Conectar

Ver Versão Completa : Ganchos

matiasm
04/11/2005, 18:58
Pessoal, sou novo por aqui e estou querendo colocar uns ganchos em meu niva. Alguém sabe me dizer qual o melhor jeito de prender, características e etc.

Muito Obrigado

christian govastki
05/11/2005, 01:00
Dá uma olhada no site do Albino (www.apoio4x4.com) que lá tem uns ganchos de ancoragem que parecem legais, só não use os originais para isto pois eles não aguentam....

André-4WD
08/12/2005, 00:14
Amigos Niveiros:
pegando carona no topico do Matias, pergunto qual é o melhor ponto para fixar o gancho na hora de guinchar?? Dianteiro e traseiro...

Final de semana fui p/ trilha e ao desatolar um Niva quase trouxe p/ casa algumas recordações dele ( parachoque/ saia traseira). Literalmente rasgou a lata!!! :shock: :shock:

Para minha sorte, foi o proprio dono do Niva que fixou o gancho. Mas como nao quero danificar viaturas alheias e sim ajudar os amigos atolados, pergunto quais os pontos q devo guinchar?
Sds,
Andre

matiasm
08/12/2005, 11:47
Amigos Niveiros:
pegando carona no topico do Matias, pergunto qual é o melhor ponto para fixar o gancho na hora de guinchar?? Dianteiro e traseiro...

Final de semana fui p/ trilha e ao desatolar um Niva quase trouxe p/ casa algumas recordações dele ( parachoque/ saia traseira). Literalmente rasgou a lata!!! :shock: :shock:

Para minha sorte, foi o proprio dono do Niva que fixou o gancho. Mas como nao quero danificar viaturas alheias e sim ajudar os amigos atolados, pergunto quais os pontos q devo guinchar?
Sds,
Andre

Muito boa pergunta, já ouvi falar de vários casos desse tipo.
Também tenho interesse em saber.

Abraço

Albertosiano
09/12/2005, 13:01
Eu quero saber também,

Manfredi cade vc?

Acho que vc pode responder a tal pergunta.

Alberto
Niva - 91 Chimbica
Campinas

Albertosiano
09/12/2005, 13:02
Eu quero saber também,

Manfredi cade vc?

Acho que vc pode responder a tal pergunta.

Alberto
Niva - 91 Chimbica
Campinas

MANFREDI
09/12/2005, 16:01
Desculpa ai galera, não tava acompanhando esse tópico.

Acho que o melhor lugar pra se prender alças de tração é nos braços de suporte do parachoque.

Algo do tipo que o Natal fez no Niva dele. Alí é o local mais reforçado do Niva.

No parachoque jamais. Acho que furando o parachoque e soldando as alças na barra de tração.

Veja estas fotos:

http://www.natal4x4.hpg.ig.com.br/prod_5.htm

http://www.natal4x4.hpg.ig.com.br/grade.htm

rmmeira
09/12/2005, 17:22
No parachoque jamais

Porque não no parachoque ? será que o aluminio não é resistente o bastante ?
já ouvi uma historia de um niva que foi içado por um guindaste, preso no parachoque .... o que acham ? é lenda ?

tenho a impressão que o parachoque é bem resistente, e se os seus suportes forem confiáveis ele guenta o tranco sim ....

[]s

Cavalcante
09/12/2005, 17:24
tenho a impressão que o parachoque é bem resistente, e se os seus suportes forem confiáveis ele guenta o tranco sim ....

É aí que mora o problema: os suportes do para-choque não são nem um pouco confiáveis pra isto. São mais frágeis que os ganchos originais.

A idéia do Manfredi me parece bem melhor.

rmmeira
09/12/2005, 17:47
ué então não entendi ....
ele tinha sugerido usar os braços de suporte do parachoque .... :shock: :shock:

braszil
11/12/2005, 00:38
Galera isso é uma coisa muito polemica pois se colocar os ganchos no parachoque ou no suporte do mesmo e o carro nao for guinchado em linha reta pode torcer a longarina ou ate mesmo abrir a mesma desalinhando completamente a dianteira do carro. eu ja prefiro uma cinta no eixo entre as balanças pois é firme o bastante e se for puxado para os lados leva a suspençao por inteiro e nao a lataria. Mas isso é a minha opiniao. Posso até esta muito errado mas tive sucesso todas as vezes que usei.
Abraços

Sergio

MANFREDI
12/12/2005, 09:55
Sergio, você tem raz~~ao em questão de puxar o Niva lateralmete. Ontem estava colocando os parachoques que mandei pintar e percebi o quanto é frágil os supostes do parachoque do Niva.

Os dois braços são muito fáceis de entortar pois são de ferro de espessura muito fina. Eu os amassei somente de apertar muito o parafuso para tentar uma fixação mais confiável.

Depois do que ví ontem, meus amigos, recomendo que NÃO façam amarração no PARACHOQUE pois este é somente preso por quatro parafusos que não suportariam um tranco mesmo pequeno que seja pois seriam arrancados facilmente.

Os braços são presos por um parafuso muito bom, que suportaria um tranco mais forte, MAS ONDE ELE ESTÁ PRESO É QUE É FRACO.

Acho que se você faz trilhas médias e pesadas, necessita ser puxado com guincho ou pelos companheiros, principalmente se houver necessidade de trancos com cintas para sair dos atoleiros, não recomendo amarrar nos suportes originais. Tem que fazer reforços nesses suportes senão vai entortar tudo e o preju será maior.

[]s esperando que agora tenha sido mais preciso na minha resposta.

matiasm
18/12/2005, 20:01
Desculpem a ignorância, mas o que o Manfredi escreveu ainda não ficou bem claro, e o que o Sérgio disse eu achei bem mais aceitável. Sei lá, mas me parece mais sensato essa idéia de prender no eixo. Pergunto o seguinte, pode-se soldar um gancho no eixo?
Será que relmente é a melhor solução?
Não seria melhor talvez reforçar toda longarina com uma barra de ferro e colocar o gancho em embas as pontas (na frete e atrás)?
Sei que tenho medo do que pode ocorrer com meu niva caso precise tirar algum amigo do atoleiro ou ser tirado.

Obrigado pela atenção dos amigos.

Abraço

braszil
12/01/2006, 03:24
matiasm,
Eu uso uma cinta pequena com aprox. 20cm com al'cas de ambos os lados dessa maneira nao danifico nada caso puxe mais para um dos lados. Ja usei varias vezes e sempre funcionou vem tanto para utilizar no meu como para utilizar em outro vehiculo. O bom dela e que se adapta a superficie que entra em contato e se necessario pode dar duas voltas para diminuir o tamanho. Quem estiver no Pacaembu e quiser dar uma olhada ela esta sempre dentro co carro no kit reboque. assim que puder tiro uma foto e coloco aqui para que possam ver.
A outra forma que tambem funciona bem e utilizar dois ganchos um de cada lado com uma fita fazendo um triangulo que divide a forca entre os dois suportes do parachoque.
Contanto que nao puxe so de um lado nao vai afastar nem aproximar as longarinas.
Pode ser que esteja dizendo besteira mas ambos funcionaram bem comigo.

alexandre roveri
12/01/2006, 16:27
:shock:
O correto na frente é copiar o que normalmente se vê na traseira do Niva !
Uma barra fixa entre os 2 gancho originais(que a proposito estão fixados junto ao parachoque) e uma barra central
Fixar na barra de suspenção não acho legal (eu não acho!) pois em determnados angulos a corda (cabo ou cinta) vai "roçar" na lataria !
Fora o local de instação da corda o mais importante é NUNCA DAR TRANCO no Niva ! :dance:

alexandre
sumare SP

braszil
13/01/2006, 22:50
Nao posso dizer quanto aos outros Nivas mas no meu nunca nem chegou perto da lataria e ja reboquei e fui rebocado algumas vezes inclusive para cima e para baixo de reboques tipo prancha.
Quanto a trancos concordo plenamente nunca de trancos seja o mais suave possivel.
Estarei no Pacaembu e podemos aprofundar este tema ao vivo la.

Abraços a todos

braszil
13/01/2006, 22:52
alexandre roveri,
Onde voce se encontra no simare. O Cacique fica la tambem quem sabe podemos nos encontrar e ate irmos juntos para o Pacaembu dia 19.

braszil
13/01/2006, 22:53
alexandre roveri,
Quiz dizer Sumare!!! :lol:

Edintruder
15/01/2006, 10:32
Na dianteira pode-se soldar um gancho embaixo do trem dianteiro, como nas Rangers, porém o problema é amarrar algo ali debaixo de lama.

Wallace
15/01/2006, 11:25
Verifica se dia 19 não tem jogo, pois se tiver não tem o encontro no Paca.

alexandre roveri
16/01/2006, 11:22
alexandre roveri,
Quiz dizer Sumare!!!

Sergio, agradeço o convite mas o Sumaré onde moro é na região de Capinas, proxim a Americana

Na dianteira pode-se soldar um gancho embaixo do trem dianteiro, como nas Rangers, porém o problema é amarrar algo ali debaixo de lama.

"Edintruder" , para isso é meu costume antes de sair para a trilha já prender uma corda em V e amarra-lá no quebra mato ! Bam mais facil do que ter que achar o olhal com a fente chafurdada no barro :dance:

Alexandre
Sumaré SP

braszil
17/01/2006, 01:48
Wallace,
Valeu pelo toque!!!

matiasm
17/01/2006, 20:33
"Edintruder" , para isso é meu costume antes de sair para a trilha já prender uma corda em V e amarra-lá no quebra mato ! Bam mais facil do que ter que achar o olhal com a fente chafurdada no barro :dance:

Alexandre
Sumaré SP

boa dica...