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Ver Versão Completa : Bloco do Motor Trincado



Luc_R2D2
06/10/2013, 21:46
Olá Amigos!

Tenho um Sidekick 93 original, com motor 1.6 gasolina. Sem dúvida alguma é um carro com motor valente e que enfrenta qualquer desafio.

Desde que comprei notei que a água “sumia” do reservatório e, depois de várias tentativas para encontrar o “sumidouro” de água, cheguei à conclusão que poderia ser "normal" esse consumo de água e que deveria me acostumar a olhar com regularidade (pelo menos uma vez por semana) o nível do reservatório de expansão e também o radiador.
Na última revisão preventiva, colocamos aditivo no sistema de arrefecimento e, no dia seguinte havia uma mancha da mesma cor do aditivo no chão da garagem. Ao verificar o vazamento com o mecânico, descobrimos uma trinca no bloco do motor.

Infelizmente, este motor está condenado :(
Estou à procura de alternativas para substituição do motor e, gostaria de saber se alguém já passou por essa experiência de adaptar um novo motor no Sidekick e, que possa compartilhar ou sugerir opções.
Pensei na possibilidade de colocar um motor diesel da Tracker ou um motor nacional gasolina com 2.0 com mais potência que o atual 1.6L com 96CV.

Estou com uma série de dúvidas… Qual a opinião de vocês? Qual marca de motor usar? Qual potência recomendada? Quais os cuidados na compra de um motor usado? O que mais pensar além da troca do motor/módulo de injeção/sensores/chicote?
Ainda tem a burocracia para legalizar a documentação… mas isso é outro capítulo à parte…

Toda a ajuda é bem vinda!

Valeu! []s
R2D2

Rainer 89
07/10/2013, 01:47
Luc,

Tem vários tópicos sobre troca de motor do Vitara no fórum é a mesma fórmula pro Sidekick... Usam muito o 1.8 e 2.0 AP da VW. Parece ser uma modificação não muito difícil e com bons resultados. Se o seu carro for automático a adaptação fica mais complicada pois o cambio também vai ter que ser substituído por uma caixa manual (Acho que usam de chevete).

Eu pessoalmente não gosto da ideia de trocar o motor original da suzuki por um motor de outro modelo, especialmente por um motor da VW ou qualquer outro modelo nacional mais antigo. Se tivesse que trocar o motor do meu carro colocaria um 2.0 do Grand Vitara ou do Traker. Já ouvi falar dessa adaptação mas não sei detalhes. Acho que nesse caso da para usar a caixa automática original.
Outra opção é procurar um motor ou o bloco 1,6 16v de vitara ou de outro sidekick e substituir o bloco, ou o motor inteiro se tiver bom. Acho que mesmo que seja necessário fazer retifica sai no mesmo preço ou mais barato que adaptar outro motor. Sem as dores de cabeça da documentação.

Att,

Edemar
07/10/2013, 01:59
Vá de AP1.8 ou 2.0 e seja muito.... más muito feliz ! - Realmente fica outro carro manutenção fácil, barata, qualquer mecânico mexe. Com certeza assim como eu você não terá nenhuma saudade do motor original.

Luc_R2D2
07/10/2013, 08:41
Luc,

Tem vários tópicos sobre troca de motor do Vitara no fórum é a mesma fórmula pro Sidekick... Usam muito o 1.8 e 2.0 AP da VW. Parece ser uma modificação não muito difícil e com bons resultados. Se o seu carro for automático a adaptação fica mais complicada pois o cambio também vai ter que ser substituído por uma caixa manual (Acho que usam de chevete).

Eu pessoalmente não gosto da ideia de trocar o motor original da suzuki por um motor de outro modelo, especialmente por um motor da VW ou qualquer outro modelo nacional mais antigo. Se tivesse que trocar o motor do meu carro colocaria um 2.0 do Grand Vitara ou do Traker. Já ouvi falar dessa adaptação mas não sei detalhes. Acho que nesse caso da para usar a caixa automática original.
Outra opção é procurar um motor ou o bloco 1,6 16v de vitara ou de outro sidekick e substituir o bloco, ou o motor inteiro se tiver bom. Acho que mesmo que seja necessário fazer retifica sai no mesmo preço ou mais barato que adaptar outro motor. Sem as dores de cabeça da documentação.

Att,

Olá Rainer!

Eu também gostaria de manter o motor original. O problema é encontrar um motor Suzuki em boas condições.
O meu Sidekick usa câmbio manual e pelo que andei pesquisando é o mesmo câmbio que os Suzuki mais novos, incluindo os Grand Vitara.
Vou pesquisar um pouco mais no fórum os tópicos de troca ou adaptação de motor no Sidekick/Grand Vitara... Enquanto isso, vou continuar procurando.. quem sabe eu acho um motor Suzuki em boas condições e $$$ hehehe

[]s
R2D2

Luc_R2D2
07/10/2013, 08:45
Vá de AP1.8 ou 2.0 e seja muito.... más muito feliz ! - Realmente fica outro carro manutenção fácil, barata, qualquer mecânico mexe. Com certeza assim como eu você não terá nenhuma saudade do motor original.

Olá Edmar!

Pelo visto você enfrentou a mesma situação que eu e acabou colocando um motor de outra marca no Suzuki.
Você tem algum tópico no fórum que fala sobre a adaptação? Esse motor AP é carburado ou usa injeção eletrônica?

[]s
R2D2

Juliano Nitsch
07/10/2013, 11:52
Minha sugestão é a seguinte, no seu caso, como tem que trocar o bloco, a melhor opção seria trocar o motor mesmo, por um VW, GM, etc... Pois com um motor de outro Side vc também vai ter que gastar com documentação, pois a numeração do bloco não vai ser igual ao do seu bloco, então vai ter que regularizar. Aí se o cara de quem vc comprou não deu baixa, começam os problemas e vc esta com o mesmo motor. Outra opção seria fazer uma solda, logicamente feito por empresas experts no assunto. Sei de uma em Tupa, precisei uma vez recuperar um cabeçote de um JPX e ficou excelente, mas recuperam blocos tambem. Se tiver interesse em bater um papo com eles eu te passo o contato.

Luc_R2D2
07/10/2013, 20:36
Minha sugestão é a seguinte, no seu caso, como tem que trocar o bloco, a melhor opção seria trocar o motor mesmo, por um VW, GM, etc... Pois com um motor de outro Side vc também vai ter que gastar com documentação, pois a numeração do bloco não vai ser igual ao do seu bloco, então vai ter que regularizar. Aí se o cara de quem vc comprou não deu baixa, começam os problemas e vc esta com o mesmo motor. Outra opção seria fazer uma solda, logicamente feito por empresas experts no assunto. Sei de uma em Tupa, precisei uma vez recuperar um cabeçote de um JPX e ficou excelente, mas recuperam blocos tambem. Se tiver interesse em bater um papo com eles eu te passo o contato.

Olá Juliano!
Obrigado pelas dicas.

Hoje à tarde liguei para o Anderson da Alternativa 4X4 e perguntei se ele tinha algum motor original Suzuki e, segundo ele, é melhor partir para a troca do motor. Usar um motor original poderia trazer os mesmos problemas em um futuro próximo e gastos adicionais antes mesmo de iniciar a troca.

Ele me aconselhou trocar por um motor GM ou AP, com cilindrada mínima de 1.8 e usar uma flange para a caixa de câmbio.

Quanto à documentação, ele sugeriu contratar os serviços de um despachante para regularizar os documentos, senão vai ser uma maratona de laudos e inspeções para concluir a documentação. Já o despachante conhece os caminhos e consegue liberar a documentação mais facilmente.

Agradeço a dica do especialista em solda do bloco, porém, no dia em que descobrimos a trinca, chamamos um especialista nesse tipo de reparo e, segundo o rapaz, só a mão de obra para fazer a solda fica mais de R$2.000,00...
Depois tem a mão de obra para desmontar, limpar e montar tudo novamente. Ainda tem a chance de quando se abrir o motor, encontrar outras trincas ou potenciais trincas e a brincadeira vai custar caro. Além disso, continuo com um motor que pode pifar a qualquer momento.

Valeu!
[]s
R2D2

Juliano Nitsch
07/10/2013, 20:57
Concordo plenamente com vc, a melhor opção é a troca. Já que é pra fazer, faz bem feito, coloca um motor moderno e com injeção eletrônica multiponto, motores com um bico só não tem muita potencia e consomem mais. Carburado então, é jogar dinheiro fora. Pede nota de tudo, motor, mao de obra, etc... pois vai precisar para poder regularizar. Seria interessante bater um papo com o seu despachante, para ele te passar a relação de documentos necessários para regularização do novo motor. Boa sorte na adaptação.

Luc_R2D2
07/10/2013, 21:02
Concordo plenamente com vc, a melhor opção é a troca. Já que é pra fazer, faz bem feito, coloca um motor moderno e com injeção eletrônica multiponto, motores com um bico só não tem potencia e consomem mais. Carburado então, é jogar dinheiro fora. Boa sorte na adaptação.

Olá Juliano! Obrigado pela dica!

Conversei com o mecânico e também meu professor de mecânica (hobby de jipeiro hehehe) e, ele me sugeriu usar um GM 1.8 da Montana que ele tem na "caixa", ou seja, zero km!!!

Estou pensando se vale a pena, pois o Sidekick tem um motor com 96 CV e torque de 13,6Kgfm enquanto o GM 1.8 tem 105 CV e torque de 17,3 Kgfm, usando gasolina. Usando etanol o desempenho é um pouco maior 109CV e 18,2 kgfm...

O ganho de potência é de 10% e pouco mais de 20% de torque... Será que vale a pena? ou seria melhor continuar procurando um GM 2.2 com 140 CV?

[]s
R2D2

Juliano Nitsch
07/10/2013, 21:13
Com o da Montana já vai fazer bastante diferença em relação a original, mas o 2.2 é melhor ainda. Porém como nada é perfeito... logicamente o consumo também vai ser diferente, acredito que nada muito alto, mas diferente. Tem que analisar tudo né, é difícil fazer a escolha, mas entre VW e GM eu também iria de GM.

Luc_R2D2
07/10/2013, 21:33
Com o da Montana já vai fazer bastante diferença em relação a original, mas o 2.2 é melhor ainda. Porém como nada é perfeito... logicamente o consumo também vai ser diferente, acredito que nada muito alto, mas diferente. Tem que analisar tudo né, é difícil fazer a escolha, mas entre VW e GM eu também iria de GM.

Olá Juliano!

é verdade, temos que pensar em tudo...
eu acredito que a diferença de desempenho vai ser bem diferente do que é hoje. Ainda não falamos em preços tanto de mão de obra quanto do motor...
quem sabe o lado financeiro fale mais alto hehehe

[]s
R2D2

Edemar
09/10/2013, 00:58
Olá R2D2.
Eu sou fã do robozinho......
Uso um motor VW AP 1.8 extraído de um SEAT IBIZA. É mono ponto ( 1 bico), capa seca e embreagem além de toda a mão-de-obra do Coelho aqui de Curitiba. Ainda estamos na fase de solucionar pequenos problemas como vazamentos em mangueiras de água, pequenos galhos elétricos que aparecem sempre depois de uma intervenção desta monta. O custo não saiu barato somando o preço pago pelo motor completo(modulo, chicote e periféricos),más valeu a pena.
Ficou outro carro. Ágil no trânsito, gostoso na estrada. Realmente é outra vida. Quanto ao consumo, sobe um pouco (média de 7Km/L), como não existe almoço grátis.... Tá valendo.

Não tenho tópico falando sobre a adaptação . Pois as coisas aconteceram meio rápido . Me entrou o dinheiro e em uma semana o carro estava entregue .
CUSTOS +/-

MOTOR = 1.500
ADAPTAÇÃO=4.300 ( PEÇAS E SERVIÇOS)

nÃO ME PREOCUPO COM N DE MOTOR. pOIS NO ANO EM QUE O CARRO FOI FABRICADO (1993), NÃO ERA OBRIGATÓRIO CONSTAR NO DOCUMENTO. cOMO DE FATO NÃO CONSTA. sENDO ASSIM, BASTA POSSUIR A NOTA DANDO CONTA DA PROCEDÊNCIA DO MOTOR.
( desculpem as maiúsculas más deu preguiça de digitar tudo de novo)

Abraço

Luc_R2D2
09/10/2013, 22:05
Olá R2D2.
Eu sou fã do robozinho......
Uso um motor VW AP 1.8 extraído de um SEAT IBIZA. É mono ponto ( 1 bico), capa seca e embreagem além de toda a mão-de-obra do Coelho aqui de Curitiba. Ainda estamos na fase de solucionar pequenos problemas como vazamentos em mangueiras de água, pequenos galhos elétricos que aparecem sempre depois de uma intervenção desta monta. O custo não saiu barato somando o preço pago pelo motor completo(modulo, chicote e periféricos),más valeu a pena.
Ficou outro carro. Ágil no trânsito, gostoso na estrada. Realmente é outra vida. Quanto ao consumo, sobe um pouco (média de 7Km/L), como não existe almoço grátis.... Tá valendo.

Não tenho tópico falando sobre a adaptação . Pois as coisas aconteceram meio rápido . Me entrou o dinheiro e em uma semana o carro estava entregue .
CUSTOS +/-

MOTOR = 1.500
ADAPTAÇÃO=4.300 ( PEÇAS E SERVIÇOS)

nÃO ME PREOCUPO COM N DE MOTOR. pOIS NO ANO EM QUE O CARRO FOI FABRICADO (1993), NÃO ERA OBRIGATÓRIO CONSTAR NO DOCUMENTO. cOMO DE FATO NÃO CONSTA. sENDO ASSIM, BASTA POSSUIR A NOTA DANDO CONTA DA PROCEDÊNCIA DO MOTOR.
( desculpem as maiúsculas más deu preguiça de digitar tudo de novo)

Abraço

Olá Edemar, boa noite!
Eu também curti muito os bons tempos das aventuras do Star Wars... Bons tempos.

Obrigado pelos comentários e dicas. Achei interessante a sua conversão do seu Suzuki. O mecânico que identificou o problema me ofereceu um motor 1.8 da Montana dentro da caixa.
Encontrei alguns motores GM 2.0 do Vectra e me pediram de 3.500 a 4.500 pelo motor completo. Preciso ver o quanto vai me custar este motor GM 1.8...

Pelo que entendi você está usando o câmbio original do Suzuki. Como você fez com a flange do câmbio? Eu pedi uma cotação na Garra 4x4 e eles me disseram que não possuem a flange para o motor GM 2.0. Ainda estou aguardando a resposta da DeepTec para ver se eles tem a flange que preciso.

Quando eu comprei o Sidekick do meu cunhado, ele havia feito a transferência dos documentos de São Paulo para Campinas e, o documento novo veio com o numero do motor... por isso tenho que me preocupar com esse detalhe também.

Valeu!
[]s
R2D2
"Que a força esteja com você" hehehe

Carletto
09/10/2013, 23:28
Boa sorte amigo. Vou fazer o motor do meu Vitara 5p 1.6 16v em breve, e estou com um baita medo de encontrar uma trinca... Já que não tem um tópico a respeito, poderia ir atualizando para nos manter informados.

Edemar
10/10/2013, 01:21
Eu não tenho informação da existência de flange para motores GM. Sei que a Deep Tech e o Coelho fabricam para VW AP.
Creio que com um pouco de paciência encontrará um bom AP a preço atrativo. Como no total do serviço acaba saindo um valor elevado e o estado geral do carro deve compensar a empreitada, não acho interessante pagar mais que 2.500(já é caro), por um motor.
Ainda mais tendo que gastar com documentação como é o seu caso. Depois de tudo pronto é um jogo de paciência até deixar tudo redondinho novamente. Hoje foram mais duzentos e tantos contos em velas e cabos novos (NGK BUR6ET 3 eletrodos original do AP MI e jogo de cabos IBIZA/GOLF GL), e não tem por onde. Vão aparecendo coisinhas que devem ser feitas e a gente tem que coçar o bolso. Antes de se abraçar com um motor GM estude bem como é feita a adaptação, onde conseguir e a que preço os componentes necessários , quem e por quanto fará o serviço e principalmente se já fez anteriormente. Pois servir de cobaia poderá ser apenas o início de um desastre técnico e principalmente financeiro que o fará desejar ter ficado com o motor baleado e a transformação no carro será tamanha que tornará inviável retornar tudo ao original.
Nestes carros a troca de motor(mecânica), é uma passagem só de ida. Como nunca vi e somente ouvi falar que é possível adaptar motores GM e nunca soube de componentes para tal feito, preferi ficar no bom, velho, robusto e confiável VW .
A transformação básica consiste em trocar a capa seca e componentes da embreagem (disco do AP com miolo do Vitara ,rolamento e braço fornecido em forma de kit pelo Coelho.Suponho que o da Deep Tech seja semelhante), suportes do motor, modificação do escape, ventoinha elétrica do Fiat estilo etc. Nada que uma visita a um ferro velho bem sortido não resolva.

MUITA CALMA NESTA HORA....... Qua a força esteja com você.

Abraços.

Luc_R2D2
10/10/2013, 21:31
Boa sorte amigo. Vou fazer o motor do meu Vitara 5p 1.6 16v em breve, e estou com um baita medo de encontrar uma trinca... Já que não tem um tópico a respeito, poderia ir atualizando para nos manter informados.

Olá Carletto!

Obrigado por acompanhar o post!

Alguns meses depois de comprar o Sidekick, meu filho usou a viatura para ir até Jundiaí (+- 60km de Campinas) e o motor ferveu... tive que fazer a retífica do cabeçote e trocar mais algumas peças... Descobrimos que o motor estava sem a válvula termostática (mesma do fiat 147 - tamanho e temperatura) e a tampa do radiador, que estava danificada e vazou toda a água porque uma das aletas da trava estava cortada e mal se prendia no bocal do radiador.
A "dor de cabeça" foi encontrar os parafusos de fixação do cabeçote - a rosca tem 8mm, o corpo (parte lisa) é cônica e começa com 8mm e termina em 9mm.
Encontrar o jogo de parafusos não foi tão trabalhoso. O problema foi o preço e a mão de obra para tornear a flange na cabeça do parafuso.
As peças podem ser encontradas com facilidade e, em alguns casos, tem a suzucar que tem várias peças originais.

À medida em que for fazendo as modificações, vou atualizando este post e, pretendo ir fotografando os passos da modificação e postar aqui para ajudar os amigos jipeiros!

Luc_R2D2
10/10/2013, 22:01
Eu não tenho informação da existência de flange para motores GM. Sei que a Deep Tech e o Coelho fabricam para VW AP.
Creio que com um pouco de paciência encontrará um bom AP a preço atrativo. Como no total do serviço acaba saindo um valor elevado e o estado geral do carro deve compensar a empreitada, não acho interessante pagar mais que 2.500(já é caro), por um motor.
Ainda mais tendo que gastar com documentação como é o seu caso. Depois de tudo pronto é um jogo de paciência até deixar tudo redondinho novamente. Hoje foram mais duzentos e tantos contos em velas e cabos novos (NGK BUR6ET 3 eletrodos original do AP MI e jogo de cabos IBIZA/GOLF GL), e não tem por onde. Vão aparecendo coisinhas que devem ser feitas e a gente tem que coçar o bolso. Antes de se abraçar com um motor GM estude bem como é feita a adaptação, onde conseguir e a que preço os componentes necessários , quem e por quanto fará o serviço e principalmente se já fez anteriormente. Pois servir de cobaia poderá ser apenas o início de um desastre técnico e principalmente financeiro que o fará desejar ter ficado com o motor baleado e a transformação no carro será tamanha que tornará inviável retornar tudo ao original.
Nestes carros a troca de motor(mecânica), é uma passagem só de ida. Como nunca vi e somente ouvi falar que é possível adaptar motores GM e nunca soube de componentes para tal feito, preferi ficar no bom, velho, robusto e confiável VW .
A transformação básica consiste em trocar a capa seca e componentes da embreagem (disco do AP com miolo do Vitara ,rolamento e braço fornecido em forma de kit pelo Coelho.Suponho que o da Deep Tech seja semelhante), suportes do motor, modificação do escape, ventoinha elétrica do Fiat estilo etc. Nada que uma visita a um ferro velho bem sortido não resolva.

MUITA CALMA NESTA HORA....... Qua a força esteja com você.

Abraços.

Olá Edemar!

Obrigado pelas dicas.
Realmente, estou preocupado com os custos de aquisição do motor e seus complementos.
Chegaram a me pedir R$4.500,00 por um motor Ford 2.0 (Ecosport) e R$3.800,00 por AP 1.8 (Santana Quantum) ano 2000...
Com estes preços nas alturas eu pensei em colocar um motor diesel e também fui procurar. No sidekick só cabem os motores diesel pequenos, como da Sportage ou Besta 2.7 GS. Encontrei um motor da Besta 2.7 GS e me pediram R$ 6.000,00 pelo motor sem câmbio... No trânsito, observando como são tratadas as Bestas GS, dá pra ter uma ideia de como devem ser os motores que vão para desmanche... é dor de cabeça na certa.
Certamente vou ter que escolher um motor em bom estado e, relativamente novo, para evitar ter que mandar para retífica antes mesmo de instalar no sidekick. Senão os custos de conversão ficam inviáveis.

Pretendo fazer esta modificação em dezembro deste ano, para fazer o caixa para esta empreita hehehe. Vou tirar uns dias de férias e trabalhar nesta conversão. Até lá eu vou procurar as opções mais viáveis tanto de motores como de valores.
Vou começar a procurar nas cidades vizinhas a Campinas e ver se encontro algum motor em boas condições por preço acessível, seja VW ou GM. Neste final de semana vou conversar com meu mecânico e professor e ver o quanto que ele quer pelo motor GM 1.8 da Montana na caixa...

Aliás, a opção de se colocar um motor GM de maior potência que o AP, foi uma dica de um atendente da Alternativa 4x4 que, segundo ele, já colocaram o motor GM 2.4 da S10 em um Suzuki.

Que a força esteja com você!

[]s

Luc_R2D2
12/10/2013, 21:37
Olá amigos!

Aproveitei o dia de hoje e fui andar pelos desmanches que conheço e em todos eu perguntava por um motor AP ou GM, ambos 1.8 ou 2.0.
Em todos, quando tinham era o AP 1.8 bem antigo e ninguém tinha o AP 2.0. Me avisaram que este motor 2.0 é "mosca branca" além de ser mais caro que os GM.

O motor que encontrei com mais facilidade foi o GM 2.0 do vectra ou astra.
Todos me pediram valores na faixa de R$4.000,00 para qualquer uma das opções de motor AP 1.8 ou GM 2.0 ou 2.2
O que mais me chamou a atenção foi um motor GM Ecotec 2.0 16V ano 2010 também no valor de R$4.000,00.

A maior questão no momento é encontrar um motor hehehe e depois uma flange para a adaptação.

Conversando em um dos desmanches, o atendente me disse que tem um mecânico cliente dele que compra as flanges em Curitiba... basta informar qual é a viatura e qual motor vai ser instalado. A empresa de Curitiba faz a flange e manda para ele. Esta semana vou tentar pegar os contatos deste fabricante de flanges.

Alguém conhece esta empresa de Curitiba?

[]s
R2D2

Rainer 89
14/10/2013, 15:37
R2D2,

Talvez a forma de encontrar um motor 2.0 AP seja comprar uma santana em mal estado retirar o motor e vender o resto pro ferro velho. Já vi fazerem isso com um opala para colocar o motor em Jeep. Tem a vantagem de você mesmo dar a baixa no veiculo assim a procedência do motor é garantida. Segue um anuncio.
"Vw - Volkswagen Santana 2.0 para desmanche" - Carros - Centro, Paulínia | bomnegócio.com (http://www.bomnegocio.com/sao_paulo/grande_campinas/vw___volkswagen_santana_2_0_para_desmanche_2203534 1.htm?)
Da pra achar uma melhor um pouco mais cara. Talvez de para tirar a diferença na venda pro ferro velho.

Att,

uvantuil
14/10/2013, 16:37
Se o montana que tens 1.8 ta dando 105 cv - ve o ECONOFLEX 1.4 que tem isso e é mais economico que o 1.8 dependendo da relação e do peso que ficar o sistema

uvantuil
14/10/2013, 16:39
ha ainda a crestana que tem muitas peças e motores parciais e totais... já deu uma olhada com eles?
Outro dia mesmo vi que eles tinham o motor diesel da gm que ia nas montana de la... salvo engano 1.7 diesel

Luc_R2D2
14/10/2013, 21:29
R2D2,

Talvez a forma de encontrar um motor 2.0 AP seja comprar uma santana em mal estado retirar o motor e vender o resto pro ferro velho. Já vi fazerem isso com um opala para colocar o motor em Jeep. Tem a vantagem de você mesmo dar a baixa no veiculo assim a procedência do motor é garantida. Segue um anuncio.
"Vw - Volkswagen Santana 2.0 para desmanche" - Carros - Centro, Paulínia | bomnegócio.com (http://www.bomnegocio.com/sao_paulo/grande_campinas/vw___volkswagen_santana_2_0_para_desmanche_2203534 1.htm?)
Da pra achar uma melhor um pouco mais cara. Talvez de para tirar a diferença na venda pro ferro velho.

Att,

Olá Rainer89!

Obrigado pela dica. No início eu pensei em fazer exatamente isso, comprar um carro velho ou acidentado e desmontar as partes que me interessam. Só tenho um pequeno problema... onde desmontar o carro e o que fazer com o bagaço que sobrar. Infelizmente, eu não poderei fazer isso... Há que falta me faz uma garagem com espaço e bem equipada :(

Por enquanto a solução vai ser procurar por um motor nos desmanches ou de alguém que tenha um motor completo e queira vender.
Caso saiba de alguém que tem algum motor completo para vender, por favor, me de a dica!

Valeu!
R2D2

Luc_R2D2
14/10/2013, 21:45
Se o montana que tens 1.8 ta dando 105 cv - ve o ECONOFLEX 1.4 que tem isso e é mais economico que o 1.8 dependendo da relação e do peso que ficar o sistema


ha ainda a crestana que tem muitas peças e motores parciais e totais... já deu uma olhada com eles?
Outro dia mesmo vi que eles tinham o motor diesel da gm que ia nas montana de la... salvo engano 1.7 diesel


Olá Uvantuil!

Já faz um bom tempo, eu pensei em trocar o motor do Sidekick por outro e pesquisei várias opções: diesel, gasolina, flex.
Cheguei a montar uma planilha excel e sempre que encontrava as especificações de algum motor que pudesse servir eu colocava na planilha para fazer as contas e comparar.

Cheguei a encontrar algumas empresas de Santa Cataria e Rio Grande do Sul que traziam motores diesel da Argentina.
Quando entrei em contato, estas empresas não importavam mais estes motores. Os preços da Crestana são "salgados" para o meu bolso. Não me vejo comprando um motor de R$ 7.000,00 ou R$ 8.000,00 para depois gastar mais um tanto com as adaptações, acessórios e peças... Este custo é proibitivo... compensa vender do jeito que está para algum desmanche e comprar outra viatura...

Quanto a potência do motor, em muitos casos, os motores abaixo de 100 CV, vão deixar o jipe mais lento e fraco do que o atual, pois a relação peso/potência fica muito desfavorável. Segundo os manuais, o Sidekick pesa 1600 kg. Os mais novos antes de 2001 tem motor com 128 CV e, os Grand Vitara III possuem motor com 140CV.

No caso do motor da Montana, estou trocando seis por meia dúzia... 96CV x 105 CV ganho somente 9CV... é quase nada.
Você não acha?

Valeu!
[]s
R2D2

uvantuil
14/10/2013, 22:16
Olá Uvantuil!

Já faz um bom tempo, eu pensei em trocar o motor do Sidekick por outro e pesquisei várias opções: diesel, gasolina, flex.
Cheguei a montar uma planilha excel e sempre que encontrava as especificações de algum motor que pudesse servir eu colocava na planilha para fazer as contas e comparar.

Cheguei a encontrar algumas empresas de Santa Cataria e Rio Grande do Sul que traziam motores diesel da Argentina.
Quando entrei em contato, estas empresas não importavam mais estes motores. Os preços da Crestana são "salgados" para o meu bolso. Não me vejo comprando um motor de R$ 7.000,00 ou R$ 8.000,00 para depois gastar mais um tanto com as adaptações, acessórios e peças... Este custo é proibitivo... compensa vender do jeito que está para algum desmanche e comprar outra viatura...

Quanto a potência do motor, em muitos casos, os motores abaixo de 100 CV, vão deixar o jipe mais lento e fraco do que o atual, pois a relação peso/potência fica muito desfavorável. Segundo os manuais, o Sidekick pesa 1600 kg. Os mais novos antes de 2001 tem motor com 128 CV e, os Grand Vitara III possuem motor com 140CV.

No caso do motor da Montana, estou trocando seis por meia dúzia... 96CV x 105 CV ganho somente 9CV... é quase nada.
Você não acha?

Valeu!
[]s
R2D2
entendi... e concordo com o argumentos.
ja viu algum motor de linha s10? ei tinha uns sites de ferro velhos que tinham motores ate de audi e outros, assim como alguns que vendiam os diesel da linha volks que roda argentina e europa... se achar no hd antigo te mando o que achar... boa sorte na empreitada.

Luc_R2D2
16/10/2013, 09:18
entendi... e concordo com o argumentos.
ja viu algum motor de linha s10? ei tinha uns sites de ferro velhos que tinham motores ate de audi e outros, assim como alguns que vendiam os diesel da linha volks que roda argentina e europa... se achar no hd antigo te mando o que achar... boa sorte na empreitada.

Olá Uvantuil, bom dia!

Eu considerei sim a colocação de algum motor da S10 e, me disseram que os motores GM 2.0, 2.2 e 2.4 são os mesmos tanto para os carros como para a S10.

Se você tiver e puder me passar os contatos destes "ferro velho" e do fornecedor de motores diesel eu agradeço!

A propósito, estou considerando adaptar um motor 16 válvulas mesmo... o motor original do Sidekick é 16V e o uso que tenho da viatura é mais cidade/estrada do que trilha...
Acho que vale a pena a troca...

Valeu!
R2D2

Juliano Nitsch
16/10/2013, 23:16
Olá Uvantuil, bom dia!

Eu considerei sim a colocação de algum motor da S10 e, me disseram que os motores GM 2.0, 2.2 e 2.4 são os mesmos tanto para os carros como para a S10.

Se você tiver e puder me passar os contatos destes "ferro velho" e do fornecedor de motores diesel eu agradeço!

A propósito, estou considerando adaptar um motor 16 válvulas mesmo... o motor original do Sidekick é 16V e o uso que tenho da viatura é mais cidade/estrada do que trilha...
Acho que vale a pena a troca...

Valeu!
R2D2
Acho mais interessante vc optar por um motor 8 válvulas, 16 válvulas tem mais potencia, mas também a manutenção é mais cara e o torque so aparece em rotações mais altas. Se der problema no cabeçote a brincadeira fica cara. Motor 8 válvulas são mais simples e com manutencao mais barato. Imagine quebrar a correia dentada de um motor 16 válvulas... Ate mais.

uvantuil
17/10/2013, 07:26
achei alguns no mercadolivre...
Motores 1.6, 1.9 Diesel. Vw. Todos Os Tipos - R$ 4.900,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-510482014-motores-16-19-diesel-vw-todos-os-tipos-_JM)

Vendo E/ou Adapto Ap Diesel 1.6/1.9 (kombi Saveiro Parati) - R$ 9.500,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-511426801-vendo-eou-adapto-ap-diesel-1619-kombi-saveiro-parati-_JM)

https://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=46299&cat=2&item=44&titulo=Motor%20vw%201.9%20diesel

https://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=52451&cat=2&item=44&titulo=Motor%20GM%20%202.4%20flex%20comp

https://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=47289&cat=2&item=44&titulo=MOTOR%20WOLKSWAGEN%202.0

https://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=43735&cat=2&item=44&titulo=MOTOR%20KIA%20DIESEL%202.2 (https://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=47289&cat=2&item=44&titulo=MOTOR%20WOLKSWAGEN%202.0)

Carletto
17/10/2013, 08:10
tem alguns tópicos aqui no forum sobre troca de motor. parece que acima de 10% da potência (cv) não pode fazer... acho que já deve ter lido a respeito, mas é bom reforçar..

Luc_R2D2
17/10/2013, 19:54
Acho mais interessante vc optar por um motor 8 válvulas, 16 válvulas tem mais potencia, mas também a manutenção é mais cara e o torque so aparece em rotações mais altas. Se der problema no cabeçote a brincadeira fica cara. Motor 8 válvulas são mais simples e com manutencao mais barato. Imagine quebrar a correia dentada de um motor 16 válvulas... Ate mais.

Olá Juliano!

Obrigado pela dica. Realmente, se apresentar qualquer problema a manutenção vai ser mais cara que um motor 8V. O gasto com as manutenções de rotina são muito próximos. Ainda estou estudando a melhor opção e também o que tem de disponível no momento da aquisição do motor novo...

[]s
R2D2

Luc_R2D2
17/10/2013, 19:56
achei alguns no mercadolivre...
Motores 1.6, 1.9 Diesel. Vw. Todos Os Tipos - R$ 4.900,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-510482014-motores-16-19-diesel-vw-todos-os-tipos-_JM)

Vendo E/ou Adapto Ap Diesel 1.6/1.9 (kombi Saveiro Parati) - R$ 9.500,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-511426801-vendo-eou-adapto-ap-diesel-1619-kombi-saveiro-parati-_JM)

https://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=46299&cat=2&item=44&titulo=Motor%20vw%201.9%20diesel

https://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=52451&cat=2&item=44&titulo=Motor%20GM%20%202.4%20flex%20comp

https://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=47289&cat=2&item=44&titulo=MOTOR%20WOLKSWAGEN%202.0

(https://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=47289&cat=2&item=44&titulo=MOTOR%20WOLKSWAGEN%202.0)https://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=43735&cat=2&item=44&titulo=MOTOR%20KIA%20DIESEL%202.2


Olá Uvantuil!

Obrigado pelos links. Vou dar uma olhada nos motores diesel. Quem sabe eles estão "acessíveis" hehehe

[]s
R2D2

Luc_R2D2
17/10/2013, 19:58
tem alguns tópicos aqui no forum sobre troca de motor. parece que acima de 10% da potência (cv) não pode fazer... acho que já deve ter lido a respeito, mas é bom reforçar..

Olá Carletto!

realmente você tem razão. A legislação permite uma modificação de +/- 10% da potência original.
Vou conversar com um despachante policial para ver o que acontece no caso de uma adaptação com potência maior que 10%.

Obrigado pela lembrança... já ia passando batido hehehe

[]s
R2D2

uvantuil
17/10/2013, 20:36
Fala luc sobre essa clausula tem regional que passa direto, pois isso é um item normalmente aplicado a veiculos comuns, jeeps e utilitários eles enquadram de forma diferente... por ter reduzida, muitas vezes não se aplica o 10%

Luc_R2D2
17/10/2013, 23:06
Fala luc sobre essa clausula tem regional que passa direto, pois isso é um item normalmente aplicado a veiculos comuns, jeeps e utilitários eles enquadram de forma diferente... por ter reduzida, muitas vezes não se aplica o 10%

Fala ae Uvantuil e amigos!

A curiosidade mata mesmo... depois de responder o tópico do Carletto, resolvi pesquisar no site do Detran sobre a modificação com motor acima dos 10% de potência.

Encontrei o seguinte:
"Para todo e qualquer tipo de alteração nas características do veículo em relação à sua fabricação, no que tange à cor, ao combustível etc., faz-se necessário emitir um novo Certificado de Registro de Veículo (CRV).
Consultar no site do Detran (:: DETRAN-SP :: DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE SÃO PAULO (http://www.detran.sp.gov.br)), aba Detran, link Legislação, as Resoluções 291 e 292 e as Portarias 1100 e 1101 do Contran."

Procurei pelas resoluções e portarias, onde tem o seguinte:
"Portaria 1100
MODIFICAÇÃO: Alteração de potência/cilindrada. Qualquer diminuição e aumento até 10% superior ao original.
EXIGÊNCIA: CSV (Certificado de Segurança Veicular)"

"Portaria 1101:
Anexo II - Transformações de Veículos sujeitos a homologação compulsória
Aumento de potencia/Cilindrada (Acima de10%) ou alteração de forma de tração
APLICAÇÃO: Automóvel , Camioneta, caminhonete, Utilitário.
NOVA CLASSIFICAÇÃO:
Tipo e Espécie: O MESMO
Tração Elétrica - Potência em KW.
Automotor - Potência em CV."

Minha leitura: é possível fazer a adaptação com motor de maior potência, entretanto, além do novo documento e do Certificado de Segurança Veicular, é também necessário o certificado de homologação compulsória.

Pelo que andei lendo, este certificado é um laudo atestando a adaptação porque exigem uma série de documentos como notas fiscais, comprovantes de endereço, identidade etc.

Mesmo assim, vou conversar com o despachante e ver o tem que ser feito antes de começar a adaptação...

Valeu!!
[]s
R2D2

Carletto
18/10/2013, 00:00
Fala ae Uvantuil e amigos!

A curiosidade mata mesmo... depois de responder o tópico do Carletto, resolvi pesquisar no site do Detran sobre a modificação com motor acima dos 10% de potência.

Encontrei o seguinte:
"Para todo e qualquer tipo de alteração nas características do veículo em relação à sua fabricação, no que tange à cor, ao combustível etc., faz-se necessário emitir um novo Certificado de Registro de Veículo (CRV).
Consultar no site do Detran (:: DETRAN-SP :: DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE SÃO PAULO (http://www.detran.sp.gov.br)), aba Detran, link Legislação, as Resoluções 291 e 292 e as Portarias 1100 e 1101 do Contran."

Procurei pelas resoluções e portarias, onde tem o seguinte:
"Portaria 1100
MODIFICAÇÃO: Alteração de potência/cilindrada. Qualquer diminuição e aumento até 10% superior ao original.
EXIGÊNCIA: CSV (Certificado de Segurança Veicular)"

"Portaria 1101:
Anexo II - Transformações de Veículos sujeitos a homologação compulsória
Aumento de potencia/Cilindrada (Acima de10%) ou alteração de forma de tração
APLICAÇÃO: Automóvel , Camioneta, caminhonete, Utilitário.
NOVA CLASSIFICAÇÃO:
Tipo e Espécie: O MESMO
Tração Elétrica - Potência em KW.
Automotor - Potência em CV."

Minha leitura: é possível fazer a adaptação com motor de maior potência, entretanto, além do novo documento e do Certificado de Segurança Veicular, é também necessário o certificado de homologação compulsória.

Pelo que andei lendo, este certificado é um laudo atestando a adaptação porque exigem uma série de documentos como notas fiscais, comprovantes de endereço, identidade etc.

Mesmo assim, vou conversar com o despachante e ver o tem que ser feito antes de começar a adaptação...

Valeu!!
[]s
R2D2


Eh rapaz.. veja direitinho com o despachante. Não seja cobaia, veja se ele já fez. Porque andei lendo sobre carros turbo e eles também trocam o motor. o CSV (certificado de segurança veicular), avaliam a relação de aumento de potência com estabilidade, frenagem e tudo mais. E mesmo com tudo em dia, laudo concedido, o detran não aprova. Sendo necessário entrar com liminar. Parece que a coisa fica (bem) cara. Li isso neste forum: Legalizacao - Troca De Motor (com certeza passa dos 10% originais :D) - Mecânica e Preparação. - CeltaClube - O Clube Oficial do Chevrolet Celta (http://www.celtaclube.com.br/forum/index.php?showtopic=120186)

Glaicon
18/10/2013, 06:27
Uma pergunta: se você partir para um motor bem mais potente, não começará a ter problemas com embreagem?
Sendo um motor maior, poderás ter problemas na suspensão.
Acho que correrás o risco de precisar fazer novas adaptações.
Faça as contas e foque em um motor compatível com o seu carro.:concordo:

Luc_R2D2
20/10/2013, 16:00
Eh rapaz.. veja direitinho com o despachante. Não seja cobaia, veja se ele já fez. Porque andei lendo sobre carros turbo e eles também trocam o motor. o CSV (certificado de segurança veicular), avaliam a relação de aumento de potência com estabilidade, frenagem e tudo mais. E mesmo com tudo em dia, laudo concedido, o detran não aprova. Sendo necessário entrar com liminar. Parece que a coisa fica (bem) cara. Li isso neste forum: Legalizacao - Troca De Motor (com certeza passa dos 10% originais :D) - Mecânica e Preparação. - CeltaClube - O Clube Oficial do Chevrolet Celta (http://www.celtaclube.com.br/forum/index.php?showtopic=120186)

Olá Carletto!

Sim, você tem razão. Temos que ter muita calma e pesquisar muito antes de tomar qualquer decisão. Por isso, tenho feito várias consultas e pesquisas. Além disso, tenho pensado em todas as possibilidades e com isso, tento antecipar os problemas ou situações que poderão acontecer ou enfrentar durante a adaptação.

Li nas resoluções que, antes de iniciar a alteração, é necessária uma autorização do Detran/Ciretran para executar a alteração...
O próximo passo vai ser uma longa conversa com algum despachante para saber quais são os passos "legais" que tenho que seguir.

[]s
R2D2

Luc_R2D2
20/10/2013, 16:05
Uma pergunta: se você partir para um motor bem mais potente, não começará a ter problemas com embreagem?
Sendo um motor maior, poderás ter problemas na suspensão.
Acho que correrás o risco de precisar fazer novas adaptações.
Faça as contas e foque em um motor compatível com o seu carro.:concordo:

Olá Glaicon!

Obrigado pelo comentário.
Ainda estou considerando o que fazer e, planejando com muito cuidado os passos da adaptação. Não quero ter surpresas mais para frente ou encarar alguma situação que poderia facilmente ser evitada com um planejamento para antecipar os problemas.

O motor Ecotech 1.8 do Cruze é para transmissão automática e tenho que trocar o volante e embreagem antes de começar a pensar em colocá-lo na viatura...
Como ainda estou à procura de opções, espero encontrar uma com o melhor custo/benefício para poder iniciar a adaptação.

[]s
R2D2

Luc_R2D2
31/10/2013, 18:58
Olá Amigos!

Desculpem o longo tempo de silêncio… o trabalho está consumindo todo o meu tempo…
Bem, o que consegui de informações sobre a documentação foi o seguinte:

Liguei para alguns despachantes e, filtrando os “la garantia soy yo” cheguei à seguinte conclusão pelo discurso dos mais sensatos:

1 – É necessária uma autorização do Ciretran/Detran para efetuar a troca do motor. Tem que se preencher um formulário e justificar o pedido, incluindo o acréscimo de potência acima dos 10% em relação ao original. Quanto mais informações claras e detalhadas, melhor.

2 – Somente após esta autorização é que podemos adquirir ou efetuar o trabalho de substituição;

3 – De posse da autorização e notas fiscais de peças e serviços, voltamos à Ciretran/Detran, depois da substituição do motor, para solicitar o novo documento do carro. Se necessário, o delegado solicitará uma inspeção na Ciretran/Detran para aprovação do veículo.

Depois disso tudo, basta aguardar pelo novo documento do veículo.

Por enquanto, vou terceirizar a busca de um motor em boas condições para o Sidekick para meu filho… Afinal de contas, quem mais usa a viatura é ele hehehe

[]s
R2D2

Luc_R2D2
30/11/2013, 19:50
Olá Amigos!

Desculpem o longo período sem notícias... estava a procura de um motor para o Sidekick.
Depois de muito procurar e perder uma grande oportunidade, pois encontrei um motor em ótimas condições no sábado e, quando liguei na segunda pela manhã, para confirmar que ficaria com ele o motor já havia sido vendido...

Acabei encomendando um motor idêntico ao sucateiro e, acabou de chegar, depois de mais de duas semanas de espera hehehe.
Agora tenho que esperar a liberação de espaço na oficina mecânica para iniciar o trabalho de substituição do motor.

Seguem algumas fotos do motor que comprei :)

[]s
R2D2

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441480

uvantuil
30/11/2013, 21:44
motor gm flex 1.8? 2.0?

Luc_R2D2
01/12/2013, 22:27
motor gm flex 1.8? 2.0?

Olá Uvantuil!

Esse é um motor 2.0 Flex do Vectra 2010.

[]s
R2D2

Carletto
02/12/2013, 12:32
Olá Uvantuil!

Esse é um motor 2.0 Flex do Vectra 2010.

[]s
R2D2
Luc.. Estou quase fechando num ap 1.8 porque para fazer a documentação, o motor novo nao pode ultrapassar em 10% os cv originais.
Só de curioso, vai ser facil pra legalizar seu carro?
Achou capa seca (flange) pro cambio do side?

Luc_R2D2
02/12/2013, 21:17
Luc.. Estou quase fechando num ap 1.8 porque para fazer a documentação, o motor novo nao pode ultrapassar em 10% os cv originais.
Só de curioso, vai ser facil pra legalizar seu carro?
Achou capa seca (flange) pro cambio do side?

Olá Carletto!

Eu também procurei muito sobre a regularização da documentação da viatura. Segundo os despachantes os delegados daqui de Campinas entendem que o motor do carro é uma peça que se danifica e que eventualmente deva ser trocada.
O que eles exigem é que o motor seja compatível com o carro. Não podemos colocar um motor de caminhão no jipe, por exemplo.
Te aconselho a procurar um despachante de confiança para esclarecer sobre as considerações dos delegados de São Paulo.

Não existe no mercado uma capa seca para o motor GM no Sidekick. A solução vai ser fabricar uma flange mesmo. De um lado temos a furação para fixação do motor e do outro a furação para a caixa seca do Sidekick.

Espero ter ajudado!

[]s
R2D2

Juliano Nitsch
03/12/2013, 22:59
Olá Carletto!

Eu também procurei muito sobre a regularização da documentação da viatura. Segundo os despachantes os delegados daqui de Campinas entendem que o motor do carro é uma peça que se danifica e que eventualmente deva ser trocada.
O que eles exigem é que o motor seja compatível com o carro. Não podemos colocar um motor de caminhão no jipe, por exemplo.
Te aconselho a procurar um despachante de confiança para esclarecer sobre as considerações dos delegados de São Paulo.

Não existe no mercado uma capa seca para o motor GM no Sidekick. A solução vai ser fabricar uma flange mesmo. De um lado temos a furação para fixação do motor e do outro a furação para a caixa seca do Sidekick.

Espero ter ajudado!

[]s
R2D2
Bela escolha ! Não se preocupe com a flange. Com boa vontade e paciência faz uma tranquilamente. Só de bastante atenção para o alinhamento do conjunto. Ate mais.

Luc_R2D2
06/12/2013, 20:38
Bela escolha ! Não se preocupe com a flange. Com boa vontade e paciência faz uma tranquilamente. Só de bastante atenção para o alinhamento do conjunto. Ate mais.

Olá Juliano!

Realmente, para fazer a flange é necessário muita paciência e atenção. Por enquanto eu fiz o lado do motor... daqui a pouco vou ter o mesmo trabalho com a capa seca do sidekick. Espero que tenham poucos furos coincidentes hehehe

[]s
R2D2

Nair Caetano G Guimarães
26/12/2014, 21:06
Boa sorte amigo. Vou fazer o motor do meu Vitara 5p 1.6 16v em breve, e estou com um baita medo de encontrar uma trinca... Já que não tem um tópico a respeito, poderia ir atualizando para nos manter informados.

Boa noite,eu tenho um vitara 95 16 válvulas sidequick, acontece que o bloco do motor está trincado e eu estou apavorada não estou encontrando bloco para comprar, vc tem alguma sugestão?