PDA

Ver Versão Completa : Fusca Tranzamazônica



lucasclimattos
14/10/2013, 10:33
Bom dia amigos.

Tenho um Fusca 83, 1600, motor novo (todo refeito em 2012) que se encontra em Goiânia-GO, com meus pais, sendo utilizado rarissimamente. Atualmente moro em Lábrea-AM, a "última cidade de transamazônica". Pretendo levar o meu fusca para lá em agosto do ano que vem, período de seca, onde o trecho da transamazônica entre Humaitá-Lábrea fica mais transitável.

Pretendo ir dirigindo to o trajeto, que dá aproximadamente 2700 km. Depois pretendo utilizar o carro para rodar especialmente nos trechos de terra da transamazônica, entre Lábrea - Porto Velho etc.

Bem, o que queria era saber como fazer para suspender um pouco o carro, não muito, descaracterizando o mínimo possível (como quais amortecedores usar, mola, suspensão etc.,). Pretendo utilizar a roda original 15 do fusca mexicano (com tala 5'5) e um pneu não muito largo, para não pesar muito o carro nem consumir muito combustível.

Bem, é isso. Espero dicas dos amigos aqui do fórum, em especial dos que possuem fuscas, bajas etc., e os que já conhecem o trajeto a ser percorrido...

mali9ski
14/10/2013, 11:45
Bom dia amigos.

Tenho um Fusca 83, 1600, motor novo (todo refeito em 2012) que se encontra em Goiânia-GO, com meus pais, sendo utilizado rarissimamente. Atualmente moro em Lábrea-AM, a "última cidade de transamazônica". Pretendo levar o meu fusca para lá em agosto do ano que vem, período de seca, onde o trecho da transamazônica entre Humaitá-Lábrea fica mais transitável.

Pretendo ir dirigindo to o trajeto, que dá aproximadamente 2700 km. Depois pretendo utilizar o carro para rodar especialmente nos trechos de terra da transamazônica, entre Lábrea - Porto Velho etc.

Bem, o que queria era saber como fazer para suspender um pouco o carro, não muito, descaracterizando o mínimo possível (como quais amortecedores usar, mola, suspensão etc.,). Pretendo utilizar a roda original 15 do fusca mexicano (com tala 5'5) e um pneu não muito largo, para não pesar muito o carro nem consumir muito combustível.

Bem, é isso. Espero dicas dos amigos aqui do fórum, em especial dos que possuem fuscas, bajas etc., e os que já conhecem o trajeto a ser percorrido...

Bom dia amigo e bem vindo ao form.....

eu aconselharia um par de mangas sobre postas, e se possivel um suspensão IRS de kombi adaptada com muito caprixo uma revisão geral em freios rolamentos, os pneus 560 originais na dianteira e uns 205/75/15 na traseira radiais, e um par de correntes, mais um guinchinho eletrico la na frente, vc vai pra qualquer lugar, se não der pra por uma IRS usa os mesmo peneus 205, mas faz a roscas no lugar das travas da caixa satelite......

e boa sorte....

Lejose
14/10/2013, 13:41
Boa tarde Lucas.

Sugestão:
Mangas - Manga De Eixo Rebaixada, Fusca - By Sansaocampos - R$ 320,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-511301329-manga-de-eixo-rebaixada-fusca-by-sansaocampos-_JM)
Pneus - Na frente, voce pode tentar achar os de veraneio / C10 - 7.10 R 15, são altos e finos. Na traseira o 205-75-15 atende bem !
A sugestão do Guincho é bem válida se você vai sozinho.
Peça ao Mecanico para erguer o facão e bora para trilha.

Abraço

lucasclimattos
14/10/2013, 17:08
Bom dia amigo e bem vindo ao form.....

eu aconselharia um par de mangas sobre postas, e se possivel um suspensão IRS de kombi adaptada com muito caprixo uma revisão geral em freios rolamentos, os pneus 560 originais na dianteira e uns 205/75/15 na traseira radiais, e um par de correntes, mais um guinchinho eletrico la na frente, vc vai pra qualquer lugar, se não der pra por uma IRS usa os mesmo peneus 205, mas faz a roscas no lugar das travas da caixa satelite......

e boa sorte....

a adaptação da suspensão IRS da Kombi para mim ficaria difícil de ser feita, tendo em vista que não conheço bons mecanicos, e meu prazo para acompanhar seria curto... estas mangas sobrepostas, seriam para suspensão dianteira e traseira? Vou trocar os amortecedores do carro (que já estão velhos) e vi também no mercadolivre umas "molas para amortecedor". Valem a pena colocar? Melhoram a direção, e deixam o carro mais "macio", como anunciam?

abraço

lucasclimattos
14/10/2013, 18:46
Boa tarde Lucas.

Sugestão:
Mangas - Manga De Eixo Rebaixada, Fusca - By Sansaocampos - R$ 320,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-511301329-manga-de-eixo-rebaixada-fusca-by-sansaocampos-_JM)
Pneus - Na frente, voce pode tentar achar os de veraneio / C10 - 7.10 R 15, são altos e finos. Na traseira o 205-75-15 atende bem !
A sugestão do Guincho é bem válida se você vai sozinho.
Peça ao Mecanico para erguer o facão e bora para trilha.

Abraço

Então amigo, caso eu suspenda o facão, não vai ficar muito fechada \ / as rodas não? abraço

lucasclimattos
14/10/2013, 18:49
mas desde já agradeço a todos que estão colaborando.

Lejose
15/10/2013, 09:28
mas desde já agradeço a todos que estão colaborando.

Bom dia Lucas.

As mangas sobrepostas são para dianteira, aumenta aprox. 7 cm.

O Facão suspendido vai deixar as rodas com \ / , a única maneira que eu conheço para evitar isso é a suspensão IRS, citada acima.

Molas no amortecedor, tentei achar no fórum mas nao consegui, uma cara de uma gaiola vermelha colocou e disse que ficou muito bom e mais alta ! - Como fazer : http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/111725-colocar-mola-no-amortecedor.html e http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/29447-suspensao-dianteira-mais-alta-e-mais-macia.html

Abraço

lucasclimattos
17/10/2013, 12:17
Bom dia novamente amigos.

Estive consultando junto ao Mercado Livre, as mangas para adquirir, e vi uma relação de um "facão preparado""consultei o vendedor, veja o que me disse

"… O Facao faco com a mesma chapa utilizada na kombi, com quase 5mm de espessura … um Facao muito resistente e o levantamento e milimetrico porem este processo de levantar tem haver com aumentar a pressao das barras de torsao voce levanta acima de 10 cm… tenho um outro projeto que voce podera experimentar, consiste em usar o Facao Regulavel porem comum + um kit extensor que somente o extensor levanta 8cm. O beneficio e menter as barras de torsao quase que em uma posicao original evitando o endurecimento e o ecesso da cambagem positiva… Este kit completo Facao, extensor e parafusos R$500,00 … "

O que acham? Compensa? Para mim, se suspender uns 8 cm já seria o suficiente... Quanto as molas de amortecedor, vi alguns links lá: olhem: 4 Molas Amortecedores + 4 Amortecedores Vw Fusca -super Kit - R$ 280,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-515693828-4-molas-amortecedores-4-amortecedores-vw-fusca-super-kit-_JM)
e também Fusca/fuscão - Molas Para Amortecedor Dianteiro E Traseiro - R$ 86,95 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-512500395-fuscafusco-molas-para-amortecedor-dianteiro-e-traseiro-_JM)
(além de diversos outros). Será que esse kit de 4 amortecedores + 4 molas é confiável?

Grato.

Flávio Cadore
17/10/2013, 12:42
Bom dia novamente amigos.

Estive consultando junto ao Mercado Livre, as mangas para adquirir, e vi uma relação de um "facão preparado""consultei o vendedor, veja o que me disse

"… O Facao faco com a mesma chapa utilizada na kombi, com quase 5mm de espessura … um Facao muito resistente e o levantamento e milimetrico porem este processo de levantar tem haver com aumentar a pressao das barras de torsao voce levanta acima de 10 cm… tenho um outro projeto que voce podera experimentar, consiste em usar o Facao Regulavel porem comum + um kit extensor que somente o extensor levanta 8cm. O beneficio e menter as barras de torsao quase que em uma posicao original evitando o endurecimento e o ecesso da cambagem positiva… Este kit completo Facao, extensor e parafusos R$500,00 … "

O que acham? Compensa? Para mim, se suspender uns 8 cm já seria o suficiente... Quanto as molas de amortecedor, vi alguns links lá: olhem: 4 Molas Amortecedores + 4 Amortecedores Vw Fusca -super Kit - R$ 280,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-515693828-4-molas-amortecedores-4-amortecedores-vw-fusca-super-kit-_JM)
e também Fusca/fuscão - Molas Para Amortecedor Dianteiro E Traseiro - R$ 86,95 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-512500395-fuscafusco-molas-para-amortecedor-dianteiro-e-traseiro-_JM)
(além de diversos outros). Será que esse kit de 4 amortecedores + 4 molas é confiável?

Grato.




Lucas, não entra nessa que é fria, a roda está presa no eixo...se o eixo inclinar seja com facão original ou um outro feito de "ouro" a roda vai ficar \ / do mesmo jeito. O que pode ajudar é na questão da dureza da mola.

bajeiro do sul
17/10/2013, 17:33
Bom dia amigos.

Tenho um Fusca 83, 1600, motor novo (todo refeito em 2012) que se encontra em Goiânia-GO, com meus pais, sendo utilizado rarissimamente. Atualmente moro em Lábrea-AM, a "última cidade de transamazônica". Pretendo levar o meu fusca para lá em agosto do ano que vem, período de seca, onde o trecho da transamazônica entre Humaitá-Lábrea fica mais transitável.

Pretendo ir dirigindo to o trajeto, que dá aproximadamente 2700 km. Depois pretendo utilizar o carro para rodar especialmente nos trechos de terra da transamazônica, entre Lábrea - Porto Velho etc.

Bem, o que queria era saber como fazer para suspender um pouco o carro, não muito, descaracterizando o mínimo possível (como quais amortecedores usar, mola, suspensão etc.,). Pretendo utilizar a roda original 15 do fusca mexicano (com tala 5'5) e um pneu não muito largo, para não pesar muito o carro nem consumir muito combustível.

Bem, é isso. Espero dicas dos amigos aqui do fórum, em especial dos que possuem fuscas, bajas etc., e os que já conhecem o trajeto a ser percorrido...


Amigo, depende o quanto vc quer gastar. se vc coloar dois pneus estilo lameiro atras (pneus sao imprescindiveis) tipo cross, levanta um pouco o facao traseiro, deixa os pneus originais na frente, solda o diferencial traseiro (deixa bloqueado) e vai embora, vc so vai parar no raio que o parta, vai ir a qualquer lugar.
Se quiser gastar mais (nao aconselho de cara) coloca uma IRS da variant II, mangas de eixos sobrepostas na frente, pneus direcionas do trator na dianteira.
mas se quiser chegar no final sem muitos problemas, coloca um bom pneus cross 224 x 75 x aro 15 na traseira, deixa o resto original , ajeita bem o motor e pe em baixo. amarre as portas para não abrir no atoleito e manda ver. depois me diga como foi chegar no destino de fuquinha

abraços

uvantuil
17/10/2013, 21:26
mete uns bf http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/picapes/426343d1376594087-picape-pequena-strada-saveiro-ou-montana-fusca.jpg que nem o fusquinha ae da imagem postada no topico http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/122182-picape-pequena-strada-saveiro-ou-montana-3.html

mali9ski
18/10/2013, 09:01
Amigo, depende o quanto vc quer gastar. se vc coloar dois pneus estilo lameiro atras (pneus sao imprescindiveis) tipo cross, levanta um pouco o facao traseiro, deixa os pneus originais na frente, solda o diferencial traseiro (deixa bloqueado) e vai embora, vc so vai parar no raio que o parta, vai ir a qualquer lugar.
Se quiser gastar mais (nao aconselho de cara) coloca uma IRS da variant II, mangas de eixos sobrepostas na frente, pneus direcionas do trator na dianteira.
mas se quiser chegar no final sem muitos problemas, coloca um bom pneus cross 224 x 75 x aro 15 na traseira, deixa o resto original , ajeita bem o motor e pe em baixo. amarre as portas para não abrir no atoleito e manda ver. depois me diga como foi chegar no destino de fuquinha

abraços

Ele vai fazer quase 3 mil quilômetros, acho que ia ser complicado rodar isso 100% bloqueado....hahahaha

como eu havia dito antes, se resolver deixar original, apenas fazer as porcas na caixa satelite e um guinchinho na dianteira, pneus 205/75/15 ou por ai pra rodar bem aonde a estrada tiver seca, e um par de correntes pra hora que o bicho pega, corrente se agarra igual ou melhor que pneus 100% off road, muito melhor que qualquer intermediario.

valew

lucasclimattos
24/10/2013, 20:33
Amigos, agradeço a colaboração de todos. Resolvi que vou mantê-lo na altura original mesmo, sem grandes modificações. Vou apenas utilizar molas no amortecedor, pois além de ser simples, e relativamente barato, irá torná-lo mais macio e um pouco mais alto. Uma última dúvida: atualmente, a roda que estou no carro é a da Brasília, aro 14. Pretendia comprar as originais do fusca, aro 15. Minha dúvida é a seguinte: achei alguns pneus 175/80/14. Ficaria mais ou menos uns 2 cm mais baixo do que usando o 205/75/15 (contando com a diferença do aro, pelos meus cálculos). Será que compensa mesmo trocar as rodas (tendo em vista que rodas novas do fusca, mesmo de ferro, estão bem caras). E um pneu mais fino, no geral não é melhor para desempenho na lama?

Por último, gostaria de saber dos amigos, qual modelo de corrente comprar, e algum site. Seria necessária para as 04 rodas ou apenas para as duas traseiras?

Grato.

uvantuil
24/10/2013, 20:38
pesquisando google Correntes para Pneus - Equipamentos para Off-Road - Armazem 4x4 (http://www.armazem4x4.com.br/correntes-para-pneus.html)

Lejose
25/10/2013, 08:08
Amigos, agradeço a colaboração de todos. Resolvi que vou mantê-lo na altura original mesmo, sem grandes modificações. Vou apenas utilizar molas no amortecedor, pois além de ser simples, e relativamente barato, irá torná-lo mais macio e um pouco mais alto. Uma última dúvida: atualmente, a roda que estou no carro é a da Brasília, aro 14. Pretendia comprar as originais do fusca, aro 15. Minha dúvida é a seguinte: achei alguns pneus 175/80/14. Ficaria mais ou menos uns 2 cm mais baixo do que usando o 205/75/15 (contando com a diferença do aro, pelos meus cálculos). Será que compensa mesmo trocar as rodas (tendo em vista que rodas novas do fusca, mesmo de ferro, estão bem caras). E um pneu mais fino, no geral não é melhor para desempenho na lama?

Por último, gostaria de saber dos amigos, qual modelo de corrente comprar, e algum site. Seria necessária para as 04 rodas ou apenas para as duas traseiras?

Grato.

Lucas, procure bem que vc acha as R 15 com pneu baratinho.
De qualquer forma, acho que a corrente é vital, caso atole.

Como opcional, um guincho manual com uma catraca Tifor 4ton. pode te ajudar nos desespero sozinho na lama atolado, com baixo investimento !

Abraço e boa sorte !

fag.online
25/10/2013, 08:15
Uma boa alternativa também são os Macacos Lifts, que chegam a levantar 1,5 mts... e podem dar uma boa ajuda na hora do aperto...

lucasclimattos
25/10/2013, 13:29
Bem, acredito que o guincho manual de fato seria muito útil. Que tipo de base poderia utilizar para afixá-lo? E novamente quanto as correntes, basta o par para rodas de tração, ou nas rodas dianteiras me dariam mais "estabilidade" na lama? Grato.

mali9ski
25/10/2013, 14:34
Bem, acredito que o guincho manual de fato seria muito útil. Que tipo de base poderia utilizar para afixá-lo? E novamente quanto as correntes, basta o par para rodas de tração, ou nas rodas dianteiras me dariam mais "estabilidade" na lama? Grato.

Sobre as correntes acredito que só na traseira baste, na dianteira podem ''segurar muito'' iriam ajudar um pouco na direção, mas na minha opinião não é muito importante....

sobre a base do guincho tem que fazer artesanalmente e ai vai depender de quão original sera o seu baja....

valew

andre lameu
26/10/2013, 10:27
tem no ML uns (Guincho Elétrico 3000lbs,1368kg, Para Jipe, Goiala, Buggy - R$ 499,00 no MercadoLivre) Eu tenho um guincho de 3600lbs +- 1700kg que não foi tão caro, com uma patesca funciona melhor ainda, seria uma boa opção ao invés de usar guincho com catraca!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/121016-guincho-eletrico-3000lbs-na-variant-2-a.html
boa sorte e boa viagem!

lucasclimattos
31/10/2013, 11:00
Bom dia, obrigado a todos pelas dicas. Vou ver mesmo a questão dos guinchos/pneus/ correntes... Também estou vendo com um mecanico a possibilidade de colocar a suspensão IRS, bem como as mangas de eixo. Mais uma dúvida seria em relação ao emplacamento, casos faça alterações na suspensão, para poder rodar em rodovias, passar por blitz, teria algum problema? Tem que regularizar no Detran, devido alterações? Grato.

.::WR::.
01/11/2013, 23:14
Bom dia, obrigado a todos pelas dicas. Vou ver mesmo a questão dos guinchos/pneus/ correntes... Também estou vendo com um mecanico a possibilidade de colocar a suspensão IRS, bem como as mangas de eixo. Mais uma dúvida seria em relação ao emplacamento, casos faça alterações na suspensão, para poder rodar em rodovias, passar por blitz, teria algum problema? Tem que regularizar no Detran, devido alterações? Grato.Prezado, Boa noite! Se for usar o pneu 5.60 tem esse modelo 5.60-15 MARCA MAGGION MILITAR (http://atacadodepneus.com.br/products/5.60%252d15-MARCA-MAGGION-MILITAR.html) no site atacadodepneus.com.br no valor de R$ 168,60 e o frete deles parece estar em um preço bom; Achei na minha cidade por 184,00. Entrei em contato com a Rodabrás em SP e eles possuem roda de ferro do fusca 15" modelo RB 152 nas talas 4,5/5,0/5,5/6,0. os valores que me passaram foram 15/4,5 -129,00 cada roda / 15/5,0 e 15/5,5 – 134,00 cada roda / 15/6,0- 139,00. Estou pensando em utilizar esse pneu na dianteira de minha gaiola e usar essa roda, mais estou em dúvida de qual tala utilizar. Na traseira vou usar os pneus RPM que o gaiola4x2 me doou com uma roda de tala 8". É isso ai. Abraço!

cassio xanxerê
01/11/2013, 23:30
lucas
tenho um vitara que é 4x4 e reduzido, certa vez cai em uma valeta que centou o chassi no chão as rodas ñ tracionavam de jeito algum, so sai gracas a um guincho manual e alguns metros de corda,
leva alguns metros de corda pode ser bem util.
Guincho Manual 2ton P/trailer Lancha Barco Carreta Off-road - R$ 49,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-511704587-guincho-manual-2ton-ptrailer-lancha-barco-carreta-off-road-_JM)