Ver Versão Completa : Motor perkins
Rogério Fernandes
07/11/2005, 10:50
Amigos, peço ajuda para identificar o motor da foto, parece que era usado nas rural da decada de 60. Preciso identificar pois, estou a procura da capa de embreagem deste motor.
Agradeço a quem puder me ajudar.
Abcs,
Rogério.
Cara eu acho que esse é o "perquinho" muito conhecido pelo pessoal aqui do fórum.Se não me engano modelo 4203.Como eu queria encontrar um motorzinho desses...Barulhento,mas econômico.
Rogério Fernandes
07/11/2005, 11:27
Amigo, to com este motor e meu problema é que to sem a capa seca. Vou coloca-lo numa F100 antiga, recorri a vc´s por que ja vi que aqui circula todo tipo de motor. Se não conseguir a capa seca vou desistir apesar de já terem me dito que este motor é robusto e muito economico, funciona em baixas rotações. To pensando até em trocar por um 4236.
Obrigado pela ajuda.
Se mais alguém puder me fornecer mais informações eu agradeço e se alguém tiver o manual técnico de peças dele seria ótimo.
Abcs
Rogério
Ah,aproveitando será que vc consegue descobrir o peso dele,já que está desmontado?Isso seria uma informação valiosa para o pessoal aqui do fórum!Acho que vc pode adptar uma capa seca de outro motor.Com um bom mserviço de torneiro vc faz milagre!E aproveite e use um conjunto de embreagem `fácil de achar e barato.Entretanto se quiser desfazer do motor me avise,pois me interesso,estou na dúvida entre colocar gás natural e um motor diesel desses!
aBRAÇO
Rogério Fernandes
07/11/2005, 13:50
Caro Zepi, se não conseguir a original, vou apelar para esta solução. Preciso arrumar a capa , para colocar o motor de arranque e testar o motor. Sei que não esta travado, mas ainda não consegui ligar ele. Se resolver vender te falo.
Abcs,
Rogério.
Benê Sernaglia
08/11/2005, 16:50
Rogério,
Esse é o perkins 4203 mesmo, eu tinha comprado um desses para colocar na minha F75, so que o carter do motor é quadradão e ia pegar no diferencial dianteiro tive que arrumar outro motor, no seu caso acho que não ter problema a F100 é tração traseira .. de qualquer forma é bom verificar se o carter não vai raspar em nada.
Na época eu pesquisei esse motor, o que tem o carter quadrdão (ferro fundido) é a versão agrícola e tem outro com o carter de lata a serie veicular, muito provável que o seu seja o agrícola, o qual a bomba injetora é um pouco diferente.
veja as fotos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/f9cb480ff0cf7be899e8fdb0883b66a4.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/2e8249d5d2a906431897e3ec33279dee.jpg
Acabei pegando um outro motor para adaptar, o Nissan 2.7 diesel
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/727cb90b9662b8a0058efda7a206260f.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/974f9e3cdc09a407a9eb5d8a5d898ea6.jpg
tem mais algumas fotos no meu album.
Zepi, eu acho que sei quem tem um motor desse.
falow
Benê,
Cara me consegue mais informações sobre esse motor!
Louco por um motor diesel forte e tartaruga :lol: :pensativo: :pensativo:
Abraços
Benê, a colocação desse motor no cofre de uma Rural, exige um SPOA. Foi o que fiz na minha, e ficou muito bom. Você tem razão quanto ao diferencial dianteiro. O carter encosta nele, caso não se altere nada.
Esse motor para ser usado no dia a dia e no trabalho pesado é fantástico, pois é muuuito econômico e extremamente robusto. Não serve p/ competições ou p/ condução esportiva. O carro deverá ser conduzido como caminhão, respeitando o regime de rotações desse motor, que é bem baixa.
Não turbine esse propulsor. Sua contrução não permite serviço em regimes mais elevados de rotação. Mancais, bielas, pistões, tipo de comando, peso e manufatura das peças internas, sistema de lubrificação e de arrefecimento, tudo é feito p/ baixas rotações. P/ tal utilização dê preferência ao Q20-B, que foi feito p/ isso.
O meu também era um modelo agrícola, mas troquei a bomba e os bicos, por modelos urbanos e a viatura roda muito mais macia e com maior curso de acelerador. Não se esqueçam de trocar os bicos.
Todas as peças de que precisei p/ colocar o motor p/ rodar depois da reforma, consegui em lojas do ramo. Peças p/ esse motor é o que mais tem por esse Brasil a fora, pois ainda é largamente usado em empilhadeiras, tratores, picotadeiras e máquinas agrícolas por esse pais a fora.
Quando vou à roça sei que encontro peças p/ ela na loja do Chico (loja de produtos agropecuários), e isso é fantástico! Pare num interiorzão desses e peça uma peça p/ uma Hilux... É melhor pedir um guincho.
A maioria dos tratores de pequenas propriedades ainda usam esse propulsor. Não tem correias, não consome quase nada, não te deixa na mão, é pau p/ toda obra! Porém seu consumo é proporcional a seu desempenho, ou seja, quase nenhum. Muito torque, mas pouca velocidade. É motor p/ trabalho contínuo.
marcelo nunes
18/12/2005, 00:56
Esse da foto é um 4203 marítimo
Kerosene
18/12/2005, 19:44
Boa tarde pessoal....
Se eu nao estiver enganado, a capa seca do q20b e os outros perkins dão certo no motor.... me parece que tem um parafuso que não bate na furação proximo do arranque, mas é adaptável.....
dai pra usar o cambio da c20 tá moleza.....
essa capa original pro 3 marchas do willys, é muito dificil achal....
tente esta opção.
abraço.
Os 4203 não tem filtro do diesel no fundo, perto do volante do motor?
:pensativo:
valeu
Ricardo Bersch Borges
06/01/2006, 00:26
Alguem sabe me informar se a caixa original de 3 marchas willys suporta este perkins 4203 ?
Ricardo, se fosse comigo trocaria a caixa por uma de C-10, com 3 ou 4 marchas a frente. O torque é bem maior, mas duvido que consigas quebrar a caixa original tão facilmente, a menos que vá dar trancos no carro ou usá-lo em trabalhos muito pesados. Do contrário, para rodar normalmente, você não terá problemas com esse câmbio de 3 marchas.
Dei o conselho assima porque é o que fiz na minha. Sei que não vou conseguir quebrar o câmbio que coloquei.
Esse motor já equipou as F-75 e algumas Rural, na década de 60. E éra original de fábrica!
Acho o câmbio original subdimencionado até p/ o motor original. Este câmbio tem manutenção mais frequênte, apesar de ser bem mais forte que o de quatro marchas. Utilisa parte da estrutura como pista de roletes (coisa que não se faz mais). Não tem muita sobra no projeto de suas peças, para a potência que o Jeep alcançou.
É um câmbio formidável p/ o projeto original (motor 4cil. 60Hp), mas p/ os motores que colocamos nele atualmente... melhor seria trocar, até porque você já está com o carro desmontado e com a mão na massa.
Não precisa colocar um super câmbio, automático, com controle eletrônico de torque, etc. Mas coloque algo parrudo, que não o obrigue a mexer nele pelos próximos "100 anos".
Este motor vai durar muito mais do que você imagina. Não torne o câmbio o fusível de seu conjunto mecânico.
Abraços Tracionados.
Ricardo Bersch Borges
09/01/2006, 18:54
Caro Cowboy, valeu pela dica...alem do SPOA tu teve que fazer algum reforço na suspensão e/ou chassi da nave para acomodar este conjunto. Será que o feixe d molas original dao conta do recado pelo menos pra inicio d conversa, já q terei d gastar com o motor. temos q levar em consideração tambem q o carter fica sobre o diferencial e conforme a irregularidade dos obstaculos poderiam fazer o carter bater no diferencial caso a mola ceda excessivamente.....(me corrija se meu raciocinio esta errado)
Abraços
Ricardo
Boa noite, Ricardo. Você não está errado. P/ que isso não acontecesse, tive de fazer um SPOA, e p/ prevenir possíveis acidentes, coloquei um batente na suspensão, de forma a não permitir que em situações extremas, a suspensão seja demasiadamente comprimida e consiga atingir o cárter.
Sua outra dúvida também procede, e se você puder substituir os feixes originais, estará fazendo um bom trabalho e zelando pela sua segurança, pois estes feixes são subdimencionados p/ o novo peso e torção que passarão a fazer parte da realidade da sua viatura. Não se esqueça de que com SPOA sua suspenção estará sujeita a esforços maiores, além do maior peso do seu novo propulsor.
Comprei o Kit da FF Molas, que é completo e de fabricação própria(!), mas tem muita gente boa que também vende aqui no fórum. Apesar de ja ter comprado o Kit a quase um ano, ainda não tive tempo de instalar. Estou comprando diversas outras coisas que descobri serem necessárias à esta adaptação e acabou que vendi as molas novas p/ um amigo, a fim de fazer dinheiro. Resultado: terei de comprar novamente.
Hoje as molas horiginais já "envergaram" no sentido contrário, e a frente ficou rebaixada, em relação a traseira, e olha que coloquei 3 lâminas a mais em cada feixe. O conjunto de lâminas originais sofre muito e deve ser trocado assim que possível.
Tive um prejuizo muito grande, por não trocar o tanque de combustível. Depois de ter trocado a bomba ijetora, p/ o modelo urbano, perdi todo o investimento por negligenciar a umidade e o tanque não selado original. Perdi a bomba nova, e foi aí que precisei vender o Kit de molas de Toyota.
Hoje estou com um tanque de combustível selado, de material não corrosivo (um tipo de resina plástica), filtros de decantação, separadores de água/óleo, filtros de papel (originais do 4203), tampa do tanque em material especial, etc....
Apesar de ter conhecimento do que poderia acontecer, minha negligência e confiança exacerbada, me custaram muito caro. Sabe aquele raciocínio de que: "É só por um tempinho"... a umidade não perdoa. Pois é, qualquer dia é a suspensão que estará quebrando (mola mestra). Hoje estou rodando muuuuito pouco com ela a fim de não correr riscos desnecessários. Só não dá p/ não ligar o motor, pois assim posso perder a nova bomba por falta de uso.
Não gosto de indicar este ou aquele profissional ou produto, aqui no fórum, mas já que falei do pessoal das Molas FF, tenho de fazer a justiça de comentar sobre o Afonso Carlos (aqui do fórum) que também vende este Kit e dá uma assistência muito especial. No caso ele fornece até CD, mostrando passo a passo toda a instalação.
Ele é um bom profissional e uma boa pessoa. Penso em comprar meu segundo Kit com ele.
Procure saber mais sobre os fornecedores aqui do Fórum. Tem muita gente boa, e alguns poucos que precisam melhorar.
Grande abraço Ricardo, e se tiver mais alguma dúvida... manda ver.
Em tempo: meu chassis é todo reforçado.
Ricardo Bersch Borges
10/01/2006, 12:59
Ok Cowboy, brigadão... estarei fora por alguns dias. Mas com certeza ainda terei muito o q perguntar pra vc pois muitas sao as minhas dúvidas e como estou partindo do zero quero verificar todos os detalhes (q são muito importantes para se rodar com segurança) ate mesmo para ter uma ideia de como se fazer as adaptaçoes e tambem para fazer um levantamento dos custos.
Até breve,
Abraços
Ricardo.
Alguem tem o peso (seco) dos motores Perkins? bem com potência
Se tiverem favor postar aqui ou no tópico abaixo:
"Peso dos Motores"
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=217315
Um interessante comparativo dos pesos dos motores x potência oferecida.
Justamente para orientar qdo da troca de motor.
valeu
Ola' Pessoal,
Tenho um 4203 em um javali, rodo no carro diariamente. Estou satisfeito com o desempenho e muito satisfeito com o consumo: cidade: 12km/l na estrada (80km/h ate 100km/h) 16km/l
Um certo dia, apos reduzir, o vira quebrou... Aproveitei para fazer todo o motor. Apos a retifica o motor esta' fumando nas saidas e quando e' forçado em baixa rotacao, me disseram que isto ira parar com o tempo, mas o motor ja esta' com 6000km. Sera´ que isto é normal apos uma retifica?
Outra coisa que me preocupa e' o consumo de oleo lubrificante: 1litro a cada 800km. Este consumo é normal?
Sera' que alguem poderia me ajudar nestas duvidas?
Obrigado e até mais,
RogérioNunes
04/05/2006, 19:47
Qual a cor da fumaça?
RogérioNunes
04/05/2006, 19:59
All,
Encontrei algumas informações sobre o motor perkins 4236
cilindrada : 3.86 litros
Relação de compressão: 16:1
potência (mod. veicular) a 2800 rpm: 83 cv
torque (mod veicular) a 1400 rpm: 26,3mkgf
pressão mínima de óleo em rotação máxima: 2.1kgf/cm
temperatura de funcionamento: 78 a 95 cº
Fonte: motores perkins S.A
Ola Nunes,
A fumaça e esbranquiçada.
Mas se o carro esta parado e acelero a fumaca tem a cor preta normal.
Porem, se puxo o freio de mao engato uma segunda e solto um pouco a embreagem a fumaca fica esbranquiçada...
Mas o que mais me preocupa e' o consumo de oleo lubrificante... Nao sei se e' normal ou nao...
[]s esbranquiçados...
wandermendes
13/06/2006, 08:21
Ouvi dizer (li) aqui no forum que até 650 km/l ainda estaria bom. Então, 800km/l está ótimo.
Wander,
O detalhe é que o meu motor é agrícola...
Fiz outra troca de oleo, filtros e etc, entre o dia que lancei a pergunta sobre o consumo (5 maio) e hoje.
Contando que a vareta indica a variacao de nivel (max e min) de dois litros, refiz as contas. Cheguei a um consumo de aproximadamente 700km/l (para menos) :?
Eu ando muito durante uma semana... Ja ando com um galao de 5l de oleo dentro do carro.
O que me intriga eh que o motor esta novo... Está com 9.000 km.
Ja me disseram muita coisa, como:
- a vareta do nivel de oleo esta curta, daí eu coloco óleo demais e o motor joga fora para atingir o nível correto :pensativo:
- na retífica, bruniram demais o bloco do motor aí os aneis ficam folgados :putz:
- não apertaram a junta do cabeçote, :roll: de fato ela queimou logo apos a retífica, foi substituida pela propria retifica... Além disso tem um parafuso no lugar de um dos prisioneiros do bloco e cabeçote.
- vai ter que fazer o motor de novo... :parede:
- "este motor nao presta, troca por outro" :cry:
Mas, estou satisfeito com o desempenho, tanto de consumo quanto de velocidade. 8)
E tem uma vantagem: se um motoboy estiver enchendo o saco para passar, é só reduzir e acelerar um pouquinho :mrgreen:
Mas minha dúvida é: será que quando acabar a garantia da retifica (10.000km) o motor vai pifar? :(
Até mais,
dalmo cruz torres
20/01/2008, 21:31
Melo, ainda ta com o Perkinho no Java? como ele esta, conseguiu resolver o problema da fumaca?
Olá Dalmo!
Cara o perkinho se acomodou nos anéis dos pistões! Na retifica me disseram que com o tempo os aneis se acomodam e a fumaça branca some, pensei que era balela :oops:, mas depois de 15.000km ele ficou blz.
Na época da fumaceira mandei ajustar a bomba injetora, mas depois dos aneis assentados (?) é que vejo os resultados e agora o Java nao emite fumaça branca nem preta! Tá muito bom... O consumo de óleo lubrificante do motor tambem melhorou, dá para ir de uma troca a outra acrescentando apenas um litro de oleo, ou seja 1litro para cada 4000km.
hehehehe... Realmente no Java com o 4203 não dá pra colocar um som e nem precisa de buzina na cidade :lol:. Mas é muito gostoso tocar o bicho em baixa rotação ouvindo o toc-toc-toc, sem capota e com o para-brisa baixado :cool:.
[]s
Melo.
dalmo cruz torres
21/01/2008, 12:07
Que legal, eu estive com um motor desses na mao para comprar a alguns anos atras, como nao conhecia de motor diesel fui perguntar para o pessoal aqui em pocos e so me falaram mal dele. Hoje eu vejo que perdi uma boa maquina.
Abracos.
Pois é Dalmo,
Se você me perguntasse sobre o motor na época do pós retífica e com menos de 10.000km eu ia falar mal tambem! Fiquei grilado porque tive o maior cuidado, estudei para fazer a retífica e gastei muitas latinhas para isso, cheguei até a conseguir os manuais do motor para deixar ele realmente NOVO.
Hoje tô muito satisfeito...
Claro que o Java não é um carro para sair na frente dos outros no sinaleiro nem para debulhar uma rodovia como muitos caras mais novos aqui do fórum querem... Mas para ficar olhando os outros carrinhos lá de cima e rir das caras assustadas com o toc-toc do motor.
[]s e até mais.
dalmo cruz torres
21/01/2008, 21:33
O java e um jipao mesmo, e motor diesel sem barulho e muito estranho.
Eu estava quase comprando um java que um colega aqui do forum anunciou, mas acabei optanto por terminar a minha F-75 a diesel mesmo.
Quem gosta de 4x4 nao acostuma com carro mais...
Rogério Barthy
21/01/2008, 23:41
Tem um vizinho lá em Piratininga (Niterói) que está com um Javali original querendo vender e se houver intewresse de algum forista, posso procurar o telefone dele !
Rogério
dalmo cruz torres
22/01/2008, 09:25
Rogerio, tudo bem?
O java ta inteirao mesmo, e uma boa oportunidade para quem quer um jipao diesel.
Maiewski
14/11/2017, 13:31
Melo, quantos litros de óleo vai no Carter do Perkins 4203? Estou fazendo a troca no meu só que não encontrei em lugar nenhum essa informação.
Maiewski
14/11/2017, 13:35
O meu CJ5 está equipado com o motor Perkins 4203 e estou bem satisfeito com ele. Realmente é um motor mais lerdo, porém muito forte e econômico. Vou ter que dar uma atenção à bomba injetora devido a um pequeno vazamento no eixo, mas nada que preocupe. Ainda ontem mandei o Carter para solda, pois tem pequenas trincas e quero reparar isso. O pessoal falou que alguns têm Carter de ferro fundido, o meu é de alumínio.
José Augusto 33
30/07/2019, 22:34
Boa noite galera, sou novo nos 4x4 e n entendo muito estou atrás de um carro 4x4 para trilhas leves e medianas que tbm rode na cidade, estava cogitando cherokee ou f-75 e me apareceu uma f-75 por 14 mil com motor disel perkins legalizada, e cambio de 3 marchas, 4x2, n sei se é um bom negocio, gostaria se possível que me dessem uma luz se vale a pena e se gasto muito para colocar o 4x4.
Sergio c
31/07/2019, 09:49
Se estiver com mecânica razoavelmente boa acho que é um bom negócio.
Boa noite galera, sou novo nos 4x4 e n entendo muito estou atrás de um carro 4x4 para trilhas leves e medianas que tbm rode na cidade, estava cogitando cherokee ou f-75 e me apareceu uma f-75 por 14 mil com motor disel perkins legalizada, e cambio de 3 marchas, 4x2, n sei se é um bom negocio, gostaria se possível que me dessem uma luz se vale a pena e se gasto muito para colocar o 4x4.
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