PDA

Ver Versão Completa : Sw4 1998 lado esquerdo caido.



Zezos
12/10/2013, 19:27
Boa tarde pessoal, percebi que minha Sw4 esta 2cm mais baixo o lado esquerdo. Então comprei as molas DIANTEIRAS novas originais. Após trocar as molas dianteiras aumentou para 2,5 Obs: mesma diferença de altura na Dianteira e Traseira. Resolvi então inverter a posição das molas TRASEIRAS(esquerdoXdireito) e ficou a mesma coisa. O mecânico sugeriu tirar 1 elo do lado Direito na Dianteira mas não quero, por isso que comprei as molas novas. Será essa a solução???? Já fiz a geometria completa também e nada. Pode ser as BUCHAS DA BALANÇA INFERIOR do lado ESQUERDO gastas e então dar essa difereça???? Se alguém já passou por isso me AJUDEM?? Estou de cara com isso.

Jonnhy Bravo
12/10/2013, 19:39
Não entendi muito bem!

Está o lado inteiro caído ou só a traseira ou só a dianteira?

No meu carro está só a traseira do lado do passageiro caída.

Encomendei molas novas traseiras para ver a possibilidade de solução do problema.

Desculpe a pergunta, mas quanto pagou nas molas originais?

Zezos
12/10/2013, 19:50
Ola Jonnhy, Paguei 1.000,00 o par. Esta todo o lado mais caído, se baixar a traseira um determinado lado, reflete direto de forma inversa na dianteira. Se levantar a traseira esquerda tem que baixar a dianteira no lado esquerdo, por isso que inverti as molas traseiras mas não deu resultado. O DETALHE é que levantei a suspensão com CALÇOS. Dianteira 2,5cm e traseira 5cm. A BARRA TRANSVERSAL TRASEIRA pode interferir nisso se levantar de mais a traseira???

guilhermeabreu
12/10/2013, 20:47
ZEZOS

Em primeiro lugar a primeira pergunta :

1- Antes de vc levantar seu carro tinha este problema de um lado mais baixo do que o outro ???

2- Esta pergunta é minha por nescessidade de saber as medidas destas molas originais suas que acabou de comprar , é possível vc passar para gente as medidas dela ? Como :
1- Comprimento
2- Número de elos
3- Espessura do fio
4- Diâmetro externo
5- Diâmentro interno do último elo ?

3- Se seu carro já estava com este problema antes de vc levantar é pq esta com o chassi empenado , como vc comprou molas novas ela deveria ficar nivelada

4- Se o seu carro não estava com este problema antes de vc levantar é pq o serviço de levantar ficou ruim e o prblema esta aí .

Não tem erro , não pode o carro ficar com um lado mais arreado com molas novas e originais .

Sugiro caso o carro estava nivelado antes de levantar , retirar os calços que vc colocou e deixar ela original para ver se vai ficar desnivelada . Caso fuque , pode ir num cara que mexe em chassi e terá que usar o CIBORG para desempenar chassi a frio , NÃO DEIXEM QUE USE MASSARICO NO CHASSI DE SEU CARRO .

Zezos
13/10/2013, 10:09
Bom dia Guilherme, estava sim um pouco mas como estava baixa não se percebia muito. Estou tentando um contado com o EvandroSTM pois ele passou por isso, mas citado parte do que postei para ele, não acredito que seja o CHASSI EMPENADO pois esta toda lacrada a frente, será que pode ser as buchas da balança inferior desse lado gastas, ou BALANÇA EMPENADA por estar com as buchas gastas, estou de cara com isso não quero ficar com um calço menor na direita. Peço a ajuda de vocês. Sobre as medidas das molas, infelizmente já foram colocadas e não fiquei com as medidas, mas se retirar novamente pego pois essas são novas e sem desgastes.

calhiandro
13/10/2013, 10:28
a minha tem esse mesmo problema na frente, o lado esquerdo 2 cm mais baixo que o lado direito. Nunca fiz cambagem, mas da para notar que a cambagem da roda dianteira esquerda está bem mais acentuada que o lado direito, seria esse o motivo da diferença desses 2 cm? Outra coisa alguém poderia me dizer onde fica localizado esses parafusos da cambagem?

HERICK
13/10/2013, 12:39
ZEZOS

Em primeiro lugar a primeira pergunta :

1- Antes de vc levantar seu carro tinha este problema de um lado mais baixo do que o outro ???

2- Esta pergunta é minha por nescessidade de saber as medidas destas molas originais suas que acabou de comprar , é possível vc passar para gente as medidas dela ? Como :
1- Comprimento
2- Número de elos
3- Espessura do fio
4- Diâmetro externo
5- Diâmentro interno do último elo ?

3- Se seu carro já estava com este problema antes de vc levantar é pq esta com o chassi empenado , como vc comprou molas novas ela deveria ficar nivelada

4- Se o seu carro não estava com este problema antes de vc levantar é pq o serviço de levantar ficou ruim e o prblema esta aí .

Não tem erro , não pode o carro ficar com um lado mais arreado com molas novas e originais .

Sugiro caso o carro estava nivelado antes de levantar , retirar os calços que vc colocou e deixar ela original para ver se vai ficar desnivelada . Caso fuque , pode ir num cara que mexe em chassi e terá que usar o CIBORG para desempenar chassi a frio , NÃO DEIXEM QUE USE MASSARICO NO CHASSI DE SEU CARRO .
Amigo o que o Dr. Guilherme disse procede e muito! não custa nada levar a VTR numa Oficina de Alinhamento de Chassis, são especializados nisso e podem dizer com 100% de certeza se está tudo ok! Já vi uma Sw4 numa Oficina em que os Caras recortaram o chassis e soldaram de novo para desenpená-lo, tem um video no youtube dos caras fazendo desenpenamento de chassis com máquina, dá uma checada são três videos em sequência:
Andamento do alinhamento de chassis Hilux - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=j4WZ0X76l6s)
fasefinalalinhamento - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=2DnpfZt1-S4)
final do alinhamento da Hilux! - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=snoxQBIYc_g)

cleomarctba
01/02/2015, 16:02
Amigo tenho uma sw4 3.0 98, e também tenho o mesmo problema com a minha só que do lado direito, o detalhe que troquei toda a suspenção dianteira e traseira e o problema ainda persiste, e estou começando acreditar que deva ser chassi empenado também, pq não pode ser possível, quanto custá será esse serviço do chassi, se alguém suber ou dar algumas dicas, por favor me ajudem!!!!!

guilhermeabreu
01/02/2015, 20:28
Amigo tenho uma sw4 3.0 98, e também tenho o mesmo problema com a minha só que do lado direito, o detalhe que troquei toda a suspenção dianteira e traseira e o problema ainda persiste, e estou começando acreditar que deva ser chassi empenado também, pq não pode ser possível, quanto custá será esse serviço do chassi, se alguém suber ou dar algumas dicas, por favor me ajudem!!!!!

Amigo


Não faça isto , primeiro vc tem que eliminar todas as possibilidades , as molas dianteiras ORIGINAIS tem tamanho diferente , a do lado esquerdo é mais comprida do que a mola dianteira direita , vc falou que trocou a posição das molas traseiras , experimenta trocar a posição das molas dianteira , pois se vc colocou a mola direita no lado esquerdo a diferença irá aumentar mesmo .

Todas as SW4 tem este problema crônico do lado esquerdo ser mais baixo do que o direito se tudo estiver certo na sua SUGIRO a vc mandar fazer molas de tamanho dir=ferentes para corrigir este problema E NÃO MEXER NO CHASSI .

Só pra vc ter uma noção comprei uma SW4 2011 de único dono com 43.000km , hoje ela esta com 58.000km e o lado esquerdo na frente é mais baixo 0,6cm do que o direito e na traseira esta diferença é de 2cm mais baixo o lado esquerdo traseiro em relação ao direito .

Floripage
12/09/2015, 22:24
Caro Guilherme Abreu, e demais colegas com problema de desnivelamento dianteiro.
Caso você e outros colegas já tenham resolvido o problema de desnivelamento da dianteira de nossas naves, queiram desconsiderar,
Mas descobri que o nivelamento, salvo as molas estejam corretas, estão, são consequência da cambagem, pois como o conjunto amortecedor/mola estão apoiados da forma como são, (o que senti ser um furo de projeto, o único por enquanto que achei, pois gosto de observar os detalhes), tem efeito diretamente na altura da suspenção dianteira, isso referindo-me exclusivamente à regulagem da bucha dianteira, pois o trapézio formado entre bucha/ponto de fixação do amortecedor e coluna(montante) acabam por alterar-se quando giramos a regulagem levando o centro da bucha para dentro do chassi ou para fora, onde alteera-se o câmber e por consequencia, mais positivo, fica mais alta, mais negativo, fica mais baixo. Experiência própria. Caso os amigos tenham opinião divergente da minha ex~eriência, por favor, acrescentem.
Att. Paulo-Floripa

guilhermeabreu
13/09/2015, 02:38
Caro Guilherme Abreu, e demais colegas com problema de desnivelamento dianteiro.
Caso você e outros colegas já tenham resolvido o problema de desnivelamento da dianteira de nossas naves, queiram desconsiderar,
Mas descobri que o nivelamento, salvo as molas estejam corretas, estão, são consequência da cambagem, pois como o conjunto amortecedor/mola estão apoiados da forma como são, (o que senti ser um furo de projeto, o único por enquanto que achei, pois gosto de observar os detalhes), tem efeito diretamente na altura da suspenção dianteira, isso referindo-me exclusivamente à regulagem da bucha dianteira, pois o trapézio formado entre bucha/ponto de fixação do amortecedor e coluna(montante) acabam por alterar-se quando giramos a regulagem levando o centro da bucha para dentro do chassi ou para fora, onde alteera-se o câmber e por consequencia, mais positivo, fica mais alta, mais negativo, fica mais baixo. Experiência própria. Caso os amigos tenham opinião divergente da minha ex~eriência, por favor, acrescentem.
Att. Paulo-Floripa

FLORIPAGHE

Concordo com vc que qdo se faz a regulagem da CAMBAGEM existe um parafuso excêntrico que pode mudar sim a altura da suspensão mas nunca passando de 0,3cm de altura , uma diferença de altura de mais de 01 cm não é por causa da cambagem visto que as molas originais dianteiras de fábrica a esquerda é mais comprida do que a direita , o que para mim é do projeto da suspensão do carro , com isto digo que se o carro esta com o lado esquerdo mais baixo é pq a mola dianteira esquerda cedeu mais e ficou caído para a esquerda e para corrigir isto é só mandar fazer molas novas mais reforçadas ou maiores para o lado esquerdo , com isto nunca mais vc terá o seu carro caído para o lado esquerdo .

Afirmando a minha teoria , a cambagem é feita dos dois lados e pq SÓ O LADO ESQUERDO FICA MAIS BAIXO se a regulagem da cambagem é feita dos dois lados .

Minha opinião .

Floripage
13/09/2015, 23:42
FLORIPAGHE

Concordo com vc que qdo se faz a regulagem da CAMBAGEM existe um parafuso excêntrico que pode mudar sim a altura da suspensão mas nunca passando de 0,3cm de altura , uma diferença de altura de mais de 01 cm não é por causa da cambagem visto que as molas originais dianteiras de fábrica a esquerda é mais comprida do que a direita , o que para mim é do projeto da suspensão do carro , com isto digo que se o carro esta com o lado esquerdo mais baixo é pq a mola dianteira esquerda cedeu mais e ficou caído para a esquerda e para corrigir isto é só mandar fazer molas novas mais reforçadas ou maiores para o lado esquerdo , com isto nunca mais vc terá o seu carro caído para o lado esquerdo .

Afirmando a minha teoria , a cambagem é feita dos dois lados e pq SÓ O LADO ESQUERDO FICA MAIS BAIXO se a regulagem da cambagem é feita dos dois lados .

Minha opinião .

Caro Guilherme,
Minha referência deu-se devido ao fato de não só a minha, mas outras que vi, estarem com diferença na cambagem nos dois lados, portanto a cambagem estando correta em ambos os lados, a altura deverá ser igual, não ocorrendo, a mola realmente está mais curta no lado mais baixo. No meu caso, a cambagem resolveu.
Mas aproveitando, vejo o fato da mola esquerda ser mais comprida que a direita, muito interessante e gostaria de saber a sua opinião sobre o assunto, talvez ja tenha sido abordado isso em outras oportunidades, mas tenho pesquisado e não encontrei nada, o que achas? Nossas viaturas são realmente mais pesadas do lado esquerdo?
Att. Paulo-Floripa.

guilhermeabreu
14/09/2015, 19:30
Caro Guilherme,
Minha referência deu-se devido ao fato de não só a minha, mas outras que vi, estarem com diferença na cambagem nos dois lados, portanto a cambagem estando correta em ambos os lados, a altura deverá ser igual, não ocorrendo, a mola realmente está mais curta no lado mais baixo. No meu caso, a cambagem resolveu.
Mas aproveitando, vejo o fato da mola esquerda ser mais comprida que a direita, muito interessante e gostaria de saber a sua opinião sobre o assunto, talvez ja tenha sido abordado isso em outras oportunidades, mas tenho pesquisado e não encontrei nada, o que achas? Nossas viaturas são realmente mais pesadas do lado esquerdo?
Att. Paulo-Floripa.

FLORIPAGE

Não sei se o lado esquerdo do carro é mais pesado , o certo é que de fábrica todas as SW4 saem com a molas dianteira esquerda mais comprida do que a direita , isto é do projeto da TOYOTA em relação as SW4 .

E na prática todas as SW4 em uso tem o lado esquerdo mais caído do que o direito , acho eu que a TOYOTA ainda não descobriu a solução definitiva para este problema , a minha SW4 2011 tem o lado esquerdo mais baixo do que o direito e tem apenas 70.000km e mesmo depois de ter trocado as molas traseiras , o lado dianteiro e traseiro esquerdo são mais baixo 01 cm em relação ao direito , antes de trocar as molas traseiras a diferença era de 02 cm .

Floripage
14/09/2015, 22:11
Caro Guilherme,
Gostei do desafio, alias desafios são ótimos, e prometo que pesarei minha SW de todas as formas, só dianteira, só um lado, depois o outro e as rodas individualmente, porque medir por baixo, balanças em relação ao chassi, dentre outros aspectos eu já fiz, e farei também a desregulagem da cambagem, puxarei tudo pra fora e medirei a distancia pneu ao paralamas e depois puxarei tudo pra dentro e medirei. Farei fotos e postarei, vamos ver o resultado, e se alguem aqui tiver outros resultados, seria interessante se pudessem informar.
Ah, gostaria de compartilhar que, embora não seja o tópico, contarei: vejam, comprei a viatura com um vazamento na carcaça da bomba de óleo lubrificante, uma rachadura na altura da bomba injetora, junto ao flange de fixação da mesma, causado por a BI ter sido instalada sem a mão francesa e frouxou totalmente, vindo a rachar a carcaça.
Até aí tudo bem, teria que trocar a carcaça e fui executar o trabalho. Providenciei o material necessário e ao abrir a tampa das engrenagens, acreditem, a principal e intermediária estavam fora do ponto, o 5 da motora não estava no meio dos dois cincos da movida(intermediária) e por sua vez a da bomba injetora onde a referencia é o numero 4 também estavam desconexas, acreditem. seguem fotos. E eu já achava a danada forte, subidas de serra um foguetinho, daí após a montagem e quando fui testá-la, nossa, ficou de arrepiar, o motor bem mais suave e aparentemente mais economico ainda, pois ela fazia sempre 10km/l, agora, não enchi o tanque de novo, mas pelo ponteiro do marcador, parece ter ficado mais econômica, também pudera, o funcionamento do motor ficou especial, e poderia ficar melhor ainda se o mecanico, se é que pode-se chamá-lo dessa forma, não colocou os dois eixos balanceadores, acreditem, e como não tenho outros, estou andando assim mesmo, inclusive vou e estou procurando esses dois eixos, se alguem no forum souber do paradeiro de algum desses, agradeço a informação principalmente de valores. Acreditem, tiraram ou deixaram de colocar os eixos balanceadores, pode?
Alguma informação sobre isso que considero um absurdo, mas nem sempre as montadoras acertam 100% e as experiências da rapaziada muitas vezes dá certo.
Att. Paulo-Floripa.

Floripage
14/09/2015, 22:21
511790511791511792

EduQxQ
15/09/2015, 08:59
511790511791511792
Olá Paulo,
Também já medi a minha SW4 antes e após a substituição das molas, e mesmo com a dianteira esquerda maior, este lado ficou 1cm mais baixo. Com as molas antigas a diferença era de 2 cm.
O lado esquerdo é mais carregado, leva o motorista, tanque de combustível, CT , diferencial dianteiro, cardã e a bateria.
Chutando: 90kg do motorista + 70kg do tanque + 100kg da CT + 50kg Diferencial + 20kg cardã + 10 kg da bateria = 340kg

Muito legal esta tua dica da BI. Este ajuste é tranquilho de ser verificado em casa?

Um abraço,
Edu

Floripage
16/09/2015, 01:05
Caro EduQxQ,
Agradeço sua colaboração com a estimativa sobre a diferença de peso esquerdoxdireito, muito bacana.
Estou no compromisso de pesar, como disse, das varias formas e postarei, tambem medirei com fotos as regulagens extremas da cambagem para confirmar-mos a possível relativa diferença de altura da dianteira(dois lados)que fiz referência.
Quanto à sua pergunta, pôxa, não sei até onde vão tuas habilidades e recursos para executares a tarefa, mas te adianto que é uma cachaça e tanto essa tal da mecânica, dentre outras partes que se meche num veículo.
E que tambem não é difícil não, o ingrediente essencial é o amor!
Estejas certo disso, é pela falta desse ítem tão e sómente que vemos coisas do tipo essa que postei, porque em tudo na vida temos que ter alem do amor, muita calma tambem, pois o cara que fêz essa bobagem, além de ter-se prejudicado, alterou o funcionamento de um projeto maravilhoso e vencedor, sem contar o mal que causou ao(s) antigo(s) proprietários, que deixaram de aproveitar o motor excelente que é esse 1kzt em toda sua potencialidade, sabe lá por quanto tempo, até cair na minha mão, sem falar nos eixos balanceadores que o danado não recolocou, nem gostaria de saber para que ele ficou com os mesmos, já desculpando-me pelo tom chulo.
Mas voltando à tua pergunta, se tens tempo e gostas da matéria, te aconselho, não é nada difícil não, alem de um sacador que podes confeccionar para extrair a polia do virabrequim, que nada mais é doque dois parafusos 8mm para fixar na mesma e um sacador de polia , pode ser um da ravem que no meu caso(de polia de Opala) ja transformei para múltiplas funções, e agora para mais essa, que retirou a polia tranquilamente, mas tem que ser assim, com sacador.
O passo à passo é o seguinte:
Solte oe quatro parafusos da coifa da helice e deixe-a sobre a mesma;
Solte os quatro parafusos do radiador e as mangueiras, colhendo o liquido pela torneira de dreno inferior;
Retire as quatro porcas da hélice e retire-a;
Retire a coifa de sobre a hélice;
Retire as tres correias que por sua vez já estarão praticamente frouxas, se preferires frouxes os esticadores agora, pois terás que fazê-lo para a montage;
Retire a polia da bomba dágua;
Retire o esticador da correia do ar condicionado, para poderes retirar a tampa da correia dentada;
Retires a bomba dágua;
Retire os dois parafusos do amortecedor do esticador da correiam, para recoloocar, é fácil, prense a ponta, coloque um rebite ou um preguinho, para mantê-lo comprimido, senão não consegues remontar e não esqueças de retirá-lo para dar pressão na correia;
Retire o esticador da correia;
Retires os quatro parafusos que fixam a polia da bomba injetora, não necessita retirar o grande central, somente os quatro pequenos, observe na recolocação o furo do ponto coincide com uma pontinha na base da mesma que ficará no lugar;
Agora finalmente poderás remover a tampa da caixa, onde ao retirar, verás as referidas engrenagens, porem atenhas-te à remoção de todos os parafusos e para descolar, tens que ter muita calma, uma forçadinha em cima, outra embaixo, outra do lado, emfim, creio que saibas como remover uma tampa colada, na manha para não quebrá~la, pois nem pensar;
E confira então as marcas.
Não esqueças que terás que raspar e lixar bem toda a cola da tampa e bomba dágua, desculpe subestimar teus conhecimentos, mas não sei até onde tuas habilidades vão.
Uma coisa te garanto, tem muito louco fazendo de qualquer jeito e dá conta, pode até ficar mais ou menos, mas o louco entrega para o lesado que sai andando, prováveis vazamentos irão aparecer nesses casos, como foi o dessa que comprei, mas estou fazendo tudo com o carinho que ela merece e está ficando 1000.
No mais, se puder ajudar em algo, pergunte.
Att. Paulo-Floripa.

Floripage
16/09/2015, 07:37
Em tempo,
Caro EduQxQ,
Como fiz recentemente este trabalho,
onde tive que trocar a carcaça da bomba de oleo lubrificante, e, por consequencia, obigatoriamente, tem que remover a bomba dágua, mas neste teu caso, onde apenas seria para inspeção do ponto das engrenagens, e sendo necessário apenas
abrir a tampa, não é preciso retirar a bomba dágua.
desculpe,
Att. Paulo-Floripa.

TCHEIGOR
16/09/2015, 07:59
quanto ao eixo balanceador, tem um tópico que fala sobre isso, muitos optam por retirar pois ele dá problemas e pode ser a causa da perda do motor.
tem inclusive quem recomende tirar os balanceadores caso precise abrir o motor por outra causa, para não ter problemas depois.
ou seja, tem muito motor rodando por aí sem o balanceador e com usuários satisfeitos e menos uma tralha pra dar problema.
sei que é um dispositivo que faz parte do projeto do motor, mas não é de todo mal rodar sem.




Caro EduQxQ,
Agradeço sua colaboração com a estimativa sobre a diferença de peso esquerdoxdireito, muito bacana.
Estou no compromisso de pesar, como disse, das varias formas e postarei, tambem medirei com fotos as regulagens extremas da cambagem para confirmar-mos a possível relativa diferença de altura da dianteira(dois lados)que fiz referência.
Quanto à sua pergunta, pôxa, não sei até onde vão tuas habilidades e recursos para executares a tarefa, mas te adianto que é uma cachaça e tanto essa tal da mecânica, dentre outras partes que se meche num veículo.
E que tambem não é difícil não, o ingrediente essencial é o amor!
Estejas certo disso, é pela falta desse ítem tão e sómente que vemos coisas do tipo essa que postei, porque em tudo na vida temos que ter alem do amor, muita calma tambem, pois o cara que fêz essa bobagem, além de ter-se prejudicado, alterou o funcionamento de um projeto maravilhoso e vencedor, sem contar o mal que causou ao(s) antigo(s) proprietários, que deixaram de aproveitar o motor excelente que é esse 1kzt em toda sua potencialidade, sabe lá por quanto tempo, até cair na minha mão, sem falar nos eixos balanceadores que o danado não recolocou, nem gostaria de saber para que ele ficou com os mesmos, já desculpando-me pelo tom chulo.
Mas voltando à tua pergunta, se tens tempo e gostas da matéria, te aconselho, não é nada difícil não, alem de um sacador que podes confeccionar para extrair a polia do virabrequim, que nada mais é doque dois parafusos 8mm para fixar na mesma e um sacador de polia , pode ser um da ravem que no meu caso(de polia de Opala) ja transformei para múltiplas funções, e agora para mais essa, que retirou a polia tranquilamente, mas tem que ser assim, com sacador.
O passo à passo é o seguinte:
Solte oe quatro parafusos da coifa da helice e deixe-a sobre a mesma;
Solte os quatro parafusos do radiador e as mangueiras, colhendo o liquido pela torneira de dreno inferior;
Retire as quatro porcas da hélice e retire-a;
Retire a coifa de sobre a hélice;
Retire as tres correias que por sua vez já estarão praticamente frouxas, se preferires frouxes os esticadores agora, pois terás que fazê-lo para a montage;
Retire a polia da bomba dágua;
Retire o esticador da correia do ar condicionado, para poderes retirar a tampa da correia dentada;
Retires a bomba dágua;
Retire os dois parafusos do amortecedor do esticador da correiam, para recoloocar, é fácil, prense a ponta, coloque um rebite ou um preguinho, para mantê-lo comprimido, senão não consegues remontar e não esqueças de retirá-lo para dar pressão na correia;
Retire o esticador da correia;
Retires os quatro parafusos que fixam a polia da bomba injetora, não necessita retirar o grande central, somente os quatro pequenos, observe na recolocação o furo do ponto coincide com uma pontinha na base da mesma que ficará no lugar;
Agora finalmente poderás remover a tampa da caixa, onde ao retirar, verás as referidas engrenagens, porem atenhas-te à remoção de todos os parafusos e para descolar, tens que ter muita calma, uma forçadinha em cima, outra embaixo, outra do lado, emfim, creio que saibas como remover uma tampa colada, na manha para não quebrá~la, pois nem pensar;
E confira então as marcas.
Não esqueças que terás que raspar e lixar bem toda a cola da tampa e bomba dágua, desculpe subestimar teus conhecimentos, mas não sei até onde tuas habilidades vão.
Uma coisa te garanto, tem muito louco fazendo de qualquer jeito e dá conta, pode até ficar mais ou menos, mas o louco entrega para o lesado que sai andando, prováveis vazamentos irão aparecer nesses casos, como foi o dessa que comprei, mas estou fazendo tudo com o carinho que ela merece e está ficando 1000.
No mais, se puder ajudar em algo, pergunte.
Att. Paulo-Floripa.

EduQxQ
16/09/2015, 09:11
Olá Paulo,
Muito boa a tua explanação. Já está no meu manual de procedimentos. Consegue-se perceber no texto a maneira criteriosa com que tu executa a atividade.
Também gosto muito de mecânica, e fazer pequenas manutenções e ajustes na vtr. Mas quando o assunto envolve o sincronismo do motor díesel aí não tenho o conhecimento suficiente e nem as ferramentas adequadas para executar.
Sou do tempo do platinado e do carburador, que de certa forma eram divertidos de se fazer a manutenção.
Quem sabe em janeiro próximo, vou estar aí em Floripa e fazemos esta inspeção juntos?

Quanto aos eixos balanceadores, tive uma SR5 com o motor 3L(2.8) que não tem estes eixos, e observo que a vibração deste motor era maior que o do atual 1KZT, principalmente no momento de desliga-lo. No teu 1KZT sem os balanceadores também observa esta vibração?

Um abraço,
Edu

Floripage
17/09/2015, 22:03
Caro Edu,
Sim, claro, há essa possibilidade, não posso assumir nada contigo agora, até porque tem bastante tempo ainda, mas vamos nos falando.
Att. Paulo-Floripa.

Thiago777
21/09/2015, 13:00
Bom dia senhores!
Sou novato aqui e não sou nenhum expert, mas tenho pesquisado bastante sobre as suspensão desta viatura, la fora os gringos colocam um spacer ou seja um calço 1/4" na dianteira do lado esquerdo, li sobre isso já faz um tempo, mas se não me engano é porque do lado esquerdo das sw 3º geração o motor pesa mais, então se colocar esse calço nas molas já faz egualar os 4 lados para perder esta diferença q tem.
Eu lembro que até pouco tempo atrás eu tinha esse problema, mas depois que coloquei um parachoque de aço na dianteira acabou o problema rsrssrs, mas o problema é que agora a frente ficou mais baixa, as molas e amortecedores originais não são feitos para aguentar esse peso todo, mas isso ja é assunto pra outro tópico rsrsrs.
Senhores valeu t++

Zezos
23/09/2015, 11:35
Bem vou relatar como foi solucionado o problema, desculpem não ter relatado antes.

As molas realmente são diferentes. Aqui na Savarauto/Pelotas foi verificado para o modelo da minha Sw4 1998 informando o número do chassi que a referência das molas DIANTEIRAS são diferentes e até mais cara o LADO ESQUERDO.

Como eu levantei a suspensão da minha para usar pneus maiores 33x10,5 utilizo CALÇOS de 2,5 na dianteira DIREITA e 3,5 na dianteira ESQUERDA.
A camionete já passou por geometria e cambagem ( a útima já faz uns 6 meses) para trocar a BARRA AXIAL (folga) e esta perfeita, não puxa nada nem em aceleração como na frenagem.

Só existem duas soluções para o problema .

1- Fazer molas com tamanhos diferentes.
2- colocar um calço no lado mais baixo entre 50 e 100 mm

Optei pelo 2 opção pois já tinha comprado molas novas e as duas são iguais (não são as originais) )mesma medida e também fica mais fácil para acertar a altura.

Na altura original a diferença era de 2cm agora com o ajuste e suspensão alta a diferença é ZERO.
Fiquei bem satisfeito com a solução, acabou o problema.

EduQxQ
23/09/2015, 13:54
Bem vou relatar como foi solucionado o problema, desculpem não ter relatado antes.

Só existem duas soluções para o problema .

2- colocar um calço no lado mais baixo entre 50 e 100 mm

Optei pelo 2 opção pois já tinha comprado molas novas e as duas são iguais (não são as originais) )mesma medida e também fica mais fácil para acertar a altura.

Na altura original a diferença era de 2cm agora com o ajuste e suspensão alta a diferença é ZERO.
Fiquei bem satisfeito com a solução, acabou o problema.

Olá Zezos,

Bom que tenha conseguido resolver.
Quando mandei fazer as molas novas, as dianteiras fiz com 10mm maior a esquerda, mas poderia ser mais.
As traseiras fiz iguais.

Dúvida, colocou calço também na traseira esquerda para compensar ou só na dianteira?

Um abraço,
Edu

Zezos
23/09/2015, 14:49
Olá Zezos,

Bom que tenha conseguido resolver.
Quando mandei fazer as molas novas, as dianteiras fiz com 10mm maior a esquerda, mas poderia ser mais.
As traseiras fiz iguais.

Dúvida, colocou calço também na traseira esquerda para compensar ou só na dianteira?

Um abraço,
Edu


Boa tarde,
somente na dianteira e o carro ficou perfeito.

Outra coisa que fiz foi trocar as molas traseiras tamanho original que usava com calços de 5cm por molas novas para BLINDADOS, ela é maior e fio mais grosso, comprei no ML (mercado livre) Magazine Molas, na época custou 450,00 mais 60 de frete, segue o mesmo preço (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-703463564-molas-reforcada-para-blindados-hilux-sw4-_JM) isso que já faz uns 10 meses.

Com essa mola ficou uns 1cm mais alta da original(cansada) usando calço.

Ela esta um pouco inclinada para dianteira (era o que queria), e quando utilizado com 5 pessoas e bagagem o carro fica reto totalmente nivelado.

O que leva a ser mais caído o lado esquerdo: mecânica (bomba injetora, cilindro mestre, sistema de direção), tanque de combustível, motorista,

Geam Filgueira
02/01/2017, 11:48
Prezados, adquiri uma sw4 2014/2015 e vejo com o lado esquerdo traseiro caido. Isso é normal para esse modelo 2015?
Obs.: Sw4 com apenas 30mil rodados e nunca foi colocado peso/carga.

Sou novato. Agradeço.



Boa tarde,
somente na dianteira e o carro ficou perfeito.

Outra coisa que fiz foi trocar as molas traseiras tamanho original que usava com calços de 5cm por molas novas para BLINDADOS, ela é maior e fio mais grosso, comprei no ML (mercado livre) Magazine Molas, na época custou 450,00 mais 60 de frete, segue o mesmo preço (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-703463564-molas-reforcada-para-blindados-hilux-sw4-_JM) isso que já faz uns 10 meses.

Com essa mola ficou uns 1cm mais alta da original(cansada) usando calço.

Ela esta um pouco inclinada para dianteira (era o que queria), e quando utilizado com 5 pessoas e bagagem o carro fica reto totalmente nivelado.

O que leva a ser mais caído o lado esquerdo: mecânica (bomba injetora, cilindro mestre, sistema de direção), tanque de combustível, motorista,

Sandro Lima da Silva
06/05/2020, 09:49
Amigos bom dia!
Sou novato aqui tb, e li todos os relatos sobre a questão da diferença de altura do lado esquerdo em relação ao direito das SW4... fui perguntar tb nas concessionárias e em algumas oficinas especializadas em Goiânia, todas elas me informaram que a questão deste desnivel não interfere em nada no funcionamento da SW4. Mas sinceramente não fica bonito ver a SW4 com a diferença de altura (no meu caso 2 cms na dianteira e 1 na traseira caidos para a esquerda).
Uma das especializadas me disse que tinha um batente mais alto ao custo instalado de 460,00... Alguém já viu algo parecido?
Minha Sw4 é uma 14/15 diesel.

EDUARDOSIQUEIRA
20/05/2020, 09:02
Amigos bom dia!
Sou novato aqui tb, e li todos os relatos sobre a questão da diferença de altura...

Prezado Sandro,

O que eles devem estar te oferecendo são calcos.
Se for, vai dar certo sim! Só fica atento as medidas, leve uma trena e confira com eles as diferencas em chão plano.

No meu SW4 que é do mesmo ano que o seu eu aproveitei e levantei logo o carro todo. Ficou uns 5cm mais alto. Coloquei também espacadores de 32mm da AVM e pneus BF Goodrich AT 265 75 R17. Ainda não está como eu queria pq depois de um tempo percebi que a traseira mais alta deixou o carro com um balanco maior nas curvas problema esse que pretendo corrigir com amortecedores mais duros e infeizmente eu não consegui colocar os tão sonhados 285 pq eu mantive o para-choque original, Mas ficou um pouco mais agressivo e comecou a ficar com cara de Jipão. Ainda não tive chance de testar no off road por causa dessa pandemia mas vamos ver no futuro como ele vai se comportar.

AlonsoFausto
20/05/2020, 15:47
Prezado Sandro,

O que eles devem estar te oferecendo são calcos.
Se for, vai dar certo sim! Só fica atento as medidas, leve uma trena e confira com eles as diferencas em chão plano.

No meu SW4 que é do mesmo ano que o seu eu aproveitei e levantei logo o carro todo. Ficou uns 5cm mais alto. Coloquei também espacadores de 32mm da AVM e pneus BF Goodrich AT 265 75 R17. Ainda não está como eu queria pq depois de um tempo percebi que a traseira mais alta deixou o carro com um balanco maior nas curvas problema esse que pretendo corrigir com amortecedores mais duros e infeizmente eu não consegui colocar os tão sonhados 285 pq eu mantive o para-choque original, Mas ficou um pouco mais agressivo e comecou a ficar com cara de Jipão. Ainda não tive chance de testar no off road por causa dessa pandemia mas vamos ver no futuro como ele vai se comportar.


Se você subiu a traseira apenas colocando calço nas molas, o "balanço" não tem muita relação com a carga do amortecedor... provavelmente está trabalhando enforcado no fim de calço aberto. Ou utiliza amortecedores com a mesma quantidade a mais no comprimento que calçou as molas, ou utiliza calço nos amortecedores para compensar a altura maior das molas. Além disso, a barra panhard deve crescer no mesmo tanto.... ou também fazer um calço no suporte superior da panhard (lado direito) e descer os mesmo tanto que cresceu as molas.:safari-rig: