Conectar

Ver Versão Completa : Dúvida na caixa de direção da F1000 4x4

duardobruno
30/09/2013, 08:49
Comparsas, seguinte:
Já comentei aqui que tinha levantado o Caveirao (F1000 - 4x4 , pra quem não sabe) e vi que a caixa de direção tava dando uma merejada de oléo. Está tb com uma folguinha, leve, na direção do carro. Fica aquele "puxa pra lá, puxa pra cá. É leve, porém irritante. Pretendo encostar o Caveirão lá pra arrumar esta caixa, mas se conseguisse diminuir a folga, já me folgava no bolso, pelo menos por um mês ou dois.
Deitei lá em baixo do Caveira e não vi, como comentado aqui, rachadura próxima à caixa de direção. Se puxar o volante em direção ao peito, sente-se uma leve folga (leve o kralho, uns 5cm). Um amigo deu a dica de estersar toda a direção para um lado e apertar um parafuso na caixa de direção. Segundo ele, isso DIMINUIRIA a folga.
Entretanto, o parafuso que acho ser o tal, é apertado para kaaaraaaleooo! Assim, não consegui fazer ajuste nenhum.
Entao pergunto:
É verídica esta regulagem que ajusta a direção? Ajuda? Se for legal fazer isso, qual é o parafuso? Que chave devo usar? Dá pra mostrar uma foto aí pra melhor identificação?
Abco.

duardobruno
01/10/2013, 19:39
Então? Alguém pra dar uma dica?

BrunoDallanora2013
01/10/2013, 20:52
olá pelo que falou tem folga para cima se puxar o volante reto para cima a minha tinha isto existe um tipo de bucha na coluna da direção que ajusta isto teria que trocar a bucha a minha não achei e fiz de nylon , quanto ao cetor se tem pouca folga confere a junta elastica da direção que vai antes do setor ( caxa de direção ) , se não tiver nada até ai pode ser o setor o setor da f1000 ao menos a x10 não conheço o das outras mas deve ser o mesmo é bem simples é a miniatura do dos caminhão , se tiver somente vazando somente umidecido pode ser que com o reparo tipo juntas retentor e outras coisas que vai nela resolva masse tiver folga de que mandar ajustar oficinas que consertam bombas hidráulicas geralmente fazem isto !
se não me engano o Setor é ZF (me corrijam se estiver errado )
a minha ta vazando desde que comprei e não tive tempo de arrumar e ta vazando tambem e tem folga pouca por causa da junta elástica !

acho que isto Reparo Direção Hidráulica Ford F-1000 A F-4000. Troller T4 - R$ 130,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-508817791-reparo-direco-hidraulica-ford-f-1000-a-f-4000-troller-t4-_JM)

e a junta se não sabe ao que me refiro é isto :
433307

Ramon Pires
01/10/2013, 21:50
Boenas, essa folga axial no volante do caveirão não é no setor, deve ter desgastado ou caido uma trava que vai logo abaixo da direção, se não me engano é uma bucha de nylon que "agarra" a barra da direção, e impede que ela va para cima, provavelmente ela encosta na peça da seta, que vai por ultimo na montagem, e a barra corre até trancar o flange que fica na barra parafusada no setor,
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/vendem-se-pecas-e-acessorios/309917d1314844010-vendo-coluna-barra-direcao-f1000-adaptacoes-colunaf1000.jpg
e que tem a função de absorver impactos do sistema de direção, função esta de responsabilidade desta peça, usada nos modelos astes de 93... ( Abaixo)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/ford/433307d1380671507-duvida-na-caixa-de-direcao-da-f1000-4x4-junta-elastica-da-f1000-com-direco-hidraulica-completa_mlb-o-2977189896_082012.jpg

BrunoDallanora2013
01/10/2013, 23:07
nos modelos acima de 93 tambem tem esta peça ! a minha é 97 tem esta peça eesta rachando e nos buracos da um pouco de soco na direção !

duardobruno
02/10/2013, 08:52
Valeu galera. Mas eu queria, se possível, ver a foto do tal parafuso que apertando, magicamente diminui a folga na caixa de direção. E se isso é verdade.

robson010203
02/10/2013, 13:24
sim, a regulagem é feita por esse parafuso mesmo, porém o ideal é ser feito por empresa especializada em reparos de sistema de direção, pois caso aperte demais pode quebrar o eixo do setor, visto que esse setor tem uma folga quando a direção está para os lados e se ajusta quando a direção está em linha reta com o veículo.

duardobruno
02/10/2013, 15:07
sim, a regulagem é feita por esse parafuso mesmo, porém o ideal é ser feito por empresa especializada em reparos de sistema de direção, pois caso aperte demais pode quebrar o eixo do setor, visto que esse setor tem uma folga quando a direção está para os lados e se ajusta quando a direção está em linha reta com o veículo.

Hummm!!! Valeu. Melhor eu encostar na Casas da DH mesmo.

Ramon Pires
02/10/2013, 20:10
Hummm!!! Valeu. Melhor eu encostar na Casas da DH mesmo.

Nem mexe em setor que nao tem nada a ver, se a folga é na direção pra que mexer la em baixo, quando puxa a direção pra cima e barrinha é telescópica e sobe até a borracha de vedação segurar a peça, ou o flange encostar na parte da coluna... mas isso por fora da cabine, no cofre do motor, fica olhando e pede pra alguem puxa a direção pra cima q vc v... e se for no setor pode joga fora e compra outro!!!

BrunoDallanora2013
02/10/2013, 20:51
Mas ele disse que o setor ta vazando ! Tem que mexer sim se tiver vazando bastante as vezes depende do que vai mexer sai mais en conta mesmo um setor novo !

Ramon Pires
02/10/2013, 21:33
Mas ele disse que o setor ta vazando ! Tem que mexer sim se tiver vazando bastante as vezes depende do que vai mexer sai mais en conta mesmo um setor novo !

Mas se é poquinha coisa, se mina um pouquinho só de óleo da pra ir deixando... agora se ta pingando ai sim, mas quanto a folga nao é ali...

duardobruno
03/10/2013, 08:43
Mas se é poquinha coisa, se mina um pouquinho só de óleo da pra ir deixando... agora se ta pingando ai sim, mas quanto a folga nao é ali...

É só melando mesmo. Não chega nem a pingar no chão. No fds vou fazer esta parada de pedir pra alguém puxar e ver onde é a folga.

BrunoDallanora2013
03/10/2013, 12:08
pois é a minha ta assim tambem mas lambusa a barra de direção , mas o nível do reservatório do óleo não baixa quase nada

bbmoro
03/10/2013, 18:47
Valeu galera. Mas eu queria, se possível, ver a foto do tal parafuso que apertando, magicamente diminui a folga na caixa de direção. E se isso é verdade.

duardobruno, pelo que acompanhei, tu não irá mexer no parafuso que ajusta a folga do setor, mas apenas para constar, tenho uma foto que mostra mais coisas do que realmente interessa, mas o parafuso é esse do centro, no meio dos outros quatro parafusos (não sei o teu setor é igual esse...). Inclusive, tem uma graxeira que nunca coloquei graxa......alguém sabe o que ela lubrifica e quanta graxa deve ir?

433602

Ramon Pires
03/10/2013, 19:09
duardobruno, pelo que acompanhei, tu não irá mexer no parafuso que ajusta a folga do setor, mas apenas para constar, tenho uma foto que mostra mais coisas do que realmente interessa, mas o parafuso é esse do centro, no meio dos outros quatro parafusos (não sei o teu setor é igual esse...). Inclusive, tem uma graxeira que nunca coloquei graxa......alguém sabe o que ela lubrifica e quanta graxa deve ir?

433602

Aquele parafuso não é de mexer, ele ajusta o eixo estriado do braço Pitmann, e aquele bico não é graxeira, é o sangrador do setor...

bbmoro
03/10/2013, 20:08
Aquele parafuso não é de mexer, ele ajusta o eixo estriado do braço Pitmann, e aquele bico não é graxeira, é o sangrador do setor...

Bah, mas então o mecânico me trovou!!! A minha tem folga, e é no setor, dai levei num mecânico e ele disse que ajustou um pouco nesse parafuso, e, segundo ele, não tinha mais como tirar folga do setor por esse parafuso pq o parafuso já estava no limite!! hehehe,,,mas que blz...
Meu setor tem outro porém......a direção dobra mais para a direita do que para a esquerda, mas tipo, muita diferença de um lado pro outro....frequentemente tenho que dar ré para completar alguma curva.....se a frente estiver no macaco, dai dobra a mesma coisa para os dois lados......vai entender??? tenho que levar esse setor em algum lugar pra ver o que tem....

Quanto ao sangrador, nunca imaginei que seria um, pois é exatamente igual a uma graxeira......obrigado Ramom!

Ramom, sabe que tipo de ajuste esse parafuso faz no eixo no braço Pitman?

casquinha
03/10/2013, 20:30
Bah, mas então o mecânico me trovou!!! A minha tem folga, e é no setor, dai levei num mecânico e ele disse que ajustou um pouco nesse parafuso, e, segundo ele, não tinha mais como tirar folga do setor por esse parafuso pq o parafuso já estava no limite!! hehehe,,,mas que blz...
Meu setor tem outro porém......a direção dobra mais para a direita do que para a esquerda, mas tipo, muita diferença de um lado pro outro....frequentemente tenho que dar ré para completar alguma curva.....se a frente estiver no macaco, dai dobra a mesma coisa para os dois lados......vai entender??? tenho que levar esse setor em algum lugar pra ver o que tem....

Quanto ao sangrador, nunca imaginei que seria um, pois é exatamente igual a uma graxeira......obrigado Ramom!

A minha tbem vira mais pra um lado que pra outro, mais não é grande a diferença não!

Ramon Pires
03/10/2013, 22:10

O sangrador é parecido com o do cilindro de roda, e o parafuso é pra limitar o eixo do estriado, se vc tirar a tampa com 4 parafusos, e tirar o pit man, esse eixo sai pra cima, então a função dele é apenas ajustar verticalmente, mas nao chega a interveria na folga no volante a ponto de subir 5 cm como havia comentado antes, é pouca coisa, talvez 5 mm ja ta folgado..
Quanto ao ajuste lateral fiz um desenho, de uma olhada p ve seentende, as vezes olhando fica mais facil q explicando...

Ramon Pires
03/10/2013, 22:11
ILustração do sistema de direção...433637

bbmoro
03/10/2013, 22:31
Entendi Ramon. Obrigado pelas explicações detalhadas!

Nas F1000 antes de 92 é um pouco diferente o sistema de barras de direção......a barra longa é ligada no pitman e na roda e ela nao tem nenhum ajuste de largura. Na barra longa é ligada a barra curta e nessa tem o ajuste para convergência das rodas......

O mais estranho é que quando a frente da camionete está suspensa, as duas rodas giram a mesma coisa. Mas em situação de uso normal, ela da batente muito cedo, porém nao é um batente físico, ela simplesmente nao gira mais que aquele ponto...

drosssor51
03/10/2013, 23:33
As efes ...../92 a barra de direção passa por dentro do tirante....é bem diferente das 93/...

estou para fazer o setor de direção da minha efe.... vou mandar em local especializado e pronto....tava pensando em mexer..mas não dá.!

BrunoDallanora2013
03/10/2013, 23:58
é melhor levar depois eles tem equipamento para testes e ferramentas certas para desmontar !

Edintruder
04/10/2013, 12:56
A minha 97 também vira mais para um lado do que para o outro, e quando montei tudo tive o cuidado para deixar o setor bem alinhadinho. Creio que isso ocorra pelo desenho das barras em função do sistema twin i beam das F1000.

rodrigonogueira
08/03/2015, 10:39
E aí bruno tudo beleza? Conseguiu tirar a folga do setor da sua efe?gastou quanto qual foi a solução? A minha está com a mesma folga no caso lateral no asfalto ela fica dançando e incomoda pra caraliuu.

duardobruno
12/03/2015, 08:25
E aí bruno tudo beleza? Conseguiu tirar a folga do setor da sua efe?gastou quanto qual foi a solução? A minha está com a mesma folga no caso lateral no asfalto ela fica dançando e incomoda pra caraliuu.

Cara, eu alinhei e deu uma melhorada. O mecânico mexeu na caixa mas a leve folguinha continua e agora ela dá um "estalo" (tec!) de vez em quando. To programando a próxima parada pra resolver isso de uma vez. Comprei até o volante novo pra parar e fazer o serviço completo. Abco.

Edintruder
12/03/2015, 10:21
Cara, eu alinhei e deu uma melhorada. O mecânico mexeu na caixa mas a leve folguinha continua e agora ela dá um "estalo" (tec!) de vez em quando. To programando a próxima parada pra resolver isso de uma vez. Comprei até o volante novo pra parar e fazer o serviço completo. Abco.

495244

No início desse tópico tem um desenho, porém com algumas falhas.
Refiz com o desenho correto. Revisa cada ponto vermelho que todos eles geram alguma folga na direção e faz a picape passarinhar. Se houver mais de um ponto desses com folga, eles se somam criando uma situação que literalmente cansa dirigir e tira todo o prazer de conduzir e desfilar em uma F1000.

Repara que no setor tem 3 parafusos laterais. Muitas vezes o chassis está trincado gerando uma oscilação do setor inteiro.

As buchas dos tirantes não estão no desenho, porém elas geram batidas secas, e não folgas de direção.

Outro ponto que deve observar é folga nos rolamentos das rodas. Não estão no desenho, mas afetam também a dirigibilidade.