Ver Versão Completa : Duvida quanta a aptidão da L200 em viagens longas
carvalhoairton
30/09/2013, 17:53
Caros. Sou novo aqui no 4x4 Brasil. Eu tive por mais de dez anos uma F1000 1989 4x2 MWM 229. Infelizmente em minha ultima viagem houve um acidente e o meu carro demorará muito a voltar a rodar, e se isso acontecer.
Sou biólogo e rodava com minha caminhonete cerca de 10.000km todo mês, e nunca tive problemas. Refiz meu motor somente uma única vez, a pouco tempo, depois de quase 600.000km. Motor MWM 229 é para mim o melhor já produzido.
Sempre tive alguns problemas com a F1000 quando tinha que ir em pesquisas de campo, principalmente em lamaçais, pois ela não era 4x4. Sempre andei com desatoladeiras e um guincho que nunca me deixaram na mão.
Depois do acidente decidi, então, comprar um carro 4x4 mais novo. Minha primeira opção foi uma l200 savana de 2008 a 2010. Entrei aqui no forum, li milhares de postagens e acabei ficando com medo de comprar uma Mit l200. Se a cada 100.000km deve-se fazer o motor, o carro não vai durar nem um ano antes da retífica.
Gostaria de pedir opinião a pessoas mais experientes: Minha utilização do veículo - Em viagens longas, principalmente no Nordeste e Norte (1500 a 2000 km) em asfalto ou estrada de barro boas condições e por ventura a utilização do 4x4 em áreas com lama mais funda. Meu carro é para trabalho e não para a diversão.
Segundo li aqui a l200 não deve ultrapassar os 110 km/h em longos períodos. Fiquei um tanto quanto preocupado com isso. Na minha F1000, eu segurava 90 até 100 km/h durante dez ou mais horas e nunca tive problemas.
Olhei a Frontier. Aqui vi que a manutenção é muito cara e o carro não aguenta muito estradas de terra.
Qual a melhor opção para uma utilização em estrada de terra em boas condições e muito raramente tracionar o carro por períodos curtos? Uma quilometragem anual de mais de 100.000 km é condizente com que versão 4x4?
Agradeço a ajuda
Airton
guilhermeabreu
30/09/2013, 18:04
O mais resistentes de todos eles ,é a sua F-1000 , não tem outro que tenha tanta durabilidade e baixo custo de manutenção , mas se vc quer um carro mais novo e 4x4 que vai te aguentar em seu trabalho o nome é TOYOTA HILUX , tenho 3 irmãos que tem , um tem uma 2005/06 com 300.000 km , ele só gasta em torno de R$750,00 nas revisões periódicas a cada 10.000km como manda o fabricante , é só alegria .
Minha opinião , as MIT não da pra vc , deculpe aí os que gostam e tem dela , podem jogar pedras em mim .
O motor 2.5 da L200 é uma loteria. E quando da problema custa caro. Se procura um carro pra trabalho, muito confiável e de baixa manutenção va de Hilux 2.8 ou 3.0 aspiradas. Não são carro "pra correr", mas andam bem (a 3.0).
Não é por nada não amigo, mas tenho uma l200 triton e viajo 15 horas seguidas e sem problemas, fazendo média de 140 a 150 km/h tá com 60 mil quilometros e até agora só pastilha de freio e pneus.
SergioMedeiros
02/10/2013, 21:43
Para o uso citado, nem pense na l200. Eu ficaria fora também de todos os eletrônicos, pois aparentemente voce viaja para lugares isolados, e se mal a concessionária sabe dar manutenção nos eletrônicos, quem diria o tiozinho que cuida dos tratores da região!!!
Pra não ter dor de cabeça sugiro qualquer Maxion 2.5... que se bem cuidado passa dos 500.000Km fácil. Praticamente um milagre se conseguir isso com os novos.
Ou então vai de Band!!!!
As sugestões dos 2.8 e 3.0 aspirados também são bem interessantes para sua necessidade.
Em relação a Triton, 60.000Km é totalmente baixo pra qualquer parâmetro. Duram? Com certeza... mas o uso do nosso amigo é bem mais severo que esse. Como disse, duvido muito que um atual eletronico chegue perto da durabilidade que ele tinha.
abel nunes
02/10/2013, 23:18
Amigo L200 triton motor 3.2 !
Imperador!
03/10/2013, 08:28
Que fique bem claro que existem dois tipos de L200: as antigas que usam o motor 4D56 (Quadrada, Sport e Outdoor) e a Triton que usa o 4M41 0 3.2DiD.
As que usam o 4D56 não são indicadas para o uso do colega de forma alguma. Tanto pela pequena durabilidade dele, como pelo consumo. Acerca da velocidade, esse motor vai até uns 130km/h sem forçar. A partir daí já esforça.
Melhor indicação para o seu uso é a Triton que tem um baita motor (dá pra chipar pra até 270cv sem mexer no motor), altura de sobra para o fora de estrada e manutenção dentro do padrão de picapes modernas.
Marcelo-HPE
03/10/2013, 08:59
A minha l200 não aguenta viagem longa , só fui para o Jalapão- 1300 km de off-road,Chapada Diamantina, Terra Ronca, Chapada dos Veadeiros, Serra da Bocaina, Conservatória, Carrancas, todo litoral norte da Bahia incluindo 40km de areia para Mangue Seco tem até um vídeo meu desatolando uma amarok perto de Mangue Seco.
O Litoral Sul da Bahia , Ouro Preto, Lavras Novas, Ilha Bela, Tirandentes e 2 Mitsubishi Motorsport eu fiz com a l200 outdoor 2008 , Aracaju, Alagoas, Recife, só não fui a Natal porque não deu tempo,e neste momento estou no Sul nas Serras Gauchas com a minha l200.
SergioMedeiros
03/10/2013, 09:19
O problema não é a durabilidade do 3.2, e sim a manutenção. Por mais que ele possa durar mais, caso tenha problemas em lugares isolados dificilmente alguém saberá dar a manutenção devida a esses motores. Já perdi as contas de gente do norte e nordeste pedindo indicação de mecanicos nessas regiões! Por ser biólogo provavelmente viaje para locais totalmente isolados... Mesmo assim querem indicar um motor eletronico para ele??? Eu hein..... ninguem aqui está discutindo qual é melhor, e sim qual atende melhor as necessidades dele.
Imperador!
03/10/2013, 10:10
A minha l200 não aguenta viagem longa , só fui para o Jalapão- 1300 km de off-road,Chapada Diamantina, Terra Ronca, Chapada dos Veadeiros, Serra da Bocaina, Conservatória, Carrancas, todo litoral norte da Bahia incluindo 40km de areia para Mangue Seco tem até um vídeo meu desatolando uma amarok perto de Mangue Seco.
O Litoral Sul da Bahia , Ouro Preto, Lavras Novas, Ilha Bela, Tirandentes e 2 Mitsubishi Motorsport eu fiz com a l200 outdoor 2008 , Aracaju, Alagoas, Recife, só não fui a Natal porque não deu tempo,e neste momento estou no Sul nas Serras Gauchas com a minha l200.
Marcelão, o segredo do 4D56, como você bem sabe é a manutenção e conhecer os limites do carro. Pouca gente sabe fazer isso hoje em dia!
Abs!
wilson ghetti
03/10/2013, 11:08
Eu iria de S10 com MWM mecanico e traçada...tem custo melhor?
abraçossss
SergioMedeiros
03/10/2013, 22:49
Eu iria de S10 com MWM mecanico e traçada...tem custo melhor?
abraçossss
Gosto pessoal.... Band com mercedão... se bem que hoje estão inflacionadas.
Ou... Ranger com Maxion 2.5... até o padeiro sabe trocar o cabeçote!
Abs
Tio Eddie
03/10/2013, 23:15
Colega Airton,
Como já foi dito, F-1000 4x4 ou se precisar de cabine dupla Toyota 2,8 - 3.0.
Como Biólogo que sou, a campo a palavra de ordem é confiabilidade! Precisa ir e voltar com custo condizente de manutenção.
As Toy custam um pouco mais para manter, porém a manutenção é bem pouca. F-1000, bem, É A PICAPE FULL SIZE, mesmo antiga continua fazendo bonito por onde anda.
[]s saindo de uma F-1000 4x4 após 7 anos de muito uso e alegrias (400K km+)
Marcelo-HPE
04/10/2013, 08:09
O problema não é a durabilidade do 3.2, e sim a manutenção. Por mais que ele possa durar mais, caso tenha problemas em lugares isolados dificilmente alguém saberá dar a manutenção devida a esses motores. Já perdi as contas de gente do norte e nordeste pedindo indicação de mecanicos nessas regiões! Por ser biólogo provavelmente viaje para locais totalmente isolados... Mesmo assim querem indicar um motor eletronico para ele??? Eu hein..... ninguem aqui está discutindo qual é melhor, e sim qual atende melhor as necessidades dele.
Engano seu , esse 3.2 dos eletrônicos é o mais simples , não possui corrreia dentada para trocar, as correias dos acessórios , é facinho para trocar, a turbina é acionada a moda antiga ,eu mesmo regulo em casa , é o motor mais mecânico dos eletrônicos, agora o 3.0 D4d toyota , possui correia dentada , a turbina é controlada por um motor elétrico A EGR não dá para tamponar, esse sim é compilicado .
Agora o 2.5 4d56 o que sobrecarrega esse motor é o cambio curto é o sujeito tem que saber levar como disse o amigo Cezar
, não vai rodar 2 horas a 140 com o motor porque a rpm é alta , agora até 120km.h ele vai bem
Agora carro usado não tem esse de melhor ou pior , carro usado é procedência, o cara não vai deixar de pegar uma outdoor 2010 inteira e conservada para pegar uma toyota 2008 esculhanbada só porque é toyota , só se for muito burro .
abs
SergioMedeiros
04/10/2013, 09:40
Engano seu , esse 3.2 dos eletrônicos é o mais simples , não possui corrreia dentada para trocar, as correias dos acessórios , é facinho para trocar, a turbina é acionada a moda antiga ,eu mesmo regulo em casa , é o motor mais mecânico dos eletrônicos, agora o 3.0 D4d toyota , possui correia dentada , a turbina é controlada por um motor elétrico A EGR não dá para tamponar, esse sim é compilicado .
O 3.2 da Triton pode até ser o mais simples dos eletrônicos, mas continua sendo eletrônico, onde a mão de obra especializada é muito mais escassa que para os mecanicos. Se der algum problema na bomba injetora, no common rail ou na centralina, provavelmente vai ter que voltar com a viatura até sua casa, de guincho. Duvido que em viagem voce ache alguem que te passe confiança pra mexer em algum desses itens na viatura.
Sem contar a necessidade de uso do Diesel S10, que quando mais ao Norte do país, mas difícil de achá-lo.
abs
philippeL200
04/10/2013, 10:06
Olha eu tenho uma l200 da quadradinha ainda!
Viajo para todos os lugares com ela!
A última viagem longa fui ao até o norte da bahia rebocando um bugre e ela carregada, ela vai bem!não passei de 110 tb!mantive 110 por tempos!O que falta mesmo é que ela carregada e rebocando bugre fica meio ruim nas ultrapassagens a caminhões que precisa de mais espaço e as vezes joguei até 3 e jogava o giro até 4 mil e as vezes até um pouco mais e ela foi de boa sem problema algum!
O carro tem seus limites, mas muitos acham que tem um sedan nas mãos e atocham o pé no fundo e querem colar ponteiro!
Agora ela nas condições que andei é beberrona!Fiz 8 até 7 por litro dependendo do trecho!mas foi como falei andando bem pelo menos a 100 e ultrapassando muitos caminhões!
Esse ano farei o sul da bahia com ela!Confio demais no meu carro!manutenção em dia, qualquer carro num da problema!
Agora independente de que carro pegar troque tudo que tiver que trocar logo!para não ter chance de dar problema!
abs
guilhermeabreu
04/10/2013, 14:02
Não é por nada não amigo, mas tenho uma l200 triton e viajo 15 horas seguidas e sem problemas, fazendo média de 140 a 150 km/h tá com 60 mil quilometros e até agora só pastilha de freio e pneus.
RDB4602
Me desculpe por não ter citado a TRITON com motorzão 3.2 que é ótima , sou fã deste motor , eu estava me referindo as MIT com motorzinho 2.5 .
Boa sorte com a sua TRITON .
Daniel_MG
04/10/2013, 20:12
Boa noite senhores.
Tenho uma L200 GLS com motor 3.2
Sobre vida útil não posso afirmar haja vista que tenho a minha faz pouco tempo.
Quanto a rodar por longos períodos, a minha manteve entre 100 e 120 Km/H na rodovia numa boa, mesmo por intervalos de tempo mais abusivos.
Faz ultrapassagens com tranquilidade.
Em termos de manutenção, devido ao pouco tempo de uso também não poderei opinar.
Daniel.
MarllonRJ
06/10/2013, 12:06
O 3.2 da Triton pode até ser o mais simples dos eletrônicos, mas continua sendo eletrônico, onde a mão de obra especializada é muito mais escassa que para os mecanicos. Se der algum problema na bomba injetora, no common rail ou na centralina, provavelmente vai ter que voltar com a viatura até sua casa, de guincho. Duvido que em viagem voce ache alguem que te passe confiança pra mexer em algum desses itens na viatura.
Sem contar a necessidade de uso do Diesel S10, que quando mais ao Norte do país, mas difícil de achá-lo.
abs
Bom dia,
Quero pegar uma l200 3.2 09/10 com 32.000 km, nunca tive uma pick-up antes, pois sempre me informaram que a manutenção é muito cara, isso é verdade? Quero ela para trabalho, não carrego peso apenas ando na cidade pra cima e pra baixo o dia todo. É aconselhável para esse tipo? Sobre a manutenção dos 10mil km, sabe o valor?
Desde já, muito obrigado!
Marllon Silva.
Anderson07
06/10/2013, 23:47
RDB4602
Me desculpe por não ter citado a TRITON com motorzão 3.2 que é ótima , sou fã deste motor , eu estava me referindo as MIT com motorzinho 2.5 .
Boa sorte com a sua TRITON .
Olha não julgue como motorzinho um motor que ja esta a mais de 20 anos no mercado, olha cinceramente eu tenho uma sport hpe 2005, e nao tenho nada a dizer de ruim, como todo outro carro ela tem seus problemas, porém eu cuido muito bem dela, eu mesmo faço a manutenção, e outra eu admiro muito apesar, do problema das sport de aquecimento, mas ora bem, o motor 4d56 sua sigla é por um simples motivo ele em sua criação primeira era um mero motor de apenas 56 cv, então se já chegaram a tirar 190 cv desse mesmo motor, ora bolas, ´é um ótimo motor, porém deve-se cuidar bem dele, tem 3 anos que eu tenho a minha viajo todo mes, eu ando na constancia de 120km/h mas sempre que preciso rapidamente coloco 150 ou ate mais, porem pra mim 120 km/h esta uma maravilha.
então meu caro, não fale mal sem fundamento, sem argumentos condizentes com sua opnião.
Olha vou falar os contras desse veiculo com motorização 4d56
há o problema oriunda de aquecimento
relação cambio diferencial são curtos, limitando muito o motor
manutenção não é para qualquer um
vamos falar de algumas coisas boas
um otimo carro de boa durabilidade, utilizando ponderadamente
um custo x beneficio muito atraente
um carro parrudo e robusto 4x4
olha vou relatar aqui para voce's terem uma ideia eu já andei apenas 390 km com o carro quebrado, falhando sem força na baixa, chegando em brasília o defeito era 2 bicos mixando, 1 bom e 1 +/-
Ora um carro a diesel andou com bicos mixando e não QUEBROU!!!???/
O CARRO É BOM APENAS HÁ DONOS QUE UTILIZAM DE MÁ FORMA E DIZ QUE O CARRO É RUIM
EM RELAÇÃO A UM CARRO PRA VOCE, ATENDER SUAS NECESSIDADES VÁ DE TOYOTA BANDEIRANTE UM CARRO RELATIVAMENTE BOM, MAS QUEIXO DURO, O PREÇO É UM ABSURDO DE CARRO.
TUDO QUE MANDA É SEU BOLSO ESSA É A REALIDADE, SE VOCÊ QUER FICAR COM O CARRO O RESTO DA VIDA É UMA COISA, MAS BOM MESMO É VOCÊ UTILIZAR APENAS UM ANO E TROCAR DE CARRO, TIRE DA MENTE QUE VOCÊ IRA ENCONTRAR UM CARRO QUE LHE ATENDER DA MESMA FORMA QUE 229 DA F100, É IMPOSSÍVEL, HOJE NÃO TEMOS MAIS FABRICAÇÃO DE PEÇAS DE QUALIDADES, SÃO TODAS DESCARTÁVEIS MESMO, SIMPLESMENTE PELO FATO DA GANANCIA DO SER HUMANO ME BUSCA DE DINHEIRO, POIS SE ELE FABRICAR ALGO BOM, DURAVEL, CONSEQUENTEMENTE NÃO VENDERÁ TÃO CEDO OUTA PEÇA.
ENTÃO O VERIFIQUE O QUANTO VOCÊ PODE DESEMBOLSAR PARA COMPRAR UM CARRO, E VEJA NO PATAMAR DO VALOR QUAL CARRO LHE ATENDE MELHOR.
Chalbuque
08/10/2013, 21:37
Toyotas 3.0 ou maxion 2.5.
Se abdicar do 4x4, compre a S10 á gasosa e continue levndo junto:
Sempre andei com desatoladeiras e um guincho que nunca me deixaram na mão.
L200 2.5 nem pensar, e a 3.2, o problema é ser eletrônico, como todas as atuais, e isso faz com que o mecânico dependa de um scanner pra identificar o problema.
E isso, no interior, mesmo aqui do RS, é coisa rara.
Abs
Moipessoa
08/10/2013, 22:01
hoje estava olhando um arquivo no pc, de uma viagem que fiz em julho de 2011 com a minha ex outdoor 2008. foram 1685 km percorridos em 2 dias, puxando reboque e andando a 110/120 quando podia. na ida, o reboque foi vazio e na volta, carregado com um barco de + - 200 kg, e o reboque tinha um PBT de uns 430 kg.
o consumo ficou em 9,33 km/l rodando em pista dupla a maior parte do tempo e ar ligado entre as 09h00 e 16h00 nos dois dias. só não fiz bate e volta pq estava acompanha. se tivesse sozinho, ia e voltava na mesma tocada.
o amigo acima que comenta de andar a 140/150 km/h numa pick up que está com 60 mkm. seria o cúmulo do absurdo a viatura abrir o bico do motor com essa quilometragem. a única hipótese de ter motor ferrado é o dono não olhar o nível de óleo (e efetuar a troca quando percorrida a distancia ou o tempo de uso) ou alguma perda de água do sistema de arrefecimento, a temperatura vai subir e continuar com o motor operando ainda assim.
sempre tive idéia que motor diesel não era para altas rotações e isso influenciava diretamente na longa vida útil do motor.
Bigode4x4
08/10/2013, 23:11
Boa noite pessoal,
Sou novo aqui no forum mas costumo ler os debates e gostaria de deixar aqui minha contribuição, para tentar ajudar o amigo ai a decidir qual veículo comprar.
Tenho um L200 GL 2000 com motor 4D56 maçarico toda mecânica, acho que a única coisa eletrônica nela é o aquecedor de bico e o estrangulador da bomba. Atualmente ela já ta na casa dos 300.000 Km, e pelo barulho do motor ainda vai dar mais 300.000.
Como o pessoal falou e é verdade ela e apiada, com sua relação de macha curta, mas não deixa a deseja na estrada depois da 5° macha dá 100 Km/h tranquilo, sem demora e sem precisar forçar o motor.
Viajo de vez em quando para o interior, aqui do estado de Pernambuco, e so tive problema de aquecimento uma vez e isso foi por que o radiador estava com um vazamento, mas depois de envaretar e soldar, tá novo.
Quanto ao consumo poderia ser melhor para um motor 2.5, algo em torno de 10 Km/l na estrada ( 90 a 100), com meia carga, por sinal ela anda melhor com peso do que leve. Na cidade ela está fazendo 8,5. Isso tudo com ar sempre. Dizem que o HPE é mais econômico.
É um carro disposto e resistente, pois quando estou no sítio vou buscar carga de lenha nela, no meio do mato sem problema. Num tem essa de estrada ruim.
Como muitos falaram o segredo desse motor, e acho que de outros também, é a manutenção. Trocar o óleo e filtro no tempo certo faz toda a diferença. Fora que toda caminhonete tem bico graxeiro que precisa de lubrificação constante.
Agora se você quer um carro confiável que não tem problema com mecânica e onde der problema alguém conserta, tem de ser uma Toyota Bandeirantes com mecânica MB.
Espero ter ajudado.
Bigode.
L200 GL 2000 4x4
vavarusso
10/10/2013, 12:22
Quero comprar uma L200 usada e nao sei qual a melhor. Até 2008
Tenho uma L-200 HPE 2006 MT e parodiando a frase do Marcelo HPE tbm posso dizer que nunca fiz uma viagem longa; à exceção de algumas ex: Machu-Pichu, Acre a S.Paulo, Santiago (Chile), Montevidéu, Mendoza , Jalapão, Lençóis Maranhenses, Jericoacoara, etc. e nunca tive qualquer problema, nem mesmo o de aquecimento que tanto falam; Até hoje só manutenção básica e cuidadosa, claro; km percorrida em média 800 a 1000 Km/dia em velocidades de 100 a 110 km/h e consumo de 9 a 10 km/l; Realmente não tenho do que me queixar;
Gilvan.BA
10/10/2013, 14:38
Raimundo, as melhores são as GLS. A minha 2012 está com 86700 km, e esta parecendo zero. O mês passado sair de Petrolina as 07:00 da manhã e as 23:30 cheguei em Belém foram mais de 2.000 Kms. Sem nenhum problema.
vavarusso
10/10/2013, 17:42
Raimundo, as melhores são as GLS. A minha 2012 está com 86700 km, e esta parecendo zero. O mês passado sair de Petrolina as 07:00 da manhã e as 23:30 cheguei em Belém foram mais de 2.000 Kms. Sem nenhum problema.
Muito bom. Gilvan só que quero uma ate 2$$8. Por que nao fala sair de Juazeiro..... Rsrsrsr
André 1943
10/10/2013, 17:57
Acho que o pessoal aqui meio radical tenho triton e acho que vc pode confiar nas toyotas tambem porem para viagens acho a triton melhor em dirigibilidade mas pense também nas s10 e frontiers mas que tenham motorização 2.8 mwm e não eletronicas eles vao ter boa durabilidade e sao bem mais economicas que tritons e ?toyotas.Quanto a l200 pule fora eh loteria. Abraço
O
lsamaral
11/10/2013, 17:37
Eu tenho uma L200 Outdoor e uma Hilux das novas.
Se quer andar rapido, vai de hilux. É literalmente um carrão!!!
Se quer ir em um lugar pauleira e voltar sem problema, vai de l200.
Vamos direto para o pantanal. As hilux sempre apresentam algum probleminha.
A l200 Outdoor vai e volta sorrindo. =)
[]s e boa compra.
CLAUDIO-RIECK
12/10/2013, 13:22
Eu dirigi uma L200 GLS 2001 (Quadrada) por 5 ou 6 anos. Vendi esse ano ela estava com 420.000 km sem nunca ter dado nenhum problema sério. Tá certo que era único dono praticamente pois foi comprada zero pelo meu pai.
Acompanho o novo dono dela que é meu conhecido, hoje a L200 está com aproximadamente 450.000 km e o novo dono totalmente satisfeito sem nenhum problema.
Moral da história: quem reclama dessa viatura ou do motor 4D56 não conhece ou usou de maneira errada. É uma grande compra a melhor relação custo benefício. Só se mantenha longe, muito longe das concessionárias que são piores que o picaretas de carro usado. Especialmente a Ramada em Porto Alegre.
Sds a todos entusiastas das 4x4
vavarusso
12/10/2013, 14:57
Eu dirigi uma L200 GLS 2001 (Quadrada) por 5 ou 6 anos. Vendi esse ano ela estava com 420.000 km sem nunca ter dado nenhum problema sério. Tá certo que era único dono praticamente pois foi comprada zero pelo meu pai.
Acompanho o novo dono dela que é meu conhecido, hoje a L200 está com aproximadamente 450.000 km e o novo dono totalmente satisfeito sem nenhum problema.
Moral da história: quem reclama dessa viatura ou do motor 4D56 não conhece ou usou de maneira errada. É uma grande compra a melhor relação custo benefício. Só se mantenha longe, muito longe das concessionárias que são piores que o picaretas de carro usado. Especialmente a Ramada em Porto Alegre.
Sds a todos entusiastas das 4x4
Estou tentado a comprar uma Claudio. Espero encontrar uma bem cuidada.
roberto_nascimento
12/10/2013, 15:35
Sergio, nesse raciocínio, parafraseando um usuário do fórum que já disse isso, eu repito:
Melhor andar numa carroça puxada por jegue. Se empacar, salta e espeta a bunda dele que anda. E é só dar água. Mais fácil ver se não está "batizada" e proteger seu bem.
O que acontece nas regiões mais isoladas é a depreciação da mão de obra do mecânico. No nordeste, por exemplo, pagam R$ 40,00 pra fazer o mesmo serviço que em São Paulo eu ganho R$ 100,00. Nenhum mecânico que preste, que se atualize, que tenha o mínimo de estudo vai se submeter a essa situação por muito tempo.
Nessas regiões, um veículo a diesel mecânico ou eletrônico, com problemas é complicado do mesmo jeito. Veículo a diesel precisa de mecânico e de bombista especializado. Vai achar um bombista numa região dessas onde?
Não estou dizendo que a motorização a diesel é pior, muito pelo contrário, é melhor. Mais confiável, menos suscetível a falhas, mas se quer facilidade de conserto melhor andar com um VW AP 2.0 que qualquer mané vai mexer.
roberto_nascimento
12/10/2013, 15:44
Caros. Sou novo aqui no 4x4 Brasil. Eu tive por mais de dez anos uma F1000 1989 4x2 MWM 229. Infelizmente em minha ultima viagem houve um acidente e o meu carro demorará muito a voltar a rodar, e se isso acontecer.
Sou biólogo e rodava com minha caminhonete cerca de 10.000km todo mês, e nunca tive problemas. Refiz meu motor somente uma única vez, a pouco tempo, depois de quase 600.000km. Motor MWM 229 é para mim o melhor já produzido.
Sempre tive alguns problemas com a F1000 quando tinha que ir em pesquisas de campo, principalmente em lamaçais, pois ela não era 4x4. Sempre andei com desatoladeiras e um guincho que nunca me deixaram na mão.
Depois do acidente decidi, então, comprar um carro 4x4 mais novo. Minha primeira opção foi uma l200 savana de 2008 a 2010. Entrei aqui no forum, li milhares de postagens e acabei ficando com medo de comprar uma Mit l200. Se a cada 100.000km deve-se fazer o motor, o carro não vai durar nem um ano antes da retífica.
Gostaria de pedir opinião a pessoas mais experientes: Minha utilização do veículo - Em viagens longas, principalmente no Nordeste e Norte (1500 a 2000 km) em asfalto ou estrada de barro boas condições e por ventura a utilização do 4x4 em áreas com lama mais funda. Meu carro é para trabalho e não para a diversão.
Segundo li aqui a l200 não deve ultrapassar os 110 km/h em longos períodos. Fiquei um tanto quanto preocupado com isso. Na minha F1000, eu segurava 90 até 100 km/h durante dez ou mais horas e nunca tive problemas.
Olhei a Frontier. Aqui vi que a manutenção é muito cara e o carro não aguenta muito estradas de terra.
Qual a melhor opção para uma utilização em estrada de terra em boas condições e muito raramente tracionar o carro por períodos curtos? Uma quilometragem anual de mais de 100.000 km é condizente com que versão 4x4?
Agradeço a ajuda
Airton
Airton, fiz o motor de um Palio Weekend, táxi, com 348 mil km rodados. Claro que o motor da L200 pode chegar a mais que isso.
Mas, de fato, eles aquecem e duram bem menos que os motores eletrônicos mais novos e da concorrência. Recomendo Toyota 3.0, Ranger 3.0, Frontier 2.8 ou L200 TRITON 3.2. A Outdoor, para o seu uso, eu descartaria, pois não é a melhor opção com certeza.
CLAUDIO-RIECK
12/10/2013, 16:51
Airton, fiz o motor de um Palio Weekend, táxi, com 348 mil km rodados. Claro que o motor da L200 pode chegar a mais que isso.
Mas, de fato, eles aquecem e duram bem menos que os motores eletrônicos mais novos e da concorrência. Recomendo Toyota 3.0, Ranger 3.0, Frontier 2.8 ou L200 TRITON 3.2. A Outdoor, para o seu uso, eu descartaria, pois não é a melhor opção com certeza.
A única razão pela qual o motor 2.5 (4d56) da mit poderia durar menos que os mais modernos é a transmissão com relação curta das L200 GLS/Sport/Outdoor.
Viajando a 120 km/h o motor gira a mais de 3000 RPM o que com certeza não ocorre em Hilux e Tritons modernas. Se o motorista se educar a usar o 4d56 até o limite das 2800-3000 rpm em viagens longas terá motor pra 500.000 km no mínimo. Eu já fiz isso. Mas ai tem cara que viaja 4 horas a 140 kmh com o RPM a 4000 e vem dizer que o motor nao presta. Motor diesel nenhum aguenta isso nem os modernos common rail.
A receita é simples: 4D56 funciona maravilhosamente bem se usado até 3000 rpm com picos eventuais em ultrapassagens a 3500 rpm. Trocas de óleo cada 5000 km.
Uma coisa boa que tinha feito na minha L foi colocar pneus 33 que alongam a relação final. Eu conseguia então viajar a 110/120 kmh por longos períodos sem forçar nada.
CLAUDIO-RIECK
12/10/2013, 16:58
Estou tentado a comprar uma Claudio. Espero encontrar uma bem cuidada.
Prezado vava, procurando com calma encontrará uma em bom estado. Aqui no sul se encontra algumas boas quadradas ainda. Mas tem que olhar com calma e não se basear só em preço baixo pois se pegar uma muito estragada sai caro pra deixar boa.
Boa sorte na busca!!
Marcelo-HPE
12/10/2013, 17:21
Concordo Claudio !!!
Coloca um poderoso motor toyota 3.0 ou NGD 3.0 num cambio curto de l200 outdoor e vai rodar a 130, 140km/h para ver o que vai acontecer.
O que sacrifica o 4D56 é o cambio curto .
O sujeito para ter uma l200 outdoor , primeiro tem que entender de l200 outdoor. a mesma é uma picape de força e não de velocidade.
vavarusso
12/10/2013, 18:58
O que acontece nas regiões mais isoladas é a depreciação da mão de obra do mecânico. No nordeste, por exemplo, pagam R$ 40,00 pra fazer o mesmo serviço que em São Paulo eu ganho R$ 100,00. Nenhum mecânico que preste, que se atualize, que tenha o mínimo de estudo vai se submeter a essa situação por muito tempo.
Nessas regiões, um veículo a diesel mecânico ou eletrônico, com problemas é complicado do mesmo jeito. Veículo a diesel precisa de mecânico e de bombista especializado. Vai achar um bombista numa região dessas onde?
.
Roberto você deveria dosar seu preconceito e refletir o quanto você é um ser ignorante.
Marcelo-HPE
12/10/2013, 19:22
Já que a l200 não aguenta viagens longas !!
Vejam só essa outdoor pela transmazônica ,o Sr Alcir é daqui de perto e Casimiro de Abreu RJ
Expedição Família Neves (http://alcyrbneves.blogspot.com.br/)
Marcelo-HPE
12/10/2013, 19:24
expedição familha neves (http://expedicaofamilhaneves.blogspot.com.br/)
Outro :
L200 triton, l200 Outdoor e Hilux.
Marcelo-HPE
12/10/2013, 19:44
Já que a l200 não aguenta viagens longas !!
Vejam só essa outdoor pela transmazônica ,o Sr Alcir é daqui de perto e Casimiro de Abreu RJ
Expedição Família Neves (http://alcyrbneves.blogspot.com.br/)
roberto_nascimento
13/10/2013, 01:58
Concordo Claudio !!!
Coloca um poderoso motor toyota 3.0 ou NGD 3.0 num cambio curto de l200 outdoor e vai rodar a 130, 140km/h para ver o que vai acontecer.
O que sacrifica o 4D56 é o cambio curto .
O sujeito para ter uma l200 outdoor , primeiro tem que entender de l200 outdoor. a mesma é uma picape de força e não de velocidade.
Não creio Marcelo. Eu tenho uma L200 com esse 4D56. Comprei por uma bagatela, pois fundiu o motor. O dono era cliente da oficina que eu trabalhava e fazia a manutenção direitinho. Infelizmente, tem um problema de aquecimento nesses motores. Concordo que não deveria aquecer num uso normal, porém em viagens com velocidade constante por muito tempo, pode acontecer (foi como aconteceu nessa minha). Exigindo do motor, obviamente também pode.
Funcionar a 3000-4000 rpm não quer dizer tanto assim. Um veículo descendo ladeira a 3000-4000 rpm, por exemplo, não deveria aquecer em hipótese alguma nessa situação e o desgaste também não é acentuado. Já subindo uma ladeira íngreme, o motor faz força e isso sim acarreta maior desgaste e aquecimento.
E mais, não dá pra medir a durabilidade de um motor só pela rpm. Já peguei taxistas com sienas, palios, zafiras, etc com motor com 400 mil km sem abrir. Por outro lado, já vi ducatos abrindo com 200 mil km. Só depende do uso e do cuidado do dono. Os motores a diesel são muito fortes. Eles tem potencial de durar muito mesmo, mas depende do dono!
Já presenciei toyota hilux 2.8 beirando 800 mil km! E não foi pra oficina fazer motor não. Só chegou na oficina rebocada porque a tampa de óleo do motor estragou e vazou tudo. Se duvidar, ainda deve estar rodando! E a dona era uma fazendeira!
roberto_nascimento
13/10/2013, 02:03
Roberto você deveria dosar seu preconceito e refletir o quanto você é um ser ignorante.
Vava,
Não quis ofender os mecânicos de Juazeiro.
Como nasci no sudeste, fiz curso no sudeste, trabalhei no sudeste, viajei para o nordeste e voltei a trabalhar no sudeste, foi a realidade que vi. E fui para o nordeste trabalhar por causa de um amigo, que até hoje, prefere ganhar menos e morar por aí do que viver nessa loucura que vivemos aqui.
Marcelo-HPE
13/10/2013, 08:12
Mas aí é que está Roberto , o problema não é no Motor em si !!! o motor não aquece por sí só , é o sistema de arrefecimento mal dimensionado
os sistema acoplados no 4d56 que acabam com ele : Cambio Curto, Sistema de arrefecimento mal dimensionado, é o pé do dono incauto que quer rodar a 140km/h
E pode ter certeza qualquer motor diesel girando alto vai durar menos!! quanto maior a rpm maior o desgaste , maior rpm da turbina , maior consumo , qualquer um sabe disso.
abs
vavarusso
13/10/2013, 10:18
Vava,
Não quis ofender os mecânicos de Juazeiro.
Como nasci no sudeste, fiz curso no sudeste, trabalhei no sudeste, viajei para o nordeste e voltei a trabalhar no sudeste, foi a realidade que vi. E fui para o nordeste trabalhar por causa de um amigo, que até hoje, prefere ganhar menos e morar por aí do que viver nessa loucura que vivemos aqui.
Valeu meu caro Roberto, porém um mecânico bem qualificado aqui tem uma qualidade de vida superior a de um de um grande centro.
Imperador!
13/10/2013, 17:02
Faço minhas palavras as do Marcelo_HPE.
Sou dono de uma Ranger 3.0 que a 2.000 está a mais de 100km/h (com pneu 265), enquanto que a Pajero 2.5 que também tenho está a pouco mais de 80km/h na mesma rotação. Detalhe: A Pajero é AT, o que faz que ela tenha um OD mais longo.
É uma questão de lógica que o motor da Ranger deve durar mais que o da Pajero, exatamente por ser menos exigido em condições normais de uso. Agora é claro que tanto o 4D56 como o NGD vão abrir o bico se o dono ficar rodando direto com mais de 3500 rpm ou se não for dada a manutenção recomendada.
Sempre tive vontade de ter um carro com esse 4D56 simplesmente pra desmitificar essa ideia que o motor não presta e que aquece. Nenhum motor presta e aquece nas mãos erradas.
O que acontece com o 4D56 é que ele foi feito pra ser um motor feito pra rodar com 87cv turbinado. Depois tiraram 100cv dele, depois 121, depois 141, depois 150 e algumas de competição até 180cv. Tirando esse último caso, somente nas de 87cv e 100cv o sistema de arrefecimento acompanhava a necessidade térmica. Aí chega um monte de agroboy querendo colar ponteiro na L200 e explode o motor e nao sabe o porquê. Claro que o motor não presta, nem nenhum nunca vai prestar.
Qualquer um que tenha um conhecimento um pouco maior desse motor sabe que os problemas desse motor são 3:
a) Cambio curto (infelizmente sem solução)
b) Sistema de arrefecimento mal dimensionado (solução: radiador maior (um de 12L resolve) ou selamento do sistema)
c) Válvula EGR que carboniza a turbina (solução: EGR Killer)
Sabendo disso, conhecendo as limitações desse motor (sobretudo quanto às rpm) e, mais que tudo, dando manutenção adequada, não tenho dúvida que tem um motor pra pelo menos 200.000km.
roberto_nascimento
13/10/2013, 19:02
Sempre tive vontade de ter um carro com esse 4D56 simplesmente pra desmitificar essa ideia que o motor não presta e que aquece. Nenhum motor presta e aquece nas mãos erradas.
O que acontece com o 4D56 é que ele foi feito pra ser um motor feito pra rodar com 87cv turbinado. Depois tiraram 100cv dele, depois 121, depois 141, depois 150 e algumas de competição até 180cv. Tirando esse último caso, somente nas de 87cv e 100cv o sistema de arrefecimento acompanhava a necessidade térmica. Aí chega um monte de agroboy querendo colar ponteiro na L200 e explode o motor e nao sabe o porquê. Claro que o motor não presta, nem nenhum nunca vai prestar.
Qualquer um que tenha um conhecimento um pouco maior desse motor sabe que os problemas desse motor são 3:
a) Cambio curto (infelizmente sem solução)
b) Sistema de arrefecimento mal dimensionado (solução: radiador maior (um de 12L resolve) ou selamento do sistema)
c) Válvula EGR que carboniza a turbina (solução: EGR Killer)
Sabendo disso, conhecendo as limitações desse motor (sobretudo quanto às rpm) e, mais que tudo, dando manutenção adequada, não tenho dúvida que tem um motor pra pelo menos 200.000km.
Imperador, você explicou direitinho o problema do arrefecimento. Mas, com certeza o 4D56, como qualquer outro motor diesel, tem grandes chances de durar muito mais que 200 mil km. Basta ter cuidado. Os antigos 4D56, de 87 CV, com certeza passam dos 200 mil com facilidade, supondo uma manutenção correta.
Agora o lance do RPM, é como disse acima: Os Trollers 3.0 usam o mesmo motor da Ranger 3.0 e são mais reduzidos que a Ranger. Não é por isso que o motor irá durar menos. Depende sempre se o motor está fazendo força ou não. Pra descer uma ladeira, não tem porque usar o freio para que o motor não atinja altas RPM. Isso não irá ocasionar desgaste excessivo ou calor excessivo. Nas subidas sim, se é possível subir na faixa de torque ou pouco acima dela, não precisa pisar mais.
Mas, a pior coisa para máquina é sem dúvida andar abaixo da faixa de torque! Quando o motorista tem preguiça de reduzir a marcha e sobe em quarta ou quinta com o veículo quase morrendo ao invés de reduzir para terceira ou segunda.
Outro fator vital, é a carga. Uma Ranger 3.0 de trabalho que anda sobrecarregada o tempo inteiro e com motorista com o pé embaixo, não tenha dúvidas de que até antes dos 200 mil km pode precisar abrir. Já se for usada com cuidado e dentro dos limites, mesmo em trabalho pesado, pode durar bem.
Enfim, a durabilidade de um propulsor é algo complicado de estimar. Tem até um aparelho que consegue estimar quando um propulsor irá travar através das medidas de vibração do mesmo em seu estado atual comparadas as medidas originais. Mas, não deixa de ser estimativa, pois não se sabe que tipo de uso será feito, qual será a manutenção e etc. E tem o fator "sorte". Toda máquina está sujeita a falhas. Quanto mais rodado e quanto mais antigo, maior a chance de falhas acontecerem.
roberto_nascimento
13/10/2013, 19:16
Valeu meu caro Roberto, porém um mecânico bem qualificado aqui tem uma qualidade de vida superior a de um de um grande centro.
Vava, não tenho dúvidas disso, meu caro!
Mas aí é que está Roberto , o problema não é no Motor em si !!! o motor não aquece por sí só , é o sistema de arrefecimento mal dimensionado
os sistema acoplados no 4d56 que acabam com ele : Cambio Curto, Sistema de arrefecimento mal dimensionado, é o pé do dono incauto que quer rodar a 140km/h
Marcelo, não vejo problema num câmbio curto. O problema em si, é o arrefecimento, como você e o Imperador já disseram.
O RPM, é como expliquei acima. Depende.
E com certeza, rodar a 140 km/h com um 4D56 não é legal, especialmente em subidas.
A maioria dos relatos de aquecimento desse motor são em subidas. Mas, também já vi alguns que aqueceram em trânsito de cidade, que é um ambiente severo também, mas sinceramente, acredito que esses, não deviam ter uma manutenção legal. Afinal, tem uns zezinhos por aí que querem andar só com água no radiador...
Moipessoa
14/10/2013, 08:39
Vava, não tenho dúvidas disso, meu caro!
Marcelo, não vejo problema num câmbio curto. O problema em si, é o arrefecimento, como você e o Imperador já disseram.
O RPM, é como expliquei acima. Depende.
E com certeza, rodar a 140 km/h com um 4D56 não é legal, especialmente em subidas.
A maioria dos relatos de aquecimento desse motor são em subidas. Mas, também já vi alguns que aqueceram em trânsito de cidade, que é um ambiente severo também, mas sinceramente, acredito que esses, não deviam ter uma manutenção legal. Afinal, tem uns zezinhos por aí que querem andar só com água no radiador...
agua no radiador não é o problema, desde que seja água e não barro e/ ou lama.
:concordo:
César,
dê a sua contribuição nesse tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/128920-contrabalanco-l200-outdoor-2009-quebrado-duas-vezes.html
roberto_nascimento
14/10/2013, 13:33
agua no radiador não é o problema, desde que seja água e não barro e/ ou lama.
:concordo:
César,
dê a sua contribuição nesse tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/128920-contrabalanco-l200-outdoor-2009-quebrado-duas-vezes.html
Moi, na realidade, andar só com água no radiador da L200 é um tiro no pé. O fluido de arrefecimento eleva o ponto de ebulição da água e isso pode evitar um aquecimento, ou ao menos, amenizar.
Moipessoa
14/10/2013, 14:16
Roberto,
acho que depende do uso que é feito com o carro. se for forçar a barra, dunas, areia, lameiro, claro, o uso do liquido de arrefecimento é o mais correto, pela composição e tal, anti-oxidação / sujeira, etc...
agora, pro cara que usa somente em asfalto, ande de boa no carro (não querendo colar o ponteiro), não vejo como ser algo tão determinante pro carro esquentar ou não, desde que mantenha água limpa, sem ferrugem no radiador.
já ví alguns radiadores abertos em oficina, L200, ranger e hilux. e te falar, já ví cada lamaçal da porra que os donos simplesmente esquecem de ver se o que está no radiador é agua mesmo.
O aditivo no sistema de refrigeração é importantíssimo pois além de elevar a temperatura de ebulição evita que a agua oxide. Se isso ocorrer o motor é corroído internamente, juntamente com juntas ( como do cabeçote e etc). Portanto fluido no sistema de refrigeração é tão importante quanto troca de óleo.
roberto_nascimento
14/10/2013, 15:31
Roberto,
acho que depende do uso que é feito com o carro. se for forçar a barra, dunas, areia, lameiro, claro, o uso do liquido de arrefecimento é o mais correto, pela composição e tal, anti-oxidação / sujeira, etc...
agora, pro cara que usa somente em asfalto, ande de boa no carro (não querendo colar o ponteiro), não vejo como ser algo tão determinante pro carro esquentar ou não, desde que mantenha água limpa, sem ferrugem no radiador.
já ví alguns radiadores abertos em oficina, L200, ranger e hilux. e te falar, já ví cada lamaçal da porra que os donos simplesmente esquecem de ver se o que está no radiador é agua mesmo.
Moi, pela sua descrição, te digo com toda certeza que o que você viu saindo dos radiadores não era lama. Era ferrugem!
Moipessoa
14/10/2013, 15:53
Moi, pela sua descrição, te digo com toda certeza que o que você viu saindo dos radiadores não era lama. Era ferrugem!
eu sei, era agua "ferruginosa". lama foi um modo de "descrever" aquela meleca que tinha a função de refrigerar o motor, rsrsrsrs.
isso pq foi usada água com alto teor de sais minerais, logo a reação de oxidação (acho que é chamado de oxi-reduçãona química, salvo engano) é a consequência mais natural daquele fluído.
a agua mais recomendada para ser usada no radiador, caso não se tenha o liquido de arrefecimento, é a de bateria, por ser desmineralizada.
off topic
em área industrial, quando se tem um sistema de aquecimento ou refrigeração de água em circuito fechado, usa-se um inibidor de corrosão para controlar a salinidade da água (mesmo se usando água doce potável) e não comprometer a integridade física dos dutos, bombas e trocadores de calor. o fluído acaba ficando com as propriedades físico-química semelhantes ao fluído de arrefecimento usado nos veículos com refrigeração á "água".
Agrimensor
14/10/2013, 16:36
Companheiro biólogo.. buenas!
Tenho uma empresa de Agrimensura e assessoria ambiental, e sei bem da sua real necessidade. A campo vivemos trilhas e atoleiros semanalmente, desde serviços de topografia a inventários florestais e etc...
Tenho uma L200 Sport HPE 2004, a mais mal falada aqui do fórum quanto as questões de sobreaquecimento... mas... veja bem.. algo que eu pensei muito no momento da compra foi o custo/benefício para o nosso nicho de atividade.
Pensei até em comprar uma caminhonete de 100mil reais... mas todo esse dinheiro para colocar no mato, na lama, com peão sujando o interior do carro de lama, com tanta tranqueira e pedra pelo caminho para arranhar lataria e etc...? Não, obrigado!
Minha L200 custou 45 mil, paguei até caro se comparar o preço de mercado aqui de SC para MT, MG e MS por exemplo... mas o carro tinha procedência. O bloqueio dela é sensacional.. e eu só atolei uma vez, onde foi preciso um trator 4x4 para tirar o trator 4x2 que foi me resgatar...
me falta comprar guincho, coisa que vou investir em breve.
Quanto ao sobreaquecimento.. vi o ponteiro subir na minha uma vez.. porém estava atolado a 4hs, com reduzida e bloqueio acelerando muuuito pra lá e pra cá tentando sair do buraco com um trator me puxando.
Mas te falo... sou contente com a minha temida Sport HPE 2004, tanto no asfalto como na terra... mantenho ela sempre em dia nas revisões e sigo confiante. Meu sócio, que é biólogo também, está adquirindo uma Savana 2011/2011 com 30mkm por 67mil a vista semana que vem.
Acho legal a ideia da Bandeirante.. mas a mecânica é cara demais... Um carro mosca branca de se achar mas muito robusto é o Agrale Marrua, até andamos atrás de algum usado, mas sem sucesso.
Então indico a L200 num todo.. como também a Hilux antiga, que também é robusta... agora S10, ranger e tal... não aguenta tanto pau no modo hard semanalmente ou diariamente como as mit ou toyota.
Ah, ando sempre carregado... rebocando barco cheio de tralha, motor de popa e itens de acampamento..
Todos defendem seus gostos em marcas/modelos no contexto de utilização que vivem, esse é o meu.
abraço!
Companheiro biólogo.. buenas!
Tenho uma empresa de Agrimensura e assessoria ambiental, e sei bem da sua real necessidade. A campo vivemos trilhas e atoleiros semanalmente, desde serviços de topografia a inventários florestais e etc...
Tenho uma L200 Sport HPE 2004, a mais mal falada aqui do fórum quanto as questões de sobreaquecimento... mas... veja bem.. algo que eu pensei muito no momento da compra foi o custo/benefício para o nosso nicho de atividade.
Pensei até em comprar uma caminhonete de 100mil reais... mas todo esse dinheiro para colocar no mato, na lama, com peão sujando o interior do carro de lama, com tanta tranqueira e pedra pelo caminho para arranhar lataria e etc...? Não, obrigado!
Minha L200 custou 45 mil, paguei até caro se comparar o preço de mercado aqui de SC para MT, MG e MS por exemplo... mas o carro tinha procedência. O bloqueio dela é sensacional.. e eu só atolei uma vez, onde foi preciso um trator 4x4 para tirar o trator 4x2 que foi me resgatar...
me falta comprar guincho, coisa que vou investir em breve.
Quanto ao sobreaquecimento.. vi o ponteiro subir na minha uma vez.. porém estava atolado a 4hs, com reduzida e bloqueio acelerando muuuito pra lá e pra cá tentando sair do buraco com um trator me puxando.
Mas te falo... sou contente com a minha temida Sport HPE 2004, tanto no asfalto como na terra... mantenho ela sempre em dia nas revisões e sigo confiante. Meu sócio, que é biólogo também, está adquirindo uma Savana 2011/2011 com 30mkm por 67mil a vista semana que vem.
Acho legal a ideia da Bandeirante.. mas a mecânica é cara demais... Um carro mosca branca de se achar mas muito robusto é o Agrale Marrua, até andamos atrás de algum usado, mas sem sucesso.
Então indico a L200 num todo.. como também a Hilux antiga, que também é robusta... agora S10, ranger e tal... não aguenta tanto pau no modo hard semanalmente ou diariamente como as mit ou toyota.
Ah, ando sempre carregado... rebocando barco cheio de tralha, motor de popa e itens de acampamento..
Todos defendem seus gostos em marcas/modelos no contexto de utilização que vivem, esse é o meu.
abraço!
Agora sim uma resposta completa e real. Não tem carro ruim, mas tem muito cupim de ferro!!!!
Tive uma L200 Sport HPE auto 03/04, comprada nova e que todos diziam "estoura motor", usada em lugares que nem estrada tinha, meio do mato mesmo no MT, usei por 3 anos e 80k km, sem problema algum.
lucianokdt
18/10/2013, 03:47
Tentando contribuir com o tópico: Tenho uma L200 Sport GLS 2004 a dois anos e meio. Rodei cerca de 100mil Km nesse período. Fui de Brasília ao Rio de Janeiro 3 vezes (em torno de 3000 km cada vez); a cidades de MG várias vezes; Fui a Salvador no início de 2013 (rodei cerca de 4mil km). Não tenho do que me queixar. Em relação a controle de velocidade, na última viagem para a Bahia, 130 km/h foi praticamente a velocidade mantida durante todo o percurso, com picos de 145 km/h. A minha L200 nunca superaqueceu... Talvez por ser a versão GLS. Já utilizei em todo tipo de terreno, inclusive em areia e lama... Vejo muito gente falar mal e pelo visto eu tive sorte. Em relação a consumo, na estrada gira por volta dos 9km/l a 130km/h. Na cidade fica entre 9 e 10 km/l. No período que a tenho, troquei pneus, pastilhas de freio, amortecedores traseiros, e hoje fiz manutenção na suspensão dianteira. Acho a manutenção cara, mas qualquer outra caminhonete a diesel também sofrerá desse mesmo mal. Estou muito satisfeito e apesar de ter pensado em trocar de carro nesse ano, desisti da idéia e vou ficar com ela mais 2 anos. Espero que ajude a se decidir, mas não deixe de andar no carro antes de decidir e pedir para um bom mecânico dar um olhada antes de fechar negócio. Boa sorte.
juniinhosk8
27/10/2013, 00:12
Primeiro post no fórum e logo de dúvida... vou acertar isso depois.
Vamos lá, meu Pai possui uma Hilux 2012 e eu percebi uma coisa interessante, quando dirijo ela a uns 160Km/h por exemplo, se eu soltar o acelerador a rotação cai pra quase marcha lenta, aí quando piso no acelerador a rotação sobe novamente...
Parece que ela tem um sistema pra andar em alta velocidade sem necessariamente girar o motor, apenas gira quando acelero mais ou começo a reduzir por exemplo, ta ficando confuso minha explicação mas parece que ela fica "na banguela".
depois do texto vem minha dúvida, a L200 automática é assim também? Isso gera um grande conforto ao rodar e viajar com o carro...
Leandro Costa
27/10/2013, 10:14
Todas as sugestoes foram boas, mas todo mundo esquece que todo e qualquer carro vai quebrar!!!
Assim sendo o melhor a se fazer é sempre manter a manutenção em dia, e evitar levar o carro aos limite!
Então manutenção correta e cuidado, minimiza-se as desconfianças e quebras!!
Marcelo-HPE
27/10/2013, 16:45
Primeiro post no fórum e logo de dúvida... vou acertar isso depois.
Vamos lá, meu Pai possui uma Hilux 2012 e eu percebi uma coisa interessante, quando dirijo ela a uns 160Km/h por exemplo, se eu soltar o acelerador a rotação cai pra quase marcha lenta, aí quando piso no acelerador a rotação sobe novamente...
Parece que ela tem um sistema pra andar em alta velocidade sem necessariamente girar o motor, apenas gira quando acelero mais ou começo a reduzir por exemplo, ta ficando confuso minha explicação mas parece que ela fica "na banguela".
depois do texto vem minha dúvida, a L200 automática é assim também? Isso gera um grande conforto ao rodar e viajar com o carro...
Toda picape AT é assim , não possui freio motor, é por isso que em descidas de serra recomenda-se retirar o cambio do D e colocar em 2 ou L para poupar os freios
abs
juniinhosk8
27/10/2013, 21:58
Toda picape AT é assim , não possui freio motor, é por isso que em descidas de serra recomenda-se retirar o cambio do D e colocar em 2 ou L para poupar os freios
abs
Obrigado pela resposta!
pliniodemarco
28/10/2013, 00:21
Ela "banguela" mesmo, foi estranho pra mim me acostumar, já que eu vinha de um Audi A3 AT.
Agradeço a ajuda
Airton
Prezado Airton, boa noite!
Visto a data do seu post, não sei se já comprou a nova viatura ou não, em todo caso, vou lhe dar minha humilde opinião.
Tamanho não é muito problema pra você, visto que tinha uma F-1000 e não se importava com o tamanho;
Não pega trilhas extremamente pesadas, do tipo que exige pneus especiais;
Se preocupa com a durabilidade do motor e confiabilidade em áreas distantes;
O veículo pra você é a F-250 4x4.
Atende perfeitamente o que você procura com um motor 6cc Cummins c/ 50kgfm, esse sim para 1.000.000km e ainda de quebra lhe confere imponência, beleza, conforto e uma desvalorização muito pequena.
(hoje o pessoal tem coragem de pedir 50k em uma 4x2 1999)
Pesquise e se surpreenda...
Edu Guilhon
24/01/2014, 10:53
Olá a todos,
Já estive muito presente no forum há uns 5 anos atrás quando estava pesquisando sobre o aquecimento da minha l200 2001 GLS, e essa ferramenta foi a minha salvação para decifrar o enigma do aquecimento dessas pick-ups, e não ficar refém dos mecanicos…
Volto agora à ativa novamente pois estou querendo trocar a minha L200 GLS 2001 por um carro mais novo; mas apesar de AMAR as L200 Outdoor/Savana manual (HPE jamais!!!), tenho dúvidas seu vou querer correr o risco de pegar uma "esquentadinha" novamente….
Uma opção às L200 seria a Ranger 3.0… Acho o carro bonito e confortavel, e sei que o motor é bom, mas não sei se ela aguenta o fora de estrada como a L200 não só aguenta, mas também passa com louvor.
Verdade seja dita, meu uso será 75-80% urbano/estrada, com somente 20% de uso em off road…. Mas apesar de somente 20%, sendo o uso tão mais severo nas trilhas, acabam por maltratar muito o carro, e isso causará um desgaste prematuro. Por isso, ainda assim busco por um carro mais forte no off road...
Gostaria de resussitar esse tópico, e pedir a ajuda de vocês quanto a essa dúvida. Sou apaixonado pela L200 Outdoor/Savana (GLS), mas nao estou muito disposto a passar por tudo que passei para sanar o problema de aquecimento, caso pegue um exemplar com esse problema. Por outro lado, a Ranger também parece uma opçap muito interessante, tendo mais conforto nas estradas (menos RPM), motor melhor, mas menos forte no off road; e ao menos pra mim, com menos sex appeal que a L200.
Adoraria poder ouvir suas consideraçoes….
Um pouco da minha história…..
Comprei uma L200 2001 GLS há uns quase 5 anos atrás (+- 129.000km rodados)… Logo de cara fiz uma viagem com ela, e a mesma se comportou extremamente bem. Na volta, fiz uma revisao e constataram que estava sem a válvula termostática… Foi posto uma nova válvula original da L200, e entao começou o meu problema de aquecimento! Mal podia subir uma estrada em subida mais acentuada, ou forçar o carro em qq situaçao que o ponteiro subia rapidamente e tinha q alivar para nao chegar no vermelho….
Até então nao sabia desse problema crônico, e passei a pesquisar. E foi aqui no forúm que aprendi MUITO sobre o mesmo, e sobre quais maneiras para trata-lo.
Uma avaliaçao mais a fundo no motor e sistema de arrefecimento, mostrou que a manutençao do carro nao tinha sido nada exemplar… Junta queimada, cabeçote trincado, radiador todo F…. !
Em etapas, fui trocando tudo… Junta e cabeçote, radiador (original L200), mangueiras…. Fiz limpeza nos bicos e troquei as buchas da suspensão... Conclusão: Nunca mais tive problema de aquecimento, e o carro esta muito melhor!
Minha opnião, é que a Mit está sim tentando tirar mais "leite" do que seria recomendado para esse motor… Colocando um monte de extras e apendices para extrair mais potencia; logo, deixando-o mais sobrecarregado… Ela deveria ao menos para isso, compensar em outras partes, como melhorar o sistema de arrefecimento… Entretanto, vejo também que muitaaaa gente nao sabe usar esse motor… No início fiquei um tanto frustado de ter que andar a 100-110km no máximo nas estradas para manter o giro máximo em 3000rpm, e ainda assim ter o motor gritando… mas nao teve jeito.. tem que se contentar com isso para ganhar em outros quesitos… AS pessoas pecam MUITO na manutençao correta dos seus carros, e acabam se tornando vítimas delas mesmas...
Só para constar, já ouvi mecânico dito "gabaritado" (dentro da MIT), fizer que pode rodar com esse motor a 4.000rpm constante que nao tem problema….. E já ouvi muito mecanico (e donos de carros a diesel) dizer que motor diesel nao dá problema… dá pra rodar até com azeite de cozinha… Dai dá para ser ter uma ideia….
Por fim, nao sou mecanico, nem conhecedor dessa arte; mas fui obrigado a aprender algumas coisas para resolver o problema do meu carro… E resolveu!
Obrigado a todos,
Edu
Edu Guilhon
24/01/2014, 19:32
Alguém? rs…..
Alguém? rs…..
Saudações Edu,
Sua Historia se parece demais com a minha. Inicialmente tive uma L200 GL 1999, com motor original 250.000 rodados e perfeitíssimo, o único problema que tive com ela foi aquecimento mas isto se justifica pela falta de cuidado com o radiador (tando por parte do ex dono como minha). Mesmo assim ela aqueceu porque estava subindo serra em Itajubá MG com 500 kg de carga e forçando demais.
Hoje tenho um GLS 2002 87 CV, problema de aquecimento nunca tive (o sensor fica sempre no 1/8, na época que a comprei, levei em uns mecânicos picaretas que me deram muito desgosto e quando pedi para trocar o sensor ou marcador, disseram que estava funcionando que ela realmente não esquentava porque haviam deixado a bomba d'água permanentemente ligada e assim esta até hoje, esse mês com mais tempo eu mesmo vou mudar isso e deixar original, mecânico nunca mais). Costumo Subir a serra MG/SP em 3 ° marcha e em 4° somente nessa situação ela sobe o ponteiro para 1/4 da temperatura.
Sobre economia não tenho o que reclamar, já cheguei a fazer 15km por litro viajando de Aiuruoca a São José dos Campos SP( 280 km sedo uns 180 de muitas curvas subidas) a 80-90km/h. Ela é bem mais devagar nas arrancadas que a outra que eu tive, mas vou manter essa regulagem pela economia de combustível e acredito que seja melhor ao motor.
Sou muito satisfeito com o carro, fiquei 1 ano com a outra e já estou a 3 com esta, moro em sitio e já usei muito arrastando toras, carregando mourões pelos pastos, pegando estradas péssimas de muita lama até a cidade. As únicas dores de cabeça que tive foram consequência de mecânicos desonestos e de falta de experiencia. Hoje com o conhecimento que obtive no fórum já consigo fazer muitas coisas sem depender de mecânico, o problema principal são as ferramentas especificas e a falta de tempo, mas mesmo assim vale a pena.
Aqui no fórum tem muitas discussões sobre diversos problemas de diversos modelos de L200, é importante observar esses detalhes antes de comprar determinado modelo, e não basta conhecer o dono anterior é preciso saber se ele não era negligente com o carro, veja estado da água do radiador, das correias etc. Por essas pequenas coisas já da pra saber se dono é zeloso ou não.
Pelo o seu relato, o que eu disse não é novidade para você. Também pensei em trocar a minha ano passado, tentar uma GLS 2005, depois pensei bem e preferi não arriscar, melhor investir um pouco e ficar com o carro que eu conheço.
Abraço boa sorte.
Junior-L200Power
25/01/2014, 15:19
Edu Guilhon e Gilter, se vcs já tem algum conhecimento sobre a L200 quadrada, então nas Sport/Outdoor não tem muito mistério não!! É praticamente mesma coisa com algumas "firulas" eletrônicas que na quadrada não tem... principalmente na "injeção eletrônica", turbina e na tração!!
De resto praticamente tudo igual...
Eu só evitaria as Sport de 2004 até 2005, pelo defeito de fábrica já conhecido nas bronzinas pois muitas não fizeram o recall!!
Fora isso estarão com um excelente carro!!
Eu mesmo tive L200 quadrada por 12 anos...e agora estou comprando uma Outdoor 2010 sem me preocupar com nada, sem medo algum!! aliás depois das L200 comprei uma S10 2010 4x4 e to só passando raiva vai fazer 2 anos!! Cansado dessa porcaria de S10 eu vou voltar pra L200 com a maior alegria do mundo!!
então dou a dica pra vcs, como ja conhecem L200 e suas manhas. então não tem perigo algum!!
Outra coisa é o forum aki que sempre tem informações a respeito de todo e qlquer problema que o carro venha a dar!!
Agora viagem em alta velocidade é complicado, a rotação fica alta e o consumo tbm...
E é por isso que já to elaborando a melhor receita pra alongar a relação de marchas da L200 Sport/Outdoor pra fazer na minha!!
E segundo meus cálculos ela vai ganhar uma redução de 500rpm na ultima marcha que gera uma margem em torno de 20km/h de folga!!
Por exemplo, se vc andava a 110km/h a 3000rpm...agora na mesma rotação vc vai andar a 130km/h!!
Se vc gosta de andar em 110km/h fixo...ao invés de 3000rpm, o motor vai estar a apenas 2500rpm!!
Uma melhora bem razoável e significativa, tanto em durabilidade quanto consumo!!
Se vc fazia 9km/L na BR, agora vai passar a fazer 11km/L se brincar até 12km/L!!
Pra quem anda em torno de 100km/h pode fazer até mais!!
Grande abraço amigos!!
Caiogaucho
25/01/2014, 20:28
Hoje fui à caça de uma viatura diesel que me propiciasse confiabilidade,para viagens curtas (170 km/dia) e eventuais longas (patagônia/Chile). Fiquei tentado pela L200 Triton 2014 GLX (modelo que caberia no meu bolso). Como este modelo não tinha na concessionária para eu ver, acabei protelando para semana que vem. Enquanto isso estou pesquisando no forum as impressões de todos os experts. Houve alguma alteração na L 200 Triton 2014 em comparação ao ano anterior? Apesar de vir "pelada" a robustez impressionou-me sobremaneira.
Abs, e curtindo muito os pareceres postados! Este forum é demaissss.
Junior-L200Power
25/01/2014, 20:46
Caiogaucho, a L200 2014 teve o motor repotenciado de 170cv para 180cv..e o torque subiu de 35kgfm para 38,6kgfm!!
É um ganho singelo mas muito bem vindo na potência!!
No seu caso como será manual, nada muda..somente AT passou a ter 5 marchas!!
E por último e não menos importante o tanque passou de 75L para consideráveis 90L de capacidade!!
Isso em uma viagem garante uma autonomia muito boa, podendo chegar a mais de 1000km...
No restante tudo igual...
Que mal lhe pergunte, tá pagando quanto na Triton GLX? Esses dias tinha uma a venda aki 12/12 por 70.000,00 completa inclusive air bag duplo e abs...fikei tentado mas pro meu uso não seria uma boa,então vou pegar uma Outdoor mesmo!!
Grande abraço!!
Caiogaucho
25/01/2014, 21:16
Junior, o modelo GLX está por 92000,00.
abs
No fim, o cara postou 1 vez e nunca mais apareceu. O que será que ele comprou... mais um mistério, ehehehe.
Ao menos recebi uma baita aula sobre L200.
Muito bom, confrades!
Junior-L200Power
26/01/2014, 12:22
Tem gente que é fod@ mesmo viu..o cara vem aki com uma dúvida posta uma vez e some!!
O pessoal do forum todo mundo se mobiliza e o cidadão nem aparece mais...
Só acrescentando uma coisa que já cansei de falar aqui, mas sempre é bom repetir...
L200 tem que usar válvula de 76,5 graus caso for fazer um uso mais pesado, e sempre água limpa com fluido correto no radiador!!
Caso a L200 não tenha, colocar a hélice de 11pás!!
Feito isso, se aqueceu é pq teu motor tá com algum problemas, pq se tiver feito tudo isso que falei não aquece nem a pau!!
Eu tinha uma quadrada e andava com ela a 140/150 km/h na BR e nunca passou de 1/4 o ponteiro!!
Ela nunca aqueceu em ocasião nenhuma...aliás só uma vez que quebrou a bomba dágua, mas ai não tinha como mesmo não!! Rsrs
Abraço!!
E é por isso que já to elaborando a melhor receita pra alongar a relação de marchas da L200 Sport/Outdoor pra fazer na minha!!
E segundo meus cálculos ela vai ganhar uma redução de 500rpm na ultima marcha que gera uma margem em torno de 20km/h de folga!!
Por exemplo, se vc andava a 110km/h a 3000rpm...agora na mesma rotação vc vai andar a 130km/h!!
Grande Junior! Já aprendi muito com seus posts! Como seria essa modificação pra alongar a 5° marcha? presumo que tenha que trocar umas 2 engrenagens da caixa de cambio seria isso? se sim, seriam essas engrenagens comerciais?
Muito boa a dica da temperatura da válvula termostática.
Abraços.
Junior-L200Power
27/01/2014, 01:22
Grande Junior! Já aprendi muito com seus posts! Como seria essa modificação pra alongar a 5° marcha? presumo que tenha que trocar umas 2 engrenagens da caixa de cambio seria isso? se sim, seriam essas engrenagens comerciais?
Muito boa a dica da temperatura da válvula termostática.
Abraços.
Fala meu amigo Gilter... Muito obrigado pela atenção aos meus posts!!
Essa dica da valvula termostática é muito valiosa...muita gente não dá importancia mas não tem idéia como esses graus a menos ajudam e muito!!
Então meu caro, a caixa da L200 é "blindada" vamos dizer assim... o conjunto de engrenagens é único e não tem como desmembrar uma única marcha pra poder trocar a engrenagem...por isso não é tão fácil( nem barato) esse serviço de alongar o diferencial...
A única solução possível nesse caso é a troca da relação do diferencial mesmo!!
Ou vc troca só a Coroa e pinhão, ou troca o diferencial inteiro!!
Então estou estudando o que fica melhor nas L200...tenho 2 opções aqui já que estou estudando e analisando!!
Pra finalizar eu só preciso saber se todas as coroas e pinhão são compatíveis/intercambiáveis entre os diferenciais Mitsubishi...
Se forem fica mais fácil, já tenho a solução pronta!!
Caso não sejam intercambiáveis, teria que trocar a bola do diferencial inteira!!
Entendeu?!
É complicado, mas como vou ficar com essa Outdoor pelo menos uns 5 anos, pra mim vai valer muito a pena a economia de combustível e de motor!!
Grande abraço!!
A única solução possível nesse caso é a troca da relação do diferencial mesmo!!
Ou vc troca só a Coroa e pinhão, ou troca o diferencial inteiro!!
Entendi Junior, com certeza é um investimento que vale a pena. Talvez o único ponto desfavorável seja perder torque na 1° marcha também, por outro lado, em algumas situações usar a reduzida pode compensar isso. Aqui em MG tem umas subidas bem fortes, já houve caso de eu parar em uma dessas e mesmo não patinando não consegui sair por falta de torque só engatando a reduzida mesmo.
Quem sabe daqui uns 5 anos eu realizo o sonho de ter uma Outdoor? srsrs
Quando tiver um tempo livre, de uma passada no tópico Caixa de direção da L 200 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/49839-caixa-de-direcao-da-l-200-a.html) página 4, relatei um problema que tive esses dias que me deixou bastante encabulado.
Abraço, boas aventuras.
Walter da Camper
28/01/2014, 14:42
Junior, já que o tópico é pra trocar experiências sobre a utilização de pick-ups, quais foram os motivos que te fizeram passar raiva com a S10?
O objetivo da pergunta é que penso em comprar uma viatura da última safra de BI mecânica (até 2005) e ficar com ela por muitos anos, já que por motivos ideológicos, e uma certa dose de desobediência civil, me recuso a dirigir carro acionando um potenciômetro com o pé, como se faz em vídeo-games e máquinas de costura...
Portanto, precisar ser um 4x4 fácil de manter e nesse quesito a S10 parece que vai ter disponibilidade de peças no mercado (inclusive desmanches) por muitos anos, devido ao número de unidades vendidas. Além disso o MWM sprint tende a ser um motor bastante conhecidos pelos mecânicos de regiões remotas, já que equipou até caminhões.
Abs.
Eu mesmo tive L200 quadrada por 12 anos...e agora estou comprando uma Outdoor 2010 sem me preocupar com nada, sem medo algum!! aliás depois das L200 comprei uma S10 2010 4x4 e to só passando raiva vai fazer 2 anos!! Cansado dessa porcaria de S10 eu vou voltar pra L200 com a maior alegria do mundo!!
Junior, já que o tópico é pra trocar experiências sobre a utilização de pick-ups, quais foram os motivos que te fizeram passar raiva com a S10?
O objetivo da pergunta é que penso em comprar uma viatura da última safra de BI mecânica (até 2005) e ficar com ela por muitos anos, já que por motivos ideológicos, e uma certa dose de desobediência civil, me recuso a dirigir carro acionando um potenciômetro com o pé, como se faz em vídeo-games e máquinas de costura...
Portanto, precisar ser um 4x4 fácil de manter e nesse quesito a S10 parece que vai ter disponibilidade de peças no mercado (inclusive desmanches) por muitos anos, devido ao número de unidades vendidas. Além disso o MWM sprint tende a ser um motor bastante conhecidos pelos mecânicos de regiões remotas, já que equipou até caminhões.
Abs.
Não esquece de lubrificar o cabo do acelerador e andar com um reserva, além das ferramentas que você vai precisar pra trocar o mesmo. Dependendo do modelo de veículo, a troca pode não ser fácil! Não sei se na S10 é. O cabo do acelerador do meu ex troller MWM 2.8 arrebentou e me deixou na mão no meio da trilha.
E lembrando que cabo arrebentando é bem comum. Já, aceleradores drive by wire, em 9 anos de oficina, nunca vi ninguém com problemas. Se for realmente fanático por segurança, pode-se andar com um sistema reserva. Mas, não vejo necessidade, pois não é qualquer pane num sistema desses que te deixa na mão. No máximo, um modo de segurança.
Olá a todos,
Já estive muito presente no forum há uns 5 anos atrás quando estava pesquisando sobre o aquecimento da minha l200 2001 GLS, e essa ferramenta foi a minha salvação para decifrar o enigma do aquecimento dessas pick-ups, e não ficar refém dos mecanicos…
Volto agora à ativa novamente pois estou querendo trocar a minha L200 GLS 2001 por um carro mais novo; mas apesar de AMAR as L200 Outdoor/Savana manual (HPE jamais!!!), tenho dúvidas seu vou querer correr o risco de pegar uma "esquentadinha" novamente….
Uma opção às L200 seria a Ranger 3.0… Acho o carro bonito e confortavel, e sei que o motor é bom, mas não sei se ela aguenta o fora de estrada como a L200 não só aguenta, mas também passa com louvor.
Edu, você deveria considerar as L200 Triton. Ainda mais, no seu uso, nem mesmo bloqueio de diferencial você deve necessitar. E te adianto que a triton, com o investimento em um bloqueio traseiro, é a melhor L200 já produzida. O motor 3.2 é ótimo! A suspensão tem a mesma robustez das antigas. A diferença é que motor e câmbio são melhores. Os modelos Savana são mais reforçados em diversos pontos. Se você gostou da Ranger (modelo antigo, motor 3.0), também recomendo. Originalmente, ela sai de fábrica com pneus menores que a L200. Com pneus iguais, elas possuem exatamente o mesmo vão-livre. E a suspensão é bem similar. A Ranger, inclusive acho mais macia. A ranger possui a caçamba mais baixa (menos lift) que a L200, o que em termos de design não é legal, mas para uma picape de trabalho é fundamental. Em termos de mecânica, a ranger é mais bruta. As L200 RS e L200 ER que são versões de Rally das L200, usam justamente a mecânica das Rangers (câmbio, t-case, diferenciais).
Junior-L200Power
29/01/2014, 02:33
Abs.
Amigo Walter é mais fácil vc me perguntar o que NÃO me fez passar raiva pq a lista é bem menor!! Rsrs
Pra ser sincero não sei nem por onde começar, foram tantas coisas..vou tentar lembrar de tudo!!
Espero que tenha paciência pra ler tudo...e não to exagerando em nada..tudo que relato aqui é verdade...bem que eu gostaria de estar mentindo e que o carro estivesse me dando todas as alegrias do mundo!!
Vamos lá:
De início a injeção eletrônica é bastante problemática, vira e mexe a luz acende e vc tem que decifrar qual a avaria, pq nem sempre é mesma coisa!! Já queimou relê de injeção, bico entupido, filtro sujo, mangueira da turbina rasgada, problema na caixa de relê...entre outros que não lembro agora!!
Radiador qlquer sujeira que junta já eleva um pouco a temperatura...tem que estar bem limpo sempre!!
Suspensão dianteira é muito fraca pro peso do motor, não dura nada mesmo colocando peças TRW de boa qualidade... logo já voltam as folgas e os amortecedores estouram com uma facilidade incrível(os amarelinhos turbo gás)!!
As buchas do feixe de mola traseiro já troquei 2 vzs e já esfarelou de novo do lado esquerdo..fica um rangido de ferro muito chato!!
Tração eletrônica é uma porcaria, o motor elétrico que seleciona a caixa de tração emperra muito facil e te deixa na mão quando vc menos imagina!! Diferencial dianteiro começou vazar óleo pela válvula de acionamento que fica embaixo dele...
Compressor do ar condicionado já estragou com 1 ano e meio de uso do carro...tá estragado até hoje não troquei...ainda gela mas bem pouco!!
Vidros elétricos lerdos demais na dianteira, além de ranger muito durante subida do vidro...faz um barulho insuportável e irritante
Portas não adianta engraxar com frequencia, quando vc abre faz um barulho terrível nas dobradiças...
Bomba de combustível do tanque já queimou 2 vzs...
Relê das ventoinhas do ar queimou, tive que fazer outra instalação no lugar!!
Central do ABS dá problema constantemente, vira e mexe a luz do ABS acende e vc fica maluco procurando o defeito, até que uma hora some e o ABS volta a funcionar!! Não é difícil essa central dar defeito e parar de funcionar de vez!!
Forros de porta batendo soltos...
Caçamba inteirinha rachada/trincada...de fora a fora mesmo!! Desde a tampa até a parte de tras da caçamba... e os pinos que fixam ela no chassi, um deles quebrou e a caçamba ficou solta!!
bomba de direçao hidráulica já fundiu 2vzs, essa é a terceira e ultima que coloco...e não énada barato, paguei 1400,00 pq na primeira vez estragou o vácuo junto (é uma bomba hidraulica acoplada com vácuo)!! Na segunda vez compreisó hidraulica 899,00!! E agora por ultimo comprei outra hidraulica mas usada pq vou encostar essa bosta pra andar só na L200!!
Amigo, resumindo é isso...a minha S10 é 2010/2010 4x4...só deu desgosto viu! Única alegria foi na hora que comprei... ela hoje tá com 122.000km e esses problemas começaram com 43.000km e nunca mais pararam!!
Cansado de tanto gastar nesse poço sem fundo é melhor comprar outra picape encostar ela até acabar de pagar pq ainda faltam algumas parcelas, senão já tava longe faz tempo!!
Alguns problemas não vão acontecer caso vc pegue uma 2005 pois é bomba injetora, e tenho certeza que é muuuito superior que as eletronicas!! Até pra andar elas andam mais, já andei na do amigo meu e dá um show na minha(só na cidade nas primeiras marchas de final a Eletronica anda mais), fora a economia...as de BI são bastante economicas enquanto essa eletronica gasta um absurdo!!
Qlquer dúvida pode me perguntar amigo..dependendo do seu uso não recomendo não!!
Se for só pra passear e ir pra algum sitio ou fazenda raramente até vai...
Mas pra estrada de chão e uso na fazenda isso não presta não!!
Grande abraço!!
Noooossa, Junior... essa sua S10 não foi a famosa fabricada na segunda-feira ou quando o Corinthians perdeu no domingo anterior... essa foi a que os montadores inteiros eram cornos e fizeram uma macumba nela pra amaldiçoar o dono! Veja se não tem algum bicho morto escondido na carcaça! :???:
Passa a placa dela pra nós, será de utilidade pública!
Brincadeiras a parte, pelo visto seu uso é severo, não? Se sim, realmente a S10 não aguenta o tranco pelo teu relato e já descarto de toda e qualquer possibilidade de comprar alguma camionete dessas. Me surpreendi muito com tua história. Mas o estranho é que também pifam peças que demoram para apresentar problema, como relés e sensores. Não são assim para ficar pifando. De repente você tá com um puta problema de aterramento ou algo em curto que detone todo o sistema.
Para uso em fazenda, como deve ser o seu, você tem é que ter uma F-250 mesmo. Essa deve ser um elefante, mesmo comprando uma usada. Sei que não tem mais aqui em linha - cagada da Ford, mas acho que seria a mais adequada.
Na real, te livra desse exú tranca rua, pq tu já gastou um carro popular nela. Mas entrega na concessionária pra eles ficarem com esse "presente". :)
Boa sorte!
Noooossa, Junior... essa sua S10 não foi a famosa fabricada na segunda-feira ou quando o Corinthians perdeu no domingo anterior... essa foi a que os montadores inteiros eram cornos e fizeram uma macumba nela pra amaldiçoar o dono! Veja se não tem algum bicho morto escondido na carcaça! :???:
Passa a placa dela pra nós, será de utilidade pública!
x2
Isso é macumba ou carro sorteado. Eu levaria na igreja.
Tenho cliente que faz manutenção de S10 2006 eletrônica desde os 92.000 km rodados. Ele só usa a picape no sítio, fazendo entrega de doces (sempre me traz alguns) e na última passada na oficina, apenas com troca de filtros, correia, batente e outras bobagens, ela estava com 592 mil km e a caçamba carregada de goiabada!
A única desvantagem que vejo na S10 é a altura que realmente é mais baixa, pelo menos nas antigas e dependendo do uso, a suspensão. Motor, câmbio, t-case são ótimos. A injeção eletrônica de todas as picapes diesel de 2005-2012 é simples. As peças cabem em uma caixa de sapatos. Testar todos os dispositivos leva no máximo 1 hora, fazendo com paciência.
Melhor mesmo é mudar de mecânico, antes de passar a bomba pra outra pessoa.
Walter da Camper
29/01/2014, 14:06
Pumba, uma quebra no cabo do acelerador eu resolvo roubando um elástico de cabelo da patroa e amarrando o bracinho da bomba injetora e deixando o carro meio acelarado para conseguir sair do mato e chegar à civilização, ou até chegar em casa se for num domingo... Brincadeiras à parte, isso foi um pretexto para dizer que eu, particularmente, não gosto de eletrônica embarcada em veículos sujeitos à água, poeira, lama e vibração e que andam por lugares onde não chega guincho, nem qualquer outro tipo de socorro. Mas isso é gosto pessoal e eu já estou até calejado de tomar pedradas nesse forum cada vez que expresso essa opinião.
Junior, pela quantidade de problemas elétricos e eletrônicos (relês, mau contato, luzes loucas...), além dos barulhos em peças de acabamento, dá a impressão que sua caminhonete naufragou numa enchente e depois lavaram tudo na mangueirada e secaram com secador de cabelo para vender o carro. Quando vejo esses noticiários mostrando carros com água pelo teto, em SP e RJ, fico imaginando o que é que fazem com eles depois...
Em todas as marcas/modelo há casos extremos de carro bom e ruim, como a sua e a S10 e a do Cliente do Pumba que rodou 592 mil Km no sítio. Mas na média, não me parece que os problemas crônicos da S-10 (suspensão, ar condicionado...) sejam capazes de impedir o carro de andar.
No meu perfil de utilização (viagens com trilha leve no destino) é preferível um carro que dê folga na suspensão e volte pra casa cheio de barulhos, do que pifar uma bomba elétrica de diesel ou sensorzinho de merd@ e o motor deixar de funcionar no meio do mato a 500 Km de casa.
Sei que esse meu pensamento é contrário ao da maioria que considera melhor tudo o que é mais sofisticado. Mas acho que eu não sou o único: já pararam para pensar porque é que ainda tem tanta gente que, mesmo tendo dinheiro para andar numa Pajero Full, prefere fazer viagens e expedições no desconforto de uma Bandeirante?...
Junior-L200Power
29/01/2014, 18:47
RValle, poisé a bixa é tão desgraçada de azar que eu tava parado na loja de pneus agora pouco pra buscar uma roda, e tinha um cara cortando a grama do canteiro da avenida!! Vcs acreditam que o cortador de grama lançou uma pedra do outro lado da rua e acertou o vidro traseiro da S10?? Estilhaçou inteirinho, só não kebrou pra dentro por causa do insulfilm!!
Poisé amigos, meu uso é muito severo...todo santo dia vou pra fazenda e pego muito buraco e lama!!
Esses problemas eletrônicos que citei, é crônico da maioria das s10 de 2007 em diante...pode pesquisar no google e vão ver a infinidade de problemas!!
Esses problemas eletrônicos tbm foram causados por trepidação demais...a S10 é um carro de barbie, muito frágil e delicado...aliás, tudo muito mal feita!!
A minha S10 pelo menos parece que foi feita em fundo de quintal...essa caçamba rachando de fora a fora não existe uma coisa dessa. Segue um link pra vcs verem que não é só comigo que esse lixo tá desmontando, e olha que a do cara é novinha não é surrada:
Olha a putaria! - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=ym3CA1Nuz8o)
Então amigos, essa S10 eletrônica foi a pior merda que já comprei na vida!!
Como arrependo de não ter comprado outro carro nesse dia!!
Pumba, esse carro só pode tá macumbado mesmo..pq não tem lógica uma coisa dessas!!
Agora tem problêmas cr5ônicos tbm que só fui descobrir depois de pesquisar muito na net, o tanto de gente passando raiva com essa luz de injeção e do ABS!! Isso toda S10 tem...
Amigo nosso aqui da família já tá na terceira S10, só usa na cidade...mas S10 4x4 ele disse que não compra nunca mais pq é só pra dar dor de cabeça, o cara nem usava e a tração vivia estragando, vazando..quando precisava tava travada igual tá essa minha!! Essa tração da s10 não presta mesmo!!
Walter, dependendo do seu uso ela pode te servir muito bem, ou não!!
Ela é macia e o motor muito forte, gostoso de guiar!! Só que estes defeitos tiram qlquer um da paciência!!
A suspensão é muito fraca mesmo, isso tbm não tem jeito!!
As vezes ma mecânica pode ser uma boa pedida, mas fuja dessas eletrônicas!!
E se um dia for fazer uma trilha leve, não saia contando com o 4x4 viu, pq vc nunca sabe quando o motor elétrico vai travar..o que ocorre em 80% das S10!! E o trac lock tbm só funciona quando quer...mesmo colocando oleo correto as vzs ele não ajuda..
Grande abraço amigos!!
Em todas as marcas/modelo há casos extremos de carro bom e ruim, como a sua e a S10 e a do Cliente do Pumba que rodou 592 mil Km no sítio. Mas na média, não me parece que os problemas crônicos da S-10 (suspensão, ar condicionado...) sejam capazes de impedir o carro de andar.
No meu perfil de utilização (viagens com trilha leve no destino) é preferível um carro que dê folga na suspensão e volte pra casa cheio de barulhos, do que pifar uma bomba elétrica de diesel ou sensorzinho de merd@ e o motor deixar de funcionar no meio do mato a 500 Km de casa.
Sei que esse meu pensamento é contrário ao da maioria que considera melhor tudo o que é mais sofisticado. Mas acho que eu não sou o único: já pararam para pensar porque é que ainda tem tanta gente que, mesmo tendo dinheiro para andar numa Pajero Full, prefere fazer viagens e expedições no desconforto de uma Bandeirante?...
Walter, as coisas não são bem assim. Esses motores são usados em caminhões de pequeno porte e o projeto deles leva em consideração o uso a que são destinados. O próprio diagnóstico de falhas dos motores mecânicos x eletrônicos não teve passos aumentados, apenas itens adicionados nos já existentes passos, na maioria dos projetos. Aliás, em alguns casos, houve inclusive diminuição dos passos! Os sensores e atuadores também não ficam vulneráveis a água. As falhas nos mesmos ocorrem mais por falha na vedação do mesmo. Os sensores, em caso de falha de leitura ou leitura de valores fora do padrão regulado, emitem um sinal coringa que ativa o modo "Go Home", ou modo de segurança, que permite que o motor funcione, normalmente, até pouco acima de sua faixa final de torque, caso o problema não seja grave. Problemas graves, de origem mecânica, que provocavam super aquecimento ou a trava do propulsor por exemplo, são controlados e além de evitarem a parada do propulsor, permitem o motor continuar funcionando! Ou seja, só se tem a ganhar com o sistema!
Você já viu algum dono de bandeirante reclamando de problema em sensor?
Sobre as expedições, tenho conhecidos que vendem passeios e expedições pelo brasil e recentemente renovaram a frota de antigas land rovers defender 130, pickup bandeirantes e bandeirante jipe longo trocando por 2x Hilux 2007 e 1x pickup CD Marruá 2008. Acredito que pouco a pouco, as frotas de diesel serão sim renovadas, mas isso leva tempo. Uma bandeirante diesel, em um uso normal e com manutenção em dia, dura décadas. Pra quem não é afetado pelo consumismo imposto pelo marketing das empresas, realmente não tem porque trocar um bandeirante por um pajero full. Outros, já não veem dessa maneira.
RValle, poisé a bixa é tão desgraçada de azar que eu tava parado na loja de pneus agora pouco pra buscar uma roda, e tinha um cara cortando a grama do canteiro da avenida!! Vcs acreditam que o cortador de grama lançou uma pedra do outro lado da rua e acertou o vidro traseiro da S10?? Estilhaçou inteirinho, só não kebrou pra dentro por causa do insulfilm!!
Poisé amigos, meu uso é muito severo...todo santo dia vou pra fazenda e pego muito buraco e lama!!
Esses problemas eletrônicos que citei, é crônico da maioria das s10 de 2007 em diante...pode pesquisar no google e vão ver a infinidade de problemas!!
Esses problemas eletrônicos tbm foram causados por trepidação demais...a S10 é um carro de barbie, muito frágil e delicado...aliás, tudo muito mal feita!!
A minha S10 pelo menos parece que foi feita em fundo de quintal...essa caçamba rachando de fora a fora não existe uma coisa dessa. Segue um link pra vcs verem que não é só comigo que esse lixo tá desmontando, e olha que a do cara é novinha não é surrada:
Fiquei de boca aberta aqui com o vídeo. Mas, realmente, conheço mais de 1 cliente satisfeito. Admito que, com certeza é um projeto que tem mais vocação para o asfalto. A própria chevrolet não deve negar isso.
Noooossa!!!! A bicha tá se desmanchando!!!! :shock: Parece aqueles Kit Revell pra montar com cola!!!
Sinceramente, nunca tinha visto tal estado de caçamba... Vou dar a barbada: Arrancar fora essa caçamba e colocar uma de madeira... não acaba nunca mais. Fica que é o filhote do cramulhão, mas nunca mais você sai se incomodar.
http://img.bomnegocio.com/images/64/6420148915.jpg
Ahahahah, desculpe, mas a Ley de Murphy te persegue... se um cara se atirar lá do Cristo Redentor pra se matar, capaz dele cair aí no Mato Grosso em cima do teu carro!!!
Olá a todos,
Verdade seja dita, meu uso será 75-80% urbano/estrada, com somente 20% de uso em off road…. Mas apesar de somente 20%, sendo o uso tão mais severo nas trilhas, acabam por maltratar muito o carro, e isso causará um desgaste prematuro. Por isso, ainda assim busco por um carro mais forte no off road...
Gostaria de resussitar esse tópico, e pedir a ajuda de vocês quanto a essa dúvida. Sou apaixonado pela L200 Outdoor/Savana (GLS), mas nao estou muito disposto a passar por tudo que passei para sanar o problema de aquecimento, caso pegue um exemplar com esse problema. Por outro lado, a Ranger também parece uma opçap muito interessante, tendo mais conforto nas estradas (menos RPM), motor melhor, mas menos forte no off road; e ao menos pra mim, com menos sex appeal que a L200.
Adoraria poder ouvir suas consideraçoes….
Um pouco da minha história…..
Comprei uma L200 2001 GLS há uns quase 5 anos atrás (+- 129.000km rodados)… Logo de cara fiz uma viagem com ela, e a mesma se comportou extremamente bem. Na volta, fiz uma revisao e constataram que estava sem a válvula termostática… Foi posto uma nova válvula original da L200, e entao começou o meu problema de aquecimento! Mal podia subir uma estrada em subida mais acentuada, ou forçar o carro em qq situaçao que o ponteiro subia rapidamente e tinha q alivar para nao chegar no vermelho….
Até então nao sabia desse problema crônico, e passei a pesquisar. E foi aqui no forúm que aprendi MUITO sobre o mesmo, e sobre quais maneiras para trata-lo.
Uma avaliaçao mais a fundo no motor e sistema de arrefecimento, mostrou que a manutençao do carro nao tinha sido nada exemplar… Junta queimada, cabeçote trincado, radiador todo F…. !
Em etapas, fui trocando tudo… Junta e cabeçote, radiador (original L200), mangueiras…. Fiz limpeza nos bicos e troquei as buchas da suspensão... Conclusão: Nunca mais tive problema de aquecimento, e o carro esta muito melhor!
Minha opnião, é que a Mit está sim tentando tirar mais "leite" do que seria recomendado para esse motor… Colocando um monte de extras e apendices para extrair mais potencia; logo, deixando-o mais sobrecarregado… Ela deveria ao menos para isso, compensar em outras partes, como melhorar o sistema de arrefecimento… Entretanto, vejo também que muitaaaa gente nao sabe usar esse motor… No início fiquei um tanto frustado de ter que andar a 100-110km no máximo nas estradas para manter o giro máximo em 3000rpm, e ainda assim ter o motor gritando… mas nao teve jeito.. tem que se contentar com isso para ganhar em outros quesitos… AS pessoas pecam MUITO na manutençao correta dos seus carros, e acabam se tornando vítimas delas mesmas...
Só para constar, já ouvi mecânico dito "gabaritado" (dentro da MIT), fizer que pode rodar com esse motor a 4.000rpm constante que nao tem problema….. E já ouvi muito mecanico (e donos de carros a diesel) dizer que motor diesel nao dá problema… dá pra rodar até com azeite de cozinha… Dai dá para ser ter uma ideia….
Por fim, nao sou mecanico, nem conhecedor dessa arte; mas fui obrigado a aprender algumas coisas para resolver o problema do meu carro… E resolveu!
Obrigado a todos,
Edu
Salve Andre, amigo sera que vc. ou alguém que nos acompanha e se entecera por este assunto pode me informar qual e o código correto da válvula termostática da HPE pois no M.L. mas pelo que li a válvula precisa se especificamente a da l200 HPE com abertura a 88 graus na Mitsubishi esta cara demais ai galera me ajuda ao valeu calorosas saudações
CORISCO L200 HPE 2006/7
Telles-saoluis
13/03/2019, 09:46
Amigo, vá de Toyota Hilux, pode optar por uma mais antiga, a 2.8 (a melhor de todas) ou uma mais nova, eu tive um caminhãozinho HR Hyundai que usa esse motor Mitsubishi 2.5, o pior motor que eu já vi, fiz ele duas vezes, por último a turbina foi embora também, Mitsubish é furada, escolha qualquer modelo de Hilux que aguenta o tranco!