Ver Versão Completa : Aquecimento na Ranger 2.8 diesel Desfarçado?
CHUNINHO
13/10/2013, 16:39
Bom vamos la, tenho essa Ranger 2.8 diesel ano 2002 a 2 anos de la pra ca ja andei 40 mil km ,.
4 trocas de oleo filtros e etc, manutencao tbm nao tive muitos problemas apenas coisas normais,.
um alternador que tive que fazer inteiro,junta do coletor queimada, um pivo superior esquerdo quando fui virar os pneus e alinhar o carro, uma bateria, e um probleminha com o ar condicionado que nao mudava de posiçao,
tudo probleminhas corriqueiros do dia dia,.
Agora tem um problema que esta me deixando preucupado,.
(Quando ligo o carro esta frio normal ai mo motor vai esquentando e o ponteiro da temperatura vai subindo normal ate chegar na metade.
quando ali chega nao sai mais dali,.
pode ser um dia de temperatura amena andando leve sem ar ligado, a temperatura vai até a metade e fica la). Normal.
( Mas em um dia quente tipo 40 graus estou com o carro pesado tipo uns 400 kilos encima dele o ar ligado o ponteiro da temperatura fica no mesmo lugar, se abro o motor depois de andar uns 100 km nessas condicoes percebo faciomente que o motor esta bem mais quente doque no outro dia.
pq no painel ele marca a mesma coisa?
sera que o meu ponteiro da temperatura esta mechido pra nao ir alem da metade??
aguardo ajuda e opnioes de por onde começar?
Imperador!
13/10/2013, 17:46
Sinceramente, acho que é impressão mesmo. É normal o motor estar mais quente nessas condições. é importante é que a água se mantenha na temperatura devida.
CHUNINHO
13/10/2013, 18:39
Sinceramente, acho que é impressão mesmo. É normal o motor estar mais quente nessas condições. é importante é que a água se mantenha na temperatura devida.mas eu digo pelo ponteiro da temperatura que nao meche de jeito nenhum,.antes eu tinha uma F1000 e em condicoes assim ela sempre esquentava um pouco mais principalmente em serra com peso encima,.mas a Ranger o o penteiro da temperatura nao meche fica no meio sempre em qualquer condicao, a sua ranger a temperatura nao varia nada?
Imperador!
13/10/2013, 19:56
mas eu digo pelo ponteiro da temperatura que nao meche de jeito nenhum,.antes eu tinha uma F1000 e em condicoes assim ela sempre esquentava um pouco mais principalmente em serra com peso encima,.mas a Ranger o o penteiro da temperatura nao meche fica no meio sempre em qualquer condicao, a sua ranger a temperatura nao varia nada?
Não o ponteiro nunca mexe depois que chega no meio.
Não sei como é o funcionamento do ponteiro na 2.8, mas na 3.0 é assim: o ponteiro chega no meio quando o motor atinge 86ºc e se mantém no meio até 100ºC, ele só sai do meio acima dessa temperatura. E mesmo assim só chega no vermelho a partir de 105ºC.
Acho que o fato de o ponteiro não mexer indica exatamente o correto funcionamento da válvula termostática.
*A ranger 3.0, mesmo carregada, nunca vi passar de 96ºC na temperatura. Se passar disso, deve ter problema (como eu já tive rs)...
CHUNINHO
13/10/2013, 20:20
Não o ponteiro nunca mexe depois que chega no meio.
Não sei como é o funcionamento do ponteiro na 2.8, mas na 3.0 é assim: o ponteiro chega no meio quando o motor atinge 86ºc e se mantém no meio até 100ºC, ele só sai do meio acima dessa temperatura. E mesmo assim só chega no vermelho a partir de 105ºC.
Acho que o fato de o ponteiro não mexer indica exatamente o correto funcionamento da válvula termostática.
*A ranger 3.0, mesmo carregada, nunca vi passar de 96ºC na temperatura. Se passar disso, deve ter problema (como eu já tive rs)...
E quando a gente abre a tampa do reservatorio é normal dar uma borbulhada na aguar e o nivel subir um pouco?
Imperador!
13/10/2013, 20:57
Com o motor funcionando?
Borbulhar, de antemão, pode não ser normal, a não ser que tenha ar no sistema. Se não tiver e borbulhar, pode significar problema na pressurização do sistema ou escapamento de compressão para o sistema de arrefecimento. Troca a tampa do reservatório pra começar.
Agora subir o nível é normal.
Observe também se de manhã, antes de dar partida no carro, se o reservatorio de expansão está pressurizado.
CHUNINHO
13/10/2013, 21:31
Com o motor funcionando?Borbulhar, de antemão, pode não ser normal, a não ser que tenha ar no sistema. Se não tiver e borbulhar, pode significar problema na pressurização do sistema ou escapamento de compressão para o sistema de arrefecimento. Troca a tampa do reservatório pra começar. Agora subir o nível é normal.Observe também se de manhã, antes de dar partida no carro, se o reservatorio de expansão está pressurizado.Ok vou verificar.mas se nao me engano pela manha com o motor bem frio ele tem um pouco de Vacuo ele suga o ar para dentro mas acho que só faz isso quando em abro a tampa com o motor quente como fiz hoj.vo verificar amanha cedo e reporto aqui como foi a Reaçao!abrigado pela força!
Marcelo Quintela
11/11/2013, 20:11
boa noite a todos
hoje resolvi dar uma ida a petropolis com minha esposa, ar ligado e sem carga, comecei a subir legal sem forçar muito, lá pelo meio da serra comecei a ter que dar umas reduzidas para ultrapassar e o ponteiro começou a subir chegando a uns 3mm de distancia do vermelho........ deu uma assustada e aliviei o pé e parou de subir e estabilizou vindo a descer e ficou no meio por toda descida.........
isso é normal???? reparei que não existe radiador de oleo do motor na ranger, só do oleo hidraulico, na galloper existia esse radiador
me preoculpa pois uma vez ao buscar uma ranger em minas um dos tampoes do motor furou e a bendita aqueceu e nessa a junta foi pro espaço e agora não aquece mais mas faz um barulho horrivel......
a agua esta no nivel, com aditivo mwm 1\30 verde e foi tocada a 2 semanas quando fiz a troca das correias e tensores.
desde ja agradeço a colaboração de todos
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.