Ver Versão Completa : clark 240v com t case jpx
URSO 4X4
08/10/2013, 23:22
Amigos tive alguns problemas com a ligação entre as duas caixas,depois de ter quebrado duas vezes,sem muito esforço.
Procurei soluções e sô achei as adaptações do VALMISURGE e ROGER NUNES,as que se me faziam inviáveis pois deveria refazer meio jipe,então tentei aprimorar minha ideia inicial de 2010.
e acho que consegui,se alguém quiser opinar,criticar,etc sejam bemvindos
URSO 4X4
17/10/2013, 12:59
serviço terminado e testado ficou otimo435417435418435419435420435421
URSO 4X4
17/10/2013, 13:05
maiees fotos435422435423435424435425435426
URSO 4X4
17/10/2013, 15:09
Criticas serão bem vindas para poder aprimorar ainda mais,obrigado
guilhermeabreu
18/10/2013, 12:11
Parabens , muito bonito o final , agora só resta o tempo passar para ver a durabilidade .
Forte abraço
Marcelo Cunha
18/10/2013, 19:28
Gostei do trabalho e daria como sugestão, caso não tenha sido realizado ainda, o balanceamento do eixo de adaptação.
Evitar vibrações pode previnir quebras.
Parabéns grande abraço.
URSO 4X4
18/10/2013, 23:50
Obrigado DR,vamos a esperar e por enquanto pé na tábua,kkkkkkkkkk
FELIZ DIA DOC
URSO 4X4
18/10/2013, 23:57
Marcelo,balancear não balancei,más alinhei as trés peças no torno.acredito que esta vez vai,hoje toquei pê na tábua aprox 110 ou 120,pois ainda no coloquei o velocímetro,2200 rpm em quinta 1x1,e se comportou muito bem,sem tremedeira,,amanha vai para areia,vamo q vamo
URso,
Uso a um bom tempo a adaptação.. desde que comprei o carro que ja vinha com ela desde 2005..
O que foi feito no meu foi o corte da engrenagem e a solda da luva da engrenagem da caixa do engesa na engrenagem da caixa do jpx.. ai fica junta a tcase e o cambio.. deixando mais curto..
Nunca tive problemas..
Abraços,
URSO 4X4
19/10/2013, 12:09
MaGao
Quando pensei nesta adaptação em 09/10 aprox,pensei na possibilidade de fazer igual a tua,mais ergonomicamente falando as alavancas da reduzida ficavam muito proximo ao painel,estou falando num JAVALI.
Por isso decidi fazer assim,as quebras inicias foram por incompetência dos torneiros envolvidos,na hora que vc leva o serviço os caras dizem que a solda deles nunca quebrou,quando vc volta e comenta o acontecido,a desculpa e que adaptação não tem como ficar bom etc,etc,agora no começo para pegar a grana não tem adaptação não tem nada,e que se ferra?monta desmonta e quebra cabeça?
Esta vez levei numa metalúrgica onde ja fiz engrenagens anteriormente,e os caras soldarão e fizeram o serviço de alinhamento,e quer saber foi quase o preço dos torneiros,não levei antes porque esta a 150 km de casa.
Mais como tudo e experiencia nessa vida,e eu pelo jeito não aprendo pois estou calejado nos meus 47,e mesmo assim cometo essas burrices por amizade ou sei la o que,pago caro pela teimosia.
Bom valeu o desabafo um abraço e muita areia e dunas para nois ja que estamos na praia.
Urso,
Entendo.. mais ficou interesante.. se não aparecer quebras também é uma opção..
Agora pq tcase de JPX? eu sofro um pouco com ela em peças de reposição.. acho que tenho umas 3 tcases dessas.. quando vai aparecendo vou comprando para na hora que precisar não ficar sem..
uma otima solução seria a tcase da hilux de engrenagens.. o Marcel da MKRawler faz a flange pro 240v igual o Lucas Nassif usou no Marrua dele..
e a boa que é resistente e vc acha peça...
Estou tentando por no meu mais o engesa Fase1 é pequeno ta ficando complicado por.. to estudando a troca do cambio também para ver se cabe..
Abraços,
URSO 4X4
19/10/2013, 18:34
optei pela do jpx,por questão econômica mesmo na época paguei quinhentão por ela,a da toyota e muito cara,se quebrar alguma coisa,o que acho difícil,já que tive uma pick up jpx e achei a reduzida excelente,no último dos casos tenho a original do java.
Marcelo Cunha
19/10/2013, 20:47
Marcelo,balancear não balancei,más alinhei as trés peças no torno.acredito que esta vez vai,hoje toquei pê na tábua aprox 110 ou 120,pois ainda no coloquei o velocímetro,2200 rpm em quinta 1x1,e se comportou muito bem,sem tremedeira,,amanha vai para areia,vamo q vamo
Boa noite Urso, boa sorte na areia e nos diga qual foi o resultado da brincadeira.
:pipoca:
guilhermeabreu
20/10/2013, 20:04
Obrigado DR,vamos a esperar e por enquanto pé na tábua,kkkkkkkkkk
FELIZ DIA DOC
URSO4X4
Obrigado pelo meu dia e comemorei bonito em PARATY-RJ pois juntamos 25 colegas de turma no encontro dos 35 anos de formado , tive um final de semana pra não botar defeito .
FORTE ABRAÇO
URSO 4X4
21/10/2013, 00:11
que DEUS permita que o sr festeje mais 35 anos assim.
URSO 4X4
21/10/2013, 00:14
ate agora tudo perfeito,vamos a castigar ele mais para ver o que acontece,mais notei nesta última montagem o rodar macio e bom,tenho fe e sobre tudo convicção que esta tudo certo,um abraço[/QUOTE]
Marcelo Cunha
21/10/2013, 09:40
Que boas notícias Urso 4x4, fico na torcida e mantenha-nos informados.
Boa semana a todos.
URSO 4X4
21/10/2013, 17:41
Pessoal
Hoje desmontei para verificar se tudo estava em ordem,e percebi que os parafusos da bolacha estavam quase caindo,só tinha um apertado ainda.
Cheguei a conclusão de que se afrouxaram por dois motivos não coloquei trava química nem arruela de pressão e desconfio que não tenha apertado o suficiente.
Comprei seis Allen coloquei arruela de pressão e plana trava química médio torque,e apertei com 3 kgfm.
Notei que a saída do cambio gira não sentido contrario ao aperto,pensei em fazer uma(uruguaia),dar um ponto de solda na sobra da rosca,o dia que tenha que desmontar,espero que seja daqui a vinte anos,passo a esmeriladeira.
Se não vou ficar sempre na duvida se afrouxa ou não,o aceso não e dos mais fáceis,tenho que tirar bancos e tampa do cambio.
Então vou fazer a uruguaia para GARANTIR.
minha duvida e, kombi,santana,gol etc gira no sentido contrario ao do aperto,ou não?quer dizer que se os alemães desenha rom assim não era necessário rosca esquerda,agora no meu caso vou fazer isso,na ranger a bolacha do cardam aperta normal idem o omega,para não ter duvida ponto de solda neles,não gosto de essas alternativas,nesse caso acho inevitável,um abraço
Marcelo Cunha
21/10/2013, 20:00
Urso tenta rosca esquerda primeiro, coloca as arruelas de pressão e a trava química, o trabalho realizado até aqui merece!:curtir:
URSO 4X4
21/10/2013, 23:18
vou testar com trava química e arruelas de pressão;castigo ele e verifico se afrouxa desmonto tudo e rosa esquerda.
um abrazo
URSO 4X4
24/10/2013, 20:23
teste realizado e TUDO OK,desmontei verifiquei e tudo nos conformes,agora resta esperar no uso continuo,o tempo determinará o sucesso ou não do serviço,obrigado e um abraço a todos
URSO 4X4
26/10/2013, 22:23
hoje fiz uma trilha de areia e muita água,muitos alagados,tudo correu bem,foi serviço pesado,vamo q vamo,agora estou super confiante,um abraço a todos
valmirzuge
09/12/2013, 10:48
Urso, que bom que temos mais um alternativa de adaptação da tcase jpx.
Tome cuidado especial para não haver oscilação entre o cambio e a tcase, o conjunto precisa ficar bem alinhado e firme.
Andei com meu o ano inteiro, e olha que foram muitas trilhas, quase todo final de semana, nao precisei mexer no cambio/tcase nenhuma vez desde que colocamos no inicio do ano, estou muito contente, tomara que continue assim.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/107324-chegou-meu-primeiro-engesa-e-agora-7.html
URSO 4X4
11/12/2013, 21:35
eu acho que temos mais uma opção,porque ja fiz testes e mais teste e bem aguentando,enquanto a teu jipe meus parabéns ele esta excelente.
Urso, que bom que temos mais um alternativa de adaptação da tcase jpx.
Tome cuidado especial para não haver oscilação entre o cambio e a tcase, o conjunto precisa ficar bem alinhado e firme.
Andei com meu o ano inteiro, e olha que foram muitas trilhas, quase todo final de semana, nao precisei mexer no cambio/tcase nenhuma vez desde que colocamos no inicio do ano, estou muito contente, tomara que continue assim.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/107324-chegou-meu-primeiro-engesa-e-agora-7.html
Edintruder
24/12/2013, 12:08
Um detalhe importante, se quebrar de novo tens que colocar 2 homocinéticas formando um "cardã" curtinho, pois qualquer desalinhamento mínimo vai forçar lateralmente os eixos das caixas. Mas assim como está já reduz muito os problemas futuros.
URSO 4X4
25/12/2013, 16:21
ate agora esta funcionando perfeito,para colocar outro deslizante a junção vai ficar com menos de 5 cm,espero ter resolvido o problema definitivamente,mais se a lei da física mostrar que estou errado,adotarei o teu conselho,obrigado,e aproveitando para desejar um feliz ano novo a todos.
Um detalhe importante, se quebrar de novo tens que colocar 2 homocinéticas formando um "cardã" curtinho, pois qualquer desalinhamento mínimo vai forçar lateralmente os eixos das caixas. Mas assim como está já reduz muito os problemas futuros.