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Ver Versão Completa : Tracker - Baixando nível de água do radiador



giovanihappy
11/10/2013, 15:37
Caros,

Tenho uma tracker/08 e ela está baixando o nível da água muito rapidamente, muitas vezes noto só quando percebo o aumento da temperatura.

Em média preciso completar o reservatório a cada duas semana. Algum de vocês tem esse problema?

Procurei por vazamento e não encontrei nada. Alguma sugestão? Existe o risco da água estar indo pra dentro do motor? Ai me lasca

Grande abraço,

Giovani

Chuva
11/10/2013, 16:42
Ola Giovani, não sei como está sua água, mas se serve de parâmetro a minha veio e ainda está (nunca mexi) com um liquido rosa no reservatório. Puz o dedo e não é agua tingida, se tem é muito pouca. Ou seja, tem mais produto que água e o nível está no talo. Talvez se o seu está com apenas agua ela "dissipe" no motor. Se não tiver vazamento mesmo e tuchar desse produto ao invés de água o problema suma. Confirme com o mecânico. Boa sorte.

Digao
12/10/2013, 13:59
Caros,

Tenho uma tracker/08 e ela está baixando o nível da água muito rapidamente, muitas vezes noto só quando percebo o aumento da temperatura.

Em média preciso completar o reservatório a cada duas semana. Algum de vocês tem esse problema?

Procurei por vazamento e não encontrei nada. Alguma sugestão? Existe o risco da água estar indo pra dentro do motor? Ai me lasca

Grande abraço,

Giovani

Amigo, primeiramente veja pela vareta se o óleo vem com uma espuma, sinal de que a água está indo pro motor. Caso esteja, pode ser desde uma junta queimada a um cabeçote trincado, acredito. Se o óleo não estiver contaminado é bom verificar se a válvula termostática está abrindo normalmente, pois ela pode travar e o motor esquentar muito e a água evaporar.

Portug@
12/10/2013, 14:56
Ola Giovani, não sei como está sua água, mas se serve de parâmetro a minha veio e ainda está (nunca mexi) com um liquido rosa no reservatório. Puz o dedo e não é agua tingida, se tem é muito pouca. Ou seja, tem mais produto que água e o nível está no talo. Talvez se o seu está com apenas agua ela "dissipe" no motor. Se não tiver vazamento mesmo e tuchar desse produto ao invés de água o problema suma. Confirme com o mecânico. Boa sorte.

Amigo

Apenas para servir de parâmetro, a quanto tempo têm a sua?

Abs

Chuva
12/10/2013, 15:47
oi Portuga, tenho a alguns anos, 2,5 ou 3. Qdo peguei percebi que muita coisa estava original, com uns 45kkm. Esse liquido meio rosa na parte de refrigeração do motor não sei se foi exagero de concessonária qdo o antigo proprietário levava, ou se veio assim. Na css com essa km tinha quase tudo original, imaginando q o cara era sempre ludibriado pois NUNCA trocaram filtros, pastilhas, etc, parafusos das partes de óleo do carro (muitas, câmbio, diferenciais, dh, freio, etc) ainda com lacre (tinha amarela), dai estou presumindo que acho q o carro vem de fábrica com muito liquido de arrefecimento. Tive um astra importado desde zero e a história é a mesma: como o astra opel vinha da polonia pro brasil, os caras tuchavam liquido de arrefecimento achando que aqui todo dia faz 45 graus. Enfim, além da questão de mistura de óleo e agua no motor pra agua estar sumindo como o colega acima sabiamente mencionou, tem esse detalhe da qualidade da mistura desse liquido de arrefecimento. Não sei dizer se qto mais melhor (se não tem algum efeito colateral), mas acho q qto mais tuchar isso no sistema menos vai esquentar e evaporar. Comentei isso aqui pq achei interessante esse liquido Mandrake em exagero nesse carro, e o meu carro está com aprox. 70kkm e nunca coloquei agua no reservatório que está no nível máximo, rosinha.. kkk O antigo peugeot e o corolla já coloquei algumas vezes. [ ]

Portug@
12/10/2013, 20:37
oi Portuga, tenho a alguns anos, 2,5 ou 3. Qdo peguei percebi que muita coisa estava original, com uns 45kkm. Esse liquido meio rosa na parte de refrigeração do motor não sei se foi exagero de concessonária qdo o antigo proprietário levava, ou se veio assim. Na css com essa km tinha quase tudo original, imaginando q o cara era sempre ludibriado pois NUNCA trocaram filtros, pastilhas, etc, parafusos das partes de óleo do carro (muitas, câmbio, diferenciais, dh, freio, etc) ainda com lacre (tinha amarela), dai estou presumindo que acho q o carro vem de fábrica com muito liquido de arrefecimento. Tive um astra importado desde zero e a história é a mesma: como o astra opel vinha da polonia pro brasil, os caras tuchavam liquido de arrefecimento achando que aqui todo dia faz 45 graus. Enfim, além da questão de mistura de óleo e agua no motor pra agua estar sumindo como o colega acima sabiamente mencionou, tem esse detalhe da qualidade da mistura desse liquido de arrefecimento. Não sei dizer se qto mais melhor (se não tem algum efeito colateral), mas acho q qto mais tuchar isso no sistema menos vai esquentar e evaporar. Comentei isso aqui pq achei interessante esse liquido Mandrake em exagero nesse carro, e o meu carro está com aprox. 70kkm e nunca coloquei agua no reservatório que está no nível máximo, rosinha.. kkk O antigo peugeot e o corolla já coloquei algumas vezes. [ ]

Obrigado Chuva

Perguntei pois a minha que comprei a 3 semanas +/- e têm 46kkm também está com o reservatório no máximo e rosinha, como a sua está com 70kkm já tenho um parâmetro, estando tudo ok têm que chegar assim aos 70kkm.

Abs

Digao
13/10/2013, 09:23
O bloco em alumínio ajuda a manter a coloração do líquido de arrefecimento, o que não acontece com blocos de ferro fundido, que soltam ferrugem e contaminam o líquido.

Dioclecio
13/10/2013, 11:32
Bom dia Giovani.
Já aconteceu comigo quanto eu tinha uma ranger 2.5 de baixar o liquido. Procurava vazamento e nada. Um dia deitei embaixo dela com uma lanterna e verifiquei que havia umidade no radiador. Como ele trablha quente e o furo era bem pequeno, não chegava a pingar evaporando antes. Mandei consertar o radiador e nunca mais baixou o nível do reservatório.
Outro teste a fazer é pressurizar teu sistema de arrefecimento (em oficina que tenha condições para isso) e ver se aparecde vazamento.
Abraço

gtavalanche
14/10/2013, 18:04
Peguei a minha tracker zero em 2008, o líquido original era o rosado, agora ta com 110.000 Km e neste tempo todo consumiu apenas um litro sendo que não completei com água completei com paraflu que é rosa também.

wchaves
20/10/2013, 23:14
Amigo, na minha um tempo atrás também estava secando água do reservatório, percebi um vazamento bem pequeno na mangueira superior do radiador, bem onde ela se conecta com o cano que vem do motor, nada muito grande, um pingo de liquido que saia sempre que o motor estava quente e já evaporava por ali mesmo, quase como o amigo relatou, na época resolvi trocando as abraçadeiras originais por abraçadeiras comuns, aquelas de aperto. Este final de semana resolvi trocar o liquido todo, aproveitando, tirei as duas mangueiras para dar uma geral e verifique que por dentro da mangueira superior haviam trincas, provavelmente a causa da perda do líquido, então a troca da mangueira era vital, mas onde encontrar a mangueira num sábado a tarde em uma cidade do interior? Quando morava na grande SP era fácil, a Suzucar era perto. Fui à maior loja de peças daqui e como já era de se esperar, não tinha a mangueira nem nos catálogos, então pedi para o vendedor algumas mangueiras do radiador de alguns carros e a que caiu perfeito foi a “mangueira superior do uno/elba/premio 1500” (foto 1), que custou oito reais. O pedaço que interessa tem a mesma curva da original, é só cortar no tamanho e montar. Na foto da para ver como a mangueira original estava bem detonada, deu até para voltar as abraçadeiras originais. Então amigo, se a mangueira superior no seu carro estiver inchada também, troque que talvez solucione o problema da perda do líquido do radiador, aproveita também para trocar todo o líquido e colocar um aditivo dos bons.

Wellington

435751435752435753435754

Digao
21/10/2013, 06:29
Amigo, na minha um tempo atrás também estava secando água do reservatório, percebi um vazamento bem pequeno na mangueira superior do radiador, bem onde ela se conecta com o cano que vem do motor, nada muito grande, um pingo de liquido que saia sempre que o motor estava quente e já evaporava por ali mesmo, quase como o amigo relatou, na época resolvi trocando as abraçadeiras originais por abraçadeiras comuns, aquelas de aperto. Este final de semana resolvi trocar o liquido todo, aproveitando, tirei as duas mangueiras para dar uma geral e verifique que por dentro da mangueira superior haviam trincas, provavelmente a causa da perda do líquido, então a troca da mangueira era vital, mas onde encontrar a mangueira num sábado a tarde em uma cidade do interior? Quando morava na grande SP era fácil, a Suzucar era perto. Fui à maior loja de peças daqui e como já era de se esperar, não tinha a mangueira nem nos catálogos, então pedi para o vendedor algumas mangueiras do radiador de alguns carros e a que caiu perfeito foi a “mangueira superior do uno/elba/premio 1500” (foto 1), que custou oito reais. O pedaço que interessa tem a mesma curva da original, é só cortar no tamanho e montar. Na foto da para ver como a mangueira original estava bem detonada, deu até para voltar as abraçadeiras originais. Então amigo, se a mangueira superior no seu carro estiver inchada também, troque que talvez solucione o problema da perda do líquido do radiador, aproveita também para trocar todo o líquido e colocar um aditivo dos bons.




435751435752435753435754


Otima dica... merece ir pro tópico das peças paralelas da Tracker.
Wellington

Giu Bernardon
24/10/2013, 17:33
Recentemente começou a sumir água na minha tracker. Como estava com aditivo azul (monoetilenoglicol) no radiador, foi possível encontrar uma pequena mancha azul no radiador que era por onde a água vazava e evaporava. Uma retífica no radiador resolveu o problema.

em.pereira
26/10/2013, 17:59
Procurando a mangueira do Uno 1.500 em lojas por indicação do Chaves, encontrei esta do Palio/Strada 1.500. Paguei R$ 15,00.

Gadu
27/10/2013, 11:21
Opa rapaziada, tive esse problema com minha tracker 08/09, ficou baixando água e, aparentemente, não tinha vazamentos, mas qdo troquei o radiador tudo normalizou! é bom levar em uma oficina especializada!

abraços!

ronaldxd
26/11/2013, 11:58
Estou com um problema no radiador da Tracker, um vazamento superior, que fica entre a parte plástica e os dentes de encaixe do radiador, parece ser uma "junta" aí..alguém tem alguma luz, se tem conserto isso aí?

Usei a foto do colega deste tópico para ilustrar!

Abrass!

440844

em.pereira
09/02/2016, 18:45
O meu Tracker está abaixando a água do radiador, sem vazamentos aparentes.
Não ferve, não tem nenhum sintoma.
Alguém já passou por este problema?
Quais as possíveis causas? Seria uma vazamento dentro do motor?

Arildo MT
09/02/2016, 22:07
Detalhes, na cidade, na estrada, quanto e em quanto tempo/km, temperatura normal, fumaça branca, água no óleo, óleo na água, partida normal, falhas oscilações na rpm, grilos, barulhos, perca de potencia, etc., comece pelo mais fácil e barato, aqueça, abra o capo, acelere veja se encontra fazamento em radiador, mangueiras, tubulações em torno do motor, radiador do ar quente, OU vá a oficina e pela pra fazer teste de estanquiedade do sistema de refrigeração, caso contrario, tampa do radiador, valvula termostatica, junta do cabeçote, cabeçote com trinca, bloco com trinca interna, em mais laguma coisa que não lembro, sucesso na empreitada.

wchaves
10/02/2016, 08:46
A minha já aconteceu sim, a solução foi simples, troquei o mangote superior do radiador, acabou o problema. O velho estava cheio de pequenas trincas por dentro, quando o motor estava quente e o líquido sob pressão, vazava pela malha do mangote, era quase imperceptível, pois já saia quase evaporando, eis o motivo de eu nunca ver nada molhado no motor. Este mangote recebe o líquido bem quente do bloco para o radiador, já o mangote de baixo o liquido do radiador para o motor, bem mais frio. motivo que deve reduzir a vida útil deste mangote superior. Dá para usar o mangote do motor "Fiat 1500", tem que cortar um pedaço.

LFC
11/02/2016, 11:45
O meu Tracker está abaixando a água do radiador, sem vazamentos aparentes.
Não ferve, não tem nenhum sintoma.
Alguém já passou por este problema?
Quais as possíveis causas? Seria uma vazamento dentro do motor?

Pode ser vazamento pela bomba d'água. O melhor é vc ligar o carro e deixar ligado por uns minutos, o suficiente para aquecer um pouco mas antes de chegar à temperatura de funcionamento normal. Depois vc procura por vazamentos. Se o motor ficar muito quente a água evapora e vc não vê de onde ela vaza.
Abs,
LFC

ADRIANO LUIZ
28/12/2016, 15:38
#112 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/chevrolet-gm/149649-gm-tracker-2-0-16v-gasolina-2007-2009-comprei-e-gostei-10.html#post2410225)
ADRIANO LUIZ (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/117786-adriano-luiz.html)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/statusicon/user-online.png
UsuárioEntrada19/12/2016LocalPedro Leopoldo/MGPosts6Agradecimentos: 0

Senhores, bom dia. Comprei uma Tracke 2008 a 15 dias. Otimoooooo carro. Duvida, onde verifico o nível de água do radiador. Como saber a hora de completar a água/fluido ? Existe um reservatório ao lado do radiador, esse reservatório server para completar a água do radiado ou para receber o ecesso de água do radiador ?






#112 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/chevrolet-gm/149649-gm-tracker-2-0-16v-gasolina-2007-2009-comprei-e-gostei-10.html#post2410225)
ADRIANO LUIZ (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/117786-adriano-luiz.html)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/statusicon/user-online.png
UsuárioEntrada19/12/2016LocalPedro Leopoldo/MGPosts6Agradecimentos: 0

Senhores, bom dia. Comprei uma Tracke 2008 a 15 dias. Otimoooooo carro. Duvida, onde verifico o nível de água do radiador. Como saber a hora de completar a água/fluido ? Existe um reservatório ao lado do radiador, esse reservatório server para completar a água do radiado ou para receber o ecesso de água do radiador ?

Carlos Augustto
07/03/2017, 12:27
Perfeita a sua dica amigo, fiz aqui na minha ficou show, e bem mais barato, obrigado

Sergio1969
30/07/2018, 10:12
Bom dia amigos, estava com um problema parecido. Minha Tracker baixava o líquido de arrefecimento em uns 15 dias, levei na oficina, afirmaram que teria que trocar o radiador, gastaria uns 1000 contos. Aqui no fórum comentaram do Dilson (whatsapp 11 949683613), entrei em contato, levei o carro, ele desmontou o radiador e resolveu a parada. O valor, a metade do mencionado. Ele cobrou $ 240,00. O cara é fera, faz radiador de QQ veículo, recomendadissimo. Obs. Aí descobri que é quase meu vizinho.

Sergio1969
30/07/2018, 12:10
Bom dia amigos, estava com um problema parecido. Minha Tracker baixava o líquido de arrefecimento em uns 15 dias, levei na oficina, afirmaram que teria que trocar o radiador, gastaria uns 1000 contos. Aqui no fórum comentaram do Dilson (whatsapp 11 949683613), entrei em contato, levei o carro, ele desmontou o radiador e resolveu a parada. O valor, a metade do mencionado. Ele cobrou $ 240,00. O cara é fera, faz radiador de QQ veículo, recomendadissimo. Obs. Aí descobri que é quase meu vizinho.

Corrigindo o valor ficou 25% do que pagaria se fosse substituir o radiador por um paralelo.

Edmundo
04/10/2018, 15:25
Pessoal,

Vou relatar o meu caso.
Tenho um Tracker 2008/9 desde zeroKM, no início de 2018, com quase 200.000Km ela começou a perder água do radiador. Foi fácil visualizar uma trinca próximo a tampa do radiador. Neste momento descobri que aquele reservatório, que sempre estava com a água no nível e na cor rosa, na verdade é um reservatório de expansão, ou seja, quando a pressão no sistema aumenta muito a água vai para este reservatório e de lá é expulso para fora. Ou seja, sempre se deve completar a água pela tampa do radiador e nunca por este reservatório. O reservatório serve para alertar se há algo errado, se não estiver no nível correto, algum problema pode estar ocorrendo.

Bem, o serviço de soldagem plástica foi feito duas vezes, mas o material não aguentava a pressão e voltava a vazar, o reservatório enchia e também vazava água pela trinca. Como o serviço estava na garantia, o mecânico acabou construindo a parte de cima do radiador em alumínio, porém errou ao colocar uma tampa comum, que suportava uma pressão menor que 1bar. Voltou a vazar novamente.

Bem, aí acabei comprando um radiador novo pelo ML, o mesmo foi trocado, porém a perda de água continuava. Foi verificado se havia algum vazamento, mas não foi encontrado nada. Estava tudo intacto.

Então o mecânico percebeu que a polia viscosa estava sem atuação, também comprei uma polia nova pelo ML, trocamos e o problema acabou.

Toda vez que verifico a água está no nível correto no reservatório de expansão e quando abro a tampa do radiador, o mesmo está sempre cheio.

Bem, espero que esta minha experiência ajude a todos nas investigações de perda de água.

Abraço.

Arthur Charles
04/11/2018, 21:10
Boa noite, prezados.

Quem colocou a mangueira superior usando da Fiat conforme mencionado acima teve algum problema? Ou está funcionando perfeitamente?

Abraços.

Henrique Sampaio
16/04/2019, 14:04
tem conserto sim. procure uma oficina especialista em readiadores. tenho uma tracker 09 e ja aconteceu esse mesmo problema,sendo que tive que trocar essa carcaça de plastico, problema ocasionado ppela valvula termostatica que travou

Henrique Sampaio
16/04/2019, 14:09
tenho uma tracker 08. e tive esse mesmo problema,procure uma oficina que trabalhe com radiador. o problema na minha tracker foi ocasionado pela valvula termostatica que travou

fabio.gallo
02/04/2020, 14:34
Boa tarde, o nível de água do meu Tracker está baixando um pouco e encontrei um pequeno vazamento na mangueira superior do radiador. Gostaria saber qual é a maneira mais simples de tirar o ar do sistema depois de trocar a mangueira.
Vasculhei no fórum e só encontre essa dica em outro tópico : "em seguida com o radiador cheio e com a tampa do radiador aberta dou a partida no carro a água vai baixando e vc vai completando ate ver que não baixa mais feito isso é só tampar o radiador e limpar o reservatório de água e completar ate o nivel". Confere?
Muito Obrigado

GPONTESFM
31/07/2020, 23:56
Boa tarde, o nível de água do meu Tracker está baixando um pouco e encontrei um pequeno vazamento na mangueira superior do radiador. Gostaria saber qual é a maneira mais simples de tirar o ar do sistema depois de trocar a mangueira.
Vasculhei no fórum e só encontre essa dica em outro tópico : "em seguida com o radiador cheio e com a tampa do radiador aberta dou a partida no carro a água vai baixando e vc vai completando ate ver que não baixa mais feito isso é só tampar o radiador e limpar o reservatório de água e completar ate o nivel". Confere?
Muito Obrigado

Para trocar a mangueira superior, você não precisa drenar todo o sistema. Abra o dreno inferior e colete o líquido com uma garrafa plástica ou outro recepiente que tiver disponível. Drene apenas 1 litro e já é suficiente pra executar o serviço. Depois de substituída a mangueira, reabasteça o radiador pela tampa superior do radiador e não terá problemas com ar no sistema.