Ver Versão Completa : Algo estranho
Fernando Trilha
07/10/2013, 13:19
Pessoal, domingo fui trocar os calços do Bob Esponja, mas antes, fui dar uma voltinha básica, no sábado com ele.
Ele ligou normal, pegou de primeira.
Não andei 600 metros e ele morreu, não pegou mais desde então.
Verifiquei, e gasolina esta indo para o carburador, tem faisca nas velas, a bobina esta mandando corrente.
tirei a tampa do distribuidor, lixei os contatos, lixei o platinado, enfim, parece estar tudo normal, porem, ele não liga.
Alguem sabe oque mais posso fazer...
Ah, tirei as velas tambem, a principio achei normal.
Att
matrakaum
07/10/2013, 14:29
Foi exatamente o que aconteceu com o meu.....No fim abri o motor e estava cheio de água
georgevalle
07/10/2013, 14:40
1º passo confere se o carburador está funcionando (tira o filtro de ar e acelera nele mesmo tem que esguichar e fazer vapor de gasolina), confere a qualidade da gasolina (muito comum acontecer este tipo de defeito e ser combustivel ruim) e por último confere o ponto (tira o cabo que vem da bobina ao distribuidor e prende ele de forma que você visualize ou escute a faísca, na polia tem a marca do ponto e no bloco tem a chapa com a marcação do ponto, vai girando o motor com a mão até alinhar a marcação da polia com a do bloco, como o teu distribuidor é com platinado é mais fácil mesmo girando bem devagar como é na mão o platinado faz a faísca, ela deve estalar lá pela terceira marcação do bloco se fizer a faísca antes da marcação ou depois de terminar é fora do ponto), agora vem um problema motor de opala não pula ponto a não ser que o pinhão do distribuidor esteja muito gasto mas se fosse o caso nem gerava faísca pois nem iria girar, mas estes distribuidores de platinado do opala costumam gastar os limitadores do avanço centrífugo e estragar a engrenagem, sugiro verificar todo o distribuidor, outro detalhe é quanto a velocidade do motor de arranque se estiver girando devagar também fica difícil de pegar.
Fernando Trilha
07/10/2013, 15:31
Foi exatamente o que aconteceu com o meu.....No fim abri o motor e estava cheio de água
Verifiquei a vareta do óleo também para ver se não tinha agua.
Fernando Trilha
07/10/2013, 15:35
1º passo confere se o carburador está funcionando (tira o filtro de ar e acelera nele mesmo tem que esguichar e fazer vapor de gasolina), confere a qualidade da gasolina (muito comum acontecer este tipo de defeito e ser combustivel ruim) e por último confere o ponto (tira o cabo que vem da bobina ao distribuidor e prende ele de forma que você visualize ou escute a faísca, na polia tem a marca do ponto e no bloco tem a chapa com a marcação do ponto, vai girando o motor com a mão até alinhar a marcação da polia com a do bloco, como o teu distribuidor é com platinado é mais fácil mesmo girando bem devagar como é na mão o platinado faz a faísca, ela deve estalar lá pela terceira marcação do bloco se fizer a faísca antes da marcação ou depois de terminar é fora do ponto), agora vem um problema motor de opala não pula ponto a não ser que o pinhão do distribuidor esteja muito gasto mas se fosse o caso nem gerava faísca pois nem iria girar, mas estes distribuidores de platinado do opala costumam gastar os limitadores do avanço centrífugo e estragar a engrenagem, sugiro verificar todo o distribuidor, outro detalhe é quanto a velocidade do motor de arranque se estiver girando devagar também fica difícil de pegar.
Fala Dr... então, esguicha gasolina sim, a gasolina é a mesma que coloquei no meu carro, no mesmo posto quer dizer.A velocidade o arranque esta normal, bem rápida, a bateria é nova.
Pensei em comprar novo a tampa do distribuidor e um platinado pra colocar, pode ser isso?
O lance do ponto eu não vi, até pq como vc mesmo disse, motor de opala ficar fora do ponto é meio dificil, e como nao estava em trilha e nem nada, nao foi dado tranco, forçado nada, não tinha pq sair.
Pablo.pinto2007
07/10/2013, 16:47
Fala Dr... então, esguicha gasolina sim, a gasolina é a mesma que coloquei no meu carro, no mesmo posto quer dizer.A velocidade o arranque esta normal, bem rápida, a bateria é nova.
Pensei em comprar novo a tampa do distribuidor e um platinado pra colocar, pode ser isso?
O lance do ponto eu não vi, até pq como vc mesmo disse, motor de opala ficar fora do ponto é meio dificil, e como nao estava em trilha e nem nada, nao foi dado tranco, forçado nada, não tinha pq sair.
Rapaz... eu ia apostar na bobina que esquentou e parou de funcionar...
E pra que serve o condensador, que vai também dentro do distribuidor com planitnado? ele não pode ser a causa da falha?
Abraços!
PAblo
Fernando Trilha
07/10/2013, 16:58
Rapaz... eu ia apostar na bobina que esquentou e parou de funcionar...
E pra que serve o condensador, que vai também dentro do distribuidor com planitnado? ele não pode ser a causa da falha?
Abraços!
PAblo
Então Pablo, se fosse a bobina, no domingo ele iria funcionar pelo menos.
O condensador serve para amortecer a alta tensão de retorno do platinado, para conservar o mesmo de desgaste excessivo, acredito ser esta a função dele.
georgevalle
07/10/2013, 20:27
Considerei a tampa do distribuidor boa pois você falou que a faísca nas velas está boa então bobina, platinado e condensador a principio estão bons, quanto ao condensador é como você falou para preservar o platinado (evita centelhas nos contatos, pois todo transformador ele gera uma corrente oposta a que recebeu ao termino desta e isso provoca um centelhamento nos contatos) e também para corrigir a curva da tensão fazendo uma faísca mais uniforme.
georgevalle
07/10/2013, 20:29
Mas vale uma inspeção nela e uma lixadinha na ponta do rotor, claro sempre com muito cuidado com o "carvãozinho".
Pablo.pinto2007
07/10/2013, 20:59
Mas vale uma inspeção nela e uma lixadinha na ponta do rotor, claro sempre com muito cuidado com o "carvãozinho".
Não sei se o amigo George acompanhou minha saga para partir meu motor depois da reforma... eu testava tudo fora, tirava o distribuidor girava com a mão e a faísca soltava no cabo de vela... instalava o distribuidor e a faísca sumia... acabei descobrindo que a chave de ignição estava ligada errada ( o que não é o caso do amigo), o problema foi repentino... derepente a tampa do distribuidor realmente seja a grande vilã... é testar tudo com calma, se tem faísca boa na vela, então é alimentação de combustível...
É por aí!
Pablo
vavarusso
08/10/2013, 07:45
Acho que carbura e encharcamento....
georgevalle
08/10/2013, 08:02
Acompanhei sim, mas estava sem palpites...
Não sei se o amigo George acompanhou minha saga para partir meu motor depois da reforma... eu testava tudo fora, tirava o distribuidor girava com a mão e a faísca soltava no cabo de vela... instalava o distribuidor e a faísca sumia... acabei descobrindo que a chave de ignição estava ligada errada ( o que não é o caso do amigo), o problema foi repentino... derepente a tampa do distribuidor realmente seja a grande vilã... é testar tudo com calma, se tem faísca boa na vela, então é alimentação de combustível...
É por aí!
Pablo
georgevalle
08/10/2013, 08:09
Já passei por algo parecido com a do amigo, se preparando para sair, parei em frente ao colégio pegar os rádios, e nada do jeep pegar, tinha faísca (motor opala 88 com ignição eletrônica), tinha combustível (alcool) tinha gasolina no injetor, motor de arranque bom, e por aí foi, nada, já tinha desistido pois estrava atrasando a turma e insistindo mais e nada, por fim a bateria ficou fraca, resolvemos puxar o jeep, engatamos o cambão na F-85 do Sandro e fomos passear, andamos umas 6 quadras até que pegou e depois podia desligar e bater pegava de primeira, nunca fiquei sabendo o que era, desconfio que as velas estavam encharcadas (tinha tirado e aquela que tirei estava boa), então às vezes tem alguns mistérios que não conseguimos explicar, mas não tem erro, se estava funcionando vai voltar a funcionar (nem que tenha que trocar tudo...).
Fernando Trilha
08/10/2013, 09:19
Já passei por algo parecido com a do amigo, se preparando para sair, parei em frente ao colégio pegar os rádios, e nada do jeep pegar, tinha faísca (motor opala 88 com ignição eletrônica), tinha combustível (alcool) tinha gasolina no injetor, motor de arranque bom, e por aí foi, nada, já tinha desistido pois estrava atrasando a turma e insistindo mais e nada, por fim a bateria ficou fraca, resolvemos puxar o jeep, engatamos o cambão na F-85 do Sandro e fomos passear, andamos umas 6 quadras até que pegou e depois podia desligar e bater pegava de primeira, nunca fiquei sabendo o que era, desconfio que as velas estavam encharcadas (tinha tirado e aquela que tirei estava boa), então às vezes tem alguns mistérios que não conseguimos explicar, mas não tem erro, se estava funcionando vai voltar a funcionar (nem que tenha que trocar tudo...).
Pois é, vou pelo mais barato então, vou trocar a tampa do distribuidor, e o platinado, acredito que fique em torno de 50 latinhas, depois passo para as velas, e cabos de velas, e ai vamos vendo como fica.
Pois é, vou pelo mais barato então, vou trocar a tampa do distribuidor, e o platinado, acredito que fique em torno de 50 latinhas, depois passo para as velas, e cabos de velas, e ai vamos vendo como fica.
Arruma uma bobina de outro carro e testa só pra ver:concordo:
[]'s
raphael cavaglieri
16/10/2013, 21:16
ta dando excesso no carbura, da uma limpada e confere a boia, quse certeza que ta afogado... se for me manda um feed
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