PDA

Ver Versão Completa : Como trocar a correia dentada da SW4 3.0 TD



rub
04/11/2005, 21:08
Amigos,

Onde eu posso conseguir o manual de serviço ou mesmo dicas de como trocar a correia dentada da Toyota SW4 3.0 TD ano/modelo 99.

Existe algum site na Internet que tem esse manual para download ou que mostra quais são os pontos de referência para que eu possa fazer a troca da correia dentada.

Grato,

Rubens

beni-rj
06/11/2005, 23:47
Meu caro Rubens

O site que possui os manuais que você precisa estão em:

http://perso.wanadoo.fr/adherence.4x4/liens_techniques.htm#Manuel%20moteur%202L-2LT-3L-5L%20%201997%20HILUX

Entretanto, os mesmos são genéricos e não apresentam "os pulos dos gatos".

Eu, particularmente, acho que esse serviço apesar de não ser nenhum bicho de sete cabeças, merece

mecânico especializado e com comprovada prática nessa troca. Os riscos envolvidos são muito grandes.

Uma pequena bobeada pode acarretar um dano enorme em seu motor. Mal comparando, seria como

um Urologista depois de ler um livro operar sua própria fimose. Eu hem!

Boa sorte

rub
08/11/2005, 20:08
Prezado Benício,

Obrigado pela dica e pelo site.
Vou seguir a sua orientação porque o risco é muito grande.

Grato,

Rubens

Luca
09/11/2005, 22:57
rub,
Num palpitei pois minha SW é 2.8, motor bem diferente do da sua. Porém faço minhas as palavras do beni-rj. Por duas vezes acompanhei a troca da correia do motor da minha com meca da Toyota, e acho que hoje não teria maiores dificuldades em eu mesmo fazer. No 2.8 tem que retirar a bateria, retirar o radiador, soltar o esticador da correia do AC, soltar o esticador da correia da DH, soltar o esticador do alternador, retirar todas as correias, soltar e tombar de lado o compressoor do AC (NÃO SOLTE AS MANGUEIRAS), desmontar a frente do motor (capa protetora), colocar o virabrequim no ponto certo, comprimir a mola do esticador da correia, travar o esticador, trocar a correia. Para montar, refazer todos os passos na ordem inversa. No 3.0, não sei tem algo a ver. Boa sorte, depois conta prá nóis.
Conselho, aproveite o serviço e troque os retentores da polia do virabrequim, do comando, e da bomba d´água. Não esqueça de por aditivo etilenoglicol no flúido de arrefecimento, de boa qualidade, diluído a 50%.
[]´s

rub
29/11/2005, 20:30
Luca,

Muito obrigado pelo retorno.
Eu ainda não fiz a troca, porém vou fazer e depois eu informo os resultados.

Abraços,

Rubens

alkaeda
29/11/2005, 23:29
O motor 5L é idêntico ao 3L, mudanças somente no diâmetro e curso dos pistões, a troca da correia deve ser a mesma coisa, visite www.toyoteros.com.ar e vá ao fórum, há muita informação lá, ou a www.zonahilux.com , lá existe manuais do motor 3L em inglês para donwload em formato tif, aliás o pessoal lá é muito bem informado.

alkaeda
29/11/2005, 23:37
desculpa achei ser motor 3.0, e na verdade é uma sw4 td, esta tem motor 1kzt, aliás um motor que esquenta muito, na Argentina este modelo teve trocados seus radiadores por um de maior tamanho, desta não sei como é, da minha 2.8 eu mesmo troquei, mas deve haver nos endereços citados informações sobre este motor.

rub
04/12/2005, 08:48
Olá Lucas,

Muito obrigado pela ajuda. É bom saber que ainda existem pessoas que podem ajudar.

Neste final de semana, na garagem, observei algumas gotas de óleo perto do diferencial traseiro.
Quando entrei em baixo da Hilux, para verificar onde estava vindo o vazamento, observei que no assoalho e no abafador do escapamento estava molhado com óleo. (No sentido da rotação do eixo)

Desconfio do retentor do eixo cardã, por estar na direção do vazamento, porém não tenho certeza. Liguei na concessionária e você sabe como é, eles querem que eu leve o carro, deixe lá, o restante nem preciso falar...

O preço do retentor não é lá essas coisas (R$ 57,00), porém não sei se somente trocando o retentor posso eliminar o problema.
Tenho receio que seja eixo cardã ou diferencial traseiro desalinhado. Os pneus traseiros ainda não mostram sinais de falta de alinhamento.

Você já viu algum problema semelhante?
De onde vem o óleo que está vazando, caso seja do eixo cardã. Esse óleo vem do câmbio?
Com o vazamento o que pode acontecer, caso não seja corrigido o problema em curto espaço de tempo?
Precisa de alguma ferramenta específica para trocar esse retentor?
Você saberia me dizer qual é o procedimento para fazer a substituição do retentor?

Abraços,

Rubens

alkaeda
05/12/2005, 21:44
você deve limpar bem com gasolina o diferencial para ver se o óleo é proveniente de lá, a toyo, como tem que lubrificar as juntas do cardã, espalha muita graxa no assoalho inferior e se alguma atingiu o abafador, esta pode se liquefazer, não conheço o retentor do diferencial,mas a minha umedecia a caixa de transferência, e geralmente quando vaza lá não é somente o retentor, a minha havia criado uma espécie de anel, ou seja uma pequena degola na flange, onde trabalha o retentor, tive que trocar o retentor, antes dele há um outro retentor de feltro, que protege do pó e tive que tornear a flange para ser feita e colocada uma luva, a fim de tirar o ressalto criado, já que não é possível encher com solda e tornear, pois afetaria o diâmetro interno da flange, verifique o nível de óleo do diferencial e veja se há alguma anormalidade, a troca de retentor e mesmo de de flange é serviço simples, agora com os preços praticados pelas autorizadas é de assombrar.

rub
09/12/2005, 13:04
Obrigado pela dica!
Limpei o diferencial, e realmente o vazamento está no retentor é bem provável que eu tenha que fazer o mesmo serviço, para sanar o problema.

Quando eu fui comprar esse veículo, muitas pessoas disseram que a SW4 (3.0 TD) era um excelente veículo e que jamais teria problemas mecânicos, poderia comprar sem medo.
Hoje eu que tenho um e agora eu sei que isso é bem relativo, porque após conversar com outros proprietários deste modelo, fui informado que muitos problemas aparecem.
Me disseram que os modelos 97 e 98 tiveram o sistema de arrefecimento sem o dimensionamento correto, e em alguns caso chega a trincar o cabeçote. Outros me disseram que as buxas dos amortecedores dianteiros danificam com facilidade e que não existe somente a bucha para vender, tem que comprar o jogo de amortecer dianteiro.
Perguntei se existem peças que podem ser substituidas por nacionais, tais como, amortecedor, borracha de porta e a resposta foi não.

Agora que eu tenho uma, tenho que ir cuidando e por isso peço aos amigos, se possivel, novas dicas e também onde eu posso encontrar peças com preços mais acessíveis.

A minha começou a mostrar sinais que logo precisarei fazer bico e bomba injetora, alguém conhece onde vende peças de reparos para o bico injetor e para a bomba injetora?

alkaeda
10/12/2005, 00:55
tenta neste telefone que eu vou passar, no Brasil me pediram 140 a tampa do radiador, lá comprei por 20.
O nome da autopeças é Rimar autopeças no Brasil e Rimar repuestos no Uruguai, o telefone é o seguinte 0XX 55 3242 6159 ou 3242 5328, Santana do Livramento-RS.