instalei, provisoriamente, o filtro de polen do Palio. Não sei porque vendem um veículo para trafegar em estradas de chão, areia, etc, sem o filtro, uma vez que já vem o lugar proprio para instalação do mesmo. Que economia porca. Valeu pelas dicas.

jfoantunes
11/01/2016, 17:51
Pessoal, meu Jimny (HR 2010 - 75.000 KM) esta apresentado o mesmo problema relatado pelo OsmanGioia (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/78457-osmangioia/) e pelo Loivar Flavio (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/79354-loivar-flavio/), dei uma olhada e evaporador está bastante sujo. Mas estou sem condições de desmontar a caixa pra limpar. Alguém sabe indicar algum lugar no Rio (de preferência próximo a Tijuca) que faça essa limpeza.
Obrigado

D@ni&l
16/11/2019, 22:18
A dica é limpar o ar do condicionado do jimny acessando o sistema pelo eletroventilador, localizado ao lado do pedal do acelerador, lado do carona no Japão... Ali se vê a serpentina pelas costas, e pode limpar com ar comprimido, além de limpar as aletas do eletroventilador. O ventilador sai com três parafusos e a aleta sai do eixo... Moleza
E se quebrar o encaixe da tampa, o meu quebrou um, custure um fio de níqueil (resistência de chuveiro) nas hastes guia... Higienizamos com álcool isopropílico e colocamos o filtro do Palio adaptado, com espuma nas laterais... Tirei fotos mas ainda não sei postar aqui...

imp3r4t0r
18/12/2020, 22:42
Pessoal , revivendo o tópico. Meu evaporador está muito sujo, fazendo o ar congelar e parar ... vi vídeos e as dicas . É possível retirar a tampa (fundo) da caixa evaporadora , sem remover a caixa inteira? Se sim, acredito que de pra fazer uma limpeza por ali, sem retirar, e perder o gás. Pode até não ser a Lavada ideal, mas deve resolver...

imp3r4t0r
20/12/2020, 01:34
Consegui. Limpei o evaporador com uma escova de dente, e só consegui alcançar algo mais que a metade. Pelo lado do motorista removi a ventilador ( 3 parafusos), dali bati ar comprimido, que ajudou, mas a Crosta pregada no Evaporador na parte de cima não saía. Utilizei então escovas de latão usadas para limpeza de cano de Armas de fogo. SUCESSO. Após isso, aquele restinho de poeira me incomodava ainda. Peguei o jato dagua( dessas máquinas de lavar carro), e passei no evaporador de ambos os lados, tanto pelo lado do motorista, quanto pelo lado do passageiro. A maioria da água fica dentro da caixa e cai pelo dreno dentro do Caput, então o Lamaçal que eu imagina dentro do carro nem aconteceu. TUDO LIMPO, Brilhando, montado e testado.
Ventilando e gelando 100%.