Ver Versão Completa : Ajuda com Diferencial !! Bloqueio disponíveis para dana 44 para f1000 4x4 97 ?
BrunoDallanora2013
30/09/2013, 19:59
bom alguém sabe quais os bloqueios disponiveis e o melhor para diferencial dana 44 trazeiro da f1000 4x4 97 , tirei o diferencial desconfiando que estivesse estragado os discos da tração positiva e descobri que ela não tem tração positiva
será que pode se colocar bloqueio ? o diferencial dianteiro é bloqueado ou positivo originalmente ?
a minha as pontas de eixos são travadas por dentro do diferencial e não na ponta da roda , amanhã posto fotos para tirar duvidas !
ela dava um estralo bem forte quando arrancava e agoara descobri que não é o diferencial tem alguma coisa para estalar na caixa multipla ?
xxxtripod
01/10/2013, 11:34
Caixa Multipla? Seria caixa de Transferência do 4x4? Se sim, tem algumas coisas sim.
Se a sua for 4x4, X10, 97-98, quase certeza que é Braseixo 406, Braseixo é DANA, se tiver plaquinha DANA, modelo 406 é o Braseixo, não existe bloqueio pra este eixo, somente tração positiva, e difícil de achar, o dianteiro é aberto também, sem bloqueio.
Abraços
BrunoDallanora2013
01/10/2013, 12:31
não amigo a minha é dana 44 abri hoje mais tarde posto fotos mas ele era com tração positiva e foi retirado por algum outro dono deve ter agarrado e retiram os discinhos da tração PO ! troquei um retentor do pinhão e rolamento da coroa!
ela estava dando uns estalo bem forte mas não achei nada no diferencial , ai ligando para um cara entendido medisse que deveriam ter tirado os disquinhos e no lugar colocaram uma arruela grande para preencher o lugar e acho que seja isto que faça barulho ,to procurando um kit de trção PO para colocar
a caixa multipla é outro nome dado a caixa de transferência ou tambem conhecida caixa montanha o que tem nela para esdtalr fazer barulho ?
BrunoDallanora2013
01/10/2013, 20:51
433304433306
Ai as fotos da carcaça do diferencial e a caixa satélite tentei achar um bloqueio original masnão deu o que ia dar o cara me ligou depois que os rolamentos eram diferente e ai não ia dar nos mancal resultado vou montar de volta e ver se continua fazendo barulho mas quando ao patinar em uma roda só vai continuar ! tinha apenas um rolamento querendo se estragar e um retentor estragado .
olhei os bloqueios da Kaiser mas não entendi como vai travar as pontas de eixo ,pois o meu é travado por dentro e os kits de bloqueio é fechada a caixa de satelite !
se alguém já mexeu da uma ajuda to precisando muito ! antes que monte de volta !
incrível como é grande o pinhão parece de trator muito forte e a caixa satélite também pena não ter bloqueio !
BrunoDallanora2013
01/10/2013, 20:55
o diferencial é dana e tem a plaqueta dana 44 , tração positiva que procurei e não achei descobri que a minha saiu sem a tração positiva de fabrica e não foi retirada como achei !
o diferencial é dana e tem a plaqueta dana 44 , tração positiva que procurei e não achei descobri que a minha saiu sem a tração positiva de fabrica e não foi retirada como achei !
Sem tração positiva de fábrica!? Coisa estranha.....o que vc viu no diferencial que levou a essa conclusão, Bruno? abrasss
BrunoDallanora2013
01/10/2013, 22:47
falei com um mecanico aposentado era chefe de oficina da ford superauto no tempos das f1000 e me deu umas dicas mas ele não tem nada dentro so as engrenagens da caixa satélite e um disco grande que prenche o espaço deve ser igual o dianteiro ! pelo catalogo ta ford numa loja saiu mesmo f1000 4x4 sem tração positiva alias acho que não é tão raro assim !
e não achei nenhuma kit ou caixa satélite com tração positiva ! é muito ruim qualquer coisa ela patina só uma roda !
eu desmontei o diferencial ! talvez vou montar amanha
xxxtripod
02/10/2013, 00:52
Nessa cor vermelha ai DANA, sei não, a minha é uma X10 97 4x4, tração aberta, a do Waldir, a do Edintruder, a do Bruntins, todas tração aberta (sem tração positiva), salvo a do Bruntins que colocou uma depois, todas são 97-98, e todas com diferencial DANA Braseixo 406. Se os semi-eixos tiverem travas internas, como acho que você disse, não é DANA 44 e sim Braseixos, que aguentam mais que os DANA 44. Abraços
BrunoDallanora2013
02/10/2013, 12:09
Que burriçe minha ! você tem razão obrigado pela ajuda nunca iria encontrar um bloqueio se o meu diferencial é dana e o modelo na plaqueta é 406 não sei onde que olhei 44 !
sabe se existe bloqueio ? agora montei devolta o diferencial mas mais adiante posso comprar e quando achar troca para positiva ! acha que não teria problema colocar positiva por causa da tração 4x4 ?
me confirma isto todas 4x4 são simples na trazeira ? ou so as de 97 a 98 4x4 ?
quero muito colocar bloqueio na trazeira de preferencia o original , como ta ela patina em qualquer terra solta e só uma roda mas desconfiei de um estalos fortes mas não achei nada !
sera que o Bruntins não da uma dica como ele fez ?
Obrigado pela dica ! se não fosse não teria reparado que não era o 44!
Nessa cor vermelha ai DANA, sei não, a minha é uma X10 97 4x4, tração aberta, a do Waldir, a do Edintruder, a do Bruntins, todas tração aberta (sem tração positiva), salvo a do Bruntins que colocou uma depois, todas são 97-98, e todas com diferencial DANA Braseixo 406. Se os semi-eixos tiverem travas internas, como acho que você disse, não é DANA 44 e sim Braseixos, que aguentam mais que os DANA 44. Abraços
xxxtripod, sabe se tem algum motivo especial para não ter tração positiva de fábrica nas 4X4?
BrunoDallanora2013
02/10/2013, 20:48
Hoje montei de volta o diferencial montei tudo sozinho graças a um macaco que tenho com rodinhas foi muito facil , mas acabei so perdendo tempo e dinheiro nessa historia pois continuou sem bloqueio ! Mas o meu é dana so que diz modelo 406 teria bloqueio de fabrica ? Da kaiser lok somente colocando eixo flutuante !
Aproveitando o tópico sobre diferenciais, na minha F acredito ser o DANA 44 (não tem plaqueta em função do ano..). Vendo o assunto sobre tração positiva, resolvi testar se a minha estava funcionando. Testei em duas situações: terra solta e paralelepípedo com pneus molhados, nos dois casos em marcha ré para patinar mais fácil. Resultado: na duas situações, se ela ta parada patinando, apenas uma roda patina e não larga a tração para a outra. Se ela se desloca um pouco, ou seja, se ela esta patinando e andando um pouco, ela da algum sinal de jogar a tração para a outra roda. Qual seria o funcionamento normal? Ela parada patinando em um roda deveria largar a tração para a outra roda e as duas patinarem juntas, certo? Ou ela precisa de um pouco de movimento ta roda que está sem tração para acioná-la?
Ramon Pires
02/10/2013, 22:49
Aproveitando o tópico sobre diferenciais, na minha F acredito ser o DANA 44 (não tem plaqueta em função do ano..). Vendo o assunto sobre tração positiva, resolvi testar se a minha estava funcionando. Testei em duas situações: terra solta e paralelepípedo com pneus molhados, nos dois casos em marcha ré para patinar mais fácil. Resultado: na duas situações, se ela ta parada patinando, apenas uma roda patina e não larga a tração para a outra. Se ela se desloca um pouco, ou seja, se ela esta patinando e andando um pouco, ela da algum sinal de jogar a tração para a outra roda. Qual seria o funcionamento normal? Ela parada patinando em um roda deveria largar a tração para a outra roda e as duas patinarem juntas, certo? Ou ela precisa de um pouco de movimento ta roda que está sem tração para acioná-la?
As ultimas F1000 4 faróis (Turbo), e as 93 pra cima turbo de fabrica sairam Dana 46, a as Maçarico era opcional, se usar a minha como exemplo tem Bloqueio, creio que seja o tal de Track Lock, bem simples, com arroelas, mas ja quebra o galho, agora o problema é que se usar o óleo errado ja não funciona direito... e as que não são turbo saio Braseixos, onde a tampa do diferencal é redonda, bem diferente das Spicer...
GCCarneiro
03/10/2013, 07:03
Bbmoro,
O funcionamento da progressiva se testa assim: Em um local plano levanta-se 1a roda traseira e deixe em ponto morto (neutro). Se você conseguir virar a roda que esta no ar com certa facilidade é que a progressiva está com o reparo gasto. Troquei o reparo da sujinha estes dias.
https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/1374087_435969323180086_362007212_n.jpg
BrunoDallanora2013
03/10/2013, 12:05
e quanto a ajuda ! existe bloquieo para o dana 406 ? coroa e pinhão 14 43 relação 3,07 rolamento de planetaria 362x ? este diferencial da foto é qual ?
Muito obrigado Ramom Pires e GCCarneiro! Vou seguir esse procedimento para testar a tração. Quanto ao modelo, realmente é o Dana 46 e não 44! Pesquisei algumas diferenças e fisicamente ele bate com o DAna 46.
Ramon Pires
03/10/2013, 20:11
e quanto a ajuda ! existe bloquieo para o dana 406 ? coroa e pinhão 14 43 relação 3,07 rolamento de planetaria 362x ? este diferencial da foto é qual ?
https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/1374087_435969323180086_362007212_n.jpg
Pela largura das molas, e tamanho do dif, e os freio a disco é o Danna 60 da 250 dele...
BrunoDallanora2013
03/10/2013, 21:01
A bom agora repari tambem pelo tanque ! E amortecedores atras ! A minha tem esse dentes do lado da coroa e um sensor no diferencial ! Alguem sabe o que é ?
Ramon Pires
03/10/2013, 21:10
A bom agora repari tambem pelo tanque ! E amortecedores atras ! A minha tem esse dentes do lado da coroa e um sensor no diferencial ! Alguem sabe o que é ?
è o sensor do ABS,
BrunoDallanora2013
03/10/2013, 22:00
Mas a f1000 não é abs somente na dianteira ? E aquele sensor funciona mesmo ou sera que tem mas não utiliza ?
drosssor51
03/10/2013, 23:37
Bruno ..não posso ajudar muito mass.... não conheço bloqueio para o braseixo 406.... talvez seria o caso de procurar fabricantes de bloqueio e trocar alguns e-mails....
abç
BrunoDallanora2013
03/10/2013, 23:52
então é braseixo ou dana ? diz dana na plaqueta modelo 406 ! seria o mesmo braseixos ? ou não ? ou é dana 46 ?
os fabricantes dizem que tem mas tem que colocar kit de eixo flutuante ! queria o kit original de discos
drosssor51
04/10/2013, 00:09
então é braseixo ou dana ? diz dana na plaqueta modelo 406 ! seria o mesmo braseixos ? ou não ? ou é dana 46 ?
os fabricantes dizem que tem mas tem que colocar kit de eixo flutuante ! queria o kit original de discos
kkkk...sei lá..... A minha é dana 46 com certeza... menor um pouco que os das efes 4x4...
... depois da fusão dana + braseixos..... tem dana com placa braseixos e braseixos com placa dana.....
Se a plaquinha indica modelo 406..... é um modelo braseixos.... (fabricado pela dana)
O pessoal que tem o eixo conhece mais....vamos esperar as manifestações..
Daniel.Shimomoto
04/10/2013, 00:42
Galera, ao contrário das Rangers, as F-1000 é uma confusão de diferenciais sem fim.
Na década de oitenta existia a Dana e a Rockwell/Braseixos (por sinal, herdeira da Timkem, os famosos Timkão e Timkinho dos caminhões Ford). Ambas fabricavam diferencias e eram fornecedores de fabricantes como Ford e GM. Tanto assim que saiu Opala e Chevette com eixos Dana e alguns com Braseixos, D-20 com Dana e Braseixos, e o mesmo vale para as F-1000.
Já na decada de 90 a Rockwell/Braseixos deixou de existir. Se não estou errado, a divisão de eixos diferencias maiores ficou com a empresa que hoje conhecemos por Arwin Meritor e a parte de diferenciais menores ficou com a Dana (isso eu tenho certeza).
Entretanto produtos das duas empresas continuaram a coexistir em harmonia (será mesmo???) e sendo fornecidos para a Ford e a GM.
No manual da F-1000 4x4 reza que o diferencial das MWM é ou Dana 60 (nunca vi) ou Braseixos DL406, justamente o tracklock da Braseixos.
Seja como for, tempos atrás precisei trocar o retentor do pinhão da minha F-.... foi dificil achar o retentor certo dentro daquilo que conhecemos como Braseixos 406! So sei que o retentor que comprei (primeira linha) como sendo do DL406 teve que ser trocado pelo mecanico por um da que era compativel inclusive com a F-4000
Em todo caso, fica o registro dos eixos da F.
Abraços
GCCarneiro
04/10/2013, 00:47
O diferencial da sujinha é Dana 70 assim como todas F-250. Nas 250 a roda fônica alem de servir pro abs traseiro (a parte da frente tem sensores independentes em cada roda) fornece sinal pro velocímetro.
BrunoDallanora2013
04/10/2013, 11:50
o meu diz dana modelo 406 , ( tentei editar o topico mas não consigo ! ) mas como ouvi falar o tampão não é redondo como o braseixos é bem quadrado ,
eu troquei o retentor da mionha e achei facil na primeira auto peça que cheguei e de marca sabó !
vou tirar fotos do diferencial para tirar todas duvidas e ver se acho o bloqueio !
obrigado pelas informações.
Edintruder
04/10/2013, 13:07
Então a diferença entre o projeto da Braseixos e dana é o tipo de rolamento de roda e fixação dos semi-eixos.
Os braseixos usam travas por entre as planetárias e os dana são fixados pelas pontas das mangas de eixo, junto com os espelhos dos freios traseiros. Se tivesses que soltar os 4 parafusos e retirar inclusive os suportes dos freios é dana, porém se soltasses as 2 travas no centro do diferencial e puxasses os semi-eixos sem mexer nos freios, então é Braseixos.
BrunoDallanora2013
04/10/2013, 18:15
então pela descrição ele é o dana braseixos ! pois é preso por dentro !
xxxtripod
04/10/2013, 18:41
xxxtripod, sabe se tem algum motivo especial para não ter tração positiva de fábrica nas 4X4?
Não sei não, más nas 97-98 que eu saiba, são as que saíram assim
xxxtripod
04/10/2013, 18:53
As F1000 97-98, 4x4, motores x10, nunca vi uma Bloqueada de Fábrica, são todas diferencial aberto, modelo DANA 406 (Braseixo), as 92-96 4x4, motor 229, são eixos Dana 44, com Tração Positiva.
Existe sim Tração Positiva pro Braseixo 406, más não bloqueio. Na verdade não existe quase nada pra esse nosso diferencial, a carcaça dele é meio quadrada, triangular, nada de redondo (Exceção aos Braseixos).
A sua é tração positiva Shimomoto?
A minha, do Edin, do Waldir, do Bruntins, a do Brunno, todas originais abertas e Danas 406.
Abraços
A Meritor que fábrica os Kits de Reposição pra este eixo, e existe um Kit com Tração Positiva, coisa de uns R$900,00 conto.
BrunoDallanora2013
04/10/2013, 20:29
bah que boa noticia ? vou procurar este kit ! não estava encontrando porque procurei por dana 44, mas agora tudo fecha !
é a Meritor que fabrica o kit de tração positiva ? teria algum problema colocar nela sendo que é 4x4 não vou ter problema quando ligar a tração dianteira ?
seria muito bom mesmo colocar ela patina uma roda só em qualquer terra solta !
xxxtripod
04/10/2013, 21:22
bah que boa noticia ? vou procurar este kit ! não estava encontrando porque procurei por dana 44, mas agora tudo fecha !
é a Meritor que fabrica o kit de tração positiva ? teria algum problema colocar nela sendo que é 4x4 não vou ter problema quando ligar a tração dianteira ?
seria muito bom mesmo colocar ela patina uma roda só em qualquer terra solta !
Isso, pode procurar como Braseixo 406, ou Dana 406, não vai estragar nada, somente vai melhorar a tração do eixo traseiro, lembrando que essa tração seria um Bloqueio 70%. Então não bloqueia igual um 100%. Abraços
Ramon Pires
05/10/2013, 00:50
[QUOTE=xxxtripod;2017046]As F1000 97-98, 4x4, motores x10, nunca vi uma Bloqueada de Fábrica, são todas diferencial aberto, modelo DANA 406 (Braseixo), as 92-96 4x4, motor 229, são eixos Dana 44, com Tração Positiva.
As 93 a95 4x4 são dana 44 na frente e dana 46 no diferencial traseiro.
Daniel.Shimomoto
05/10/2013, 10:12
As F1000 97-98, 4x4, motores x10, nunca vi uma Bloqueada de Fábrica, são todas diferencial aberto, modelo DANA 406 (Braseixo), as 92-96 4x4, motor 229, são eixos Dana 44, com Tração Positiva.
Existe sim Tração Positiva pro Braseixo 406, más não bloqueio. Na verdade não existe quase nada pra esse nosso diferencial, a carcaça dele é meio quadrada, triangular, nada de redondo (Exceção aos Braseixos).
A sua é tração positiva Shimomoto?
A minha, do Edin, do Waldir, do Bruntins, a do Brunno, todas originais abertas e Danas 406.
Abraços
A Meritor que fábrica os Kits de Reposição pra este eixo, e existe um Kit com Tração Positiva, coisa de uns R$900,00 conto.
Então XXXTripod...dificil dizer.
No Efão o eixo é o Braseixos 406 e traçao é aberta. Mas não sei dizer se ela é aberta porque veio assim de fábrica ou se porque gastou os discos.
Quando gasta esses discos, o diferencial se comporta como um diferencial comum que nunca veio com a tração positiva. Falo por experiencia da Ranger: A tração positiva funcionava muito bem até os 45 mil km, depois foi acabando, acabando e quando chegou aos 100 mil, parecia que nunca tinha tido qualquer sistema de limitar o escorregamento da tração.
Grande Abraço
xxxtripod
05/10/2013, 11:28
As 93 a95 4x4 são dana 44 na frente e dana 46 no diferencial traseiro.
Deve ser, mais sei que essas possuem tração positiva, certo?
xxxtripod
05/10/2013, 11:29
Então XXXTripod...dificil dizer.
No Efão o eixo é o Braseixos 406 e traçao é aberta. Mas não sei dizer se ela é aberta porque veio assim de fábrica ou se porque gastou os discos.
Quando gasta esses discos, o diferencial se comporta como um diferencial comum que nunca veio com a tração positiva. Falo por experiencia da Ranger: A tração positiva funcionava muito bem até os 45 mil km, depois foi acabando, acabando e quando chegou aos 100 mil, parecia que nunca tinha tido qualquer sistema de limitar o escorregamento da tração.
Grande Abraço
Creio que devido a probabilidade e amostragem ela tb é aberta! Abraços
BrunoDallanora2013
05/10/2013, 13:43
Daniel era o que eu tinha pensado ao abrir meu diferencial ! mas depois de aberto deu para ver que não tinha discos nenhum e nem foram retirados por ninguém ! ele tem apenas uma arruela grande dentro que não sei para que serve .
xxxtripod
05/10/2013, 19:19
Daniel era o que eu tinha pensado ao abrir meu diferencial ! mas depois de aberto deu para ver que não tinha discos nenhum e nem foram retirados por ninguém ! ele tem apenas uma arruela grande dentro que não sei para que serve .
Uma arruela com algumas marcas, estás são usadas pra ajudar na lubrificação interna das engrenagens. E pra assentar.
BrunoDallanora2013
07/10/2013, 22:26
XXXtripod se conseguir para min o numero do kit que achou uma vez da meritor ficaria muito feliz ! pois não estou conseguindo ! ou outras marcas que tenha para o dana 406 , não acha que somente uma caixa satélite nova com blocante seria mais fácil achar ?
BrunoDallanora2013
07/10/2013, 22:27
to procurando incansavelmente mas não tem jeito de achar !!
Amigos,
Por falar em Dana 44, alguém saberia dizer qual Ranger saiu com Dana 44 e ABS na traseira, e qual a relação de diferencial?
Edintruder
26/10/2013, 08:37
GH, todas as Rangers 2002 (2.8 PS) em diante vieram com o Dana 44-3. A minha era 2001 2.5 e veio com o dana 44-3 também, mas creio ser um caso isolado pois nunca vi outra 2.5 com dana.
Foltram F 1000
14/05/2014, 10:30
Bom dia a Todos, alguém saberia me dizer se o diferencial dianteiro da F 1000 4x4 ano 94 é
Dana 44 e se o bloqueio E-Locker da Eton serviria nele.
Agradeço desde já.
Abraço
Edintruder
14/05/2014, 15:45
É dana 44 sim de 30 estrias se não me falha a memória. Acredito que o e-locker sirva nele sim. Relação 3,07:1
BrunoDallanora2013
14/05/2014, 19:03
É dana 44 sim de 30 estrias se não me falha a memória. Acredito que o e-locker sirva nele sim. Relação 3,07:1
EDin da para por e-locker na dianteira e a tração positiva de fabrica na traseira ? ai só não fazendo curva deve puxar mesmo!
Foltram F 1000
14/05/2014, 21:34
Fala Edin!! Tudo bem com você? Olhei no manual e não vi que o Dana 44 se referia ao diferencial
dianteiro, ai comprei o Elocker depois de pesquisar em varias lojas, só que ninguém como eu sabia que
na trraseira era um 46, na hora de colocar a surpresa o bloqueio era 20 mm menor do que a cx satélite, posso
devolver sem problema nenhum, mas como na frente é um 44 estou pensando em coloca-lo, o que você acha?
Abraço
Edintruder
15/05/2014, 18:25
Grande Foltran.
Acho que tens que experimentar e matar a curiosidade de todo mundo aqui!
BrunoDallanora2013
15/05/2014, 18:32
Fala Edin!! Tudo bem com você? Olhei no manual e não vi que o Dana 44 se referia ao diferencial
dianteiro, ai comprei o Elocker depois de pesquisar em varias lojas, só que ninguém como eu sabia que
na trraseira era um 46, na hora de colocar a surpresa o bloqueio era 20 mm menor do que a cx satélite, posso
devolver sem problema nenhum, mas como na frente é um 44 estou pensando em coloca-lo, o que você acha?
Abraço
Procura em alguns sites Americanos sobre a f150 4wd 1995 que é a mesma f1000 4x4 eu vi uma que tinha um botão e no painel para travar o diferencial dianteiro não sei se era original , mas era no dana 44 dianteiro !