PDA

Ver Versão Completa : Atuador da marcha lenta ranger 2.5 gasolina ano 99

GLÁUCIO XAVIER
01/10/2013, 16:59
Tenho uma Ranger XL/99 com motor 2.5 litros à gasolina, com 85.000 km rodados. Estou tendo problemas com a válvula IAC. Instalei uma nova, original FORD, nº original F50Z-9F715-AB, em virtude da anterior ter parado de funcionar(queimou). Agora quando eu tiro o pé do acelerador, a rotação demora a cair. O que está acontecendo? Alguém pode me ajudar? A anterior não fazia isso.

Neto Morruga
02/10/2013, 10:29
Amigo da uma limpada nos bicos,no sensor maf e vê se as velas já não estão na hora de trocar,deve ser alguma falha eletrônica.
Esses motores são fáceis de mexer,e geralmente é falha eletrônica de algum sensor.
Minha ranger é uma xlt mas também com o 2.5 gasolina igual ao teu.

GLÁUCIO XAVIER
29/10/2013, 17:33
Valeu Neto, vou tentar.

Moisés S.M
30/10/2013, 11:13
Gláucio,não tive uma Ranger a gasolina que não demorasse a baixar o giro do motor,de manha quando ligava ele subia e ficava,dai aos pouco ia caindo até estabilizar,as vezes demorava muito a cair,mesmo trocando o atuador da marcha lenta...É bem provavel que a anterior não fazia isso pois já não conseguia manter o giro do motor,no proprio manual da Ranger tem uma pagina que fala que é normal o motor subir o giro quando liga o carro,até estabilizar.Uma coisa que tu pode fazer,que tambem tem no manual,é desconectar a bateria,esperar uns 5 minutos,religar e ligar a ranger,com o som,ar condicionado,luz interna tudo DESLIGADO,deixar ela ligada 1 minuto na lenta,assim ela ajusta a marcha lenta dela.Isso tinha no manual da minha v6 e da minha 2.5.abraço

Ewerton Luiz
27/11/2013, 21:25
Tenho uma Ranger XL/99 com motor 2.5 litros à gasolina, com 85.000 km rodados. Estou tendo problemas com a válvula IAC. Instalei uma nova, original FORD, nº original F50Z-9F715-AB, em virtude da anterior ter parado de funcionar(queimou). Agora quando eu tiro o pé do acelerador, a rotação demora a cair. O que está acontecendo? Alguém pode me ajudar? A anterior não fazia isso.

Olá! Minha Ranger Sport 2008 também teve o mesmo problema, nos mecânicos em que andei fui informado que seria algum problema no sensor... Procurei informações diretamente com mecânicos da revenda da minha cidade e foram feitos vários testes sem sucesso.

Felizmente o ajudante de mecânico desconfiou da borboleta de admissão do ar e matou a charada, houve um desgaste na bucha do eixo do mesmo o que impedia da mesma fechar totalmente, fizemos o teste de coloca-la contra a luz e notamos realmente que ela não estava vedando bem. Comprei a peça nova (R$ 1.200,00) instalada e acabou o problema.

Espero ter ajudado.

Abraço.