PDA

Ver Versão Completa : Meu 1° Jeep Ford CJ5, porem precisa de uma reforminha

Stevan Franzol
04/10/2013, 21:39
Abri esse tópico com intuito de sugestões, criticas, ajudas, e para eventuais duvidas que surgiram ao decorrer da reforma e ao decorrer do tempo com os acessórios, mas ele ta sem documento ainda, mas nao demora muito (uns 5 meses) vejo se ja documento ele, tem mais foto no meu facebook STEVAN FRANZOL, e ja tenho outro topico, mas com a da minha gaiola

433767

Stevan Franzol
04/10/2013, 21:54
Motor ta original 4cc do maverick, de mecanica ta tudo original, pneus 32'', spoa

433768433769

Pablo.pinto2007
05/10/2013, 09:12
Amigo não entendi onde será a reforma? Ah meu ver está no ponto de trilhar...

Posta aí no que pensa em fazer....

Abraços e seja bem vindo...

Pablo

Stevan Franzol
05/10/2013, 20:00
A lataria que precisa ser reformada, ela ta muito feia, to pensando em trocar a carroceria ao inves de remendar, porque ela ta muita estragada, tocar os calços de carroceria que ta ruim, documentar, por um banco que esse que veio é ruim, por um guincho, parachoques e trilhar, depois ponho capota, suporte de estepe, etc... quero fazer os principais primeiro.

Boaventura
05/10/2013, 20:11
Cara,

Está show teu jeep, não cai nessa de reforma! Vai ficar 1 ano sem andar com a viatura no mínimo.

Curta ele e vai sentido... dê prioridade para revisá-lo.

Abraços e parabéns pela viatura

Stevan Franzol
05/10/2013, 21:15
Obrigado pelos elogios , então o que eu quero dizer com reformar nao é fazer como alguns fazem, picar tudinho e fazer tudo, penso mesmo só em reformar a lataria que ta feia, e como vo ter que fazer o documento dele vo ter que pintar, pois a cor no documento dele é prata, ai como ja vai ter que pintar o certo era arrumar, mas to pensando em comprar outra carroceria ao inves de mexer nessa, e sobre revisa-lo so vou dar uma olha nos oleos de motor, cambio, diferenciais e depois quero tacar na trilha, mas infelizmente vai demora um poco, abraços

Willian Del Piero Rocha
05/10/2013, 21:22
Stevan,se a sua carroceria está mesmo ruim,eu acho que o melhor é comprar uma de fibra(Fiber4x4 de preferência),e enquanto ela não chega,vai usando o Jeep e acertando a documentação.Pede na cor que vc quer,e quando chegar é só dar mais uma mão de tinta e polir.Aí quando parar o Jeep vc já troca os calços,dá uma geral na elétrica e bota a carroceria no lugar,os bancos novos já vão estar ao lado,,,tudo já separado,seu Jeep não vai ficar nem um mês parado.Jeep também é planejamento.Abraços.

Stevan Franzol
06/10/2013, 09:15
Pode ser tambem willian, é mais uma hipótese que eu estudarei, as carrocerias da fiber 4x4 ja consultei os preços, mas sao meio alto-4.950, ai vo ver se axo uma usada boa se nao vou ter que pegar a de fibra mesmo, abraços.

Pablo.pinto2007
06/10/2013, 10:03
Meu amigo posta uma foto melhor da caixa de direção que me parece que tem porcaria ali... justamente por ser SPOA, confere?

Abraços!

PAblo

Stevan Franzol
06/10/2013, 10:52
Confere sim, fizeram um serviço muito gambiarrado ali, vamos mudar o jeito dela, ou vamos voltar a original, tem um amigo nosso que acha tem a original, se ele tiver ela ainda, acho que vamos instalar ela ou vamos deixar essa, qual seria melhor ?

Sonhador
06/10/2013, 11:21
Pode ser tambem willian, é mais uma hipótese que eu estudarei, as carrocerias da fiber 4x4 ja consultei os preços, mas sao meio alto-4.950, ai vo ver se axo uma usada boa se nao vou ter que pegar a de fibra mesmo, abraços.

Sera que e alto mesmo?
Dificilmente vc comprara uma carroceria em bom estado, provavelmente vai precisar algum serviço .
se vc pensar compra de outra carroceria + frete + funilaria(remendos) + pintura + melhorias.
acho que o preço ficara mais alto , e se pensar que a carroceria de fibra o desgaste sera muito menor do que a carroceria de lata, sera tambem economia a longo prazo.

Stevan Franzol
06/10/2013, 12:06
433920433925

Stevan Franzol
06/10/2013, 12:08
Sera que e alto mesmo?
Dificilmente vc comprara uma carroceria em bom estado, provavelmente vai precisar algum serviço .
se vc pensar compra de outra carroceria + frete + funilaria(remendos) + pintura + melhorias.
acho que o preço ficara mais alto , e se pensar que a carroceria de fibra o desgaste sera muito menor do que a carroceria de lata, sera tambem economia a longo prazo.

Entao, o bom da fibra seria isso mesmo ela nunca vai enferrujar nem apodrecer e acho que demoraria mais pra riscar e ter que retocar

Pablo.pinto2007
06/10/2013, 12:17
433920433925

Minha pergunta é: isso funciona? o jeep anda e faz giro assim?

Pelo que vi a caixa é mecânica ainda... então eu aconselho colocar uma caixa de opala, já que vc não tem suporte nenhum que vá aproveitar na próxima caixa... e aí barra inteira de roda a roda e uma barra da caixa de direção ao munhão... sendo que eu colocaria um high steer somente de um lado para pegar o terminal da caixa de direção... meu conselho!

Abraço!

PAblo

Stevan Franzol
06/10/2013, 12:27
[QUOTE=Pablo.pinto2007;2017792]Minha pergunta é: isso funciona? o jeep anda e faz giro assim?

Pelo que vi a caixa é mecânica ainda... então eu aconselho colocar uma caixa de opala, já que vc não tem suporte nenhum que vá aproveitar na próxima caixa... e aí barra inteira de roda a roda e uma barra da caixa de direção ao munhão... sendo que eu colocaria um high steer somente de um lado para pegar o terminal da caixa de direção... meu conselho!

A caixa de opala é aquelas que sai pra frente da gradinha dianteira ? Aquelas que ficam aparecendo ? E o que seria high steer ?

Stevan Franzol
06/10/2013, 12:31
AAA e só andei com ele aqui em casa pra mudar o lugar dele, mas puxado pela minha gaiola porque ta sem tanque de combustivel, e ate que esterço bem, é bem levinho pra esterça, mas nao vai fica desse jeito com certeza

Stevan Franzol
07/10/2013, 18:56
Hoje compro os bancos, bancos estao bom, mas é de pano, ai vamos por de couro, é de f-1000, bancao ajeitado, com regulagens, agora precisa instalar eles.

jairjr
07/10/2013, 19:46
cara muio bom seu jeep... o meu so pra constar peguei o meu jeep 100x pior que esse. e me arrependi em uma coisa... não fiz a mecânica primeiro. fui nessa de ajeitar a lataria. mas tudo certo agora. so deu mais trabalho.
:concordo::pipoca:

reslima
08/10/2013, 09:29
Stevan, antes de qualquer coisa refaça esse sistema de direção, a caixa parece ser da linha VW e até pode ser utilizada desde que a instalação esteja de acordo. Além do mais, pelas fotos que postou, tenho a impressão que esta fora do cáster e provavelmente tenha que corrigir isso também. Aqui no fórum tem alguns tópicos a respeito, tente pesquisar. Caso tenha alguma dificuldade, diga que vejo se encontro e posto aqui os links.
Abraço.

433920433925

vavarusso
08/10/2013, 11:40
Vixe Maria. Pior do que a minha muito. Fora isso beleza

POPEYE MIT
08/10/2013, 12:08
Vixe Maria. Pior do que a minha muito. Fora isso beleza
Uma coisa é certa...quem instalou esta caixa nunca abriu uma pagina sequer do forum brasil4x4

antonio umino
08/10/2013, 12:54
Pior que é..

Gambiarra das boas... merece premio.....

Com certeza este sabe estragar....

abçs

Stevan Franzol
08/10/2013, 19:19
Stevan, antes de qualquer coisa refaça esse sistema de direção, a caixa parece ser da linha VW e até pode ser utilizada desde que a instalação esteja de acordo. Além do mais, pelas fotos que postou, tenho a impressão que esta fora do cáster e provavelmente tenha que corrigir isso também. Aqui no fórum tem alguns tópicos a respeito, tente pesquisar. Caso tenha alguma dificuldade, diga que vejo se encontro e posto aqui os links.
Abraço.

EU nao tenho a minima ideia do que seja cáster, poderia me explicar, e eu nao axei aqui no forum, desde ja agradeço sua atençao.

Stevan Franzol
08/10/2013, 20:23
Pior que é..

Gambiarra das boas... merece premio.....

Com certeza este sabe estragar....

abçs

Soube mesmo, mas ja veio assim, nao sei quem foi o autor da obra, abraços

Bedran
09/10/2013, 05:25
O Jeep "normal" é SPUA, em que os feixes de mola está abaixo do eixo. Quando você muda para SPOA, acima do eixo, deve ser corrigido o angulo do diferencial para que ele nao fique "olhando" para cima. Por exemplo, quando voce ve uma maquina patrola fazendo curva perceba o quanto as rodas dianteiras se inclinam na curva. Isso é devido ao angulo do caster. A inclunação lateral das suas rodas dianteiras, quando esterçado, está muito aumentado, provavelmente a correcao do diferencial nao foi bem feita. Isso pode dificultar o caso de ser rebocado, muitas vezes até impossibilitando a viatura de ser rebocada, pois nao faz curva. Além de, apos voce fazer uma curva a direção nao volta a ficar reta, voce tem que girar para corrigir o alinhamento. De uma conferida nisso tambem.

Stevan Franzol
09/10/2013, 07:05
O Jeep "normal" é SPUA, em que os feixes de mola está abaixo do eixo. Quando você muda para SPOA, acima do eixo, deve ser corrigido o angulo do diferencial para que ele nao fique "olhando" para cima. Por exemplo, quando voce ve uma maquina patrola fazendo curva perceba o quanto as rodas dianteiras se inclinam na curva. Isso é devido ao angulo do caster. A inclunação lateral das suas rodas dianteiras, quando esterçado, está muito aumentado, provavelmente a correcao do diferencial nao foi bem feita. Isso pode dificultar o caso de ser rebocado, muitas vezes até impossibilitando a viatura de ser rebocada, pois nao faz curva. Além de, apos voce fazer uma curva a direção nao volta a ficar reta, voce tem que girar para corrigir o alinhamento. De uma conferida nisso tambem.

Muito obrigado Bedran, vou analizar isso e ver se consigo arrumar, obrigado e abraços.

Stevan Franzol
09/10/2013, 20:25
Hoje desmontamos o jeep, e ainda bem que esta bonito o chassis
434390434391

Mas surgiu uma duvida, os amortecedores dianteira estao corretos ? Ele esta meio deitado, o correto nao seria de pé ?Segue a foto pra voceis analizarem melhor e me ajudar

434397

POPEYE MIT
09/10/2013, 22:24
Hoje desmontamos o jeep, e ainda bem que esta bonito o chassis
434390434391

Mas surgiu uma duvida, os amortecedores dianteira estao corretos ? Ele esta meio deitado, o correto nao seria de pé ?Segue a foto pra voceis analizarem melhor e me ajudar

434397

Sempre lí que amortecedor tem de ser 100% em pé, para se ter o maximo de eficiencia. Acho que no caso teria de fazer um novo suporte mais alto

antonio umino
09/10/2013, 23:19
Pela foto....
É só retirar o suporte e inverter..
passar o que está atraz do eixo para a parte da frente.
e este ficará na vertical.. ou em pé.
abçs

Stevan Franzol
10/10/2013, 07:23
Muito obrigado pela ajuda de todos, ja vamos mudar entao o suporte, só inverter de lado que ficara certo. Os de traz estao um pouco inclinado, mas os trazeiros sao normais né, é original um poco inclinado né ? Abraços.

vavarusso
10/10/2013, 07:31
SEmpre em pé??? Os traseiros no jeep e outros veículos sao inclinados. Vai ver que esta inclinação aí é pra nao dá final de curso. Voce resolve isso apenas invertendo essas bases, trocando de lado

POPEYE MIT
10/10/2013, 10:19
SEmpre em pé??? Os traseiros no jeep e outros veículos sao inclinados. Vai ver que esta inclinação aí é pra nao dá final de curso. Voce resolve isso apenas invertendo essas bases, trocando de lado

me expressei errado, queria dizer que quanto mais vertical, melhor funcionamento, ao menos em SPUA
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/34741-jeep-com-spoa-qual-amortecedor-usar-3.html

tuna
10/10/2013, 10:55
Galera, se ele só inverter a sapata o amortecedor vai ficar mais em pé sim, mas vai dar final de curso pois a sapata está mais perto do chassis agora com spoa, o certo é refazer o suporte dianteiro para cima para poder inverter a sapata ou deixar assim mesmo, eu andei com os quatro amortecedores inclinados e spoa um tempão sem problema algum...

[]'s

POPEYE MIT
10/10/2013, 11:27
Galera, se ele só inverter a sapata o amortecedor vai ficar mais em pé sim, mas vai dar final de curso pois a sapata está mais perto do chassis agora com spoa, o certo é refazer o suporte dianteiro para cima para poder inverter a sapata ou deixar assim mesmo, eu andei com os quatro amortecedores inclinados e spoa um tempão sem problema algum...

[]'s

esse forum me susrpreende cada vez mais. Hojhe eu achei este topico show de bola , com ideias muito bacanas e muito bom gosto http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/19849-crocodillo-jeep-prata-da-casa-revista-4x4-cia-ed-218-a-4.html

Dá uma olhada Vavá.

Stevan Franzol
10/10/2013, 11:54
Agradeço mais uma veis a ajuda de todos, vou fazer a mudança no amortecedor

vavarusso
10/10/2013, 12:14
esse forum me susrpreende cada vez mais. Hojhe eu achei este topico show de bola , com ideias muito bacanas e muito bom gosto http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/19849-crocodillo-jeep-prata-da-casa-revista-4x4-cia-ed-218-a-4.html

Dá uma olhada Vavá.

Stevan já o li quase todo, muito bom, é do Elmer Jeep. Só que ele é meio abusado.

Stevan Franzol
10/10/2013, 12:34
Gostei do jeep dele vavarusso, eu quero algo bem equipadinho, mas nem tanto mexido quanto ao dele

reslima
10/10/2013, 12:41
Explicando de uma forma bem tosca, Cáster é a inclinação do toquinho do munhão (pino mestre). Segue abaixo uma imagem.
http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/caster2.gif
Posso estar doido, mas tenho a impressão que o seu está com o cáster alterado. Como foi feito SPOA nesse jeep, o camarada que o fez, rodou o diferencial, de forma que a bola do diferencial apontasse diretamente para a reduzida, para não estrangular as cruzetas do cardan, o problema é que, se ele fez isso sem se preocupar com o cáster, o veículo fica complicado de se dirigir, pra não dizer perigoso. Olhe uma das primeiras fotos que você postou em que o jeep aparece com as rodas esterçadas para a esquerda, as rodas estão ligeiramente inclinadas para à direita (lado do passageiro). Como o ângulo original do cáster não é 0, existe sim uma certa inclinação quando esterçadas, mas no teu caso, parecem estar inclinadas demais.

EU nao tenho a minima ideia do que seja cáster, poderia me explicar, e eu nao axei aqui no forum, desde ja agradeço sua atençao.

reslima
10/10/2013, 12:45
Quanto à caixa de direção, SE pretender manter essa caixa no Jeep, leia o tópico abaixo, lá tem as informações que precisa para deixar ela instalada da maneira adequada.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/872-diferencas-de-instalacao-de-direcao-vw.html?highlight=diferen%E7a+instala%E7%E3o+caixa +dire%E7%E3o
Abraço.
Renato

Stevan Franzol
10/10/2013, 13:07
Obrigado Renato, vou analizar em meu jeep o que voce disse, obrigado, abraço.

Stevan Franzol
10/10/2013, 21:40
Eu dando uma confirma nos parafusos do jeep, tinha uns par deles solto.

434566434567434568

Stevan Franzol
27/10/2013, 18:12
Galera, to com uma duvida, que venho procurando no forum e nao acho, meu jeep ta com caixa de direção da volks, mas esta instalada muito errada, ai quero instalar certo, mas meu jeep esta com spoa, e todos que axo no forum esta com suspençao original, quero que voceis me ajude, e se vale a pena esta caixa de direçao, muito obrigado, e tenho uma caixa igual a minha, mas hidraulica em vista, sera que vale a pena, qual das 2 é melhor ? Muito obrigado a todos.

fonsek
27/10/2013, 18:25
segue algumas fotos ve se dar pra ter uma ideia melhor a proposito otimo pneus kkkkk
or436783436784436785

Stevan Franzol
27/10/2013, 20:03
kkkkk......meus peneus sao iguais o seu né.......entao, pra fazer esse esquema preciso furar o munhao pra colocar aquela chapa que segura os 2 bracinhos?

antonio umino
27/10/2013, 23:08
Por estas fotos dá pra ver como fizeram mais um braço.
Braço este que alguns colocam por cima do toquinho. (eixo mestre)... ou refazem o toquinho junto a este braço.
Fotos estas do Forum... não sei a autoria.
abçs.
436825436826

Stevan Franzol
28/10/2013, 07:35
Entao, eu tava vendo no jeep o unico lugar para fixar aquela chapinha que segura os bracinhos da direçao, é nesses 4 parafusos (tirei 2 fotos pra melhor entenderem) é isso mesmo ?
436834436835

antonio umino
29/10/2013, 00:23
Entao, eu tava vendo no jeep o unico lugar para fixar aquela chapinha que segura os bracinhos da direçao, é nesses 4 parafusos (tirei 2 fotos pra melhor entenderem) é isso mesmo ?
436834436835

Sim é colocado por cima deste retangulo com 4 parafusos,ou faz uma peça nova com as dimensões deste retangulo com o braço conjugado....
Postei fotos de alguém do Fórum.....
até +
abçs

Stevan Franzol
29/10/2013, 07:29
Muito obrigado a todos pela colaboração, assim que eu for mexer vou fazer desse jeito....

vavarusso
29/10/2013, 09:03
Stevan, eu fiz um bracinho desses pode ver lá nas ultimas paginas do meu tópico TRUPY ZUPY, veja tb na assinatura logo abaixo deste post uns vídeos no YT.

insane4x4
29/10/2013, 10:35
A adaptação desta forma está errada, a barra que sai da caixa de direção deve ser presa ao munhão que está mais longe e deve estar o mais horizontal possível, isso evita, por exemplo, que ocorra "bumpsteer".
Até mais.

segue algumas fotos ve se dar pra ter uma ideia melhor a proposito otimo pneus kkkkk
or436783436784436785

Stevan Franzol
29/10/2013, 19:35
O que seria Bumpsteer ?

POPEYE MIT
29/10/2013, 21:42
O que seria Bumpsteer ?

Se eu tiver errado é uma oscilação/ torção que ocorre na suspensao, barras de direção, munhões , principalmente de cima para baixo, baixo para cima, ao se passar em lombadas e/ou terrenos irregulares onde se o sistema estiver "travado" pode ir lenhando tudo devagazinho
Bump Steer by Pedders - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=gKJAukSZRT0)

Stevan Franzol
29/10/2013, 22:22
AAAA tendi, seria algo que esta fora de esquadro, ai quando da uma torção, a suspenção trabalha tudo errado.

insane4x4
30/10/2013, 10:20
Pra simplificar a bagaça, quando a suspensão trabalha, a direção esterça sozinha para um lado. Já li tópicos a respeito aqui mesmo no fórum. Use a pesquisa, se jogar no google a expressão "bumpsteer" e "4x4brasil", aparecerão alguns tópicos daqui do fórum. Não fique esperando o pessoal vir aqui e tirar todas as suas dúvidas, tem muita coisa a ser lida aqui no fórum e que poderão esclarecer muitas dúvidas. Meu perfil é novo, mas a algum tempo realizo a leitura dos tópicos daqui sem nem ter cadastro e posso te garantir que me ajudou muito.

tuna
30/10/2013, 10:23
Pra simplificar a bagaça, quando a suspensão trabalha, a direção esterça sozinha para um lado. Já li tópicos a respeito aqui mesmo no fórum. Use a pesquisa, se jogar no google a expressão "bumpsteer" e "4x4brasil", aparecerão alguns tópicos daqui do fórum. Não fique esperando o pessoal vir aqui e tirar todas as suas dúvidas, tem muita coisa a ser lida aqui no fórum e que poderão esclarecer muitas dúvidas. Meu perfil é novo, mas a algum tempo realizo a leitura dos tópicos daqui sem nem ter cadastro e posso te garantir que me ajudou muito.

:palmas: são participações assim que fazem este fórum valer a pena!

[]'s

antonio umino
30/10/2013, 13:51
:palmas: são participações assim que fazem este fórum valer a pena!

[]'s

Pois sim. Tuna...
Tem uns novatos abrindo muito tópico existente.

Poderia a adminstração do Fórum, não permitir abertura de tópico antes de um certo número de mensagens...

Pois com Tópico repetido, fica difícil a consulta..... Mas tá valendo...

Muitas vezes, os amigos aprontam as viaturas, e depois somem do fórum.

Insane . parabéns. e seja Bem Vindo ao Fórum....

abçs

Um abraço...

Stevan Franzol
30/10/2013, 22:16
Pode ter certeza, nao vou sumir nao

Stevan Franzol
20/02/2014, 12:38
Boa tarde galera, venho só falar que nao desisti ainda do projeto, o jeep se encontra desmontado ainda, mas em breve quero começar a mexer, semana que vem faço uma expediçao de troller junto com um amigo meu, e quando voltar, começo a mexer