Conectar

Ver Versão Completa : Pergunta boba

ihaido
06/11/2005, 01:04
caso eu ande com a tração ligada,na estrada,oque acontece?

Carlos ZN
06/11/2005, 10:51
Olá Ihaido,

Vc. vai ter tração nas 4 rodas, e gastar mais combustivel por estar dividindo a força para os eixos!!
Sei que vai perguntar: E se for a reduzida???
Ai vai forçar o motor que a pestes pois a reduzida é para torque em baixa.
O 4x4 em carros de bacana em seu acionamento automático em subidas, chuvas etc. não dependendo do motorista.

ihaido
06/11/2005, 12:02
beleza...é que tem sempre aquele palpiteiro que diz um monte de coisas..desde o motor bater ate sei la o que....

ronairy
06/11/2005, 12:56
Pra isso tem a PLACA DE MUDANÇA DE MARCHA que diz:

NUNCA UTILIZE A TRAÇÃO DIANTEIRA EM ESTRADAS OU TERRENOS FIRMES OU SECOS
NUNCA USE A REDUZIDA SEM LIGAR A TRAÇÃO DIANTEIRA
NUNCA ULTRAPASSE 40 KM/H COM TRAÇÃO NAS 4 RODAS.

:roll:

Wallace
06/11/2005, 14:26
beleza...é que tem sempre aquele palpiteiro que diz um monte de coisas..desde o motor bater ate sei la o que....É, só que o Carlos é um destes palpiteiros pelo visto...

Wallace
06/11/2005, 14:37
Olá Ihaido,

Vc. vai ter tração nas 4 rodas, e gastar mais combustivel por estar dividindo a força para os eixos!!O maior gasto de combustivel pode ocorrer mesmo em 4x2, basta ter os componentes do eixo dianteiro girando e causando um maior atrito´.
E uma das razões que muitos 4x4 tem as rodas livres.
Mas a diferença de consumo não deveria ser muito grande, tanto que muitos 4x4 não tem roda livre mesmo podendo andar em 4x2.

Sei que vai perguntar: E se for a reduzida???
Ai vai forçar o motor que a pestes pois a reduzida é para torque em baixa.Não, a reduzida sempre poupa motor, cambio.
O que você não pode é andar numa velocidade que faça o motor trabalhar num giro muito alto, principalmente por muito tempo, o que realmente pode prejudicar o motor.
Não se usa a reduzida para ter velocidade.
A reduzida é usada para ter força e mais controle, assim como para poupar o conjunto, como a embreagem.

O 4x4 em carros de bacana em seu acionamento automático em subidas, chuvas etc. não dependendo do motorista.É verdade como no caso das Grands Cherokees, mas isso não significa que os donos sejam bacanas...
E outros são 4x4 o tempo todo, como os Nivas e as Lands.
O que todos eles tem em comum é um diferencial central na caixa de transferencia.
Sem um diferencial central não se deve fazer curvas em piso de boa aderencia, pois os eixos vão percorer caminhos diferentes, ai sem o diferencial central para compensar a diferença de rotação necessária pelo percurso difernete dos eixos algo vai ter que ceder.
Pode ser só um pneu escoregando ou até uma caixa de transferencia quebrada.

Dennis Figueiredo
06/11/2005, 14:38
beleza...é que tem sempre aquele palpiteiro que diz um monte de coisas..desde o motor bater ate sei la o que....É, só que o Carlos é um destes palpiteiros pelo visto...

Então fala o certo e não só aponte erros, seu cabeçudo :mrgreen: ......... é porque eu te conheço senão ja mandava a mer$# :dance:

EDITADO.......... enquanto eu postava o Wallace tava escrevendo o acoisa certa, foi mal :oops:

Wallace
06/11/2005, 14:40
NUNCA USE A REDUZIDA SEM LIGAR A TRAÇÃO DIANTEIRAAi é porque se pode ter uma força muito grande para a linha de tração traseira que pode não aguentar toda essa força.
Então se distribui a forma entre as duas linhas de transmissão.

Wallace
06/11/2005, 14:47

Então fala o certo e não só aponte erros, seu cabeçudo :mrgreen: ......... é porque eu te conheço senão ja mandava a mer$# :dance:

EDITADO.......... enquanto eu postava o Wallace tava escrevendo o acoisa certa, foi mal :oops:

Apressadinho né... :mrgreen:
Calma que eu escrevo, mas primeiro prefiro pegar no pé dos chutadores e apressadinhos... :mrgreen:

Wallace
06/11/2005, 14:58
Voce podia ser mais útil é quebrar menos a cara se ajuda-se respondendo em vez de ficar preocupado em pegar nos pé dos outros... :mrgreen:

ihaido
06/11/2005, 15:27
entao se eu entendi..o meu motor "bateu",mas nao foi pq esqueci a tração ligada e andei uns 500metros com ela até eu ver a merda feita...e agora será que preciso retificar,ele nao cheou a trancar nao.

ronairy
06/11/2005, 15:34
Sem querer entrar em detalhes tecnicos posso garantir que não. Agora se vc precisa retificar ele ou não ... :pensativo: acho que vamos ter que entrar no detalhes :mrgreen:

Marcos ET
06/11/2005, 15:40
caso eu ande com a tração ligada,na estrada,oque acontece?

Bom, se todos os seus pneus estiverem EXATAMENTE do mesmo tamanho em diametro e andar sempre em linha reta.... provavelmente nada... mas como isso é impossível, certamente VAI QUEBRAR alguma coisa entre a caixa de transferencia e os cubos de roda..... alguma coisa vai pro brejo, pois como já foi dito, nossos velhos nao tem diferencial central como os modelos da Lada por exemplo....

se o seu motor "bateu", certamente foi por outro motivo... se for pra saber dos detalhes, tem que abrir o dito cujo e pra ver oq aconteceu.... nao tem como saber sem ser "vitima" de um meca....

falowz!

Sergio Willys
06/11/2005, 20:25
Uma outra coisa que se observa é que ao passar dos 40 Km/h (já viram que eu tentei), o ruído no retrocesso é alguma coisa de asustar. Parece que a caixa de transfer^Çencia vai quebrar no meio.

Wallace
07/11/2005, 10:11
Será que somente não quebrou um coxim.
Mas se fez curva nestes 500 metros, pode ter tido algum dano que não no motor.

Carlos ZN
07/11/2005, 17:55
Olá Ihado,

Viu como é bom chutar as resposta!!!!!
Sempre aparece um Bacana com um carro Bacana para corrigir e esplicar certo!!!
:dance: :dance: :dance: :dance:

Carlos ZN
08/11/2005, 08:18
Olá Amigos,

Depois de um monta de não pode, não pode, vc. está locuco, etc.
Complete a questão do Ihado:
Quando usar o 4x4????
Quando usar a redusida???
Pois tem que ser manual, "Não é Jeep de bacana"
Brincaderinha Wallace, heheheee!!

ronairy
09/11/2005, 09:08
Usar 4x4 em terreno liso onde o 4x2 não anda mais.
Usar a reduzida com 4x4 ligado quando o motor não der conta do recado.

wladimircapelo
09/11/2005, 23:45
Só para ilustrar o que pode ser um problema...
Tinha acabado de regular o motor (6cc opala) do meu jeep e fui testar dando a volta no quarteirão. Não percebi que estava com a alavanca da tração 4x4 engatada e resolvi dar umas aceleradas para testar a regulagem. Resultado... arrebentei a cruzeta da transmissão dianteira e amarguei um prejuízo. Fiquei indignado com o meu mecanico por ter mexido na alavanca e não me avisado, e puto comigo mesmo por não checar a tração. Aprendi a não usar a tração 4x4 em "terrenos firmes ou secos" na marra. Pura inexperiencia. :shock: :parede:

ronairy
10/11/2005, 10:01
As vezes uso a reduzida no asfalto :shock: .............. com a roda livre desligada :roll:

Henanh
10/11/2005, 21:26
Por que não se aconselha usar a reduzida com a roda livre "desligada"? (4x2 LOW)

abraço

Sergio Willys
10/11/2005, 22:21
No 61, uso uma chave de boca 12 x 13(mm) afastando as alavancas da reduzida e da tração. Vi isso em algum Jeep, e recebi a explicação que ajudava a reduzir o barulho.
Naquela época o 61 não tinha roda livre AMV na frente, e andava o tempo todo com tudo girando. O barulho era tanto que eu não entendi direito pra que aquela chave ali. Com o pasar do tempo, cubo AMV, algumas borrachas estratégicas, o barulho na cabine reduziu bastante, e comecei a perceber que parecia que as engrenagens da caixa de tranferência pareciam estar se encostando o tempo todo ! Afastei as alavancas com a mão, e como por milagre o barulho sumiu. Comprei a chave de boca 12 x 13 e hoje ela é parte integrante do Jeep !
Olhaí Wladimir essa gambiarra pode servir como certificador de segurança que a tração tá 4X2 !!
Abraço

Carlos ZN
11/11/2005, 18:57
Olá Amigos,

Por isto que é bom colocar duas cebolinhas para ter luz piloto no 4x4 e redusida!!!

Sergião
06/02/2006, 22:46
As vezes, com motor frio, numa rampa muito ingreme, eu uso a reduzida com a roda livre desligada também, pois na situação acima, a primeira marcha em 4x2 normal não da conta do recado!!! :pensativo:

rafaelsouza
06/02/2006, 23:28
Amigo, uma vez voltei do buraco do camel até a casa do meu Pai na ZL em reduzida, (oque deve dar uns 90 km) com as rodas livres desligadas porque o motor tinha ido pro saco e estava falhando para caramba, pra andar um pouquinho tinha que por 3ª reduzida e nada aconteceu com a cx de transferencia.

Sergião
06/02/2006, 23:46
Pois é Rafael,

Acredito que por usarmos a reduzida com as roda livre desligadas, o conjunto todo vira, porem nao tem o atrito das rodas o que acho que nao causa maiores danos.

Abração