Ver Versão Completa : Não quer entrar a 2° marcha!
elias flato
06/11/2005, 20:50
Olá plantanista,
Preciso da ajuda de vcs :cry: . Estava andando na Faria Lima quando normalmente engatei a 1° saindo do farol, mas quando fui mudar ela simplismente não entrava. Tentei pisar varias vezes na embreagem, mas a mesma não engatava e passei para a 3° sem problemas. A minha caixa é original assim como o motor BF-161 do cj-5. Falaram -me que posso retirar a tampa por cima do cambio e destravar sem grandes problemas...isso é verdade? Como faço? :pensativo:
Obrigado e grandes []'s!
ola,
foi-se o tempo que eu esquentava a cabeça com caixa original willys. :? :roll:
pode ser garfo, cachorrete ou a sua segunda (engrenagem) que foi pras trevas.
abrir a caixa, por cima pra tentar ver o que acontece, eh facil.
solte os 6 parafusos 13 e pronto.
pra colocar tem macete, vc pode montar com garfos invertidos, uma merda so.entao quando for desmontar coloque em neutro antes.
se for garfo ou cachorrete, eh relativamente facil, e barato, de reparar.
B.S.
[]´s
elias flato
07/11/2005, 11:13
Obrigado Elcio,
mas o que eu irei encontrar de errado quando abrir ali?
oi
se for engrenagem, eh facil de ver.algum dente quebrado ou alguma avaria visivel.
se for cachorrete (vc precisa , claro, saber o que eh um cachorrete) ele vai estar "deslocado" para fora, obstruindo, o que impede o desolcamento da luva, e , o engate da respectiva marcha. (kct, como vou trocar isso em miudos...)
agora garfo, pode estar torto, gasto ou quebrado mesmo.
se esitver torto - o que acho pouco provavel - eh facil de ver com uma verificaçao visual assim como se estiver quebrado.
agora se estiver gasto, o que raramente ocasiona esse tipo de problema, so comparando com uma peça nova.
se vc tiver alguma noçao de mecanica fica facil de descobrir, mas caso contrario sugiro pedir a algum colega mais experiente ou a um mexanico de confiança.
B.S.
[]'s
DougBRSP
07/11/2005, 13:26
Só um conselho, quando estiver com a tampa aberta não experimente ligar o jeep para ver o que pode estar errado, a menos que queira tomar um banho do cheiroso óleo de câmbio, experiência própria... :oops: :putz:
[]s
Só um conselho, quando estiver com a tampa aberta não experimente ligar o jeep para ver o que pode estar errado, a menos que queira tomar um banho do cheiroso óleo de câmbio, experiência própria... :oops: :putz:
[]s
:lol: isso eh f#da mesmo.
:discordo: abra a caixa com o motor ligado, ou nao ligue apos aberta.
e ja que abriu aproveita e troca o oleo.
isso fede mesmo, ainda mais se vc nao troca o oleo a anos.
DougBRSP
07/11/2005, 13:54
Hhehehehe sabe como é né, criança vai, fuça, desmonta e quer ver como funciona, espalhou óleo por todo o jeep até o teto e com o óleo espirrando nem dava pra achar a chave pra desligar o motor... É, vivendo e aprendendo... :parede:
Mas foi divertido e pude constatar de onde vinha o baruinho.. :D
[]s
Ronaldo Petri
08/11/2005, 00:55
O meu já aconteceu isso com a ré, não manjo muito, mas o que aconteceu com o meu, foi um anel que fazia ligação com o virabrequin soltou, aí quando engatava este anel entortava e a marcha não entrava, ou seja, probleminha simples.
elias flato
14/11/2005, 16:31
ô pessoal... to na fossa...
Hoje fui tentar abrir por cima e percebi a minha total ignorancia: retirei por cima e não sabia como abrir para ver a caixa! :putz: olha só como eu fiz:
elias flato
14/11/2005, 16:32
por cima:
elias flato
14/11/2005, 16:37
Resumindo: Não consegui nem ver quanto mais arrumar :evil:
Gostaria de saber se devo abrir a caixa nesses pontos a seguir:
Já agradeço a atenção e digo mais:
Qual caixa seria boa para mudar e adaptar futuramente um opala 6 cilindros?Uma de C20, ou não? Qual o preço? Aonde arrumo?
[]'s tendo que arrumar essa primeiro para depois , abusar um pouco mais e depois sim vender :mrgreen:
Olá, amigo!
Você esqueceu de tirar o assoalho do jeep. :lol:
Você só tirou a borracha de proteção das alavancas. :lol:
Continua desmontando por cima, tira aquela porção de parafusos do assoalho...aí sim você vai chegar na tampa da caixa.....aí têm os 6 parafusos da tampa....só não esquece de deixar em ponto morto.
Até mais. :concordo:
DougBRSP
14/11/2005, 17:45
Amigo, toda essa volta marcada de vermelho sai, tem um monte de parafusos nela e se não me engano o pedal do acelerador tbem é fixo nela, só não sei como foi colocada essa chapa xadrez no seu jeep pode ser que ela esteja escondendo os outros parafusos deste assoalho, mas se vc conseguir soltá-lo vai ter um bom acesso ao câmbio.
[]s
Carlos ZN
14/11/2005, 18:21
Olá Elias,
Coloque um de Chevete 5 marchas que por sinal é o mesmo que o da C 20 e F 1000 prova:
http://www.mgrepltda.com.br/paginas/eaton13.htm#2
Veja tambem:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=12611
elias flato
14/11/2005, 22:14
Só podia ser um SUper como eu para fazer isso: SUPER IGNORANTE :putz:
Eros e DougBRSP muito obrigado pela presciosa informação que eu mesmo TENTAREI coloca-la em pratica amanha sem falta!
Carlos ZN, gostaria de saber se vc já tem esse cambio (é o mesmo que o CLARK?) e quantas latas vc já gastou...? :pensativo: Entra em um opala 6cc? :oops:
Obrigado mesmo e amanha posto as fotos![/i]
Marcos ET
16/11/2005, 01:21
Falae Elias, blza?
Cara, acho que vc nao deveria abrir o cambio... se vc tá com dificuldades pra abrir, acho que nao vai conseguir arrumar...... é melhor procurar alguém que saiba ok? senao pode piorar a situação
MAS se vc for abrir... veja o seguinte: (acho que seu cambio é 3 marchas nao é?)
1. Coloque o cambio em ponto morto
2. Retire a tampa do assoalho
3. Retire a tampa do cambio (dvagar e para cima)
4. Procure nas engrenagens duas "polias" (parecem polias, uma mais na frente e outra mais atrás, mas sao as guias onde os "garfos" - {peças que vao subir junto com a tampa do cambio} se acoplam. Sao elas que transmitem um movimento de "vai e vem" que mudam as marchas...
5. SE o seu cambio for de 3 marchas, a segunda marcha entra quando a polia que fica mais na frente descola-se mais para frente ainda, em direção a parte mais larga do eixo superior (ela tem ranhuras e fica quase encostada na parte da frente da carcaça do cambio) veja se voce consegue engatar a segunda com a mão.... se conseguir sem problemas, provavelmente o defeito nao estará dentro do cambio, mas na tampa....
(obs: se você mover esta mesma polia para trás, vai engatar a 3ª)
6. Se nao conseguir engatar, coloque o cambio em ponto morto (polias no centro), pise na embreagem e gire o eixo superior com a mão, veja se nao tem nada quebrado.....
7. Se nao tiver nada (aparentemente) quebrado, observe que aquela parte do eixo (parte larga) que fica bem lá na frente, tem uma "luva" que é a parte interna da tal polia e que se apoia no eixo, além de envolver ele quando se engata a terceira) tem três pastilhas dispostas a 120º umas das outras entre as ranhuras, verifique se estas tres pastilhas estao lá, e se estao fixas mais pra dentro deste eixo largo com ranhuras ok? se estiverem fora do lugar, você pode colocar elas dvolta com um pouco de paciencia e uma alavanca pequena...
8. veja se colocando as pastilhas no lugar, a 2ª entra.... se entrou, monta tudo dnovo observando se os dois garfos encaixam nas "polias" ok?
Estas instruções servem para o 3 marchas, nao conheço o 4 marchas aberto.... ok?
A 2ª marcha é acionada quando esta "polia" escorrega para frente, envolvendo a tal parte com ranhuras, mas ocorre que as pastilhas podem sair do lugar e daih quando a polia tem que ir pra frente engatar a marcha, uma merrequinha destas, de uns 10 mm pra menos sai do lugar e nao permite que a polia escorregue pra frente.... vc coloca ela no lugar e pronto... tudo volta ao normal (até ela sair do lugar novamente, pois deve estar gasta)
viu só como é fácil? :twisted: :twisted:
chama alguém que já tenha fuçado neste cambio pra t ajudar.... só pra garantir ok?
espero ter ajudado!
Carlos ZN
16/11/2005, 08:10
Olá Elias,
Um cambio de Chevette o famoso Clarkette 5 m vc. encontra por ai de 150 a 200 pilas.
elias flato
16/11/2005, 19:29
Marcos ET, valeu mesmo pelo esforço e tentarei fazer tim-tim por tim-tim com a supervisão de um amigo ex-jipeiro que conheço! O único problema é que só poderei abrir novamente sabado e domingo pois somente lá terei tempo!!! Mas lhe manterei informado :palmas:
Carlos ZN, obrigado novamente! Vc conhece alguem que colocou esse cambio em um opala 6cc? Usado para trilha? É aconselhavel?
Obrigado :mrgreen:
Carlos ZN
16/11/2005, 19:50
Olá Elias,
Aqui no forum já temos tudo mastigado, dê uma olhada em:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=12611
O meu meca vai colocar no meu jeep.
Sobre o 6 canecos dê uma olhada em:
http://www.chevetteiroscuritiba.com.br/chepala.htm
Agora já tem muitos amigos usando em trilhas e não tem o que reclamar, e sim elogios da economia de combustivel.
Qualquer duvida passe uma MP e passo o caminho das pedras.