Ver Versão Completa : Pressão de óleo motor 4m40
Leo Couto
30/09/2013, 18:25
Pessoal, alguém pode me dizer qual a pressão de óleo original no motor 4m40?
Motor frio ao ligar o carro
Motor cheio a 3000 rpm
Marcha lenta parado no semáforo
Att.
vitor_grotmann
30/09/2013, 20:17
Ta aí uma coisa que eu queria saber também.
Abraços Vitor
Leo Couto
01/10/2013, 07:31
Coloquei instrumentos de medição e me assusto com a oscilação do ponteiro.
433215
vitor_grotmann
01/10/2013, 09:21
Léo vc trocou as lâmpadas de iluminação do painel da sua pajero?
Motor aquecido:
Marcha lenta: 150 kPa
2000 RPM: 400-450 kPa
Leo Couto
02/10/2013, 03:20
Motor aquecido:
Marcha lenta: 150 kPa
2000 RPM: 400-450 kPa
Neto, olha o que aferi ontem pela manhã:
Motor frio ainda em casa primeira partida do dia lenta em ponto morto - 2 kgf
Na saída com motor cheio até 3000 rpm - 4 kgf
Engarrafamento marcha lenta começou a cair e variar entre 1,5 e 1,2 kgf
Esticada motor cheio 3000 rpm - não passou de 2kgf
Na parada pra desligar o carro lenta - 1 kgf
Percebam que conforme o motor aquece e o óleo afina pressão diminui.
Concluo: bomba dando sinais de problema.
Leo Couto
02/10/2013, 03:21
Léo vc trocou as lâmpadas de iluminação do painel da sua pajero?
Sim, mudei todas por branca. Falta apenas as dos instrumentos.
Leo:
Alguns pontos a considerar antes de condenar a bomba
1. Que tipo manômetro você está usando? Onde está instalado? Foi calibrado?
2. Qual óleo você está usando (marca, tipo, viscosidade, índice de viscosidade)?
3. Que tipo de filtro de óleo está instalado? (original ou paralelo)?
As pressões máximas são as seguintes:
By-pass do filtro 490+/-30 kPa
Valvula reguladora: 620+/-30 kPa
Por estes valores, realmente a pressão está baixa. Qual a kilometragem do motor?
Abraços
neto
Leo Couto
04/10/2013, 20:53
1 - Cronomaq. Funcionando perfeitamente.
2 - Lubrax TOP Turbo
3 - Paralelo
Km do motor 234,000
Neto, o que que é By pass do filtro e que válvula reguladora é essa?
Leo Couto
11/10/2013, 08:53
É o seguinte, mandei o carro pro mecânico. Abrimos o motor e este já estava sem o eixo balanceador, com as devidas buchas selando os dutos de lubrificação. Na frente, no local onde ia um dos eixos (do lado da bomba injetora) havia um parafuso que servia de lubrificação da engrenagem que ia no local, como foi removido o eixo, esta engrenagem é desnescessária, apenas coloca-se a bucha e o parafuso para vedar o furo (em vermelho no desenho).
434590
Esta peça estava dentro do cárter, solta. Colocamos no lugar, trocamos a bomba de óleo, ajustamos o ponto do eixo de comando (cabeçote), bomba injetora e fechamos tudo. Ao ligarmos o motor a luz vermelha acendeu novamente... Analisamos tudo novamente e adivinhe??? A válvula de óleo do instrumento que botei pra medir a pressão do óleo tava com defeito, coloquei a antiga, original do carro e a luz de óleo apagou. Bem, mas talvez nem precisase abrir o motor e gastar uma grana por uma bomba nova? Mas também não teriamos visto a peça fora do lugar. E também o desempenho do carro mudou pra melhor com os novos ajustes na bomba injetora (combustível) que estava totalmente fora de ponto. Estou aguardando a válvula nova para aferir os novos valores da pressão de óleo. Sei que sem os eixos a pressão diminui.
É isso aí, serve de aprendizado. Aproveitei e fiz outros coisinhas que estavam precisando, suspensão dianteira, retentor da caixa de redução, freios.
Depois finalizo com a aferição.
Abraços.
valdevino
28/12/2013, 11:27
gostaria de saber onde fica o sensor de oleo do motor 4m40 pajero 2800 intercooler
valdevino
28/12/2013, 11:38
amigo e q comprei este pajero a um ano e descobri q não esta dando sinal no painel não acende a luz do oleo do motor me ajude a descobri o porque desse problema vc tem mais experiencias do q eu obrigado
joao ricardo bellato
05/01/2014, 16:56
É o seguinte, mandei o carro pro mecânico. Abrimos o motor e este já estava sem o eixo balanceador, com as devidas buchas selando os dutos de lubrificação. Na frente, no local onde ia um dos eixos (do lado da bomba injetora) havia um parafuso que servia de lubrificação da engrenagem que ia no local, como foi removido o eixo, esta engrenagem é desnescessária, apenas coloca-se a bucha e o parafuso para vedar o furo (em vermelho no desenho).
434590
Esta peça estava dentro do cárter, solta. Colocamos no lugar, trocamos a bomba de óleo, ajustamos o ponto do eixo de comando (cabeçote), bomba injetora e fechamos tudo. Ao ligarmos o motor a luz vermelha acendeu novamente... Analisamos tudo novamente e adivinhe??? A válvula de óleo do instrumento que botei pra medir a pressão do óleo tava com defeito, coloquei a antiga, original do carro e a luz de óleo apagou. Bem, mas talvez nem precisase abrir o motor e gastar uma grana por uma bomba nova? Mas também não teriamos visto a peça fora do lugar. E também o desempenho do carro mudou pra melhor com os novos ajustes na bomba injetora (combustível) que estava totalmente fora de ponto. Estou aguardando a válvula nova para aferir os novos valores da pressão de óleo. Sei que sem os eixos a pressão diminui.
É isso aí, serve de aprendizado. Aproveitei e fiz outros coisinhas que estavam precisando, suspensão dianteira, retentor da caixa de redução, freios.
Depois finalizo com a aferição.
Abraços.
ola amigo boa tarde eu tenho uma pajero sport ano 2000/2000 ela fundio o motor e eu mandei fazer por completo por se tratar de uma pajeiro muito nova gastei mais de 17,000 no motor e a retifica coloca o motor e a luz do oleo fica acessa ai eles medirao e ela esta com so um 1kg de pressao de oleo com o motor ja quente sera que o meu poblema é parecido com o seu porque ate mecanico da consecionaria foi dar uma olhada ver se tinha alguma coisa montada errada e ele tbm nao acho nada de diferente sera que vc poderia me ajudar
cassianospier4x4
14/03/2016, 14:26
Tudo bem, ja vi alguns vi alguns videos seus no youtobe e gostaria de trocar algumas informações sobre a pajero. Comprei a pouco tempo um GLS-B de unico dono um senhor, GLS-B 2.8 98/99 260.000KM e gostaria de saber algumas informaçõs tecnicas do carro voce tem whats up?
(51)9768-8748
Coloquei instrumentos de medição e me assusto com a oscilação do ponteiro.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/mitsubishi/433215-pressao-de-oleo-motor-4m40-manometros1.jpg
Pressão original é de 0,3 bar ou 0,3 Kgf/cm2
Atenção com a escala em Kgf pois deve ser informada se é Kgf/cm2 ou Kgf/m2