PDA

Ver Versão Completa : contrabalanço l200 outdoor 2009 quebrado duas vezes

Marcelo Renan
08/10/2013, 23:47
pessoal, nao entendo nada de mecanica. tenho uma hpe 2009 outdoor com 90 mil km. faço todas as revisoes em dia. uso mais na cidade, mas as vezes pego um barro ou trilha. ja fiz viagens longas ate cuiaba e voltei (4000 km) sem problemas. ha um mes fiz a revisao de 90 mil. duas semanas depois o carro teve que ser guinchado pois quebrou uma polia e o contrabalanço do motor, vazando todo o oleo do motor. substituí as peças e uma semana depois o contrabalanço quebrou de novo vazando o oleo outra vez. o mecanico sugeriu anular o contrabalanço removendo a correia e que isso nao afetaria o motor. caso contrario teria que abrir o motor e fazer retifica.
pergunto o que poderia levar a quebra do contrabalanço e se de fato anular o seu funcionamento nao afeta o motor.
po mecanico acha que a peça esta esquentando e quebrando. ela quebra perto da polia.

uvantuil
10/10/2013, 14:07
Passando para acompanhar respostas...

Rbastos
10/10/2013, 14:21
Acompanhando

Gilvan.BA
10/10/2013, 14:39
Também acompanhando

drosssor51
10/10/2013, 15:16
Oi Marcelo.... O que você chama de contrabalanço.?
Sei que nas L200 4d56... quebra muito o parafuso que fixa a polia no virabrequin...

Abç

Marcelo Renan
11/10/2013, 09:55
O pessoal da mit aqui chama de eixo do balancim

Marcelo Renan
11/10/2013, 09:56
É a peça que diminui a vibração do motor.

Rbastos
11/10/2013, 10:30
Amigos,

Segue imagem do eixo balanceador da L200 e as peças que compõem o sistema.
434618

Marcelo-HPE
11/10/2013, 12:50
A 1° vez que quebrou pode ser por folga no parafuso da polia , ou desgaste nos mancais do eixo, agora a 2° , com certeza foi erro de montagem , pode ter sido montado forçado, ou tensionado demais pela correia.
abs.

Marcelo-HPE
11/10/2013, 12:53
Se tiver algum CEFET ou Senai na sua cidade , pegue o eixo quebrado e leve para algum professor do curso de mecânica industrial que ele vai dizer pela fratura , qual o esforço que sofreu o eixo.
abs.

drosssor51
11/10/2013, 15:07
Rapaz... isso ai não é comum quebrar na L200.... (pelo menos que eu saiba)...
Como é um balanceador... se estiver fora do ponto, quebra mesmo.. da ressonância a uma certa rotação.

Com certeza não deve ser retirado do motor...!

abç

Imperador!
14/10/2013, 09:40
Concordo que não deve ser retirado também. Teu motor vai vibrar mais que trator antigo...
A primeira quebra muito provavelmente foi problema na polia do vira ou nos parafusos que fixam; a segunda o provável que tenham tensionado demais a correia dentada. Eu faria o serviço uma terceira vez com outro mecânico.

Neto1
14/10/2013, 10:04
Todo motor de 4 cilindros em linha tem uma vibração de segunda ordem cuja amplitude cresce com o quadrado da rotação.
Por exemplo, com o motor em 600 rpm você terá uma vibração de 20 hertz e amplitude Y. A 2400 rpm a vibração será de 80 hertz e a amplitude agora será de 8Y.

É por isto que os eixos giram ao dobro da rotação do motor. Você pode não perceber mas ao longo do tempo a retirada dos eixos balanceadores provocará sérios danos a componentes importantes e principalmente aos coxins do motor.

Marcelo Renan
17/10/2013, 21:35
Pessoal, obrigado pelas respostas. O carro foi montado com o eixo soldado e sem a correia para cortar o funcionamento. O motor funciona com pouca vibração mas senti que ficou mais fraco pouca coisa. Quando em alta ficou com um barulho mais grave. Deve ser ressonância da vibração. Vou aceitar a sugestão de trocar a peça em outra oficina.

Xandão
18/10/2013, 07:55
A minha HPE 2006 tb está sem o eixo, como tenho uma 2000 (8 amortecedores), q vibra bastante, não achei absurda a vibração, e olhando no motor não chega a trepidar a ponto de quebrar coxins. Esse problema é comum nas L200, mta gente sente ela fraca e o problema está ai, a minha estava direto no bloco do motor já, ovalizando o mesmo e sem direito a retífica mais, um bloco custa de R$7.500,00(desmanche) a R$11.000,00 (Mitsubishi), fora mão de obra e carro parado. Alguém sabe sobre aquela velha história do recall branco ? Era isso por acaso, troca dos casquilhos do eixo balanceador ?

uvantuil
18/10/2013, 08:05
a vibração já foi a fonte de vários aviões perderem suas asas durante voo, pois a ressonância e vibração do motores atingiam o ponto de causar o corte das asas...
eu buscaria a fonte do eixo estar quebrando pela segunda vez, terceira.. e por ae vai, e tentaria solucionar o causador da quebra... para nao passar a outro ponto mais critico a função "fusivel".

eliton marcio
14/08/2014, 23:26
A minha HPE 2006 tb está sem o eixo, como tenho uma 2000 (8 amortecedores), q vibra bastante, não achei absurda a vibração, e olhando no motor não chega a trepidar a ponto de quebrar coxins. Esse problema é comum nas L200, mta gente sente ela fraca e o problema está ai, a minha estava direto no bloco do motor já, ovalizando o mesmo e sem direito a retífica mais, um bloco custa de R$7.500,00(desmanche) a R$11.000,00 (Mitsubishi), fora mão de obra e carro parado. Alguém sabe sobre aquela velha história do recall branco ? Era isso por acaso, troca dos casquilhos do eixo balanceador ?

Xandão, como ficou a sua com o decorrer do tempo? O mecânico aqui quer fazer esse isolamento no meu, mas estou em dúvida. Fica bom? Se puder dar mais informações.... Grato

Junior-L200Power
15/08/2014, 10:38
A minha está sem a correia do balanceiro...e vibra um pouco mesmo!!
Mas aqui na cidade eu conheço poucas qe usam essa correia, pois ela costuma se soltar e enroscar na Correia Dentada...daí o dano ao motor é muito maior!!
Então pra ter uma "certa segurança", maioria dos donos estão optando por rodar sem a correia do balanceador!!

Abraço!!

Lucas.PantaleaoGLS
15/08/2014, 10:44
Provavelmente o esticador da correia dentada está quebrando a mola "tensor", e não é perceptível devido a movimentação do carro, ocasionando assim o expulsamento da correia dentada, fazendo com que o carro saia do ponto em movimento e quebra o balanço. Já chegou a quebrar alguma vez algum comando de válvula?

-O caso da retífica é porque o carro saiu do ponto, ferindo várias peças.

-Não tem problema da correia ser muito tencionada, já troquei duas vezes e o correto é tensiona-la.

-Não retire a correia, pois não existe malefício algum para com o motor, muito pelo contrario, só é benéfico, deixe funcionando, com certeza daqui uns tempos com o motor trabalhando com trepidações vai ocorrer folga nos parafusos e até mesmo desgastes de componente móveis "a lógica é essa", eu não aconselho a retirada pois isso não traz vantagem nenhuma e ninguém aqui estudou anos para que crie esse sistema.

-Um exemplo, balanceamento das rodas, retirem o cumbo das rodas e façam uma experiencia, todo o seu carro vai afrouxar e começar a bater tudo, isso é um princípio da Física, foi criado com uma finalidade.

ATT: Lucas.

ALEXANDREO
21/11/2014, 17:07
Boa aos amigos do fórum, tava meio sumido, sem 4x4, mas acabo de adquirir uma Pajero 2.5 HPE Sport 2007 de um conhecido com o motor aberto e vou faze-lo completamente, haja coragem, e já me deparei com a questão do eixo balanceador onde descobri a retífica SADY em Sampa que faz o serviço de "roletagem" do eixo, ou seja, instala um rolamento no local da bucha e parece que resolve 100% do problema, mas te causa outro inconveniente, desta vez financeiro, já que o serviço fica por 900 dilmas por eixo!!!?
A solução me parece definitiva e de confiança portanto devo enviar o meu bloco para este serviço e aproveitar para fazer o trabalho de cilindro, usinagem/encamisamento, tolerância das bielas etc...
Segue ai a dica.

Grande abraço a todos
Alexandre

de_correa
22/11/2014, 16:21
Intao pessoal tive num meca mit e perguntei sobre esses balanceiros que da mas problema nas sport e menos comun na nas antigas e na opniao dele e devido banho quimico dado bloco as buchas nao sao retiradas ou nao saem nao sei como é ai afeta tratamento que elas tem ai começa esse problemas esse roletamento ja foi tentado mas segundo ele pode ficar vazemento nos retentore devido vibraçao, e nem resolver o ideal seria rolamentos conicos mas, nao sei pessoalmente nao analizei este bloco como poderia ser feita attençao isso sao somente impressoes e servicos que foram feitos e nao deram certo nao quer dizer que nao dara analizem bem entendam o funcionamento do balanceira ai sim mexam graças a minha ja 94 fez motor mas nunca tive esse problema ...

moraisdf
22/11/2014, 20:38
Ele tem ponto de montagem e por garantia um aperto dentro do especificado com um pouco de trava rosca pode resolver de vez.

moraisdf
22/11/2014, 20:44
Mais uma coisa no projeto original são buchas se as os banlanceiros estão com folga sugiro troca os mesmo por nos novos e quanto ao esticar a correia esta é feita pela ajuda de um tensor, se precisar tenho manual técnico da própria montadora e não se esqueça original neste caso é bem melhor, pois a picape por esse motivo não lhe dará surpresas.

ALEXANDREO
23/11/2014, 20:26
Parece que estou com sorte a retifica informou que a folga das buchas do balanceador estão dentro do previsto então vou deixar como está a mandar ver na retifica do motor, espero que os caras saibam medir essa folga direito. Vamo que vamo vou encamisar e por pistões e anéis novos standard, o virabrequim também zero, bomba de óleo idem, vamos torcer pra dar tudo certo, vou aproveitar para fazer um radiador de três colmeias pra não dar sorte pro azar.
Vou postando a minha saga que deve ser a de muitos outros....

Abração a todos

de_correa
24/11/2014, 00:43
Tente deixar a projeção pistões e junta cabeçote vamos dizer assim stander como normalmente sai de fabrica éo cabeçote e novo ou já tem mas de um passe? No final regule bomba bicos e o nao esqueca ponto tbm interfere nessa historia de aquecimento ok boa sorte!!!!

ALEXANDREO
24/11/2014, 10:20
O cabeçote e novo, foi trocado uns 1500km antes de dar o problema com o filtro de óleo, vou deixar tudo stander e com certeza após montado vou dar um gral na bomba/bicos.

jackalbr
24/11/2014, 15:51
Bom dia Alexandre!

Gostaria de ter visto seus post antes de você iniciar a empreitada!

Se não tivesse começado, ia te dar o melhor conselho do mundo, troca o motor a cambio por um 4M41 da Triton!

Garanto que no final das contas sairia mais barato e mais garantido!

Vamos aos seus pontos OK!

Eu já roletei um bloco e após 3 mil KM o rolamento travou, quebrou a correia que arrancou a dentada e atropelou válvulas!

Foi a maior guerra com a retifica (que me cobrou apenas 2 mil por roletar o bloco). e no final acabei assumindo boa parte do prejuízo como as válvulas novas, juntas mão de obra do mecânico e etc...

E depois de todos os problemas resolvidos e muito (uns 14 mil) gasto, eu continuava a ter o 4D56 bomba relógio em baixo do capô!

Sem duvidas foi o pior carro que eu já tive!

Vou deixar duas dicas para economizar seu dinheiro nessa retifica!

A Junta original vendida nas concessionarias Mit são da Sabó! na MIT custa 400 reais, e em qualquer loja que venda sabó custa 30 reais! (pode colocar as duas uma do lado da outra, verá que é a mesma peça!

Radiador! Assim como o motor todo, o radiador é um problema nesse carro! Não deixe-o como esta! já que esta fazendo o motor, no minimo, mande limpar, varetar e etc, nisso vai gastar uns 400 reais.

Se quiser alguma dica e trocar uma ideia estou a disposição.

ALEXANDREO
24/11/2014, 18:27
Jackalbr, obrigadão pelas dicas, até pensei em trocar de motor, mas por ser automática dei uma desanimada no casamento motor/cambio, ou na possibilidade de ter que trocar os dois. A questão de roletar o balanceiro já esta superada, uma vez que a folga esta dentro do previsto, e quanto ao radiador estou realmente pensando em fazer um de três colmeias para dar um folego extra nos aquecimentos.

Ainda no quesito refrigeração pretendo cotar o prejuízo de uma hélice de 11 pás juntamente com o acoplamento viscoso, so por garantia.

No mais e só rezar para ver no que vai dar....

Abração

Evenilton
29/11/2016, 18:47
Pessoal estou trocando as correias da minha L200 e me deparei que o antigo dono não colocou a correia dos balanceadores, resolvi desmontar a tampa lateral para ver oque houve e por surpresa o balanceador lado direito esta quebrado, ou seja alguem cerrou no meio e deixou sem a correia, onde fica a bucha esta muito desgastado. Pessoal se eu deixar sem os eixos? Estou rodando com o carro ha uns 7 meses desde que comprei e nunca senti vibração.

lincolnjb
29/11/2016, 21:33
Pessoal estou trocando as correias da minha L200 e me deparei que o antigo dono não colocou a correia dos balanceadores, resolvi desmontar a tampa lateral para ver oque houve e por surpresa o balanceador lado direito esta quebrado, ou seja alguem cerrou no meio e deixou sem a correia, onde fica a bucha esta muito desgastado. Pessoal se eu deixar sem os eixos? Estou rodando com o carro ha uns 7 meses desde que comprei e nunca senti vibração.

Evenilton......Os eixos balanceadores foram desenvolvidos para reduzir a vibração excessiva dos motores a DIESEL.
Você pode ate não estar sentindo a vibração mas ela existe e vai aos poucos afetar os coxins do motor/caixa até chegar nos batentes da carroceria. Mas antes de chegar na carroceria você vai se deparar com uma quantidade enorme de parafusos "desaparecidos" além de partes internas do veículo batendo e chacoalhando.

Existem casos onde a correia dentada destes balancins se rompe e o usuário do veículo nem percebe (a vibração acaba não sendo percebida pois os coxins a absorvem antes que ela chegue no interior do veículo) ... em outros casos esta correia se rompe e é mastigada pela correia dentada principal provocando um BANZÉ em todo o motor.

Importante ainda citar que os balancins também possuem um ponto. Se o mecânico for calça curta e colocar fora do ponto ele vai provocar um desgaste prematuro das buchas e a quebra do eixo.

Se conselho fosse bom ninguem dava de graça né??? Mas siga os conselhos de vários colegas deste forum: Mantenha os eixos balanceadores funcionando.... vai ficar mais barato!!

Abraços