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Ver Versão Completa : Ajuda! RPM baixa quando esquenta!



Ed 4x4
01/10/2013, 20:20
Olá pessoal!

Quando ligo o meu carro pela primeira vez (portando frio) o giro do motor é alto, sendo 1600 rpm em P ou N e mais baixo em D ou R, em torno de 800 rpm. Acho que está normal. Porém com o aquecimento da temperatura do carro e/ou do tempo, depois que desligo e após um tempo, mas com o carro ainda quente, ao ligar ele falha e quando finalmente consigo faze-lo pegar desta vez o giro está baixo, ficando em 200 rpm no D ou R. Acho que tem a ver com a temperatura pois já aconteceu de não conseguir ligar mesmo depois do motor desligado por um bom tempo mas com o carro no sol. De manhã ou à noite nunca aconteceu. O que pode ser neste caso?

carro: Sidekick automático 5p, 16v, 93/94.​

Rainer 89
02/10/2013, 00:27
Ed,

Pode ser o sensor de temperatura da injeção eletrônica. Quando o modulo acha que o motor esta mais quente do que realmente está manda menos combustível que o necessário.
O sensor de temperatura fica ligado nesse plug verde da foto. Fica na carcaça da valvula termoestatica, no motor ode sai a mangueira superior do radiador.
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Solta esse plug e liga o carro normalmente, o módulo de injeção não vai "achar" o sensor e usar dados padrão. Se o problema for uma leitura errada do sensor ele não deve acontecer, mas o motor vai falhar em outras temperaturas. Se sem o sensor o carro não tiver nenhuma mudança, em nenhuma faixa de temperatura o problema também é o sensor que já estava "morto".
Outra forma de descobrir o problema é fazer o procedimento de Check engine. Procurando pelo fórum tem descrições de como fazer.

P.S.
Caso precise trocar o sensor o codigo é 4027 da marca MTE Thomson. É o mesmo da Hilux e outros carros.

Att,

Iuri Pereira
02/10/2013, 08:14
Ed,
433337


Aproveitando a conversa, qual a função deste outro sensor que aparece na foto logo acima do sensor verde (temperatura da i.e.)?

Nava
02/10/2013, 10:07
Pode ser para o A/C, pode ser para o painel tb.
Check engine acusa alguma coisa?

Rainer 89
02/10/2013, 11:05
Iuri,

Esse sensor menor é um "cebolão" do eletro ventilador (ventoinha do A.C.). Quando a água do sistema de arrefecimento passa dos 110ºC ela liga. Se você soltar o fio desse sensor, com o carro ligado, a ventoinha liga.

Att,

Iuri Pereira
02/10/2013, 12:34
Olá pessoal!

Quando ligo o meu carro pela primeira vez (portando frio) o giro do motor é alto, sendo 1600 rpm em P ou N e mais baixo em D ou R, em torno de 800 rpm. Acho que está normal. Porém com o aquecimento da temperatura do carro e/ou do tempo, depois que desligo e após um tempo, mas com o carro ainda quente, ao ligar ele falha e quando finalmente consigo faze-lo pegar desta vez o giro está baixo, ficando em 200 rpm no D ou R. Acho que tem a ver com a temperatura pois já aconteceu de não conseguir ligar mesmo depois do motor desligado por um bom tempo mas com o carro no sol. De manhã ou à noite nunca aconteceu. O que pode ser neste caso?

carro: Sidekick automático 5p, 16v, 93/94.​

Ed, isso já acontece com o meu também. Na época a luz do check engine estava acessa. Fiz o teste (vc acha no fórum como fazer) e estava tudo ok (cod. 12), a luz precisava apenas de um reset pelo excesso de milhas (inverter uma chave branca abaixo do volante). Recentemente troquei cabos, velas, correias e tensionador e o sensor de temperatura do painel.

Depois disso não me recordo de falhas, mas pode ser que eu não tenha ligado o carro com o motor quente novamente. Vou observar e se ocorrer novamente eu informo aqui.

Ed 4x4
02/10/2013, 21:08
Rainer 89 e Iuri Pereira:

Obrigado pelas respostas e pelas dicas! Queria saber por onde começar...Se era parte elétrica...

Rainer, vou verificar a sua dica do sensor e fazer o teste.

Iuri, nos próximos dias pretendo fazer uma revisão elétrica, as velas já comprei, estou procurando os cabos.

Acho que o meu carro não tem o tal do Check Engine... Procurei e não achei...Não acende a tal luz quando ligo o carro e ele apresenta uma corrosão com reparos no local da bateria. Acho que ele teve um problema sério com a bateria, vazamento ou explosão que danificou esta parte.

Rainer 89
02/10/2013, 21:59
Ed,

A luz do check Engine fica no canto superior esquerdo do painel. Deveria acender quando o carro é ligado.
É bom verificar se ela não esta queimada ou foi retirada.
Essa corrosão é nos bornes da bateria?

Att,

Nava
02/10/2013, 23:44
O meu samuca acendeu a luz do chek engine ontem do nada...fiz o teste e deu 13, sonda lambda.
Testei no multimetro e ela tava pifada.
Comprei uma do corsinha 94 1.0, paguei 40 reais da MTE.
Coloquei ela, resetei a central tirando o cabo da bateria. liguei e pronto. Tudo normal de novo.
Testei de novo e deu sinal 12, ou seja, tudo ok.

Qdo o meu deu de ficar com lenta baixa e tava tudo ok, regulei o parafuso do acelerador e agora ele fica me 900rpm quando quente.
DEpois que eu troquei o cabo do acelerador que ela mudou de boa pra ruim.

Agora ta tudo ok.