PDA

Ver Versão Completa : Solavancos DEFENDER

Waldmartins
04/10/2013, 11:09
Galera,

tem uma coisa que vem me incomodando desde que comprei minha VTR: OS SOLAVANCOS!!!

Já fiz QUASE tudo pra tentar resolver e ainda não descobri a causa. Já tô suspeitando da "pecinha entre o volante e o banco" da VTR...:chorandoderir:

Troquei o pivô central, troquei o combustível (agora só uso S-10), já encomendei um cardã dianteiro (só não troquei ainda porque os caras da TEKCOM estão me enrolando para entregar) suspeitando da folga, vou trocar a embreagem...:semideia

Vou relatar o que acontece e ver se alguém tem um diagnóstico mais preciso e que possa me ajudar...

Acontece mais em segunda marcha...

Por exemplo, estou a 40km/h (acelerando) e de repente tenho que tirar o pé do acelerador por algum motivo...aí, com o carro a mais ou menos 30km/h qdo volto a pisar no acelerador (FORTE), o carro começa a dar uns solavancos como se estivesse falhando a aceleração... Aí tenho (às vezes) que pisar na embreagem e depois tirar o pé e acelerar (DEVAGAR) e aceleração vai "suave"...

E aí? isso é normal? Não se pode acelerar forte a VTR?

Só um detalhe. Ela dá uns 2 a 3 solavancos e depois aceita a aceleração normalmente.

Outra coisa. Isso só acontece nessa situação descrita (estar acelerando, tirar o pé e voltar a acelerar) e principalmente em segunda marcha.

Abs

Wald

Alexandre Tietsche
04/10/2013, 13:06
Ao menos nas duas que tenho faz a mesma coisa. O segredo é tentar antecipar a freada e também pisar com sutiliza na retomada, com isso vai parar de ouvir tranco. Quando minha mulher pega o carro é um tranco atrás do outro.

Vou trocar as buchas da Barra A e o pivo pra ver se melhora.
Outra coisa que vc pode fazer é soldar a tulipa, dizem que resolve mas ainda não corri atrás pq já domei esse problema no pedal.

Abs.

vwinit
04/10/2013, 13:26
O 90tinha não tem problemas com tulipas... rsrsrrss
:mrgreen:

MarceloH
04/10/2013, 13:53
Galera,

tem uma coisa que vem me incomodando desde que comprei minha VTR: OS SOLAVANCOS!!!

Já fiz QUASE tudo pra tentar resolver e ainda não descobri a causa. Já tô suspeitando da "pecinha entre o volante e o banco" da VTR...:chorandoderir:

Troquei o pivô central, troquei o combustível (agora só uso S-10), já encomendei um cardã dianteiro (só não troquei ainda porque os caras da TEKCOM estão me enrolando para entregar) suspeitando da folga, vou trocar a embreagem...:semideia

Vou relatar o que acontece e ver se alguém tem um diagnóstico mais preciso e que possa me ajudar...

Acontece mais em segunda marcha...

Por exemplo, estou a 40km/h (acelerando) e de repente tenho que tirar o pé do acelerador por algum motivo...aí, com o carro a mais ou menos 30km/h qdo volto a pisar no acelerador (FORTE), o carro começa a dar uns solavancos como se estivesse falhando a aceleração... Aí tenho (às vezes) que pisar na embreagem e depois tirar o pé e acelerar (DEVAGAR) e aceleração vai "suave"...

E aí? isso é normal? Não se pode acelerar forte a VTR?

Só um detalhe. Ela dá uns 2 a 3 solavancos e depois aceita a aceleração normalmente.

Outra coisa. Isso só acontece nessa situação descrita (estar acelerando, tirar o pé e voltar a acelerar) e principalmente em segunda marcha.

Abs

Wald

Aconteceu isso comigo, e já relatei uns meses atras, agora não acontece mais porque acostumei a pisar na embreagem quando desacelero, pelo que da para sentir é que não dá para usar o freio motor nas defenders, ou voçe acelera ou deixa desengatado.Se for tirar o pé não da para deixar numa marcha abaixo do que o motor se sente confortável por isso o melhor
é sempre acelerar nem que seja bem pouco e então não vão acontecer mais esses solavancos.

Waldmartins
04/10/2013, 14:54
Então pelo visto isso é normal!?!? :screwy:

Eu tava achando que era folga (que tenho) no cardã dianteiro...

Abs

Wald

vwinit
04/10/2013, 15:07
Não é normal ...

Uso freio motor e o carro não tem nada de tranco.

Uma pequena folga no cardã é normal, mas nada que vá causar trancos.

bello
04/10/2013, 16:11
Então pelo visto isso é normal!?!? :screwy:

Eu tava achando que era folga (que tenho) no cardã dianteiro...

Abs

Wald

Não é normal. Tenho um 110 1998. ZERO de trancos.
Abs
Sergio

MarceloH
04/10/2013, 18:23
referente ao freio motor pesquisei alguma coisa no google e realmente é diferente nos carros a diesel,

"O que regula a potência dos motores diesel não é uma válvula-borboleta de entrada de ar (nem a possuem) como nos motores a gasolina, mas a quantidade de combustível injetado. Não existe a condição de 'acelerador fechado', razão para não existir freio-motor e nem vácuo de admissão para aproveitamento num servofreio. Isso obriga a colocação de válvula na saída do coletor de escapamento caso se queira usar o motor como freio numa descida de serra, por um lado, e o uso de uma bomba de vácuo para o servofreio, por outro."
tem alguma coisa no wiki falando do jake brake que está interesante, inclusive fala dos solavancos nos carros diesel.
Compression release engine brake - Wikipedia, the free encyclopedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Compression_release_engine_brake)

Waldmartins
04/10/2013, 21:22
agora minha dúvida só aumentou... :pensativo:

Acabei de fazer o teste e é isso mesmo!

Tirei o pé rápido do acelerador e vem um pequeno solavanco...(dois ou três)...acelerei forte de novo...vem outros solavancos (dois ou três tb).

Será que pode ser o cardã dianteiro com folga?

O pode ser esse solavanco já que "dizem" que não é normal?

Abs

Wald

Meccano
04/10/2013, 22:46
[QUOTE=MarceloH;2017029]referente ao freio motor pesquisei alguma coisa no google e realmente é diferente nos carros a diesel,

, razão para não existir freio-motor e nem vácuo de admissão para aproveitamento num servofreio.

Olá Marcelo , uso sempre e muito o freio motor da Defa, e sem tranco algum, mas sempre respeitando o ciclo diferente do motor Diesel.

...os motoristas dos GM reclamavam bastante da ´´pulsação´´ ´´involuntária´´do motorzão e quando eram os Diasel dois tempos, isso mesmo , motorzões diesel dois tempos e com uma cadencia impressionante de giro, eram se não me engano usados como caminhão de entrega de gaz.

abração

CGAUER
05/10/2013, 00:05
Wald,

o trem de força do Defender acumula uma série de pequenas folgas naturais do projeto que ainda são potencializadas pela tração integral, onde as todas as folgas de projeto ou não, acabam se somando.

Acrescente ainda a elasticidade dos coxins do conjunto, molas do disco de embreagem, elasticidade dos semi-eixos e a flexão da suspensão; sim ela também influência.

Finalmente o grande culpado... Nossos motores TDI Diesel são comandados imediatamente pelos nossos pés, sem nenhum retardo de forma a atenuar a entrada e saída de força, como é comum nos motores eletrônicos, seja gasolina ou Diesel. Ou seja, no momento que você tira o pé do acelerador, um TDI IMEDITAMENTE vira um freio, introduzindo um forte golpe na transmissão. Nos TDIs controlamos o fluxo de Diesel em tempo real, já nos eletrônicos tudo é computado e calculado e então o motor reage até mesmo de forma tornar a condução mais agradável. Eu ainda prefiro ter o poder de realmente dizer para o motor como ele deve reagir sem 1ms sequer de atraso.

Quem dirigiu os dois sabe bem o que acontece quando você tira o pé do acelerador de um TDI e de uma Puma. A Puma continua puxando por alguns breves instante, para quem pega o carro pela primeira vez, dá até medo...

Em resumo, quando você remove o pé do acelerador de maneira brusca, você cria uma onda de choque no conjunto, que literalmente faz o conjunto "quicar" como uma bola que encontra o chão, tudo por conta das folgas (espaço para quicar) e dos elementos elásticos como: coxins, suspensão e semi-eixos. Finalmente o resultado são os solavancos é o efeito de "pulos/engasgos".

O correto, até como forma de preservar o sistema, é retirar o pé lentamente do acelerador. O mesmo vale ao tornar acelerar. Acostume-se a antever o que vai acontecer no trânsito, conferindo assim o tempo necessário para suavizar os movimentos do pé direito. ;)

Choques na transmissão são como marteladas aço vs aço, ok, relativamente atenuadas pelos lubrificantes e elementos elásticos principalmente o disco de embreagem, mas as pobres estrias dos semi eixos dos 110 e 130 não costumam ter a mesma sorte, geralmente estão secas e um dia terminam por se desgastar totalmente.

Moral da história, eduque o pé direito e comece a reduzir as marchas após reduzir a velocidade. Hunft! rsrsr

Se tem uma coisa que motor Diesel odeia, são trocas preguiçosas, ou seja, trabalhar fora da rotação ideal, geralmente rotações muito baixas, a famosa preguiça em apertar a pesada embreagem e escolher uma marcha menor! Em baixíssimas rotações, cada explosão nos cilindros do motor se transforma em uma poderosa onda de choque contra uma transmissão que não permite o motor deslanchar, desencadeando também nos solavancos, o assim chamado "luggin", situação ultra inadequada para o trabalho do motor, onde as pressões internas se tornam perigosamente altas, ainda mais num regime onde a pressão do óleo é quase inexistente. O desgaste de um segundo de luggin do motor pode equivaler a dezenas de horas do motor operando em potência máxima... Imagine um canhão carregado, cilindro cheio de Diesel prestes a estourar, mas porque você escolheu uma marcha pesada você vai segurar a explosão dentro do canhão... Nada bom! É como segurar um espirro...

Infelizmente motores Diesel turbinados entregam sua força uma faixa bastante estreita de rotação, exigindo do motorista constantes trocas de marchas. Veja a VW Amarok automática, possui nada menos do que 8 marchas, tudo para tirar a última gota de força do ridículo motor 2.0 de 200HP, força disponível somente numa ridícula faixa de rotação. Ela sempre esta trocando de marcha, sem parar. Aliás, é o mesmo câmbio da D4 SD6 e RR TDV8

Abs

Clemente

GLMedina
05/10/2013, 12:00
Wald,

o trem de força do Defender acumula uma série de pequenas folgas naturais do projeto que ainda são potencializadas pela tração integral, onde as todas as folgas de projeto ou não, acabam se somando.

Acrescente ainda a elasticidade dos coxins do conjunto, molas do disco de embreagem, elasticidade dos semi-eixos e a flexão da suspensão; sim ela também influência.

Finalmente o grande culpado... Nossos motores TDI Diesel são comandados imediatamente pelos nossos pés, sem nenhum retardo de forma a atenuar a entrada e saída de força, como é comum nos motores eletrônicos, seja gasolina ou Diesel. Ou seja, no momento que você tira o pé do acelerador, um TDI IMEDITAMENTE vira um freio, introduzindo um forte golpe na transmissão. Nos TDIs controlamos o fluxo de Diesel em tempo real, já nos eletrônicos tudo é computado e calculado e então o motor reage até mesmo de forma tornar a condução mais agradável. Eu ainda prefiro ter o poder de realmente dizer para o motor como ele deve reagir sem 1ms sequer de atraso.

Quem dirigiu os dois sabe bem o que acontece quando você tira o pé do acelerador de um TDI e de uma Puma. A Puma continua puxando por alguns breves instante, para quem pega o carro pela primeira vez, dá até medo...

Em resumo, quando você remove o pé do acelerador de maneira brusca, você cria uma onda de choque no conjunto, que literalmente faz o conjunto "quicar" como uma bola que encontra o chão, tudo por conta das folgas (espaço para quicar) e dos elementos elásticos como: coxins, suspensão e semi-eixos. Finalmente o resultado são os solavancos é o efeito de "pulos/engasgos".

O correto, até como forma de preservar o sistema, é retirar o pé lentamente do acelerador. O mesmo vale ao tornar acelerar. Acostume-se a antever o que vai acontecer no trânsito, conferindo assim o tempo necessário para suavizar os movimentos do pé direito. ;)

Choques na transmissão são como marteladas aço vs aço, ok, relativamente atenuadas pelos lubrificantes e elementos elásticos principalmente o disco de embreagem, mas as pobres estrias dos semi eixos dos 110 e 130 não costumam ter a mesma sorte, geralmente estão secas e um dia terminam por se desgastar totalmente.

Moral da história, eduque o pé direito e comece a reduzir as marchas após reduzir a velocidade. Hunft! rsrsr

Se tem uma coisa que motor Diesel odeia, são trocas preguiçosas, ou seja, trabalhar fora da rotação ideal, geralmente rotações muito baixas, a famosa preguiça em apertar a pesada embreagem e escolher uma marcha menor! Em baixíssimas rotações, cada explosão nos cilindros do motor se transforma em uma poderosa onda de choque contra uma transmissão que não permite o motor deslanchar, desencadeando também nos solavancos, o assim chamado "luggin", situação ultra inadequada para o trabalho do motor, onde as pressões internas se tornam perigosamente altas, ainda mais num regime onde a pressão do óleo é quase inexistente. O desgaste de um segundo de luggin do motor pode equivaler a dezenas de horas do motor operando em potência máxima... Imagine um canhão carregado, cilindro cheio de Diesel prestes a estourar, mas porque você escolheu uma marcha pesada você vai segurar a explosão dentro do canhão... Nada bom! É como segurar um espirro...

Infelizmente motores Diesel turbinados entregam sua força uma faixa bastante estreita de rotação, exigindo do motorista constantes trocas de marchas. Veja a VW Amarok automática, possui nada menos do que 8 marchas, tudo para tirar a última gota de força do ridículo motor 2.0 de 200HP, força disponível somente numa ridícula faixa de rotação. Ela sempre esta trocando de marcha, sem parar. Aliás, é o mesmo câmbio da D4 SD6 e RR TDV8

Abs

Clemente

Clemente, meu "guru"!
Vc já pensou em ser o psicólogo oficial do fórum?
Cara, vai tirar grilos assim junto ao Freud!
Tirou um caminhão de preocupações, não só das minhas costas como a de quase todos nós daqui!
E eu achando que minha 110 estava querendo desmontar com todos os clanck, clunck, planck, tenck que ela faz. Sempre nas condições acima explicadas!
Mais uma vez repito: não te conheço pessoalmente, mas vc é o cara!:concordo:

Waldmartins
05/10/2013, 12:47
Wald,

Abs

Clemente

Pera...um momento para aplaudir de pé

:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::pal mas::palmas:

Como disse o Medina, tirou um monte de grilos! Valeu!

Eu tenho sempre tentado controlar o pé e para evitar os solavancos (às vezes as pessoas a sua frente param do nada e de maneira inesperada), eu uso a embreagem.

Quanto a troca de marchas e trabalhar com o motor cheio, isso pra mim não é problema. Eu ADORO passar marchas (ainda mais na VTR que passo no esquema motorista de FêNêMê...:chorandoderir:dando as aceleradinhas pra marcha entrar) e acho que nunca vou ter um carro automático. Por isso evito ir aos grandes centros e quando vou e pego um congestionamento, minha perna esquerda volta dolorida...rsrs

Como já comprei o cardã dianteiro e o meu realmente tem uma folga, vou trocar (assim que chegar a peça) já que no final do ano que vem pretendo ir a Ushuaia ou nos Altiplanos (ainda por decidir) e quero a VTR "tinindo"...

Abs

Wald

FabioDefender
05/10/2013, 14:30
sei que vou levar pedradas, mas vou soldar minhas tulipas semana que vem, elas tem um pouco de folga e sei que vai melhorar um pouco... e esse "clank...clank" não é nada saudavel para o conjunto de transmissão.

CGAUER
05/10/2013, 15:34
Fabio, pergunta, o conjunto de tulipas e semi-eixos do 90 é singelo; uma peça só... Ou é uma 110/130?

Na frente se você soldar, não conseguirá mais desmontar o cubo de roda.

Abs

Clemente

sei que vou levar pedradas, mas vou soldar minhas tulipas semana que vem, elas tem um pouco de folga e sei que vai melhorar um pouco... e esse "clank...clank" não é nada saudavel para o conjunto de transmissão.

bello
05/10/2013, 19:24
Wald,

Abs

Clemente

Minha opinião: acho que tranco gera tranco. Se aparece um tranco pequeno , por exemplo nas tulipas, e vc tolera, achando que é normal, este tranquinho vai aumentando, por melhor que seja seu pé esquerdo, e as pancadas nas engrenagens da transmissão vão aumentando , gerando mais trancos e assim por diante. Quando se percebe, toda a transmissão está com folga.
Acho que meu carro não tem nenhum tranco porque assim que apareceu os primeiros sinais de tranco eu resolvi imediatamente , o que impediu o surgimento de outros trancos, além do cuidado na direção claro.
O carro é 110 1998, 180 mil km e absolutamente nenhum tranco.
Abs
Sergio

bello
05/10/2013, 19:34

Fábio, com uns 70-80 mil km meu carro começou a apresentar as famosas folgas nas tulipas com o semieixo. Após muito estudo sobre o problema , cheguei a conclusão que a melhor solução seria solda-los. Não me arrependo, o tranco zerou e nunca mais tive qualquer outra folga na transmissão. Hoje estou com 180 mil km e tudo bem. Também acho que os trancos não são normais e causam outros problemas na transmissão.
Somente cuidado na solda. A tulipa tem que estar perfeitamente perpendicular com o semieixo.
Abs
Sergio

Waldmartins
05/10/2013, 23:13
Fábio, com uns 70-80 mil km meu carro começou a apresentar as famosas folgas nas tulipas com o semieixo. Após muito estudo sobre o problema , cheguei a conclusão que a melhor solução seria solda-los. Não me arrependo, o tranco zerou e nunca mais tive qualquer outra folga na transmissão. Hoje estou com 180 mil km e tudo bem. Também acho que os trancos não são normais e causam outros problemas na transmissão.
Somente cuidado na solda. A tulipa tem que estar perfeitamente perpendicular com o semieixo.
Abs
Sergio

Desculpem a minha ignorância (associada a um pouco de preguiça...rs), mas eu vejo todo mundo falando de tulipas e semi-eixo e...

Onde fica isso!? :oops:

Abs

Wald

vwinit
05/10/2013, 23:37
Desculpem a minha ignorância (associada a um pouco de preguiça...rs), mas eu vejo todo mundo falando de tulipas e semi-eixo e...

Onde fica isso!? :oops:

Abs

Wald

Rá !!

https://www.google.com.br/search?q=land+rover+defender+tulipa+e+semi-eixo&rls=com.microsoft:pt-br&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=0MxQUr6iEu-v4APh3oCoCQ&ved=0CAkQ_AUoAQ&biw=1280&bih=558&dpr=1

Waldmartins
05/10/2013, 23:56
Já me respondendo (eu acho)...tulipa é isso né?

433902

Tá fora de foco mas dá pra ver... O que eu não consegui associar é a folga na tulipa com os solavancos que eu descrevi... :pensativo:

NÃO estou falando de TRANCO na caixa...estou falando da VTR ficar "engasgando" e "balançando" toda (como um carro com gasolina adulterada) na hora de acelerar com força depois de ter usado "freio motor" dela...isso em segunda marcha.

A reação dela ao tirar o pé e voltar a acelerar (em segunda marcha) é a mesma se vc ficasse acelerando e tirando o pé num carro comum...ou um carro engasgando por causa de gasolina adulterada).

Isso que descrevi pode ser tulipa (para aqueles que acham que o solavanco é tulipa e semi-eixo)?

outra coisa, estou falando de uma Defender 90...parece que tem diferença entre as 90 e as 110/130 no "quesito" tulipas e semi-eixo?

Abs

Wald

Waldmartins
05/10/2013, 23:58
Rá !!

https://www.google.com.br/search?q=land+rover+defender+tulipa+e+semi-eixo&rls=com.microsoft:pt-br&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=0MxQUr6iEu-v4APh3oCoCQ&ved=0CAkQ_AUoAQ&biw=1280&bih=558&dpr=1

Valeu Hailton...

mas minha curiosidade superou a preguiça e já tinha até pesquisado...rsrs

Abs

Wald

GLMedina
06/10/2013, 10:53
Taí uma coisa que queria saber: qual a relação das tulipas com os trancos?
Quando desmontei tudo para trocar os rolamentos, não vi nada que pudesse ficar folgado. E onde é que vai essa famosa solda, se necessários e pq é necessários (parece gambiarra da braba - apesar de ser uma gambiarra bem antiga)! O troço foi projetado assim à 2 milhões de anos e a solução é a solda? Ou essa é uma solução tupiniquim?

FabioDefender
06/10/2013, 14:26
Fabio, pergunta, o conjunto de tulipas e semi-eixos do 90 é singelo; uma peça só... Ou é uma 110/130?

Na frente se você soldar, não conseguirá mais desmontar o cubo de roda.

Abs

Clemente

A minha é 90tinha 98, mas se eu soltar os parafusos das tulipas ela vai sair com os semi-eixos, correto?

FabioDefender
06/10/2013, 14:31
Abs
Sergio

sim sim, vou soldar sem qualquer remorso, vou retirar e levar a um torneiro de confiança para que faça um bom serviço e nem vai parecer que é soldado.

bello
06/10/2013, 18:23
Já me respondendo (eu acho)...tulipa é isso né?

433902

Tá fora de foco mas dá pra ver... O que eu não consegui associar é a folga na tulipa com os solavancos que eu descrevi... :pensativo:

NÃO estou falando de TRANCO na caixa...estou falando da VTR ficar "engasgando" e "balançando" toda (como um carro com gasolina adulterada) na hora de acelerar com força depois de ter usado "freio motor" dela...isso em segunda marcha.

A reação dela ao tirar o pé e voltar a acelerar (em segunda marcha) é a mesma se vc ficasse acelerando e tirando o pé num carro comum...ou um carro engasgando por causa de gasolina adulterada).

Isso que descrevi pode ser tulipa (para aqueles que acham que o solavanco é tulipa e semi-eixo)?

outra coisa, estou falando de uma Defender 90...parece que tem diferença entre as 90 e as 110/130 no "quesito" tulipas e semi-eixo?

Abs

Wald

Então esquece. Estamos falando de trancos na transmissão. Clanks e Clunks e não algo como motor engasgando.

Abs
Sergio

bello
06/10/2013, 19:19
Taí uma coisa que queria saber: qual a relação das tulipas com os trancos?
Quando desmontei tudo para trocar os rolamentos, não vi nada que pudesse ficar folgado. E onde é que vai essa famosa solda, se necessários e pq é necessários (parece gambiarra da braba - apesar de ser uma gambiarra bem antiga)! O troço foi projetado assim à 2 milhões de anos e a solução é a solda? Ou essa é uma solução tupiniquim?

Medina, o tranco acontece quando existe folga no encaixe entre as estrias do sistema tulipa (flange)-semieixo. Isso é muito comum nos 110. No 90 isso não acontece pois o sistema é singelo. A solda do sistema pode ser uma gambiarra, mas depois de muita pesquisa acabei optando por isso. A troca simplesmente do sistema por um novo, original resolve o problema apenas temporariamente. A Ensimec fabrica ou fabricou um semieixo com aço especial porém houve alguns problemas com este semieixo também. A Ashcroft transmissions tem uma outra solução que seria retirar o retentor do semieixo (gambiarra inglesa??) e deixar o óleo banhar o sistema e segundo eles isso resolveria o problema pois o desgaste se daria por corrosão do sistema. Também não sei se isso funciona.
Por outro lado houve relato do Luiz Fraga dizendo que pegou alguns veículos com o sistema soldado e muito rodados que apresentavam algum desgaste do diferencial que poderia ser por causa da solda, mas nada provado.
Porque o sistema do 110 é diferente dos 90? Já ouvi muitas explicações. Algumas dizem que pode ser por causa da maior capacidade de carga do 110 em condições extremas no off road ou algo assim. Talvez o Clemente possa explicar melhor.
Abs
Sergio

Waldmartins
06/10/2013, 21:03
Então esquece. Estamos falando de trancos na transmissão. Clanks e Clunks e não algo como motor engasgando.

Abs
Sergio

Como assim ESTAMOS falando!?! Eu que criei o tópico e NÃO É sobre tranco na transmissão! :odedo::chorandoderir:

Então a explicação Clemente foi a melhor para a MINHA pergunta no MEU tópico... Ahhh...vão criar um tópico sobre tulipa. semi-eixos soldas pra vcs!!! :freaking:

TÔ ZUANDO!!!

Abs

Wald

Will.pc
06/10/2013, 21:20
Ola amigos, estou com uma folga no sistema de engrenagem da minha 90 e gostaria da opinião dos senhores. É o seguinte: eu coloco a 1ª marcha ou a ré e tiro o pé da embreagem lentamente, quando chega no curso final da embreagem eu vejo a transmissão girar um pouco sem imprimir força no diferencial, ou seja, sem que o carro se movimente. Só depois desse giro sem força é que o diferencial pega força e as rodas se movem. Vou tentar colocar um video para os senhores verem como é.
Abraços
Weliton NOvaes

bello
07/10/2013, 11:01
Como assim ESTAMOS falando!?! Eu que criei o tópico e NÃO É sobre tranco na transmissão! :odedo::chorandoderir:

Então a explicação Clemente foi a melhor para a MINHA pergunta no MEU tópico... Ahhh...vão criar um tópico sobre tulipa. semi-eixos soldas pra vcs!!! :freaking:

TÔ ZUANDO!!!

Abs

Wald

Olha, acho que a resposta do Clemente também era sobre trancos.......
Talvez ninguém tenha entendido direito sua pergunta inicial.
Abs
Sergio

Waldmartins
07/10/2013, 11:10
Bello,

acho que não hein...

Olha essa parte do texto do Clemente fala justamente o que eu estou perguntando...Ele cita os semi-eixos no conjunto que fala sobre o solavancos...

Bom acho que só mesmo o Clemente para esclarecer aqui... :pensativo:

"Em resumo, quando você remove o pé do acelerador de maneira brusca, você cria uma onda de choque no conjunto, que literalmente faz o conjunto "quicar" como uma bola que encontra o chão, tudo por conta das folgas (espaço para quicar) e dos elementos elásticos como: coxins, suspensão e semi-eixos. Finalmente o resultado são os solavancos é o efeito de "pulos/engasgos"."

|Abs

Wald

vwinit
07/10/2013, 14:44
Já existe tópico sobre semi-eixos e tulipas, com soldas, suas vantagens e perigos...

As viaturas militares (110 e 130) são feitas as soldas.
As 90 já possuem uma peça só. NÃO precisa soldar nada!!!

Basicamente, o semi-eixo desgastaria ao invés de forçar lá dentro do diferencial...
Mas na prática, o diferencial das viaturas é tão parrudo que suporta e no final das contas, uma solda bem feita fará o conjunto durar muuuuito mais do que ficar trocando semi-eixos e tulipas.

A Ensimec tem um conjunto de aço melhorado e apresentou alguns problemas de têmpera em algum lote, mas reza a lenda que foram poucos e foi corrigido.
Não tenho 110 e fiquei um pouco por fora do assunto sem acompanhar o que aconteceu, mas existem tópicos sim aqui detalhados sobre isso hein...

Abraço!

FabioDefender
07/10/2013, 20:53
Já existe tópico sobre semi-eixos e tulipas, com soldas, suas vantagens e perigos...

As viaturas militares (110 e 130) são feitas as soldas.
As 90 já possuem uma peça só. NÃO precisa soldar nada!!!

Basicamente, o semi-eixo desgastaria ao invés de forçar lá dentro do diferencial...
Mas na prática, o diferencial das viaturas é tão parrudo que suporta e no final das contas, uma solda bem feita fará o conjunto durar muuuuito mais do que ficar trocando semi-eixos e tulipas.

A Ensimec tem um conjunto de aço melhorado e apresentou alguns problemas de têmpera em algum lote, mas reza a lenda que foram poucos e foi corrigido.
Não tenho 110 e fiquei um pouco por fora do assunto sem acompanhar o que aconteceu, mas existem tópicos sim aqui detalhados sobre isso hein...

Abraço!

a minha 90 tem tulipas somente no eixo dianteiro, no traseiro é uma peça só.

Camilo JR
08/10/2013, 10:38
Pus tupilas e semi eixos novos e troquei todas buchas de suspensão... sumiram os trancos de transmissao...

agora esse trancho de troca de marcha nunca senti... acho q nunca tirei o pe com tudo do acelerador... isso deve da uma paulada no carro... vou testar pra ver..

Waldmartins
08/10/2013, 10:46
Pus tupilas e semi eixos novos e troquei todas buchas de suspensão... sumiram os trancos de transmissao...

agora esse trancho de troca de marcha nunca senti... acho q nunca tirei o pe com tudo do acelerador... isso deve da uma paulada no carro... vou testar pra ver..

Isso Camilo! :palmas:Tô precisando de uma "cobaia" pra ver se acontece só comigo ou com todo mundo é assim.

Sugestão:

acelere (em segunda marcha) até o 40km/h e tire o pé de repente do acelerador...aí qdo estiver a uns 30km/h volte a acelerar forte para recuperar a velocidade.

Se sua VTR "engasgar" e "saculejar", vou ficar feliz...:dance: Pq vai significar que isso é normal...rs

Abs

Wald

Camilo JR
08/10/2013, 10:52
vou fazer em uma velocidade um pouco maior pra compensar a diferença da relacao que eu pus. dai aviso

Waldmartins
08/10/2013, 12:17
vou fazer em uma velocidade um pouco maior pra compensar a diferença da relacao que eu pus. dai aviso

Sim...mas o seu é PUMA né? Se for, já era...rsrs a aceleração dos PUMA é controlada (eu acho) e não vai dar o efeito que falei.

Mas testa aí de qqr jeito. O lance é tirar o pé rápido na hora que a VTR estiver "pedindo" pra passar marcha...

Abs

Wald

Camilo JR
08/10/2013, 13:10
Sim...mas o seu é PUMA né? Se for, já era...rsrs a aceleração dos PUMA é controlada (eu acho) e não vai dar o efeito que falei.

Mas testa aí de qqr jeito. O lance é tirar o pé rápido na hora que a VTR estiver "pedindo" pra passar marcha...

Abs

Wald

Não, é um defender 110 2006 300 tdi

Waldmartins
08/10/2013, 14:16
Não, é um defender 110 2006 300 tdi

ahhh...blz...confundi 2006 com 2007.

Depois vc me conta.

Abs

Wald

Waldmartins
21/10/2013, 02:21
Noticia triste :( Os solavancos e trancos estavam cada vez maiores...hoje pedi um amigo que tem uma 90tinha também pra dar uma volta no quarteirão e ele voltou, parou na minha frete pra perguntar que barulho era e foi dar um "tranco" (arrancar tirar o pé rápido da embreagem; que eh quando dava os trancos) e: CLÉCK!! Um tipo de estouro com barulho de algo quebrando junto com algo rodando em falso (não estou conseguindo separar os parágrafos!!!)... e a VTR não saiu do lugar. Qqr marcha que colocasse dava um barulho de algo rodando (que depois vi que era o cardan dianteiro). Pus a mão no pneu dianteiro esquerdo e senti ele "tremendo". Quando bloqueei o diferencial central, o carro andava! Resultado: Liguei para meu mecânico e para o guincho e deixei a VTR lá. Pelos sintomas que relatei, ele acha que pode ser semi-eixo quebrado, tulipa ou planetária :( Amanhã eu volto aqui pra contar... Abs Wald

Camilo JR
21/10/2013, 09:05
Dando retorno dos testes... fiz o teste com o meu carro, e cara, tirando o pe, mesmo q rapido, nao senti trancos... fiz devagar e fiz em velocidade maior, e nada de trancos...

boa sorte

Waldmartins
21/10/2013, 09:58
Dando retorno dos testes... fiz o teste com o meu carro, e cara, tirando o pe, mesmo q rapido, nao senti trancos... fiz devagar e fiz em velocidade maior, e nada de trancos...

boa sorte
Devia ser a tulipa mesmo. Acabei de ligar para meu mecânico e a tulipa dianteira direita foi pro saco...agora ele ta vendo a homocinetica. Tô indo lá pra ver e comprar as peças na Bearmach mesmo :( Abs Wald

KnuppBH
21/10/2013, 10:24
Puz Wald que merd heim...
Na primeira revisão que fiz no meu 110 troquei as tulipas. Botei umas HD.

TF859 | HEAVY DUTY DRIVE FLANGE RRC/DEF/DISC | Allmakes | | Britcar (UK) Ltd (http://www.brit-car.co.uk/product.php/211270/0/heavy_duty_drive_flange_rrc_def_disc)

Acho uma opção bacana.

Abraço!

Waldmartins
21/10/2013, 13:39
Puz Wald que merd heim...
Na primeira revisão que fiz no meu 110 troquei as tulipas. Botei umas HD.

TF859 | HEAVY DUTY DRIVE FLANGE RRC/DEF/DISC | Allmakes | | Britcar (UK) Ltd (http://www.brit-car.co.uk/product.php/211270/0/heavy_duty_drive_flange_rrc_def_disc)

Acho uma opção bacana.

Abraço!

Verdade Pedro.

Mas pelo menos aconteceu na porta da casa da minha amiga e depois que eu enfrentei uma viagem de 7 horas!

Coincidentemente achei justamente essas tulipas que vc falou na Bearmach. A diferença é que paguei R$ 240,00 cada uma... :(

Tive que trocar as duas homocinéticas tb. A do lado esquerda troquei por precaução pq estava menos que meia vida. Achei um conjunto de semi-eixo completo (semi-eixo + homocinética) por R$ 465,00 (enquanto que na CCS era R$ 890,00 só a homocinética).

Fora os rolamentos, retentores e porca do cubo.

Espero que agora acabe os solavancos!

Abs

Wald

Waldmartins
24/10/2013, 18:37
Verdade Pedro.

Mas pelo menos aconteceu na porta da casa da minha amiga e depois que eu enfrentei uma viagem de 7 horas!

Coincidentemente achei justamente essas tulipas que vc falou na Bearmach. A diferença é que paguei R$ 240,00 cada uma... :(

Tive que trocar as duas homocinéticas tb. A do lado esquerda troquei por precaução pq estava menos que meia vida. Achei um conjunto de semi-eixo completo (semi-eixo + homocinética) por R$ 465,00 (enquanto que na CCS era R$ 890,00 só a homocinética).

Fora os rolamentos, retentores e porca do cubo.

Espero que agora acabe os solavancos!

Abs

Wald

Só pra complementar. Rodei já 500km depois da troca do conjunto (semi-eixo, homocinética e tulipas) e os solavancos reduziram bem. Ainda sinto um pouco, mas acho que agora é mais devido ao cardã (que está com 1/4 de folga :shock:) e a força do motor mesmo...

Bom saber tb que segundo meu mecânico, minha embreagem ainda está boa...ou seja, não está patinando. :dance:

Abs

Wald

Will.pc
03/11/2013, 22:27
Amigo Wald, eu fiz uma pergunta aqui nesse tópico, mas infelizmente não recebi resposta. Agora que você passou por esses problemas pode ter acumulado conhecimento para ajudar esse seu companheiro aqui. Vamos a ela: Ola amigos, estou com uma folga no sistema de engrenagem da minha 90 e gostaria da opinião dos senhores. É o seguinte: eu coloco a 1ª marcha ou a ré e tiro o pé da embreagem lentamente, quando chega no curso final da embreagem eu vejo a transmissão girar um pouco sem imprimir força no diferencial, ou seja, sem que o carro se movimente. Só depois desse giro sem força é que o diferencial pega força e as rodas se movem. Vou tentar colocar um video para os senhores verem como é.
Abraços
Weliton NOvaes

Waldmartins
03/11/2013, 22:48
Will,

cara, isso tem jeito de ser tulipa ou homocinética. As engrenagens ficam gastas e começa a pular os "dentes"... Pelo menos o o que parece.

Vc conhece um mecânico aí? Eu tenho o telefone de um que mexe com a Defender do exercito em SSA. Se quiser te passo o contato dele.

Abs

Wald

erocha
03/11/2013, 23:50
Apenas para contribuir com a confusao, minha 200TDI com 332 mil KM sempre teve estes solavancos, SEMPRE, experimente dirigir uma F100 MWM e veras o que acontece...mais uma vez repito isto e apenas minha experiencia!!!!

Acho que o Clemente esta certo..........................de novo

abs

Eduardo

erocha
03/11/2013, 23:51
pessoal entenda F 1000

Will.pc
06/11/2013, 17:13
Eu conheço um camarada em Salvador, mas acho que seria bom ter esse outro contato. Mande ele aí para mim. Pode ser aqui no forum mesmo, pelo menos todo mundo que tiver interesse fica sabendo.
Valeu,
Weliton
Will,

cara, isso tem jeito de ser tulipa ou homocinética. As engrenagens ficam gastas e começa a pular os "dentes"... Pelo menos o o que parece.

Vc conhece um mecânico aí? Eu tenho o telefone de um que mexe com a Defender do exercito em SSA. Se quiser te passo o contato dele.

Abs

Wald

Waldmartins
06/11/2013, 23:53
Eu conheço um camarada em Salvador, mas acho que seria bom ter esse outro contato. Mande ele aí para mim. Pode ser aqui no forum mesmo, pelo menos todo mundo que tiver interesse fica sabendo.
Valeu,
Weliton

É bom falar quem é o seu mecânico aí tb. Vou procurar o contato do cara de Salvador e posto aqui.

Abs

Wald

Will.pc
07/11/2013, 09:26
O nome do camarada é Fabio. O tel dele é 7187090947.
Weliton