Conectar

Ver Versão Completa : RANGER 2004/2005 após 1 ano de trilhas! o que sobrou...

FabricioSoares
08/11/2005, 00:27
Pessoal, sei que ano meio sumido, estava vendo aqui, a exato um ano atrás estava cheio de perguntas para o Walter depois andei meio sumido (do forum) mas não das trilhas!

1 ANO DE TRILHAS, 35.000Km de trilhas com a RANGER e... DESISTO!!!
aposentei-a, ela não está aguentando, antes que a garantia acabe PAREI!

A uns meses comprei uma brasilia e fiz uma Gaiola (vide meu album) e será nela que apartir de agora vou descarregar a minha vontade de acelerar no mato.

Porque? se comprei a Ranger para fazer uso diário e em trilhas?
SIMPLES, vejam o diário de bordo abaixo (Km aproximadas, visto que não lembro exato).

VEÍCULO: Ford Ranger CD 4x4 2.8 2004/2005 Preta (vide album)
COMPRA: Setembro de 2004 (primeira Ranger nova da minha cidade)
DESTINO: Do uso diário até o inferno! (vide fotos do inferno no album)

0Km: Rodas 7 pol, pneu BF 33AT, calço no feixe de molas traseiro (6cm) e apertei barras de torção dianteiras no máximo (3,4cm)

1.000Km - Ar cond. depois de 2hs ligado tranca ar p dentro do carro.
(não resolvido até hoje, 35.000Km)

2.000Km - Apoio de braço central entortava, trocado duas vezes.
(só resolveu porque parei de apioar o braço)

6.000Km - Batendo setor, trocada caixa de direção.

7.000Km - Amortecedores traseiros vazaram e foram trocados.

8.000Km- Quebrou 2 vezes puxador da tampa traseira.

(resolvido porque aprendi o jeito para puxar.)

12.000Km - Quebra de eixo que liga caixa de trasmissão a caixa de redução, uma semana parada, e caixa de redução nova da ITON, bem como troca do cardan que deu folga nas ranhuras.

15.000Km - Revisão padrão, muita água nos farois, cansei de lavar com OMO Dupla Ação para tirar o barro, cromado indo embora.

18.000Km- Quebrou vidro traseiro.

22.000Km - Acabou pastilhas dianteiras, trocadas.

25.000Km - Snorkel OGZ

25.000Km - troca de rolamentos do motor (polias acho) e arranque completo. (motivo, subersão em um açude, vide album).

28.000Km - Estourou cilindro da embreagem, trocado.

30.000Km- Revisão padrão, amortecedores dianteiros pifados, trocados, cardans dianteiros e traseiros trocados, visto que estavam com folga novamente. (traseiro sendo trocado pela segunda vez.)

32.000Km- Caiu a roda dianteira direita durante uma viagem, parafusos estouraram misteriosamente, estou vivo por sorte, Ford Mobility levou das 20:08 até 23:50 para atender com o guincho.

32.000Km- Trocados parafusos de roda dianteiros por modelo MAIS CURTO, começa a novela dos parafusos.

33.000Km- Concessionária descobriu de que carro eram os parafusos que vieram na minha ranger, eram da EXPLORER 2005 (que chique!) assim acaba a novela com a reposição da peça correta.

33.000Km- Quebra da homocinética dianteira direita, trocada.
(motivo, rasgou coifa e entrou barro)

34.000Km- Bateria pifou, trocada.

34.000Km- Troca de 2 pneus 33 que estavam remendados (furos trilhas)

34.000Km- Rodas da Vaska deformaran-se no cone do parafuso e foram substituidas na garantia pela vaska, que a pedido me mandou o mesmo modelo porém 8 pol, com acréscimo de somente R$ 80,00

35.000Km- Caixa de direção batendo novamente, próxima revisão deve ser trocada novamente, painel descascando, e cano de descarga ringindo aguardando junta.

35.000Km - Ontem, 7 de novembro, Domingo, deixei a camionete na VITOR 4x4 em Caxias do Sul, onde fui muito bem recepcionado pelo proprietário, Eduardo, para colocar o Body Lift (3.5 pol.) sendo que vou buscar na quarta a noite.

Me esqueci de ALGO??

CONCLUSÃO: Aposentadoria, cachorro não é para mato!

Apartir de agora somente uso urbano e expedições leves, de resto, vou com minha Brasilia! Sou um feliz proprietário de uma brasilia!

O intuito deste tópico é alertar inocentes (como eu era) que acham que uma Ranger pode ir em todos lugares que os Willys vão, na realidade ela vai, passa bem, volta, mas vejam o diário de bordo acima e tirem suas próprias conclusões.

E vai uma pergunta para o grande mestre Walter, tchê, o que devo cuidar na entrega do body lift? o que pode dar errado?

Vejam meu album e não menosprezem brasilias, vcs não acreditariam aonde elas podem nos levar!

Uma ótima semana para todos!

Fabricio Soares

Everton Júnior
08/11/2005, 00:49
Sem enxame, mas eu avisei.... e sabia que ela nao ia aguentar..... :roll: hehehe

aqsantos
08/11/2005, 08:03
É fica provado com o Fabricio e com aquele dentista da Hilux que dependendo do motorista não tem carro que aguenta!!!!!!

Luiz Antonio
08/11/2005, 09:04
Mas bah,

Acho que nem Brasília te aguenta tchê !!! :twisted:

[]'s

FabricioSoares
08/11/2005, 10:31
Mas bah,

Acho que nem Brasília te aguenta tchê !!! :twisted:

[]'s

Capaz, :shock: A brasilia é um ótimo veículo, o preço da manutenção então... com R$ 20,00 se faz um rancho!

Realmente, :parede: a Ranger não aguenta, por mais que a garantia pague tudo, um dia ela acaba, o propósito do veículo é passeios ecologicos, trilhas leves e expedições...

Walter L. L. Casitta
08/11/2005, 11:48
Fabrico,

Que que isso? Pra você não recomendo nem trator agrícola...

Olha a alavanca do câmbio. Confere se ela vai estar livre em todas as posições, sem esbarrar no console, principalmente na posição da primeira e segunda marcha. O resto é só alegria...

Pequeno jr
08/11/2005, 12:08
Sem enxame, mas eu avisei.... e sabia que ela nao ia aguentar..... :roll: hehehe

Da forma q o Fabricio tava fazendo e como o proprio Walter fala, nem trator aguenta o menino.

Da uma olhada no Album dele.

Pequeno jr
08/11/2005, 12:11
Fabricio,

pergunta .. pq vc não animou em um Jeep ?

murilloaquino
08/11/2005, 12:57
Fabricio...
que tal comprar um trator de esteira?vixi...vai te da alegria com menos gastos...Mais a proposito, nenhuma das camionetes disponiveis no mercado brasileiro suporta o seu pique...ate q fez o correto...foi deliz com sua ranger ate quandu podia...Garantia ta pra issu...
:D :lol:

Homero
08/11/2005, 13:01
Pôxa ... preciso rever meus conceitos:

FabricioSoares, falou:

Apartir de agora somente uso urbano e expedições leves, de resto, vou com minha Brasilia! Sou um feliz proprietário de uma brasilia!

Hum... parece então que Ecoesporte ,Crossfox ,Pálio Adventure , etc não são tão ruins , afinal para essa aplicação eles servem!!!???.

Everton Júnior,

Num sei do que está rindo , em outro tópico voce recomendou a um colega que ao escolher uma usada verificasse a altura da suspenção dianteira das L200 que se fosse maltratada ela estaria arriada!!!

Coclusões(sujeitas a contestações)

-Todas as 5 marcas a venda no Brasil(GM,Toyota,NIssan,Forde Mitsubishi) são na realidade identicas quanto ao seguinte aspecto:A enorme quantidade de dinheiro que se paga por elas não é justa pelo material que se leva.
Existem diferenças entre elas mas são pequenas frente a esse argumento.São essas as diferenças que gostamos de discutir no forum.

-Acho que existe uma diferença grande entre o caso da Hilux com problema de freio do dentista e esse daqui.
O primeiro o usuário pegou a pickup sem nenhuma modificação e usa em estradas ruins(não da para ele escolher) e ele anda rápido(não mais do que o veiculo faz originalmente).Nesse do tópico , por exemplo ao colocar pneu 33 , certamente os esforços serão maiores por exemplo na caixa de direção .Quando ele cai num açude , a agua suja pode causar danos como no motor de arranque e rolamentos dos esticadores de correia , é muito dificil evitar isso, como entrar água no farol e aí vai estragar.
A pior diferença entre os 2 casos é que no primeiro a garantia não consegue resolver.O freio está mal dimensionado , o tamanho da pastilha de freio é aproximadamente uns 2/3 do tamanho dos da Ranger.
Se os freios estivessem bem dimensionados , o dentista aparentemente não tem nada a reclamar, muito pelo contrário.

Coclusão final(pode ser contestada , mas duvido que alguem o faça)

TODOS SABEM DIRIGIR DIREITO BRASILIA , SÓ O LULA QUE NÃO...

Homero

wilson ghetti
08/11/2005, 13:16
Boas à todos,

Quanto tempo será que um Hummer dura na mão dele???

[]'s

FabricioSoares
08/11/2005, 13:29
Fabrico,

Que que isso? Pra você não recomendo nem trator agrícola...

Olha a alavanca do câmbio. Confere se ela vai estar livre em todas as posições, sem esbarrar no console, principalmente na posição da primeira e segunda marcha. O resto é só alegria...

Grande Walter, obrigado pela dica, amanhã (quarta) a noite estarei em Caxias buscando a camionete, cuidarei este aspecto, e faz todo sentido porque com alongador, o curso das mudanças devem ficar maiores (certo?)
Por acaso não ficaria pior de trocar marchas?
Ví em outros tópicos seus que você encontrou uma solução para isso, qual seria?
Um abraço
Fabricio

FabricioSoares
08/11/2005, 13:33
Pôxa ... preciso rever meus conceitos:

FabricioSoares, falou:

Hum... parece então que Ecoesporte ,Crossfox ,Pálio Adventure , etc não são tão ruins , afinal para essa aplicação eles servem!!!???.

Everton Júnior,

Num sei do que está rindo , em outro tópico voce recomendou a um colega que ao escolher uma usada verificasse a altura da suspenção dianteira das L200 que se fosse maltratada ela estaria arriada!!!

Coclusões(sujeitas a contestações)

-Todas as 5 marcas a venda no Brasil(GM,Toyota,NIssan,Forde Mitsubishi) são na realidade identicas quanto ao seguinte aspecto:A enorme quantidade de dinheiro que se paga por elas não é justa pelo material que se leva.
Existem diferenças entre elas mas são pequenas frente a esse argumento.São essas as diferenças que gostamos de discutir no forum.

-Acho que existe uma diferença grande entre o caso da Hilux com problema de freio do dentista e esse daqui.
O primeiro o usuário pegou a pickup sem nenhuma modificação e usa em estradas ruins(não da para ele escolher) e ele anda rápido(não mais do que o veiculo faz originalmente).Nesse do tópico , por exemplo ao colocar pneu 33 , certamente os esforços serão maiores por exemplo na caixa de direção .Quando ele cai num açude , a agua suja pode causar danos como no motor de arranque e rolamentos dos esticadores de correia , é muito dificil evitar isso, como entrar água no farol e aí vai estragar.
A pior diferença entre os 2 casos é que no primeiro a garantia não consegue resolver.O freio está mal dimensionado , o tamanho da pastilha de freio é aproximadamente uns 2/3 do tamanho dos da Ranger.
Se os freios estivessem bem dimensionados , o dentista aparentemente não tem nada a reclamar, muito pelo contrário.

Coclusão final(pode ser contestada , mas duvido que alguem o faça)

TODOS SABEM DIRIGIR DIREITO BRASILIA , SÓ O LULA QUE NÃO...

Homero

Homero, você está completamente certo, mas ví a tempo e parei com um ano de garantia ainda, ou seja, tenho um bom tempo para as peças de desgaste quebrarem e ao final da garantia espero estar com a camionete mais em dia, se soubesse antes não teria comprado.

Fabricio

Homero
08/11/2005, 14:03
FabricioSoares,

Acho que voce está corretíssimo, usou bastante,percebeu que era melhor mudar e o que acho que foi muito bom foi postar os problemas assim todos nos podemos ter uma boa ideia de como a pickup se comportou.

Fica de qualquer maneira a impressão de que as pickups estão enfraquecendo ( urbanisando)com o passar dos anos pois minha Ranger 99 ,meu filho usava , com pneu 33 e a unica diferença é que não ia até encher o farol com água , mas ele substitui um CJ5 nas trilhas e também era usado para o dia a dia e houve problema com a bomba da direção hidraulica , mas na epoca exixtia um recall para ela.Meu filho chegou de uma viagem a Bahia e a bomba começou a vazar.Dois dias antes tinha recebido a carta da Ford chamando para inspecionar a Bomba.

Homero

Walter L. L. Casitta
08/11/2005, 14:09
Grande Walter, obrigado pela dica, amanhã (quarta) a noite estarei em Caxias buscando a camionete, cuidarei este aspecto, e faz todo sentido porque com alongador, o curso das mudanças devem ficar maiores (certo?)
Um abraço
Fabricio

Fabrício,
Eu mesmo instalei o body lift e isso a quase 3 anos atrás. Acredito então que eles devem ter alguma solução que não estava no manual.
Eu tive que mudar a posição do console, fazer outro guarda-pó pra substituir o original que fica em baixo do console e modificar o adaptador que acompanha o kit cortando ao meio e soldando a parte se cima deslocada um pouco pra direita e pra frente.
Tudo isso porque fazia questão de manter a aparência original.
Na S10 do meu irmão aconteceu o mesmo problema, só ele é mais prático, arranco o console e pronto.
Se tudo ficar perfeito a troca de marchas quase não muda, fica até um pouco mais leve como a alavanca um pouco mais comprida...

Luiz Antonio
08/11/2005, 15:09
Eh Gaucho, pode caprichar na Brasilia, senão daqui a pouco nem ela te aguenta. hahahahaha.
Mas falando sério agora, como os colegas já disseram os defeitos que sua Ranger apresentou, acho que todas pickups e muitos outros veiculos off road ( CJ, ENGESA, etc...) iriam apresentar ex: agua dentro dos farois, lama nos rolamentos de alternador e motor de arranque, nos rolamentos de roda etc...., tenho lido muito aqui que depois de uma trilha sempre se faz necessario a desmontagem, limpeza e ajuste de cubos de rodas, limpeza de alternador e motor de arranque qdo submersos em agua ou em contato com lama, se não fizermos isso vai tudo pro saco mesmo, independente da marca ou modelo.
Ainda bem que pode curtir muito a Viatura dentro da garantia e não precisou por a mão no bolso. :concordo: :concordo:

[]'s

FabricioSoares
08/11/2005, 15:14
Eh Gaucho, pode caprichar na Brasilia, senão daqui a pouco nem ela te aguenta. hahahahaha.
Mas falando sério agora, como os colegas já disseram os defeitos que sua Ranger apresentou, acho que todas pickups e muitos outros veiculos off road ( CJ, ENGESA, etc...) iriam apresentar ex: agua dentro dos farois, lama nos rolamentos de alternador e motor de arranque, nos rolamentos de roda etc...., tenho lido muito aqui que depois de uma trilha sempre se faz necessario a desmontagem, limpeza e ajuste de cubos de rodas, limpeza de alternador e motor de arranque qdo submersos em agua ou em contato com lama, se não fizermos isso vai tudo pro saco mesmo, independente da marca ou modelo.
Ainda bem que pode curtir muito a Viatura dentro da garantia e não precisou por a mão no bolso. :concordo: :concordo:

[]'s

É amigo, mas estou aposentando a viatura agora porque acredito que muitas peças que sofreram desgaste remediado neste período (e parecem boas) só vão estourar com tempo e talvez depois da garantia.

Agora na Brasilia (gaiola) se estourar.. e daí?? qualquer peça que quebrar tem o custo menor que encher o tanque de gasolina para trilha (QUALQUER PEÇA, acredite...)

Olha as fotos da bixinha no meu album, até que não ficou feia..

Martin Melcop
08/11/2005, 17:09
Num é por nada não, mas estou com o meu Troller há 1 ano tb, coloquei ele para bater, o pessoal até me acha meio louco.... e até agora a única coisa que me deu dor de cabeça foi o freio de mão, que até hj num funciona mesmo.....
Estou juntando din din para arrumar o JPX, ai sim vou aposentar o Troller das trilhas, mas enquanto num arruma ele vai indo...

PS Não tenho o pé leve

FabricioSoares
08/11/2005, 19:57
Um abraço
Fabricio

Fabrício,
Eu mesmo instalei o body lift e isso a quase 3 anos atrás. Acredito então que eles devem ter alguma solução que não estava no manual.
Eu tive que mudar a posição do console, fazer outro guarda-pó pra substituir o original que fica em baixo do console e modificar o adaptador que acompanha o kit cortando ao meio e soldando a parte se cima deslocada um pouco pra direita e pra frente.
Na S10 do meu irmão aconteceu o mesmo problema, só ele é mais prático, arranco o console e pronto.
Se tudo ficar perfeito a troca de marchas quase não muda, fica até um pouco mais leve como a alavanca um pouco mais comprida...

Você mesmo? nossa deve ter dado trabalho, o Eduardo da Vitor 4x4 me cobrou R$ 1.500,00 para fazer o serviço, e me disse que a camionete vai ficar mais macia visto que ele vai deixar minha barra de torção na pressão quase original (está no máximo) e disse também que tem meia polegada (ou 1 n lembro) de borracha em cima dos calços, que em tese absorveria melhor os impactos.. será que procede?

Walter, aproveitando, a uns 10.000 Km atrás abri a bomba (não sei o quanto) e a turbina meu mecânico colocou umas arruelas em U entre o suporte e valvula (para não perder garantia) o que faz o mesmo serviço de virar a polquinha.
Desde então DESAPARECEU o buraco de torque pela falta do TGV, ficou bem mais despachada para andar, aumentou muito o barulho da turbina enchendo e ficou gastando o mesmo na cidade andando devagar e minimia coisa mais andando rápido, mas na faixa veio a surpresa, a 100 Km/h ficou mais econômica!!! esta fazendo de 13.9 a 14.2 Km/l mesmo levando a diferença de 13% de erro do odometro.

Efeito colateral: vergonha e constrangimento nas sinaleiras, faz umas tochas pretas de fumaça mas só até 1.500 ... 2000 giros, depois faz pouco.

Daí vem minha pergunta (acredito que vc é a unica pessoa que conheço que pode responder)

Andando suave quais as desvantagens? acentua o desgaste de algo? do que?

Se fosse tão bom porque já não vem de Fábrica?

Obrigado,

Fabricio

Edintruder
08/11/2005, 21:13
Fabrício,
Essa tua história com a Ranger me faz lembrar do meu irmão e um Tempra 94 16V. Ele é esmeril como tu, o tempra passava na concessionária no confiat, mas bastava ele não tocar no carro que o carro não dava nenhum galho. Ele vivia com o rpm no vermelho até a injeção cortar, vi aquele ponteiro passar por cima de 8000 rpm 3 vezes, fora as divesas que eu não estava no carro. Resumindo, com um pouco mais de 50000 km, os dois comandos batiam, o motor não parava mais ligado. Nesse tempo de 2 anos e meio, foram duas caixas de câmbio, um módulo de injeção, dois jogos de pneus, vários protetores de cárter, bomba d'água, um conjunto de radiadores (ar e água) um monte de relés das ventoinhas (sempre ligadas acabavam derretendo) fora o que eu me esqueci desde 97.

Isso chama-se de mau uso. A tua Ranger no uso que desses apresentou essa listinha onde muitas vão além de 150000 km sem dar isso tudo de peças substituidas.
Dá para notar que a tua Ranger nunca deu galho em motor e suspensão, porém a transmissão sofreu bastante o que aponta pé muito pesado com muitos socos na transmissão e vale notar que nenhuma caminhonete ou caminhão suporta isso sem no mínimo quebrar um diferencial. Para ti eu indicaria uma L200 que tem bem menos potência e torque e não castiga tanto o conjunto de transmissão, o que também reduziria a tua lista em alguns itens, mas acrescentaria algumas falhas na suspenção dianteira... :roll:

Mas em relação a Brasilia (gaiola) x2! :concordo:

Pelo que entendi te referes no uso, se for, não estraga absolutamente nada, porém evita acelerar muito em rpms muito abaixo da faixa de torque, pois o excesso de fumaça evidencia diesel mal quimado que pode contaminar o óleo lubrificante.

Walter L. L. Casitta
08/11/2005, 21:58
Fabrício,
Vai ficar mais confortável sim depois do ajuste das barras de torção.
Já aquelas borrachas em cima dos calços, têm varias camadas de lonas e não tem flexibilidade nenhuma, alem do mais ficarão completamente comprimidas depois que os parafusos forem apertados. Os impactos continuaram sendo absorvidos pelas buchas originais que ficarão em baixo dos calços do body lift.

Antes da preocupação com o desgaste, existe obviamente a preocupação com as normas de proteção ao meio ambiente, impostos aos fabricantes e usuários.
Com excesso de diesel na injeção, parte do diesel não é queimado, (prova disso é a fumaça preta), parte desse diesel fica na camisa atrapalhando a lubrificação dos pistões. Outra parte desse óleo acaba descendo e se misturando ao óleo do carter e lá acabaria prejudicando o motor inteiro. Se for ficar com esse setup por muito tempo, é melhor não economizar no óleo lubrificante.

Flavio Miranda
08/11/2005, 22:24
Fabricio,

Tem mais fotos alem das 1 pagina e quase meia do seu album ?! :roll:

Desculpe a franqueza, mas o que vi foi uma pick-up com bastante barro... :lol:

Sinceramente, pelas fotos ela deveria ter aguentado mais... :roll: :)

Agora, se vc judiou dela em erosoes, etc... até pode ser... :pensativo:

Note que não estou desdenhando não... :stop: mas acho que a Ranger na roça deste Brasil, sofre mais que isso... :oops:

E claro que concordo que este não é o veiculo para trilhas... :lol:

Ainda no campo da "utilidade pública" coloca os preços pra terminar de convencer o pessoal de que este não deve ser o uso dela... :putz:

Grande abraço e seja feliz com a Brazuca !!! :mrgreen:

FabricioSoares
10/11/2005, 07:32
Fabrício,
Essa tua história com a Ranger me faz lembrar do meu irmão e um Tempra 94 16V. Ele é esmeril como tu, o tempra passava na concessionária no confiat, mas bastava ele não tocar no carro que o carro não dava nenhum galho. Ele vivia com o rpm no vermelho até a injeção cortar, vi aquele ponteiro passar por cima de 8000 rpm 3 vezes, fora as divesas que eu não estava no carro. Resumindo, com um pouco mais de 50000 km, os dois comandos batiam, o motor não parava mais ligado. Nesse tempo de 2 anos e meio, foram duas caixas de câmbio, um módulo de injeção, dois jogos de pneus, vários protetores de cárter, bomba d'água, um conjunto de radiadores (ar e água) um monte de relés das ventoinhas (sempre ligadas acabavam derretendo) fora o que eu me esqueci desde 97.

Isso chama-se de mau uso. A tua Ranger no uso que desses apresentou essa listinha onde muitas vão além de 150000 km sem dar isso tudo de peças substituidas.
Dá para notar que a tua Ranger nunca deu galho em motor e suspensão, porém a transmissão sofreu bastante o que aponta pé muito pesado com muitos socos na transmissão e vale notar que nenhuma caminhonete ou caminhão suporta isso sem no mínimo quebrar um diferencial. Para ti eu indicaria uma L200 que tem bem menos potência e torque e não castiga tanto o conjunto de transmissão, o que também reduziria a tua lista em alguns itens, mas acrescentaria algumas falhas na suspenção dianteira... :roll:

Mas em relação a Brasilia (gaiola) x2! :concordo:

Pelo que entendi te referes no uso, se for, não estraga absolutamente nada, porém evita acelerar muito em rpms muito abaixo da faixa de torque, pois o excesso de fumaça evidencia diesel mal quimado que pode contaminar o óleo lubrificante.

Com o medo do fim da garantia me converti amigo, agora sou um outro homem! rss :evil:

Realmente, abaixo da faixa de torque saem tochas de fumaça preta, mas ao subir o giro desaparece, porque será?
Você me deu ideia de trocar o oleo lubrificante com mais frequencia..deve ser uma boa.
Abraço,
Fabricio.

FabricioSoares
10/11/2005, 07:37
WALTER, HELP!
Pena que estou de pedindo estas informações de ultima hora, estou tc aqui de Caxias, e estarei retornando na Vitor (keko) para reclamar de itens que ontem na entrega do veículo ele disse serem normais, mas não acredito que são.
- Direção Hidraulia bem mais dura de girar!
- Alavanca de cambio raspando no console.

Ele disse que é normal, não pode ser, mas de resto ficou muito bom! estou indo lá agora reclamar, a sua direção ficou mais dura? ele disse que era por causa do alongador.. não pode....
Grande abraço
Fabricio

Um abraço
Fabricio

Fabrício,

FabricioSoares
10/11/2005, 07:41
Fabricio,

Tem mais fotos alem das 1 pagina e quase meia do seu album ?! :roll:

Desculpe a franqueza, mas o que vi foi uma pick-up com bastante barro... :lol:

Sinceramente, pelas fotos ela deveria ter aguentado mais... :roll: :)

Agora, se vc judiou dela em erosoes, etc... até pode ser... :pensativo:

Note que não estou desdenhando não... :stop: mas acho que a Ranger na roça deste Brasil, sofre mais que isso... :oops:

E claro que concordo que este não é o veiculo para trilhas... :lol:

Ainda no campo da "utilidade pública" coloca os preços pra terminar de convencer o pessoal de que este não deve ser o uso dela... :putz:

Grande abraço e seja feliz com a Brazuca !!! :mrgreen:

Tenho mais fotos sim amigo, me dá teu email que mando algumas... mas não foi o barro (fotos legais) que estragou, foram as pedras e morros (fotos sem graça) visto que as fotos de barro são em cidades próximas. O relevo de Santa Maria é de Morros para todos os lados, erosões e pedras.
Abraço
Fabricio

rodrigotelecom
10/11/2005, 08:50
Amigo, sei não viu mas pelo que via acho que não tem pick -up que te aguente..... pode ser qualquer um que acho que não aguenta esse tipo de co0isa que vc faz.... já experimentou vê se não rola uns leilões por ai de tanque de guerra?.. que acho que pra vc só um desses!!!
uhisahisuahisau!!

Valeu!!!! :D

Walter L. L. Casitta
10/11/2005, 09:35
Fabrício,
Eu tinha esquecido do problema da direção. É que existe um vedador de borracha no painel corta-fogo, por onde parra a coluna da direção. Quando o BL é instalado, o ângulo da coluna de direção muda e o vedador passa a interferir com a coluna, mas isso é fácil de resolver, é só lubrificar e a direção volta a ficar leve outra vez.
Não precisa desmontar nada, é só deixar um pouco de óleo escorrer pela coluna junto ao vedador por baixo do painel e pronto. Com o tempo também o vedador se adapta ao novo ângulo da coluna e nunca mais você precisará lubrificar.. Isso resolveu o problema e eu nem lembrava mais disso.
Quanto a alavanca é como é falei...

axel
10/11/2005, 10:27
Ola só, não estou defendendo ninguém, gosta muito da Ford nas camionetas, prefiro a GM em carro de passeio.
Porem acho que todos os veículos devam ter seus limites, o que nos temos que fazer, é para de colocar idéias na cabeça que estas pickup´s só porque são 4x4, necessariamente é uma off-road, longe disto, pelo que entendi nas indicações da Ford era que a Ranger foi feita para serviços na “roça”, transportando produtos e pessoas, ai como as estradas são de chão batido, pode ser necessário o uso do 4x4.
Lógico que podemos da outras utilidades para as pickup´s, como viajar em estradas arenosas, etc...
Tenho uns dois colegas de trabalho, que fazem trilhas, o que vi eles fazerem foi comprarem jipes, modificarem e muito, para tais finalidades, veja que até jipe tem que ser adaptado.
abraços

Homero
10/11/2005, 12:41
axel,

Deixa eu discordar.

Para uso na roça, bastaria ter diferencial blocante que estaria bem resolvido.
A Ranger tem 4x4 então é de se esperar mais dela e também REDUZIDA , então não deveria estar la só para enfeitar. A ranger não é um Ecoesporte... será ...

As modificações que o pessoal faz nos jipes são mais para melhorar a capacidade de transpor os obstáculos do que para melhorar a resistencia.

Tenho a impressão que o que causou maiores problemas nessa Ranger foi "agua suja" .Parece que se tivesse ficado no seco , mesmo exigindo bastante nas trilhas , as ocorrencias seriam muito menores.

No manual da Hilux nova , na revisão de 10000km deve-se lubrificar(engraxar)as cruzetas.(nem olharam para elas na revisão).Mas tem uma observação que se por acaso o veiculo tenha trafegado por lugares alagados deve-se engraxa-las em no máximo 24 horas !!!

Homero

Pequeno jr
10/11/2005, 14:19
axel,

Deixa eu discordar.

Para uso na roça, bastaria ter diferencial blocante que estaria bem resolvido.
A Ranger tem 4x4 então é de se esperar mais dela e também REDUZIDA , então não deveria estar la só para enfeitar. A ranger não é um Ecoesporte... será ...

As modificações que o pessoal faz nos jipes são mais para melhorar a capacidade de transpor os obstáculos do que para melhorar a resistencia.

Tenho a impressão que o que causou maiores problemas nessa Ranger foi "agua suja" .Parece que se tivesse ficado no seco , mesmo exigindo bastante nas trilhas , as ocorrencias seriam muito menores.

No manual da Hilux nova , na revisão de 10000km deve-se lubrificar(engraxar)as cruzetas.(nem olharam para elas na revisão).Mas tem uma observação que se por acaso o veiculo tenha trafegado por lugares alagados deve-se engraxa-las em no máximo 24 horas !!!

Homero

Homero,

alem do que vc comenta, o fabricio colocou que ele fazia realmente "trilhas" com a Ranger. Aquelas fotos q estão no album dele são fixinha perto do que ele fez com ela.

Homero
10/11/2005, 15:05
Tive um CJ5 que para cada hora na trilha , demandava 2 horas de reparos.
Meu filho usava .Ai troquei o carro dele e o CJ5 por uma ranger 99 CE.Durante o primeiro ano ela foi usada no lugar dor cj5 nos fins de semana e do carro durante a semana.Era só lavar e tava novo.
Meu filho era destruidor , e a Ranger se mostrou confiável.Tudo indica que o Fabricio usou mais intensamente que o meu filho.
Depois de um ano e pouco passou a paixão por trilhas e usa,os A ranger mais normalmente.

O Fabricio provalvemente vai viver tendo que consertar frequentemente a Gaiola que fez , porém o gasto vai ser muito pequeno sem dúvida(é mais fácil e barato do que o CJ5).

Então eu acho que a Ranger (pelo menos a minha) é bem resistente , talves de fato o Fabricio ultrapassou os limites da dele.Só não concordei com o Axel de usar a Ranger como chacareiro...,mas, também é uma mera opinião.

Homero

axel
10/11/2005, 19:29
ola Homero,

Tudo indica que o Fabricio usou mais intensamente que o meu filho.

O Fabricio provalvemente vai viver tendo que consertar frequentemente a Gaiola que fez , porém o gasto vai ser muito pequeno sem dúvida

talves de fato o Fabricio ultrapassou os limites da dele.

é isto mesmo homero, vc disse tudo, é justamente o que estava colocando, nao trabalho na Ford, mas é a imagem que ela (Ford) passa da Ranger. o que quero dizer é que mesmo que venha com isto ou aquilo (diferencial, etc...) o fabricante, pelo mesno eu nao vi, nao fala que ela é off-road, pelo contrario, vejo isto acontecendo em propagandas com carro 4x2.
vou tentar ser mais claro, o vendedor em momento algum falou que "eu" estava comprando um off-road, entao é de se esperar que, para uma pratica pessada de off o veiculo quebre mais que o normal, nao posso usar algo fora das especificações e esperar obter bons resultados.

agora imagina se um jipe é preciso modificar, que dizer de uma pickup.

FabricioSoares
10/11/2005, 20:26
Fabrício,
Eu tinha esquecido do problema da direção. É que existe um vedador de borracha no painel corta-fogo, por onde parra a coluna da direção. Quando o BL é instalado, o ângulo da coluna de direção muda e o vedador passa a interferir com a coluna, mas isso é fácil de resolver, é só lubrificar e a direção volta a ficar leve outra vez.
Não precisa desmontar nada, é só deixar um pouco de óleo escorrer pela coluna junto ao vedador por baixo do painel e pronto. Com o tempo também o vedador se adapta ao novo ângulo da coluna e nunca mais você precisará lubrificar.. Isso resolveu o problema e eu nem lembrava mais disso.
Quanto a alavanca é como é falei...

Obrigado Walter, acabei de chegar em Santa Maria e lá mesmo consegui melhorar 90% a alavanca de cambio rossando, ela é bem "gordinha embaixo" daí, bom.. daí eu esmerilhei, a alavanca e o console, agora vou refurar 1cm mais para trás e resolverá 100%

Você acabou de me tranquilizar com relação a direção.

Obrigado pela ajuda, sempre que a Ford ou alguém não me responde algo posto para ti e tu me resolve, deveriam te chamar para o projeto da próxima reforumulação da Ranger (tomara que demore).

Obrigado, Fabricio, posto aqui umas fotos da bixinha de hj.

FabricioSoares
10/11/2005, 20:38
Ola só, não estou defendendo ninguém, gosta muito da Ford nas camionetas, prefiro a GM em carro de passeio.
Porem acho que todos os veículos devam ter seus limites, o que nos temos que fazer, é para de colocar idéias na cabeça que estas pickup´s só porque são 4x4, necessariamente é uma off-road, longe disto, pelo que entendi nas indicações da Ford era que a Ranger foi feita para serviços na “roça”, transportando produtos e pessoas, ai como as estradas são de chão batido, pode ser necessário o uso do 4x4.
Lógico que podemos da outras utilidades para as pickup´s, como viajar em estradas arenosas, etc...
Tenho uns dois colegas de trabalho, que fazem trilhas, o que vi eles fazerem foi comprarem jipes, modificarem e muito, para tais finalidades, veja que até jipe tem que ser adaptado.
abraços

Axel, eu concordo com o Homero, e ainda reintero, a Ranger fez muitas trilhas, raids e passeios nesse um ano de vida, SEMPRE, MAS SEMPRE, andou junto e IGUAL aos TROLLERS... só perde no angulo de fazer curvas no mato que tem que manobrar e em morrinhos que pega em baixo pela grande distância entre eixos, mas sabendo disso entra-se embalado e pula ou passa, ou seja, não há diferença.

Quanto ao apelo da FORD...

Não tinha tocado neste assunto ainda, até hoje não tive despesa nenhuma, só com os pneus Rasgados e com as melhorias, todas as peças quebradas por mau uso ou não foram cobertas pela FORD.

Também, veja o lado deles:

0,05% de compradores são doentes que poe em trilhas e Raids junto de Jeeps, 95% dos compradores são pessoas que rodam em uso urbano e raramente uma estradinha (emocionante) de chão.

Então, quando uma ovelha negra (ex-ovelha negra) se desgarra do grupo serve de exemplo de Marketing. Várias pessoas aqui na minha cidade compraram Rangers com o seguinte pensamento:

"Se ele faz tudo aquilo e ainda tem Ranger é porque deve ser boa, se aguenta ele (eu no caso) para mim que é só para ir para o consultório e voltar durará a vida toda".... E COMPRAM!

Eu já influenciei a venda de mais de 10 Rangers neste ano, isso de pessoas que conheço (de longe ou perto) e sei o nome.

FabricioSoares
10/11/2005, 20:50
Tive um CJ5 que para cada hora na trilha , demandava 2 horas de reparos.
Meu filho usava .Ai troquei o carro dele e o CJ5 por uma ranger 99 CE.Durante o primeiro ano ela foi usada no lugar dor cj5 nos fins de semana e do carro durante a semana.Era só lavar e tava novo.
Meu filho era destruidor , e a Ranger se mostrou confiável.Tudo indica que o Fabricio usou mais intensamente que o meu filho.
Depois de um ano e pouco passou a paixão por trilhas e usa,os A ranger mais normalmente.

O Fabricio provalvemente vai viver tendo que consertar frequentemente a Gaiola que fez , porém o gasto vai ser muito pequeno sem dúvida(é mais fácil e barato do que o CJ5).

Então eu acho que a Ranger (pelo menos a minha) é bem resistente , talves de fato o Fabricio ultrapassou os limites da dele.Só não concordei com o Axel de usar a Ranger como chacareiro...,mas, também é uma mera opinião.

Homero

Concordo com vc, inclusive que tudo tem um limite, e eu testei ele, me arrependo e é só isso.

Fotos de hj...

amithai
31/12/2005, 18:03
Fala sério Fabricio, vc deve ter detonado esse carro. É a mesma coisa de botar uma bomba dentro do carro e ficar reclamando que estourou tudo. Nem trator de esteira te aguenta, cara...e pobre de quem tiver com vc de carona....deve ta com os miolos balançando ate hoje. Por que vc nao vai trocando de camionete, troca por uma hilux, depois uma s10 depois uma frontier..e assim vc chega aki no forum e fala mal de todas.

Lembra do Ayrton, chegando em primeiro depois de fazer umas duas voltas só em sexta marcha? Então. pode ser que o carro não seja muito bom mas tem um piloto.... se é que vc me entende...

Fazer trilha não é estourar o carro mas ultrapassar os obstáculos sem quebrar , poupando o equipamento. E ainda voltando a tempo de tomar aquela cervejinha.

eh isso ai, aguardamos o próximo relato.

Abs

amithai

JOEL ALVES
31/12/2005, 20:05
FabricioSoares,

Ficou linda...

parabéns. :palmas:

Pequeno jr
06/01/2006, 23:09
Deem uma olhada neste link com uma ótima trilha.

http://www.clubranger4x4.com.ar/phpBB2/viewtopic.php?t=2897

São muitas fotos e demora um pouco a carregar tdas.

So pra trazer lembranças ao Fabricio.

Edintruder
07/01/2006, 10:40
Os parachoques dianteiros com o guincho embutido para Ranger que ficaram legais!

andrecneto
07/01/2006, 13:30
Fabricio, ficou maravilhosa sua ranger!

Mas meu diario de bordo é menos desgastante, mesmo tendo participado de umas 30 provas de rally em 2005.

Também não estou defendendo e nem diminuindo nenhuma marca, mas posso te dizer que não tenho nenhum problema crônico como os seus e te afirmo que massacro mais a minha do que vc à sua.

Já tive Ranger...sei o que vc está dizendo sobre por exemplo, acabamentos...é triste...
Ela é muitas vezes mais confortável que a hilux, porém, não tenho nenhuma, mas nenhuma mesmo reclamação sobre o desempenho dela, muito menos de problemas que perseguem...sempre é só L$35 por prova e tá nova...meus relatos aqui confirmam!

abraços,
andré

PS.: mas que ficou muito linda, ficou mesmo...isso a Railuquiz nunca vai conseguir ser!!! :parede:

Bianor
07/01/2006, 20:54
Fabricio ou Walter pergunto como fica a estabilidade e os freios depois do body-lift ?
Sds

Walter L. L. Casitta
07/01/2006, 23:06
Bianor,
O Body Lift não pira o freio, só um pouco a estabilidade. Os BF33 sim pioram bem mais a estabilidade e também o freio.

freitasjr
09/01/2006, 23:26
Bianor,
O Body Lift não pira o freio, só um pouco a estabilidade. Os BF33 sim pioram bem mais a estabilidade e também o freio.

Huuumm, td bem em relação aos freios os BF33 influenciarem, porém não entendi o motivo deles piorarem a estabilidade. Teoricamente não eram p/ melhorar :?:

O body-lift como altera o centro de gravidade do carro deveria piorar a estabilidade, porém já os BF33 não é pra ser ao contrário ? ou seja, uma vez que pneus mais largos melhoram a estabilidade do carro...!!! Tem fundamento o que eu disse ??!!!

[] cordialmente, Francisco de Freitas...

Walter L. L. Casitta
10/01/2006, 09:06
Freitas,
O BL sobe o centro de gravidade levantando a carroceria em 3”, mas o 33’ sobe tudo em 2” em relação ao pneu original de 29”(carroceria , motor, chassi, transmissão). Acredito que esse deve ser o um dos motivos.
Um outro motivo poderia ser que para que os BF33 fiquem com 100% da banda de rodagem em contato com o piso, eu não posso colocar mais 27 libras de pressão na dianteira e 25 na traseira. Do contrário as bordas levantam ficando só a parte central dos pneus no chão. Eu uso rodas de 7” o pra usar os BF33 elas deveriam ser de no mínimo 8,5”.

freitasjr
10/01/2006, 14:05
Eu uso rodas de 7” o pra usar os BF33 elas deveriam ser de no mínimo 8,5”.

Ah ok, entendi agora Walter, no caso várias coisas influenciaram: o BL, a tala da roda e o perfil do pneu(q eu tinha me esquecido de considerar na minha avaliação).

[]s cordialmente, Francisco de Freitas...