PDA

Ver Versão Completa : Bloqueio de Diferencial para Band



RJB
05/11/2005, 20:12
Pessoal,

Estou querendo instalar um bloqueio de diferencial no meu jipe Bandeirante 1992. Gostaria de ouvir opiniões sobre a melhor configuração (dianteiro e/ou traseiro) e qual o tipo e fabricante mais recomendados.

Além disso, como fica a resistencia / durabilidade do conjunto com bloqueio?

Um abraço,

Ricardo

pedrogjr
06/11/2005, 12:36
Prezado colega,

Ainda não existe (pelo q eu saiba) um bloqueio realmente 100% para a Bandeirante, existe a da ensimec mas traz o incoveniente dos estralos e não é recomendado para o diferencial dianteiro.
A Micromaq de Londrina-PR está desenvolvendo um bloqueio para a band semelhante ao Dana 44 que eles já comercializam mas deve demorar um pouco.
Os bloqueios de diferencial devem ser instalados preferencialmente no eixo traseiro pois no dianteiro prejudicam a condução (não faz curva), e devem ter a opção do desligamento total pelo interior do veículo.
A sua utilização deve ser feita com cautela, e uso apenas em situação real necessidade, desligando logo após o uso para não forçar os semi-eixos desnecessariamente.
O pessoal que utiliza estes mecanismos não reclamam de quebras exageradas.
Espero que tenha sido útil.
Abraço,

Pedro
LandCruiser 1960

Wallace
06/11/2005, 14:20
Pedro me desculpe mas você enganado em quase tudo que falou.
Eu tenho até aqui comigo um bloqueio tipo 100% de um cliente que ainda não veio pagar e pegar.
Um Quick Lock que hoje custa US$ 385,00.
Tem ainda o Arb Air Lock que custa US$ 1.185,00 o Bloqueio e eventualmente mais US$ 375,00 no compressor de ar da Arb.

O ideal é primeiro instalar no eixo traseiro, mas é porque simplesmente porque normalmente quando se precisa mais do bloqueio se tem mais peso no eixo traseiro, como numa subida.
Depois se quiser pode instalar no eixo dianteiro.
No dianteiro realmente se deve instalar um Arb Air Locker ou similar para poder ter ele desligado ao fazer curvas quando em 4x4.
No traseiro pode ser qualquer um dos dois.
Com o Quick Lock deve-se fazer curvas mantendo a aceleração (sem acelerar) pois ai não tem a tendencia dele bloquear o que pode resultar em trancos e barulhos. Mas estes são até comuns em manobras em piso com aderencia.
Para mim o ideal é um Quick Lock no eixo traseiro e um Arb Air Locker no eixo dianteiro.

Dependendo que como usar pode poupar tudo, pois o bloqueio deixa o veiculo mais capaz no fora de estrada o que vai permitir voce forçar menos.

Diego Durigon
06/11/2005, 15:57
Nacional tem o Ensimec, mas só pra eixo-flutuante... aí no caso teria que mudar o eixo pra flutuante... $$$

leovalle
06/11/2005, 18:45
Nacional tem o Ensimec, mas só pra eixo-flutuante... aí no caso teria que mudar o eixo pra flutuante... $$$

Sim.

O Full Lock Fase 4 pode ser usado sim na dianteira e é questão de se acostumar a fazer curva com ele.

Agora, no asfalto, basta desconectar a roda livre da band e tá resolvido.

A questão de cautela citada IMHO somente no uso em curvas. Se for no sentido de preservar o bloqueio, no caso do Fase 4, não precisa se preocupar.

Os selecionáveis realmente são melhores, principalmente na dianteira, mas há um preço a se pagar por esse conforto.

[]'s

pedrogjr
07/11/2005, 23:53
"No traseiro pode ser qualquer um dos dois." - quando vc for usar em 4x4 com chuva vai entender que simplesmente não faz curva direito, mesmo sendo no eixo traseiro, entre em uma matinha e aí vc sentirá falta de desligar o bloqueio.
"Com o Quick Lock deve-se fazer curvas mantendo a aceleração (sem acelerar) pois ai não tem a tendencia dele bloquear o que pode resultar em trancos e barulhos. Mas estes são até comuns em manobras em piso com aderencia." - o barulho incomoda mesmo, e aqui em minha região já hove casos do indivíduo não aguentar e retirar o bloqueio, e o pior é que se vc acelerar o veículo tem a tendência de sair de frente.
Respeito que cada um quer vender o seu peixe, mas francamente, aqui é um forum para se tirar dúvidas e postar comentários, não digo só por este tópico não, parece que a situação é moldada pelo produto disponível para venda não é mesmo.
É muito bom que possamos contar com um importador independente para achar aquela peça que tanto faz falta, mas o que a experiência coloca à prova é o que eu relatei, e não ganho nada com isso, só a satisfação de ajudar.

Wallace
08/11/2005, 08:31
Pedro, você já usou um Lock Right ou um Quick Lock no eixo traseiro?
Não vale falar que usou um nacional similar, pois o similar não é similar na pratica.
Realmente tem quem não goste, mas é simplesmente porque não entendeu que tem que mudar a forma de dirigir, assim como tem uns que falam que não muda nada, pois já dirigia da forma que o bloqueio não bloqueia no asfalto, o resto muda a forma de dirigir.
Pode ter certeza que minha preocupação não é vender e sim orientar, foi assim que começaram a me pagar para eu vender, pois já vendia sem ganhar nada para ajudar os amigos jipeiros.

RJB
25/11/2005, 22:12
Pessoal,

Valeu pelos cometários.

Como funcionam os bloqueios Quick Lock e Lock Right? São bloqueio 100% ou de deslizamento limitado? Há similares nacionais?

Qual a especificação dos diferenciais dianteiro e traseiro da Band 92?

Um abraço,

Ricardo

leovalle
26/11/2005, 04:33
www.ensimec.com

[]'s

Wallace
27/11/2005, 13:46
Pessoal,

Valeu pelos cometários.

Como funcionam os bloqueios Quick Lock e Lock Right? São bloqueio 100% ou de deslizamento limitado? Há similares nacionais?

Qual a especificação dos diferenciais dianteiro e traseiro da Band 92?

Um abraço,

RicardoAmbos são do tipo 100% com dentes.

edwint
08/06/2007, 15:49
tem um amigo vendendo um que diz ser da toyota mais nova por 850,00 queria colocar em meu jeep mas parece que os rolamentos sao diferentes....sniff sniff alguem se abilita?