Eldo
09/10/2013, 22:18
Olá Campeiros eletricistas !
Há pouco tempo troquei o motor 4cil Opala da minha Camper por um 6cil Opala e desde então, não consigo fazer com que o alternador carregue normalmente. Quando ligo o motor, a voltagem parte de +/-12,4v e vai subindo bem devagar até atingir uns 13,8v, mas quando a ventoinha entra ou ligo o farol, a voltagem cai drasticamente e fica por volta de 12,5. Não adianta acelerar. Isto com um alternador Valeo 120A. Providências que já tomei:
- conferência do alternador em duas elétricas, com diagnóstico que está carregando normalmente
- conferência do aterramento, que sai do negativo bateria e vai para o chassi, dali para o motor. Tem também um direto do negativo da bateria para o motor. Tudo ok.
- fiz outro aterramento paralelo ao que citei acima com cabo de 16mm
- troquei o fio positivo que vai do alternador direto para a bateria
- fiz um teste com uma lâmpada ligando direto do positivo da bateria até o alternador, substituindo, por hora, a lâmpada do painel
- fiz medições de tensão positivo bateria-negativo e positivo bateria-motor, acusando mesma tensão, além de outras tantas
- não satisfeito, comprei outro alternador Bosch de 90A fabricado em abril/2013 e os sintomas foram exatamente os mesmos.
Como gosto de mexer em minhas viaturas, estou resistindo há mais de mês para não levar a um eletricista, mas confesso que não tenho mais opções. Então fico na esperança que os colegas deem uma luz.
[]'s
Eldo - DF
Há pouco tempo troquei o motor 4cil Opala da minha Camper por um 6cil Opala e desde então, não consigo fazer com que o alternador carregue normalmente. Quando ligo o motor, a voltagem parte de +/-12,4v e vai subindo bem devagar até atingir uns 13,8v, mas quando a ventoinha entra ou ligo o farol, a voltagem cai drasticamente e fica por volta de 12,5. Não adianta acelerar. Isto com um alternador Valeo 120A. Providências que já tomei:
- conferência do alternador em duas elétricas, com diagnóstico que está carregando normalmente
- conferência do aterramento, que sai do negativo bateria e vai para o chassi, dali para o motor. Tem também um direto do negativo da bateria para o motor. Tudo ok.
- fiz outro aterramento paralelo ao que citei acima com cabo de 16mm
- troquei o fio positivo que vai do alternador direto para a bateria
- fiz um teste com uma lâmpada ligando direto do positivo da bateria até o alternador, substituindo, por hora, a lâmpada do painel
- fiz medições de tensão positivo bateria-negativo e positivo bateria-motor, acusando mesma tensão, além de outras tantas
- não satisfeito, comprei outro alternador Bosch de 90A fabricado em abril/2013 e os sintomas foram exatamente os mesmos.
Como gosto de mexer em minhas viaturas, estou resistindo há mais de mês para não levar a um eletricista, mas confesso que não tenho mais opções. Então fico na esperança que os colegas deem uma luz.
[]'s
Eldo - DF