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Ver Versão Completa : Projeto CJ5 1973 - Willys 3000



VINI-INIV
05/10/2013, 18:05
Olá pessoal,
Sou novo no 4x4 brasil então já antecipo meu pedido de desculpas por eventuais infrações.
Seguinte... Tenho um CJ5 ano 1973, que veio com motor BF161, cambio original 4 marchas e diferenciais 44/9. Após rodar uns tempos com o Jeep decidi trocar o motor e dar uma reforma geral nele. Gostaria que vocês contribuíssem com o extenso conhecimento que possuem em possíveis modificações e ajustes que considerem que ficaria melhor.
Antes de passar as minhas ideias a respeito das modificações, gostaria de dizer quais os objetivos que pretendo atingir com o jeep, serão eles:
1- Utilizado na maior parte do tempo na cidade e asfalto (80-100km/h)
2- Fins de semana, estrada de chão, aclives e declives (carros com motor 1.0 - 1.4 tem muita dificuldade em subir, mesmo em 1a marcha)
3- Trilhas leves a cada mês

Para isso fiz o seguinte
1- Comprei um motor Willys 3000 - coletor de admissão parafusado no bloco (Willys e não FORD) e já mandei fazer ele, consegui também os dois (cada 3 cilindros junta em uma saída) coletores de escapamento 6x2... PEÇO AUXÏLIO: Alguem sabe onde eu encontro o coletor que segue após o coletor inicial que me larga duas saídas?
2- Cambio 4 Marchas + reduzida, já foram revisados e trocaram apenas rolamentos e outros detalhes (e óleo, claro)

Isso já está pronto e não irei alterar, agora é onde surgem as dúvidas sobre os demais componentes (e gostaria do auxílio de vocês, observando o meu propósito com este jeep):
FREIOS:
1- Kit de freio a disco na dianteira: Pelo que pesquisei é usado o kit com pinça de Kombi... É isso mesmo?
2- Kit de freio a disco na traseira: Pelas minhas pesquisas e considerando que quero manter o freio de mão, é utilizado o kit com pinça do Kadett... Confere?
3- Servo freio + cilindro mestre? Usam de qual veículo F1000?
4- Pedaleiras... Uso de qual carro considerando essas alterações?
DIREÇÃO HISDRÁULICA:
5- Direção hidráulica... Vi que usam a do Santana, ela pode ser de fato utilizada? Qual a bomba a ser utilizada?
ESTRUTURAL/ESTABILIDADE:
6- Cintar o chassis (será feito entre o suporte do amortecedor dianteiro e traseiro, por "cima" do chassis), é assim mesmo?
7- Trocar os amortecedores, vi que usam o COFAP 12343 turbo gás da Ranger 96-97... Eles se adequam ao meu projeto? (a altura da suspensão é original, com feixe de mola)
MOTOR:
8- Mantenho a ignição com platinado, sequencial ou eletronica? Onde poderia encontrar um kit para ele, valores?
9- Alimentação, estou com dificuldade para achar o carburador para este motor, visto que é um bijet, pelo que li é o DFV ou WEBBER, 444 ou 446 (em anexo segue um desenho de onde é fixado o carburador), afinal qual carburador que eu uso?
10- Caso eu decida instalar injeção eletrônica multiponto, vocês sabem quem poderia fazer o coletor de admissão?
CARROCERIA:
11- Estou pensando em trocar por uma de fibra, inclusive pensando em instalar uma toda fechada, o que vocês acham? Quem vocês indicam?
12- Instalação de tanque de combustível de plástico na traseira, há algum problema?

Desculpem-me pela extensão do tópico, mas eu quis explicar bem, para não aperecer gente dizendo que tem que arrancar tudo e por AP e não sei mais o que =P

Agradeço o auxílio de todos, inclusive com os possíveis locais de compra...
Um abraço

VINI-INIV
05/10/2013, 18:27
Não estou conseguindo anexar a imagem, ela mostra que: 1- Há quatro parafusos que prendem o carburador, estão distribuídos de forma retangular, afastados 95mm e 47mm, há dois orifícios para a entrada da mistura, cada um com 36mm, qual o carburador a ser utilizado?

vavarusso
05/10/2013, 18:55
Vini minha humilde contribuição: tens que levantar os suportes dianteiros para esse amortecedor. Dh santana aminha com barra roda a roda e barra cx à roda esquerda deu problema, pegou no feixe, estou colocando ao contrário. Uso sistema nas rodas originais com servofreio da strada com pedaleira do opala e funciona beleza em testes. O mais é muito complexo para o meu vã conhecimento.

Sonhador
05/10/2013, 19:34
Carroceria de fibra fechada tem a fiber
Fiber 4×4 | As carrocerias mais resistentes para off-road (http://www.fiber4x4.com.br)

Willian Del Piero Rocha
05/10/2013, 21:40
Vini,só para ser chato,o câmbio 4 marchas só saiu após outubro de 1975.Quanto a cintar o chassi,deve ser feito de ponta a ponta,do resto acho que está tudo na média das modificações feitas aqui no forum,não sei muito sobre o BF 184,mas injeção nele,não sei se compensa ou mesmo se fazem.Abraços.

antonio umino
06/10/2013, 08:04
Não estou conseguindo anexar a imagem, ela mostra que: 1- Há quatro parafusos que prendem o carburador, estão distribuídos de forma retangular, afastados 95mm e 47mm, há dois orifícios para a entrada da mistura, cada um com 36mm, qual o carburador a ser utilizado?

Vini..
Se não me engano o carburador é o DFV 4442011. original.
Tem carburadores parecidos, em Dodge V8....
Este Carburador foi usado, em motores da ford. f.100. f350, f 600... principalmente em motores v8. acho que tem outra numeração...
Deve ter muitos em F. velhos pois muitos destes motores, foram substituidos por motores Diesel.
Outra se não me engano estes motores tem o coletor de admissão separado do cabeçote...
Embora o bloco é o mesmo de outros Bf....161 e 184, pois o cabeçote tem a mesma furação .
Ok.
um abraço.

POPEYE MIT
06/10/2013, 10:42
Olá pessoal,
Sou novo no 4x4 brasil então já antecipo meu pedido de desculpas por eventuais infrações.
Seguinte... Tenho um CJ5 ano 1973, que veio com motor BF161, cambio original 4 marchas e diferenciais 44/9. Após rodar uns tempos com o Jeep decidi trocar o motor e dar uma reforma geral nele. Gostaria que vocês contribuíssem com o extenso conhecimento que possuem em possíveis modificações e ajustes que considerem que ficaria melhor.
Antes de passar as minhas ideias a respeito das modificações, gostaria de dizer quais os objetivos que pretendo atingir com o jeep, serão eles:
1- Utilizado na maior parte do tempo na cidade e asfalto (80-100km/h)
2- Fins de semana, estrada de chão, aclives e declives (carros com motor 1.0 - 1.4 tem muita dificuldade em subir, mesmo em 1a marcha)
3- Trilhas leves a cada mês

Para isso fiz o seguinte
1- Comprei um motor Willys 3000 - coletor de admissão parafusado no bloco (Willys e não FORD) e já mandei fazer ele, consegui também os dois (cada 3 cilindros junta em uma saída) coletores de escapamento 6x2... PEÇO AUXÏLIO: Alguem sabe onde eu encontro o coletor que segue após o coletor inicial que me larga duas saídas?
2- Cambio 4 Marchas + reduzida, já foram revisados e trocaram apenas rolamentos e outros detalhes (e óleo, claro)

Isso já está pronto e não irei alterar, agora é onde surgem as dúvidas sobre os demais componentes (e gostaria do auxílio de vocês, observando o meu propósito com este jeep):
FREIOS:
1- Kit de freio a disco na dianteira: Pelo que pesquisei é usado o kit com pinça de Kombi... É isso mesmo?
2- Kit de freio a disco na traseira: Pelas minhas pesquisas e considerando que quero manter o freio de mão, é utilizado o kit com pinça do Kadett... Confere?
3- Servo freio + cilindro mestre? Usam de qual veículo F1000?
4- Pedaleiras... Uso de qual carro considerando essas alterações?
DIREÇÃO HISDRÁULICA:
5- Direção hidráulica... Vi que usam a do Santana, ela pode ser de fato utilizada? Qual a bomba a ser utilizada?
ESTRUTURAL/ESTABILIDADE:
6- Cintar o chassis (será feito entre o suporte do amortecedor dianteiro e traseiro, por "cima" do chassis), é assim mesmo?
7- Trocar os amortecedores, vi que usam o COFAP 12343 turbo gás da Ranger 96-97... Eles se adequam ao meu projeto? (a altura da suspensão é original, com feixe de mola)
MOTOR:
8- Mantenho a ignição com platinado, sequencial ou eletronica? Onde poderia encontrar um kit para ele, valores?
9- Alimentação, estou com dificuldade para achar o carburador para este motor, visto que é um bijet, pelo que li é o DFV ou WEBBER, 444 ou 446 (em anexo segue um desenho de onde é fixado o carburador), afinal qual carburador que eu uso?
10- Caso eu decida instalar injeção eletrônica multiponto, vocês sabem quem poderia fazer o coletor de admissão?
CARROCERIA:
11- Estou pensando em trocar por uma de fibra, inclusive pensando em instalar uma toda fechada, o que vocês acham? Quem vocês indicam?
12- Instalação de tanque de combustível de plástico na traseira, há algum problema?

Desculpem-me pela extensão do tópico, mas eu quis explicar bem, para não aperecer gente dizendo que tem que arrancar tudo e por AP e não sei mais o que =P

Agradeço o auxílio de todos, inclusive com os possíveis locais de compra...
Um abraço

De uma olhada nestes topicos ja para ter uma boa noção de alguns ítens que pretende ter:VEJA QUE UM TOPICO O VAI LEVAR A OUTRO E ASSIM SE APROFUNDA SUA PESQUISA E ESCLARECE MUITAS DUVIDAS. A PESQUISA NO FORUM APARENTEMENTE PODE SER MAIS TRABALHOSA, MAS SE ACHA E OBTEM AS RESPOSTAS MAIS RAPIDAMENTE DO QUE OUTROS TOPICOS QUE POSTAR E FICAR AGUARDANDO ALGUEM NOS RESPONDER

SOBRE FREIOS A DISCO:DiscoFreio - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=s20LeKtpRNI#at=32) E

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/97725-colocar-freio-no-willys-cj5-2.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/97725-colocar-freio-no-willys-cj5-2.html)

CAPOTA RIGIDA:http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/71975-capota-rigida-9.html

DIREÇÃO HIDRAULICA:http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/8-direcao-hidraulica-em-cj-5-a.html

Ian Jeep
06/10/2013, 21:59
MOTOR:
8- Mantenho a ignição com platinado, sequencial ou eletronica? Onde poderia encontrar um kit para ele, valores?
9- Alimentação, estou com dificuldade para achar o carburador para este motor, visto que é um bijet, pelo que li é o DFV ou WEBBER, 444 ou 446 (em anexo segue um desenho de onde é fixado o carburador), afinal qual carburador que eu uso?
10- Caso eu decida instalar injeção eletrônica multiponto, vocês sabem quem poderia fazer o coletor de admissão?



Boa noite,

8- Esquece negocio de platinado, poem logo um eletrônico! Kit no mercado livre ta R$ 415,00. ou em qualquer loja especializada em jeep.
Recuperg (http://www.recuperg.com.br/produtos/detalhes.php?prod1_cod=194)

9- o Carburador é Corpo duplo DFV 444201, usa o original mesmo se achar.
433965

10- Injetar esse motor é totalmente inviável. Nao sei quem pode fazer esse serviço.
433962





Embora o bloco é o mesmo de outros Bf....161 e 184, pois o cabeçote tem a mesma furação .:discordo:
Os blocos são de alturas diferentes.

vavarusso
06/10/2013, 22:13
Popeye muito bom.

suv
08/10/2013, 08:06
Caro Vavarusso
você usa freio dianteiro a disco? seria da superbreak disk?
obrigado

VINI-INIV
11/10/2013, 19:53
Muito obrigado pela contribuição pessoal, me ajudaram a esclarecer diversas dúvidas, agora referente as carrocerias em fibra, procurei em varias lojas e revendas...
A que ficou com preço mais em conta é a da América Brasil, agora em termos de qualidade? Ela vai servir para a aplicação que eu pretendo para o jeep (vide início do tópico)? A empresa é séria? O produto é bom? Cumprem prazos? O que vocês podem me dizer sobre essa carroceria (procurei tópicos anteriores, mas não consegui encontrar tópicos atualizados)? Quanto que eu posso pagar pela carroceria completa?
Outra dúvida é em relação ao pneu a ser utilizado, creio que o mais adequado para a minha utilização seja os do tipo ALL TERRAIN, confere?
E sobre a dimensão dele (considerando meu motor Willys 3000, transmissao com final 1:1 e diferencial 44/9), minha roda atual é 16 polegadas, qual pneu devo utilizar? Estou pensando em utilizar um pneu com diametro maior para poder ter uma economia na velocidade de cruzeiro 80-100km/h (sei da história do cavalo que anda, come...). Mas qual pneu devo utilizar então?
Recapados/Remold... pode? ou ele vai ficar instavel em velocidades 80-100 devido a algum possivel desbalanceamento?
Quais lojas vocês recomendam no RS?

VINI-INIV
12/02/2014, 20:21
Olá pessoal,

Após todo este tempo estou voltando... após ter concluído boa parte da reforma.
Queria esclarecer com vocês se o motor willys 3000 + cambio 4m original + diferencial 9:44 + pneus 225/75 R16 (Queria usar mais largos, mas será que a roda com tala 5,5 pol aguenta?), não posso instalar roda R15 pois a pinça do freio dianteiro bate.
...
E sobre os freios, pinça de Kombi na frente e Kadett atrás, tenho que usar cilindro mestre de Opala ou F1000? e o hidrovacuo, pode ser qualquer um... ele tem que ser compatível, como tem que ser? se puderem me dar um auxilio, estou bem perdido quanto a isso

Willian Del Piero Rocha
12/02/2014, 20:57
Vini ,uso pneu 255/75 15 (aro 15 tala 8'') e freio a disco na dianteira(Kombi) , , , mas as rodas tem offset negativo ,não sei ao certo quanto ,mas não pegão não e uso cilindro e vácuo do Santana(já estava quando comprei o jeep) e não noto falta de freio não.Abs

VINI-INIV
13/02/2014, 00:38
Vini ,uso pneu 255/75 15 (aro 15 tala 8'') e freio a disco na dianteira(Kombi) , , , mas as rodas tem offset negativo ,não sei ao certo quanto ,mas não pegão não e uso cilindro e vácuo do Santana(já estava quando comprei o jeep) e não noto falta de freio não.Abs

Willian qual o tipo de freio que você possui na traseira?
Pelo que pesquisei o que precisa de mais fluido são freios de lona, depois pinça com dois cilindros (Kombi) e por fim pinça com um só cilindro (Kadett)... É isso mesmo?

E sobre o hidrovacuo... O que ele influencia, me refiro se instalasse um de Santana, de Opala, de F1000 o que apenas a alteração dele causa no sistema?

O motor gera vácuo para qualquer um deles, ou se forem hidrovacuos muito grandes o Willys 3000 ou BF161 não da conta?

Willian Del Piero Rocha
13/02/2014, 08:35
Na traseira continua o tambor ,quanto ao que precisa de mais fluido não sei te explicar .O hidrovácuo ,quanto maior ,menos esforço no pedal .E eu acho que o BF dá conta sim de um hidro de F1000 ,se não me engano tem gente que usa essa configuração aqui no fórum. Meu primo usa disco nas quatro (Kadet atrás) e hidro do Santana ,e nunca reclamou de nada.

VINI-INIV
13/02/2014, 20:02
Na traseira continua o tambor ,quanto ao que precisa de mais fluido não sei te explicar .O hidrovácuo ,quanto maior ,menos esforço no pedal .E eu acho que o BF dá conta sim de um hidro de F1000 ,se não me engano tem gente que usa essa configuração aqui no fórum. Meu primo usa disco nas quatro (Kadet atrás) e hidro do Santana ,e nunca reclamou de nada.

Obrigado antes de mais nada
Poxa... coisa estranha, tem gente que diz que o cilindro mestre do Opala não da conta de pinça de Kombi(média quantidade de fluido necessaria) + Kadett(pouca quantidade de fluido necessaria) e que tem que usar o de F1000. Você me diz que usa pinça de Santana (pequena quantidade de fluido necessario) + Lona (grande quantidade de fluido necessário), e usa um cilindro mestre considerado pequeno??!!!??

Pessoal do fórum com mais conhecimento, poderia dar um auxilio? Estou me descabelando, pois não quero gastar X2.

Quem tiver alguma config parecida
willys 3000/bf161 + Kadett + Kombi + qual cilindro mestre e hidrovacuo??

antonio umino
13/02/2014, 21:52
Bom.
Na rural com o sistema da kombi, e original atraz, tenho usado o da Ford F 1000 (quadrada)....
Em jeeps, vejo que usam o hidro e cilindro mestre da Pampa (Corcel II em alguns)...
Mas tem muita gente que usa à da Kombi todo o conjunto. tanto com pedaleira suspensa, como no sistema original, mudando o hidro e o cilindro debaixo do tanque....
O uso do sistema do Opala, além de ficar muito caro, já quase que não tem opala rodando.. daí as peças ficarem mais caras....

Minha opinião....
abçs

VINI-INIV
28/02/2014, 00:23
Bom.
Na rural com o sistema da kombi, e original atraz, tenho usado o da Ford F 1000 (quadrada)....
Em jeeps, vejo que usam o hidro e cilindro mestre da Pampa (Corcel II em alguns)...
Mas tem muita gente que usa à da Kombi todo o conjunto. tanto com pedaleira suspensa, como no sistema original, mudando o hidro e o cilindro debaixo do tanque....
O uso do sistema do Opala, além de ficar muito caro, já quase que não tem opala rodando.. daí as peças ficarem mais caras....

Minha opinião....
abçs


E ai colegas...
Qual config que vocês usam?
Kombi + kadett - vai dar com o CM do opala, ou tenho que ir pro da Kombi ou F1000?

antonio umino
28/02/2014, 13:16
Depende do Hidrovácuo que vai usar...
Se vai usar hidro da f 1000 usa o cilindro da f 1000.
Se vai usar hdro da Kombi usa do cilindro da kombi.. (pinça de freio da kombi.) e usa o cano de freio e o flexivel do freio da kombi
Se vai usar Hidrovácuo da Pampa (corcel II...Del Rey) usa o cilindro mestre da Pampa....
e assim vai.....
abçs

VINI-INIV
04/03/2014, 22:51
Depende do Hidrovácuo que vai usar...
Se vai usar hidro da f 1000 usa o cilindro da f 1000.
Se vai usar hdro da Kombi usa do cilindro da kombi.. (pinça de freio da kombi.) e usa o cano de freio e o flexivel do freio da kombi
Se vai usar Hidrovácuo da Pampa (corcel II...Del Rey) usa o cilindro mestre da Pampa....
e assim vai.....
abçs


Alguém com mais ideias?
Vi e pesquisei... mas não consegui chegar numa coisa que de fato todos que usem digam que dá certo...
Vamos lá pessoal :/

chinelao4x4
05/03/2014, 09:43
Eu uso CM e hidro da toy , com discos da f1000 , traz, tambor, , muito bom meu freio

reslima
06/03/2014, 08:26
Se possível, use conjunto de um mesmo carro (pedaleira/servo/cilindro) e pense ainda em adaptar de um carro com peso igual ou maior que o CJ.

VINI-INIV
27/03/2014, 23:53
Resolvi os freios finalmente, vai o kit completo do opala... veremos os resultados.

Agora... Complicado mesmo...
PNEUS MUD - R16
Como uso diferencial 44/9, não posso colocar pneus muito grandes...
e para facilitar (rsrs) minha situação as rodas são 16X6

Que pneu mud posso por??
Virei todas as lojas da região, mas não encontro, creio que devo usar o: 255/70 - 245/70 - 235/75 - 235/70 - 225/75 tudo R16...
Alguem sabe onde se encontram esses pneus MUD no RS??

Tá difícil a busca pelos danados

reslima
28/03/2014, 08:34
Se não tiver nenhum problema em usar recapado, use VJ900 ou VJ910 na medida 235x85x16, não vai se arrepender.

VINI-INIV
28/03/2014, 22:19
Se não tiver nenhum problema em usar recapado, use VJ900 ou VJ910 na medida 235x85x16, não vai se arrepender.


Será que não tem de novo?? Minhas experiências com recapados nunca deram certo... uma vez tive que por 500g de chumbo num dos penus... e mesmo assim ficou todo estranho

deividmonnerat
02/06/2014, 14:45
Será que não tem de novo?? Minhas experiências com recapados nunca deram certo... uma vez tive que por 500g de chumbo num dos penus... e mesmo assim ficou todo estranhoComo vai a empreitada amigo? Ja colocou o jeep pra rodar?To montando um motor igual ao seu. Voce achou o carburador dfv444? Muitos falam que é o mesmo do galaxy, mas a base dele é totalmente diferente. É dificil de achar.Abs