Ver Versão Completa : Troca de mangueiras por tubos de inox
Rodrigoelopes
10/10/2013, 20:18
Conforme postei num outro tópico (não me lembro qual) tava com vontade de trocar as mangueiras do intercooler e aquela curva de cima do radiador por tubos de inox ou alumínio (acabei fazendo de inox). Por ser um problema crônico dos nossos carros e por serem difíceis de achar em qualquer lugar. Queria ter fotografado o passo a passo mas falta de paciência me impediu!!!
Mesmo assim dá pra ter uma idéia do trampo!!
curti! até hoje penso em fazer a tubulação do turbo/intercooler/admissao em inox.
A minha mangueira q vai do intercooler para o coletor, e o cotovelo do turbo costuma ficar inchada quando pega altas pressoes do turbo.
Rodrigo, bem legal legal!
Só me preocupa uma coisa, como fica a vibração do motor?
O motor do Defender juntamente com o trem de força, se movimenta bastante, especialmente na reduzida.
Assim como ficou existe a liberdade para o movimento do motor sem prejudicar o radiador e intercooler?
Abs
Clemente
Rodrigoelopes
10/10/2013, 21:35
Tranquilo qto á vibração pq a mangueira azul de silicone não encosta em nada, funciona +ou- como um coxim, sem falar q melhorou o desempenho (pouco mas mudou) pois aquele tal inchaço na mangueira não tem mais, essa potência vai direto pro coração!!
Rodrigoelopes
11/10/2013, 11:22
Tranquilo qto á vibração pq a mangueira azul de silicone não encosta em nada, funciona +ou- como um coxim, sem falar q melhorou o desempenho (pouco mas mudou) pois aquele tal inchaço na mangueira não tem mais, essa potência vai direto pro coração!!
Ops!! Quis dizer q o tubo de inox não encosta em nada (turbina, intercooler...) não a mangueira pois ela sim vai fixada mas existe uma distancia pra compensar o movimento e a vibração.
Alexandre Tietsche
11/10/2013, 12:15
quando vi o tópico pensei "Que M".
Quando abri o tópico pensei "Que animal".
Ficou show! parabéns.
Dinho_BH
11/10/2013, 13:25
Rodrigo,
Parabéns pelo capricho no serviço.
Creio que tenha testado exaustivamente antes, mas a "luva" de silicone, que une os tubos ao motor/radiador/intercooler, por ser pequena demais, não sofre um esforço muito grande?
Quando a mangueira é mais comprida toda a vibração/torção mecânica se dissipam ao longo do tubo flexível, mas neste caso a área (silicone em azul) não se mostrou muito pequena?
A quanto tempo está rodando para os testes?
De qualquer forma: PARABÉNS!!! Ficou SHOW!!!
Abraços.
Rodrigoelopes
11/10/2013, 13:59
Rodrigo,
Parabéns pelo capricho no serviço.
Creio que tenha testado exaustivamente antes, mas a "luva" de silicone, que une os tubos ao motor/radiador/intercooler, por ser pequena demais, não sofre um esforço muito grande?
Quando a mangueira é mais comprida toda a vibração/torção mecânica se dissipam ao longo do tubo flexível, mas neste caso a área (silicone em azul) não se mostrou muito pequena?
A quanto tempo está rodando para os testes?
De qualquer forma: PARABÉNS!!! Ficou SHOW!!!
Abraços.
Então... Não fiz teste nenhum antes tô testando em uso!!! Procurei deixar uma distância razoável no tubo e acho q não vai dar zebra não pois a mangueira de silicone é bem forte acho q te 5 ou 6 lonas E vou pra Caldas Novas dia 20/10 e pro Paraguai em 15/11 passando por MS visitar um tio q mora numa fazenda há 60 km de terra; se passar por esses 2 testes digo q estará aprovada!!! De qq maneira vou levar as mangueiras originais pra uma emergência.
Djalma Inoue
11/10/2013, 14:12
Ficou lindo quando voltar posta as fotos e diz para nós como se comportou, fiquei tentado a colocar também rsrsrs.
Mizo se a sua esta ficando inchada tenha atenção acho melhor comprar outra pois a minha ficou assim e arrebentou durante uma viagem a Santa Catarina e foi uma M encontrar outra para comprar e quando encontrei paguei R$ 120,00. Vc encontra ela em vários lugares a R$ 60,00. Troca logo para não ter dor de cabeça.
GLMedina
11/10/2013, 21:56
Fiquei curioso. A minha não tem mangueira par o intercooler, sendo o mesmo um tubo como o esquema de cima. Agora pergunto: A 200 é assim mesmo? Não seria mangueira como as 300?
Se for algum up feito pelo antigo dono e for algo bom, que sorte a minha!
Mas que tudo novinho ficou animal, isso ficou! :palmas:
Parabéns Rodrigoelopes (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/75206.html)
. Ficou muito bom mesmo.
Agora para quem não tem a mesma habilidade do Rodrigoelopes (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/75206.html), a FABRICO (http://www.fabrico4x4.com.br/) tem algo muito PARECIDO.
434692
Rodrigoelopes
11/10/2013, 23:47
Parabéns Rodrigoelopes (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/75206.html)
. Ficou muito bom mesmo.
Agora para quem não tem a mesma habilidade do Rodrigoelopes (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/75206.html), a FABRICO (http://www.fabrico4x4.com.br/) tem algo muito PARECIDO.
434692
Interessante mas esse kit não é o mesmo... pela foto ele vai antes da turbina até o filtro de ar. Vou pensar no caso!!!
ocimarpelegrino
12/10/2013, 09:53
Show Rodrigo, parabéns pelo capricho. Abraço
isaianet
15/10/2013, 15:24
Para quem gosta de trabalho com aço inox, assim como pensa em maior potência na Defender como eu vai gostar do que fizemos na nossa 90tinha.
Ficou pronto há 7 dias e ainda não consegui tirar fotos depois de 100% pronto, mas podem ter uma idéia no link: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.487560277983121.1073741834.179082715497547&type=1
Fizemos um coletor tubular de aço inox dimensionado com todos dutos com mesmo comprimento, uma turbina Garrett GT22 montada sob-medida, além de toda pressurização em inox e novo escapamento em 3pol com abafador feito em inox também.
Falta ainda a instalação dos bicos injetores de maior vazão, mas na configuração atual trabalhando com 0,9bar de pressão de turbo consigo manter 110km/h de velocidade de cruzeiro sem precisar colar o acelerador no fundo do curso usando os pneus 33', além de ter melhorado muito as retomadas para ultrapassagens na estrada.
Carlo, o trabalho ficou excelente, parabéns!!!!
a minha abri para 2.8 e vou usar a turbina TGV Garrett do PS2.8, tb vou precisar trocar os bicos e gostaria de saber quais bicos de maior vazão você vai colocar??
Abraço, Pedro
isaianet
15/10/2013, 20:16
Carlo, o trabalho ficou excelente, parabéns!!!!
a minha abri para 2.8 e vou usar a turbina TGV Garrett do PS2.8, tb vou precisar trocar os bicos e gostaria de saber quais bicos de maior vazão você vai colocar??
Abraço, Pedro
Pedro, tudo bem?
Os bicos que vou usar são os Bosch DSLA145P311. Eles equipam originalmente os caminhões Ford Cargo além de outros. Possuem aproximadamente 30% a mais de vazão que os originais da land e alimentam em outros veículos aproximadamente 150cv.
O único porém deles é que a agulha central possui uma ponta que os originais da land não possuem. Então é necessário fazer o corte desta ponta com precisão em uma tornearia ou então diminuir os pinos de pressão dos porta injetores. Eu no caso preferi cortar a agulha dos bicos.
São bicos muito mais baratos que os da land, paguei em torno de 80 reais cada um em um distribuidor Bosch aqui em Porto Alegre. Falta apenas montá-los agora para saber como ficam.
Tem gente que prefere apenas aumentar o débito da bomba injetora, mantendo os bicos originais. Não gosto deste procedimento pois acaba aumentando em muito o tempo de injeção de diesel no cilindro, o que pode causar má queima e acabar escorrendo pelas paredes do cilindro. Com bicos de maior vazão você apenas injeta mais diesel durante o tempo correto, então acaba funcionando de forma mais correta.
Acaba sendo necessário apenas regular o parafuso da lenta da bomba, e se ainda injetar diesel demais, podemos simplesmente diminuir o débito dela, o que torna muito mais seguro para a vida do motor.
Rodrigoelopes
15/10/2013, 22:07
Para quem gosta de trabalho com aço inox, assim como pensa em maior potência na Defender como eu vai gostar do que fizemos na nossa 90tinha.
Ficou pronto há 7 dias e ainda não consegui tirar fotos depois de 100% pronto, mas podem ter uma idéia no link: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.487560277983121.1073741834.179082715497547&type=1
Fizemos um coletor tubular de aço inox dimensionado com todos dutos com mesmo comprimento, uma turbina Garrett GT22 montada sob-medida, além de toda pressurização em inox e novo escapamento em 3pol com abafador feito em inox também.
Falta ainda a instalação dos bicos injetores de maior vazão, mas na configuração atual trabalhando com 0,9bar de pressão de turbo consigo manter 110km/h de velocidade de cruzeiro sem precisar colar o acelerador no fundo do curso usando os pneus 33', além de ter melhorado muito as retomadas para ultrapassagens na estrada.
Parabens PUUtA trampo muito loko!!!
achilesmenezes
21/04/2014, 00:25
Conforme postei num outro tópico (não me lembro qual) tava com vontade de trocar as mangueiras do intercooler e aquela curva de cima do radiador por tubos de inox ou alumínio (acabei fazendo de inox). Por ser um problema crônico dos nossos carros e por serem difíceis de achar em qualquer lugar. Queria ter fotografado o passo a passo mas falta de paciência me impediu!!!
Mesmo assim dá pra ter uma idéia do trampo!!
Queria saber se existe pronto para venda aqui no brasil As Mangueira por tubo em alumínio, preferencialmente; ou em inox?
pois moro em uma cidade do Mato Grosso distante de tudo e sem muito recurso....
grato
PS. Ótimo trabalho... Parabéns
Carlo, parabéns, que capricho no trabalho!
Quer uma dica? Tente fazer uma "mão francesa" para reforçar o coletor, pois os tubulares sofrem muitas trincas devido a vibração e movimentos do motor.
Abs!
marcelorfigueiredo
05/05/2015, 09:48
Rodrigo ,
Bom dia ,
Indo para 2 anos o belo Job !
Alguma observação ou posso seguir como fez ?
Obrigado
Marcelo
betosguerra
24/06/2015, 13:35
Rodrigoelopes, você vende esses tubos? Na verdade preciso só do superior com formato de "s".