Ver Versão Completa : Caixa de transferência que explodiu!
Amigos,
desculpem invadir assim esse tópico reservado aos cjs, mas como a dúvida é mecânica e aqui existem vários experts resolvi ver se alguém pode ajudar... segue a história postada em outro forum onde não houve uma resposta satisfatória...
Ontem a minha caixa de transferência EXPLODIU quando o carro travegava numa pista normal de asfalto, em 4x2 e a 80km/h. O barulho foi absurdo e o rastro de óleo na pista ficou por uns 50metros do local até onde parei o carro, no acostamento.
Ainda não consegui verificar o estado da caixa pois já era tarde e estava escuro, mas a cena que vi me deixou bastante intrigado e - cá entre nós - puto mesmo. Com a lanterna pude ver que a lateral da caixa esta "faltando" e que é possivel ver o interior da mesma.
Agora vem as perguntas e considerações já que sou completo ( :-) ) leigo... ehehe...
O que poderia levar uma caixa de trasferência explodir???
Não faltava óleo e a manutenção do meu carro é feita com cautela.
Quando da troca de embreagem, o que poderia ter feito o mecanico de merda para que isso acontecesse?
A troca de uma cruzeta poderia ter acasionado isso? Digo isso pois quando o cara desmontou o carro para montar a embreagem, fez a troca de uma cruzeta e, agora, aconteceu isso...
[]'s ferrados
leopoldo
12/12/2003, 12:48
Bom dia colega.
Explodiu ou rompeu?
explosão tem brilho, ruído característico seguido da presença de fogo com ou sem incêndio posterior, além dos odores característicos.
Acredito que tenha sim havido uma falha interna de eixo, rolamento ou engrenagem, seguido de esforço limite na carcaça.
CADÊ AS FOTOS??????????
Não dá pra opinar sem ver fotos.
Esqueçe a cruzeta ou a embreagem, a troca destes não poderiam fazer romper a caixa .
Sem ver a caixa ou pelo menos umas fotos fica difícil........
Algumas perguntas:
1) Você fala que a caixa quebrou no lateral. E dos alojamentos dos eixos?? Estão todos no seu devido lugar, sem quebra?!?
2) A quebra está localizada na região de um suporte da caixa?!?
3) A cruzeta que foi trocada, como está?!?
Abraços,
Bill
Cícero Franco
12/12/2003, 13:00
Não saltou nada fora? Engrenagens ou mesmo cacos?
Compraste a caixa do Bin Laden???
Precisamos saber de mais detalhes :wink:
Obrigado pela atenção,
Tentarei obter as fotos e mais informações, assim que possível postarei aqui.
[]´s Daniel
Fala Gente... :D
Não sou expert em explosões, mas vou palpitar :D :D :D
Aparentemente acho que foi algum rolamento que foi pro saco e consequentemente levou a caixa junto. :? :D
[]'s
Eugênio
Mauricio Mei
12/12/2003, 16:13
Daniel
acho que sei o que pode ser....depende, de que ano que eh seu Troller ???
[]'s de quem ja esta no segundo Troller
ATENÇÃO! ISSO PODE ACONTECER COM VC!
Galera, isso também aconteceu comigo.
Depois de uma longa temporada na oficina para corrigir o problema da alavanca de reduzida teimar em pular para o neutro (vivia amarrada com um cabo elétrico :lol: ).
Troquei várias peças da caixa de transferencia e algumas da de marcha, e cruzeta do cardan trazeiro e, enfim o CJ teve alta - não antes de me deixar no prego a 2 kilômetros da oficina porque o tanque, pra variar, tinha oxidado por dentro na oficina, isso co a patroa a bordo e tudo.
volta pra oficina, tanque lavado, filtro trocados e novante o bicho teve alta (no outro dia, claro).
Recebi o CJ e ia pra casa todo alegre, era um lindo sábado de sol, por volta das 12:00h, pista lotada, todo mundo saíndo do trampo para pegar uma praia, todos os carros normais iam numa média de 100 km/h e eu lá no meio, esgoelando o jeepão, eté que, de repente, UMA explosão, Jeep travado nas quatro rodas, penus arrastanto na pista, e uma sucessão de freiadas atás do meu, motoqueiro passando pra outra pista por cima do meio fio.
Mas, por incrível que pareça, não houve engavetamento, tive apenas de ouvir muito palavrão tipo FDP pra pior.
O jeep ficou travado no meio da pista e eu sozinho tentando empurrar, no SOL, ouvindo um palavrão por segundo, e haja cara feia pra cima de mim.
Cosegui depois que dois caras que passavam (a pé) ficaram com pena e me ajudaram a empurrar etá o acostamento.
Foi a cx de reduzida que deu uma travada DOIDA!.
O FDP do mexanico chegou no local, desmontou a cx parcialmente e fui com ele roncando até a pocilga, digo oficina do cara.
troquei mais meia duzias de peças e até tenho receio de andar em pista movimentada.
Um dia isso pode acontecer com vcs.
Eduardo Chaves
13/12/2003, 15:31
E æ Carlos...
Descobriu o que ocorreu, qual foi o motivo da travada :?: :?:
[]'s curiosos...
Eduardo Velo
13/12/2003, 16:48
Parece estranho , mas acontecendo com 2 jipes , temos que levar em consideração .
Vou dar meu chutinho básico , como o eixo da cx de reduzida fica girando , aguardando o engate pra fazer as engrenagens trabalharem , pode ser que a alavanca de reduz. foi sózinha pra posição de engate e qdo ocorreu o engate a alta velocidade aconteceu a tragédia .
[]s em devaneios ...
andretomasi
13/12/2003, 18:39
Pessoal,
Li em um fórum 4x4 americano umas quatro ou cinco histórias iguais, inclusive com Cherokees onde a alavanca da reduzida saltou, engatou sozinha e BUM :!: :shock:
[ ]´s pensando em amarrar uma alavanca do CJ :lol: :lol: :lol:
...como o eixo da cx de reduzida fica girando , aguardando o engate pra fazer as engrenagens trabalharem , pode ser que a alavanca de reduz. foi sózinha pra posição de engate e qdo ocorreu o engate a alta velocidade aconteceu a tragédia...
Pessoal,
Isso no CJ não acontece - pelo menos com câmbio original em ordem. 8) 8) 8)
Há uma trava que impede que a reduzida seja engatada se não estiver 4x4. :D :D
Se o Jeep for mágico suficiente em conseguir engatar as duas alavancas ao mesmo tempo, :shock: manda pra análise na NASA que tem poderes extraterrenos. :lol: :lol: :lol:
[s] contentes pelos modernos sistemas do CJ,
Caro Marcelo,
aconteceu comigo.
Configuração: CJ 5, OHC, 4 marchas, suspensão, motor, caixa de marchas e transferência, suspensão, bancos, estufamento :D , etc... tudo original.
Nunca diga que falha mecânica é impossível, sobretudo num jeep trintão.
Grande Carlos,
Não tenho dúvidas que a caixa reduzida do Willys pode explodir aleatoriamente, sem dúvida. :) :)
O que disse era que não tem como a alavanca da reduzida sair da posição "direta" e ira para "reduzida" se o 4x4 não estiver engatada. Tem uma trava que impede isso. :lol: Ainda que vai ficar na "neutra" antes disso, perdendo toda a tração. :wink: :wink:
[s] travados,
Beto Lacerda
17/12/2003, 16:49
uma vez eu parei na av. pompeia por culpa do transito e na hora de sair a direta escapou e o jeep deceu um pouco , pouco mas o suficiente para a menina do palio que tava atraz passar a odiar jipes (garanto pra vc´s que dois farois antes do fato ele tava olhando pra viatura muito interessada :) )depois de conseguir o tel. dela (para pagar o capo do palio ,vcs nao imaginam doque um parachoque tubular num cj5 erguido com pneu 33" é capaz de fazer em um palio com apenas 40 cm de embalo :lol: ) adotei o uso de um elastico desses de amarrar carga que segura a alavanca amarrada ao suporte do banco do passageiro e a direta nunca mais escapou .quanto a caixa de tranferencia que explodiu sera que seu mecanico na hora de fazer os serviços que vc citou não deixou ela cair ocasionando uma trinca pequena mas suficiente para qdo. vc tava na rodovia com trepidação ou um balanço a mais e crack abriu aquela janela na caixa ??só levantei esta hipotese pq um amigo meu que é mecanico (bom diga-se de passagem ) fez uma cagada dessa no jipe dele !! a caixa tinha uma pequena trinca que ele nem imagina como surgiu e certo dia andando no asfanto , 4x2 a 30/40 km/h a caixa de tranferenci partiu no meio
Comigo aconteceu o mesmo quando estava saindo do estacionamento da empresa que trabalho:
Um estalo na transmissão e travamento das rodas traseiras. Olhei, olhei, não ví nada de estranho, só os eternos vazamentos de óleo. Reposicionei a alavanca em "direta" e o Chumbinho andou como se nada tivesse acontecido. Como fiquei preocupado com a situação, baixei e abrí o cambio e transferência e aparentemente não tinha nada de errado
:( . Montei e estou andando há mais de um ano sem problemas...(mas ainda com os vazamentos :D )
[]'s
A resposta foi dada em outro forum, mas posto aqui para tranquilizar os amigos que tentaram ajudar, segue a resposta:
Oi Giba,
Todos os carros que não tem roda livre nem tração integral funcionam
como você descreveu, ou seja, o conjunto de transmissão dianteiro
sempre em movimento, somente a caixa de transferência desacoplada do
caixa de marchas. As Toyotas e os Jeeps eram assim (sem roda livre e
com flanges) e não sei de notícias de "explosões da caixa de
transferência".
Conheço o Buttman, cuja a mensagem deu origem a estas discussões e,
segundo as notícias recebidas no Trenó 4x4, a caixa não explodiu. O
que aconteceu foi que a cruzeta dianteira junto a caixa de
transferência travou (falta de graxa?), quebrou e bateu na carcaça
da caixa de transferência quebrando a mesma e dando a impressão que a
mesma teria explodido. É claro que caso o carro tivesse rodas
livres, isso não teria acontecido, pelo menos não rodando no asfalto.
Giba, tenho um Troller 2000 a gasolina, sem rodas livres ,com 65000
Km rodados e muitas trilhas. Já tive que trocar uma cruzeta
traseira e outra dianteira, em tempos diferentes, pois as mesmas
começavam a roncar e, certamente, iriam quebrar.
Não quero dizer que a Troller não tem culpa nesta história alias,
são muitas as histórias em que a culpa esta em erros do projeto ou
na montagem, mas também sei que muitos jipeiros apos uma trilha
pesada, ficam mais preocupados com estética do carro do que com a
manutenção do mesmo. Levam o coitado para lavar e esquecem de mandar
lubrificar os pinos.
Grande abraço e feliz 2004 para você e todos os amigos da lista !
Perez
Sandro Tannuri
05/01/2004, 13:11
O
que aconteceu foi que a cruzeta dianteira junto a caixa de
transferência travou (falta de graxa?), quebrou e bateu na carcaça
da caixa de transferência quebrando a mesma e dando a impressão que a
mesma teria explodido.
As cruzetas Spicer modernas tem lubrificação permanente, ou seja vem sem graxeira e com uma graxa considerada especial que deveria durar muito tempo.
No meu Jeep só uso cruzetas Spicer com graxeira e coloco graxa todo mês, acho isso muito mais barato que trocar a caixa de transferência.
No caso citado na msg anterior o Troller (Buttman) em questão é novo e acho que ja tem roda livre, não sei se ele usava ela sempre travada ou se estragou a cruzeta mesmo ficando ela parada 99% do tempo.
Abraços,
Ressucitando o tópico e invadindo a praia dos Jeepeiros, segue meu relato. A caixa de transferência do meu Engesa partiu-se ao meio. Não havia nenhuma trinca aparente na carcaça da caixa nem nenhum vazamento. Nadinha. Como é uma peça Jeep, acho que interessa a todos. Eu nunca tinha ouvido falar deste problema, nem meu meca, que há 20 anos trabalha com Jeep.
Manobrava em estrada plana, reta, ampla, de terra batida, piso seco.
Tração em posição 4X2, reduzida não acionada (óbvio) e com roda-livre destravada (AVM).
Sai em primeira, normalmente, acelerei forte mas sem tranco e sem deixar a embreagem patinar.
Buummm...! O carro ficou sem tração alguma. Nem havia velocidade para encostar o Viralatas. Fiquei no meio da pista, até obter ajuda. Uma poça de óleo mais para trás e um rastro até onde o jipe se encontrava.
Detalhe, a caixa era inteira nova, engrenagens novas com kit rolamentado da Deep-Tec para a engrenagem carretel.
Desmontando a caixa, não encontrei nenhum sinal de empenamento de eixo, limalhas, dentes faltando ou arranhados e estava perfeitamente engrenada em 4X2.
Sei de gente que tem Jeep com motor Omega 6 cilindros (mais forte do que o motor do meu Engesa) acoplado na mesma caixa de transferência Jeep e anda exigindo sem dó do equipamento em trilhas e nada acontece.
As fraturas estão um pouco oxidadas, pois levei quase um mês para fazer as fotos. Mas na época da quebra via-se vivamente o metal.
Seguem as fotos para registro.
Denis Takashi
01/02/2009, 21:43
Ressucitando o tópico e invadindo a praia dos Jeepeiros, segue meu relato. A caixa de transferência do meu Engesa partiu-se ao meio. Não havia nenhuma trinca aparente na carcaça da caixa nem nenhum vazamento. Nadinha. Como é uma peça Jeep, acho que interessa a todos. Eu nunca tinha ouvido falar deste problema, nem meu meca, que há 20 anos trabalha com Jeep.
Manobrava em estrada plana, reta, ampla, de terra batida, piso seco.
Tração em posição 4X2, reduzida não acionada (óbvio) e com roda-livre destravada (AVM).
Sai em primeira, normalmente, acelerei forte mas sem tranco e sem deixar a embreagem patinar.
Buummm...! O carro ficou sem tração alguma. Nem havia velocidade para encostar o Viralatas. Fiquei no meio da pista, até obter ajuda. Uma poça de óleo mais para trás e um rastro até onde o jipe se encontrava.
Detalhe, a caixa era inteira nova, engrenagens novas com kit rolamentado da Deep-Tec para a engrenagem carretel.
Desmontando a caixa, não encontrei nenhum sinal de empenamento de eixo, limalhas, dentes faltando ou arranhados e estava perfeitamente engrenada em 4X2.
Sei de gente que tem Jeep com motor Omega 6 cilindros (mais forte do que o motor do meu Engesa) acoplado na mesma caixa de transferência Jeep e anda exigindo sem dó do equipamento em trilhas e nada acontece.
As fraturas estão um pouco oxidadas, pois levei quase um mês para fazer as fotos. Mas na época da quebra via-se vivamente o metal.
Seguem as fotos para registro.
Luca,
Palpite meio tonto : verificou os cardãs ?? Caso os mesmos ( ou apenas um) estivessem muito compridos ou com a espiga "travada" ( não me pergunte como) com o trabalho da susp. a carcaça da t case seria forçada e aí ocorreria a quebra, provavelmente antes de flambar os tubos dos mesmos...
Abraço
Fala Luca, puta azar heim... arrghhh
bom vou chutar, porque o caso ai é de BENZER esse engesa mas ...
Acho que foi combinação de forças ai
1- carcaça de reduzida já trincada ou fragilizada
2- andar muito tmepo com os coxins de reduzida e/ou motor estourado (deu uma dobra mais forte do motor no cofre apoiou na reduzida que já estava fragilizada por algumas arrancas e PUF jah era!
só dá pra acreditar que seja algo assim, pois se foi revisado tudo colocado e funcionava tudo ok...
a não ser que vc usou pouco a reduzida e estava com engrenagens erradas 9numero de dentes algo assim)
"Sht breaks, get over it." (http://media2.sweetimsmiley.com/emoticons/Crying.swf)
Abraços,
Bill
... verificou os cardãs ?? Caso os mesmos ( ou apenas um) estivessem muito compridos ou com a espiga "travada" ...
Bom palpite, Denis. Mas foi uma das primeiras coisas que verificamos. Há curso suficiente para o trabalho dos entalhes das espigas dos cardãs. Com a suspensão em altura de trabalho regular (jipe no chão e um passageiro) ficam aproximaddamente 7,5 cm de espiga.
Mesmo assim, valeu.
[]´s
... o caso ai é de BENZER esse engesa mas ...
1- carcaça de reduzida já trincada ou fragilizada
2- ... motor no cofre apoiou na reduzida que já estava fragilizada por algumas arrancas e PUF..., ... a reduzida e estava com engrenagens erradas ...
Rubens,
Engrenagem errada não poderia ser, pois foi testada na bancada e girava livremente com qualquer engrenamento. Também já havia testado rodando por vários quilômetros, para amaciar. Engrengens erradas não viram uma volta sequer.
Mas a sua idéia do motor ter se apoiado na caixa da reduzida já fragilizada, é o que me parece mais provável. Vou verificar todos os coxins. Valeu a dica.
Não vou benzer o ViraLatas, não. Ele é um vira-lata de sorte. Trocarei a caixa e isto não mais ocorrerá.
Abração.
fabiano carraro
12/02/2009, 00:11
Não saltou nada fora? Engrenagens ou mesmo cacos?
Compraste a caixa do Bin Laden???
Precisamos saber de mais detalhes :wink::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen ::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrg reen::mrgreen::concordo:
Zé Renato
12/02/2009, 20:06
Se não for falha estrural da caixa pôr fadiga, eu arriscaria engrenamento da reduzida acidental por falta das travas na haste de acionamento, ou até mesmo um pedaço de metal entre os dentes. :pipoca:
Arthur Makoto
12/02/2009, 23:09
Luca, a caixa quebrou porque não tem resistência na estrutura pra tracionar um engesa, aconteceu com um cliente meu que veio de BH com um engesa F1 motor opala 4cil todo original pneu 750x16 argentino com reduzida de CJ, quebrou da mesma forma, não tinha nenhuma fissura na estrutura, rolamentos ok. Analisando o porque da quebra, cheguei a conclusão de que o esforço que a t-case faz no Engesa para transferir o torque do motor para as rodas é muito maior que se fosse num CJ ou Rural. Por que? Porque um carro com suspensão por feixe de molas a roda "derrapa" mais fácil que um carro com suspensão com mola aspiral, então a t-case explodiu pelo esforço entre o carretel e a engrenagem que liga o câmbio à t-case forçando uma contra a outra e "empurrando" a carcaça até ela explodir.
Acho que foi isso, espero ter ajudado.
Por que? Porque um carro com suspensão por feixe de molas a roda "derrapa" mais fácil que um carro com suspensão com mola aspiral, então a t-case explodiu pelo esforço entre o carretel e a engrenagem que liga o câmbio à t-case forçando uma contra a outra e "empurrando" a carcaça até ela explodir.
Artur, quer elaborar nesta afirmação??? Na face, a sua frase não tem fundamento, mola aspiral (sic) não tem hada a ver com a história. Porém gostaria de saber porque você pense assim.....
Luca, qual é a relação do seu diferencial??
Abraços,
Bill
Zé Renato
13/02/2009, 11:01
Desculpe :mrgreen:, mas não consigo entender o que tem a vêr, quebra da tcase com mola helicoidal ou feixes de molas! :pensativo:
A quebra estaria mais relacionada com o peso do veículo ou relação muito longa, aumentando o esfôrço entre os dentes.
A tcase do JEEP não é lá essas maravilhas, mas não tracionar um engesa...
Essa mesma caixa, traciona a Rural, a F75 e jipes com tôdo tipo de suspeção bem mais pesados que um engesa.E como os jipes usam relações curtas o esfôrço é ainda menor. :discordo:
já que é p/ contar causo de tcase quebrada...heheh
essa tcase de samurai partiu a carcaça, sai quebrando dentes, moendo tudo..
situacao..
o samurai em questao estava subindo um degrau de pedra, comecou a kicar e voltou de ré.. quando a traseira chegou ao chao a mola mestra do feixe quebrou, o eixo foi deslocado p/ frete, chegou no final de curso da espiga do cardã, a mesma empurrou a tcase p/ frente e saiu quebrando a carcaça no ponto de fixacao do suporte...
foi só um CCRRRRRAAAAAKKKKKKKKKK tlec..telc..telc..telc...tlec..
adivinha quem foi o culpado??? o feixe de mola... entao a afirmacao do amigo ae sobre o feixe quebrar tcases faz sentido..hehehehhttp://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon10.gifhttp://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon10.gif
Arthur Makoto
13/02/2009, 14:35
Bill e Zé Renato, penso que mola aspiral tem a ver pelo ocorrido, porque imagina a suspensão trabalhando, o eixo preso com feixe de molas tem uma certa tendência a ficar "suspenso" fazendo com que a roda destracione mais facilmente e o eixo com mola aspiral fica sendo "empurrado" em direção ao solo e por consequência com maior poder de tração. Em tempo, o engesa que citei anteriormente, quebrou a t-case de willys duas vezes usando caixas novas e a relação de diferencial usada era 9x44.
O que acham? Não sei se me expressei bem. Pelo que vi no Engesa daqui e pelas fotos a quebra foi igual. Mas, sei lá entende?
posso me intrometer?
Arthut, nao consegui imaginar o carro no solo plano o fato de estar usando feixe de mola existir essa tendencia da roda ficar sem tracao por culpa da mola.
mas mesmo que ficasse, o que o fato de uma roda ter ou na tracao iria influenciar na quebra da carcaça da tcase? se fosse por esse lado a tcase quebraria tb num frenagem brusca onde uma das rodas travassem..
T+
O que você está dizendo tem a ver com o curso de suspensão e não do tipo de suspensão que é.
Compare a suspensão feixe de mola do antigo Devasso com QUALQUER Engesa que quiser e depois me fale qual carro ficou com pneu no ar.........
Abraços,
Bill
Arthur Makoto
13/02/2009, 17:44
Bill e Fabil, acho que me expressei mal, não tem a ver com curso de suspensão e sim com a pressão que a mola exerce sobre o eixo, não sei explicar como, só acho que a mola aspiral exerce uma pressão maior sobre o eixo (vou consultar um amigo engenheiro pra me explicar melhor) e por isso quebrou a t-case ao meio, reparem bem e observem que a forma que a carcaça abriu e já que não tinha rolamentos ruins pra travar alguma coisa, foi por forçar uma engrenagem a outra até romper a caixa.
Acho que foi isso, mas veja o que acham, porque isso é uma suposição minha o que acham?
Abraços
eu acho que a unica maneira de mola exercer mais pressao sobre o eixo é se aumentar o peso do carro.. mas isso valeria p/ qualquer tipo de mola ou até mesmo sem mola nenhuma..
T+
Zé Renato
14/02/2009, 16:47
já que é p/ contar causo de tcase quebrada...heheh
essa tcase de samurai partiu a carcaça, sai quebrando dentes, moendo tudo..
situacao..
o samurai em questao estava subindo um degrau de pedra, comecou a kicar e voltou de ré.. quando a traseira chegou ao chao a mola mestra do feixe quebrou, o eixo foi deslocado p/ frete, chegou no final de curso da espiga do cardã, a mesma empurrou a tcase p/ frente e saiu quebrando a carcaça no ponto de fixacao do suporte...
foi só um CCRRRRRAAAAAKKKKKKKKKK tlec..telc..telc..telc...tlec..
adivinha quem foi o culpado??? o feixe de mola... entao a afirmacao do amigo ae sobre o feixe quebrar tcases faz sentido..hehehehhttp://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon10.gifhttp://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon10.gif
Bom, eu estou falando de quebra em situação normal de uso, não de acidente :parede: !
Se isso que vc falou valer como argumento, eu também podería dizer que a causa de quebra da tcase pode sêr a cebolinha do frêio pôr exemplo, sabe como? :mrgreen: O cara pisou no frêio e a luz não acendeu, o cara que vinha atraz destruíu a trazeira do Jipe e a tcase foi junto, quem é o culpado? A cebolinha do frêio! :pensativo: Tudo depende da forma de argumentar ! :palmas:
Pablo.pinto2007
30/10/2009, 11:42
Pessoal, vamos voltar ao princípio, na hora que vi as fotos me veio direto a cabeça a idéia de ter sido uma pedra impactante na carcaça fazendo a mesma quebrar, o que é bem provável já que o amigo estava andando sobre estrada carroçal. Porém quando vi as demais fotos, vi que quebrou exatamente a partir do olhal (buraco) de onde peça o pino chorão, assim, tem outra variante aí, a pressão que o eixo fez na carcaça pode ter, com certeza, tricado e levado a quebra da carcaça, pois de dentro pra fora sabemos que não foi, pois as engrenagens e eixos estavam íntegros.
Isso pode ter acontecido de duas formas, o eixo estar na medida errada, ou seja, na intensão de evitar o vazamento de óleo por ali (e é por ali que, senão todas, mas a maioria das reduzidas vaza óleo), o torneiro, ou o mecânico pediu um ajuste mais fino, ou seja, mais próximo, o que na maioria das vezes, não se fabrica um eixo desses, mas sim uma bucha para pegar na parte da carcaça, o que seria a outra possibilidade, ou seja, de qualquer forma o eixo exerceu uma pressão suficiente para trincar a carcaça pelo olhal e aí levar todo o resto a partir.
Não sou engenheiro, mas estudei por algum tempo engenharia, contudo entendo um pouco sobre esforços, e outra coisa o material não ajuda ou seja, não aguenta nem estiramento e nem pancada, ou seja, a carcaça de qualquer caixa de engrenagens, sendo fabricada em ferro fundido, é um perigo para pancadas (por isso o uso dos protetores), e como é tudo bem dimensionado de fábrica... não correria esse risco de tricar por estiramento.
Peço ao amigo, dono do bagulho, que se comprar outra carcaça que tire as medidas do eixo (pino chorão) e do orifício (olhal) onde o mesmo encaixa e veja a diferença, de preferência com um micrômetro, assim verá que, se as medidas estão muito próximas, poderá sim ter sido isso o que ocorreu, agora, como você não tem mais como tirar a medida da que quebrou, quando conseguir a nova (geralmente usada), confere lá.
Pelo amor de Deus se você ver que as medidas estão muito próximas, não monte com o mesmo eixo, ou se for fazer uma bucha não deixe muito próximo, pois senão vai quebrar denovo.
Abraços e espero não ter falado muita besteira.
leopoldo
30/10/2009, 19:33
Perceba que a caixa partiu o mancal do lado engrenado como observado acima.
A força exercida na carcaça rompeu porque excedeu o limite estrutural da mesma, ou porque entrou alguma coisa entre os dentes do par engrenado.
Não pode ter sido por fadiga.
MAs pode ter sido sim por ajuste da bucha na carcaça, mas eu não estou vendo a bucha do outro lado e isso me conduz a suspeitar de erro na montagem;
Lembre que o eixo original SEMPRE é montado do lado de trás para frente. Se vc tentar colocar ou remover pelo lado errado, a caixa rompe. O furo de trás é diferente em Diametro.
NUNCA teria a ver com pressão de mola, seja ESPIRAL ou LAMINAS. Minha nossa !
fabiano caxias
31/10/2009, 09:01
Os dois ultimos comentarios são exelentes...
acredito q muitos ,não todos os mecanicos ,ainda não sabem montar uma tcase exatamente como tem q ser,por isso acontece muito esse tipo de quebra.
Se não foi por orelha de casco trincada q pode torcer a tcase ou folgas em calços como ja dito,acredito tambem na montagem errada pra esse tipo de quebra.
Tem muita gente q monta motor e acha q cx é mais facil,na minha opinião é mais dificil ,uma tcase mal montada é quebra serta,uma folga a mais ou um ponto justo demais ,tchau p ela.
Quando peguei minha tcase p por no jeep ,comprei recem revizada,oq aconteceu?meu mecanico não deixou nem colocar em cima,desmontou e me mostrou o quanto estava errada as folgas deixadas anteriormente por um esperto .
É como diferencial,tive q ouvir outro dia q p trocar coroa e pinão é so manter as aroelas de regulagem q estavam anteriormente caso estivesse bem regulado,ficaria igual...CADA UM LOCO hehe
33’’ recapados
http://www.carrosnaserra.com.br/?conteudo=pesquisa_revendas&revenda=supremacar (http://www.carrosnaserra.com.br/?conteudo=pesquisa_revendas&revenda=supremacar)
leopoldo
31/10/2009, 09:59
Sim. A orelha da carcaça quando trinca, leva ao rompimento, mas não nesse caso.
Não há propagação de trinca desde a orelha.
Pablo.pinto2007
02/11/2009, 22:11
Sim. A orelha da carcaça quando trinca, leva ao rompimento, mas não nesse caso.
Não há propagação de trinca desde a orelha.
Leopoldo, agora quem precisa de ajuda sou eu e como não consegui te enviar mensagem por MP, estou por aqui.
Troquei as engrenagens da reduzida, aquelas que soltam colocando a caixa de transferencia no neutro, pois bem, ficou funcionando, mas infelizemente ficou muito zuadenta, o que pode ser? engrenagens não casadas?
Então gostaria de uma luz e se tiverem por aí um esquema da caixa de transferência explodida, ou seja, o esquema da caixa, em desenho técnico é claro.
Obrigado e desculpe ai ao dono do topico!
leopoldo
03/11/2009, 00:01
Na seção de downloads há o manual de manutenção do jeep.
Na parte referente a caixa de transferencia tem o que vc necessita.
Por enquanto, seu relato não indica coisa alguma, por falta de detalhes.
A caixa está ruidosa com as engrenagens em ponto morto do cambio?
Em que condição há ruido ?
Vc contou o nº de dentes das engrenagens ?
Pablo.pinto2007
03/11/2009, 14:25
Na seção de downloads há o manual de manutenção do jeep.
Na parte referente a caixa de transferencia tem o que vc necessita.
Por enquanto, seu relato não indica coisa alguma, por falta de detalhes.
A caixa está ruidosa com as engrenagens em ponto morto do cambio?
Em que condição há ruido ?
Vc contou o nº de dentes das engrenagens ?
Leopoldo, sobre as engrenagens eu não tive a oportunidade de vê-las, confiei no mecânico, pois o horário ao qual estou trabalhando não me dá a liberdade de sair na hora em que a oficina está aberta...
Enfim, o mecânico foi me deixar o jeep em casa, andando normal não tem barulho, e até tem quando eu tiro o pé do acelerador, esse barulho ela já tinha, mas agora quando eu engato a reduzida ele não ronca, canta, mas canta muito alto, não me parece engrenagem errada (com dentes de quantidade diferentes), me parece casamento de engrenagens ou mau ajuste, e é exatamente isso que preciso saber, com qual engrenagem estou usando quando engato a reduzida, ou seja, assim saberei exatamente qual engrenagem está com problemas, ou mau ajustada.
Obrigado e vou tentar baixar o tal manual...
VALEU!
carasuja4x4
04/11/2009, 09:40
realmente a montagem ou retirada do "pino-chorao"pelo lado errado e por pancada ou prensa deve causar este tipo de problema.
travamento de cruzetas acho dificil a menos que o erro esteja gritante pois o carro vibraria um absurdo antes,entregando as cruzetas ruins e o dono perceberia isto antes de explodir algo mais serio(pelo menos deveria perceber.....):)
coxins soltos ou quebrados no motor poderiam forçar o suficiente pra isto tambem mas o dono tambem perceberia isto antes.
acho mais provavel que algo tenha sido esquecido dentro da cx ou montagem errada mesmo ,sem falar em "engrenagens tabajaras"completamente feitas a facao de hoje em dia........
fui montar um cambio outro dia destes e simplesmente nao consegui pois a nova engrenagem (microgear)estava tao fora de medida que o rolamento nao entrava,tive que ir a um desmanche e comprar uma usada (ficou perfeito)e to brigando ate hoje pra pegar meu dinheiro com o lojista que me vendeu a "ingrenagi".
PS:a GOODZILA aq do forum usa reduzida dana 18 em balanço (divorsed)com pneus 40"recapados, motor turbo 6cc, em relaçoes de diferencial 5.38(8x43 um pouco longo ainda pro tamanho dos pneus)e mesmo apos 3 anos de uso nao quebrou a DANAZINHA,ou seja acho muitissimo forte esta carcaça.
sem falar que ainda da pra criar reforços estruturais em volta dela que nem de bloco de motor pra corrida.
fabiano caxias
04/11/2009, 10:11
0 pessoal usa em jeep cross com motores 2.0 16v turbo(vectra),ap turbo,opala 6cc turbo,4.9 e tantos outros e não é pela reduzida willys q ficam enpenhado em uma prova.mas aqui no forum uns ao inves de dizer q acham melhor uma ou outra,preferem dizer q não presta a de willys.Ai quando se fala q tem so meia duzia q sabe montar decentemente uma caixa ,ninguem acredita.
Alem de ter aqui em caxias os kit corpas de engrenagens q são mais grossas e extremamente rezistentes.
t case willys
33'' recapados
Esse tipo de quebra já aconteceu comigo, duas vezes.
Uma com uma tcase toyota vejam fotos. Aqui era tudo orix.
E uma com uma tcase wyllys. chegamos a conclusão na época que a roda travou na caixa de rodas, forçando a tcase.
Esse tipo de quebra já aconteceu comigo, duas vezes.
Uma com uma tcase toyota vejam fotos. Aqui era tudo orix.
E uma com uma tcase wyllys. chegamos a conclusão na época que a roda travou na caixa de rodas, forçando a tcase.
E na semana passada (essa é pra voce Regisvaldo), começou a fazer uma barulho na tcase do Vida Bandida...
Hoje foi pra oficina, e conforme o mecânico, quebrou tudo por dentro, ele tem quase certeza que foi o rolamento do eixo chorão que quebrou, ou seja, se ele quebrou foi com certeza erro de montagem, já que ele entra um pouco apertado e já vi nego dando até marretada pra passar o pino...
Estou indo lá agora e vou analisar melhor e tirar fotos.
[]s
leopoldo
04/11/2009, 19:26
Essas fotos ai de cima nunca poderiam ser por causa da roda.
Se assim o fosse, todos os parafusos que seguram a Tcase teriam cizalhado.
De novo, ou houve erro de montagem, ou a carcaça já estava trincada por mau manuseio, impactos, etc....
Eu já abri uma caixa dessas e a carcaça é um absurdo de ressitente para um jeep.
Numa avalaição inicial, é orelhada
De novo, ou houve erro de montagem, ou a carcaça já estava trincada por mau manuseio, impactos, etc....
Eu já abri uma caixa dessas e a carcaça é um absurdo de ressitente para um jeep.
Leopoldo, acho que não ficou claro, essas aí das fotos, não sabemos porque quebrou, já poderia estar trincada, ou foi orelhada mesmo, pois ela simplesmente quebrou, do nada e num obstaculozinha de merda, a Tcase Willys é que quebrou por causa de travamento da roda...
Leopoldo, acho que não ficou claro, essas aí das fotos, não sabemos porque quebrou, já poderia estar trincada, ou foi orelhada mesmo, pois ela simplesmente quebrou, do nada e num obstaculozinha de merda, a Tcase Willys é que quebrou por causa de travamento da roda...
José Gustavo
24/04/2015, 16:14
Varela, pelo que vi esta caixa é a das antigas toyotas bandeirante com motores OM 324 e 314 até meados de 81, essas caixas foram projetadas para ficar em balanço penduradas na capa seca, onde existem dois coxins que apoiam o motor e sustentam este câmbio. Pode olhar que tem um coxim preso próximo a saida da caixa de transferência que originalmente nunca existiria. Acredito que o fato da caixa receber esforço de tração numa região onde originalmente só receberia compressão pode ser a causa da quebra
José Gustavo
24/04/2015, 16:20
Revendo as fotos, percebi que a tampa onde se coloca a tomada de força no canto superior está amassada, sugerindo que houve uma pancada ali, o que pode ter iniciado o processo e com a alavanca constante com movimentos do motor e principalmente se os coxins traseiros do motor foram retirados para diminuir a vibração desse sistema evoluiu para esta quebra repentina.