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Ver Versão Completa : Xterra apagando o motor, o que pode ser?



alexterra
09/10/2013, 14:59
Amigos do fórum, de dois meses pra cá, já aconteceu quatro vezes da minha XT apagar o motor de repente, e sempre que isso aconteceu, observei que foi depois de uma forçada em uma subida mais forte, quando aciono a ignição funciona normalmente, e já aconteceu de funcionar e morrer de novo, aí eu espero um pouco e volta td ao normal. Lembrando que isso aconteceu sempre quando estava usando as primeiras marchas em baixas velocidades, nunca subindo uma serra, por exemplo, numa velocidade superior. A minha XT é uma 2006 motor eletrônico. O que pode ser? Será que tá cortando combustível? Já aconteceu algo parecido com algum amigo?
Abraços a tds!!

Glaicon
10/10/2013, 06:45
Amigos do fórum, de dois meses pra cá, já aconteceu quatro vezes da minha XT apagar o motor de repente, e sempre que isso aconteceu, observei que foi depois de uma forçada em uma subida mais forte, quando aciono a ignição funciona normalmente, e já aconteceu de funcionar e morrer de novo, aí eu espero um pouco e volta td ao normal. Lembrando que isso aconteceu sempre quando estava usando as primeiras marchas em baixas velocidades, nunca subindo uma serra, por exemplo, numa velocidade superior. A minha XT é uma 2006 motor eletrônico. O que pode ser? Será que tá cortando combustível? Já aconteceu algo parecido com algum amigo?
Abraços a tds!!
Há quantos Km´s você trocou o filtro de combustível?

HERICK
10/10/2013, 07:47
Amigos do fórum, de dois meses pra cá, já aconteceu quatro vezes da minha XT apagar o motor de repente, e sempre que isso aconteceu, observei que foi depois de uma forçada em uma subida mais forte, quando aciono a ignição funciona normalmente, e já aconteceu de funcionar e morrer de novo, aí eu espero um pouco e volta td ao normal. Lembrando que isso aconteceu sempre quando estava usando as primeiras marchas em baixas velocidades, nunca subindo uma serra, por exemplo, numa velocidade superior. A minha XT é uma 2006 motor eletrônico. O que pode ser? Será que tá cortando combustível? Já aconteceu algo parecido com algum amigo?
Abraços a tds!!

Meu amigo, tem que levar numa boa Oficina e passar o scanner, pra detectar qual o erro, podem ser vários problemas, bomba de alta, injetores, sujeira no tanque, etc, aqui vai um link do clube do diesel com bastante dúvidas e também tem um forista com o mesmo problema seu, vai ter que ter muita paciência, mais ou menos 300 e poucas postagens de dúvidas dos foristas aí vai o link A vida útil de um motor Diesel @ Clube do Diesel ? Novidades, Curiosidades, Motor, Wallpaper, Screensavers, Links e muito mais (http://www.clubedodiesel.com.br/?p=1123)

alexterra
10/10/2013, 10:33
Há quantos Km´s você trocou o filtro de combustível?
Agora está com 10.000 da troca do filtro, mas quando aconteceu a primeira vez estava com 7.000, eu faço as trocas de óleo e filtros com 15.000, rodo muito e 90% é asfalto, trabalho com o carro, tô sempre em várias cidades diferentes, então não dá pra ter uma garantia do diesel que abasteço, será que pode ser alguma sujeira?
Abraço!

alexterra
10/10/2013, 11:00
Meu amigo, tem que levar numa boa Oficina e passar o scanner, pra detectar qual o erro, podem ser vários problemas, bomba de alta, injetores, sujeira no tanque, etc, aqui vai um link do clube do diesel com bastante dúvidas e também tem um forista com o mesmo problema seu, vai ter que ter muita paciência, mais ou menos 300 e poucas postagens de dúvidas dos foristas aí vai o link A vida útil de um motor Diesel @ Clube do Diesel ? Novidades, Curiosidades, Motor, Wallpaper, Screensavers, Links e muito mais (http://www.clubedodiesel.com.br/?p=1123)
Valeu Herick!! A dúvida é: O scanner vai detectar o erro mesmo no funcionamento normal do motor? Vou visitar o link que vc passou pra ter uma idéia e a checar todas as possibilidades, começando pelas mais simples, no mais, obrigado mesmo pelas dicas.
Grande abraço!

DieselPower
10/10/2013, 21:55
15.000 km é muito para a troca do filtro... Ainda mais na eletrônica...
No seu lugar, trocaria a cada 5.000 km...

Glaicon
11/10/2013, 06:36
Agora está com 10.000 da troca do filtro, mas quando aconteceu a primeira vez estava com 7.000, eu faço as trocas de óleo e filtros com 15.000, rodo muito e 90% é asfalto, trabalho com o carro, tô sempre em várias cidades diferentes, então não dá pra ter uma garantia do diesel que abasteço, será que pode ser alguma sujeira?
Abraço!
Bom, como o filtro é uma das coisas mais baratas para se trocar numa viatura, comece por isto.
Aproveite e troque o filtro de ar.
Feitas as trocas, rode e dê algumas forçadas na viatura, exigindo giro e alto consumo de combustível.
Depois coloque aqui o resultado.:concordo:

alexterra
11/10/2013, 22:26
15.000 km é muito para a troca do filtro... Ainda mais na eletrônica...
No seu lugar, trocaria a cada 5.000 km...
Grato pelo conselho, meu amigo! Mas, 5.000 km é só para o filtro diesel? E as demais trocas, tbm não é indicado com 15.000 km?
Me desculpe a pouca experiência nesse quesito, abraço!!

alexterra
11/10/2013, 22:56
Bom, como o filtro é uma das coisas mais baratas para se trocar numa viatura, comece por isto.
Aproveite e troque o filtro de ar.
Feitas as trocas, rode e dê algumas forçadas na viatura, exigindo giro e alto consumo de combustível.
Depois coloque aqui o resultado.:concordo:
Beleza, Glaicon!! Vou aproveitar e fazer todas as trocas de uma vez, mas o que me intriga é que eu já fiz alguns testes, forçando a viatura nas mesmas circunstâncias das ocorrências, e nada, aí, quando já esqueci, apaga de novo e me pega de surpresa. Bom... Como disse, vou fazer as trocas e seguir as dicas dos amigos, depois posto o resultado.
Grande abraço e obrigado!!

Andrejur
11/10/2013, 23:04
Salve Alex,
Eu também tenho uma XT 2006. Embora o manual recomende a troca do filtro de combustível aos 20.000km, sempre troquei em torno dos 10.000km. Óleo e filtro do motor aos 5.000kms. Filtro de ar é bom observar o estado durante a troca do óleo para decidir se é hora da troca ou simples limpeza.
Use sempre o filtro de combustível original MWM e fuja dos paralelos tipo Tecfil, apesar da grande diferença de preço.
Se ainda não fez, mande limpar o tanque de combustível e observe se não tem sujeira e ferrugem no seu interior, além do gargalo de abastecimento. Pode ser essa uma das causas do seu problema: sujeira/ferrugem no tanque e obstrução da bomba elétrica de combustível.
Depois da adoção dessas medidas, passe a usar o diesel S10 de boa qualidade, pois enferruja menos e funciona melhor.

Abs.


Grato pelo conselho, meu amigo! Mas, 5.000 km é só para o filtro diesel? E as demais trocas, tbm não é indicado com 15.000 km?
Me desculpe a pouca experiência nesse quesito, abraço!!

HERICK
12/10/2013, 05:34
Grato pelo conselho, meu amigo! Mas, 5.000 km é só para o filtro diesel? E as demais trocas, tbm não é indicado com 15.000 km?
Me desculpe a pouca experiência nesse quesito, abraço!!

O óleo do motor e o filtro de óleo eu troco com 5.000kms, filtro de combustível com 10.000kms e filtro de ar eu verifico sempre se estiver sujo eu troco logo, lembrando que já postei à um tempo atrás a diferença de litragem entre o filtro de óleo original MWM e os Paralelos(cabe menos óleo), o teu filtro de combustível tem o sensor de água, portanto também coloque o original! Um forte abraço.

alexterra
12/10/2013, 23:01
Salve Alex,
Eu também tenho uma XT 2006. Embora o manual recomende a troca do filtro de combustível aos 20.000km, sempre troquei em torno dos 10.000km. Óleo e filtro do motor aos 5.000kms. Filtro de ar é bom observar o estado durante a troca do óleo para decidir se é hora da troca ou simples limpeza.
Use sempre o filtro de combustível original MWM e fuja dos paralelos tipo Tecfil, apesar da grande diferença de preço.
Se ainda não fez, mande limpar o tanque de combustível e observe se não tem sujeira e ferrugem no seu interior, além do gargalo de abastecimento. Pode ser essa uma das causas do seu problema: sujeira/ferrugem no tanque e obstrução da bomba elétrica de combustível.
Depois da adoção dessas medidas, passe a usar o diesel S10 de boa qualidade, pois enferruja menos e funciona melhor.

Abs.
Valeu André!! Grandes dicas!! É sempre bom contar com as experiências dos amigos, com certeza aclarou bastante pra mim todas essas questões, já comecei a procurar o filtro original, por enquanto sem sucesso, e tbm vou mandar limpar o tanque, provavelmente deve ser sujeira mesmo.
Abração e obrigado!!

alexterra
12/10/2013, 23:42
O óleo do motor e o filtro de óleo eu troco com 5.000kms, filtro de combustível com 10.000kms e filtro de ar eu verifico sempre se estiver sujo eu troco logo, lembrando que já postei à um tempo atrás a diferença de litragem entre o filtro de óleo original MWM e os Paralelos(cabe menos óleo), o teu filtro de combustível tem o sensor de água, portanto também coloque o original! Um forte abraço.
Meu amigo, obrigado pelas dicas! Tô vendo aí um consenso dos amigos em relação aos km das trocas de óleo e filtros, e tbm do filtro diesel ser sempre original, beleza... Mas, eu rodo muito, uma média de 5.000 km por mês, a minha ultima troca foi inicio de agosto e já tô passando dos 10.000 km das trocas, considerando que fazer a troca do óleo de motor e filtro de óleo td mês vai pesar um pouquinho no bolso, será que é arriscado fechar nos 10.000 km todas as trocas?
Muito grato e abração!!

HERICK
14/10/2013, 06:51
Meu amigo, obrigado pelas dicas! Tô vendo aí um consenso dos amigos em relação aos km das trocas de óleo e filtros, e tbm do filtro diesel ser sempre original, beleza... Mas, eu rodo muito, uma média de 5.000 km por mês, a minha ultima troca foi inicio de agosto e já tô passando dos 10.000 km das trocas, considerando que fazer a troca do óleo de motor e filtro de óleo td mês vai pesar um pouquinho no bolso, será que é arriscado fechar nos 10.000 km todas as trocas?
Muito grato e abração!!
Mesmo rodando os 5.000kms por mês, eu trocaria com 5.000kms com certeza, ainda mais quem roda bastante como você, não esqueça que a Saúde do motor e a sua durabilidade depende muito desses fatores, depois o prejuízo é grande, não arrisque! um forte abraço.:curtir:

alexterra
28/10/2013, 23:28
Salve amigos!! Voltando para agradecer. Fiz todas as trocas, consegui o filtro diesel original MWM, seguindo os conselhos dos amigos. Fiz alguns testes exigindo da viatura nas mesmas circunstâncias anteriores, até agora tudo ok, só tá faltando mesmo é mandar dar uma conferida no tanque de combustível.
Grande abraço a todos!!

HERICK
29/10/2013, 05:30
Salve amigos!! Voltando para agradecer. Fiz todas as trocas, consegui o filtro diesel original MWM, seguindo os conselhos dos amigos. Fiz alguns testes exigindo da viatura nas mesmas circunastâncias anteriores, até agora tudo ok, só tá faltando mesmo é mandar dar uma conferida no tanque de combustível.
Grande abraço a todos!!

Que bom que resolveste o problema! Um forte abraço.:curtir:

Glaicon
29/10/2013, 06:36
Salve amigos!! Voltando para agradecer. Fiz todas as trocas, consegui o filtro diesel original MWM, seguindo os conselhos dos amigos. Fiz alguns testes exigindo da viatura nas mesmas circunstâncias anteriores, até agora tudo ok, só tá faltando mesmo é mandar dar uma conferida no tanque de combustível.
Grande abraço a todos!!
Mais um motivo para o povo se conscientizar pela execução da manutenção preventiva.
Pouco gasto e viatura pronta pra tudo.
Parabéns por dar retorno ao tópico.:concordo:

alexterra
10/02/2014, 19:16
Amigos do fórum, de dois meses pra cá, já aconteceu quatro vezes da minha XT apagar o motor de repente, e sempre que isso aconteceu, observei que foi depois de uma forçada em uma subida mais forte, quando aciono a ignição funciona normalmente, e já aconteceu de funcionar e morrer de novo, aí eu espero um pouco e volta td ao normal. Lembrando que isso aconteceu sempre quando estava usando as primeiras marchas em baixas velocidades, nunca subindo uma serra, por exemplo, numa velocidade superior. A minha XT é uma 2006 motor eletrônico. O que pode ser? Será que tá cortando combustível? Já aconteceu algo parecido com algum amigo?
Abraços a tds!!
Olá amigos!! Em outubro passado havia postado esse problema na minha XT, descobri tbm, que quando se acelerava a VTR parada, segurando por alguns segundos a mais de 3.000 giros, bastava aliviar o pé um pouco pra ela dar umas batidas fortes no motor, (de dar medo) e morrer a máquina. Recebi dicas valiosas dos amigos sobre trocas de óleo, filtros originais e intervalos recomendados, limpeza de tanque etc... Bom... Td mt válido! Segui as recomendações, e cheguei até postar que estava td ok, mas foi por pouco tempo. Pra minha tristeza, quando não esperava deu pane de novo, voltei a estaca zero, levei a VTR numa oficina, o scanner não detectou nada de conclusivo, foi testado a bomba de baixa, normal, pressão boa, levantei a questão de talvez ser um mal contato em algum fio, porque já havia pesquisado em outros fóruns de problemas semelhantes, e, em alguns casos, era fio quebrado dentro dos chicotes, o mecânico disse que seria possível, porque o sistema é bem complexo, ele se protegerá de qualquer anomalia, mas que para isso precisaria de tempo para investigar td, voltei pra casa frustrado.
Mas essa novela teve, enfim, um final feliz!! Outro dia, passando no eletricista amigo meu, que fez um serviço no meu ar condicionado, trocando uma ideia com ele a respeito do problema, apesar dele não ser especialista em motor diesel, ele me chamou a atenção para um pequeno griladinho na parte superior do motor funcionando na lenta, acelerava e sumia o grilado, mas era bem sutil o barulhinho, ele colocou as mãos sobre a moldura preta de lata e OPA!! O motor deu um solavanco, no susto ele tirou as mãos e o motor continuou funcionando, dissemos: Tem coisa errada aí! Novamente colocou as mãos pressionando para baixo, segurou e então?! Matou o motor, deu umas batidas feias dentro do motor e apagou. Tiramos a moldura de lata, e, examinando, verificamos que o fio na saída do plug do bico injetor, (aquele que fica ao lado da tampa do óleo) estava desencapado, de tanto esfregar na moldura de lata, que estava mt próxima, provavelmente, quando se forçava o motor, produzindo mais vibração, ou talvez uma torção, ele era pressionado, daí, a pane. Bom... Isolamos o fio, afastamos mais a moldura de lata, e EUREKA! Problema resolvido em definitivo!! Fiz tds os testes, forçando a VTR em várias situações, que antes, nem pensar, agora td ok! Já estou rodando com a viatura a três semanas, fiz uma viagem ao Rio de Janeiro sem problemas, td normal, graças a Deus!! Cheguei a pensar que talvez pudesse ser a bomba injetora, e a minha é eletrônica, caramba!!
Bem, meus amigos! Descobrimos, meio que por acaso o defeito, me tirando uma grande dor de cabeça. Fica aí a dica pra tds os proprietários dessas VTRs, darem uma checada na moldura preta de lata, ver se não está esfregando nos conectores dos bicos e tbm nos caninhos do diesel, é bom ela estar bem afastada, e o perigo é exatamente naquela dobra inclinada da ponta, um simples apoio nesse local é o suficiente para o empeno da mesma.
Grande abraço a tds!!

gigio 10
10/02/2014, 19:45
Uma vez fiz uma revisáo preventiva , antes de ir pro Atacama. Pedi pro meca limpar o intercooler e ao tirar viu que a tampa roçava nos canos de diesel '; um deles ia furar a qualquer momento.
Motor que vibra muito tem dessas coisas.
Abraços


Olá amigos!! Em outubro passado havia postado esse problema na minha XT, descobri tbm, que quando se acelerava a VTR parada, segurando por alguns segundos a mais de 3.000 giros, bastava aliviar o pé um pouco pra ela dar umas batidas fortes no motor, (de dar medo) e morrer a máquina. Recebi dicas valiosas dos amigos sobre trocas de óleo, filtros originais e intervalos recomendados, limpeza de tanque etc... Bom... Td mt válido! Segui as recomendações, e cheguei até postar que estava td ok, mas foi por pouco tempo. Pra minha tristeza, quando não esperava deu pane de novo, voltei a estaca zero, levei a VTR numa oficina, o scanner não detectou nada de conclusivo, foi testado a bomba de baixa, normal, pressão boa, levantei a questão de talvez ser um mal contato em algum fio, porque já havia pesquisado em outros fóruns de problemas semelhantes, e, em alguns casos, era fio quebrado dentro dos chicotes, o mecânico disse que seria possível, porque o sistema é bem complexo, ele se protegerá de qualquer anomalia, mas que para isso precisaria de tempo para investigar td, voltei pra casa frustrado.
Mas essa novela teve, enfim, um final feliz!! Outro dia, passando no eletricista amigo meu, que fez um serviço no meu ar condicionado, trocando uma ideia com ele a respeito do problema, apesar dele não ser especialista em motor diesel, ele me chamou a atenção para um pequeno griladinho na parte superior do motor funcionando na lenta, acelerava e sumia o grilado, mas era bem sutil o barulhinho, ele colocou as mãos sobre a moldura preta de lata e OPA!! O motor deu um solavanco, no susto ele tirou as mãos e o motor continuou funcionando, dissemos: Tem coisa errada aí! Novamente colocou as mãos pressionando para baixo, segurou e então?! Matou o motor, deu umas batidas feias dentro do motor e apagou. Tiramos a moldura de lata, e, examinando, verificamos que o fio na saída do plug do bico injetor, (aquele que fica ao lado da tampa do óleo) estava desencapado, de tanto esfregar na moldura de lata, que estava mt próxima, provavelmente, quando se forçava o motor, produzindo mais vibração, ou talvez uma torção, ele era pressionado, daí, a pane. Bom... Isolamos o fio, afastamos mais a moldura de lata, e EUREKA! Problema resolvido em definitivo!! Fiz tds os testes, forçando a VTR em várias situações, que antes, nem pensar, agora td ok! Já estou rodando com a viatura a três semanas, fiz uma viagem ao Rio de Janeiro sem problemas, td normal, graças a Deus!! Cheguei a pensar que talvez pudesse ser a bomba injetora, e a minha é eletrônica, caramba!!
Bem, meus amigos! Descobrimos, meio que por acaso o defeito, me tirando uma grande dor de cabeça. Fica aí a dica pra tds os proprietários dessas VTRs, darem uma checada na moldura preta de lata, ver se não está esfregando nos conectores dos bicos e tbm nos caninhos do diesel, é bom ela estar bem afastada, e o perigo é exatamente naquela dobra inclinada da ponta, um simples apoio nesse local é o suficiente para o empeno da mesma.
Grande abraço a tds!!

ferinquefho
12/02/2014, 07:36
Olá amigos!! Em outubro passado havia postado esse problema na minha XT, descobri tbm, que quando se acelerava a VTR parada, segurando por alguns segundos a mais de 3.000 giros, bastava aliviar o pé um pouco pra ela dar umas batidas fortes no motor, (de dar medo) e morrer a máquina. Recebi dicas valiosas dos amigos sobre trocas de óleo, filtros originais e intervalos recomendados, limpeza de tanque etc... Bom... Td mt válido! Segui as recomendações, e cheguei até postar que estava td ok, mas foi por pouco tempo. Pra minha tristeza, quando não esperava deu pane de novo, voltei a estaca zero, levei a VTR numa oficina, o scanner não detectou nada de conclusivo, foi testado a bomba de baixa, normal, pressão boa, levantei a questão de talvez ser um mal contato em algum fio, porque já havia pesquisado em outros fóruns de problemas semelhantes, e, em alguns casos, era fio quebrado dentro dos chicotes, o mecânico disse que seria possível, porque o sistema é bem complexo, ele se protegerá de qualquer anomalia, mas que para isso precisaria de tempo para investigar td, voltei pra casa frustrado.
Mas essa novela teve, enfim, um final feliz!! Outro dia, passando no eletricista amigo meu, que fez um serviço no meu ar condicionado, trocando uma ideia com ele a respeito do problema, apesar dele não ser especialista em motor diesel, ele me chamou a atenção para um pequeno griladinho na parte superior do motor funcionando na lenta, acelerava e sumia o grilado, mas era bem sutil o barulhinho, ele colocou as mãos sobre a moldura preta de lata e OPA!! O motor deu um solavanco, no susto ele tirou as mãos e o motor continuou funcionando, dissemos: Tem coisa errada aí! Novamente colocou as mãos pressionando para baixo, segurou e então?! Matou o motor, deu umas batidas feias dentro do motor e apagou. Tiramos a moldura de lata, e, examinando, verificamos que o fio na saída do plug do bico injetor, (aquele que fica ao lado da tampa do óleo) estava desencapado, de tanto esfregar na moldura de lata, que estava mt próxima, provavelmente, quando se forçava o motor, produzindo mais vibração, ou talvez uma torção, ele era pressionado, daí, a pane. Bom... Isolamos o fio, afastamos mais a moldura de lata, e EUREKA! Problema resolvido em definitivo!! Fiz tds os testes, forçando a VTR em várias situações, que antes, nem pensar, agora td ok! Já estou rodando com a viatura a três semanas, fiz uma viagem ao Rio de Janeiro sem problemas, td normal, graças a Deus!! Cheguei a pensar que talvez pudesse ser a bomba injetora, e a minha é eletrônica, caramba!!
Bem, meus amigos! Descobrimos, meio que por acaso o defeito, me tirando uma grande dor de cabeça. Fica aí a dica pra tds os proprietários dessas VTRs, darem uma checada na moldura preta de lata, ver se não está esfregando nos conectores dos bicos e tbm nos caninhos do diesel, é bom ela estar bem afastada, e o perigo é exatamente naquela dobra inclinada da ponta, um simples apoio nesse local é o suficiente para o empeno da mesma.
Grande abraço a tds!!



Essas dicas valem OURO!!!! Valew ALE!!!

krupeczak
24/04/2014, 15:42
Valeu André!! Grandes dicas!! É sempre bom contar com as experiências dos amigos, com certeza aclarou bastante pra mim todas essas questões, já comecei a procurar o filtro original, por enquanto sem sucesso, e tbm vou mandar limpar o tanque, provavelmente deve ser sujeira mesmo.
Abração e obrigado!!

a minha e 2006 peguei recentemente ta com 35mil KM apresentou este defeito ate entupir de vez a bomba de baixa em baixo no chassi proximo banco do carona. ai parou de vex, resultado ao tirar o filtro de combustivel ja se via a ferrugem, a bomba idem no tanque e boia so corrosão to mandando limpar e passar resina dizem que funciona, vamo ve.

alexterra
25/04/2014, 19:20
Rapaz!! 2006 com 35 mil km rodados? Se os km são reais, essa vtr ficou mt tempo parada, daí um grande motivo pra corrosão no tanque, a dica é dar uma boa revisão na vtr.
Abração!!

HERICK
26/04/2014, 05:24
Rapaz!! 2006 com 35 mil km rodados? Se os km são reais, essa vtr ficou mt tempo parada, daí um grande motivo pra corrosão no tanque, a dica é dar uma boa revisão na vtr.
Abração!!

Os calcanhares de Aquiles são o VM e o tanque de ferro, acho que o amigo esqueceu de colocar o número 1 na frente dos 35 mil kms hehehheehe, bom tudo é possível!

NMiller
29/04/2014, 08:42
Bom dia!
A minha XTerra 2005/06 eletrônica estava apagando o motor quando exigida, por exemplo, em subidas principalmente com velocidades altas....Tipo subindo uma serra a +ou - 80Km/h....pisava fundo e repentinamente acendia a luz no painel e apagava.
Fiz as trocas de todos os filtros, da peneirinha da bomba mais a limpeza do tanque e bomba elétrica, o carro melhorou muito, mas o problema persistia. apagando quando exigida em subidas
Daí o mecânico, partiu para segunda suspeita e bingo! Excesso de pressão na turbina!! Por segurança o motor apaga para para não sofrer maiores danos.
Depois dessa revisão geral a X ficou show! Parece outro veículo!
Motor trabalha mais leve! Parece que ficou até mais solta!
Espero ter contribuído com o tópico. :concordo:

HERICK
30/04/2014, 05:14
Bom dia!
A minha XTerra 2005/06 eletrônica estava apagando o motor quando exigida, por exemplo, em subidas principalmente com velocidades altas....Tipo subindo uma serra a +ou - 80Km/h....pisava fundo e repentinamente acendia a luz no painel e apagava.
Fiz as trocas de todos os filtros, da peneirinha da bomba mais a limpeza do tanque e bomba elétrica, o carro melhorou muito, mas o problema persistia. apagando quando exigida em subidas
Daí o mecânico, partiu para segunda suspeita e bingo! Excesso de pressão na turbina!! Por segurança o motor apaga para para não sofrer maiores danos.
Depois dessa revisão geral a X ficou show! Parece outro veículo!
Motor trabalha mais leve! Parece que ficou até mais solta!
Espero ter contribuído com o tópico. :concordo:
Interessante o seu relato, como foi descoberto esse excesso de pressão no Turbo? A VTR tinha sido chipada? Acredito que seja a dúvida de vários amigos foristas ok! Não me leve à mal, forte abraço.

NMiller
30/04/2014, 09:01
Bom dia Herick,
Fomos eliminando as possíveis causas....Após a revisão geral (troca de todos os filtros, limpeza da bomba elétrica, limpeza do tanque e scaner do carro para verificação de cada problema que o aparelinho apontava, foram muitos) fizemos testes com o carro.
Pisei fundo em áreas planas e retas.... sem problema. Mas quando pegava uma rampa e exigia o veículo, apagava. Até a parte elétrica verifiquei para tentar achar algum cabo quebrado.... e ponto do motor!
O mecânico, muito experiente por sinal me relatou que já havia sofrido com uma S10 (mesma mecânica da X) anteriormente, disse que a S10 em arrancadas apagava e foi um custo para detectarem o problema.
Na minha viatura fomos eliminando as variáveis ele chegou a este diagnóstico. Disse ainda que a turbina estava original e o carro não foi "chipado", era difícil ocorrer este problema, mas que poderia sim ter este excesso de pressão... e o motor apagando para preservar de possíveis danos.
Era estranho mesmo, lembro que logo que apagava eu esperava um pouco (alguns min.) dava a partida e pegava normalmente. Saia tranquilo!
Bom, problema resolvido, viatura zerada! Ficou outro carro!
Agora preciso de amortecedores e um jogo de pneu. Alguma dica?
Abraços.

HERICK
01/05/2014, 09:26
Bom dia Herick,
Fomos eliminando as possíveis causas....Após a revisão geral (troca de todos os filtros, limpeza da bomba elétrica, limpeza do tanque e scaner do carro para verificação de cada problema que o aparelinho apontava, foram muitos) fizemos testes com o carro.
Pisei fundo em áreas planas e retas.... sem problema. Mas quando pegava uma rampa e exigia o veículo, apagava. Até a parte elétrica verifiquei para tentar achar algum cabo quebrado.... e ponto do motor!
O mecânico, muito experiente por sinal me relatou que já havia sofrido com uma S10 (mesma mecânica da X) anteriormente, disse que a S10 em arrancadas apagava e foi um custo para detectarem o problema.
Na minha viatura fomos eliminando as variáveis ele chegou a este diagnóstico. Disse ainda que a turbina estava original e o carro não foi "chipado", era difícil ocorrer este problema, mas que poderia sim ter este excesso de pressão... e o motor apagando para preservar de possíveis danos.
Era estranho mesmo, lembro que logo que apagava eu esperava um pouco (alguns min.) dava a partida e pegava normalmente. Saia tranquilo!
Bom, problema resolvido, viatura zerada! Ficou outro carro!
Agora preciso de amortecedores e um jogo de pneu. Alguma dica?
Abraços.

No ML tem opções de amortecedores, dê uma checada, um forte abraço.